Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Onde posso ver qual o SO do GPS Foston Fs - 700 DT

Onde posso ver qual o SO do GPS Foston Fs - 700 DT 10 Abr 2014 23:41 #219841

Pessoal, sou novo aqui no forum e gostaria de saber se alguém pode me tirar uma dúvida. Recentemente ganhei um gps foston e após muita pesquisas fiquei sabendo que ele roda o SO Windows CE, alguém me poderia informar onde acesso pra ver qual o sistema instalado? vi um rapaz que postou um video, e a tela inicial do GPS dele era similar á de um PC, com menu inicializar e tudo mais, é possivel fazer isso com o meu? Agradeceria muito se alguém me der uma luz. Grato
  • renatofluz
  • Iniciante
  • renatofluz's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 11/04/2014
    Ult. Visita: 26/04/2014
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Onde posso ver qual o SO do GPS Foston Fs - 700 DT 11 Abr 2014 08:29 #219851

Bem-vindo ao fórum, renatofluz,

Há algumas maneiras de ter acesso ao ambiente Windows de seu GPS. Uma das mas simples é instalar um menu personalizado que tenha esse recurso em um de seus botões. Um exemplo é esse aqui.

Uma vez instalado o menu (veja o arquivo "leia-me.txt" que o acompanha), sempre que clicar o botão Windows verá uma janela do tipo "Windows Explorer" com a lista de pastas e arquivos existentes na memória interna e no cartão SD. Nessa janela você poderá iniciar manualmente qualquer programa, abrir imagens, documentos, etc.

Se quiser ir além e visualizar o próprio Desktop do Windows, terá um pouquinho mais de trabalho. O motivo disso é que o fabricante do GPS faz de tudo para esconder do usuário o Desktop do Windows e há sempre algum programa rodando em primeiro plano que "esconde" o desktop. Uma vez na janela do Windows Explorer, poderá usar um programa do tipo Process explorer (já o deverá ter copiado para o GPS nesse ponto) para descobrir quais programas estão sendo executados. Identificado o programa, com ajuda do Process Explorer interrompa-o (opção Kill do Process Exolorer). No caso de meu aparelho e alguns outros já verificados, o programa a ser interompido é o GPS_MAIN. Em seu caso pode ser outro.

Depois de interrompido o programa, feche as janelas do Windows Explorer e do menu. Você estará no Desktop do Windows.

A "pegadinha" é que não há muita utilidade em se chegar até o Desktop, e praticamente tudo que você poderá querer fazer em seu Windows como executar programas, copiar arquivos de um lado para outro, renomear arquivos, etc, poderá faze-lo simplesmente do Windows Explorer disponibilizado no menu.

Outro detalhe é que na maioria senão todos os GPS que rodam WinCE, não adianta configurar o Desktop segundo suas preferências excluindo/adicionando atalhos, por exemplo, por que no próximo boot ele voltará conforme as configurações originais do fabricante. Além disso, nem todas as versões de WinCE fornecem todos os componentes do SO, vai de cada fabricante embarcar o que ele considera essencial e nada mais. Isso se explica pelo fato de o Windows CE ter se transformado numa plataforma para rodar sistemas "fechados" como os GPS, leitores de códigos de barras, equipamentos de radiocontrole, etc e não propriamente um SO ao qual o usuário tenha acesso.

EDIT - Uma vez no Desktop, para ver a versão específica do WinCE vá em Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Sistema. Mas essas opções não estarão necessariamente disponíveis em todos os GPSs. Se for o caso, poderá executar a partir do Windows Explorer um programinha chamado Resinfo. Ao executa-lo, vá à aba System e terá as informações da versão específica do WinCE de seu aparelho.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 08/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 11 Abr 2014 08:58 por BrunoBL. Razão: Complementar informações
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

• Página:
  • 1
Time to create page: 0.260 seconds