Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Como acrescentar mais mais navegadores e mapas no GPS

Como acrescentar mais mais navegadores e mapas no GPS 08 Nov 2012 16:27 #178878

Olá companheiros.
Sou novo nesta comunidade e ainda leigo nos procedimentos de uso, instalações e configurações, por isso não repare minha ignorancia no assunto.
Comprei recentemente pela internet um GPS Aquarius Discovery TV 7.0, com com processador de 800Mhz, memória ram de 128Mg, memória flash de 2Gb (ele ainda não chegou em minhas mãos) e segundo estou sabendo ele vem com navegador próprio (Aquarius 3D map) e tambèm vem só o com o mapa Brasil da Navteq (não sei se atualizado ou não). Eu pretendo instalar mais navegadores, de preferência da linha iGO (farei estas intalações no SD card externo, para não perder a garantia.
Minhas dúvidas são as seguintes:
- Com relação aos navegadores, quais os melhores e mais atualizados para uso com este modelo e marca de GPS (gostaria de ter, pelo menos mais 3 no SD card)?
- Com relação aos mapas, se por um acaso eu só tiver um instalado (tipo Navteq, por exemplo) e quizer instalar mais uns tres, por exemplo o TeleAtlas, Tom-Tom e Imagem Maps (todos atualizados), onde eu posso baixa-los e como e onde eu devo instala-los para poder ter opções de carrega-los e usa-los quando quizer? Em que pastas do navegador devo colocar os arquivos descompactados desses mapas? Enfim qual é o passo a passo desses procedimentos?
- Com relação ao uso e configurações desses navegadores, onde encontro, para baixar os manuais de usuário para cada um navegador, com atualização mais recente?

Já notei que tem gente muito inteligente e competente navegando nesse forum sensacional, que entende de tudo sobre GPS e que tem ajudado muitos usuários novos e ignorantes, como eu no assunto, por isso tô dentro e assim que também tiver o grau de conhecimento compatível com o deles pretendo, também ajudar a quem tiver precisando.

Obrigado e um grande abraço a todos !!
  • Mauro Pontes
  • Iniciante
  • Mauro Pontes's Avatar
  • Postagens: 6
  • Agradecimentos: 4
  • Registro em: 06/11/2012
    Ult. Visita: 28/02/2013
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Como acrescentar mais mais navegadores e mapas no GPS 08 Nov 2012 17:26 #178885

Bem-vindo a bordo, Mauro,

Infelizmente não temos, no fórum, navegadores, mapas ou outros produtos protegidos por direitos autorais. Como na net tem de um tudo, talvez com uma pesquisada surja alguma coisa.

Os navegadores da linha iGO usam entre si os mesmos mapas e a mesma estrutura de pastas. Assim, se obtiver diferentes mapas para o iGO Amigo, por exemplo, estes servirão também no Primo ou no 8.3. Para instalar estes mapas no navegador, basta copiar o arquivo descompactado (.fbl) na pasta ..\content\map do navegador. As versões mais "incrementadas" dos navegadores permitem mudar de mapa na hora, no próprio GPS, sem a necessidade de se conectar a notebooks ou desktops. Lembre-se apenas de não ter na pasta ..\content\map mais de um mapa do Brasil (ou da França, Portugal, etc) ao mesmo tempo. A exceção são os EUA, onde a regra é diferente: não tenha mais de um mapa de um mesmo estado na pasta de mapas (lá há um mapa para cada estado, não um mapa de todo o país). Dê uma pesquisada no recurso MapChanger (aqui mesmo no fórum) para mais informações sobre este interessante recurso.

Já quanto a ter mais de um navegador, basta ter diferentes instalações dos diversos navegadores, cada uma em sua própria pasta, e alternar entre um e outro com qualquer um dos menus personalizados disponíveis aqui no site. Sugiro este aqui.

Ainda sobre os navegadores: qual usar é questão de gosto pessoal. Há muitos tópicos sobre isso aqui no fórum, vale também a pesquisa para ver o que estão falando sobre o assunto.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 09/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 08 Nov 2012 17:30 por BrunoBL.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Mauro Pontes

Re: Como acrescentar mais mais navegadores e mapas no GPS 08 Nov 2012 18:17 #178892

Olá Bruno

Obrigado pelos esclarecimento, acho que entendi praticamente tudo o que você colocou (decupe a minha ignorância), mas fiquei com uma dúvida: quando vc diz que não posso colocar mais de um mapa do Brasil na pasta "content/map" isso quer dizer que, mesmo sendo mapas da desenvolvedores diferentes e com diferenças no seus conteúdos como é o caso do TeleAtlas, NavTeq, Tom-Tom e Imagem Maps, etc., só pelo fato de esses serem mapas do Brasil eu não posso colocalos na pasta citada? Se é assim, o que devo fazer para poder fazer o inertcâmbio deles no navegador, onde e como colocar cada um?

Me tire essa última dúvida. Acho que eu ainda tenho muito que aprender !

Obrigado Amigo Abraço
  • Mauro Pontes
  • Iniciante
  • Mauro Pontes's Avatar

Re: Como acrescentar mais mais navegadores e mapas no GPS 08 Nov 2012 19:09 #178896

Olá Mauro,

Você entendeu corretamente, é exatamente isso.

Não se deve ter dois mapas com a mesma cobertura geográfica (dois do mesmo país ou dois do mesmo estado americano) ainda que sejam de desenvolvedores diferentes e/ou que sejam de datas de atualização diferentes. A regra é: se cobrem a mesma localidade, não devem conviver na pasta content\map.

O recurso para contornar essa limitação é justamente do que trata o MapChanger. Resumindo, criou-se pastas adicionais na pasta content, "irmãs" da pasta map ==> ..\content\map_ta, ..\content\map_nt, etc, e cada mapa vai em uma dessas pastas. O que o MapChanger faz é espertamente renomear a respectiva pasta para "map" e em seguida dar "boot" no iGO. Assim, quando o navegador reinicializa, encontra um mapa diferente na nova pasta "map" (renomeada de uma das anteriores). Isso tudo é automático, basta clicar no botão do MapChanger e em seguida clicar no ícone do mapa desejado. Em meu GPS particular, eu até alterei o script do MapChanger, de modo que agora a locutora diz: "O mapa foi trocado para Navteq", por exemplo.

Esse esquema está bem documentado em vários posts mais antigos. Note que há arquivos de configuração do MapChanger, que não são exatamente iguais entre os três navegadores da família iGO. Ao configurar o MapChanger de um dos iGOs, lembre-se de seguir o tutorial/tópico da versão correspondente.

Um abraço,
BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 08 Nov 2012 19:11 por BrunoBL.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Mauro Pontes

Re: Como acrescentar mais mais navegadores e mapas no GPS 09 Nov 2012 22:01 #179001

Olá Bruno. Tô aqui de volta.

Pelo que eu entendi, segundo o que você colocou, para trocar de mapas no navegador, além do arquivo de mapa constante em "content/map" eu tenho que, também criar na pasta "content" mais sub-pastas, tipo "map_ta" para o mapa da TeleAtlas, "map_tt" para o mapa da Tom-Tom, map_im para o mapa da Imagem map, etc., colar nestas sub-pastas os respectivos arquivos de mapas e então usar o recurso MapChanger para fazer a troca de mapas. Isto está correto? Se a resposta for sim eu tenho mais uma pergunta, com relação a um problema ocorrido hoje, quando peguei emprestado um GPS de um amigo (Teck.Go YS-4302TV) com o navegador iGO 8.3 instalado. Pra começar quando tentei usa-lo, ao carregar o navegador esse começou a travar e aparecer uma mensagem de erro com relação a memória (no caso a memória ram), que provavelmente era pouca (ele só tem 64Mg) para rodar bem o software. Então, pesquisando nesse forum descobri que poderia fazer algumas alterações no arquivo system.txt para tentar resolver esses tipos de problemas e pegando algumas dicas eu fiz as devidas alterações e finalmente consegui, agora está funcinando bém, exceto por um detalhe: apesar de constar na pasta "content" a sub-pasta "map" com o mapa Brazil NavTeq, a sub-pasta "map_ta" com o mapa Brazil TeleAtlas, a sub-pasta "map_tt" com o mapa barzil Tom-Tom, a sub-pasta "map_im" com o mapa Brazil Imagem Map, eu tentei trocar de mapa atravez do "MapChanger" e o resultado foi o seguinte: Quando teclei "MapChanger" apareceu a tela com os 4 botôes ativos, cada um com os nomes dos respectivos mapas, o mapa atual era o NavTeq, então teclei o Tom-Tom, esperando que fosse reiniciado o sistema, mudando para mapa da Tom-Tom, porém isso não aconteceu, não reinicializou e nem tão pouco trocou o mapa, voltando para a tela do mapa NavTeq. Tentei com os demais e o mesmo ocorreu. Aí fiquei bolado, por que isto estava acontecendo?
Você citou alguma coisa sobre "configurar o MapChanger". Será que o problema está aí? está faltando uma configuração correta no MapChanger? Se sim, como e onde isso é feito? O que será que está faltando para funcionar essa troca?
A propósito, acessando pelo computador as sub-pastas relativas a mapas da pasta "content", lá constão os seguintes arquivos:

map = Brazil NT 2011_Q4.fbl
Brazil.fda

map_im = Está vazia

map_ta = Basemap.fbl
Brazil_TA_91.fbl

map_tt = Brazil Tom Tom 2011 -09.fbl

Porém quando, no GPS, com o navegador carregado, após clicar em "MapChanger" eu clico em mapas, na tela das teclas de troca de mapas, para acessar a listagem dos mapas instalados, nessa lista só aparece o NavTeq. Concluí, com isso que, apesar de, na pasta "content" constar, não só a sub-pasta "map", mas também as demais sub-pastas com os outros mapas o navegador não está reconhecendo os demais arquivos de mapas, embora nas teclas desta tela apareça os nomes de 4 mapas.

Será preciso alterar ou acrescentar algum arquivo? Enfim, o que é que eu faço?

Obs: Baixei atraves de informaões de companheiros nesse forum um pacote de 14 mapas, sendo:

1 - Brasil Tom Tom 2012.03 +poi, contendo os aquivos "Brazil.fbl" e "Brazil.poi"

2 - Brasil Navteq 2011 Q4 + velocidade, contendo os aquivos "Brazil.fbl" e "Brazil.fda" e mais uma sub-pasta "map" vazia

3 - Brazil Navteq 2010 Q3 + DEM 3D, contendo uma sub-pasta "building", com os arquivos "Brazil.3dc" e "Brazil.3dl" e
mais uma sub-pasta "map" com os arquivos "Basemap.fbl" e "Brazil.fbl"

4 - Brasil Navteq 2011 Q4 + 3dl + poi, contendo os arquivos "Brazil.3dl" , "Brazil.fbl" e "Brazil.poi"

5 - Aquivo "Brazil Navteq 2010 Q1 (100414).fbl"

6 - Aquivo "Brazil Navteq 2010 Q2 (100916).fbl"

7 - Aquivo "TANA 2008 8.1.1(080930).fbl"

8 - Aquivo "TANA 2009 8.2 (090127).fbl"

9 - Aquivo "TeleAtlas 2009 9.0 (090319).fbl"

10 - Aquivo "TeleAtlas 2009 9.1 (090528).fbl"

11 - Aquivo "TeleAtlas 2010.03 Q1 (100416).fbl"

12 - Aquivo "TeleAtlas 2010.06 Q2 (100719).fbl"

13 - Aquivo "TeleAtlas 2010.09 Q3 (101104).fbl"

14 - Aquivo "TeleAtlas 2010.12 Q4 (110107).fbl"

Será que posso aproveitar alguns arquivos desse pacote para solucionar esse problema?

Mais uma vez obrigado pela ajuda que está me dando, tenho certeza que ainda vou aprender muito aqui, com
você e com outros companheiros desse forum.

Um Abraço
  • Mauro Pontes
  • Iniciante
  • Mauro Pontes's Avatar
Última Edição: 09 Nov 2012 22:44 por Mauro Pontes. Razão: Esqueci detalhes importantes

Re: Como acrescentar mais mais navegadores e mapas no GPS 09 Nov 2012 22:53 #179005

Oi Mauro,

Os aparelhos de 64MB rodam os iGOs, mas ocasionalmente pode-se ter problemas de memória. Além das dicas de configuração do sys.txt, que você já viu, tenha na manga para referência futura o seguinte: certas funcionalidades não-essenciais dos navegadores consomem muito recurso de máquina (RAM e processamento), e se forem desabilitadas, facilitam a vida de quem usa essas máquinas mais modestas. Nesse link, encontrará algumas opções para deixar os iGOs mais leves.

Sim, é preciso configurar o MapChanger, e no iGO 8.3 (diferentemente do Primo) isso se faz no arquivo sys.txt. Mas ao invés de repetir aqui todo o processo de configuração, sugiro dar uma lida nos tópicos sobre o mesmo. Em linhas gerais, no sys.txt do iGO 8.3 usa-se uma seção [switchmap] na qual se faz esta configuração, indicando os nomes das pastas onde se localizam os mapas. Veja aqui um dos muitos tópicos que tratam dessas configurações. É mais produtivo ler um ou mais desses tópicos (facilmente encontráveis com a pesquisa do topo da página do fórum) e postar nos próprios tópicos as dúvidas que surgirem do que repetir aqui todo o processo.

Lembre-se que nessas configurações há referências explicitas a nomes de pastas e de dispositivo de memória ("SDMMC", "ResidentFlash", "Storace Card", etc) de seu GPS. Há que se fazer os ajustes nos exemplos para que os nomes reflitam a realidade de seu aparelho e da instalação de seu iGO. Muitas dificuldades de execução do MapChanger originam-se na discrepância desses nomes.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 09 Nov 2012 22:58 por BrunoBL. Razão: erros de digitação
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.258 seconds