Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 12:50 #203911

Boa tarde à todos!

Pessoal, sou iniciante no uso/configuração de aparelhos GPS, tenho lido tópico a tópico e não encontrei ninguém falando deste assunto:
Usando iGO Primo 2.4 e 2.1 e iGO 8, a velocidade mostrada no painel é sempre inferior a mostrada no velocímetro.
:duv
Ex:
Durante as viagens tenho notado que tanto a 160km/h (meu limite de velocidade) quanto em velocidades entre 40 e 140 o aparelho de gps neste caso FS3D717DC (256Mb ram/4Gb rom/CPU800Mhz/SO Wince 6.0) e Aquarius A707(128Mb ram/2Gb/CPU800Mhz/SO Wince 6.0), mostram valores de velocidade com até 20km/h de diferença para menos.

Velocímetro 140km/h
GPS 120~128km/h.

Existe algum ajuste a ser feito?

Desde já Agradeço! :oks
  • Pandorum
  • Intermediário
  • Pandorum's Avatar
  • Postagens: 75
  • Agradecimentos: 38
  • Registro em: 07/05/2013
    Ult. Visita: 19/11/2016
Pandorum [Winchester]
"Corte sua própria lenha.
Assim ela o aquecerá dua vezes.
[Henry Ford]
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 13:14 #203914

A velocidade certá é a do gps comprovada por mim ao passar em um radar e não tomar uma multa.

Att.:
MC

Edit. Isso que o BBL disse está corretíssimo.
  • machadocampista
  • Colaborador
  • Não hesite em repassar conhecimento.
  • machadocampista's Avatar
  • Postagens: 1251
  • Agradecimentos: 554
  • Registro em: 31/10/2012
    Ult. Visita: 06/11/2016
Os ignorantes que acham que sabem tudo privam-se de um dos melhores prazeres da VIDA, que é APRENDER.
Se minha resposta foi útil a você, clique no botão 'agradecer'.
GPS FOSTON FS707DC:
Download: Menu 320x240 (3.5") 3 Navegadores
Download: Menu 480x272 (4.3" e 5.0") 3 Navegadores
Download: Menu 800x480 (7") 3 Navegadores
Clique Aqui ajudando a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 25 Set 2013 14:13 por machadocampista. Razão: Acrescentar informações para BrunoBL.

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 13:20 #203915

a 160km/h (meu limite de velocidade)

Pandorum

Em que região vc costuma dirigir? É para eu evitar passar por aí! :evil:

Falando sério agora, a não ser que seu carro seja um carro muito do potente, esses 160 Km/h seus podem estar errados.

Se dois aparelhos de gps indicam uma mesma velocidade, e o velocímetro do carro indica outra, provavelmente o erro é do último.

Abs e boa sorte (com os radares e com a vida, sua e do próximo) :p
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2016
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 30/11/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 13:30 #203918

Boa tarde à todos!

O veículo é um Toyota Etios, e quanto aos 160km/h, se a rodovia está limpa e não tem radar eu piso fundo, hehe...
Normalmente faço isso quando estou sozinho, com minha esposa do lado é um saco, 120km/h já mete medo nela....
Concordo com vc's, vou levar na concessionária e informar o erro...

Obrigado!
  • Pandorum
  • Intermediário
  • Pandorum's Avatar
Pandorum [Winchester]
[Henry Ford]

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 13:46 #203920

Pandorum,

Quando você está em velocidade constante, pode estar absolutamente seguro de que a indicação correta é a do GPS. Esses aparelhos têm precisão de velocidade melhor que 1 km/h.

Já durante acelerações e frenagens, pode ocorrer que a parte de geração de gráficos de seu aparelho não tenha tempo suficiente para atualizar em tempo hábil a continuada mudança de velocidade, o que pode ocasionar indicações levemente baixas durante acelerações, e levemente altas durante frenagens (mas ainda assim mais precisas que as do velocímetro do carro).

Quanto a levar o carro na concessionária, não surtirá efeito algum: a informação que tenho é que o erro para mais dos velocímetros é intencional, para evitar ações na justiça caso motoristas estejam próximos do limite de multas e queiram culpar a precisão do velocímetro (poderiam alegar que o carro indicava 80km/h mas levaram multa por estar acima disto ). Este erro é na verdade uma margem de segurança para a montadora.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 17:34 #203945

Boa tarde à todos!

Bruno BL,

Ereka!

Corretíssimo sua explicação, falei por telefone com um " Consultor" aqueles caras que agendam revisões/vistorias nas concessionárias e o mesmo informou que existe esta margem de segurança e que não havia motivos para agendar uma revisão, segundo ele o instrumento que utilizei, no caso os navegadores GPS, não servem como referência para comparação técnica... e todo aquele blá blá blá de padrões de qualidade e etc.

Obrigado por compartilhar...
  • Pandorum
  • Intermediário
  • Pandorum's Avatar
Pandorum [Winchester]
[Henry Ford]

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 18:14 #203947

Não me levem a mal, mas a resposta do consultor me cheira a enrolação.
De fato a indicação dos velocímetros automotivos tende para mais, mas acho que 20 Km/h é um pouco demais. :evil:

Eu pediria para fazer um 'test drive' num carro igual só para ver se é verdade essa desculpa. :evil: :evil:

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 19:08 #203959

Boa noite à todos!

Excelente ideia, luizcarlosrio!

Vou em outra concessionária fazer um teste drive em outro veículo para ver se a diferença existe e é tão grande assim.
De qualquer forma acredito que a explicação do Bruno BL é a mais confiável.
  • Pandorum
  • Intermediário
  • Pandorum's Avatar
Pandorum [Winchester]
[Henry Ford]

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 19:17 #203960

Em dois carros meus esta variação fica próx. dos 10 km/h. Não passa disso. Um renault e um mondeo
  • beharov
  • Usuário Gold
  • beharov's Avatar
  • Postagens: 183
  • Agradecimentos: 91
  • Registro em: 23/09/2011

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 19:28 #203965

O veículo é um Toyota Etios, e quanto aos 160km/h, se a rodovia está limpa e não tem radar eu piso fundo, hehe...

Pandorum,

Lembra-se daquilo que aprendíamos no tempo de ginásio (agora é 1º grau) em química, " ... em condições normais de temperatura e pressão", pois é, se tudo correr dentro do esperado nada ocorrerá, mas (sempre o mas), se passar um animal na frente, se estourar um pneu, se ..., bem, é bom frisar que quanto aos pneus não estoura somente aqueles em más condições não, novos com defeito de fabricação também estouram. Pensou nisso!

Quanto ao velocímetro o denatran tolera 7% (sete por cento) acima da velocidade considerada (aquela que consta nas placas) e, claro, mostrada nos velocímetros, tomando por base na aplicação de multas a velocidade medida (a que mostra nos instrumentos utilizados para multar (radares). Veja as tabelas:

Resolução nº 396;

Tópico

Pude observar dirigindo um carro com rodas aro 13 que a diferença entre velocímetro e GPS é de aproximadamente 9 Km/h; já com aro 16, 5 ou 6 Km/h, ou seja, o aro também influi.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1837
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
Última Edição: 25 Set 2013 19:42 por NNunes.

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 20:08 #203968

NNunes

O aro influi quando o mesmo é trocado por outro diferente do original e o velocímetro não é reajustado - poucas pessoas fazem essa nova regulagem.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3366
  • Agradecimentos: 1239
  • Registro em: 20/10/2011
    Ult. Visita: 01/12/2016
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 20:11 #203969

no meu pensar o correto seria o velocimetro do carro, ja que a transmissao do satelite para o gps tem um delei entao poderia causar a diferença sera que alguem concorda ? oque acham ?
  • LEANDROF1
  • Usuário Platinum
  • LEANDROF1's Avatar
  • Postagens: 256
  • Agradecimentos: 63
  • Registro em: 20/12/2010
    Ult. Visita: 30/04/2014

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 20:54 #203976

Boa noite LEANDROF1,

O delay entre a saída do sinal dos satélites e a chegada no receptor do usuário não interfere nesse caso. A medida de velocidade é feita por medição do Efeito Doppler a que são sujeitos estes sinais. Esse tipo de medição independe da distância, sendo usado até para calcular velocidade relativa de estrelas.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 21:01 #203978

NNunes escreveu:
Pude observar dirigindo um carro com rodas aro 13 que a diferença entre velocímetro e GPS é de aproximadamente 9 Km/h; já com aro 16, 5 ou 6 Km/h, ou seja, o aro também influi.
Nnunes, se lembra a que velocidade você mediu isso? O aumento do aro reduz a indicação do velocímetro para uma mesma velocidade real, ficando assim mais próxima daquela mostrada no GPS. Mas essa diferença de 3 a 4km/h com variação apenas de aro 13 para 16 seria esperada para uma velocidade bem baixa, em torno de 20km/h. Provavelmente a medida foi feita a uma velocidade maior e um perfil menor de pneu no aro 16 estava compensando boa parte, o que normalmente se faz.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 21:07 #203979

Este é um assunto muito interessante, mas comentarei pouco...

Existem vários tipos de velocímetros, alguns (a maioria) são mecânicos e outros digitais; alguns possuem cabos ligados na saída da transmissão e outros no virabrequim. Alguns usam só engrenagens, outros usam a ideia de "corrente de Foucault". Mas na prática todos têm alguma engrenagem. Este é o ponto!

A ideia básica é que a rotação do motor seja convertida, através das engrenagens, em ciclos (ou tensão) que correspondem à velocidade do veículo. É tão fácil assim? Claro que não! Tudo que é mecânico tem perdas quando se usa engrenagens. Exemplo: décadas atrás os fabricantes automotivos tentavam vender a ideia que a potência de um motor deveria ser aquela na saída do motor (muitíssimo mais alta); o tempo passou e todos viram o tamanho da enganação. Claro, basta mudar o peso do carro para ver que a potência pode não dizer muita coisa. Atualmente a potência válida é aquela medida na roda, após passar por várias etapas (como transmissão, caixa de redução, etc.). Porém já se fala na relação peso/potência e não apenas na potência; vamos ver o que acontece com o tempo.

Se por um lado o velocímetro usa a rotação do veículo para medir a velocidade, o dispositivo gps usa a variação das coordenadas (grosso modo, o espaço percorrido) a cada intervalo de tempo pré-definido. Em física básica se sabe que velocidade é igual a variação do espaço percorrido pela variação do tempo. Se o veículo for conduzido em linha reta, a velocidade exibida por um gps será bastante precisa, supondo que o contador de tempo (relógio interno) seja razoavelmente preciso. Notem que a velocidade dada pelo gps depende da precisão do mesmo (coordenada a coordenada) e do relógio.

Mas afinal, qual é mais preciso, o velocímetro do carro ou o gps? Depende... O velocímetro (carro) não consegue ser atualizado em tempo real durante aceleração vigorosa, normalmente apresenta falhas. Além disso, o velocímetro (do carro) apresenta uma margem de erro que é "aceita" e que varia com a velocidade: até 60 km/h ele é bem preciso, acima disso os erros começam a aumentar. Se a qualidade do equipamento (velocímetro) for ruim, o erro cometido será maior. Não conheço a regulamentação atual, mas o erro não deve ser superior a 10% (por isso a tal "tolerância" dada nos radares, etc.). É fácil ver que um carro a 200 km/h poderia estar abaixo (ou acima, mas quase nunca) cerca de 20 km/h da velocidade real.

Já o gps "faz as contas" usando a conhecida fórmula do quociente do espaço percorrido pelo intervalo de tempo. Mas o gps, para fazer "as contas", depende de capacidade de processamento e memória (nem sempre boas). Em acelerações bruscas o gps não vai conseguir "fazer as contas" com precisão e vai exibir um valor diferente do esperado, quase sempre abaixo, pois mantém os valores anteriores até que sejam atualizados.

Como sair deste dilema? Fixando variáveis... A única maneira de saber qual é o mais preciso (velocímetro do carro ou do gps) é manter a velocidade constante durante um bom tempo. Se fizermos este teste é possível ver que a velocidade exibida no gps será sempre menor do que a do velocímetro do carro. Claro, "as contas" feitas pelo dispositivo gps ficam mais precisas e, portanto, se tornam mais confiáveis. Já o velocímetro do carro continua dependendo do erro introduzido pelo conjunto (engrenagens, ímãs, etc.).

Resumindo: em condições favoráveis de testes (pelo menos velocidades constantes, ou sem acelerações bruscas), a precisão do gps será muito maior do que aquela exibida pelo velocímetro do carro (que historicamente sempre exibiu valores muito acima do real).

Porém, em velocidades elevadas, a margem de erro (diferença entre as duas medições) não deveria ser alta. Em meu carro, em várias velocidades comparadas, a diferença nunca passou de 5 km/h.

Valores elevados podem ser consequência de duas coisas: o número de satélites "encontrados" é baixo (o que diminui a precisão do gps); o velocímetro do carro apresenta um erro de fabricação.

Para encerrar: já notaram que em fórmula 1 nenhum carro tem velocímetro e que a medição oficial é feita com aparelhos dispostos ao longo da pista? O motivo é simples: qualquer dispositivo embarcado para medição de velocidade não é totalmente confiável. ;)

[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 22:20 #203983

Fábio M. escreveu:
O aro influi quando o mesmo é trocado por outro diferente do original e o velocímetro não é reajustado - poucas pessoas fazem essa nova regulagem.

Fábio,

O carro (aro 16) é usado, por isso não sei dizer se o velocímetro foi trocado, já o carro (aro 13) tanto o velocímentro quanto o aro são originais. Velocímetro digital.

fidelis.forum escreveu:
Nnunes, se lembra a que velocidade você mediu isso?

Fidelis,

A velocidade era por volta de 120 Km/h.

Xamanian escreveu:
Não conheço a regulamentação atual, mas o erro não deve ser superior a 10% (por isso a tal "tolerância" dada nos radares, etc.).

Xamanian,

Conforme tabela do denatran (Resolução 396, acima), exibida com velocidades Km a Km, a variação quanto às tolerâncias está assim:

Até 100 - margem de tolerância - 7 Km/h;
100 a 113 - 8 Km/h;
113 a 126 - 9 Km/h;
126 a 140 - 10 Km/h;
140 a 153 - 11 Km/h;
153 a 166 - 12 Km/h;
166 a 179 - 13 Km/h.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1837
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
Última Edição: 25 Set 2013 22:29 por NNunes.

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 25 Set 2013 22:30 #203984

Boa noite à todos!

Amigo Xamanian...

Diante destas considerações, profundas por sinal, resolvi fazer um teste antes de assumir que seja problema no velocímetro e fazer um test drive em outro veículo do mesmo modelo, para comparar o meu tem só 2786 km percorridos!
Método 1:

Manter aceleração constante à 80km/h, observando o mostrador do gps, como se comporta e o intervalo de tempo em que atingirá o mesmo valor do velocímetro.

Método 2:

Acelerar e desacelerar rapidamente (Frenagem), observando o mostrador do gps, como se comporta e o intervalo de tempo em que atingirá o ponto de "repouso".

Desta forma acredito eu que terei dados em condições distintas para avaliar os resultados, se for possível farei um vídeo demonstrando os testes. :oks
  • Pandorum
  • Intermediário
  • Pandorum's Avatar
Pandorum [Winchester]
[Henry Ford]

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 26 Set 2013 00:14 #203992

Olá pessoal

Aferição do velocímetro (%)
Velocidade indicada (km/h) Velocidade real (km/h) Erro (%)
40 39,6 1,0
60 57,8 3,8
80 78,4 2,0
100 98,6 1,4
120 117,7 1,9

A tabela acima consta do teste do Chevrolet Monza 1991.
Notem que as discrepâncias são variáveis (mas muito longe de 20 Km/h).

Qto a mudança de aro, é aconselhável mudar o pneu para um de perfil diferente, para tentar manter o perímetro do pneu o mais aproximado do original.
Voltando ao Monza, o modelo GLS 1995 saiu com duas medidas de aro diferentes: aro 13 com pneu de perfil 70, e aro 14 com pneu de perfil 65.
A tomada dos velocímetros sai da caixa de marcha, na maioria dos carros, no eixo secundário, mas pode ser também na roda, como é no fusca.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 26 Set 2013 00:17 por luizcarlosrio.

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 26 Set 2013 03:06 #203994

Grande xamanian,

Me permita um aparte nesse assunto apaixonante.
Já o gps "faz as contas" usando a conhecida fórmula do quociente do espaço percorrido pelo intervalo de tempo.

Na verdade, os navegadores não calculam a velocidade dessa forma. Lembrando que cada leitura de posição pode tipicamente estar "fora" por uns 10m, quaisquer duas leituras consecutivas separadas por 1 segundo poderiam dar um erro de até 20m/s, ou 72 km/h, bastante inaceitável. Ao invés disso, o receptor mede a quantidade do desvio Doppler (alteração da frequência) do sinal de rádio que chega dos satélites. Como a frequência original é conhecida, qualquer variação para mais na mesma significa que o transmissor (satélite) está se aproximando do receptor. Para menos, está se afastando. A quantidade de desvio dá a medida da velocidade. Medindo dessa forma, a precisão da velocidade fica na faixa de uma fração de 1 km/h.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 26 Set 2013 03:15 por BrunoBL.

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 26 Set 2013 10:09 #204008

BBL e Xamanian:

Assunto apaixonante, sem dúvida!
  • "GPS Doppler tracking data from multiple satellites provides a very accurate and very easy way of measuring average speeds. The longer the measuring period is, the more frequent are Doppler speed samples and the more GPS units are used simultaneously to measure the same speed - the better the accuracy.

For a speed event of 20 seconds or more, the average speed measurements with accuracy as high as 0.01 knot is possible with technology that exists today: the GT-11 unit from Locosys"

Aos afeitos à linguagem bretã recomendo a seguinte leitura: Mas a questão central continua: cuidado todos que andam por Barueri, que parece ser a cidade de nosso amigo Pandorum!
Imaginem ele mantendo 160km/h por 20s e olhando fixamente para a tela do GPS! Cruzes! :bua :evil:
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
  • Postagens: 1001
  • Agradecimentos: 1218
  • Registro em: 29/10/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 26 Set 2013 12:09 #204017

Bom tarde à todos!

Adinis.

Já entendi que preciso aliviar o pé, hehe... acontece que sofri muito com 1.0 e o bichinho 1.5 responde muito bem. :hihihi
Há umas mensagens atrás o amigo NNunes me deu uma dica que vou procurar seguir, " mesmo não tendo radar, trânsito lento e a rodovia em boas condições em alguns trechos, (Fernão dias São Paulo<<>>Minas), Bandeirantes (Campinas <<>> São Paulo) pode surgir um imprevisto, animal, vento ou qualquer outra coisa, como viajo a maior parte do tempo sozinho é difícil respeitar isso" :bye
Sou novato como motorista, dirijo há apenas 3 anos, maior parte em Rodovias, antes da maravilha do gps paguei alguns denários à mafia dos radares e pedágios agora a história é outra, há 1 km já estou sabendo onde ele está, aí é só frenar para o abraço.
Tenho notado também que em velocidade acima de 140km/h existe um certo ruído e em alguns momentos uma vibração por todo o veículo e a direção fica mais pesada.

Além disso andei lendo um pouquinho e vi que existe todo um procedimento para determinar a velocidade máxima suportada pela rodovia.
Então:

Entendi que não é porque o veículo suporta determinada velocidade que eu devo atingi-la.

O instrutor no CFC fazia questão de mencionar que a maioria dos acidentes de trânsito são antes de tudo crimes de trânsito!

De qualquer forma agradeço a orientação, vou me reeducar para o transito!

Esta imagem é semelhante ao meu painel, posiciono o gps pouco acima quando vou fazer o teste desta forma a visualização é bem rápida, o que não significa que não seja perigoso...

Obrigado...

destaque-home-painel.jpg
  • Pandorum
  • Intermediário
  • Pandorum's Avatar
Pandorum [Winchester]
[Henry Ford]
Última Edição: 27 Set 2013 01:08 por Fábio M.. Razão: Anexei a imagem ao post

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 26 Set 2013 13:03 #204023

Entendi que não é porque o veículo suporta determinada velocidade que eu devo atingi-la.

Vc entendendo isto, todos aqui que lhe enviaram mensagens, já se sentem felizes e aliviados! Já podemos viajar a Barueri e arredores sem sustos! :oks :oks :oks
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
  • Postagens: 1001
  • Agradecimentos: 1218
  • Registro em: 29/10/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 26 Set 2013 13:54 #204034

NNunes escreveu:
Fidelis,

A velocidade era por volta de 120 Km/h.
Legal ver quando os modelos matemáticos batem com a experiência real. No fundo tudo se resume ao perímetro da roda, resultado basicamente do tamanho do aro mais perfil do pneu, ou seja quanto se desloca a cada giro da roda. O velocímetro só conta esses giros e usa o perímetro conhecido previamente em seus cálculos, considerando o intervalo de tempo.

Se você conseguisse dobrar o raio da roda, consequentemente seu perímetro, o velocímetro marcaria V para uma velocidade real 2V. No seu caso, a queda de 3 a 4km/h na diferença velocímetro X GPS corresponde a 3% da velocidade 120km/h, o que indica um aumento de perímetro da mesma ordem, 3%, naturalmente compensado pelo perfil, já que o aumento do aro foi bem maior. Esses 3% são o máximo que as tabelas de mudança de aro com correção de perfil prescrevem.

OBS:
1- Supondo que o aumento de aro foi no mesmo veículo.
2- Tudo isso é só teoria e palpite, não entendo absolutamente nada de carros, mas enquanto rola o papo tomo mais um gole ;)

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 26 Set 2013 20:14 #204053

Ao invés disso, o receptor mede a quantidade do desvio Doppler (alteração da frequência) do sinal de rádio que chega dos satélites.

Bruno

Quer dizer que, passados mais de 30 anos, continuo navegando com auxílio do velho Doppler?

Se o gps, como vc disse, faz a medição da velocidade de deslocamento através da medição da variação de frequência dos transmissores nos satélites, por que ele não usa isso, como faziam os sistemas de navegação Doppler, para definir também o rumo do deslocamento e as distâncias?
Dessa forma os satélites poderiam abandonar seus relógios atômicos, imprescindíveis para que o receptor gps calcule o atraso do sinal e com isso se oriente em relação aos satélites.

Estou falando sem conhecimento profundo do assunto, será que acabo de inventar um novo sistema de gps? :whistle:

Abraços
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 26 Set 2013 21:40 #204061

Salve Luiz,
Quer dizer que, passados mais de 30 anos, continuo navegando com auxílio do velho Doppler?

Isso mesmo, o receptor usa o processo para calcular sua velocidade e rumo. Já para as distâncias (e portanto o posicionamento) usa-se o tempo decorrido entre a transmissão ocorrida nos satélites e a recepção no aparelho do usuário.

Os satélites não podem abolir os relógios atômicos, pela necessidade da precisão exigida: Com qualquer outro tipo de relógio (de quartzo, por exemplo) a bordo, a tão desejada precisão de posicionamento de poucos metros não seria possível.

Abraços,
BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 27 Set 2013 07:45 #204090

Os satélites não podem abolir os relógios atômicos, pela necessidade da precisão exigida: Com qualquer outro tipo de relógio (de quartzo, por exemplo) a bordo, a tão desejada precisão de posicionamento de poucos metros não seria possível.

Bruno

Acho que vc não entendeu minha proposta para um sistema gps que use só o efeito doppler:

Como só seria usado esse efeito, para tudo, como era nos velhos sistemas de navegação aérea, não haveria mais necessidade de relógios, visto que a medição do atraso de chegada do sinal não seria mais necessária. Interessaria ao receptor só o posicionamento e a frequência de transmissão dos satélites.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 27 Set 2013 07:50 por luizcarlosrio.

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 27 Set 2013 09:37 #204091

Luiz,
Interessaria ao receptor só o posicionamento e a frequência de transmissão dos satélites.

No sistema GPS, isso não seria possível: o desvio de frequência percebido pelo receptor varia exclusivamente em função da velocidade relativa entre este e o transmissor, não sendo influenciado pela distância. Portanto, não é possível o posicionamento absoluto apenas com Doppler.

Do livro Radio Navigation Systems for Aviation and Maritime Use:

"Doppler navigation is essentially not a method of position fixing, but an aid to dead reckoning."

EDIT (para quem não está confortável com o idioma) - "A navegação Doppler é essencialmente não um método de determinação de posição, mas um auxílio à navegação estimada".

Que me lembre, os sistemas de navegação Doppler podiam ser híbridos (quando usado em conjunto com VOR, LORAN, etc) e nesse caso forneciam posicionamento, ou "puros", quando usavam exclusivamente o efeito citado e forneciam apenas solução de velocidade e rumo para auxílio à navegação estimada (localização a partir da última posição conhecida). Nesse sentido, o GPS pode ser considerado também um "Doppler híbrido": o desvio de frequência fornece solução de velocidade e rumo, e o tempo de viagem dos sinais fornece o posicionamento.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 27 Set 2013 10:51 por BrunoBL.

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 01 Nov 2013 13:28 #207071

Pandorum eu tb tenho um toyota Etios, o meu é 1.3 XS e tem o mesmo problema com relação a veocidade registrada no velocimetro e no gps, só que tb comparei com um corsa 1.0, uma meriva 1.4, um palio 1.3 e um peugeout 307, e só o meu Etios teve uma marcação tão diferente com relação ao GPS e aos outros carros. Levei em duas concessionárias e ambas diseram que era normal e que quando verificado a diferença não era tão grande, ou seja, só me enrolaram, porque quando eu pedi para fazer o teste junto eles pediram para marcar uma nova data, etc... Resumindo o problema deve mesmo ser da montadora querendo não correr riscos de processo quanto a velocidade marcada no veivulo deles.
  • daniel_amaro
  • Iniciante
  • daniel_amaro's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 06/05/2012
    Ult. Visita: 01/11/2013

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 01 Nov 2013 14:05 #207076

Boa tarde!

daniel_amaro...

Concordo plenamente que é enrolação mesmo...
Fiz vários testes conforme as leituras no decorrer do tópico, conclusão:

1 - O leitor de velocidade do gps se estabiliza conforme a velocidade é "constante", fiz alguns testes na Dutra e na Imigrantes e permaneci a maior parte do trajeto numa velocidade por volta de 80 km/h e o gps manteve-se em 70 km/h.

2 - A confirmação de que o "velocímetro" do gps é confiável veio após passar por uma radar com limite de 60km/h a 70km/h no velocímetro do Etios e ainda não consta multa no site Detran.

Por enquanto é isso...
  • Pandorum
  • Intermediário
  • Pandorum's Avatar
Pandorum [Winchester]
[Henry Ford]

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 26 Dez 2013 16:58 #210831

Caros confrades, já testei em mais de 3 carros, e com vários navegadores e vários aparelhos.
O que ocorre é o seguinte: o marcador de velocidade do GPS dá sempre em torno de 8 km/h a menos que o velocímetro do carro.

Podem notar que quando o carro marca 80 km/h, o GPS vai marcar cerca de 72 km/h.

Alguém sabe dizer em qual dos dois confiar quando desacelerar por conta de um radar?
Eu, na dúvida, sempre confio no do carro....se errar, erra pra mais e não me pega......rsrsrsrs

Abraços! :p
  • medichina
  • Usuário Gold
  • medichina's Avatar
  • Postagens: 181
  • Agradecimentos: 35
  • Registro em: 18/01/2011
    Ult. Visita: 15/01/2014
Última Edição: 27 Dez 2013 02:09 por Fábio M.. Razão: Tópico movido

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 26 Dez 2013 17:29 #210833

olá medichina
As montadoras já fazem isso de proposito, é uma prevenção para não dar justiça futuramante, se vc trafegar com a velocidade de seu veiculo nunca vai tomar multa.
Quanto a velocidade do GPS pode confiar é precisa.
Abrçs. Eduardo
  • eduardo.x
  • Usuário Platinum
  • eduardo.x's Avatar
  • Postagens: 416
  • Agradecimentos: 106
  • Registro em: 30/11/2010
Última Edição: 27 Dez 2013 02:09 por Fábio M.. Razão: Post movido

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 26 Dez 2013 20:39 #210840

tudo é uma questão de fisica...muitos carros saem de fabrica com um tipo de pneus...ou seja, o aro..ai as pessoas trocam...ai sempre vai dar diferença pra menos ou pra mais...e tem veiculos que vc pode mudar o pinhão do velocimetro....
  • martinho_cba
  • Usuário Platinum
  • martinho_cba's Avatar
  • Postagens: 566
  • Agradecimentos: 91
  • Registro em: 03/11/2011
    Ult. Visita: 23/11/2016
Última Edição: 27 Dez 2013 02:10 por Fábio M.. Razão: Post movido

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 26 Dez 2013 20:47 #210842

Em vários radares que passo aqui em BH, que mostra a sua velocidade, sempre bate com a do GPS e no velocímetro +/- 10 a menos.
  • davidsondg
  • Iniciante
  • davidsondg's Avatar
  • Postagens: 9
  • Registro em: 15/12/2013
    Ult. Visita: 30/10/2016
Última Edição: 27 Dez 2013 02:10 por Fábio M.. Razão: Post movido

GPS Informa velocidade 10 a 20 Km/h inferior ao Velocímetro do carro 26 Dez 2013 21:36 #210853

Aqui em Porto Alegre também bate exatamente com todos os radares. No meu carro também fica abaixo do que marca o velocímetro. E dos outros carros que tive também era assim.
  • maurocervo
  • Usuário Gold
  • maurocervo's Avatar
  • Postagens: 196
  • Agradecimentos: 116
  • Registro em: 27/02/2011
    Ult. Visita: 15/11/2016
Ipanema
Porto Alegre - RS
Última Edição: 28 Ago 2014 09:22 por Fábio M.. Razão: Post movido / Retirada de citação
  • Página:
  • 1
Time to create page: 1.050 seconds