Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: gps altitude

gps altitude 28 Dez 2013 16:28 #210961

comprei um gps para saber a altura e a velocidades de deslocamento de aeronave, a velocidade esta tudo OK, porem a altura começar com 130 metros, quero saber onde posso alterar o sys.txt para ele começar altitude = 0, ou altitude -130 ai ficaria zerada a altitude inicial alguém sabe como fazer /????????

vi que é dentro do arquivo data.zip tem os arquivos navigatemap_suaresolucao ai tem o seguinte
<element_template et_NavInfoAltitude>
<TEXT a‚Â template=xetNavInfoNum textmodel_wstr="navigation.current_altitude.number_text" visiblemodel="navigation.current_altitude.valid">
<TEXT a‚Â template=xetNavInfoUnit textmodel_wstr="navigation.current_altitude.unit_text" visiblemodel="navigation.current_altitude.valid">
</element_template>

<PUSHBUTTON pbtn_t5 template=txt_hud_value_right bmp="trip5.bmp" y=89 var="11" iconvalign="CENTER" iconalign="RIGHT-1" combined_textmodel="$navigation.current_altitude.number_text$ $navigation.current_altitude.unit_text$" CHECKHIT>
<TEXT a‚Â template=txt_hud_label_right y=92 text="Altitude" >

<PUSHBUTTON pbtn_t6 template=txt_hud_value_right bmp="trip6.bmp" y=141 var="9" iconvalign="CENTER" iconalign="RIGHT-1" textmodel_wstr="navigation.current_speed_limit.full_text" CHECKHIT>
<TEXT a‚Â template=txt_hud_label_right y=144 text="Speed limit" >

mas como altero para inicial com 0 a altitude ?????
  • fabiodurgante
  • Intermediário
  • fabiodurgante's Avatar
  • Postagens: 56
  • Agradecimentos: 4
  • Registro em: 18/01/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016
O tópico foi trancado.

gps altitude 28 Dez 2013 16:52 #210962

fabiodurgante

Pelo que entendo, os GPS automotivos, essa altitude que se refere (130) é sua elevação ao nível do mar, não a sua altitude em
relação ao solo....
Acho que pra função que vc quer, com GPS automotivo( não tenho certeza) não terá êxito...
  • anor
  • Usuário Platinum
  • anor's Avatar
  • Postagens: 534
  • Agradecimentos: 188
  • Registro em: 28/05/2010
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 07:03 #210981

Fabio, bom dia,

É como disse o anor, a altitude mostrada pelo GPS é em relação ao nível do mar. Além disso, a precisão da indicação da altitude de qualquer GPS costuma ser 50% **pior** que a precisão horizontal. Se você tiver uma precisão de digamos 10m na horizontal, bastante aceitável para um GPS automotivo, a precisão vertical cai para 15m.

Se você está buscando medir altitudes absolutas numa aeronave, poderia usar um altímetro barométrico mesmo, que pode ser ajustado para medir zero quando ainda no solo, antes da decolagem. Mas na prática esse tipo de ajuste a zero antes da decolagem ("QFE", no jargão meteorológico) não é usado em aviação porque, entre outros motivos, no momento do pouso em outra localidade, mostrará altitudes absolutas em relação ao local da decolagem, não do pouso, com resultados potencialmente desastrosos.

O que exatamente você está querendo medir? Em que tipo de aeronave voará? Se for em avião pressurizado, o altímetro barométrico não funcionará, pois será induzido a erro já desde a decolagem e ficará limitado a uns 2400m em sua leitura, mesmo que o avião voe a digamos 10000m. O menos complicado talvez seja usar o GPS mesmo, descontando a altitude local e estando ciente que a precisão vertical será reduzida, como mencionado antes.

Se der mais detalhes da aplicação específica, podemos tentar dar mais ideias.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 07/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 09:52 #210986

Se tem uma informação do gps na qual eu não confio é a altitude.

Aqui em casa, cada vez que ligo o danado, a altitude informada é diferente.
Tem dia em que eu estou a -15 m, tem dia em que estou a 60 m...

Como disse o Bruno, ou se usa um altímetro barométrico para uso em aviões ou se usa um rádio altímetro.
O segundo, até onde eu sei, é usado em baixas altitudes. Mesmo assim não oferece segurança total.
Vide o avião da Taba que caiu em Tabatinga e matou todos a bordo.
Era 'moda' pousar sob condições de nevoeiro apelando para o rádio altímetro.
Só que o piloto 'esqueceu' que havia uma torre de rádio com 60 metros de altura, e essa o dispositivo não pega.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 12:06 #210994

Fiz testes em longa viagem com dois gps MAG 9255 e 9265, com duas instalações diferentes de navegadores, e as altitudes não conferiam, bem como a velocidade.

Desculpem-me dar uma opinião, o que o fabio apresentou foi um template para representar o indicador. Quero crer que ele está pedindo uma ajuda, para saber se existe alguma rotina (lua), que receba essa informação de altitude. Sabendo disso, alguém teria de criar um campo de entrada, ou um botão, para ele ter em solo ou em vôo, a possibilidade ler a altitude mostrada na skin, calculada antes por uma fórmula. Que apontaria o desvio de altitude referencial da ultima posição conhecida, de solo ou em rota.

Aprimorando o pedido dele com as recomendações do luizcarlos e do Bruno, Haveria uma possibilidade de se criar uma Skin que mostre, duas altitudes, a padrão que é referencial ao nível do mar, e uma outra altitude que é de uma posição atual, passada ou futura. Quando precisar decolar, usa-se a altitude atual = 0m, no perfil de subida; Usa-se a altitude passada, em vôo de cruzeiro, se houver um campo para redefinir a altitude média referencial do terreno no percurso desejado. E quando mudar para o perfil de descida, poderia entrar nesse campo com a altitude da cabeceira da pista de pouso.

Dependendo das condições do tempo, e dos locais de decolagem e aterrisagem, a maior precisão da altitude será, quando se estiver livre de nuvens, árvores e prédios.

Nos veículos terrestres a utilidade disso, penso que seria para desenvolver estimativas para viagens de férias, de como vencer certos percursos longos, de subida ou descida, de modo a alcançar melhor eficiência de consumo do combustível. Quantas vezes nos perguntamos: "_Por que tenho de terminar uma subida curta à 100km/h, sendo que depois terei um longo trajeto de dezenas de quilômetros em descida, centenas de metros abaixo?". Acho que ficaria um pouco complicado, mas nada que um piloto não consiga dominar.
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
  • Postagens: 165
  • Agradecimentos: 68
  • Registro em: 18/07/2011
    Ult. Visita: 28/08/2016
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 12:53 #210995

roverrollt,

Creio que no caso dos GPSs automotivos com iGO, um meio-termo aceitável (descontado o fato de não saber ainda exatamente qual é a necessidade do Fabio), seria uma skin com um campo onde se possa introduzir a altitude do terreno, para que o navegador mostre altitudes AGL (em relação ao terreno) ao invés de ASL (em relação ao nível do mar). Assim, sempre que se quisesse saber a altitude absoluta (AGL) bastaria introduzir a altitude do local onde se está sobrevoando, seja uma estrada, aeródromo, cidade. Mas a altitude de cada local sobrevoado teria que ser conhecida, o que pode exigir uma logística complicada antes do voo.

A título ilustrativo: assim como nos navegadores automotivos, os altímetros das aeronaves sempre indicam altitudes acima do mar (*). Um avião pousado no pátio do aeroporto de Congonhas em SP, por exemplo, mostrará uma altitude 2630 pés (800m) em seu altímetro, não zero, muito embora esteja no solo. Logo após decolar, ao passar por digamos 50m de altura, estará indicando 2790 pés (850m). Os únicos ajustes feitos são em relação à pequenas variações atmosféricas locais para pouso e decolagem, cujos dados são passados pelos órgãos de controle, e para o voo em rota, quando todos os aviões usam o ajuste padrão de 1013 hPa (com o mesmo ajuste e o mesmo erro, reduz-se a possibilidade de colisões entre aeronaves em rota).

--
(*) - Exceção feita ao radioaltímetro mencionado pelo Luiz, que indica altura acima do terreno usado nas operações de pouso (quem já esteve na cabine do piloto durante o pouso já ouviu o sistema "falar", "200... 100.... 50... 40... 30, etc) e na proteção contra proximidade do solo.
BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 14:13 #211001

Depois das aulas aeronáuticas aqui expostas com propriedade, vem a pergunta: compensa trabalhar em uma skin para mostrar determinados valores que não são confiáveis? Na minha humilde opinião: não compensa.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3366
  • Agradecimentos: 1239
  • Registro em: 20/10/2011
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 14:32 #211002

vem a pergunta: compensa trabalhar em uma skin para mostrar determinados valores que não são confiáveis?

Ainda não sabemos a finalidade da informação de altitude da pergunta do tópico. Só o autor do mesmo poderá dizer se a precisão disponível no GPS atende ou não. De um jeito ou de outro... se ele quiser maior precisão, deverá usar um altímetro barométrico, mesmo.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 14:54 #211005

Grande Bruno!

Disse isso porque o meu xará Fábio disse que o uso seria em aeronave.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3366
  • Agradecimentos: 1239
  • Registro em: 20/10/2011
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 15:01 #211007

Fábio M. escreveu:
... vem a pergunta: compensa trabalhar em uma skin para mostrar determinados valores que não são confiáveis? Na minha humilde opinião: não compensa.

Nada como um ano depois do outro (e este nem acabou ainda)! Estou eu aqui prestes a concordar com o Fábio M., só falta concordar com o LCR! :evil:

Vejam vcs que até a boa ideia de Limite de Altura foi, aparentemente, abandonada. Quanto mais esta que seria para meia-dúzia de dois.

E sim, o Fábio tem razão, não devemos nunca confiar em gambiarras numa coisa séria como algo que vai contra as leis do Newton (aquele da maçã caindo). Quem voa gasta dinheiro com equipamentos e aparelhos senão, é melhor abandonar este hobby e começar outro mais modesto...
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
  • Postagens: 1001
  • Agradecimentos: 1218
  • Registro em: 29/10/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!
Última Edição: 29 Dez 2013 15:03 por adinis.
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 15:17 #211008

Prezadíssimo adinis! Voar nunca foi contra as leis do Newton! Usa-se justamente as próprias, para permitir que coloquemos um pouco de ar entre nós e a superfície deste planeta, KKK.

Amigos, só (re) lembrando: ainda não sabemos qual a finalidade do pedido do OP. Pode ser uma infinidade de coisas, inclusive que não sejam missão-crítica. Talvez ele tenha a curiosidade de acompanhar a altitude do voo enquanto viaja, como passageiro, pela Azul, TAM, Gol, etc. Imagino algumas outras possibilidades que igualmente não justifiquem a compra de equipamentos aeronáuticos. Esperemos o Fabio se pronunciar.

Eu mesmo já quis gravar um log com trajetória, altitude e velocidade de aeromodelo. Na ocasião, coloquei um celular rodando uma app Android que registrava tudo, funcionou muito bem.

Concordo que seja qual for o uso do OP, é específico demais para valer a pena qualquer sugestão de mudança de skins, uma vez que a maioria esmagadora dos usuários do fórum usam o GPS para o carro. O que não impede que o próprio interessado experimente fazer, ele mesmo, as alterações propostas.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 16:51 #211013

Srs. Concordo com tudo que foi exposto aqui. Mas adiantei ao Bruno, que se o fabio se propôs a estudar onde é mostrada a indicação de altitude, certamente ele precisa de uma dica do tipo DIY (faça vc mesmo). O GPS ele já comprou, não disse se vem com o Primo e poder visualizar os logs.

Se ele estivesse mesmo interessado em comandar um vôo, o que acho pouco provável, temos hoje os smartphones android, é só pesquisar se já existem aplicações usando os giroscópios, acelerômetros, gravidade, barômetro etc... È claro, que o ideal seria escolher um Iphone, Ipad etc... que já possuem programas específicos para navegação aérea (houve um que foi mostrado aqui mesmo no fórum) e até usando um periférico próprio para ter um rádio ADF, longe de querer, alguma precisão, lógico, alguém na posição de comandar um vôo seja solo ou não, sabe exatamente tudo que está envolvido.

Lembram daquele AirBus que após o comandante retornar á cabine, não conseguiu desvencilhar-se das informações desencontradas, de toda a eletrônica e computadores embarcados, que levaram o mesmo para o fundo do mar? Devido aos sensores terem aquele defeito, que todo mundo conheceu. Ok, uma simples bolinha, ou quem sabe até uma maçã deixada no piso da cabine, não teria elucidado a questão?

Existem companhias aéreas substituindo os manuais de vôo, por iPads. Teremos na FAB, os novos caças com tela multi, mas com monitor widescreen, para quem prestou atenção no vídeo promocional. Será touch? Desculpem o OT (off-topic).

Quanto a skin, em minhas viagens nunca uso a indicação de altitude, mesmo porque quando eu estou "Em Rota", ela é desativada para dar lugar, à hora de chegada, e o tempo remanescente.

Mas, adiantando aos mestres de Skins que se preocupam com a segurança automotiva, já se cogitou aqui de informar inicio e término das faixas adicionais das rodovias. Há um tempo atrás pensei num modo de avisar, a proximidade de curvas, poderia ser visual e/ou sonoro: Voz avisando a necessidade Real de reduzir a velocidade, com a distância em metros da placa <5> [500metros, 400metros ... quando próximo da placa <5> avisar "Five", depois na placa <4> "Four", ... depois na placa <'1> "terrain, terrain, pull left! / pull right!" :kkkk a entrada da curva, momento certo de tirar o pé do freio. É só uma sugestão, não é para levar a sério, todos sabemos porque. Resp. "_O GPS não foi feito para ficar olhando para ele, a não ser que se use dois aparelhos, como já fiz, e possa aproveitar auxílio do co-piloto". Ainda assim talvez se justificasse junto com o uso de HUD no centro do pára-brisa, porque logo à frente do volante, acho muito perigoso, ter esse tipo de informação Mas eu só conheço uma estrada e um único local que tem essas placas. Se o Fidelis quiser levar a sério, ele poderia usar aquele programa que ele desenvolveu, para localizar e cadastrar as lombadas.

abs.
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 17:41 #211015

roverrollt escreveu:
... uma simples bolinha, ou quem sabe até uma maçã deixada no piso da cabine, não teria elucidado a questão?

Infelizmente meu prezado roverrollt a coisa não é tão simples (a tal da bolinha/maçã): se for na cabine de comando, talvez mas, na cabide de passageiros não.

Quando falei acima do Newton quis dizer que quando fazemos uma coisa para que não estamos preparados, pela natureza, devemos tomar todo o cuidado e, mesmo assim, várias sequências de erros podem nos levar ao desastre.

Não deve ser do seu tempo mas me lembro perfeitamente (agora mais ainda depois que pesquisei no Google) de um acidente da Varig onde o aparelho deveria aterrissar em Belém mas acabou caindo por falta de combustível em Mato Grosso.

pt.wikipedia.org/wiki/Voo_Varig_254

Me lembro perfeitamente das palavras de um sobrevivente que fazia sempre esta viagem (para Belém, bem entendido): "Avisei para a comissária que o sol estava do lado errado mas ela não prestou atenção, só disse que o comandante sabia o que estava fazendo.".

Continuo acreditando que nenhum comissário de cabine tem ou terá coragem de questionar o comandante.

Mais uma bela leitura de bordo:

ftp://ftp.cefetes.br...9REO/ceniparg254.txt
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!
Última Edição: 29 Dez 2013 17:59 por adinis.
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 20:50 #211031

Olá amigos,

roverrollt-
Só saberemos o que o Fabio tem em mente quando ele próprio voltar aqui e nos disser. Ele já comprou o GPS e ele próprio postou aqui um fragmento de código que ele mesmo encontrou no navegador, onde há algum tratamento de altitude. Se o que ele quer for algo factível, creio que ele próprio é candidato à execução, no melhor estilo DIY. O acidente com o Airbus foi - como sempre - uma soma de fatores. Aceita-se hoje que o pitot tenha falhado por congelamento, dando indicações incorretas aos computadores. Mas além disso, houve erro de pilotagem. Durante praticamente um minuto o alarme de estou soou enquanto o avião descia estolado, e os pilotos insistiram em cabrar (tentar subir) o avião. Esta briga continuou até o impacto. Pergunte a qualquer aluno de aeroclube o que se faz quando se ouve o alarme de estol.

A bolinha, maçã, etc, não teria qualquer efeito sobre a orientação dos pilotos. Já tive grandes discussões com um colega de instrução de voo que tinha a mania de pendurar uma bolinha de papel presa a um barbante do alto da cabine, e ensinava seus alunos a manter a bolinha na vertical "se entrar em nuvem". Eu dizia que ele estava criando condições para se matar ou para que algum de seus alunos se matassem: um pêndulo a bordo jamais dirá se o avião está ou não nivelado ou mesmo de cabeça para cima ou de dorso, só instrumentos giroscópicos podem determinar isso, e incrivelmente ele não aceitava.

adinis-
Eu era instrutor de voo na época do acidente da Varig. O comandante (que não conheci pessoalmente) tinha fama de ser um cara "marrento", só ele sabia o que era certo. No momento em qua ainda podia ter recebido ajuda se recusou a pedi-la, voou 3 horas perdido, "ciscando", e todos sabemos o resultado. A seu favor, pode-se dizer que o formato do plano de voo da Varig ajudou a gerar a confusão, conforme os links que você postou. Quem se interessar mais sobre esse acidente sugiro ler o livro "Caixa Preta" de Ivan Sant'Anna (Editora Objetiva, Rio de Janeiro, publicado em 2000). Além deste evento, ele tratata com riqueza de detalhes mais dos episódios: o acidente do Boeing 707 da Varig que caiu em Orly em 1973, e o sequestro do Boeing 737 da VAsp em 1988, no qual o comandante fez até manobras acrobáticas na tentativa de imobilizar o sequestrador.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 29 Dez 2013 20:50 por BrunoBL. Razão: erros de digitação
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 21:04 #211033

adinis, eu compreendi sua preocupação e aplicação do que foi proposto. O último post deixei possivelmente uma pista, que a solução do problema, pode ser via ux mais especificamente a Wiman, onde poderia substituir alguma rotina, em detrimento de outra, mas sem mudar nada de skin, mas por falta de tempo, foge do meu conhecimento, e fica por conta e risco de quem se aventurar.

Quanto ao 254, nessa época já trabalhava profissionalmente como programador Cobol, depois de ter aprendido Basic, Assembler, Pascal, C. Fiz meu primeiro vôo num SuperAdvanced, CGO>CWB naquela época.

Sobre a maçã, ela ficou famosa também como metáfora, lá no principio, me faz lembrar de duas palavras, persuassão e perspicácia. Eu inventei esta (sou criativo também): A copiloto estava passeando pelo meio da aeronave, ao lado dos assentos reservados para saída de emergência em cima das asas, e uma comissária bem rebolante se aproximou e perguntou: "_ Não foi dito pelo comandante supremo do "Departure" que se deve usar, acessar de todos os instrumentos disponíveis no aparelho?". Então a copiloto respondeu: "_ Sim, ele disse, mas daquele que está aqui no centro, nem tocar é possível, senão morreremos". No meu ver, tudo perspicácia, usar uma pergunta, que era verdade, e depois veio a persuassão, por parte da comissária: "_ Certamente, não morrereis.".

Se essa passageira do vôo 254 tivesse dirigido uma pergunta (perspicácia) à comissária, uma possível persuassão talvez teria funcionado.

--Offtopic--
Enigma-1:
Uma gaivota do sul voa em terras do norte, depois de uma escala em Marabessa, continou seu vôo rumo norte, sobre Paralândia. E no final da tarde, pôs se uma neblina ao anoitecer, de maneira que não podia distinguir o astro Sol do astro Lua. Que pergunta ela faria a um dos dois astros somente, sabendo que o Sol sempre fala a verdade, e a Lua sempre fala a mentira? Para manter-se sempre rumo ao seu destino N, tendo o Sol sempre à sua esquerda?

Se eu fosse o comissário. Passado o impacto inicial, e ter dirigido a mesma resposta à passageira; "_ O comandante sabe o que está fazendo", só para tranquilizá-la. Teria ido à cabine e dito um enigma parecido:

Enigma-2:
a- Certa vez, num vôo lá no Norte, uma passageira advertiu ao comissário, que o Sol deveria estar à esquerda como de costume, em outros vôos.
b- Então ele chegando à cabine dos pilotos, sendo sua primeira viagem, e não sabendo distinguir quem estava no comando, porque ambos, usavam uma camisa de seus times. Confuso com a preocupação deles com um jogo de futebol. Sabiamente, entenderia que deveria dirigir uma pergunta à um deles, a resposta verdadeira adviria de quem estivesse no comando, ou responderia falso, quem não estivesse no controle da aeronave.
c- Que pergunta o comissário faria a um dos pilotos, para descobrir quem está no comando?

--topicOn--
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 21:27 #211034

roverrollt,

É para responder os enigmas? Spolier alert: minha resposta está abaixo:

Clique aqui! [ Click to expand ]

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 29 Dez 2013 21:28 por BrunoBL. Razão: erros de digitação
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 22:30 #211036

BrunoBL, parabéns por ter acertado e pela pronta resposta.

Na verdade não pensei usar a bolinha como giroscópio rudimentar ou um pêndulo.

Advém de uma longa viagem que iniciei de carro até CWB, e encontrei uma bolinha estranha no meu porta objetos da porta, durante o check-list para saida. Pensei: "_O que vou fazer com isso, é de alguma criança?". Resolvi deixar na minha console com base plana e quadrada, e ao acelerar forte, ou frear, ou nas curvas, como ela tinha alguma massa, fazia um barulho forte nas 4 laterais, e não tinha outra coisa à fazer nas longas horas do trajeto, a não ser dirigir, imaginei-a como correndo em cima de uma prancheta de digitalização, ou em cima de uma tela touch do meu X3, que aliás, não uso mais. Seria a grosso modo um acelerômetro, mas sem o "reset", fazer a bolinha retornar ao centro, a não ser, aplicando a força no sentido oposto.

Se disser que como acelerômetro é muito rudimentar, responderia que usando o piloto automático, e mantendo a velocidade constante, em trechos sinuosos ou íngremes, seria então um inclinômetro rudimentar. O contrário, também seria rudimentar, trechos em reta e planos, serviria como acelerômetro.
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
O tópico foi trancado.

gps altitude 29 Dez 2013 22:53 #211037

IDENTIFICATION DIVISION
ENVIRONMENT DIVISION
DATA DIVISION
PROCEDURE DIVISION

Oh saudade!
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
O tópico foi trancado.

gps altitude 30 Dez 2013 16:13 #211043

Salve, amigos,

roverrollt-
Lembram daquele AirBus que após o comandante retornar á cabine, não conseguiu desvencilhar-se das informações desencontradas, de toda a eletrônica e computadores embarcados, que levaram o mesmo para o fundo do mar? Devido aos sensores terem aquele defeito, que todo mundo conheceu. Ok, uma simples bolinha, ou quem sabe até uma maçã deixada no piso da cabine, não teria elucidado a questão?

Foi daí que mencionei a bolinha. No avião, apenas observando uma bolinha no piso da cabine, seria impossível determinar se está nivelado, de cabeça para cima, para baixo, subindo, descendo.

adinis-
IDENTIFICATION DIVISION
ENVIRONMENT DIVISION
DATA DIVISION
PROCEDURE DIVISION

Oh saudade!

:)

Tenho saudade disso aqui:

No início da década de 80 eu programava em APL. A imagem acima é um programa de uma única linha que lê um número indeterminado de números do teclado e calcula a média. Não são muitas a s linguagens tão concisas. Por outro lado, ela usa um conjunto de caracteres digamos... diferente. Os terminais IBM tinham que ser especialmente produzidos para poder usar a linguagem.

Bons tempos...

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 30 Dez 2013 16:17 por BrunoBL.
O tópico foi trancado.

gps altitude 21 Mai 2014 10:33 #222459

isso mesmo BrunoBL

Creio que no caso dos GPSs automotivos com iGO, um meio-termo aceitável (descontado o fato de não saber ainda exatamente qual é a necessidade do Fabio), seria uma skin com um campo onde se possa introduzir a altitude do terreno, para que o navegador mostre altitudes AGL (em relação ao terreno) ao invés de ASL (em relação ao nível do mar). Assim, sempre que se quisesse saber a altitude absoluta (AGL) bastaria introduzir a altitude do local onde se está sobrevoando, seja uma estrada, aeródromo, cidade. Mas a altitude de cada local sobrevoado teria que ser conhecida, o que pode exigir uma logística complicada antes do voo.

exatamente isso que eu preciso !!!!!!!!!!!!!! alguem conhece alguma skin ????????? em relacao ao solo eu ja tenho a medida de inicio inicia em 130m ao nivel do mar quero iniciar ela zerado, eu voo sempre nessa area nao iria mudar muito, nao quero algo preciso so para ter alguma nocao de altitude!!!!!!!!
  • fabiodurgante
  • Intermediário
  • fabiodurgante's Avatar
  • Postagens: 56
  • Agradecimentos: 4
  • Registro em: 18/01/2011
O tópico foi trancado.

gps altitude 21 Mai 2014 13:19 #222483

Galera,

realmente notei que a precisão na marcação da altitude em aparelhos de GPS automotivo é muito imprecisa. Talvez devido ao fato de não ser tão importante para a navegação.
Como exemplo, na minha família temos três Apontador T500, com exatamente o mesmo iGO Primo 2.4 e configurações idênticas. Ao colocar os três lado a lado, em área aberta, cada um indica uma altitude diferente. E o detalhe é que são indicações bastante diferentes, as vezes com mais de 50m de diferença. Com aparelhos GPS de marcas/modelos diferentes acontece a mesma coisa.

VALEW!!!
  • SPY/DF
  • Usuário Platinum
  • SPY/DF's Avatar
  • Postagens: 321
  • Agradecimentos: 408
  • Registro em: 05/08/2011
O tópico foi trancado.

gps altitude 21 Mai 2014 14:21 #222495

Boa tarde fabiodurgante,

Entendi que você mesmo estará pilotando avião, ultraleve, helicóptero, asa delta, etc. Nesse caso... ainda que seja bem possível fazer ou adaptar alguma skin ou UX que aceite um campo de entrada para altitude do terreno e passe a mostrar num outro campo as altitudes AGL (acima do terreno), não acho essa uma boa ideia nesse caso.

O usual para qualquer tipo de aeronave é ajustar o altímetro para indicar altitudes acima do nível do mar. Ao decolar ou pousar no Galeão (RJ), por exemplo, o altímetro mostra 28 pés com o avião ainda (ou já) no solo. Em Curitiba, o altímetro mostra 2998 pés no solo, e assim por diante. Se você se habituar a voar com indicação de altitude absoluta (AGL) em seu GPS, acabará por se acostumar a uma forma "errada" de interpretar altitudes. De imediato, me ocorrem alguns inconvenientes:

- Ao se acostumar a ler altitudes AGL, terá de se adaptar se/quando voar praticamente qualquer outra aeronave. Se é para ser necessária alguma adaptação, sugiro que seja feita agora mesmo e não depois;

- Se por acaso você usa ou vier a usar rádio em sua aeronave e acontecer de ter de coordenar seu voo com outra aeronave, certamente o piloto mencionará a altitude dele referenciada ao nível do mar. Se você usar altitude AGL, vai precisar fazer conta para saber em que altitude está;

- As elevações como montanhas, serras, morros, etc, são mostradas nas cartas aéreas e topográficas em suas altitudes acima do nível do mar, não em relação ao terreno próximo. Usar altitude AGL (da decolagem? do pouso? média?) incorre no mesmo problema citado acima;

- Como já dito, a precisão de indicação de altitude de qualquer gps é da ordem de 50% pior que sua precisão horizontal. Nos nossos aparelhos automotivos, tipicamente temos uma precisão horizontal de uns 10m. Isso quer dizer que você pode esperar uma precisão de 15m (ou pior) na indicação de altitude. Sabendo disso, eu não recomendaria usar a altitude do GPS para voar (nem ajustado ao nível do mar, nem ao terreno). Sugiro comprar um altímetro barométrico e usa-lo em seus voos. Esse aqui é um bom exemplo, custa uns US$ 179 (R$396) nos EUA.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
O tópico foi trancado.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.334 seconds