Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Gps Rodoviario e de navegação integrados..

Gps Rodoviario e de navegação integrados.. 14 Jun 2012 14:48 #154489

Boa tarde, amigos!!! Estou prescisando de um GPS que tenha as funçoes de Rodoviario (trajeto etc) de navegação simples e que eu consiga gravar muitos (pontos de referencia, meus clientes). Eu trabalho em sitios/fazendas e muitas vezes não tem estrada registrada... Prescisa ter uma boa duração da bateria, pois temos locais que fico mais de 12 horas sem poder carregar a bateria( na mão) Abraços a todos
  • Marcelo Café
  • Iniciante
  • Marcelo Café's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 14/06/2012
    Ult. Visita: 15/06/2012
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Gps Rodoviario e de navegação integrados.. 15 Jun 2012 07:29 #154669

Bom dia Marcelo,

Alguns aparelhos da Garmin (e possivelmente de outros fabricantes como Magellan) atendem simultaneamente seus requisitos de fornecer navegação automotiva (orientação curva-a-curva), fora de estrada ponto-a-ponto e autonomia maior ou igual a 12 horas na bateria interna.

Tenho um Garmin GPSMap 96C. Embora este seja um modelo muito caro para o uso automotivo (é aeronáutico), possui modo rodoviário (sem locução), pedestre (no qual desconsidera as mãos de direção) e navegação por waypoints simples (ponto-a-ponto) além é claro do modo aeronáutico. Este aparelho tem incrível autonomia de 40 horas com duas pilhas alcalinas (ou recarregáveis NiMH).

Os modelos GPSMap 76 (LCD preto-e-branco) e GPSMap 76C (LCD colorido) são variantes não-aeronáuticas, e por isso muito mais em conta. Creio que também têm autonomia muito grande usando pilhas alcalinas ou recarregáveis. Alguns outros modelos Garmin também têm grande autonomia. Meu antigo Garmin 45XL, de mais de 15 anos de idade, tem autonomia de 24 horas.

Não descarte a possibilidade de usar um GPS automotivo de baixo custo ("xing-ling") com software de navegação com cartas topográficas ou mesmo imagens de satélites do Google Earth (veja o OziExplorer CE), e bateria externa de maior capacidade, portátil, conectada à entrada de alimentação (com conversor para 5V).

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 15 Jun 2012 07:31 por BrunoBL.

Re: Gps Rodoviario e de navegação integrados.. 15 Jun 2012 08:49 #154685

Bom dia Marcelo,

Sua pergunta é pequena mas complexa e minha resposta será um pouquinho longa.
Complementando ao resposta do companheiro BrunoBL, o qual ten larga experiência nestes aparelhos, também sugiro visitar o site da garmin AMERICANA (www.garmin.com), já que o site Brasileiro é muito fraquinho. É só pra falar que tem.

Nos modelos em fabricação atualmente, olhe com mais atenção para o 62s ou 78s que substituiram os excelentes modelos 60Csx e 76Csx respectivamente. Tem modelos superiores mas com recursos que vacê utilizará muito pouco, não compensa a diferença de preço.

Estes novos modelo possuem um altímetro barométrico muito bom, acho que bastante útil em sua atividade, especialmente se necesssitar de diferenças de nível para cálculo de bombeamento de água. Tem bússola magnética com ajuste para norte verdadeiro ou magnético, também muito interessante para atividades em área aberta, e nestes aparelhos o eixo é 3D, ou seja o GPS pode trabalhar em pé que ela funciona e bém.

Para pontos mais precisos, tem a função média, onde em 5 minutos sobre um poço artesiano por exemplo ele calcula 300 coordenadas ( 1 coordenada por segundo) e tira uma coordenada média, fazendo com que o erro padrão dele chegue ao redor de 2 m, enquanto o ponto expedito gira em torno de 4 a 5 metros. Têm capacidade de armazenar mapas raster (imagens, cartas topograficas) gerardos por você mesmo com programas da própria Garmin, assinatura do BirdEye (24 U$ anual e transferência livre).

Suas rotas e todo planejamento de campo poderá ser feito no computador (BaseCamp, MapSource ou TrackMaker) e tranferidos ao GPS. Com programas tipo GPSMapedit você poderá trasformar as trilhas que VOCE gerou ao visitar clientes, em mapas roteáveis, tamto para o MapSource quanto para o próprio GPS.

Uma função primordial para você é CÁLCULO DE ÁREA e Ditância entre quaisquer pontos coletados, que estes aparelhos fazem, gravam e transferem para o computador. Seus trajetos são configuráveis para intervalo de coleta por tempo ou distância, com elevada precisão do caminhamento. São aparelhos robustos, resistentes à agua e agentes agressores como poeira e radiação solar. Sua tela é projetada para utilização a céu aberto, enquanto o automotovo dá reflexo e você terá dificuldade em enxergar. Além de uma excepcional antena, ainda possui conector para antena externa, proporcionando uma melhoria na recepção de sinal. O visor colorido permitirá distinguir as topologias (estradas, rios, caminhos, trilhas etc).

Os mapas rodoviários alem dos originais Naviteq podem ser atualizados mensalmente pelo belo trabalho do TrackSource Brasil, feito por colaboradores voluntários.

Não fala mas apita e dá zoom em manobras, pontos de alertas ou de interesse (proximidade)

Como nem tudo é perfeito, sua tela é pequena se comparada a um automotivo (2,5 x3,5 cm ou 2,8 na diagonal) mas suficiente para o trabalho já que tem botões próprios para controloe de zoom e deslocamento.

EVITE a linha eTrex, são um pouco mais baratos, pquenos, bonitinhos mas ordinários. São muito frágeis, especialmente o joistick que quebra fácil. A borracha lateral que fixa os botões com sol, poeira e suor se alarga ou parte, soltando os botões. A tela após um ano de trabalho pesado como o seu fica com um efeito "matrix" - o filme, e vc não lê mais nada.

Bom eu ficaria aqui fazendo um texto de várias páginas comparando este tipo de equipamento pois trabalho com florestas e agropecuária a vários anos e já tivemos dezenas de receptores portáteis.

Tem vários modelos TouchScreen, mas tenho minhas dúvidas quanto a aquentar o rojão de suor, poeira, chuva, sol........

Não é propaganda da Garmin, mas praticamente só temos ele no mercado. A Magelan foi adquirida pela TomTom a alguns anos, posui poucos modelos e dificeis de comprar. A Bruntom/Silva são os melhores em nossa área mas não tem no Brasil ou são muito caros. Assim, ocusto/benefício favorece a garmin.

Por fim escolha um fornecedor de confiança, cuidado com preços milagrosos pois tem recondicionados (refurbished) à venda, especialmente em paises de 3° mundo (na visão deles: nós :angry: ).

O preço em boas lojas está variando entre R$ 900,00 e R$ 1.600,00 (Reais !!!), dependendo mais da beleza da loja dita especializada em esporte out-door e da cara do freguês pois o aparelho é o mesmo.

Use a ferramenta de comparação do site e qualquer dúvida estamos por aqui.

Demais foreiros. Desculpem o testamento mas empolguei. :whistle:

Finalmente acabou !!!!!!! :bye

[ ]s
sete7
  • sete7
  • Usuário Platinum
  • sete7's Avatar
  • Postagens: 621
  • Agradecimentos: 439
  • Registro em: 02/01/2011
    Ult. Visita: 11/04/2016
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.271 seconds