Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Instalar antena externa em GPS que não tem, Alguem já Fez ?

Instalar antena externa em GPS que não tem, Alguem já Fez ? 23 Jun 2011 21:36 #76023

Prezados:

É possivel instalar uma antena de GPS externa num Midi Japan 5089, que não possui entrada para isso ?

Sandro
  • sepacheco
  • Iniciante
  • sepacheco's Avatar
  • Postagens: 4
  • Registro em: 15/06/2011
    Ult. Visita: 13/08/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Instalar antena externa em GPS que não tem, Alguem já Fez ? 23 Jun 2011 22:36 #76038

Olá sepacheco,

A princípio não dá, por alguns motivos. Primeiro o mais óbvio: como ligar uma antena externa a um GPS que não tem entrada para antena externa? O segundo, mais "exotérico", é que as antenas para GPS são muito diferentes das antenas tradicionais. Nada que se pareça com uma antena como as conhecemos funcionaria com GPS's, na faixa de 1.5gHz.

Supondo, no entanto, que você tenha lido a respeito e tenha feito por exemplo uma antena "patch" que funcione na faixa dos GPS's, e que se disponha a fazer uma cirurgia de cérebro aberto em seu GPS, há esperança: nove entre dez GPS's automotivos são na verdade pequenos computadores ligados a receptores internos de GPS pouco maiores que uma moeda, e nestes geralmente há uma entrada para antena. A má (ou péssima) notícia é que na faixa que os GPS's operam, mesmo cabos de antena curtíssimos, de poucos centímetros, atenuam tanto o sinal que acaba não compensando fazer antena externa alguma.

A exceção é a antena amplificada, que é uma antena de GPS com um amplificador embutido, cujo maior propósito é recuperar a enorme perda ou atenuação causada por um cabo de antena de, digamos, um a dois metros. Mas essas antenas exigem alimentação (normalmente em torno de 3V), passada pelo próprio cabo.

O cenário passa, então, a ser o seguinte: dá para colocar uma antena externa, se as seguintes condições forem satisfeitas:

- Seu GPS tem um receptor interno com entrada de antena disponível;
- O conector de antena desse receptor fornece tensão de alimentação em torno de 3V;
- Você comprou uma antena externa amplificada para GPS;
- Você se propõe a desmontar seu GPS para fazer a experiência;
- Você não vai me culpar se algo der errado. :whistle:

Na foto abaixo, o receptor interno de um GPS automotivo típico, no qual se vê o conector de antena.

Aqui, uma antena amplificada para GPS, como descrita acima.

A antena da foto acima nunca foi ligada ao GPS da foto, mas ao meu Garmin 45, que era de uma outra época, com receptor de um canal que multiplexava o sinal de até oito satélites. No caso deste receptor, a antena fazia muita diferença: as barrinhas de intensidade de sinal dos satélites subiam todas de 1/4 ou 1/3 para o topo da escala.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 23 Jun 2011 22:41 por BrunoBL.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: sepacheco, Fábio M.

Re: Instalar antena externa em GPS que não tem, Alguem já Fez ? 23 Jun 2011 22:47 #76041

Olá sepacheco,

A princípio não dá, por alguns motivos. Primeiro o mais óbvio: como ligar uma antena externa a um GPS que não tem entrada para antena externa? O segundo, mais "exotérico", é que as antenas para GPS são muito diferentes das antenas tradicionais. Nada que se pareça com uma antena como as conhecemos funcionaria na faixa de 1.5gHz.

Supondo, no entanto, que você tenha lido a respeito e tenha feito por exemplo uma antena "patch" que funcione na faixa dos GPS's, e que se disponha a fazer uma cirurgia de cérebro aberto em seu GPS, há esperança: nove entre dez GPS's automotivos são na verdade pequenos computadores ligados a receptores internos de GPS pouco maiores que uma moeda, e nestes geralmente há uma entrada para antena. A má (ou péssima) notícia é que na faixa que os GPS's operam, mesmo cabos de antena curtíssimos, de poucos centímetros, atenuam tanto o sinal que acaba não compensando fazer antena externa alguma.

A exceção é a antena amplificada, que é uma antena de GPS com um amplificador embutido, cujo maior propósito é recuperar a enorme perda ou atenuação causada por um cabo de antena de, digamos, um a dois metros. Mas essas antenas exigem alimentação (normalmente em torno de 3V), passada pelo próprio cabo.

O cenário passa, então, a ser o seguinte: dá para colocar uma antena externa, se as seguintes condições forem satisfeitas:

- Seu GPS tem um receptor interno com entrada de antena disponível;
- O conector de antena desse receptor fornece tensão de alimentação em torno de 3V;
- Você comprou uma antena externa amplificada para GPS;
- Você se propõe a desmontar seu GPS para fazer a experiência;
- Você não vai me culpar se algo der errado. :whistle:

Na foto abaixo, o receptor interno de um GPS automotivo típico, no qual se vê o conector de antena.

Aqui, uma antena amplificada para GPS, como descrita acima.

A antena da foto acima nunca foi ligada ao GPS da foto, mas ao meu Garmin 45, que era de uma outra época, com receptor de um canal que multiplexava o sinal de até oito satélites. No caso deste receptor, a antena fazia muita diferença: as barrinhas de intensidade de sinal dos satélites subiam todas de 1/4 ou 1/3 para o topo da escala.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Instalar antena externa em GPS que não tem, Alguem já Fez ? 23 Jun 2011 22:54 #76043

Bruno Muito obrigado pela resposta !
O caso é que tenho um T-levo N3 instalado fixo no console do carro, com antena externa amplificada. como esse GPS é uma M... comprei um MIDI 5559, na verdade, para substituí-lo, entrentanto só vi que o mesmo veio sem conector para antena externa, depois que chegou... :(
No local do T-levo ele não pega satelites direito... desencanei e deixei o velhinho lá, pois pelo menos pro basico serve. Só que agora o T-levo foi pro ceu dos GPS.... e não queria comprar mais um GPS.. o Midi nem cheguei a usar...
Vi na internet algumas antenas de re-radiação pra GPS.. isso funciona ?

[]

Sandro
  • sepacheco
  • Iniciante
  • sepacheco's Avatar
  • Postagens: 4
  • Registro em: 15/06/2011
    Ult. Visita: 13/08/2016

Re: Instalar antena externa em GPS que não tem, Alguem já Fez ? 24 Jun 2011 06:58 #76063

Bom dia sepacheco,

Casualmente, o GPS aberto, da foto é exatamente um T-Levo N3 (que por sinal está funcionando até hoje, com iGO Primo 1.2, com desempenho até bastante aceitável. Curiosamente não noto dificuldades para ele se conectar com satélites: o posicionamento é sempre muito rápido, de poucos segundos.

Já vi algumas antenas de re-radiação (até para celular) na net, mas nunca testei. Elas funcionariam para o caso de seu carro estar blindando os sinais. Já vi isso acontecer com certos tipos de para-brisas, "opacos" para os sinais de GPS. Mas se for do tipo de antena de re-radiação passiva (sem amplificação), não acho que faria muita diferença. Se for amplificada, sim.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Instalar antena externa em GPS que não tem, Alguem já Fez ? 24 Ago 2011 19:00 #88210

Olá amigo do fórum,

Comprei a duas semanas atrás o GPS Foston 707 DC, mas como o meu carro é um Citroen C4 Pallas, eu não conseguia sinal de satélite de jeito nenhum. Fora do carro, o GPS custava um pouco a pegar os satélites, mas depois de algum tempo, acabava pegando.
Depois de pesquisar nos fóruns do C4 (C4Clube.com), vi que o parabrisa frontal do meu carro é todo blindado para sinais eletrônicos, só tem uma pequena área perto do espelho retrovisor, que não tem essa blindagem.
Como eu sou formado em eletrônica, e trabalho no ramo a mais de 30 anos, resolvi comprar no USA, uma antena exterior amplificada para GPS, e fazer uma cirurgia aberta no meu aparelho. Instalei a antena, fiz as devidas modificações para alimentar o amplificador da antena com 3,7V e fechei o aparelho.
Dentro do laboratório em que trabalho, o sinal já estava bem alto, com todos os satélites sinalizando em verde, e isso, em menos de 15 segundos ligado o GPS.
Levei para o carro e o sinal pegou mais rapidamente ainda, e com mais intensidade.
Conclusão: Sucesso total a instalação que fiz da antena amplificada !!!
Já encomendei mais 10 antenas iguais a minha no site em que comprei a primeira, e quem do forum quiser que eu faça a mesma modificação no seu GPS, é só entrar em contato comigo pelo meu email particular: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Garanto que vai melhorar 100% a recepção do seu GPS.
Moro no Rio de Janeiro, capital, mas se enviarem o aparelho via Correios, também posso fazer para outros estados.

Abraços,

Renato Coelho
  • fotografo
  • Iniciante
  • fotografo's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 27/01/2011
    Ult. Visita: 04/09/2013
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.292 seconds