Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Escolha de gps (garmin?)

Escolha de gps (garmin?) 25 Nov 2012 14:10 #180525

Senhores, boa tarde.

Gostaria de um auxílio na escolha de um gps.

Imaginem alguém que quase nunca sai de carro. Que nasceu e sempre morou em São Paulo (Zona Sul, próximo ao aeroporto de congonhas) e descobriu apenas recentemente como chegar na avenida paulista...e inseguro, por algumas coisas que já aconteceram, enfim, sou um orelha dirigindo

Tenho há uns 2-3 anos um gps apontador g8, que acho que nunca foi atualizado (confesso que nunca sabia disso até descobrir esse fórum e portanto desde já agradeço por vocês existirem)

Não confio nele pois tive que ir para a UFABC, na avenida do estado e ele iria me mandar seguir uns 5km além do destino, além das rotas estúpidas que ele sempre faz...

Estou começando em um novo emprego e terei que fazer viagens de carro com certa frequência, portanto preciso de um gps que eu possa confiar.

Li algumas coisas sobre hardware e tenho muitas dúvidas sobre software.
Mas primeiramente preciso decidir qual gps comprar.

Em um primeiro momento estava procurando um gps com o melhor custo benefício na faixa de 300-350 reais.
Mas após ver o que falaram sobre o garmin ter as melhores rotas, fui pesquisar os aparelhos desta marca.

Vi um vídeo sobre o garmin 3460 lt e fiquei apaixonado, mas quando vi o preço (950 reais +-) acho que ficou um pouco fora, não por ser ruim, mas pelo custo x benefício.

Achei fantásticas aquelas opções de detectar trânsito e quando tiver que fazer uma curva em saída de avenidas/rodovias aparecer uma tela ao lado mostrando a saída da curva em detalhes, inclusive com placas.

Vi que tem uns gps's da garmin com essa opção na faixa de 300-350 (garmin 40/50 lm).

Mas gostaria de uma opinião de vocês sobre qual gps seria a melhor opção para mim.
Agradeço desde já a atenção.
  • malk
  • Iniciante
  • malk's Avatar
  • Postagens: 5
  • Registro em: 25/11/2012
    Ult. Visita: 27/11/2012
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Escolha de gps (garmin?) 26 Nov 2012 08:01 #180565

olá malk
se vc tem um gps apontador e queira atualizar, não seria nem o caso de comprar outro, se vc mora perto de congonhas vc está perto da Unicoba, vá ate lá e veja o que se pode fazer para atualizar o seu G8.
endereço:- Av. jabaquara, 2372 bairro mirandopolis, São Paulo SP ou ligue no suporte tecnico - 0800 770 4337 e peça ajuda.
espero que de certo, boa sorte
Abrçs Eduardo
  • eduardo.x
  • Usuário Platinum
  • eduardo.x's Avatar
  • Postagens: 419
  • Agradecimentos: 110
  • Registro em: 30/11/2010
    Ult. Visita: 06/12/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: malk

Re: Escolha de gps (garmin?) 26 Nov 2012 08:17 #180566

bom dia....

uma dica pra vc que diz ter receio de sair pra onde nao conhece, é abrir o google earth antes de planejar a rota, e ver onde vc vai, verificar a distancia, lugares proximos...

isto facilita em muito a navegacao...

um abraço
  • martinho_cba
  • Usuário Platinum
  • martinho_cba's Avatar
  • Postagens: 566
  • Agradecimentos: 91
  • Registro em: 03/11/2011
    Ult. Visita: 23/11/2016

Re: Escolha de gps (garmin?) 26 Nov 2012 19:24 #180625

Boa noite.

Gostaria desde já agradecer vocês pelas respostas, atenção e sugestões.

Eu sempre uso o google maps, mas como ando pouco não tenho uma noção muito boa de lugares e até mesmo de distância.
Na cidade de SP até que dá pra se virar muito bem, porque tem muitas placas e retornos.

Mas como terei que fazer viagens, gostaria de um gps confiável.

Vi em um outro post o cozzi dizendo que na questão de rotas o garmin é o melhor gps de todos.
E é justamente isso que eu procuro.

Gostaria de saber se ele é unanimidade nesse quesito, ou se os outros navegadores chegam próximo.
  • malk
  • Iniciante
  • malk's Avatar

Re: Escolha de gps (garmin?) 26 Nov 2012 19:27 #180626

Outra dúvida que eu tenho:

Tem diferença entre um gps tomtom e um apontador t503 rodando com um navegador iGO qualquer?
A rota seria a mesma?
É o navegador ou o aparelho GPS que faz a rota?
  • malk
  • Iniciante
  • malk's Avatar

Re: Escolha de gps (garmin?) 26 Nov 2012 23:14 #180650

malk

achei interessante sua dúvida
esclarecendo, quem lida com a rota (monta / calcula / etc) é o navegador

com relação ao navegador Garmin , minha impressão é a de que ele é um dos piores : recálculos lentos, visual pré-histórico, zoom ruim, enfim, já tentei usar várias vezes mas simplesmente não vai ... quem se habitua com o iGO Primo, não troca ele por nada, ainda mais se for um usuário comum rodando no dia a dia de uma cidade grande

dizer que o mapa é melhor é outra lenda

fui de Santos a Águas de Lindoia com o mapa NavTeq 2012.Q2 Fix no iPhone e o mapa Autoguia 3.14 no GPS e a conclusão que cheguei foi que no frigir dos ovos é tudo farinha do mesmo saco - um tem um errinho aqui o outro um errinho ali e no final das contas os dois erram (e acertam) com frequência semelhante - o que faz diferença é você encontrar aquele que , na sua região , erre menos

respeito quem prefira o Garmin, mas definitivamente não é o melhor, pelo ou menos não para mim

:)

Sherlock
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8099
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Os seguintes usuários disseram Obrigado: ET, malk

Re: Escolha de gps (garmin?) 26 Nov 2012 23:27 #180651

Sherlock escreveu:
com relação ao navegador Garmin , minha impressão é a de que ele é um dos piores : recálculos lentos, visual pré-histórico, zoom ruim, enfim, já tentei usar várias vezes mas simplesmente não vai ... quem se habitua com o iGO Primo, não troca ele por nada, ainda mais se for um usuário comum rodando no dia a dia de uma cidade grande
[...]
respeito quem prefira o Garmin, mas definitivamente não é o melhor, pelo ou menos não para mim
+1
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3198
  • Registro em: 31/01/2012
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 07:42 #180659

Sobre Garmin X outros

Em termos de hardware, creio que a Garmin é imbatível. A marca tem longo histórico de fabricar equipamentos para uso em condições muito severas e onde a falha não é uma opção (vide suas linhas aeronáutica e naval) e seus equipamentos são muito robustos. Por outro lado, claro que também não dá para estender a "robustez" do nome a todos os produtos da marca. Primeiro porque modelos de certas linhas da Garmin são submetidas a duros (e caros) testes de homologação, e a linha automotiva não passa por isso. Segundo, porque qualquer marca de qualquer ramo tem produtos melhores e piores, e o preço determina qual é qual. Mas mesmo os Garmin mais humildes dão um banho de robustez nos xing-lings da vida.

Já os navegadores da Garmin são sabidamente inferiores aos iGO. Como a NNG faz apenas o software, pôs todas suas fichas no melhor navegador automotivo possível. Já a Garmin fabrica o hardware, o receptor interno de GPS, o sistema operacional, o navegador, tudo. Essa verticalização tem seu preço, que é a impossibilidade de concentrar TODOS os esforços numa área somente.

Um detalhe importante é que não devemos julgar os Garmin exclusivamente pelo Garmin XT rodando em GPS xing-ling. Essa é provavelmente a pior combinação hardware-software possível: estamos vendo um navegador antigo rodando "na marra" em aparelhos para os quais ele não foi feito. Por outro lado, ao observar um GPS Garmin rodando o navegador moderno, na máquina para a qual ele foi feito, vê-se que a navegação é tão ou mais fluida quanto os iGO/ WinCE, e nos Garmin mais modernos (e caros) há recursos como Junction View, terreno (montanhas etc) em 3D, comandos por voz (o usuário fala, e o GPS entende, os comandos de menu, endereço desejado, etc).

E há os mapas do Projeto TrackSource. Nos GPSs Garmin, há a vantagem inegável de poder oficialmente usar um mapa gratuito, atualizado mensalmente, que rapidamente incorpora as observações feitas pelos usuários, sem precisar usar o jurássico Garmin XT.

O importante é cada usuário ponderar quais características são importantes para seu uso, e definir quanto isso vale. Em meu caso particular, tenho dois aparelhos Garmin, um dos quais de uso aeronáutico (que também aceita os mapas do Projeto TrackSource!), mas pessoalmente, nunca consegui justificar o custo adicional dos Garmin para os GPSs da linha automotiva. Nas prioridades do dia-a-dia, ele sempre ficou no campo do sonho de consumo. Quem sabe, um dia? ;)

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 09/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: cozzi, Sherlock, malk, avencedor

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 09:32 #180669

olá Pessoal
O BrunoBL tem mais tempo do que eu, rsrsrsrsr
E já disse tudo, leia até duas vezes o que ele escreveu a respeito do garmin, eu tenho um 2565LT Garmin, tem só 800mhz para que as junções funcionem perfeitamente e rápido, nada se compara a ele.
Tenho um apontador T500, um midi e um mio M 300 ganhado na compra de um televisor, nenhum desses e compativel com garmin
gosto é gosto não se discute, cuidado que o barato sai caro.
Abçs Eduardo
  • eduardo.x
  • Usuário Platinum
  • eduardo.x's Avatar
  • Postagens: 419
  • Agradecimentos: 110
  • Registro em: 30/11/2010

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 10:13 #180675

Novamente, gostaria de agradecer a todos pela atenção e pelas respostas.

Penso no gps não apenas como uma necessidade, mas como um investimento
E estou disposto a dispor, se o custo benefício for interessante, 450-550 reais.
Ok, todos pensamos assim, mas por eu não ter muita malícia e conhecimento em estradas, realmente não me importo em gastar um pouco mais pra ter segurança e tranquilidade.

Encontrei em site de grandes vendedoras o gps Garmin 2415LT por aproximadamente 475 reais.

O que gostaria de saber é:

Se o escritório tiver que me mandar agora pra cocaia do alto, que eu nem saberia qual estrada pegar (ok, google maps ajuda), em um forum na "casa do chapéu, qual navegador seria melhor (mais confiável, e que não faça rotas tortas passando por lugares perigosos) para definir rotas: o de um garmin moderno, com hardware e navegadores próprios e bons, ou um gps bom rodando o iGo primo?

Duas coisas que me chamaram MUITO atenção e que eu quero no gps (não sei os dois tem no iGo primo):

- O reconhecimento de trânsito (modo em sp...) e a sugestão de rotas alternativas
-Aquele sistema JCV ou JVC do garmin de mostrar qual saída pegar nas principais rodovias, saída de cruzamentos

Ps: por hora, se for garmin, penso no garmin nuvi 2415 lt

Desculpem incomodar tanto!
Obrigado desde já
  • malk
  • Iniciante
  • malk's Avatar
Última Edição: 27 Nov 2012 10:22 por malk.

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 10:56 #180683

Olás...

Que fique claro o seguinte: eu disse que o Garmin é melhor no quesito MAPAS (apesar de nunca ter tido um), mas sei disto por perceber isto com relatos aqui no POINT e outros fóruns.

Ele possui mapas melhores, por permitir uma participação ativa dos usuários e com o suporte do TRACKSOURCE ao contrário da NAVTEQ e TOMTOM que mesmo tendo solicitações de correções por parte dos usuários estas demoram muito a sair (qdo saem).

Já os mapas do Projeto Tracksource sofrem atuações constantes, assim como ocorre no MAPARADAR por exemplo, onde se vc baixar uma base na parte da manhã e outra a tarde, provavelmente já não serão as mesmas.

Posso estar enganado à respeito de tudo o que disse acima (relembro que nunca tive um Garmin), mas é o que eu vejo constantemente por este mundão de GPS e volto a falar que qdo usei um Garmin (pra ajudar um amigo a e testar atualizar os alertas) fiquei decepcionado com a interface do mesmo. É muito "pobre" em relação ao que conseguimos rodar usando o iGO que é incompatível com esta marca.

E reforçando o que o eduardo-x disse,
GOSTO É GOSTO
...rs

Abçs.
  • cozzi
  • Colaborador
  • cozzi's Avatar
  • Postagens: 3060
  • Agradecimentos: 3433
  • Registro em: 01/09/2010
    Ult. Visita: 07/12/2016
Att,
Cozzi (BH/MG) :oks
APONTADOR T500
MIDI JAPAN
FOSTON FS-3D710DT
X3 WF-95

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 11:22 #180686

malk escreveu:

Penso no gps não apenas como uma necessidade, mas como um investimento
E estou disposto a dispor, se o custo benefício for interessante, 450-550 reais.
Ok, todos pensamos assim, mas por eu não ter muita malícia e conhecimento em estradas, realmente não me importo em gastar um pouco mais pra ter segurança e tranquilidade.

Encontrei em site de grandes vendedoras o gps Garmin 2415LT por aproximadamente 475 reais.

Se o escritório tiver que me mandar agora pra cocaia do alto, que eu nem saberia qual estrada pegar (ok, google maps ajuda), em um forum na "casa do chapéu, qual navegador seria melhor (mais confiável, e que não faça rotas tortas passando por lugares perigosos) para definir rotas: o de um garmin moderno, com hardware e navegadores próprios e bons, ou um gps bom rodando o iGo primo?

Duas coisas que me chamaram MUITO atenção e que eu quero no gps (não sei os dois tem no iGo primo):

- O reconhecimento de trânsito (modo em sp...) e a sugestão de rotas alternativas
-Aquele sistema JCV ou JVC do garmin de mostrar qual saída pegar nas principais rodovias, saída de cruzamentos

Ps: por hora, se for garmin, penso no garmin nuvi 2415 lt

Desculpem incomodar tanto!
Obrigado desde já

ola amigo aque no nosso pais vc nao pode confiar em nen um gps seja qual for a marca
sao todos cheio de falhas
  • balta
  • Iniciante
  • balta's Avatar
  • Postagens: 39
  • Agradecimentos: 5
  • Registro em: 10/01/2011
    Ult. Visita: 18/08/2016

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 11:39 #180688

BrunoBL escreveu:
Sobre Garmin X outros
E há os mapas do Projeto TrackSource. Nos GPSs Garmin, há a vantagem inegável de poder oficialmente usar um mapa gratuito, atualizado mensalmente, que rapidamente incorpora as observações feitas pelos usuários, sem precisar usar o jurássico Garmin XT.
BBL
Talvez essa seja a grande (única?) vantagem que vejo do Garmin em relação a um iGO. Pelo menos até alguém conseguir converter mapas TrackSource para iGO. Não sei se a NNG teria interesse em fazer um, há muitos parceiros que vendem mapas, mas poderia ser um diferencial de vendas já que muitos compram Garmin pelos mapas TrackSource, que além de gratuitos são muito bons.

No mais, possuem recursos semelhantes e percebo mais argumentos de torcedores do que realmente técnicos e objetivos. Entretanto, vejo alguns pontos a favor do iGO (em minha opinião):
- Usam sentido e direção para os pontos - isso é um grande diferencial pois os Garmin apitam tanto se o ponto (radar, lombada, etc) está na sua pista ou se vale apenas para a oposta. Sei que há tratamentos afastando os pontos para ficar fora dos 30m, mas isso é um quebra-galho;
- São mais flexíveis para personalização, ajustes ao gosto do usuário, enquanto os Garmin são mais "fechados", proprietários;
- São mais simples para atualização dos pontos de alerta;
- Tenho a impressão que são mais rápidos nos cálculos e recálculos de rota, ou seja, talvez possuam algoritmos melhores, mais otimizados. Não sei se essa impressão é verdadeira porque embora tenha usado o mesmo hardware na comparação, usei um XT que é antigo.

OBS: A Garmin não faz o sistema operacional, eles usam Linux. Como o Linux é livre com licença GPL, softwares derivados também o são. Nessa página pode-se baixar o código fonte do Linux de diversos modelos Garmin: developer.garmin.com/linux/

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 12:17 #180691

Qdo minha filha se meteu num trabalho em que ela teria de andar por muitos lugares aqui na cidade do Rio de Janeiro, em 2007, qdo eu nem pensava em adquirir um gps automotivo, toda noite eu abria o Google Maps e imprimia meia dúzia de mapas da região onde ela iria na manhã seguinte.
Estendia esses mapas sobre a mesa, assinalávamos os pontos que ela tinha que visitar e então fazíamos um roteiro 'na mão'.
Esse planejamento ajudava muito, mas dava um trabalho do cão e nem sempre tinha bom resultado, pois desconhecíamos as vias onde o trânsito era intenso em determinadas horas, bem como lugares perigosos (favelas barra pesada).

Para completar a navegação, eu, estando em casa com o pc ligado já na página do Google Maps, de vez em qdo meu celular tocava e eu orientava minha filha, caso ela precisasse mudar o roteiro, como um controlador de voo faz com os aviões.

Ela deixou esse trabalho, mas recentemente voltou...só que em bairros diferentes.
Dessa vez eu apelei para o gps, dei o meu, um NDrive 3.5 pol. para ela, mas o danado não pegava satélites de jeito nenhum, nem com céu aberto.
Dei então outro gps que eu havia comprado para mim, um Apontador Slimway Plus+, que quebrou um galhão até cair do parabrisa e quebrar a tela.
Ainda bem que nessa altura ela já havia aprendido a maioria dos caminhos.

Bom, esse papo todo é para fazer ver que sou um fã ardoroso desses aparelhinhos, e estou sempre, embora quase não precise na vida real, navegando dentro de casa, com os mais variados navegadores, em simulação. Minha mulher já deve estar de saco cheio de tanto ouvir Gabriela, Raquel, Felipe, Fernanda e mais um monte de gringos e gringas dizendo 'vire à direita', turn left, etc. :p
Nesse tempo todo, o navegador que mais me agradou foi o iGo Primo 2. Ele tem um visual espetacular (que pode ser mudado usando-se uma das várias 'peles) existentes na net), é muito rápido em aparelhos com 128 megas de memória de trabalho e em torno de 500 MHz de processador. Vc não vira onde ele manda e 10 metros depois ele recalcula nova rota.
Avisa sobre radares com muita eficiência, oferece a possibilidade de ver aquelas junções das estradas, que normalmente ajudam, mas às vezes atrapalham (se vistas em tela cheia, encobrindo todo o resto), e mais algumas firulas.

Eu não gostei do gráfico do Garmim, e sei muito bem que gosto não se discute, e não gosto também de ficar na dependência de um fabricante do hardware para mexer no software. Gosto de fuçar, modificar, melhorar ao meu gosto o navegador, e nisso o iGo é insuperável.
Qto aos mapas, os provedores de mapas para igo aceitam sugestões de correção feitas por qualquer um, mas eles vão lá se certificar se de fato há o erro, antes de mudar o mapa. No tracksource, embora eu confie no ser humano até demais, não sei como é o esquema, se um sabotador psicopata resolver bagunçar com o mapa, como fica?
Mandar uma equipe ao lugar para auditar um mapa não é barato.

Sobre lugares perigosos, não conheço gps que informe isso ao navegante, durante a navegação. O máximo que vejo é designarem "favela" muitos bairros que na verdade nem são.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 27 Nov 2012 12:23 por luizcarlosrio.

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 12:38 #180693

Boa tarde Fidelis,
OBS: A Garmin não faz o sistema operacional, eles usam Linux.

Isso é verdade no que tange alguns GPSs automotivos (que são, afinal, o foco principal de nosso fórum) e os nuviphones, mas creio que há outros modelos que fogem à regra. No próprio link fornecido, que lista os modelos que rodam Linux, há alguns modelos nuvi além dos nuviphones, mas não os demais GPSs Garmin. Já li (mas não lembro a fonte) que a Garmin usa SO proprietário em alguns de seus GPSs.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 15:13 #180708

ja que o tópico é sobre garmin, gostaria de fazer uma pergunta, uso garmin XT TrackSource no meu T501, por sinal muito bom pois os outros mapas não constam em minha cidade, adiquiri um DVD 6861 positron e copiei o garmin do T501 para esse aparelho abre normalmente, mostra todas configurações mais não aparece o mapa quando digito um traçado diz que não tem nenhum mapa detalhado, resoluç]ao 800x480 existe uma imcompatibilidade do mapa com a resolução
  • mecrodriguez
  • Usuário Platinum
  • mecrodriguez's Avatar
  • Postagens: 232
  • Agradecimentos: 23
  • Registro em: 12/06/2011
    Ult. Visita: 11/11/2016

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 18:27 #180730

Sem querer ser chato, mas não gostaria de perder o foco destas dúvidas:
malk escreveu:

A impressão que tenho é que garmin igual ao brasil da época militar: ame-o ou deixe-o.
E quem realmente teve um garmin não troca por outro.
  • malk
  • Iniciante
  • malk's Avatar

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 19:09 #180732

BrunoBL escreveu:
Boa tarde Fidelis,
OBS: A Garmin não faz o sistema operacional, eles usam Linux.

Isso é verdade no que tange alguns GPSs automotivos (que são, afinal, o foco principal de nosso fórum) e os nuviphones, mas creio que há outros modelos que fogem à regra. No próprio link fornecido, que lista os modelos que rodam Linux, há alguns modelos nuvi além dos nuviphones, mas não os demais GPSs Garmin. Já li (mas não lembro a fonte) que a Garmin usa SO proprietário em alguns de seus GPSs.

BBL
Não sei dizer se usam SO proprietário em algum modelo, sempre escutei que os Garmin usam Linux. De qualquer forma parece ser a tendência todos usarem Linux, já que o Android (que é Linux) está ficando cada vez mais popular.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 20:13 #180737

Amigos,

Lendo os argumentos dos colegas sobre o Garmin, contras e a favor, respeito todas elas, como um disse "gosto é gosto". Assim, gostaria de dar a minha opinião porque como sabem pela minha assinatura tenho TomTom, Garmin, e aparelhos com Wince com iGOs, Destinator, GarminXT, etc. Ela (minha opinião) se alinha com a do Sherlock. Gosto do Garmin pela possibilidade de usar os mapas do Tracksource e da Autoguia que são excelentes mapas para rodovias. Nestes casos, a velocidade das manobras e o detalhamento das vias não diferem dos demais navegadores. Agora, quando o assunto é navegação dentro das cidades, onde as manobras são geralmente muito próximas umas das outras, incluisive o recálculo quando erramos, nenhum navegador supera os iGOs, além das inúmeras possibilidades de personalização, avisos de alertas, definições do mapa, etc. Já fiz inúmeros testes colocando 03 aparelhos no parabrisas ( TT-Garmin-STI) e colocando o destino como meu local de saída, forçando os aparelhos a recalcularem constantemente a rota. Deste modo fica evidente a superioridade do iGO Primo, mesmo usando um aparelho de 64 MB de ram como meu STI. Uma coisa que tenho que concordar com o BrunoBL é a superioridade de hardware dos Garmin (não existe tela mais visível sob o sol). Por isso já disse em outras ocasiões que o meu sonho de consumo seria um aparelho Garmin com navegador IGO Primo com mapchanger para usar os mapas TT, NT, AG e TRC. :oks
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
  • Postagens: 900
  • Agradecimentos: 279
  • Registro em: 14/01/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
ET.

Garmin zumo 350 LM + CNBR/AG/TRC/COCAR
CM M1 + Primo Android by Xamanian/Navitel/7Ways/Waze
Aquarius 2 Rodas + GMXT/PRIMO
DM do Projeto Tracksource - Interior de Minas Gerais
Os seguintes usuários disseram Obrigado: cozzi

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 20:26 #180739

Gde ET...qto tempo cara...

Concordo muito com vc principalmente quando disse:
meu sonho de consumo seria um aparelho Garmin com navegador IGO Primo com mapchanger para usar os mapas TT, NT, AG e TRC

E aos curiosos que viram a foto do ET numa moto e GPS acoplado, informo que quando ele faz seus testes, o carro dele na verdade é o da foto abaixo...kkkk

car.jpg

Abçs a todos e vamo que vamo...rs
  • cozzi
  • Colaborador
  • cozzi's Avatar
  • Postagens: 3060
  • Agradecimentos: 3433
  • Registro em: 01/09/2010
Att,
Cozzi (BH/MG) :oks
APONTADOR T500
MIDI JAPAN
FOSTON FS-3D710DT
X3 WF-95
Última Edição: 27 Nov 2012 20:28 por cozzi. Razão: erro portugues

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 20:32 #180741

E aí cabeludo, como vai a franja, rsrsrs. É mais ou menos assim os testes, kkkkkkkkkkk
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
ET.

Os seguintes usuários disseram Obrigado: cozzi

Re: Escolha de gps (garmin?) 27 Nov 2012 23:46 #180753

ET escreveu:
Amigos,

meu sonho de consumo seria um aparelho Garmin com navegador IGO Primo com mapchanger para usar os mapas TT, NT, AG e TRC. :oks
Meu sonho de consumo também.. mas não faço questão do Garmin, qualquer bom hardware com Primo e o TRC na lista do mapchanger já seria show :)

-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Re: Escolha de gps (garmin?) 28 Nov 2012 09:30 #180766

Fidelis.forum,

Isso porque acredito que nunca usou um Garmin. O hardware é sem comparação, não só na qualidade da tela LCD como no receptor de satélites. Tive uma experiência quando estava em Curitiba, saindo de um Shopping debaixo de chuva. Na ocasião estava com o Garmin e o TT no parabrisas. O TT simplesmente ficou uns 5 minutos para reconhecer a posição e indicar as manobras. O Garmin em 30 segundos já estava indicando o que fazer logo na saída do estacionamento. Imagine se só tivesse o TT, estando numa cidade daquele porte pela primeira vez. Depois disso, nunca ando sem o Garmin junto com outro aparelho, apesar das restrições que tenho quanto ao navegador dele.
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
ET.

Última Edição: 28 Nov 2012 09:33 por ET.

Re: Escolha de gps (garmin?) 28 Nov 2012 10:34 #180779

ET,

Acredito no seu relato, escuto sempre falar que o HW do Garmin é superior e não deve ser à toa que as pessoas dizem isso. Não conheço TT, entretanto nunca tive esse tipo de problema mesmo com um HW mais barato como o Multilaser, ou seja, me parece suficiente e com melhor custo benefício. Uso também um X3 WF 95 que é bem superior mas é o dobro do preço.

Resumindo, ainda acho o custo benefício dos aparelhos Garmin pior do que os aparelhos com iGO, sendo este um navegador superior em minha opinião. Posso estar totalmente enganado, mas me parece que o navegador Garmin é mais "pesado", exigindo HW mais potente e caro para fazer a mesma coisa que um iGO faz mais rápido num HW mais barato.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Re: Escolha de gps (garmin?) 28 Nov 2012 13:41 #180787

Fidelis.forum,

Entendo seu raciocínio. Em matéria de custo-benefício um xing-ling com iGO é imbatível. Infelizmente ainda não tive um aparelho com wince com HW top. Todos que vejo no mercado tem alguma limitação, seja de som ou tela. Quando aparecer um com a qualidade de construção dos Garmin vou comprar. Já tive um Apontador slimway sky 4.3 e um Apontador T500 mas passei para frente pois não achei muita diferença dos Aquarius e STI que já tinha.
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
ET.

Os seguintes usuários disseram Obrigado: avencedor

Re: Escolha de gps (garmin?) 02 Dez 2012 19:44 #181108

malk escreveu:
...

Uso GPS há poucos anos e não sou um expert, mas na minha opinião "segurança e tranquilidade" 100%, por enquanto, não temos e não teremos, pelo menos a curto prazo, independente de aparelho ou de navegador. Ao inserir os dados para traçar uma rota são muitas variáveis envolvidas e estamos falando em softwares, e eles sempre trabalham em cima de uma lógica, portanto, de certa forma limitada.

Já usei o iGO 8 no primeiro GPS que tive, mas como já foi citado, dependendo da cidade onde você usa, os mapas não estão muito atualizados. Mas gostei muito.

Atualmente utilizo hw um Orange G5002DTV que escolhi por possuir processador de 600MHz e 128MB de RAM, já vir com câmera de ré e TV digital. Veio com o iGO8 e o Garmin Mobile XT que você escolhe no menu qual dos navegadores você quer carregar. Ultimamente só tenho utilizado o Garmin. Esporadicamente utilizo o iGO 8. Como já foi dito, também, gosto é gosto, mas a vantagem do Garmin, na minha opinião é que você pode utilizar os mapas do tracksource, que são gratuitos e atualizados com bastante frequência.
Foi comentado quanto à credibilidade das atualizações, já que é feito de forma colaborativa, bem, quanto a isso, se você entrar no site do projeto, terá conhecimento de como funciona as atualizações e ajudar a esclarecer, mas são muito rápidas. Aqui na minha cidade a prefeitura mal acabou a obra de uma rotatória nova e lá estava no mapa que baixei mês passado. Bairros novos em expansão com novas ruas abertas, e lá estavam elas.

Seja qual for a sua escolha, o importante é mantê-lo sempre atualizado. Ambos são fáceis de atualizar, com vários tópicos nos fórum que explicam o passo a passo para cada aparelho ou navegador.

Resumindo: independente de hw ou sw, não dá pra depender e confiar somente no GPS, e aqui o quesito credibilidade das atualizações do tracksource não tem importância pra mim, pois independente de ser efetuado por colaboradores ou eu comprar um mapa oficial, nunca vou confiar 100% no aparelho e consequentemente no mapa que ele mostra. Ele sozinho não vai te levar sempre da melhor forma. É preciso analisar e às vezes você faz os ajustes necessários à rota. Na maioria das vezes há sinalização de placas, e é o que deve ser seguido. Certa vez estava desatento às placas e acabei entrando na contramão, pois só prestei atenção na indicação do GPS. E não aposentei o mapa físico não, que está sempre no carro, pra uma eventualidade, mas até hoje ainda não precisei.

Espero ter ajudado.
Abraços.
  • NetMassa
  • Iniciante
  • NetMassa's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 04/01/2011
    Ult. Visita: 23/02/2014

Re: Escolha de gps (garmin?) 02 Dez 2012 20:34 #181113

NetMassa - Parabéns pelas sábias palavras. Não confiar cegamente no GPS, estar atento à sinalização, e ter sempre à mão um mapa ou guia impresso para eventualidades. É assim que se usa essa tecnologia.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.539 seconds