Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Backup do GPS

Backup do GPS 29 Set 2011 19:49 #95555

tenho duvida a respeito do backup no gps,existe gps que possui o navegador na memoria interna e sem cartão de memoria,e tem outros que possuem navegador instalado no cartão,como procedo pra fazer o backup nos dois casos.No gps com navegador na memoria interna,devo fzer o backup por cabo usb direto no computer e armazena-lo nos arquivos do computador ou em um cartão de memoria,e no caso do navegador no cartão,caso caiba outro navegador devo fazer uma pasta e guarda-lo.
O processo de reinstalar no gps o backup do gps sem cartão,como devo proceder,vlw.
  • chups37
  • Iniciante
  • chups37's Avatar
  • Postagens: 18
  • Registro em: 16/09/2011
    Ult. Visita: 27/06/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Backup do GPS 29 Set 2011 20:25 #95561

Olá chups37,

Uma vez conectado ao computador, o GPS deve aparecer em "Meu Computador" como um ou dois discos virtuais (como pendrives). Quando o GPS não tem cartão de memória, parece como apenas um disco (por exemplo, "E"). Quando tem tanto a memória interna quanto o cartão, dois discos virtuais aparecerão (por exemplo, "E" e "F"). Nos casos onde apenas o cartão é disponível, sem acesso à memória interna, apenas um disco virtual aparece no computador (por exemplo, "E").

A letra ou letras específicas associadas aos discos virtuais variarão, dependendo de seu computador: um mesmo GPS pode ser visto como discos G e H num computador, e P e Q em outro.

Sabendo como seu computador se referencia aos discos virtuais (E, F, G, H, I, P, Q, etc), o problema passa a ser a simples cópia de arquivos de/para estes discos e uma pasta qualquer em seu computador onde os backups serão guardados, que para uma melhor organização, pode ser dividida em sub-pastas para os dados da memória interna e do cartão de memória. Por exemplo:

C:\BKP_GPS\MEMORIA_INTERNA,
C:\BKP_GPS\CARTAO_SDMMC, etc.

Se por acaso você fizer as transferências via ActiveSync (ou Windows Mobile Device Center) a ideia será a mesma: o GPS aparece como um ou dois locais distintos de armazenamento de dados, de/para onde se copia os dados dos GPSs.

Vale ressaltar que a cópia em HD em seu computador serve apenas como uma comodidade durante experiências atualizações, etc, não sendo um backup verdadeiro. Segundo papiros recém-descobertos, o próprio Rei Tut já comentava que há apenas dois tipos de HDs: os que já pifaram, e os que irão pifar. Uma vez feita a cópia para seu HD, faça outras cópias em CD, DVD, etc, e guarde em segurança.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 29 Set 2011 20:30 por BrunoBL.

Backup do GPS 29 Set 2011 23:19 #95607

A duvida agora é,se o gps tem navegador na memoria interna,eu fazendo a copia pro backup do computer e posterior eu instalo um cartão com novo navegador eu perco o navegador de memoria interna automaticamente,e se eu perco,com o backup eu consigo devolver a versão original ao gps sem por o cartão?
E mais uma duvida,o gps de memoria interna suporta sem cartão a instalação de um novo navegador? E se por tb perde o navegador original,e qual o local que devo por o novo navegador na memoria interna do gps.
  • chups37
  • Iniciante
  • chups37's Avatar

Backup do GPS 29 Set 2011 23:44 #95610

se o gps tem navegador na memoria interna,eu fazendo a copia pro backup do computer e posterior eu instalo um cartão com novo navegador eu perco o navegador de memoria interna automaticamente?

Não. O que está gravado na memória interna permanece até que você apague ou reformate a memória interna). Se não fizer uma coisa nem a outra, vai ficar lá. É exatamente como um HD. Como no exemplo você instalou o novo navegador no cartão, não alterou em nada a memória interna. Ela fica preservada.

e se eu perco,com o backup eu consigo devolver a versão original ao gps sem por o cartão?

Sim. Se você tem um navegador na memória interna e por alguma razão ele se perder, você pode restaurar o backup feito previamente no computador, sem necessidade de inserir um cartão no GPS. Basta conectar o GPS ao computador e procurar, em "Meu Computador", o drive correspondente à memória interna do GPS, como descrito na resposta anterior.

o gps de memoria interna suporta sem cartão a instalação de um novo navegador?

Sim. Para o GPS, a memória interna é um espaço de armazenamento praticamente igual ao cartão. As maiores diferenças são: a velocidade de acesso (melhor na memória interna) e espaço de armazenamento (melhor nos cartões de hoje em dia). Além disso, o GPS pode gravar outros arquivos importantes (além do navegador) na memória interna, por isso não é aconselhável formata-la.

E se por tb perde o navegador original,e qual o local que devo por o novo navegador na memoria interna do gps

Se for gravar um novo navegador na memória interna, basta criar uma pasta específica para ele. Na maioria das instalações, os pacotes já vêm (depois de descompactados) em pastas com o nome do navegador. Aí é só copiar a pasta inteira, com tudo que há dentro dela, para a memória interna do GPS. É importante se certificar se o espaço disponível é suficiente para o navegador pretendido. Na dúvida, compre um cartão com boa capacidade (4GB ou mais) e instale os navegadores nele, ao invés de na memória interna.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 29 Set 2011 23:45 por BrunoBL.

Backup do GPS 30 Set 2011 00:24 #95619

Tenho caminhão e pelo menos no local em que carrego tem mais de 60 gps de motoristas e toda hr um me pede pra atualizar e eu fico recioso de fazer a instalaçao do novo Igo amigo e não der certo,ja fiz em três e deu certo,nenhum eu fiz backup e instalei no cartão de 1gb dos três,dois foston 460 e roadstar 610.
Depois dessa explicação posso realizar com mais certeza,so mais uma duvida,quando o navegador vier de fabrica no cartão e não couber o novo navegador,é melhor usar um cartão adicional e guardar o anterior,ou usar um com mais memoria e deixar os dois instalados?
E pelo que eu vi nunca fazer formatação do gps e sim do cartão que vou utilzar,pois apaga a memoria interna do gps.
  • chups37
  • Iniciante
  • chups37's Avatar

Backup do GPS 30 Set 2011 06:52 #95636

chups37, bom dia,

quando o navegador vier de fabrica no cartão e não couber o novo navegador,é melhor usar um cartão adicional e guardar o anterior,ou usar um com mais memoria e deixar os dois instalados?

É sempre uma boa ideia guardar o navegador original do GPS. Se o aparelho veio de fábrica com o navegador no cartão, o mais prudente é guardar o cartão original intacto, comprar um outro cartão e instalar à vontade o que quiser nele. Dá para comprar um cartão microSD de 4GB por uns R$20, não é caro considerando que fazendo a instalação num cartão novo, você garante que não vai perder nem alterar nada no navegador original. De quebra, com mais de espaço no cartão você tem margem para instalar mais de um navegador, ou guardar músicas MP3 no cartão, ou até guardar no próprio cartão uma cópia do navegador original, numa pasta separada.

Parabéns pelas atualizações já feitas para os colegas. Como você está atualizando aparelhos de outras pessoas, acho que a tática de fazer a atualização num novo cartão é ainda mais importante. Quando alguém te pedir para atualizar, já peça para trazer um cartão novo, e faça tudo neste cartão. Se no futuro algum colega sugerir que deu algum "pau" no GPS dele por causa de alguma atualização sua, você vai ter a certeza de só ter mexido no cartão, e vai ter muito mais segurança de fazer uma reinstalação.

BBL

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Backup do GPS 30 Set 2011 15:28 #95753

Eh isso q estou fazendo,so instalando no cartão,pois fico recioso de mecher na memoria interna do gps e numa dessa dai eu sem querer faço uma formação e da pau no aparelho,ja q ele não perde o q ta instalado de fabrica,o cartão é uma boa,agradeço as respostas q foram me dadas,me esclareçeu em muito,vlw mesmo.
  • chups37
  • Iniciante
  • chups37's Avatar

Backup do GPS 25 Jun 2016 15:45 #261167

Boa tarde amigos, primeiramente queria agradecer aos companheiros do forum, pois em pouco tempo consegui alguns avanços nos meus Igo.

Bom, estou tendo um problema... a minha Central Multimídia (Marca Kronos) veio com um cartão de memória com o iGO 8 instalado nela. Com medo de alterar as configurações e acabar ficando sem GPS, resolvia fazer um Backup do cartão e mexer só nele, pra manter as configurações caso fizesse alguma besteira.

Só que não consigo copiar o conteúdo desse cartão (original) pra outro.

Já tentei utilizar programas para espelhar os cartões, passei o conteúdo pro computador e passei pra outro cartão formatado, e nada.

Uma vez consegui copiar pra outro cartão mas ao colocar na central, não funciona, trava na tela Init Api.

Alguém tem noção do que pode estar acontecendo ?

Obrigado !
  • Gugale
  • Iniciante
  • Gugale's Avatar
  • Postagens: 3
  • Registro em: 20/06/2016
    Ult. Visita: 27/07/2016
Última Edição: 26 Jun 2016 10:01 por Gugale. Razão: Erros de digitação
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.269 seconds