Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Função de economia de energia diminui precisão!?

Função de economia de energia diminui precisão!? 15 Fev 2013 14:42 #186787

Olá. Boa tarde. Estou buscando a experiência dos experts para tirar uma dúvida.
Li (não me lembro onde) que a função de economia de energia impede que o gps receba o sinal WAAS.
Imagino que isso aconteça em locais onde o sinal seja recebido.
Daí surgiu minha dúvida: se a função de economia de energia é capaz de impedir a recepção do WAAS, ela não seria também capaz de diminuir a precisão do aparelho (considerando os portáteis)?
Alguém já fez um teste semelhante ou teve essa experiência?
Grato. Abraços.
  • marcaoz
  • Iniciante
  • marcaoz's Avatar
  • Postagens: 11
  • Registro em: 17/07/2012
    Ult. Visita: 15/02/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Função de economia de energia diminui precisão!? 15 Fev 2013 17:07 #186791

Boa tarde marcaoz,

Nos aparelhos com suporte a WAAS, normalmente o recurso pode ser habilitado/desabilitado. No caso dos aparelhos que têm o modo "batery saver" (vários Garmin por exemplo), de fato o WAAS é desabilitado compulsoriamente ao se selecionar este modo.

O efeito prático de desligar o WAAS não é propriamente a diminuição da precisão (em relação a um GPS comum sem WAAS), mas a impossibilidade da melhora da precisão do posicionamento. Sem o WAAS, a precisão é da ordem de 10m, e com o recurso deveria girar em torno de 1m. Ao se operar no modo "batery saver", a precisão volta a ser os 10m normalmente esperados para qualquer GPS.

Mas além da questão do WAAS, o modo "baterry saver" pode piorar a precisão de outra forma: geralmente neste modo é alterado o intervalo dos fixos "reais" de posição, substituindo alguns destes por fixos calculados por dead reckoning (com base no movimento recente). Durante estes curtos intervalos, o receptor "hiberna" economizando energia, e é "acordado" novamente quando deve gerar os fixos "verdadeiros". Por este motivo o modo "battery saver" não deve ser usado em veículos, pois em altas velocidades o erro instantâneo pode ser significativo, apesar de não acumular com o tempo (é sempre corrigido numa próxima leitura). Minha sugestão é usar o "battery saver" apenas quando estiver a pé, e o modo normal sempre que se locomover por qualquer outro meio.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 10/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 15 Fev 2013 19:02 por BrunoBL. Razão: erros de digitação.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

• Página:
  • 1
Time to create page: 0.323 seconds