Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Proibição de GPS nas estradas

Proibição de GPS nas estradas 28 Jan 2011 06:25 #46417

Gente,

Um policial rodoviario federal me disse que é proibido o uso de GPS que avisa radares moveis nas estradas, alguem conhece realmente a legislação que proibe isso???
Abração
  • baltazar
  • Iniciante
  • baltazar's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 13/01/2011
    Ult. Visita: 27/03/2012
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Proibição de GPS nas estradas 28 Jan 2011 06:31 #46419

Bom dia Baltazar.

Não conheço, bem a legislação mas pelo que pude entender só não é permito o uso de GPS que tenham a capacidade de detectar radares. não sendo mencionado nada na questão de GPS que avisam radares, neste caso como se explica a existência de placas colocadas nas ruas, avenidas ou estradas que fazem exatamente isto, ou seja é um aviso explícito da existência de radares.

MTX
  • Mistter X
  • Usuário Platinum
  • Mistter X's Avatar
  • Postagens: 707
  • Agradecimentos: 12
  • Registro em: 23/01/2011
    Ult. Visita: 24/03/2011
Última Edição: 28 Jan 2011 06:32 por Mistter X.

Re: Proibição de GPS nas estradas 28 Jan 2011 08:20 #46441

baltazar ,

É preciso que você entenda a diferença entre "Detector de Radar" e GPS
- Detectores de radar são proibidos no Brasil
- GPS não é detector de radar

A norma do CONTRAN que regulamenta o uso de GPS no Brasil pode ser baixada neste link
Se tiver dúvidas sobre elas, baixe, imprima e peça a seu despachante para explica-las

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Última Edição: 28 Jan 2011 08:25 por Sherlock.

Re: Proibição de GPS nas estradas 28 Jan 2011 09:33 #46465

A lei brasileira permite o uso de GPS, mas proíbe o uso de dispositivos "anti-radar".

Sabemos que nossos GPS's não detectam radares, apenas nos informam quanto à proximidade de radares previamente cadastrados.

O problema é que a lei não define exatamente o que seja um dispositivo "anti-radar". Nem tampouco especifica que apenas detectores sejam proibidos, e que outros tipos de alertas sejam permitidos. Até que estas especificações sejam publicadas, estaremos sujeitos a interpretações subjetivas.

Não é difícil imaginar um cenário onde policiais interpretem o GPS com alerta de radares como sendo um dispositivo "anti-radar".

O ideal é que as regras sejam mais claras. Infelizmente ainda não são.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 02/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 28 Jan 2011 09:43 por BrunoBL.

Re: Proibição de GPS nas estradas 28 Jan 2011 10:08 #46482

Boa tarde, BrunoBL,

Me permita uma observação, algumas centrais Multi-Midia já vem com o detector de Radar incorporado ao GPS.

MTX
  • Mistter X
  • Usuário Platinum
  • Mistter X's Avatar

Re: Proibição de GPS nas estradas 28 Jan 2011 10:19 #46486

Salve, Mistter X,

Estes, são proibidos sem apelação!

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Proibição de GPS nas estradas 28 Jan 2011 10:32 #46490

É isso ai BrunoBL.

Proíbidissimos, louco de quem se aventurar, ainda não li nada de concreto, mas a já li alguma coisa que os próprios radares móveis terão como identificar (detectar), estes dispositivos.

MTX
  • Mistter X
  • Usuário Platinum
  • Mistter X's Avatar

Re:Proibição de GPS nas estradas 09 Fev 2011 14:51 #49843

Olá pessoal,

Sou fiscal de trânsito a mais de 10 anos e bacharel em direito; acompanho com freqüência o site (o melhor sobre GPS), porém raras são as vezes que me manifesto.

Sobre a questão em debate, já foi postada pelo moderador Sherlock a resolução do Contran que regula o uso de GPS em veículos automotores!

Realmente, o que foi afirmado pelo policial rodoviário está correto...primeiro, deve ser observado que os aparelhos de GPS possuem alerta de radar (mas somente para radares fixos)! Porém, se o GPS conseguir identificar um radar móvel, ele estará sendo utilizado de forma proibida, pois seria configurado como disposito anti-radar!

Portanto: está correto o policial ao falar sobre radares móveis... mas por outro lado, quem tem um GPS em condições normais (aviso apenas dos radares pré-definidos pelo sistema "speedcam") podem ficar tranquilos que estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação, não sendo proibidos.

Att.
Bottega55
  • bottega55
  • Iniciante
  • bottega55's Avatar
  • Postagens: 9
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 13/01/2011
    Ult. Visita: 06/09/2013
Os seguintes usuários disseram Obrigado: frombacker, Fábio M.

Re:Proibição de GPS nas estradas 09 Fev 2011 18:13 #49902

Caro Bottega55, boa noite!
Que bom que esteja gostando de nossa comunidade.
Muito obrigado por se manifestar. É sempre bom ter também uma opinião de quem trabalha no meio.

Att
GPSPoint
  • GPSPoint
  • Administrador
  • Feliz aquele que transfere o que sabe
  • GPSPoint's Avatar
  • Postagens: 3920
  • Agradecimentos: 1655
  • Registro em: 31/12/2009
    Ult. Visita: 20/10/2016
Links mais procurados do Fórum :
- iGO 8.3.5 (My Way) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 8.4.3 ( Amigo ) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 9.6.13 (Primo) Pacote 2013 : clique aqui para acessar
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar !:woohoo:

Re: Proibição de GPS nas estradas 01 Mar 2012 19:43 #130297

De fato, o artigo 230, inciso III do Código Brasileiro de Trânsito, proibe o uso de aparelhos anti randar. Resta saber se esta norma é autoaplicável ou necessita de regulamentação.

Momede
  • momesilva
  • Iniciante
  • momesilva's Avatar
  • Postagens: 3
  • Registro em: 10/12/2010
    Ult. Visita: 27/05/2016
Última Edição: 01 Mar 2012 19:48 por momesilva.

Re: Proibição de GPS nas estradas 18 Jan 2013 22:58 #184809

Senhores tenho uma opinião sobre este tema.

Primeiramente o radar foi criado e "deveria" ser instalado numa via com o fim ostensivo e não punitivo, só por isso, em minha opinião todo radar deveria ter luzes pisca-pisca de modo a ficar muito claro a sua localização, pois desta forma se alcançaria o objetivo de fazer o motorista diminuir a velocidade naquele ponto preservando a sua segurança e a dos demais a sua volta.

Mas na verdade o que vemos são radares instalados estrategicamente atrás de pontes e guardrails, impossíveis de serem localizados com a única função de punir, pois já que não podem ser vistos, não cumpre a sua função principal que seria fazer com que o motorista diminuísse sua velocidade.

Posto isto, voltando ao tema dos detectores de radar, imagino que exista uma confusão nos conceitos, pois um detector de radar tem a mesma função de uma placa ou a indicação da localização do radar no GPS, pois somente informa através da tecnologia de laser que há radares numa determinada região. Em minha opinião, este tipo de equipamento não trás prejuízo algum a segurança, pois informará o condutor da presença de radares e o mesmo diminuirá a sua velocidade alcançando o objetivo inicial, qual seja a segurança.

O que deve ser combatido veemente são os equipamentos que emitem sinais com o intuito de embaralhar o sinal do radar de modo que o condutor poderá passar à 200 km/h que o radar não conseguirá fazer a leitura da velocidade, pois estará totalmente desnorteado pelo sinal emitido por estes equipamentos.

Por isso, legalmente, entendo que o artigo 230 do CTB, não tem validade se não for regulamentado, de modo a esclarecer o que é um sistema anti-radar. Já que o vacábulo "anti" deveria ser entendido como ações que visam o contrário, o detector apenas detecta não age contra o radar, diferente dos embaralhadores de sinal que este sim, influência no funcionamento do Radar de modo a anulá-lo.

Sds

André
  • André Riva
  • Iniciante
  • André Riva's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 10/09/2011
    Ult. Visita: 03/05/2013

Re: Proibição de GPS nas estradas 19 Jan 2013 07:54 #184821

Bom dia André,

Este é um tema controverso, cada um tem sua opinião.
"na verdade o que vemos são radares instalados estrategicamente atrás de pontes e guardrails, impossíveis de serem localizados com a única função de punir, pois já que não podem ser vistos, não cumpre a sua função principal que seria fazer com que o motorista diminuísse sua velocidade."

É possível uma interpretação inteiramente diferente. Sabedores da possibilidade da presença de radares móveis em algum trecho da estrada (inclusive com a frequente placa "via controlada por radar"), ainda que não ostensivamente identificados, muitos motoristas tendem a percorrer o trecho dentro da velocidade permitida com receio de serem multados, mesmo que em momento algum cheguem a ver os radares. Se uma parcela dos motoristas reduzir a velocidade, estará cumprida a missão de aumentar a segurança do trecho, e os demais serão multados. Pessoalmente, sou a favor dos radares, sejam ostensivos, escondidos, à mostra, camuflados, com luzes piscando ou não. Qualquer solução que diminua a carnificina diária das estradas brasileiras é, em minha opinião, bem-vinda.

Já quanto ao "anti", (o que é contra algo, contra seus efeitos, não necessariamente agindo diretamente no objeto mas sim no efeito produzido por ele em algo ou alguém), até que haja uma regulamentação definindo com precisão o que é e o que não é permitido levando em conta a atual tecnologia atual, haverá margem a interpretação. E, enquanto isso, claro, cada um interpretará a lei atual como quiser. Se o guarda quiser multar, caberá ao motorista o ônus de provar que GPS não é o "anti-radar" mencionado na lei atual, e terá de entrar com recursos, etc. Até que haja uma regulamentação de verdade a respeito, sempre haverá múltiplas interpretações do assunto.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Proibição de GPS nas estradas 19 Jan 2013 08:20 #184825

Faço minhas as palavras do Bruno.

Acrescentaria o seguinte:

Existem duas finalidades em radares de velocidade:
1- fazer o motorista reduzir a velocidade em um determinado ponto da via (travessia de pedestres, proximidade de escolas, etc).
Nesse caso consegue-se um melhor resultado anunciando algumas centenas de metros antes que existe o tal radar. Ninguém passa em excesso, ninguém é atropelado. :)

2- fazer os motoristas manterem a velocidade dentro do limite em uma determinada via, que pode ser uma via com 100, 200 km. Nesse caso, se forem anunciados os pontos onde existe radar, os motoristas simplesmente diminuem a velocidade naquele ponto e a finalidade do dispositivo não é cumprida.

Canso de ver motoristas acima do limite nas linhas Vermellha, Amarela e outras aqui no Rio, pondo em risco a segurança dos que trafegam dentro das regras. Diminuem qdo tem radar. E diminuem tanto que até atrapalham quem vem na velocidade limite. Nesse ponto eles não têm pressa, pois vão descontar (ou ja descontaram) longe dos radares. Por outro lado, motoristas a 150 piscam o farol atrás de vc, que está na pista da esquerda, na velocidade máxima, obrigando vc a passar para a da direita, onde tem um monte de lesmas. Então, eu aprovo a instalação de radares camuflados, para maior segurança minha e da minha família. Via de 100 Km/h? É só manter 100 Km/h!

Acho que só os radares de velocidade média, que existem em outros países, e estão chegando aqui, vão resolver esse problema.
O motorista passa por um ponto da estrada, sua placa é registrada, se ele passar em outro ponto num período de tempo inferior ao padrão, multa nele.
Eu já fui multado por excesso de velocidade, mais de uma vez. Nem reclamei, pois o errado sempre fui eu, e não o estado, o mundo, etc.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2016
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 30/11/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

Re: Proibição de GPS nas estradas 19 Jan 2013 23:47 #184885

Claro cada um tem sua opinião , mas se quisessem realmente controlar a velocidade nas estradas, bastaria instalar radares de sessão, que obrigaria os motoristas a andarem nos limites , quanto a radares moveis deveriam ser usados somente por autoridade policiais, colocar o controle desta maquinas na mão de empresas como e feito atualmente so serve mesmo para arrecadar din din.
  • esmerilho
  • Usuário Platinum
  • esmerilho's Avatar
  • Postagens: 317
  • Agradecimentos: 90
  • Registro em: 06/03/2011
    Ult. Visita: 09/09/2014

Re: Proibição de GPS nas estradas 20 Jan 2013 07:14 #184889

esmerilho escreveu:
se quisessem realmente controlar a velocidade nas estradas, bastaria instalar radares de sessão

Os radares de seção estão chegando. E nesses trechos vai ser praticamente impossível exceder os limites, porque eles registrarão os excessos de média de velocidade E os excessos locais ao passar pelos próprios radares. Quem respeita os limites de velocidade agradecerá sua presença. Quem gosta de correr (e gosta de criticar a cobrança de multas) os abominará, pagará ainda mais multas, e desconfio que vai criticar ainda mais. Mas a discussão aqui não é essa, e sim a proibição ou não dos alertas de radares nos GPSs. É de nosso interesse a regulamentação da lei que autoriza o uso de GPS, com a especificação exata do que é e o que não é permitido, para acabar de vez com todas as dúvidas.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 20 Jan 2013 09:26 por BrunoBL. Razão: erros de digitação

Re: Proibição de GPS nas estradas 20 Jan 2013 07:20 #184890

Esmerilho

Esses radares a que vc se refere devem ser os radares que eu citei, que registram a passagem de um veículo num determinado trecho e novamente alguns Km depois.
Isso exige alta tecnologia para funcionar (radar leitor de placas) e só serve para estradas, pois dentro da cidade fica inviável, teríamos que ter trocentos leitores, um em cada quarteirão.
Qto a autoridades policiais e empresas, vc não deve viver no Brasil, ou nao lê os noticiários. O que tem de policial envolvido em ilegalidades não está no gibi...inclusive policiais rodoviários, que seriam as autoridades policiais responsaveis pelos radares que vc sugere.

Infelizmente o brasileiro tem em sua cultura o costume de sempre culpar alguém pelos seus atos. Levou uma multa? a culpa é da sinalização deficiente, é das empresas responsaveis pelos radares, é do bispo...nunca é do próprio motorista.

Assim vai ser difícil um dia termos um trânsito responsável e seguro.
Tenho 66 anos, dirijo desde os 20, e de lá para cá, só vi a coisa piorar.
Antigamente paravam um veículo até por ele estar fazendo barulho demais, placa com um número apagado, falta de uma luz de freio.
Já pensou então se fossemos aplicar esse raciocínio de 'arrecadação'?

Acho que o Brasil é um dos países mais liberais em questões de trânsito. Já nos anos 70, qdo eu dirigi nos Estados Unidos, bastava um descuido, um pé mais pesado, e lá vinha um carro (descaracterizado, um carro comum) com uma luz de sinalização dessas que se vê nos filmes policiais americanos) mandar a gente parar. Levava-se uma multa na hora e às vezes recebia-se um 'convite' para comparecer perante um juiz. Será que era sêde de arrecadação?
Em Los Angeles, o pedestre que atravessasse a rua fora da faixa ou com sinal vermelho para ele recebia de cara uma multa de U$ 5,00, pagáveis no ato ao policial.
Brasileiro reclama demais, essa é a verdade.
Por outro lado, coisas que deveríamos reclamar, deixamos 'pra lá'. :duv

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2016
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 30/11/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 20 Jan 2013 07:55 por luizcarlosrio.

Re: Proibição de GPS nas estradas 20 Jan 2013 14:12 #184904

Luiz Carlos ,me referi a autoridades policiais pois se não acreditarmos nelas e melhor mudarmos para o polo sul rs , claro em todas as profissões tem os bons e os mal profissionais, as empresas claro procuram maximizar os resultados agindo nos limites obscuros da lei escondendo os equipamentos, qdo questionados sobre isso dizem que e para a segurança dos funcionários envolvidos ou seja não seguem a lei, policiais podem se defender e não tem essa desculpa.
Eu também dirijo desde os 18 anos e tenho atualmente 56 , ja rodei alguns milhões de km , atualmente ando poucos km por dia em torno de 200 na região metropolitana de são paulo a ultima vez que fui multado foi pelo uso de celular a 5 anos , por excesso de velocidade apenas uma vez por um radar movel escondido, como pode notar conheço um poucos os equipamentos envolvidos e suas localizações na região de são paulo, jogar responsabilidades de estado em empresas privadas custa muito caro para o cidadão veja o exemplo de pedágios caros e estradas meia boca.
  • esmerilho
  • Usuário Platinum
  • esmerilho's Avatar
  • Postagens: 317
  • Agradecimentos: 90
  • Registro em: 06/03/2011
    Ult. Visita: 09/09/2014

Re: Proibição de GPS nas estradas 20 Jan 2013 14:47 #184907

Li a opinião de alguns e não poderia de deixar registrado a minha, o que ocorre muito dentro das grandes cidades,
vou citar São Paulo onde moro, há uma grande falha sim do poder constítuido, no tocante a sinalização, pois vamos
pegar como exemplo a Marginal Tiete, se vc vier da Rod. Airton Sena, sentido Marginal Pinheiros usando somente a pista da esquerda
(via expressa) verá a confusão de falta de sinalização e mudanças repentinas de limite de velocidade.
Se houvesse um padrão limitando a velocidade em 90km durante este percurso, ( o percurso e o limite é só um exemplo), os
condutores trafegariam com mais tranquilidade e certeza de não serem multados pois estariam tranquilo com relação ao
limite da via,a boa visualização das placas de advertência e o limite de velocidade bem definido, são fatores importantíssimos.
Desta forma talvez usássemos o nossos aparelhos de GPS, apenas para ajuda na localização de um destino, sem a função
de detectar radares e ai não estaríamos sujeitos a interpretações do uso do mesmo pelas Autoridades Policiais.
  • Shark 2011
  • Usuário Platinum
  • Shark 2011's Avatar
  • Postagens: 335
  • Agradecimentos: 156
  • Registro em: 20/05/2011
    Ult. Visita: 28/10/2016

Proibição de GPS nas estradas 22 Mai 2013 11:14 #194015

Gostaria de dar aqui a minha opinião sobre o assunto.
A ideia de se instalar radares nas estradas tem méritos, mas errada é a forma como esses serviço é utilizado, e sua finalidade, pois o objetivo fundamental não é a segurança, mas sim arrecadar dinheiro para as prefeituras e para as empresas que exploram esses serviços, pois como é possível se colocar radares em uma via expressa de 50 km/hora ou 40 km/hora? Quem é que anda em uma via expressa a essa velocidade?

É uma coisa sem lógica e sem razão nenhuma. Você vai trafegando pela BR101 por exemplo a um velocidade de 70 km/hora o que é até lento para tal rodovia, e de repente aparece como por encanto uma camera de 50 km/hora. É um roubo, é um crime, pois o cidadão já paga IPVA, uma das gasolinas mais caras do mundo, porque tem embutidos vários subsídios inclusive para as estradas, e paga além disso pedágio para tudo o que é lado para pagar o que o governo tinha a obrigação de fazer que é cuidar das estradas, portanto não é uma BITRIBUTAÇÃO, mas sim uma TRITRIBUTAÇÃO, e além disso tem que ficar sustentando A FARRA DAS PREFEITURAS que a ultima coisa que fazem é zelar pelo bem dos cidadãos com raras exceções.

Vamos pressionar os deputados para acabar com essa indecência, essa pouca vergonha, esse descalabro. Que os radares elevem as suas taxas de velocidade para patamares razoáveis, e enquanto isso recurso às multas e viva os GPSs, detectores de radares e tudo o que for parafernalha para se defender da fome desses CANIBAIS. Tecnologia se combate com TECNOLOGIA.

E tenho dito.
  • crrob
  • Iniciante
  • crrob's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 16/10/2011
    Ult. Visita: 22/05/2013
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.305 seconds