Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Como fazer o GPS ligar e desligar junto com a partida no carro?

Como fazer o GPS ligar e desligar junto com a partida no carro? 02 Ago 2012 18:17 #165131

E aí galera.

Vou colocar minha dúvida e, prá variar pedir a ajuda do Forum.

Eu tenho um GPS, bonzinho até, o Midi MD-5099. O bicho tem quase tudo. TV Digital, FM Transmiter, Bluetooth. Só não tem Wi-Fi, nem 128 Mb de memória (tem 64Mb) e nem processador de 500Mhz (tem 468Mhz).

Resolvi instalar o novo Amigo 8.4 e aí constatei quanta falta faz um bom processador, acima de 500Mhz e boa memória, 128Mb, no mínimo. Poizé, o bicho num guentou o tranco.

Resolvi, então, comprar um X3 WF99 com 128Mb de memória e processador de 533Mhz prá rodar o Amigo 8.4 sem problemas de travamento.

Até aqui tudo belezinha.

Acontece que quando eu tinha o Midi instalado no carro, ele ligava e desligava junto com a partida do carro. O que, convenhamos, é muito útil essa funcionalidade.

Só que o X3 só desliga junto com o contato do carro. E quando vou ligar o carro ele até liga por alguns segundos prá logo após, acusar a inatividade do receptor GPS sendo necessário reiniciá-lo.

Alguém aí sofre do mesmo problema e tem uma solução?

Abração a todos.
  • jairgodoy
  • Intermediário
  • jairgodoy's Avatar
  • Postagens: 70
  • Agradecimentos: 3
  • Registro em: 28/04/2012
    Ult. Visita: 13/10/2015
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Como fazer o GPS ligar e desligar junto com a partida no carro? 02 Ago 2012 20:06 #165150

Caro amigo, boa noite.
Quando troque de GPS (Foston FS-430 para X3) tive o mesmo problema, porém pra mim não mudou muito, pelo seguinte:
Tenho o hábito de sair do iGO antes de desligar o GPS manualmente... Faço isso porque desligando tudo na chave do carro as vezes corrompe arquivos e você fica na mão.
Não sei se já ocorreu contigo, mas comigo diversas vezes.
Como uso o GPS diariamente nos clientes para otimizar minhas rotas e agilizar o dia, chego no cliente, saio do iGO, desligo o aparelho.
Ao entrar na caminhonete, ligo o GPS e entro no iGO... Fazendo isso, nunca mais tive problemas.

Att
GPSPoint
  • GPSPoint
  • Administrador
  • Feliz aquele que transfere o que sabe
  • GPSPoint's Avatar
  • Postagens: 3920
  • Agradecimentos: 1655
  • Registro em: 31/12/2009
    Ult. Visita: 20/10/2016
Links mais procurados do Fórum :
- iGO 8.3.5 (My Way) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 8.4.3 ( Amigo ) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 9.6.13 (Primo) Pacote 2013 : clique aqui para acessar
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar !:woohoo:
Os seguintes usuários disseram Obrigado: jairgodoy

Re: Como fazer o GPS ligar e desligar junto com a partida no carro? 02 Ago 2012 21:40 #165176

Grande GPSPoint.

Grande dica essa sua. Não havia pensado no problema levando essa informação em conta.
Tô achando que vou adotar essa prática, evitando eventuais futuros problemas.

Brigadão pela dica.

Abração.
  • jairgodoy
  • Intermediário
  • jairgodoy's Avatar
  • Postagens: 70
  • Agradecimentos: 3
  • Registro em: 28/04/2012
    Ult. Visita: 13/10/2015

Re: Como fazer o GPS ligar e desligar junto com a partida no carro? 02 Ago 2012 21:47 #165179

vc nao precisa de desligar o gps toda vez que para...a nao sefr que vai ficar mais de duas horas fora...eu deixo ligado e desligado do acendedor, somente quando apresenta bateria fraca que volto a logar ate recarregar a bateria.....
  • martinho_cba
  • Usuário Platinum
  • martinho_cba's Avatar
  • Postagens: 566
  • Agradecimentos: 91
  • Registro em: 03/11/2011
    Ult. Visita: 23/11/2016

Re: Como fazer o GPS ligar e desligar junto com a partida no carro? 03 Ago 2012 00:29 #165213

Olá jairgodoy!!!

Além do risco de corromper os dados no cartão (já me aconteceu também), corre-se o risco de queimar o carregador veicular quando se faz essa prática de ligar o veículo com o carregador na tomada do ascendedor. Já me aconteceu pois deixei -o conectado na tomada por pura distração!!!
Isto ocorre porque na hora que você liga o carro, há um efeito chamado de corrente de pico, corrente esta que poderá avariar o carregador mesmo que ele tenha um estabilizador interno (os estabilizadores internos dos xings não são muito eficientes).
O que faço, para não ter que ficar ligando e desligando o navegador e o gps, e por consequência, ficar esperando o aparelho ligar e depois carregar o navegador é MINIMIZAR o navegador (em vez de sair) e HIBERNAR o aparelho de gps (em vez de desligar).
APÓS ligar o carro, colocando o carregador na tomada 12V, imediatamente o aparelho gps liga e já entra no navegador. Daí a poucos segundos já acha o sinal e .. só alegria!!

Detalhe que percebi: saindo do navegador e/ou desligando o gps quando está FALANDO alguma informação, já me corrompeu os dados pois interrompi o funcionamento do sistema DURANTE a execução do mesmo.
Isto equivale a você desligar seu pc diretamente no botão desligar (e não pelo iniciar -> desligar do windows), ou tirar o cabo USB sem o procedimento correto de clicar no ícone, no pc, aguardar a liberação para, aí sim, tirar o cabo USB ou tirar o pen drive.
Experimente .. quem sabe pode ser-lhe útil!

abs
leopardo
  • leopardo
  • Usuário Platinum
  • leopardo's Avatar
  • Postagens: 279
  • Agradecimentos: 67
  • Registro em: 28/04/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
GPS: BAK - BK7007DTB
Última Edição: 03 Ago 2012 00:32 por leopardo. Razão: complementação

Re: Como fazer o GPS ligar e desligar junto com a partida no carro? 03 Ago 2012 10:39 #165268

Olá Jair,

Sim, o X3 tem essa característica. Até ao hibernar o aparelho, na volta o iGO Primo pode ficar para sempre "detectando receptor GPS", obrigando o reboot. Isso não é exclusividade do X3, já vi outros aparelhos com essa característica também.

Curiosamente, com iGO 8.3 o problema não existe: pode-se hiibernar o X3 à vontade, e na volta, está tudo funcionando.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Re: Como fazer o GPS ligar e desligar junto com a partida no carro? 03 Ago 2012 10:58 #165274

Olá pessoal, comigo também acontece a mesma coisa, muito embora tenha o GPS configurado para hibernação automática quando a corrente é interrompida (aquela mensagem "desligando em 9 segundos...")
Meu nav é um Primo 2.1 com skin Tomsoft.
  • albertopitol
  • Iniciante
  • albertopitol's Avatar
  • Postagens: 17
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 28/10/2010
    Ult. Visita: 03/10/2016

Re: Como fazer o GPS ligar e desligar junto com a partida no carro? 03 Ago 2012 12:00 #165283

Ola Leopardo , excelente dica

Eu uso o pe

So que no pe nao tem a opçao minimizar, so tem sair ou cancelar

Como faço minimizar o primo pe

abçs.
  • jps10
  • Usuário Gold
  • jps10's Avatar
  • Postagens: 197
  • Agradecimentos: 18
  • Registro em: 02/04/2012
    Ult. Visita: 09/03/2013

Re: Como fazer o GPS ligar e desligar junto com a partida no carro? 03 Ago 2012 14:50 #165322

Olá colegas!!!

Para ocorrer a função de hibernar, no NAVEGADOR, na verdade vai aparecer a função Minimizar no menu de fechamento. Para isto, observe o grupo [interface] abaixo, no arquivo sys.txt, na raiz do Primo/Amigo/IGO 8.3:

[interface]
shutdown_time="0" ; Com o zero, não desliga automaticamente. Realmente é o que queremos.
show_minimize="1" ; AQUI SIM - mostra a função MINIMIZAR que, em termos práticos, equivale a dizer HIBERNAR.
show_exit="1" ; Mostra a função SAIR.

Para aqueles que só esteja aparecendo SAIR e CANCELAR, basta incluir a linha show_minimize="1"

Depois disso é que, realmente, fazemos o APARELHO hibernar; clicando no botão de desligar aparecerá as opções "Desligar" e "Hibernar" na tela do aparelho. Escolha "Hibernar".

Concordo com o Bruno. No meu caso, eu tinha problemas de ficar indefinidamente "Procurando Sinal" quando voltava da hibernação ou mesmo da minimização. (Aparelho BACK 7007), inclusive no Amigo também . Nunca usei o IGo 8.3.

No meu caso (e deu certo comigo), resolvi usando os seguintes recursos:

1- Não deixo o Primo sair/hibernar automaticamente. Para isto coloquei a linha shutdown_time="0". Eu mesmo minimizo o Primo conforme descrevi acima, cuja opção "MINIMIZAR" passará a existir com a inclusão da linha acima no grupo [interface] .

2- Uma vez que meu gps, às vezes, perdia sinal sem mais nem menos, em pleno percurso normal, inclusive usando o PE, configurei conforme os posts abaixo, usando o gpsscans (nos posts está explicado). NUNCA mais aconteceu nem perder o sinal de bobeira, nem ficar procurando sinal indefinidamente após minimizar/hibernar!!!

Leiam os referidos posts e, quem sabe, pode ser que ajude.

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

abs
leopardo
  • leopardo
  • Usuário Platinum
  • leopardo's Avatar
  • Postagens: 279
  • Agradecimentos: 67
  • Registro em: 28/04/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
GPS: BAK - BK7007DTB
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fugantip, jairgodoy

Re: Como fazer o GPS ligar e desligar junto com a partida no carro? 03 Ago 2012 18:45 #165354

Obrigado Leopardo

Deu certo

show_minimize="1"

agora esta aparecendo a opçao minimizar

abçs
  • jps10
  • Usuário Gold
  • jps10's Avatar
  • Postagens: 197
  • Agradecimentos: 18
  • Registro em: 02/04/2012
    Ult. Visita: 09/03/2013

Re: Como fazer o GPS ligar e desligar junto com a partida no carro? 03 Ago 2012 20:18 #165371

Cada aparelho de gps tem suas próprias regras nesse quesito desligar/ligar de novo.
Meu T500, qdo estou usando o mesmo no carro (ligado ao carregador do veículo), ao desligar o motor aparece aquela msg dizendo que o Primo vai desligar (na verdade hibernar) em alguns segundos.
Se eu não fizer nada, a tela do gps se apaga e, ao voltar a ligar o motor do carro, preciso pressionar o botão liga/desliga para o Prmo voltar e imediatamente continuar fazendo o que ele fazia antes de desligar o motor.
Já outros aparelhos, ao ser ligado o motor do carro, reiniciam sem que se precise apertar nenhum botão. E não é problema de configuração, pois o mesmo Primo, com o mesmo sys.txt, em cada aparelho tem um comportamento diferente.

Qto a estragar alguma coisa ou corromper arquivos, qdo o Primo hiberna não há por que corromper arquivos. É a mesma coisa que acontece qdo o nosso pc adormece depois de permanecer algum tempo sem atividade.
Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 03 Ago 2012 20:21 por luizcarlosrio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: jairgodoy, tubaraomar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.359 seconds