Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Clock de processador é determinante em um gps?

Clock de processador é determinante em um gps? 19 Mar 2013 18:10 #189116

Olá pessoal.

Como alguns colegas daqui sabem, tenho vários aparelhos de gps em casa, que servem mais para 'brincar' que para navegar.

Eu já havia feito tempos atrás um teste comparativo entre um Apontador T 500 e um Xingling de 5" com resolução de 800x480.
Na ocasião, embora o T500 tenha processador de 533 (alguns dizem ter 600) Hz e o Xing mais de 600, este último perdeu feio.
Apesar de ganhar no cálculo de rota, ele foi mais lento nas respostas aos toques de tela, por exemplo. Acredito que a resolução de tela maior torne o gps mais lento, pois fazer o 'rendering' da mesma consome muito processamento.

Agora o teste foi mais efetivo, pois instalei o mesmo Primo 2.0.1 nos dois aparelhos, em um Magellan de 5", com processador Samsung de 400 Hz e no T500.

Fiz várias simulações, iniciando os dois Primo simultaneamente nos dois aparelhos, e o desempenho foi igual, com ligeira margem de superioridade no Magellan no cálculo de rotas. No resto os dois foram exatamente iguais, as vezes as duas Gabrielas falavam em coro.
Isso comprovou, para mim, que em matéria de gps o processador é importante, mas o clock não é o único parâmetro. A marca influi.
Da mesma forma que tempos atrás a Intel e a AMD disputavam para produzir o melhor processador para computadores, e nem sempre o de maior clock era mais rápido.

Bom, achei que essa informação pudesse ser útil para quem for comprar um gps e estiver em dúvida. O processador Samsung, aqui, batei o do T 500, que não me lembro a marca agora.

Para complementar, aqui no fórum foi muito discutido se o T 500 tinha um som bom ou não. Pois no outro gps testado, eu tive que mexer nas configurações do som, para que não ficasse alto demais. O som do Magellan dá gosto de se ouvir.
Ah, o Magellan perde um pouco na definição da tela, tem as cores ligeiramente mais apagadas...nada que desabone a imagem. Achei a resposta aos toques de tela melhor no Magellan. Acontece menos aquilo de se tocar em um ponto da tela e atuar em outro.
O Magellan também tem aquela característica muito apreciada por alguns usuários daqui, de ligar sozinho ao se ligar o motor do carro.
Embora seja muito fácil instalar o igo ou Primo no Magellan, sem mexer em nada do software original, estou tendo dificuldades na hora de desligar o aparelho, mesmo usando o menu do Capuletto.
É preciso dar um reset ( o botão liga desliga do Magellan em questão é deslizante, com 3 posições, liga, desliga e reset) para que o aparelho desligue completamente.
Quem usa muito pode deixar ele no carro, dormindo, e ao ser ligada a chave de ignição, o danado 'acorda' já no Primo. :p

O Magellan também tem um suporte para parabrisa mais prático, de encaixe, é só puxar o gps para cima e ele sai. O suporte, bem pequeno, parece ser metálico. A tomada usb é ruim, pois fica voltada para baixo, e para ficar bem só usando o carregador original, que tem um cotovelo na ponta.

Por tudo que escrevi aqui, parece que estou fazendo propaganda da Magellan, mas eles estão em dívida comigo, pois me venderam um gps com serviço de alerta de trânsito com licença vitalícia e na verdade esse serviço não está habilitado. Tentei fazer o TMC funcionar no Primo, fiz tudo que li na net, mas nada até agora. :duv

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2016
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 30/11/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 19 Mar 2013 23:34 por luizcarlosrio.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: plot_aqa, Sherlock, NNunes

Re: Clock de processador é determinante em um gps? 19 Mar 2013 18:27 #189117

luizcarlosrio

Seria este o processador do T500?

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1834
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
    Ult. Visita: 02/12/2016

Re: Clock de processador é determinante em um gps? 19 Mar 2013 19:07 #189122

NNunes

Na época do lançamento do T 500 houve muita dúvida sobre o real clock do processador.
Na propaganda dizia ser de 533, na caixa e no site da Apontador dizia ser 500.
Mas o Mestre Capuletto, entusiasta desse modelo de gps, fez um teste com um programinha para Windows CE, que mostrava 550!

Esse mesmo programa dizia que o processador era um tal de ARM 11 (não me lembro direito).

Esse SirfAtlas parece mais marca de receptor de satélites, pela sigla Sirf embutida nele.

Mas o fato é que, mesmo tendo 500, isso é 25% mais que o Samsung de 400 do Magellan.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 19 Mar 2013 23:34 por luizcarlosrio.

Re: Clock de processador é determinante em um gps? 19 Mar 2013 20:40 #189130

Luiz

O Apontador T500 possui processador Sirf Atlas V de 533 MHz, onde no site do Apontador (na época) e na caixa 500 MHz. O processador e o receptor de satélite são integrados.

Foi o Capulleto que descobriu que se tratava na verdade de um 533 MHz.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3366
  • Agradecimentos: 1239
  • Registro em: 20/10/2011
    Ult. Visita: 01/12/2016
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.

Re: Clock de processador é determinante em um gps? 19 Mar 2013 23:30 #189153

NNunes

O assunto é muito antigo, e minha memória não é lá essas coisas.
Desencavei a postagem abaixo, que talvez esclareça alguma coisa:

jdesousa

Re: SiRFaTlasV

Bom dia,

Gostaria de prestar alguns esclarecimentos :

1) Atlas V
Os datasheets são protegidos por acordos de confidencialidade (NDA).. somente clientes e parceiros da SiRF/CSR tem acesso... irei reproduzir aqui somente uma parte para esclarecer a questão do Dual Core:

Como podem ver, o Atlas V possui dual core (Core do DSP + Core do ARM 11) e não o Processador ARM11

Ainda no Atlas V, questionamos a CSR porque a velocidade aparece como 500MHz e não mais 533MHz (OverSpeed) e eles enviaram a seguinte carta :

Dizendo que desde Abril de 2011, existe somente um Atlas V em produção em massa, e ele é de 500MHz....

Além disso, tenho conhecimento que um grande cliente da SiRF/CSR já está testando a nova versão de 664MHz, porém segundo testes preliminares, não foi observado diferença significativa na performance.

Mas em vista disso, iremos atualizar nossa especificação técnica para mostrar o valor correto de 500MHz.
2) Sensibilidade
O Atlas V possui um front end do SiRF Star III (receptor de RF) com sensibilidade de -159dBm, habilitando-o portanto para ser conectado diretamente à uma antena patch.
Porém, nada impede que o fabricante queira colocar um amplificador externo entre a antena e o Atlas V para melhorar a sensilibidade... isso pode ser feito, desde que se observe duas regras:

a) A "figura de ruído" do amplificador - NF (noise figure) precisa ser menor do que a figura de ruído da entrada de RF do Atlas V, caso contrário, o amplificador irá aumentar sim o sinal, mais irá gerar tanto ruído próprio junto, que seria melhor não ter amplificador nenhum !
Por exemplo : a figura de ruído do SiRF Star III é cerca de 4 NF.... se colocarmos um LNA (low noise amplifier) amplificador de baixo ruído de 3NF e ganho de 3dB, já teremos um "real" aumento de sensibilidade para -161dBm (considerando perda de 1dB)
b) O aumento no ganho não pode ser maior do que o AGC (controle automático de ganho) da entrada do Atlas V pode suportar... pois ele diminui o ganho de entrada automaticamente em regiões onde o sinal é forte demais ou há muita interferência externa.

No que tange à parte do processador, não há muito que fazer... a SiRF fornece um Reference Design (projeto semi pronto) e não há necessidade de reiventar a roda... porém na parte de RF, como no projeto do LNA, a experiência de cada fabricante conta e muito.... pois em RF, a prática pode ser muito diferente da teoria.

Espero ter contribuído para dirimir todas as dúvidas.

Abraço a todos,

Jefferson Sousa
Suporte GPS Siga-me

Nota minha (luizcarlosrio): Agora clareou um pouco minha memória, até corrigi alguns valores nas primeiras postagens. Lembro que na propaganda falava 533 MHz, mas no site havia, e há até hoje, duas informações conflitantes, 533 e depois 500. No teste do Capuleto, que eu repeti aqui, mostrava 550, se não me engano.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 19 Mar 2013 23:39 por luizcarlosrio.

Re: Clock de processador é determinante em um gps? 20 Mar 2013 08:28 #189172

Olá pessoal.

Voltando à vaca fria, mais por pura curiosidade, repeti aqui no meu T 500 o teste do Capuletto, com o Resinc, que reportou o seguinte:

VOForApicalA4Gps09
AT10X0A 6.0
Windows Embedded CE 6.0
114MB RAM
ARM1136JF-S AT550
800x480 pixels, 65536 colors

Eu havia entendido que o 550 seria o clock do processador, mas entrando no Google com o termo ARM1136JF-S AT550, encontrei algumas informações, como a seguinte:

AT550 is codename for SIRF-V 5th generation 600MHz A5 CPU ... And with SiRF V A5 chip ... Which is SOC (System On Chip) comes SiRFatlas V GPS Reciever.

seria um processador com 600 MHZ de clock.

Encontrei também essa informação:

ARM1136 Processor
ARM1136 Processor Image (View Larger ARM1136 Processor Image)
The ARM1136™ processors feature the ARMv6 instruction set with media extensions, Thumb® code compression technology, and an optional floating-point coprocessor. The ARM1136 is a mature core that is widely deployed as an applications processor in mobile and consumer applications.

Why ARM1136?

Performance

Specifications

Related Products

Resources

ARM1136
Architecture ARMv6
Dhrystone Performance 1.25 DMIPS/MHz
Multicore No - Single core only
ISA Support

ARM
Thumb®
Jazelle® DBX
DSP extension
Floating Point Unit (Optional)

Memory Management Memory Management Unit
Debug & Trace CoreSight ARM11 Design Kit

ARM1136 Key Features
Performance features enable excellent end-user experience

610 MHz (TSMC 90G) with conservative design
1 GHz+ in 65G/40G with design optimizations
Low latency mode for interrupt responsiveness TCM for easy ARM9 migration, real-time demands
Physically addressed caches for multi-tasking
Broad OS support, multiple Linux distributions
SIMD Media Support, Jazelle DBX for Java
Power Management Modes: Run, Standby, Dormant, Shutdown

Product maturity enables rapid time to market and low risk

Well proven technology in wide range of applications
CoreSight debug offering unrivalled system visibility
Comprehensive range of development tools from ARM and from third parties
Range of Reference methodologies supplied

Other Product Features
Vector Floating Point Unit

ARM1136JF-S also provides a
Vector Floating Point Unit IEEE 754 compliant
Single and double precision operands
Large independent register file
64-bit Load / Store interface
Support for scalar and vector operations (ideal for FP DSP)
Parallel Load/store, Multiply-Accumulate, and DIV/SQRT execution engines
Run-fast exception handling mode for deterministic execution time
Low implementation cost
Adds around 22% to the Core logic area
No additional RAM requirements
Integrated clock-gating
Does not consume dynamic power when not being used

Encontrei também essa página, que fala em 600 MHz para esse processador:

gpsok.pp.ua/index.ph...roduct&product_id=63

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar

Re: Clock de processador é determinante em um gps? 20 Mar 2013 11:09 #189190

Olá pessoal...voltei!

Depois de muito bla bla bla, resolvi colocar as coisas em bases mais científicas.

Passei o Resinfo nos dois aparelhos, o Apontador T 500 e o Magellan Roadmate 5240.

Resultado no T 500:

Sistema:
VOForApicalA4Gps09
AT10X0A 6.0
Windows Embedded CE 6.0
114MB RAM
ARM1136JF-S AT550
480x272 pixels, 65536 colors

Memória:
Program Memory: 109MB
17.1 used (Resinfo + Explorer)
91.8 free

Resultado no 5240:

Sistema:
Samsung SMDK6443
SMDK6443 6.0
Windows Embedded CE 6.0
121MB RAM
ARM1176JZF-S S5P6443 (400 MHz)
480X272 pixels, 65536 colors

Memória:
Program Memory: 120 MB
20.0 used (Resinfo)
99.9 free

Pelos dados acima, tenho a impressão de que o T 500 possui menos memória total para programas.
No T500 o Resinfo foi rodado a partir do menu original do aparelho.
No 5240 eu chamei o Resinfo através do menu capuletto.

Abaixo uma tabela do site da arm, com as características dos dois processadores:

processadoresarm11comparacao.jpg

Consultando-se a tabela, vemos que o processador do T 500 apresenta uma performance de 1.26DMIPS pot MHz, enquando o do Magellan mostra 1.31 por MHz.
Supondo que o do T500 rode a 500, atingiria um índice de 630 DMIPS. Com 533 apresentaria 671.
O Magellan, rodando a 400, atinge 524 DMIPS, muito menos que o T 500.

Fica então, para mim, a dúvida se a memória a mais pode ter feito o Magellan se igualar (ou superar, calculando rota mais depressa) ao T 500 rodando o Primo 2.0.1?

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 20 Mar 2013 11:23 por luizcarlosrio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: dovsky

Re: Clock de processador é determinante em um gps? 20 Mar 2013 14:42 #189210

luizcarlosrio,

Como sempre, explicações completas e esclarecedoras.

Tirou minhas dúvidas sobre o Magellan RoadMate 5240 LT, no que se refere a performance com o Primo2.0 (tinha dúvidas quanto ao processador de "apenas" 400Mz) e quanto a característica de ligar/desligar "na chave".

Já tinha visto seus posts sobre a pisada da Magellan com o TMC, mas estou comprando assim mesmo por estar muito barato: R$122,32 (Extra).

Se um dia conseguir fazer funcionar o TMC, por favor poste aqui o caminho das pedras.

Abs.
  • dovsky
  • Intermediário
  • dovsky's Avatar
  • Postagens: 87
  • Agradecimentos: 22
  • Registro em: 15/10/2011
    Ult. Visita: 27/11/2016
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.897 seconds