Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção?

Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 06 Jul 2012 14:39 #159832

Galera..

Andei observando, já atualizai muitos GPSs e sempre coloco o Port e Baud específicos pra cada aparelho (Acho melhor), e uma coisa que observei que geralmente só muda o numero do Port, sendo que sempre lhe indica o Baud = 4800. Por exemplo, o meu T501, olhei no data original, e a configuração correta é Port=7 e Baud=57600 mais o GPSScan indicava Port=7 e Baud=4800, vejam a diferença, não sei se isso impacta tanto assim na recepção, mais deve dar diferença sim..O GPSScan deve pegar sempre a primeira opção que recebe sinal, porque digo isso ? porque as opções de baud que conheço são 4800, 9600, 19200, 38400, 57600, mais vejam que sendo a primeira opção pode não ser a melhor, já que pelo o que eu entendi ele não faz comparações para verificar isso, .
  • alexnet
  • Usuário Platinum
  • Um entusiasta do Mundo GPS
  • alexnet's Avatar
  • Postagens: 230
  • Agradecimentos: 37
  • Registro em: 26/08/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016
Se nascessemos com um "GPS" para guiar nossa vida, certamente criaríamos caminhos que ainda não estão no mapa.

;) Apontador T501 | SiRF Atlas V 500MHz | 128MB SDRAM | 2GB Nand Flash + MicroSDHC 4gb Classe 10
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 06 Jul 2012 16:11 #159850

Olá Alex, tenho um Airis Voice que de todos os aparelhos que já tive é o pior em recepção de satélite.
O GPSScan identificou a configuração Port =7 e Baud=4800, e quando escolho detectar satélite pelo navegador ele conecta com Port=7 e Baud = 57600.
Eu também tive a impressão que usando a configuração de Baud=57600 a recepção é mais rápida.
Seu comentário me chamou atenção justamente porque nos aparelhos que usei o GPSscan também sempre retornou Baud=4800, será que o GPSSCAN tem esse problema?

Abraço,
Elton
  • eltonnews
  • Usuário Gold
  • eltonnews's Avatar
  • Postagens: 176
  • Agradecimentos: 46
  • Registro em: 04/02/2011
    Ult. Visita: 12/10/2016
GPS Orbiter 430 duo
GPS Airis Voice W4

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 06 Jul 2012 16:58 #159863

alexnet, tudo bem?

Cara, na minha opnião o GPSScan não é a melhor opção para você configurar seu SYS.TXT, o que recomendo é você entrar no seu navegador e ir no menu do GPS e desativa-lo, deixando tanto a opção de Bauds e Port em automática e depois clicar em Autodetectar, o GPS procurar automaticamente e configura a porta e o baud, anote os valores obtidos e coloque-os no seu SYS.TXT, fica excelente, fiz isso com meu iGO 8.3.5 e iGO Amigo versão Capulleto, ficou certinho, os dois navegadores acham os satélites em menos de 20 segundos e no mínimo de 8 a 10 satélites, mas lembrando que é necessário apenas 3 para fazer a triangulação para posição correta.
Espero ter ajudado, forte abraço.

eltonnews, aproveitando seu post, espero te ajudar também.
Cara configura seu SYS.TXT com os valores encontrados para porta e bauds pelo Autodetectar do navegador, você vai ver a diferença, depois me diga se não é melhor.

Abraço

Obs. O GPSScan sempre retorna Baud=4800, isto é uma falha, não dá pra confiar. Tenho um GPS Orange G5001DTV de 128MB e um MIDI Japan de 64 MB, em ambos o GPSScan retorna Baud=4800 e na verdade e velocidade real de transmissão dos GPS é de 38400. Fiz os testes, se eu configurar no SYS.TXT Baud=4800 de acordo com GPSSCan em ambos os aparelhos os navegadores nem chegam a encontrar GPS e quando acham é na faixa de 1 ou 2.
  • wellynghton01
  • Usuário Prata
  • wellynghton01's Avatar
  • Postagens: 113
  • Agradecimentos: 39
  • Registro em: 19/11/2011
    Ult. Visita: 03/12/2016

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 06 Jul 2012 17:09 #159865

Olá amigos,

Meu GPS é igual ao do wellynghton01 e a situação é idêntica à dele, há algum tempo tenho percebido essa situação e inclusive iria abrir um tópico relatando o fato, porém o alexnet foi mais rápido, acho que seria interessante se abríssemos um tópico igual aquele que ajudamos a descrever o caminho do navegador, porém com o port e baud de cada GPS através da colaboração dos usuários, isso depois de fazer a auto-detecção pelo próprio navegador. O que acham ?
Abraços

Anderson
  • Appollo_01
  • Usuário Prata
  • Appollo_01's Avatar
  • Postagens: 105
  • Agradecimentos: 15
  • Registro em: 26/12/2010
Orange OR G5001DTV - 128 Mb - 600 Mhz - Bt - Tfm - Sirf Atlas V - WinCE 6.0

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 06 Jul 2012 19:25 #159881

wellynghton01

Minha opiniao é a mesma da sua.Também conferi e verifiquei que o gps funciona melhor quando usamos a função AUTODETECTAR do proprio navegador,do que o GPSSCAN. :oks
  • Fabio Cuco
  • Usuário Platinum
  • Fabio Cuco's Avatar
  • Postagens: 404
  • Agradecimentos: 48
  • Registro em: 13/11/2010
    Ult. Visita: 06/04/2016
GPS Foston 470 DTV
GPS Orbiter 350 Collor Plus

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 06 Jul 2012 19:58 #159892

Ola pessoal

O GPSscan detecta bem a porta (port) nos iGO.
Mas nao detecta a velocidade da porta de maneira correta, na maioria diz ser 4800 bauds.
No Sygic ate a porta ele erra! Ou seja, ele serve como primeira opçao qdo nada se sabe.

No Amigo o modo de detecçao automatico e melhor apesar de as vzs demorar um pouco a 1 vez.
No Primo tbm se pode fazer isso apagando tudo de [gps] no sys.txt + sys.ini + igo9.ini e esperar ele achar a ceu aberto.
Depois de encontrados o port e baud pelo navegador, se coloca de volta no sys.txt estes valores,
que serao encontrados no sys.ini na pasta save apos a 1 conexao automatica.

Abs.
  • Foxtrot
  • Usuário Platinum
  • Pesquise Sempre!
  • Foxtrot's Avatar
  • Postagens: 2054
  • Agradecimentos: 506
  • Registro em: 16/12/2011
    Ult. Visita: 26/03/2013
Antes de Criar Topicos, Por Favor Leia: migre.me/a9whV
Última Edição: 06 Jul 2012 20:01 por Foxtrot.

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 06 Jul 2012 20:41 #159902

Então galera, acho que o resultado é conclusivo, o GPSScan não é confiável quando se refere ao Baud.
  • alexnet
  • Usuário Platinum
  • alexnet's Avatar
Se nascessemos com um "GPS" para guiar nossa vida, certamente criaríamos caminhos que ainda não estão no mapa.

;) Apontador T501 | SiRF Atlas V 500MHz | 128MB SDRAM | 2GB Nand Flash + MicroSDHC 4gb Classe 10

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 06 Jul 2012 22:20 #159915

Oi pessoal:

Já havia lido um debate parecido e chegaram a afirmar que um baud rate menor deixava a conexão com satélites mais estável, reduzindo a famosa "perda de sinal gps" em lugares com sinal no limite de detecção. Não sei se isto procede.

Abrçs.
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar
  • Postagens: 769
  • Agradecimentos: 786
  • Registro em: 26/10/2011
    Ult. Visita: 07/11/2015

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 06 Jul 2012 22:46 #159920

Pessoal, nunca usei o GPSScan mas vou dar um pitaco na programação.

Quando usamos o Auto Detectar no iGO Amigo, ele começa com os bauds na velocidade mais alta, ou seja, 57600 e vai caindo até obter sucesso na comunicação.

Aparentemente, o GPSScan faz o contrário, começa em 4800 bauds e obtendo sucesso na comunicação já apresenta o resultado, quando deveria testar velocidades mais altas e só depois apresentar o resultado mais alto onde obteve êxito.

Só uma pequena correção... os GPS's não fazem triangulação e sim trilateração. Se fosse angulação, o simples fato do posicionamento do aparelho já alteraria tudo.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3366
  • Agradecimentos: 1239
  • Registro em: 20/10/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 06 Jul 2012 22:55 #159921

Pessoal,

Há muito tempo eu procuro o autodetectar no iGO Primo, algo semelhante ao que existe no 8.3 e tambem no Amigo.
Já me disseram que não existe, mas sou meio cabeça dura e não posso admitir que nos membros mais simples da familia iGO tenha essa funcão e no Primo, o mais avançado da familia, não tenha.

O método que o Foxtrot descrever a alguns tópicos acima é por demais trabalhoso.

Entao, volto a perguntar: Não existe mesmo no iGO Primo a funcionalidade de autodetectar?

Aguardo as respostas e agradeço por elas.

Abraços a todos.
  • martifer
  • Banido
  • Sábio é aquele que aprende com todos os homens !
  • martifer's Avatar
  • Postagens: 1395
  • Agradecimentos: 251
  • Registro em: 06/01/2012
    Ult. Visita: 07/09/2012
;) Ricardo - B.Hte/MG
GPS X3 WF-99
Foston 583DCV

.....*Autorizado pelo autor*.....

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 06 Jul 2012 23:13 #159931

martifer

Quando postei esse tópico admito que nem lembrei do iGO 8.3 e amigo, que tinham essa função, eu uso o Primo 2 por isso o questionamento do GPSScan, já que não tem como configurar a recepção pelo Primo como ensinaram acima, e também cai nesse mesmo questionamento seu, imagina alguém leigo ter que utilizar o GPSScan e depois configurar o SYS ou o DATA. Mais dai pensei, na verdade o iGO não foi feito pra nimguém ficar mexendo, ou seja, somente original "pagando", por isso eles tentaram dificultar o maximo, veja um navegador original, as configurações estão todas empacotadas no DATA.ZIP já para ninguém conseguir alterar, inclusive o Port e Baud.
  • alexnet
  • Usuário Platinum
  • alexnet's Avatar

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 07 Jul 2012 02:52 #159969

Complementando:

Varios (quase todos, com raras exceçoes) aparelhos portateis de GPS tem deficiencias de recepçao do sinal
seja por antenas internas ruins, problemas de montagem, ou por falta de sensibilidade do receptor mesmo.
Isso dificulta a recepçao de alguns satelites e complica a estabilidade do sinal recebido gerando varios problemas
de rotas, funcionamento, travamentos, e posiçoes ate. Notem que a maioria destes aparelhos em condiçoes normais
de ceu aberto e em locais livres (ideal), nao passam de 5/7 satelites recebidos e com variaçoes e trocas intermitentes e constantes.
Abram o monitor de satelites e conexoes e observem isso. É um festival de perdas, trocas e flutuaçoes de sinal!

Quando usamos aparelhos com antenas externas e com bons receptores é normal se ter entre 10/12 conexoes estaveis!
Isso faz toda a diferença, em todos os sentidos, de uso e funcionamento dos navegadores.
Funcionam ate com 3 conexoes? Claro, se forem estaveis e em posiçoes favoraveis. Variando e perdendo o sinal destas 3 miseras conexoes e/ou trocando de satelites por perde-los constantemente fica dificil o navegador se estabilizar e cumprir sua funçao de navegar e operar corretamente.

Com receptores e antenas que nao ajudam e de ma qualidade, nao ha inclusive detecçao rapida ao ligar/iniciar o aparelho.
O navegador nao tem as informaçoes necessarias a disposiçao e fica esperando te-las. Por isso tambem a demora brutal
em alguns casos, a perda de sinal, a posiçao fora do esperado, os travamentos, enfim, muitos dos transtornos relatados e
muitas vzs nao resolvidos. Ou seja, nao so port e baud corretos solucionam tudo na navegaçao e/ou recepçao, e nem um
um aparelho com rapido processador e muita RAM é o melhor se ele nao tiver boa recepçao e estabilidade de sinal.
Vide um Topico do amigo Sherlock sobre um dos aparelhos que ele comprou e que surpreendeu pela recepçao forte e boa.

Eu uso uma CM xingling em um dos meus carros e nunca tenho menos de 10 conexoes estaveis e nem tenho problemas com ela.

Bom divertimento!
:whistle:
  • Foxtrot
  • Usuário Platinum
  • Pesquise Sempre!
  • Foxtrot's Avatar
  • Postagens: 2054
  • Agradecimentos: 506
  • Registro em: 16/12/2011
    Ult. Visita: 26/03/2013
Antes de Criar Topicos, Por Favor Leia: migre.me/a9whV
Última Edição: 07 Jul 2012 04:12 por Foxtrot.

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 07 Jul 2012 11:39 #160014

Olá Pessoal.

Conforme relatado pelo amigo Foxtrot. Meu GPS é um xingling BoosterBNAV 64MB.

Uso os 03 navegadores da família Igo e nunca tive problemas recepção de sinal.

Geralmente estou sempre com 9 ou 10 sarélites

Abraços :
  • femaggi
  • Colaborador
  • A dúvida é o principio da sabedoria.
  • femaggi's Avatar
  • Postagens: 614
  • Agradecimentos: 189
    Ult. Visita: 09/07/2016
Fernando - SP
:seta vamos contribuir com a " Vakinha "e manter o site no ar ,CLIQUE AQUI para doar :oks

Autorizado pelo autor.
Última Edição: 07 Jul 2012 11:40 por femaggi. Razão: correção no texto

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 08 Jul 2012 00:38 #160240

martifer,

Concordo com você, é uma pena o Primo ser o único da família iGO a não possuir o Autodetect de satélites. É meio frustante até pelo fato de ser o que mais possui recursos, mas fazer o que neh. Espero que um dia lancem um Primo com tal função.

Anderson (Appollo_01)

Cara achei bem interessante sua ideia, será que conseguiríamos unir esforços para alcançar esse objetivo?

Se precisar de ajuda, conta comigo.

Abraço

Fabio Cuco,

Como pode perceber, pelo autodetectar funciona melhor o navegador GPS, sugiro que você coloque os valores obtidos no SYS.TXT do navegador que você usa.

Abraço
  • wellynghton01
  • Usuário Prata
  • wellynghton01's Avatar
  • Postagens: 113
  • Agradecimentos: 39
  • Registro em: 19/11/2011
Última Edição: 08 Jul 2012 00:49 por Fábio M.. Razão: Junção de posts

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 08 Jul 2012 10:37 #160265

Detalhes como posicionamento, quantidade de satélites visíveis, etc, são resolvidos localmente no receptor interno de GPS de nossos aparelhos, e são entregues já "mastigados" para o navegador. A questão do Baud não interfere no recebimento desses dados pelo receptor interno de GPS, mas na capacidade do navegador em usa-los.

O problema é que o receptor interno envia cegamente as mensagens prontas, num fluxo constante e repetitivo (geralmente uma vez por segundo), sem verificar se estas foram ou não corretamente recebidas pelo navegador, cabendo a este interpreta-las à medida que as recebe. Se a velocidade usada nas configurações do navegador não estiver correta, poderá haver perda de dados e os consequentes atrasos pela necessidade de espera pelas mensagens seguintes.

Abaixo, vemos mensagens recolhidas de um receptor de GPS ligado à porta serial do PC por intermédio do Hyper Terminal do Windows (Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Comunicações > Hyper Terminal):

$GPRMC,115919,A,2615.31,S,04220.12,W,0.0,0.0,080712,12.7,W*30

No exemplo acima, há informações de data e hora, coordenadas atuais, velocidade e direção do deslocamento do automóvel, etc. Quando a velocidade de transsmissão (Baud) não está correta, o navegador pode não receber estes dados muito embora o receptor interno de GPS os esteja enviando corretamente o tempo todo:

$GP†à†à†ø˜àþþ†æ˜à†à†øþ†æ˜à†à†øþ†æ˜à†à†øþà†æ˜à†à†Š’‚bšªRº$GPRMC,12

Na mensagem acima, a título ilustrativo a velocidade (Baud) de comunicação do Hyper Terminal foi alterada, passando então a mostrar "lixo". Da mesma forma, o navegador não conseguiria interpretar esses dados. Nesse momento, muito embora o receptor interno estivesse em plena comunicação com os satélites e conheçesse sua localização geográfica, o navegador não teria como saber disso. Em consequência, talvez o símbolo do carro fique "congelado" na última posição conhecida, e/ou talvez o navegador mostre a mensagem "Aguardando sinal do GPS" ou mesmo "Procurando receptor de GPS".

Se o GPSScan está sempre retornando 4800 Baud, cada usuário que tem o iGO 8.3 pode executar ao menos uma vez o modo "autodetectar"deste navegador apenas para descobrir as configurações ideais de porta e Baud de seu GPS, e anota-las. Daí para a frente, estas informações podem ser usadas para configurar manualmente todos os navegadores instalados neste aparelho, em seus arquivos sys.txt e assemelhados. É verdade que os arquivos de configuração manual dos iGOs admitem "auto" para porta e Baud, mas como outros navegadores não são tão versáteis, é bom conhecer estas configurações para seu GPS específico.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 08 Jul 2012 11:13 #160275

Olá Amigos,

Mais uma para eu aprender :woohoo:

Porque tenho os valores diferentes dependendo do navegador :

Infinity by Cozzi:
[gps]
baud="57600"
gpstime="1341579195"
last_gps_date="2012.07.06."
last_gps_time="13:12:33.000"
port="1"

Igo Amigo 15/06 by Capulleto
[gps]
port="1"
baud="38400"
gpstime="1341696129"
last_gps_date="2012.07.07"
last_gps_time="21:22:09.000"

Abraços:
  • femaggi
  • Colaborador
  • femaggi's Avatar
Fernando - SP
:seta vamos contribuir com a " Vakinha "e manter o site no ar ,CLIQUE AQUI para doar :oks

Autorizado pelo autor.
Última Edição: 08 Jul 2012 11:15 por femaggi. Razão: correção no texto

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 08 Jul 2012 14:47 #160315

Boa tarde Fernando,

Sem conhecer internamente como is iGO tratam a comunicação serial, é difícil responder. O mais provável é que embora mais de uma velocidade funcione, uma delas seja preferencial, onde ocorram menos erros.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 08 Jul 2012 17:09 #160327

Olá Bruno.

Entendi.....como não tenho nenhum problema com a recepção de sinal, vou manter o sys.txt dos navegadores da maneira que estão.

Abraços :
  • femaggi
  • Colaborador
  • femaggi's Avatar
Fernando - SP

Autorizado pelo autor.

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 11 Jul 2012 19:31 #160989

Olá amigos, apenas confirmando a melhor configuração para meu Airis Voice W4 foi: Port=7 e Baud=57600.

O GPSScan não foi a melhor opção, com Baud=4800 estava muito lento para conectar os satélites.

Abraço,
Elton
  • eltonnews
  • Usuário Gold
  • eltonnews's Avatar
  • Postagens: 176
  • Agradecimentos: 46
  • Registro em: 04/02/2011
    Ult. Visita: 12/10/2016
GPS Orbiter 430 duo
GPS Airis Voice W4

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 16 Jul 2012 14:16 #161808

Se alguém souber o baud do T501 eu agradeço.
  • marques_ams
  • Intermediário
  • marques_ams's Avatar
  • Postagens: 83
  • Agradecimentos: 6
  • Registro em: 03/03/2011
    Ult. Visita: 28/11/2016

Re: Será que o Port e Baud do GPSSCan é sempre a Melhor opção? 16 Jul 2012 14:38 #161814

marques_ams

Leia o meu primeiro post no topo da página e terá a sua resposta..
  • alexnet
  • Usuário Platinum
  • alexnet's Avatar

Os seguintes usuários disseram Obrigado: marques_ams
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.412 seconds