Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Interruptor pro cabo de alimentação veicular

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 10 Mai 2013 23:20 #193056

Olá pessoal,

Estou postando isto aqui pois não achei um lugar específico para isso.

Sabemos que não é aconselhável dar partida no carro com o cabo de alimentação ligado no acendedor. Imaginem num dia normal de trabalho você ter que tirar e por o cabo no acendedor ou desplugar e plugar o cabo do GPS mais de 15 vezes! Ou você terá problemas com o conector do acendedor, ou nos contatos do cabo com o GPS ou até quebrar o cabo de tanto tira e põe.

Assim sendo pensei se não existe no mercado um interruptor para ligar o cabo de alimentação ao aparelho, bastando apenar ligar ou desligar por um botão, sem precisar mais ficar tirando e colocando o cabo por uma das pontas. Seria isso da imagem abaixo, só que com os plugues mini-USB dos GPS:

Alguém sabe onde encontro isso aqui em Sampa ou se dispõe a produzir algo assim? Se eu entendesse um pouco de solda e eletrônica, juro que eu mesmo faria.
  • perk
  • Intermediário
  • perk's Avatar
  • Postagens: 76
  • Agradecimentos: 4
  • Registro em: 12/08/2010
    Ult. Visita: 17/05/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 11 Mai 2013 00:26 #193059

perk

Eu pensei em ligar a tomada veicular do carro (a tomada fêmea) em uma chave liga-desliga.

Nesse caso qualquer auto-elétrico faz, não sei o motivo mas talvez seja necessária a instalação de um relé junto, quem sabe algum amigo do fórum esclareça a informação.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3366
  • Agradecimentos: 1239
  • Registro em: 20/10/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.
Última Edição: 11 Mai 2013 09:50 por Fábio M..

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 11 Mai 2013 07:24 #193061

Bom dia pessoal,

perk
Certíssimo. O pluga/despluga é muito prejudicial para as tomadinhas mini-USB. Juro que não entendo a moda que "pegou" entre os fabricantes de alimentar o GPS pela própria tomada USB, exatamente por isso. Não por coincidência, o GPS de um conhecido está parado justamente por que surgiu um mau contato na tomada USB: não liga nem recarrega a bateria (abri o GPS e o alimentei diretamente, "depois" da tomada USB, e funciona normalmente). Dois modelos mais antigos meus, o T-Levo N3 e o Garmin 96C, têm a tomada USB para a counicação com o PC, e outra tomada mais "parruda", própria para alimentação. Em minha opinião, todo GPS deveria ser assim.

Não seria difícil colocar um interruptor no cabo e alimentação (ou no próprio carregador veicular, caso haja espaço interno no próprio, para o interruptor), mas de fato é necessário um pouco de habilidade com soldagem. Bastaria interromper o fio positivo (geralmente o vermelho, mas pode haver variação) soldando às duas pontas resultantes os terminais do interruptor.

Fábio
Geralmente se usa um relé quando queremos comandar uma carga cuja amperagem é superior à especificação do interruptor. Assim, o interruptor comanda o relé, e este comanda a carga desejada. Recentemente fiz isso num aeromodelo no qual instalei partida elétrica: o rádio-controle aciona um relé, que aciona o motor de partida:

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M.

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 11 Mai 2013 10:29 #193068

Fábio
Essa era a minha primeira opção, mas os superiores avisaram que os carros não podem sofrer alteração de nenhuma espécie. Então tive essa ideia e eles aprovaram. Agora tenho que me virar para achar isso rss

BrunoBL
Se vc fosse aqui da cidade já ia te encomendar esse projeto. No mínimo 3 já seriam vendidos.
  • perk
  • Intermediário
  • perk's Avatar

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 11 Mai 2013 11:38 #193069

Olá pessoal.
A vida útil de tomadas mini USB, em teoria, é a seguinte:

Number of mating cycles:
USB2.0 Full Size: 1,500 mating cycles, gold flash plating.
USB2.0 Mini: 5,000 mating cycles, 15µ” gold plating.
USB2.0 Micro: 10,000 mating cycles, 30µ” gold plating.
USB3.0 Full Size: 5,000 mating cycles, 30µ” gold plating.
USB 3.0 Micro: 10,000 mating cycles, 30µ” gold plating.

Então os fabricantes de aparelhos GPS deveriam pelo menos adotar tomadas micro USB.

Estou pensando em fazer uma gambiarra no meu carro, para ter controle total sobre a tomada do acendedor de cigarro/carregador de celular/gps/etc:

Todo rádio moderno tem uma derivação para comandar amplificador. Ao ligar o rádio essa derivação fica com corrente positiva.
Eu usaria essa derivação para alimentar um mini relé de 5 amperes de capacidade (no meu caso ela suporta só 0.3 amperes), relé esse que alimentaria a tomada do acendedor.
Como eu SEMPRE estou com o rádio funcionando (por causa do blutú para o celular), eu daria partida no carro e só ao ligar o rádio, com o sistema elétrico já recuperado do 'stress' da partida do motor, o gps receberia corrente.
Na linha de alimentação dos contatos do mini relé eu instalaria um porta fusíveis, com um fusível de uns 10 A (o original do carro é 20, mas é muito para um gps; não fumo e não permito fumo dentro do meu carro, então o acendedor foi aposentado)

Na verdade, mesmo antes de ter gps, eu já pensava numa solução dessas, pois a tomada do acendedor do meu carro só tem corrente com chave de ignição ligada, e mais de uma vez a bateria do meu celular acabou e eu precisei usar o mesmo com o carro parado. Aí é só ligar o rádio e fazer a ligação através dele.

É isso.

Nota: Acho que o relé para uso em aparelhagem eletrônica sensível tem de ser um relé também específico, pois existe a possibilidade de danificar o carregador ou o gps.
Acho que no final vou optar pela solução simples: um interruptor no painel do carro, que desliga a alimentação da tomada do acendedor, tomada essa que passaria a ser alimentada diretamente pela bateria e não 'pós chave", como é atualmente. :whistle:

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 11 Mai 2013 12:11 por luizcarlosrio.

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 11 Mai 2013 20:36 #193096

Como vocês traduzem gold flash plating e apenas gold plating? Entendo que seria banhado a ouro mas qual a diferença entre os dois?
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 12 Mai 2013 03:42 #193121

Fábio,
qual a diferença entre os dois?

A diferença está na espessura da camada do banho. Diferentes fontes citam espessuras diferentes para flash plating e gold plating, mas todas concordam que no flash, a camada tem espessura suficiente apenas para fornecer cor homogênea. Segundo uma das especificações encontradas, a camada é flash se tiver espessura abaixo de 10 milionésimos de polegada.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 12 Mai 2013 10:02 #193125

perk

É a solução que eu pretendo adotar:

Imagem da traseira:

Infelizmente não achei aqui no Brasil. Existem versões de 2 e 3 tomadas.

2 tomadas fêmea - R$ 13,84:
dx.com/p/dual-car-ci...lack-dc-12-24v-69120

3 tomadas fêmea - R$ 15,45:
dx.com/p/triple-car-...lack-dc-12-24v-69143

Faz parte do kit uma fita dupla face para fixação.

O Deal Extreme é um site bem conhecido e confiável, não cobra valor de frete para o Brasil, porém demora bastante. Se interessar, faça buscas no Google que você encontra várias informações e dicas de como comprar lá.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
Última Edição: 14 Mai 2013 10:12 por Fábio M..
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fidelis.forum

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 13 Mai 2013 00:35 #193185

Fábio
Grato pela pesquisa. Preço dentro do que eu achava que gastaria com a minha ideia original. Gostei mesmo e acho que vou adotar isso tb.

Valeu !!!!
  • perk
  • Intermediário
  • perk's Avatar

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 13 Mai 2013 13:18 #193219

Fábio M. escreveu:
perk

É a solução que eu pretendo adotar:
Oi Fabio M,

Eu também estou para encomendar um adaptador semelhante da Deal Extreme, mas não tinha pensado com interruptor, é uma boa idéia. O que estava querendo é um com umas 3 saídas USB, assim dá para ligar GPS, celulares, etc.

Abraços,
- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 13 Mai 2013 14:33 #193226

Acredito que juntando as ideias temos um sistema bacana.

Particularmente o que penso em fazer é eliminar a ponta macho, ligá-la a um porta fusível como foi mencionado pelo Luiz Carlos, seguindo diretamente a bateria do carro.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 13 Mai 2013 14:46 #193228

Eu uso um gps multilazer de 3 polegadas no carro a uns 2 anos sem desconectar e ate hoje naõ teve problema algum, acho que isso de deixar o gps ligado durante a partida e mito, pois tenho um apontador que fica conectado direto também em uma caminhonete diesel sem nenhum problema durante as partidas.
  • esmerilho
  • Usuário Platinum
  • esmerilho's Avatar
  • Postagens: 317
  • Agradecimentos: 90
  • Registro em: 06/03/2011
    Ult. Visita: 09/09/2014

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 13 Mai 2013 14:53 #193230

Amigo

Só porque não aconteceu até agora com você não significa que é mito... temos vários relatos aqui no fórum de pessoas ligadas a assistências técnicas relatando os problemas causados no GPS que ficam diretamente ligados a tomada de 12V.

Tem vários posts no fórum sobre isso se quiser continuar o assunto.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
Última Edição: 14 Mai 2013 02:44 por Fábio M..

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 13 Mai 2013 22:45 #193302

Acabo de comprar 3. Dois para os carros do serviço e um para o meu carro. Agora é esperar quando eles me serão entregues rss
  • perk
  • Intermediário
  • perk's Avatar

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 14 Mai 2013 02:40 #193314

Bacana perk! Não deixe de comentar a qualidade do produto quando usá-lo pra valer.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 14 Mai 2013 06:49 #193315

Fábio
Pode deixar, pois ele será mito usado até.
  • perk
  • Intermediário
  • perk's Avatar

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 14 Mai 2013 09:31 #193325

Bom dia esmerilho,
acho que isso de deixar o gps ligado durante a partida e mito

Não é mito, não.
Durante a partida há uma enorme corrente circulando, que pode gerar tensões induzidas em equipamentos ligados ao carro. Particularmente, só ligo o GPS depois de o motor do carro já estar ligado. Mas já peguei a esposa algumas vezes dando partida com GPS, rádio do carro e até ar-condicionado ligados. Coincidência ou não, depois disso tive problemas com o GPS como descrito aqui:

www.gpspoint.com.br/...-se-corrompeu#189637

Achei sensacional o adaptador com interruptor. A ideia do Luiz, de instalar no próprio painel um interruptor que controle a saída de uma fonte ligada diretamente à bateria (e não no pós chave) é também excelente em minha opinião, e é a que mais me agrada. É bastante parecida com a solução empregada nos aviões de pequeno porte mais sofisticados: um interruptor no painel desliga a alimentação de todos os rádios de comunicação e navegação, radar, transponder, etc, mantendo o resto do avião energizado, sendo sempre desligada durante a partida. Nos aviões mais simples, que não dispõem desse recurso, isso é feito individualmente em cada equipamento e consta do check-list de partida do motor: "RADIOS E EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS - OFF". É isso que estamos emulando aqui e pelos mesmo motivos: proteger nossos GPSs (e de quebra, poupar a bateria do carro).

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 14 Mai 2013 10:28 #193330

Bom dia BrunoBL

Quando eu dei minha opinião quis apenas passar minha experiência do dia a dia , claro cada um usa de acordo com sua conveniência e que eu detesto fios, eu ate concordaria se veículos antigos tivessem esse problema os novos com certeza ja não tem.
Apesar de concordar com carros mais velhos podem dar esse problema, eu uso o meu apontador em uma caminhonete antiga F1000 e apesar de dar cerca de 15 partidas diárias ainda não tive nenhum problema com ele, todos eletrônicos tem seu tempo de vida util e por mais cuidados que tomemos eles irão pifar cedo ou tarde, melhor tarde rs.
  • esmerilho
  • Usuário Platinum
  • esmerilho's Avatar
  • Postagens: 317
  • Agradecimentos: 90
  • Registro em: 06/03/2011
    Ult. Visita: 09/09/2014
Última Edição: 14 Mai 2013 11:07 por Fábio M.. Razão: Retirada de citação

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 14 Mai 2013 10:49 #193331

nos aviões de pequeno porte mais sofisticados: um interruptor no painel desliga a alimentação de todos os rádios de comunicação e navegação, radar, transponder, etc,

Olá Bruno.

<modo off topíc ligado>

No Monza existe um circuito q impede que se use o ar condicionado qdo a bateria é a única fonte de alimentação no circuito.
Logicamente isso foi implementado visando proteger a bateria.
Com o motor desligado, mesmo que se ligue a chave de ignição, a ventilação e o ar condicionado (que são integrados, no Monza) não funcionam.
Eu descobri isso da pior maneira possível: Vinha belo e fagueiro pela Castelo Branco, com destino ao Rio (escala em São Paulo) e notei que o ar condicionado parou de funcionar. Não soprava nem ar quente.
- Fusível, pensei logo. Mas não era fusível. No painel do carro nenhuma luz de advertência acesa.
Continuei até encontrar um posto com oficina elétrica e um teste comprovou que o alternador não estava carregando adequadamente.
A luz de bateria não acendeu, o que mostra que esse tipo de luz de advertência não é confiável.
O diagnóstico do eletricista foi troca de alternador. Aí eu perguntei: e o ar condicionado, que também pifou? Coincidência?
- É, respondeu ele. E completou: - se o Sr quiser eu conserto o ar condicionado. O cara não entendia mesmo de Monza.
Como estava a 2 horas de São Paulo, resolvi apostar e prosseguir na bateria. Desliguei tudo que fosse supérfluo e meti o pé na estrada.
Para meu azar, logo à frente encontrei um tremendo engarrafamento. Nem pisar no freio eu pisava, prá não descarregar a bateria.
Depois de alguns Kms notei que a voltagem do sistema (o carro tem voltímetro no painel) estava baixa e baixando cada vez mais.
Para não me alongar demais: dirigi mais de 2 horas em engarrafamento só com a bateria, e consegui chegar na casa do meu irmão, em Perús (acho que é esse o lugar), onde, no dia seguinte, foi feito o reparo do alternador.
Consertado o alternador, o ar condicionado voltou a funcionar.
Peraí! eu precisava ter contado essa história toda só pra dizer que eu já pensei em aproveitar esse circuito do ar para alimentar também a tomada do acendedor? Mas o problema de usar um celular com bateria descarregada iria então exigir não que a chave de ignição estivesse ligada, mas também o motor estivesse funcionando...ficaria pior.

Ah, aproveitando o momento, carros carburados não devem permanecer com a chave de ignição ligada por muito tempo com motor parado, sob pena de superaquecer a bobina de ignição. Em alguns casos chega a vazar (bobinas resfriadas a óleo ou asfalto).

Nota: antes que algum engraçadinho aproveite a deixa para desancar o Monza (carro de tiozão), informo que nessa época ele tinha 3 a 4 anos de uso. O que não prestava era o alternador, Delco Remy 'made in Corea', fruto da globalização sem limites que assolou o país nos anos 90. Ar condicionado americano, tensor da correia dentada canadense, bateria francesa (pelo menos na caixa dela estava escrito 'made in France' e muitos outros ítens importados. Graças a Deus nessa época a China ainda não fabricava e exportava seus produtos baratos e descartáveis.
Mas a Coréia já. :(

<modo off topic desligado>

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 14 Mai 2013 10:59 por luizcarlosrio.

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 14 Mai 2013 11:19 #193335

Colegas,

Uso um interruptor bem prático, plugado na tomada do acendedor, com um botão liga-desliga dotado de um led.
Retirei o mesmo de um retrovisor-gps-câmera que comprei do DX e que nunca funcionou a contento.
O mesmo não tem transformador 12v-5v integrado sendo necessário conectar um na saída, e se o mesmo tiver uma amperagem adequada, outros equipamentos podem ser ligados também e o dispositivo ser usado como uma "chave geral", respeitando, claro, a amperagem do fusível do acendedor.
Ligo o carro aperto o botão e o Primo acorda, para hibernar, é só apertar novamente.

Abs.

1.jpg

2.jpg
  • dovsky
  • Intermediário
  • dovsky's Avatar
  • Postagens: 87
  • Agradecimentos: 22
  • Registro em: 15/10/2011
    Ult. Visita: 03/12/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: GPSPoint, Fábio M., BOCANNERA

Interruptor pro cabo de alimentação veicular 03 Jul 2013 21:18 #196885

Bem, a solução indicada pelo colega Fábio M. chegou depois da longa demora comum às compras do exterior.

Indico realmente o aparelho. Funciona muito bem. É simples, prático e seguro. Exatamente como eu queria. O único ponto negativo para mim é que o cabo dele é muito curto, eu gostaria de deixa-lo fixado no painel do carro, contando que o cabo tivesse o mesmo comprimento dos cabos dos carregadores de GPS, mas é quase a metade do mesmo e ele teve que ficar no console do carro.

Quem desejar pode comprar sem medo, site confiável e ofereceu todo o suporte de acompanhamento do pedido até chegar às minhas mãos.
  • perk
  • Intermediário
  • perk's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.351 seconds