Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!?

Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 17 Jul 2012 20:00 #162112

OLá! Estou com um problema com meu garmin 76 e não encontrei nenhum assunto similar no fórum.
Gravei um trajeto num rio, de aprox. 25 km, durante o dia e com uma boa distância de segurança (aprox. uns 80m) dos locais rasos e com galhadas expostas e submersas, para que eu pudesse utilizá-lo quando navegasse à noite.
Já usei-o algumas vezes sem problemas mas na penúltima vez que o usei tive a impressão de que ele estava indicando o percurso muito próximo duma ilha que há no caminho vizinho ao trajeto. Mas como eu já estava num trecho conhecido continuei usando minhas referências visuais (luzes da barragem e cidade) e não preocupei-me com o fato.
Já na última vez que precisei usá-lo pude ter certeza que há alguma coisa errada pois o trajeto estava indicando-me um caminho que estava distante uns 100 metros da rota gravada inicialmente. No trajeto em água aberta o erro passou despercebido pela grande largura do rio mas no trecho vizinho à ilha o erro ficou claro pois para seguir o caminho indicado pelo gps eu teria de navegar sobre a ilha.
Lembrando que o caminho da gravação original do trajeto passava a uma distância de aprox. 100 metros da referida ilha. A ilha possui alguns quilômetros de extensão e não se desloca. O erro está no aparelho. Alguém tem idéia do que pode ter ocorrido? Sei que a precisão do aparelho amador não é absoluta mas um erro de aprox. 100 metros é exagerado, não? Grato. Abraços. Marcos.
  • marcaoz
  • Iniciante
  • marcaoz's Avatar
  • Postagens: 11
  • Registro em: 17/07/2012
    Ult. Visita: 15/02/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 17 Jul 2012 20:21 #162116

Bem-vindo ao fórum, Marcos,

Cem metros é muita coisa de fato.

Você chegou a repetir o teste? O erro se repetiu?

Tenho um Garmin 96, bem parecido com o seu, e rotineiramente tem precisão de 10m ou melhor. Se marcar um waypoint em campo aberto e me afastar, o GPS é capaz de me levar de volta a um ponto dentro de 10m de raio do ponto original. Seu aparelho deve ter precisão idêntica.

Uma possibilidade é a seguinte: se você está navegando no rio sob árvores e/ou folhagens, estas atenuarão severamente os sinais dos satélites, chegando a ocultar um ou outro satélite da visão do seu aparelho. Se isso ocorrer com um número suficiente de satélites, os remanescentes podem não ser suficientes para garantir boa precisão de posicionamento. É só com o céu completamente livre de morros, prédios, árvores e folhagens e outros obstáculos, em todas as direções, que se obtém os 10m de precisão esperados para os GPSs.

Pode ser também que a topografia do local do ocorrido seja de barrancos elevados, restringindo a visibilidade do céu. Você se lembra se era esse o caso? Se todos os satélites à vista estiverem numa mesma direção (com os demais escondidos atrás do barranco alto do rio, por exemplo), a precisão do posicionamento fica comprometida.

Se seu barco tiver estruturas que fiquem mais elevadas que o GPS, talvez estejam atrapalhando a visão do céu. Se for o caso, pode ser interessante instalar no barco uma antena externa neste ponto mais alto da embarcação, garantindo boa cobertura do céu, seja qual for o rumo do barco.

EDIT - Estamos falando de navegação ao longo de rotas entre waypoints que foram criados no próprio GPS, não é isso? A utilização de mapas ou waypoints importados introduz outra camada de incerteza.

Boa sorte, e cuidado com a navegação noturna. Não vá confiar cegamente no GPS!

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 10/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 17 Jul 2012 20:33 por BrunoBL.

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 18 Jul 2012 08:33 #162177

Bom dia Bruno! Grato pela ajuda. Sim, a rota foi criada no aparelho. Quanto a geografia do local e do barco, tudo livre de árvores e barrancos e aparelho sobre o banco da frente, em local alto. Mas ás vezes recebo mensagens de sinal fraco no aparelho mesmo com o céu estrelado. Já estou considerando o uso da antena externa. Sabe de alguma BB pra indicar-me?
Algo que ocorreu-me sobre o problema com o trajeto foi que mudei recentemente o sistema (de WGS84 pra SAD69). Mas creio que as conversões de pontos e trajetos seja automática, não? Grato. Abraços.
  • marcaoz
  • Iniciante
  • marcaoz's Avatar

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 18 Jul 2012 10:04 #162194

Bo dia marcaoz,

Lendo seu primeiro post fiquei pensando em alteração de Datum, e em sua resposta ao amigo Bruno você afirma ter alterado o referencial de quando realizou o levantamento.
Teoricamente era para o GPS ter feito a conversão correta pois possui equações bem ajustadas para isso, mas o ideal é utilizar o mesmo Datum do levantamento. Há um deslocamento em torno dos 60m entre o Sad69 e o WGS, pois são tipos diferentes de modelo da terra.

Tente gravar um percurso em uma estrada mesmo, e depois altere o Dautm (referencial) só para ver se há alteração também.

Seu aparelho possui entrada para antena externa ativa, portanto terá uma melhora de sinal.

Quanto a compra de uma antena, tem um muito boa na geostúdio (http://www.geostudio.com.br/ListaProdutos.asp?Code1=30), empresa séria sediada em BH, é quem desenvolve o GPS trakMacker. Uso em um 60csx e também em um map 76SX e às vezes melhora um pouco, outras é mesmo só para elevar mais a antena ou manter o GPS na mochila.
Se tiver paciência de esperar (uns 40 dias), pode importar da china (http://s.dealextreme.com/search/antenna+gps) detalhe em (http://www.dealextreme.com/p/pg-174-digital-gps-antenna-8859?item=1). Por ser um produto pequeno e de baixo valor não deverá ser taxado. Aconselho comprar alguma outra buginganga para ultrapassar o valor de 15 dólares e assim você recebe um código de rastreamento pelo correio brasileiro mesmo.
Boa sorte e qualquer coisa, se pudermos ajudar estaremos por aqui

[ ]s
sete7
  • sete7
  • Usuário Platinum
  • sete7's Avatar
  • Postagens: 621
  • Agradecimentos: 439
  • Registro em: 02/01/2011
    Ult. Visita: 11/04/2016

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 18 Jul 2012 12:10 #162213

Bom dia Marcos,

Sim, como você e o amigo sete7 mencionaram, a conversão entre um datum e outro é bem precisa. Como você pode perceber, as coordenadas mostradas no display para um determinado waypoint serão ligeiramente alteradas quando se alterna entre um datum e outro. Isso faz com que ao escolher um waypoint, o GPS aponte sempre para um mesmo local com qualquer datum selecionado, ao mesmo tempo que permite que você exporte/importe waypoints (e rotas, etc) de/para cartas de papel, por exemplo, sem precisar fazer conversões, bastando usar o datum da carta.

Por curiosidade, acabo de criar um waypoint aqui na rua, e em seguida selecionei a função GOTO, tendo como resultado uma distância de 6m para o waypoint, bem dentro dos 10m esperados. Ao alternar entre WGS84 e SAD69 a direção e os 6m de distância permaneceram inalterados embora, como mencionado acima, as coordenadas mostradas do waypoint mudassem entre um datum e outro. Resumindo, como você criou os waypoints no próprio GPS, me parece claro que o problema não é decorrente de datum, mas de precisão de localização, mesmo.

Acho boa a ideia da antena externa, especialmente se seu aparelho chegou a diagnosticar recepção de sinal fraco. Minha experiência com antena externa é limitada a um outro aparelho meu, um Garmin 45XL, que muda radicalmente com antena externa. As barrinhas de sinal, com intensidades variáveis sem antena externa, ficam todas coladas no topo da escala com antena conectada. O Map76 já é de outra geração, talvez a diferença com/sem antena externa não seja assim tão radical, mas desconfio que a mudança será muito boa e tem ótima chance de resolver o problema. Aproveite as ótimas dicas do sete7 para compra da antena. Apenas reconfirme o tipo de conector de seu aparelho antes de encomendar, elas costumam ser disponíveis com diferentes conectores. Se o Map76 for como meu Map96 (creio que sim), o conector é o MCX.

Abraços,
BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 18 Jul 2012 12:19 por BrunoBL.

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 18 Jul 2012 16:43 #162261

Olá. Agradeço pela ajuda. Sábado farei um teste e também vou regravar um trajeto semelhante e verificar possíveis alterações.
Mas como não foi uma única vez que notei mensagem de sinal fraco (e olha que o 76CSX possui um receptor mais forte, para uso em matas e dias nublados, segundo a propaganda) creio que a antena externa seja uma boa!
Sete, quanto às antenas, há entre os modelos da DX alguma que seja melhor? E essa PG174 funciona com energia do próprio gps? E essa aqui (www.dealextreme.com/...female-29507?item=10), apesar de ser mais cara, seria mais "forte"?
Outra coisa, mes que vem talvez eu vá ao Paraguay. Lá eu encontraria algo "melhor", da própria Garmin e por um preço equivalente à loja de BH? Mais uma vez "brigadão". Abraços.
  • marcaoz
  • Iniciante
  • marcaoz's Avatar

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 18 Jul 2012 17:28 #162266

MArcos,

Essas antenas são todas ativas, alimentadas pelo próprio GPS.

As antenas da Garmin custam aí pelos US$30 ou mais, nos EUA. Não sei qual o preço no Paraguai. As da DX custam abaixo dos US$10.

A antena do link que você postou acima não é para GPS, não vai funcionar. Já a PG174 que o sete7 postou tem ótimos reviews de comopradores na DX, parece ser a "boa e barata". Minha opinião é que ela resolverá o problema.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 18 Jul 2012 17:59 #162273

Olá macaoz,

Realmente a antena do 76CSX é boa, mas por ser pequena e imbutida no aparelho já há uma pequena perda. O hardware do 60CSX por exemplo é praticamente o mesmo, mas a antena fica fora do corpo do GPS, e o sinal já é um pouco melhor.
Tenho um 76 aqui e o conector é mcx sim, com Bruno disse.
A alimentação da antena é pelo próprio conector, mas ela gasta muito pouco, não havendo alteração na duração da bateria.
Essa PG174, parece ser boa sim, o conector tambem está correto. No final todas deste tipo são cópias ( até mesmo OEM) da GARMIN GA27. (Cuidado, a GA 26 não é amplificada)
Esta antenona aí acho que este ganho todo é mais para sinal de celular ou rede que para o sinal de GPS. O normal é um ganho na faixa de 3 a 5 db, suficiente para compansar bastante o ruido atmosférico. Continuo preferindo a outra. Ela está fazendo coisas demais para o meu gosto. Prefiro uma específica na frequência do GPS. Além disso o conector dela não é mcx.
Quanto à original da Garmin, o preço é bem maior (tem marca né?). No Paraguai já ouví dizer que está na faixa de U$D 75,00. Era vendida na Geostúdio por R$210,00 a algum tempo, hoje só tem estas menores similares mas que funcionam bem. Na MaréGPS (em SP) é mais caro ainda. Tenho as duas e não noto diferença de recepção.
Veja se entende este discurso aí em cima. Qualquer coisa continuamos por aqui.

[ ]s
sete7
  • sete7
  • Usuário Platinum
  • sete7's Avatar

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 19 Jul 2012 07:58 #162378

Bom dia Bruno e Sete! Então acho que vou pegar a 174. Será que eles têm o cabo veicular? Aí já dá pra completar o pedido. Sábado vou fazer um teste no percurso antigo também, pre ver se o erro continua ou se era momentâneo. Grato a vocês. Abraços e bom FDS!
  • marcaoz
  • Iniciante
  • marcaoz's Avatar

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 19 Jul 2012 08:32 #162380

Bom dia Marcos,

Ótima decisão. Acho que a antena vai resolver.

Não me parece que a DX tenha o cabo, não consegui achar lá. Cuidado para não acabar comprando cabo com tomada microUSB, hoje em dia é o mais comum, e as lojas podem entender que é isso que você quer. Revendas (mesmo no Brasil) que tenham acessórios Garmin deverão ter o cabo.

Abraços e bom final de semana,
BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 19 Jul 2012 11:46 #162404

Bom dia Marcos,

Esta anteninha te ajudará bem. Quanto ao cabo eles não têm pois se for o cabo proprietário da Garmin (Conector redondo com 4 furos), acho que não compensa produzir, pois o consumo é limitado. O Original é caro, mas novamente a Geostudio salva agente, pois o Odilom produz o cabo e envia por correio.
Se for mini USB, então nas lojas de informática tem. É padrão.

Quanto acompra na DX, se passear pelo site achará muita coisinha útil, especialmente para qem gosta de andar por aí (como parece ser seu caso rsrsrsrsrs :laugh: :laugh: ), como cabo Y para energia no carro ou barco ( http://s.dealextreme.com/search/car+cigarette+power
detalhe: http://www.dealextreme.com/p/1-to-2-car-cigarette-lighter-power-port-splitter-dc-12-24v-37077?item=9

Lanterninhas com led http://www.dealextreme.com/p/9-led-flashlight-20000mcd-1254?item=13 (no setor de bicicletas tem mais fortes). Tem um kit com 7 lanterninhas por U$13,00.

Baterias recarregáveis de NiMH (fuja de NiCd) http://www.dealextreme.com/p/bty-1350mah-ni-mh-aaa-rechargeable-batteries-2-pack-6292 (3 pacotes para fazer 2 jogos)

Para não se assustar nos correios, sempre considere que será sorteado na amostragem da alfândega Brasileira:

[Preço do produto + frete (gratis)] x 60 % = Preço do imposto federal
[Preço do produto + frete + imposto federal ] x 18% (em Minas) = Preço do ICMS ( imposto sobre imposto!!! :angry: acumulado !!!)
Preço final para você = soma tudo ou: [(Preço produto (FOB) + Frete) x 1,60] x1,18]

Esta será a pior situação . Normalmente estas pequenas coisas não são taxadas, mas.............

É isso, precisando estaremos por aqui.

[ ]s
sete7
  • sete7
  • Usuário Platinum
  • sete7's Avatar

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 19 Jul 2012 14:40 #162432

Olá Pessoal. Boa tarde. Dando uma busca atrás de outras opções achei isso:

www.piramidemotor.co...oduto.php?codigo=393

www.tudolivre.com/pr...mber-0101008500.html

Alguém já ouviu algo sobre essa GA27-Opek? Abraços.
  • marcaoz
  • Iniciante
  • marcaoz's Avatar

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 19 Jul 2012 18:53 #162443

Boa noite Marcaoz,

Descobriu o caminho das pedras hem !? rsrsrs..
Olha, a antena GA 27 é o modelo amplificado comercializado pela Garmin. Este fabricante aí deve produzir um semelhante, não terá muuita diferença para um da DX, até porque certamente este é produzido na China. No site não especifica se é amplificada, mas se faz referência à GA27 deve ser.
O cabo não tem erro, é esse mesmo, parece ter fusível próprio e poneira rosqueável de metal, bom para não quebrar fácil.
Já que você vai passar por lá dê uma olhada, só de poder colocar a antena no teto já vai ajudar bem, e o preço compensa a tentativa, mas acho que funcionará bem.
Se adquirir, relata pra nós o resultado hem !!!
Boa sorte.

[ ]s :oks
sete7
  • sete7
  • Usuário Platinum
  • sete7's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: marcaoz

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 31 Jul 2012 10:29 #164668

Olá. Bom dia!
Bruno e Sete, a vcs que ajudaram-me a resolver o problema com meu 76, tenho uma notícia ambígua (boa e constrangedora)! :blush:
O aparelho está ótimo, com a precisão que lhe é característica. A causa do erro era: "Default operation".
Resumindo, acreditei firmemente que havia um erro no aparelho mas depois de um teste notei que tudo não passara de um erro meu. E pra não ficar tão feio vou tentar explicar o ocorrido.
O ponto de pesca no qual eu estava era S20°29'37.8'' WO51°27'18.3'' (WGS84).
Jogando essa posição no Google Earth ou Maps notamos uma linha que passa bem próxima ao ponto. O trajeto que eu tinha gravado no meu 76 passa à direita (SE) do ponto, cerca de uns 100m.
Essa linha que aparece no mapa (creio que seja a divisa entre os estados MS e SP) passa à uns 50m do ponto, também à direita. Eu selecionava o trajeto no gps e colocava zoom máximo. Nisso desaparecia o trajeto (e também a linha de divisa). Mas eu sabia que o trajeto estava à minha direita (quando da aplicação do zoom) e quando começava a deslocar-me pra ele o que surgia primeiro na tela era essa linha (que nessa altura passa bem próxima ao trajeto). Pra ajudar na "besteira" a cor do trajeto era magenta (ou algo parecido), confundindo ainda mais a identificação.
A partir desse ponto em que estão próximos, a linha vai distanciando-se do trajeto e entra na zona rasa e cheia de galhadas e o trajeto segue num ângulo bem mais aberto (uns 45°), passando por fora da ilha. Um dos pontos do trajeto nessa altura é: S20°29'13.3'' WO 51°26'.32.7''. O pior é que segui essa linha por duas vezes!! Sábado passado desconfiei que "eu" estava cometendo algum erro e mudei a cor do trajeto para vermelha.
Quando eu tirava um pouco do zoom dava pra ver os dois juntos, porém seguindo em direções diferentes.
Mais lógico eu concluir que eu estava seguindo a linha errada do que achar que o aparelho estava com erro e "sarou repentinamente". Afinal, no sábado o trajeto estava lá, passando pelos locais seguros.
E eu, aliviado porém envergonhado!
Mas vamos tentar ver os lados positivos. Encontrei uns camaradas "super prestativos" para sanar minhas dúvidas e vou "ganhar" uma antena externa que, com certeza, será útil.
Mais uma vez agradeço-lhes pela atenção e ajuda e peço-lhes desculpas pelo trabalho que dei.
Abração.
  • marcaoz
  • Iniciante
  • marcaoz's Avatar

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 12 Set 2012 19:39 #171759

Oi marcãoz,

Putz.... Desculpa companheiro. Eu realmente não ví que você tinha postado.

Tá parecendo história de pescador meu ! :kkkk :kkkk :nha
Bebe menos que encherga uma linha só :hihihi !!! - brincadeira hem! :p

Como você deve ter visto o fórum está passando por um momento de turbulência, com solicitação retirar links de download, o pessoal nervoso, muitos não compreendem a situação do administrador do fórum que tem responsabilidade por tudo que se posta. Daí se não tirar os links que paga o pato é ele e aí é dureza né ?

Além disso parece que houve uma "pane" qualquer no servidor e paramos de receber os posts assinados, assim perdí o fio da meada da maioria dos postes que eu lia.

Bom, mas podemos voltar ao post. Só que agora tem uma quantidade grande de novas postagem, com uma, duas respostas apenas, assim os tópicos viram de página muito rápido, mas já estou assinando "seu post" novamente.

Vou te responder aqui (MP) e lá também para que outros possam ver também OK!?

Bem, eu não esperava que os MCX sumissem assim tão rápido. o MMCX é um MINI MCX, mais utilizado em telefones celulares, tablets, smartfones etc. Como estes aparelhos têm pouco espaço, então adodaram o MINI MCX.

Se tem só o conector MCX para venda, então pode adquirir, pois já tem a antena! Um bom técnico em eletrônica, que tenha aquelas lupas para mexerem circuitos impressos, consegue trocar para você.

Outro site sério que conheço, já comprei deles e foi bem rápido e tudo certinho é o SEMSONS, um site americano muito bom. Vi uma antena mcx a U$10,99 lá, falta ver o frete deles:

www.semsons.com/antennacaseetc.html

Que bom ter resolvido seu problema e posicionamento. Estas varadas nágua acontecem quase sempre (kkkkkk..) distrai um pouquinho e comemos mosca !! Melhor que o aparelho não tem nada !

É isso. Se eu achar alguma novidade eu posto e te aviso por MP. :bye

[ ]s
sete7
  • sete7
  • Usuário Platinum
  • sete7's Avatar

Re: Garmin 76 informando trajeto com erro muito grande!? 13 Set 2012 08:07 #171832

Valeu pela ajuda Sete! Duro que nem umazinha eu tinha bebido. Abraços.
  • marcaoz
  • Iniciante
  • marcaoz's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.347 seconds