Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: localização adiantada

localização adiantada 30 Ago 2013 22:30 #201662

O meu GPS está mais ou menos uns 100 metros de diferença a localização será que alguém pode me ajudar?
  • marsu
  • Iniciante
  • marsu's Avatar
  • Postagens: 23
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 30/08/2012
    Ult. Visita: 31/07/2014
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

localização adiantada 31 Ago 2013 11:39 #201702

marsu

Não, não existem soluções recomendáveis para isto, isto é uma característica do sistema gps para uso civil.

Muitos são os fatores que contribuem para estes erros, ou seja, desde os erros do mapa como da qualidade do hardware do gps e principalmente da quantidade e da distância física entre o gps e os satélites detectados, lembrando que quanto mais próximos da linha do horizonte estiverem estes satélites maior será distância e consequentemente maior o erro.

O que pode ser feito para minimizar o problema é o realinhamento dos satélites pelo menu do gps, isto provavelmente irá sincronizar o gps com satélites mais próximos o que certamente diminuirá a margem de erro.

Nautillus
  • Nautillus
  • Usuário Gold
  • Nautillus's Avatar
  • Postagens: 182
  • Agradecimentos: 108
  • Registro em: 26/07/2013
    Ult. Visita: 21/02/2015
Última Edição: 31 Ago 2013 11:40 por Nautillus.

localização adiantada 31 Ago 2013 14:32 #201711

Boa tarde amigos,

marsu -
Erro de 100m costuma ser causado por mapa não muito bem alinhado na sua região. Em alguns locais de SC tenho erros de quase meio quilometro com mapa TT/Teleatlas, e no mesmo local consigo a precisão esperada de 10m com mapa Navteq. Em outras localidades, a situação provavelmente se inverte: são os mapas TT/Teleatlas que são melhores. Não custa experimewntar outro mapa.

Nautilus -
O cenário que imagino de um erro desses relacionado aos próprios satélites é o de cânion urbano (prédios, casas) ou outros obstáculos que tirem a visão de boa parte do céu. Nessas condições, os únicos satélites visíveis ficam concentrados numa mesma região do céu visível e/ou alinhados, o que não dá boas condições para a trilateração da posição.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 07/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 31 Ago 2013 14:45 por BrunoBL. Razão: erros de digitação
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Nautillus

localização adiantada 31 Ago 2013 14:42 #201713

OK ! Bruno BL.

Canion Urbano, ótima definição, certamente qualquer obstáculo entre o gps e os satélites diminuem ou isolam completamente a recepção dos sinais dos satélites.

Moro em apartamento, e tenho vários gps e para minha surpresa o GPS Foston FS-3D717 é o único que consegue detectar alguns satélites
dentro da sala de estar, isto me leva a crer que a qualidade do hardware do gps tem uma enorme influência na recepção dos sinais.

[ ]s

Nautillus
  • Nautillus
  • Usuário Gold
  • Nautillus's Avatar

localização adiantada 31 Ago 2013 15:07 #201715

Boa tarde Nautillus,

o problema citado acima concordo que possa ser um desalinhamento do mapa, e um atraso no cursor você saberia como pode ser ajustado? o meu Navegador Becker está mais ou menos 50 metros atrasado em relação ao mapa posição original, os outros Navegadores o posicionamento está correto.
Obrigado pela atenção.
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
  • Postagens: 2007
  • Agradecimentos: 891
  • Registro em: 03/07/2011
GPS Siga-Me Imagem Primo 2.0.1
GPS Airis E350 iGO Amigo

localização adiantada 31 Ago 2013 16:25 #201721

Amoriello.

Popularmente dizemos que cada caso é um caso.

Como eu disse acima vários fatores contribuem para o desalinhamento do cursor em relação à posição gps, ou seja a posição real.

Não mencionei a questão do navegador, e não querendo fazer nenhum tipo de comparação entre este ou aquele navegador observei que muitos usuário do navegador Primo estão tendo este problema, principalmente em velocidades maiores, onde muitas vezes o cursor é mostrado com um acentuado atraso em relação à posição gps ou posição real como citei acima.

Certamente não sei o exato motivo disto, pré suponho que isto ocorra devido a enorme quantidade de informações que precisam ser processadas a cada instante, obviamente um gps com o clock de processador de 800 mhz é muito mais rápido em processar as informações do que um de 500 mhz, isto é qualquer coisa de uma diferença de 60%, mas com o disse é apenas uma suposição que pode estar certa ou errada.

Sou um gps maníaco, as vezes viajo com vários gps ligados simultaneamente onde a minha namorada diz que o meu carro parece uma UTI móvel. De uma maneira em geral as velocidades mostradas nos gps são praticamente a mesmas, a título de exemplo se eu manter uma velocidade fixa de 100 km\h todos eles estarão mostrando a velocidade de 100 km\h a exceção de um ou outro que poderá mostrar a velocidade de 99 ou 101 km\h, mas seu acelerar rapidamente aumento a velocidade par 120 km\m certamente haverá uma enorme variação de velocidade momentânea, onde algum dos aparelhos se estabilizará em 120 km\h bem antes que os demais, sendo que alguns desses aparelhos demoram 2 ou até 3 segundos para se estabilizar em 120 km\h, então 3 segundos em uma velocidade de 120 km\h representam uma distância percorrida em torno de 100 m o que pode ser entendido também como um erro de localização.

Voltando a questão inicial, onde muitas vezes encontramos erros de localização em determinado local em algum momento, em outro momento no mesmo local estes erros poderão estar com proporções diferentes, simplificando o erro local de 50 m hoje poderá ser amanhã 10 ou de 100m. daí vem a teoria que dependendo dos satélites sintonizados existe uma enorme variação no erro de localização.

Nautillus
  • Nautillus
  • Usuário Gold
  • Nautillus's Avatar
Última Edição: 31 Ago 2013 20:14 por Nautillus.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Amoriello

localização adiantada 31 Ago 2013 19:40 #201729

Marsu

O pessoal já deu algumas explicações para o seu problema, mas deixa eu dar mais uma.

Para começar, vc não deu muitas informações a respeito de como a sua posição fica defasada em 100 metros.
É a seta (ou carrinho) ou é aquele pontinho que rodeia a seta que fica 100 metros fora do que deveria?

O Primo e outros navegadores automotivos sempre colocam a seta sobre uma rua (menos no modo pedestre), isto é, se o ponto, que é o indicador da posição real em que o navegador acha que vc está, estiver equidistante de duas ruas paralelas ou não paralelas, ele pode colocar a seta ou o carro na rua errada.

A melhor maneira de saber se o gps (hard ou software) está com problemas é fazer um teste em campo aberto, eliminando todas aquelas variáveis negativas citadas pelos colegas.
Isso experimentando mais de um mapa, como também foi citado.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 31 Ago 2013 19:42 por luizcarlosrio.

localização adiantada 02 Set 2013 18:46 #201889

Boa noite Nautillus,

sei que você deu vários fatores para o fato da localização não ser real, mas hoje andando com GPS ligado sem rota traçada e prestando bem atenção, constatei que se trata de uma diferença de 50 metros de atraso em relação a posição real, mas veja bem não se trata de uma velocidade pois eu posso acelerar o quanto for que o Carro(Cursor) vai me acompanhar na mesma distancia até eu parar, é como se eu estivesse com uma cabo de aço de 50 metros engatado no meu carro e no Carro(Cursor), quando eu arranco o cursor fica parado até o cabo esticar e começar a puxar aí quando paro em um Semáforo o cursor me alcança e parada também no mesmo local até eu sair de novo e ele ficar para trás nos mesmos 50 metros, ai vem o mistério, será que é alguma configuração a fazer ou é um problema do executável? estou colocando essa situação somente para ser desvendado pois poderá ajudar a outros foreiros, o Navegador citado é um iGO Becker versão 8.5.12 que eu tenho somente como coleção.
quem sabe alguém já passou por esta situação e conseguiu corrigir.
Obrigado pela atenção.
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
GPS Airis E350 iGO Amigo

localização adiantada 02 Set 2013 20:04 #201895

Amoriello escreveu:

o problema citado acima concordo que possa ser um desalinhamento do mapa, e um atraso no cursor você saberia como pode ser ajustado?

Amoriello,

Veja o que disse o Sherlock a respeito do cursor (seta/carrinho) e o pontinho (posição real do GPS).

Sherlock escreveu:
Pessoal

Sabe aquele "pontinho" que aparece na tela junto com o cursor ?
Aquela é, para o navegador, a posição real de seu dispositivo GPS
Para a maioria das pessoas o cursor "segue" o pontinho, ou seja, na medida em que o GPS se desloca o carrinho / seta / tapete voador vão no embalo e fazem o mesmo caminho indicado

O ajuste proposto neste tópico faz "projetar" a tendência do deslocamento num período de tempo de milissegundos
Dependendo do "tempo" definido do parâmetro, o cursor passará a se comportar de um modo diferente:
- mais próximo do pontinho
- sobre o pontinho
- à frente do pontinho

Para que fazer este ajuste ?
Se você não se incomoda com a pequena diferença que eventualmente haja em seu aparelho, esse ajuste não é para você
Mas por outro lado, pode ser que você se reconheça em alguma das situações seguintes :
- Se a correção existe e está presente nas skins, alguma função ela tem. No meu ponto de vista: dar mais realismo à navegação, compensando o tempo perdido no processamento e na compilação do posicionamento do GPS
- Sem a correção, o cursor estará sempre DEPOIS do pontinho (ou da posição real). Nesta situação, se estiver procurando um endereço pela numeração da rua mostrada em seu GPS, por exemplo, no instante em que a numeração aparecer em seu display o local real já terá ficado para trás
- A modificação muito simples de ser feita

Algumas skins já tem esse ajuste nas "Opções Avançadas" , no ítem "Correção de Atraso da Posição"
Nos que não têm, o mesmo efeito pode ser obtido adicionando-se o parâmetro no grupo [gps] do sys.txt :

[gps]
delay="100"

O valor do delay que mais aproxima o cursor do pontinho, pelo que pude observar, está entre 50 e 250 (milissegundos)
A variação vai depender do hardware do GPS. Não recomendo utilizar valores muito maiores que 250 para evitar efeitos colaterais, como por exemplo você entrar num cruzamento e o cursor seguir adiante

Experimentem e compartilhem !

Sherlock

Clique aqui.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1839
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016
Última Edição: 02 Set 2013 20:08 por NNunes.

localização adiantada 02 Set 2013 22:02 #201911

Boa noite NNunes,

como o Becker não tem uma skin para poder ajustar como citado, então já adicionei a chave [gps] amanhã mesmo vou fazer o teste, obtendo resultado positivo reporto aqui assim o próprio autor do tópico terá seu problema resolvido.

Obrigado.
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
GPS Airis E350 iGO Amigo

localização adiantada 02 Set 2013 22:41 #201916

Amoriello:

Tive este problema instalando um Primo 1.1 em um gps 3.5 com processador de 400 MHz e 64 Mb de RAM. Testei os parâmetros citados pelo Sherlock, mas não senti melhora significativa. No meu caso parecia mesmo que era um problema de processamento gráfico lento, por isso ao parar o carro em um semáforo a posição no mapa "atualizava".

Abrçs.
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar
  • Postagens: 769
  • Agradecimentos: 786
  • Registro em: 26/10/2011
    Ult. Visita: 07/11/2015
Última Edição: 02 Set 2013 22:42 por Xenon.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Amoriello

localização adiantada 02 Set 2013 23:27 #201920

Pessoal, então vamos botar mais lenha fogueira.

Como é do conhecimento de todos aqui no fórum, o sistema gps é composto por 30 satélites em operação e dois de reserva (Standby).

Como todos sabem também, todos estes satélites tem a sua hora (Relógio) sincronizados perfeitamente no mesmo horário com uma pequena variação entre um e outro na ordem de 1 bs (Um bilionésimo de Segundo), no entanto, o que nem todos sabem é que as informações vindas dos satélites tais como as coordenadas de onde eles estão localizados no momento, a altitude e obviamente a hora, viajam pelo éter a uma velocidade de 300.000 km\s (Trezentos Mil Quilômetros por Segundo), não sou muito bom em aritmética mas uma diferença de 1 bs pode causar uma diferença de distância propriamente dito na ordem de uns 30 m.

Esquecendo qualquer erro dos mapas ou do hardware do gps, proponho que se faça um teste bastante simples, mas que certamente vai
confirmar esta tese.

Independente de qualquer navegador que esteja instalado no gps, vamos gravar um trajeto entre dois pontos A e B, este trajeto pode ser a título de exemplo, entre a casa (Residência) do interessado e o seu local de trabalho.

Então durante um dia por semana este trajeto será gravado o que pode ser feito em um mês (Quatro semanas), em um total de quatro gravações. Importante que todas as gravações sejam feitas com o mesmo mapa e os mesmos ajustes no gps e que os locais transitado também sejam os mesmos.

Ao se confrontar os quatro trajetos sobreposto um sobre o outro certamente iremos encontrar muitas variações quer sejam para direita ou para a esquerda ou muitas vezes por ruas paralelas.

Mas nem tudo é desgraça neste universo apenas supondo que em determinado momento o satélite apresente um erro de 30 m para a direita e o mapa um erro de 30 m para a esquerda, então -30 com +30 é igual a zero, então a precisão é absoluta, isto ainda supondo
que o hardware do gps não tenha erro algum, mas se o gps apresentar um erro de 30 somados aos mais 30 do mapa mais os 30 do satélite aí teremos um erro de 90 m.

Isto não é mágica e nem bruxaria, É erro mesmo !

Então meus amigos, não existem ajustes válidos para estas diferenças, e me corrijam se eu estiver apresentando algum tipo de erro.

[ ]s a todos

Nautillus

EDIT- Onde menciono : Um 1 bs (Um Bilionésimo de Segundo) entende-se por : 1 ms (Um Milésimo de Segundo)
  • Nautillus
  • Usuário Gold
  • Nautillus's Avatar
Última Edição: 04 Set 2013 11:18 por Nautillus.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: BrunoBL, Amoriello

localização adiantada 04 Set 2013 08:53 #202041

Bom dia Nautillus,
uma diferença de 1 bs pode causar uma diferença de distância propriamente dito na ordem de uns 30 m.

Cheguei a outro resultado:
300.000km/s = 300.000.000 m/s
1ns (bilionésimo de s) = 10-9s = 1/1.000.000.000s = 0.000000001s

Distância percorrida em 1 ns: 300.000.000 * 0.000000001 = 0,3m ou 30 centímetros.

Levando em conta fontes variadas de erros, a precisão média dos GPSs civis cai para algo em torno de 10m (mas claro que o erro de alinhamento do mapa pode ser muito maior).

Acabo de fazer a experiência que você sugere, mas de maneira modificada: ao invés de gravar um trajeto percorrido, deixei um GPS do lado de fora da casa, imóvel, com a função gravar trilha (track) ativada. Como o aparelho ficou imóvel, a "trilha" gravada mostra a variação (erro) do posicionamento do aparelho, durante o tempo de gravação da trilha. Durante todo o todo o tempo, que foi de uns 40 minutos, a variação máxima de posição foi inferior a 3m:

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 04 Set 2013 08:55 por BrunoBL. Razão: erros de digitação

localização adiantada 04 Set 2013 09:39 #202047

Bom dia amigos,

A quem tiver curiosidade, sugiro uma breve leitura desse interessante post do sete7, levemente relacionado a esse assunto

:)

Sherlock
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Última Edição: 04 Set 2013 10:24 por Sherlock.

localização adiantada 04 Set 2013 11:08 #202060

Correto BrunoBL.

Acabei de verificar o motivo do erro que cometi, pois tinha em mente que o possível erro em função da variação de tempo era de 30 m.

Sei que o erro é este mesmo de 30 m pois isto foi comentado por um cientista norte americano em um canal da Discovery nos EUA.

Passei parte desta manhã tentando descobrir a tal da diferença de 0.30 m para a de 30m e a causa disto na verdade é a precisão dos relógios dos satélites cuja precisão é de 1 ms (Um Milionésimo de Segundo) e não de um 1 bs (Um Bilionésimo de Segundo) como eu mencionei acima.

Quando escrevi o post acima, busquei as informações na minha memória biológica o que com certeza já está começando a falhar.

Achei bastante interessante o seu teste pois facilita bastante a sua execução, acredito que se ele for repetido periodicamente com frequência semanal e ou quinzenal, certamente encontraremos erros bem superiores ao que você avaliou.

Acredito que por um curto período (Duas Horas) talvez os satélites sintonizados tenham sido os mesmos, neste caso quase não existe margem de erros.

Agradeço a sua observação, o que me fez memorizar que a precisão dos relógios dos satélites é na ordem de : é um milionésimo 0.000001 e não de um bilionésimo 0.000000001 de segundo.

Forte abraço.

Nautillus
  • Nautillus
  • Usuário Gold
  • Nautillus's Avatar
Última Edição: 04 Set 2013 19:51 por Nautillus. Razão: Corrigir milésimo para milionésimo

localização adiantada 04 Set 2013 12:13 #202064

o que me fez memorizar que a precisão dos relógios dos satélites é na ordem de : é um milésimo 0.000001

Nautillus,

Não seria 0,000001 milionésimo?

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1839
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016

localização adiantada 04 Set 2013 13:46 #202078

Amigo Nautillus,

Como você sabe, quando falamos em precisão de GPS não nos referimos a termos absolutos mas a uma probabilidade de acerto (95% de certeza, 99% de certeza, etc). Creio que no programa que você cita, o cientista tenha se referido à precisão alcançável com 99% de certeza que de fato é da ordem de 30m. Em meu post eu me referia a uma amostra de 95% de certeza, mais usualmente empregada na indústria de GPS, em fóruns, etc.

Quanto ao rápido teste que fiz você está certo, 40 minutos é pouco tempo para aferir a precisão do GPS. No entanto, a experiência tem me mostrado que 10m é uma estimativa bastante razoável. Numa interessante página web posta no ar em maio/2001 para comemorar um ano do fim da SA, uma tabela mostra os dados coletados ao longo de um mês inteiro, em lotes de 24h de coleta de dados, cada. A melhor precisão alcançada em todo o experimento foi de 8,4m, e a pior, com três ocorrências, foi 10,2m.

Esses números refletem bem o que tenho observado pessoalmente, ao longo de muitos anos usando GPS.

Abraços, amigo,
BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

localização adiantada 04 Set 2013 20:25 #202114

Correto, NNunes.

Não tenho a menor dúvida que errei uma vez mais em escrever milésimo ao invés de milionésimo, acredito que agora esteja certo.

Valeu amigo, forte abraço.

Nautillus

BrunoBL.

Certamente o gps para uso civil tem uma margem de erro que como sabemos se origina por diverso fatores.

Houve uma época em que eu me preocupava muito com estes erros, tem alguns trechos na rodovia Anhanguera onde o mapa TeleAtlas de 2010 estava tão desalinhado que o cursor saia da rodovia, por não saber o motivo disto atribui o erro ao gps, na época eu usava o Foston FS 430, aquele pesadão, optei por adquirir o TomTom GO 620 que para a minha decepção apresentou os mesmos erros.

Só fui entender que o problema era o mapa quando instalei no final de 2010 o Navteq, que por sua vez não tinha estes erros.

Os familiares de minha namorada têm um sítio na região de Mairiporã próximo a capital de São Paulo, ficando este na área rural, então, a estrada de acesso não é mapeada e como para se chegar até ele existem muitas bifurcações e curvas para um lado e para o outro, gravei o trajeto com o recurso de gravar tracks do iGO.

Fiz isto algumas vezes, e o que chamou a atenção foi que cada gravação era diferente uma das outras, com erros para a esquerda ou para direita, curvas um pouco antes outras um pouco depois, não sei precisar a exata diferença, mas certamente em alguns casos ela foi superior a 50 m.

Só pude compreender um pouco melhor o motivo destes erros, depois que consegui entender o princípio de funcionamento do sistema gps.

Outra coisa que estou tentando descobrir é o motivo da diferença de erro entre o sistema civil e o militar, sendo que este último é inúmeras vezes mais preciso.

Tenho um amigo que conserta instrumentos de navegação aérea agrícola, em conversa ele me disse que a diferença está no hardware, enquanto o gps automotivo menos preciso e mais simples custa qualquer coisa de 100 reais enquanto o aeronáutico custa centenas de vezes mais.

Acredito que você esteja bem familiarizado com estes equipamentos, então talvez possa confirmar a autenticidade desta informação, ou não.

Forte abraço, amigo BrunoBL.

Nautillus
  • Nautillus
  • Usuário Gold
  • Nautillus's Avatar
Última Edição: 04 Set 2013 22:51 por Nautillus.

localização adiantada 05 Set 2013 10:57 #202157

Nautillus,

Rapaz, hoje em dia temos uma precisão bastante aceitável e nem nos damos conta (muitos não lembram ou não presenciaram) que no início, o GPS civil tinha precisão de 100m e já achávamos o máximo. Os militares americanos "injetavam" um erro proposital (a chamada "SA") no sinal disponível para os GPSs civis, degradando a precisão para 100m. Quando comprei meu primeiro GPS, vi que o o track "passeava" em torno do ponto fazendo uma infinidade de voltas deixando uma "mancha" de uns 100m de diâmetro ao redor de minha real posição. Mas era o que tínhamos então, e achávamos normal. Convivi com isso durante alguns anos até que um belo dia, em 2000, o Presidente Clinton decretou o fim da SA, e de um dia para o outro os GPSs civis tiveram a precisão aumentada por um fator de 10. Foi só então que aplicações como GPS automotivo com orientação curva-a-curva se tornou possível.

Seu amigo está certo, a razão da maior precisão do GPS militar americano está no hardware. Mas não se trata de uma questão de maior qualidade, mas sim um detalhe simples que os tornam muito mais precisos: um dos fatores que degradam a precisão dos GPSs é o atraso dos sinais ao atravessarem a atmosfera. Como cada satélite está numa distância diferente do observador, os atrasos não são constantes e não é possível uma correção constante para todos, daí o erro.

Imagine o sinal do GPS como um raio de luz passando por um prisma. Assim como a luz, ele é refratado e muda de direção ao passar pela atmosfera, o que aumenta a distância aparente do trajeto. Mas assim como a luz, que sofre diferentes graus de refração com diferentes comprimentos de onda (daí a separação em cores ao passar por um prisma), os sinais de rádio também sofrem diferentes graus de refração em função da frequência. A solução adotada para obter precisão da ordem de 1m nos GPSs militares é a seguinte: os satélites transmitem seus sinais não em uma, mas em duas frequências distintas, com características bem diferentes de refração (ou atraso) ao passar pela atmosfera. Os receptores militares recebem os sinais destas duas frequências simultaneamente, e comparando ambos, é possível eliminar ou reduzir drasticamente o erro de atraso. Uma das diferenças dos receptores civis em relação aos militares é que os civis recebem apenas um destes sinais, e não tendo como corrigir o atraso atmosférico, têm sua precisão reduzida para os valores citados nos posts acima.

A boa notícia é que os EUA têm planos para em breve autorizar os fabricantes de GPS civis a usar as duas frequências, o que possibilitará a qualquer mortal comprar GPS com precisão de 1m. Outras características, como a capacidade de funcionamento em alta velocidade, aceleração e altitude, permanecerão restritas aos modelos militares.

EDIT - Esqueci de comentar: O GPS aeronáutico, mesmo custando muito mais que o automotivo, está hoje sujeito à mesma precisão destes, por também não ter acesso às duas frequências de transmissão dos satélites.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 05 Set 2013 11:21 por BrunoBL.

localização adiantada 05 Set 2013 11:56 #202170

E isto ai, BrunoBL.

Acredito que com esta sua magnifica explicação fechamos esta polêmica discussão.

Aproveitei o tema e coloquei aqui no fórum um tópico com vários links explicando o funcionamento do Sistema GPS, embora com algumas informações divergentes entre um e outro autor, mas no geral dá para se entender bem o funcionamento deste sistema.

Aproveitando a sua ideia de gravar o track com o gps em condição estática, estou gravando de hora em hora por aproximadamente um minuto para cada gravação, o erro entre a posição real (Posição física do GPS) e a gravada que até agora está na ordem de +/- 20 metros.

O interessante é que existe um deslocamento espontâneo de um lado para o outro como se o gps estivesse em movimento de vai e vem.

Não sei por que motivos não estou conseguindo conectar o gps ao Note Book através do Windows Mobile Device, assim que conseguir vou capturar algumas telas e publicá-las aqui no fórum.

[ ]s

Nautillus
  • Nautillus
  • Usuário Gold
  • Nautillus's Avatar

localização adiantada 19 Mai 2014 01:38 #222267

Nautillus escreveu:
E isto ai, BrunoBL.

Acredito que com esta sua magnifica explicação fechamos esta polêmica discussão.
.
.
.
Aproveitando a sua ideia de gravar o track com o gps em condição estática, estou gravando de hora em hora por aproximadamente um minuto para cada gravação, o erro entre a posição real (Posição física do GPS) e a gravada que até agora está na ordem de +/- 20 metros.

O interessante é que existe um deslocamento espontâneo de um lado para o outro como se o gps estivesse em movimento de vai e vem.
.
.
.
Nautillus

Nautilus,

Não estou retomando a discussão, mas só para certificar-me, se o navegador que utilizou na experiência estava no modo "fora de estrada" ou "pedestre".

rover
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
  • Postagens: 165
  • Agradecimentos: 68
  • Registro em: 18/07/2011
    Ult. Visita: 28/08/2016

localização adiantada 19 Mai 2014 09:42 #222274

Bom dia roverrollt,

Enquanto o Nautilus não volta....

O único GPS automotivo que tenho em mãos no momento roda o iGO 8.3. Acabo de testar e nesse navegador ao menos, em qualquer modo de navegação (automóvel, pedestre, onroad, off-road) o track será gravado segundo a real posição do GPS, sem "colar" o mesmo às vias. Creio que no Primo o processo é o mesmo.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: roverrollt

localização adiantada 19 Mai 2014 10:19 #222278

Olá pessoal.

Só para soprar um pouquinho as brasas do tópico:

Eu li em várias fontes que a maior precisão do GPS, militar ou não, pode ser conseguida usando, além dos satélites, uma estação fixa em terra, como referência (WAAS ou EGNO).
Li também que existem gps topográficos com precisão de 3 mm!!!

WAAS (Wide Area Augmentation System) é uma rede de 25 estações de referência (WRS, Estação de Referência Wide Area-do-chão) que recebem sinais GPS. Eles foram entrevistados exatamente em termos de sua posição. Cada estação de referência determina desvio real e alvo pseudo-range.

Os valores de correção DGPS precisamente processados ​​são transmitidos para dois satélites geo-estacionários (Inmarsat) e sorriu de volta à Terra na freqüência GPS L1. Os sinais WAAS são recebidos por receptores GPS equipados para esta tarefa e tratados posteriormente.

Atualmente, a cobertura satélite WAAS está disponível apenas na América do Norte. Não há estações de referência terrestres na América do Sul, por isso mesmo que os usuários de GPS, não pode receber o WAAS, o sinal não foi corrigida e, portanto, não iria melhorar a precisão da sua unidade.

O EGNOS trata-se de um serviço gratuito e é "o primeiro contributo da Europa para a navegação por satélite”, afirma a Comissão Europeia. É um precursor do Galileo, o sistema mundial de navegação por satélite que a União Europeia (UE) está a desenvolver.
Este sistema complementar aumenta a precisão dos sinais de navegação por satélite na Europa, sendo que a exactidão dos actuais sinais GPS passa de dez para dois metros.

O sistema é composto por vários "transponders", instalados em três satélites geoestacionários, e por uma rede terrestre com cerca de 40 estações de posicionamento e quatro centros de controlo, todos interligados. A área de cobertura do EGNOS inclui a maior parte dos países europeus e o sistema tem capacidade incorporada para cobrir outras regiões, como o Norte de África e os países vizinhos da UE.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 19 Mai 2014 10:31 por luizcarlosrio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: roverrollt

localização adiantada 19 Mai 2014 22:34 #222342

Bruno,

Penso que a explicação para o sintoma que o Nautilus observou no track, seja de que ele tenha deixado fixo o aparelho dentro do Apartamento como ele citou. Se, ele possui um modelo que permite captar os satélites dentro da sala de estar, subentende que, onde ele mora, a recepção dos mesmos é difícil. Quem sabe a quantidade de canais ativos seja mínima, e na perda temporária de somente um, já poderá haver um deslocamento errôneo do cursor, ficando registrado no track.

Para tal teste, o ideal seria informar um número maior de satélites disponíveis, seguindo a dica do luizcarlosrio: em local aberto. E, se usar o Primo, poderemos analisar a velocidade do deslocamento e a altitude graficamente. Quanto ao iGo Primo, essa perda momentânea de um satélite, faz com que o cursor mude de posição no basemap, e o primo deve saber que em função do deslocamentoXtempo ele perdendo o satélite outra vez, aumente um pouquinho mais o desvio, enquanto não for possível determinar a nova posição, ele "andaria", "correria", "voaria" sem parar _ o cursor _ até terminar o "delay" informado no sys.txt. :)

Pesquisando ontem na wiki, observei como foi calculado a altitude MSL _nível médio do mar_, já para a altitude do GPS a referência é um elipsóide.

Luiz

Tenho lido em diversas fontes, e sei que usam essas antenas em Portugal. E que o WAAS não deu certo no EUA.

Em outro tópico, não quis prolongar os esclarecimentos no que tange a segurança para a aviação do uso de GPS embarcado.

Mas a GOL e a TAM já fazem uso de procedimentos RNP - AR - Approach, para pouso em Auto Pilot usando é claro no mínimo 1 sistema inercial, 2 Auto Pilot e 2 GPS interligados. A GE e a ANAC homologaram o Santos Dumont - RJ, para esses pousos de baixa altitude e se for o caso em curva, depois seria a vez do GRU.

Me informaram que aquele vídeo que alguém postou aqui no fórum, de um vôo entre montanhas e dentro de nuvens, com curvas lá na Nova Zelãndia, foi um procedimento de aproximação RNAV seguido de um tipo de RNP.

Para os demais que acessam o fórum deveriam fazer uma leitura para entender os termos que usei no parágrafo anterior, se tiverem interesse nesta página de um instrutor de vôo, trata-se de cultura geral, é para todos: RVSM - Asas do Conhecimento depois sigam o link no painel à esquerda para entender sobre procedimento RNAV e aproximações. Para quem, leu a instrução do link anterior, aprendeu um pouco sobre o uso de sistemas de navegação.

Seguem as noticias antigas nacionais: GOL é a primeira empresa no Brasil a utilizar procedimento que reduz o consumo de combustível
GE colabora com primeiro voo de rotas virtuais do Brasil
GOL é a Primeira Companhia Aérea Brasileira a utilizar RNP-AR-Approach
RNP Autorizado

Para aqueles que não tem tempo de ler, interpretem por imagens é mais fácil: não vou colocar o link porque já sabem fazer isso:
Acessem o Google, cliquem no link "Imagens", digitem na caixa de busca: rnp ar approach chart ou rnav rnp

boa leitura!
abs,
rover
  • roverrollt
  • Usuário Gold
  • roverrollt's Avatar
  • Postagens: 165
  • Agradecimentos: 68
  • Registro em: 18/07/2011
    Ult. Visita: 28/08/2016
Última Edição: 19 Mai 2014 23:15 por roverrollt.

localização adiantada 20 Mai 2014 16:01 #222398

Bom dia roverrollt,

O comportamento descrito pelo Nautilus, de o ponto do GPS ficar "passeando" mesmo estando parado, é normal. O que me causa estranheza é a quantidade relatada de desvio, de +-20m, bem grande e que de fato pode ser resultado de geometria desfavorável de satélites que pode ser causada pelo exemplo que você citou, de ligar o aparelho dentro do apartamento. Ao fazer isso, os satélites visíveis estarão limitados à linha de visada da janela do apartamento, todos mais ou menos alinhados, situação pouco favorável ao cálculo da posição.

Aos amigos que estão acompanhando nos jornais a badalação em torno de RNAV, RNP e as mudanças anunciadas pela GOL: Na navegação tradicional por instrumentos se voa de uma estação de rádio para outra e por isso muitas vezes a rota se torna um verdadeiro zigue-zague de estação em estação. O RNAV permite criar wayponts virtuais em qualquer local e voar diretamente para lá, economizando tempo e combustível. O RNAV baseado em estações VOR já existia desde a década de 80 (e muito antes disso com outras tecnologias como LORAN) e até em aviação de pequeno porte já era possível criar "clones" virtuais de estações VOR e voar diretamente para estes pontos, criar segmentos de rota paralelos à rota atual (para evitar mau tempo por exemplo) com indicação precisa do eixo da nova rota. A diferença na operação anunciada pela GOL (RNP), além da precisão do GPS, é a garantia de desempenho mínimo, monitorado automaticamente pelo próprio equipamento a bordo da aeronave. É essa garantia que vai permitir a continuidade da operação em condições meteorológicas que de outra forma exigiriam o desvio do voo para outro aeroporto, por exemplo. Os procedimentos em rota, em terminal e também nas aproximações e subidas precisam de certificação específica tanto das aeronaves quanto das tripulações, enquanto o RNAV mais antigo baseado em estações VOR, por exemplo, não exigia certificação específica do piloto.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: plot_aqa, roverrollt
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.439 seconds