Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Como montar uma rota.

Como montar uma rota. 28 Mar 2014 01:52 #218700

Pessoal, até hoje não consigo montar uma rota direito em meu GPS. Gostaria de saber se estou fazendo algo errado e como devo fazer. Primeiro marco o ponto de partida e depois o ponto de chegada, aí o GPS me dá uma rota. Mas, se eu não quero passar por um determinado lugar e peço para ele evitá-lo, nem sempre ele me dá a opção desejada realmente, Por exemplo. Estou voltando de Pelotas/RS para Belo Horizonte/MG. Ao passar por São Paulo, gostaria que ele me desse por opção seguir o Rodoanel Mario Covas até bem mais adiante do que ele me propõe. No meio do trajeto ele pede para eu sair do Rodoanel e pegar a Castelo Branco, o que me faria passar pela Marginal Tietê, etc. Gostaria de sair bem mais a frente, para pegar a estrada que me deixa direto na Fernão Dias, mas toda vez que eu peço para ele evitar um trecho, ou seção, ou manobra, ele nunca me dá essa opção. Como faço para definir melhor a minha rota? Obrigado, Luiz Fernando
  • Minerim-RS
  • Iniciante
  • Minerim-RS's Avatar
  • Postagens: 9
  • Registro em: 10/12/2011
    Ult. Visita: 15/07/2014
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Como montar uma rota. 28 Mar 2014 08:29 #218705

Bom dia Minerim-RS,

Particularmente, não uso o método de trechos a evitar. Ao invés disso, insiro pontos intermediários na rota para obriga-la a passar por onde quero.

Ao inserir pontos intermediários ao longo da rota, você pode obrigar o GPS a calcular uma rota mais personalizada. Não sei qual seu GPS ou o navegador que está usando - cada um tem um jeito próprio de fazer isso, e cada tem uma nomenclatura própria para esses pontos: "etapa", "ponto de passagem", "via", "waypoint", etc.

De modo geral, você cria a rota com o destino desejado, e em seguida insere um desses pontos em algum local da rua ou estrada por onde você deseja passar (e que de outra forma teria sido ignorado pelo cálculo automático). Uma vez inserido o ponto, o navegador vai recalcular a rota, não mais pelo trajeto original, mas levando em conta o ponto de passagem pedido.

Dependendo das condições e de quanto você queira se desviar da rota originalmente proposta pelo navegador, você pode precisar inserir mais pontos de passagem. Assim, vai "obrigando" o GPS a calcular a rota como você a quer. Não esqueça de verificar detidamente se no final da operação a rota tem trechos que não façam sentido - como ir até o ponto que você não queria, e depois voltar até o ponto de passagem inserido por você. É bem incomum, mas pode acontecer. Sempre verifique essa possibilidade e se for o caso, altere a posição ou insira novos pontos de passagem até que a rota esteja a seu gosto.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 28 Mar 2014 08:33 por BrunoBL. Razão: erros de digitação
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Minerim-RS

Como montar uma rota. 28 Mar 2014 10:09 #218712

Particularmente, não uso o método de trechos a evitar. Ao invés disso, insiro pontos intermediários na rota para obriga-la a passar por onde quero.

Eu também.
Mesmo porque, fazendo isso, o navegador pode refazer a rota sem passar pela via desejada. Navegadores costuma ser sacanas nessa hora.
Parecem que pensam: - não gostou da minha rota? então vou escolher outra ainda pior. :evil:

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

Como montar uma rota. 28 Mar 2014 12:22 #218729

não gostou da minha rota? então vou escolher outra ainda pior. :evil:

Haha, já vi esse filme!

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 28 Mar 2014 12:22 por BrunoBL.

Como montar uma rota. 29 Mar 2014 17:11 #218829

BBL, foi o que eu acabei fazendo depois que postei essa mensagem aqui; mas, deixei para ver se tinha alguma outra forma de fazer que eu não conhecia, Tive que usar o Google mapas para ver por onde mandar ele passar, mas acabou dando certo. Muito obrigado pela ajuda mesmo assim.
  • Minerim-RS
  • Iniciante
  • Minerim-RS's Avatar
  • Postagens: 9
  • Registro em: 10/12/2011
    Ult. Visita: 15/07/2014

Como montar uma rota. 29 Mar 2014 17:52 #218830

Minerim-RS,

Só complementando o que foi esclarecido acima. Ainda não há informação de qual navegador esteja usando.

O que esse método proporciona, definir pontos de passagem "waypoints", é que dependendo do navegador, obteremos estatísticas da distância e tempo para "passagem". Mas no exemplo que enfrentou, tangenciar uma cidade por meio de um rodoanel, nem sempre o rodoanel será a Distância mais Curta, exemplo: Uberlândia-MG. Pode ser que, para desviar uma cidade como Ribeirão Preto-SP, o Caminho mais Rápido seja uma estrada com ótimo pavimento, mas vicinal e duplo sentido (segurança precária). Poderia ser, uma Rota Fácil, usando só rodovias duplicadas mas muito próximo do centro Urbano. Ou, uma Rota Curta atravessando o centro da Cidade.

Irá depender do mapa que estiver usando, a configuração para o método de cálculo da rota, a presença de um arquivo temporal do histórico de velocidades e a presença de outro arquivo compatível com o mapa contendo as rotas rápidas.

No caso citado, se fosse um navegador iGo Primo, é só configurar como rota fácil, para que o navegador use auto estradas, depois avenidas, etc.. Mas desde que a velocidade desenvolvida no trecho, esteja compatível com os limites da via x parâmetros limítrofes para a sugestão de um desvio. Que parece não ser o caso do seu Navegador.

roverrollt
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
  • Postagens: 165
  • Agradecimentos: 68
  • Registro em: 18/07/2011
    Ult. Visita: 28/08/2016
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.264 seconds