Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: TMC - O que é exatamente isso, quais aparelhos e programas suportam.

TMC - O que é exatamente isso, quais aparelhos e programas suportam. 02 Jan 2014 02:06 #211178

Amigos, recentemente me deparei com um tal de TMC que eu ainda não conhecia.
Recentemente baixei o Igo Primo do Xamanian (muito bom) e notei na tela uma espécie de "anteninha" que ficava parada lá quietinha.
Como eu não via função pra ela, resolvi desabilitá-la.
Agora vejo que ela tem função - avisar do tráfego quando este está congestionado em certa rota.

Perguntas:

- Quais aparelhos estão preparados para essa novidade funcionar? Tenho o Apontador 503....funciona nele?

- Tem programa específico pra ele funcionar?

- Funciona baseado no que? de onde ele capta essas informações?

- O que fazer para não somente habilita-lo (o meu já veio habilitado e eu desabilitei) mas para fazê-lo funcionar como tal?

Sei que esta questão deve ser a indagação de muitos.

Grande abraço a todos os confrades e um ano de 2014 de muita paz.

Abração! :bye
  • medichina
  • Usuário Gold
  • medichina's Avatar
  • Postagens: 181
  • Agradecimentos: 35
  • Registro em: 18/01/2011
    Ult. Visita: 15/01/2014
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

TMC - O que é exatamente isso, quais aparelhos e programas suportam. 02 Jan 2014 07:21 #211179

Bom dia medichina,

O TMC (Traffic Message Channel) é um sistema de informações em tempo real das condições de trânsito e de eventos como acidentes, fechamento de vias para obras, etc. Alguns navegadores podem usar essas informações durante o cálculo de rotas tentando evitar os piores locais. Também mostram na tela a situação das vias com um código de cores em função da lentidão e também ícones nos locais de eventos específicos como acidentes, etc. A "pegadinha" é que as informações TMC não são disponíveis em todas as cidades. Tipicamente as metrópoles e grandes cidades têm o serviço.

Tradicionalmente o TMC usa uma técnica que é relativa novidade no Brasil mas já muito difundido há uns 20 anos em outros países: o RDS (Radio Data System). Esse sistema usa um sinal inaudível do áudio das emissoras de radiodifusão FM locais para enviar aos rádios FM informações como nome da estação FM, título da música que está tocando, nome do artista, etc. Já vi emissoras que enviavam até curtas manchetes de noticiário, temperatura local e outras informações. A maioria dos rádios FM automotivos à venda hoje dispõem dessa tecnologia.

O sistema TMC coleta dados de diversas fontes como agentes de trânsito, polícia, concessionárias de rodovias, e abastece as radiodifusoras FM participantes com essa informações, que são transmitidas juntamente com os dados de RDS da emissora. Originalmente, apenas GPSs com receptores FM dedicados cujos donos assinassem planos específicos (ou recebessem assinaturas como promoção no momento da compra do aparelho) tinham acesso a esses dados, embora saiba de casos de pessoas que "craqueavam" o sistema e recebiam os dados sem pagar assinatura. Um exemplo desse tipo de GPS é a família Garmin com receptor FM integrado ao cabo de alimentação.

Nunca vi pessoalmente (mas sei que existe) o TMC funcionando em aparelhos WinCE. Como a entrada dos dados se faz por porta serial, talvez seja possível simplesmente plugar um receptor de TMC à porta USB. Não sei, nunca testei isso, e haveria ainda a questão da assinatura. Há modelos específicos de GPS WinCE vendidos com receptor, assinatura e tudo, pronto para funcionar.

Já no universo dos smartphones e tablets, a transmissão se dá não por FM mas pela própria rede (GSM, WiFi). No Google Maps para Android, por exemplo, as informações estão disponíveis mas não uso esse aplicativo por ser um mapa online que vai sendo carregado em tempo real o que o torna lento e consome banda. O Primo para Android mostra eventos (placas de "!") mas ainda não vi as vias pintadas com os códigos de cores em função da condição de trânsito. Não investiguei isso ainda, por não usar extensivamente o Primo para Android e também porque desde que me mudei para o Sul, me livrei da detestável rotina de perder 3h por dia entre casa e trabalho.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 10/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: medichina

TMC - O que é exatamente isso, quais aparelhos e programas suportam. 02 Jan 2014 07:38 #211180

Medichina,

Veja também este tópico: TMC.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1840
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
    Ult. Visita: 11/12/2016
Última Edição: 02 Jan 2014 07:40 por NNunes.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: medichina

TMC - O que é exatamente isso, quais aparelhos e programas suportam. 02 Jan 2014 13:25 #211202

Bem, pelo visto ainda é coisa um pouco "futurista".
Nem radio no meu carro atualmente eu tenho.

Mas valeu....deu pra entender melhor. Pensei que era só botar pra funcionar.

Abração! :bye
  • medichina
  • Usuário Gold
  • medichina's Avatar
  • Postagens: 181
  • Agradecimentos: 35
  • Registro em: 18/01/2011
    Ult. Visita: 15/01/2014

TMC - O que é exatamente isso, quais aparelhos e programas suportam. 02 Jan 2014 14:14 #211208

Na verdade vc não precisa de rádio medchina... O GPS que tem este hardware também tem o receptor específico e, na sua cidade, vc já tem este serviço provido pela Rádio CBN.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
  • Postagens: 1001
  • Agradecimentos: 1218
  • Registro em: 29/10/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!

TMC - O que é exatamente isso, quais aparelhos e programas suportam. 02 Jan 2014 14:28 #211212

Medichina,

Você chegou pelo menos a ler o tópico indicado no post #211180. Fazendo isso saberá o que é necessário para usar a facilidade TMC. Lá, os colegas não somente disponibilizaram o navegador já preparado bem como adicionaram outras informações complementares. Único trabalho: ler. Não tem nada de coisa futurista.

NNunes
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1840
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
    Ult. Visita: 11/12/2016
Última Edição: 02 Jan 2014 14:34 por NNunes.

TMC - O que é exatamente isso, quais aparelhos e programas suportam. 02 Jan 2014 14:55 #211219

medichina, boa tarde...

Caso não tenha ficado claro, as opções são as seguintes:

1. Comprar um pacote fechado com um GPS + receptor FM-RDS. Esse receptor FM geralmente é uma caixinha embutida no próprio cabo do carregador. Exemplos desses pacotes são alguns modelos da Garmin, Magellan, Tomtom.

ou

2. Comprar um receptor FM-RDS separado (não é um FM para o carro!) que tem saída para ligar ao seu GPS existente. Como não é um pacote fechado, vai precisar experimentar e se for de marca diferente do GPS ou se tentar usar num GPS que não foi feito pensando no uso do TMC, provavelmente não vai funcionar.

ou

3. Usar um GPS Android. Tem gente usando TMC com sucesso nessa plataforma.

Só reforçando: não é preciso comprar/trocar o rádio FM do carro. Mencionei o FM e as emissoras apenas para responder a perguntas objetivas suas (Funciona baseado no que? de onde ele capta essas informações?).

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 10/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 02 Jan 2014 15:00 por BrunoBL. Razão: erros de digitação
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.313 seconds