Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: GPS não salva ports e bouds, pc não reconhece para mexer na sys

GPS não salva ports e bouds, pc não reconhece para mexer na sys 15 Nov 2013 08:58 #208055

Bom dia. Tenho um GPS Magellan Roadmate 5240, 4 polegadas.
Fiz um beckup no computador dos arquivos originais
E instalei o Igo8 dentro da memoria flash, renomeando o arquivo executavel para Iboot.exe
ou seja, ele entra automaticamente no IGO.
Porem as ports e bounds não salvam, pois para desligar o aparelho tem que voltar o botão no reset.
Tomei conhecimento da possibilidade do cartão de memoria só depois que ja tinha feito isto,
e agora o computador não reconhece o gps. Nem com windows mobile... Não consigo entrar no windows CE
usando a pasta Explorer.exe.
alguém tem alguma alternativa ?
ou se for preciso a reinstalação do firmware, alguem tem link ? e tutorial...
  • Rafaelmori123
  • Iniciante
  • Rafaelmori123's Avatar
  • Postagens: 6
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 25/09/2013
    Ult. Visita: 21/07/2015
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

GPS não salva ports e bouds, pc não reconhece para mexer na sys 15 Nov 2013 11:34 #208062

Rafaelmori123

Seu aparelho possui tela de 5 polegadas.
Se vc fizer uma pesquisa aqui no Gpspoint, usando a 'tag' Magellan, vai ver vários tópicos ensinando a instalar o igo nos gps's dessa marca.
O ideal é não mexer na memória interna do aparelho, instalando, em um cartão, um menu e um ou mais navegadores.
Dessa maneira, ao sair do igo, o aparelho vai para o menu.
Estando no menu, pode-se acionar o reset do aparelho sem nenhum trauma, o que não acontece se vc fizer isso estando com o igo aberto.
Qto a não conseguir acesso à memória interna ou externa do Magellan, é comum acontecer isso com ele.
Ás vezes um computador com XP não o reconhece, mas esse mesmo computador, com Windows 7 ou 8 (computadores com mais de um sistema operacional, como é o meu) reconhece.
Aí vc experimenta outro computador, também com XP, e o acesso é normal.
Nunca consegui desvendar esse mistério. :duv
Ah, existe uma parte de memória, onde está instalado o Windows CE, que não é acessível pelos meios normais.

Abs.
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2016
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 30/11/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 15 Nov 2013 11:37 por luizcarlosrio.

GPS não salva ports e bouds, pc não reconhece para mexer na sys 16 Nov 2013 08:16 #208100

Obrigado kk Vou em busca de um menu agora... Se alguém tiver o link de algum... :p
  • Rafaelmori123
  • Iniciante
  • Rafaelmori123's Avatar

GPS não salva ports e bouds, pc não reconhece para mexer na sys 16 Nov 2013 11:31 #208115

Soluções as quais ja tentei:

1° rodar o windows CE pelo cartão de memória, usando o arquivo de todas as formas possiveis, dentro de pasta e etc. Starwin.exe e explorer.exe, nenhuma desas formas entrou no windows ce

2° Windows device center

3° menu, não deu certo, pois o menu também é iboot.exe, então ele roda primeiro o iboot da memoria flash.

4° abri ele, e não tem nenhuma forma de dar curto na memoria flash para resetar

5° ele só desliga pelo reset, e não tem combinação NENHUMA possivel...

6° joguei o beckup no cartão

a unica tentativa que ainda não fiz, foi reinstalar o firmware, ou se há alguma outra forma de acessar o windows CE eu desconheço, pesquisei a net toda ja, mas nada... alguém tem alguma solução ?
  • Rafaelmori123
  • Iniciante
  • Rafaelmori123's Avatar

GPS não salva ports e bouds, pc não reconhece para mexer na sys 16 Nov 2013 13:10 #208124

Rafael,

Esqueça essa história de firmware; coloque de volta o software original do aparelho e dê uma olhada neste post #192183. Verá que com cartão inserido vai abrir um menu e dali poderá acessar quaisquer dos navegadores ali instalados e sem o cartão abrirá o software original.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1838
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016

GPS não salva ports e bouds, pc não reconhece para mexer na sys 16 Nov 2013 16:53 #208139

NNunes,

Permita-me explicitar o que o Rafael fez:

Quando ele apagou os aplicativos na memória flash ele quis dizer para o GPS: "_ Banzai! (ou seja) "_ Morra!". Depois renomeou o iGo.exe para iBoot.exe, seria o mesmo que dizer: "_ Arakiri!" (ou seja) "_ Suicide-se!".

O usuário leigo modifica o sistema de carga residente, dos aplicativos do GPS, e, são esses mesmos que habilitam a comunicação da porta USB como Mass_Storage Então ele pode esquecer que algum dia irá acessar a memória que foi apagada seja qual for o outro meio existente na outra ponta do cabo USB (comunicação só existirá com no mínimo dois programas rodando: transmissor x receptor).

Se ele instalou o Primo, é só ele pesquisar nos menus a opção de executar programa externo, que poderia em tese ser um Explorer, renomear o iBoot.exe (Primo.exe) na raiz da memória flash interna. Inserir o cartão que tem os aplicativos originais que foram retirados, e devolve-los onde estavam originalmente nessa unidade que ele reconhece como "HDD". Se ele instalou o iGo mesmo, então acho que Ping ou outro pode ajudá-lo se existe este recurso nesse navegador.

O problema é que ele terá de informar que o iBoot.exe deverá ser finalizado antes de cair no Explorer, para poder renomeá-lo, e isso o Primo oferece.

rover.
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
  • Postagens: 165
  • Agradecimentos: 68
  • Registro em: 18/07/2011
    Ult. Visita: 28/08/2016

GPS não salva ports e bouds, pc não reconhece para mexer na sys 16 Nov 2013 17:54 #208144

Roverrollt,

Desculpa-me discordar, literalmente. O caso está facílimo de resolver, basta conectar o aparelho via USB ao computador, vai abrir normalmente, aí é só excluir o navegador IGO8 da pasta APP.

Isto que foi feito abaixo configura exatamente o que você descreveu:
Bom dia Pessoal,

Tenho o GPS Magellan RoadeMate 9255. Veja só que fiz!!! Tive a infelicidade de colocar o menu Capulleto na raiz da memória interna do GPS (memory flash). Renomeei o arquivo "menu.exe" para "iboot.exe". Reiniciei o gps e entrou no menu normalmente, mas não acessava nada, somente o menu, pois não configurei o caminho (link) para o navegador. Então, pelo menu Capulleto, acessei o windows explorer e apaguei todos os arquivos do menu, exceto o arquivo "iboot.exe" que não consegui pois ele estava sendo usado no momento. Reiniciei o gps e quando liguei, ele deu erro "\HDD\SysInfoSettings.ini" e trava na tela inicial.

Resultado:
Não entra no windows ce. Trava na tela inicial, com o erro "\HDD\SysInfoSettings.ini";
Não consigo acessar via USB, pois o micro não reconhece ele. Já troquei os cabos, já mudei de porta USB e nada.

Alguém tem um solução??? Para voltar a funcionar perfeitamente, basta apagar o arquivo "iboot.exe" que está na raiz a memória interna, mas para isso preciso acessar a memória.

Tem algum software que consiga acessar a memória interna???

Alguém sabe como acessar a memória interna do GPS Magellan 9255 nesses caso???

Este caso AQUI é bem parecido com o do Rafael, veja.

O navegador original do aparelho Magellan está na pasta chamada APP, com trocentos outros arquivos; o que o Rafael fez foi tão somente baixar o iGO 8 e renomear o executável do iGO8 para iboot.exe. Desfazendo isso o navegador original voltará a funcionar. Agora, querer mexer com firmware, não, não, não ...

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1838
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016

GPS não salva ports e bouds, pc não reconhece para mexer na sys 16 Nov 2013 18:06 #208146

roverrollt

Pelo relato do Rafael, eu entendi que ele simplesmente apagou todos os arquivos da memória visível (acessível) e substituiu o navegador original pelo igo, que renomeou como iboot.exe.
Eu já fiz isso várias vezes sem problemas. Depois reinstalei a pasta original novamente.
O problema que se apresenta a ele é que, como ele não consegue sair do igo de maneira normal, o igo não grava as configurações feitas.
Isso acontece com qualquer programa de computador. Vc pode configurar duzentas opções em um programa, se ele travar e vc precisar reiniciar o computador, nenhuma dessas configurações terá sido gravada.
Então, o que o Rafael precisa fazer é só refazer a pasta original, na memória visível (ou acessível) do Magellan e instalar o igo, ou qualquer outro navegador, em um cartão. mas o igo tem de ser chamado por um outro programa, um menu. Assim o igo, ao sair, gravará as configurações no seu system. ini.
No meu Magellan 9265, que possui em torno de 4 Gigas de memória, eu instalei, junto com o navegador original, 2 outros navegadores.
Só precisei instalar em um cartão a pasta Menu com suas subpastas e arquivos

Se eu retirar o cartão, aí entra o navegador da Magellan.

Na verdade, como o 9265 possui TMC, precisei instalar o mortscript , além do Menu. Nesse caso o mortscript, que é tipo um menu, chama também os drivers (ou programa de gerenciamento) do receptor de TMC.
No 5240 só é necessário a pasta Menu com suas subpastas e arquivos.

Nota: Embora na primeira postagem o Rafael não tenha informado que apagou tudo da memória visível, ele informou isso em outro tópico.
Ele iniciou 2 tópicos relatando o mesmo problema, mas com informações diferentes.

Abs.
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2016
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 30/11/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 16 Nov 2013 18:16 por luizcarlosrio.

GPS não salva ports e bouds, pc não reconhece para mexer na sys 19 Nov 2013 14:20 #208345

Então... Como eu configuro esse menu ?
  • Rafaelmori123
  • Iniciante
  • Rafaelmori123's Avatar

GPS não salva ports e bouds, pc não reconhece para mexer na sys 19 Nov 2013 22:58 #208395

Rafaelmori123 escreveu:
Soluções as quais ja tentei:

1° rodar o windows CE pelo cartão de memória, usando o arquivo de todas as formas possiveis, dentro de pasta e etc. Starwin.exe e explorer.exe, nenhuma desas formas entrou no windows ce

2° Windows device center

3° menu, não deu certo, pois o menu também é iboot.exe, então ele roda primeiro o iboot da memoria flash.

4° abri ele, e não tem nenhuma forma de dar curto na memoria flash para resetar

5° ele só desliga pelo reset, e não tem combinação NENHUMA possivel...

6° joguei o beckup no cartão

a unica tentativa que ainda não fiz, foi reinstalar o firmware, ou se há alguma outra forma de acessar o windows CE eu desconheço, pesquisei a net toda ja, mas nada... alguém tem alguma solução ?

Rafael,

Segundo o item 3º, você reconhece que há um iBoot.exe na raiz da memória flash, e sabe também que, sempre que reinicializar o GPS, a inicialização Magellan irá buscar primeiro esse programa, se ele estiver no HDD (memória flash), não irá adiantar colocar um, com o mesmo nome, em algum cartão de memória. Há não ser que o sistema Magellan prevê algum outro como prioritário ex.: Update.exe ou Dm.exe, etc..., mas o nome já diz tudo "boot=inicializar".

Eu não tenho o 5240 mas os de 7" 9255 e 9265, pela minha experiência na configuração do mesmo, se eu fizer o que o luizcarlos faz (apagar tudo da memória flash), e desconectar o cabo USB, ou desligar o GPS, não terei mais acesso em Windows Desktop, com a Reprodução Automática, via acesso USB Mass_Storage e quanto ao Device Center eu nunca usei no Magellan.

Sugiro que siga as dicas do luiz para por exemplo, com o Device Center do Windows XP nativo, ou Mobile Device Center do Windows Vista, nativo também, e, é possível que quando se faz o upgrade, a Microsoft tenha cortado o reconhecimento dos PNA's, não cheguei a fazer testes, não custa tentar.

rover
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
  • Postagens: 165
  • Agradecimentos: 68
  • Registro em: 18/07/2011
    Ult. Visita: 28/08/2016
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.282 seconds