Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Maldita mensagem "OUT OF MEMORY"!

Maldita mensagem "OUT OF MEMORY"! 09 Dez 2010 07:00 #34373

Olá a todos,

Fiz uma pesquisa de mercado e resolvi comprar um GPS intermediário. A minha escolha foi o Satellite A-GD55 que possui um hardware muito interessante:
-Windows CE v5.00 (build 1400 19/06/2010)
-CPU: ARM11, 468Mhz
-Memória: 64 MB
-Tela: 800x480
-Navegador: iGo

Porém a versão original do iGO gera a mensagem "out of memory" de vez em quando. Como trabalho com desenvolvimento de software, foi um pulo procurar por atualizações e cheguei até este fórum.

Já instalei iGO 8, iGO Amigo, iGO Primo. Alterei várias vezes o debug do arquivo "sys.txt", mas o erro de falta de memória persiste e com muita frequência. Detalhe: não mexi na instalação interna e instalei as novas versões no cartão de memória.

Estou muito decepcionado com o navegador iGO, porque não consegue gerenciar a memória de forma correta, fazendo o Windows CE (que também não é uma maravilha) acusar falta de memória.

É complicado comprar um GPS e ficar sofrendo para configurar a memória na base da tentativa e erro. Além disso, toda vez que atualizar mapas, POIs ou outras coisas, você pode ser surpreendido pela mensagem de falta de memória. Volto a frisar: não é um Garmin, mas o hardware é bom e a memória é suficiente para um funcionamento normal.

Vejo que este fórum tem pessoas que se dedicam em aprender e compartilhar a extrair o máximo do GPS. Gostaria de saber se alguém possui os macetes para contornar este problema que deve ser muito comum visto que a maioria dos GPS são do tipo "genérico" (made China).

obrigado
  • fernando_viegas
  • Iniciante
  • fernando_viegas's Avatar
  • Postagens: 5
  • Registro em: 09/12/2010
    Ult. Visita: 02/11/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re:Maldita mensagem "OUT OF MEMORY"! 09 Dez 2010 07:29 #34378

Bem-vindo ao fórum Fernando,

Sabe, o problema é o mesmo de sempre: o software está à frente do hardware.

Os GPS's automotivos estão aí já há alguns anos, e não houve aumento significativo de memória RAM à disposição. Salvo algumas exceções, a memória padrão é de 64MB, desde aqueles tempos. Os navegadores, por outro lado, evoluíram MUITO nesses anos, e é natural que exijam mais memória do que as versões mais toscas e com muito menos recursos de 3 ou 4 anos atrás.

Para complicar, não se esqueça que máquinas como a sua, com tela de 800 X480, têm CINCO VEZES a quantidade de pixels das antigas maquininhas de 320 X 240 que já tinham 64MB e processadores de 460MHz. Como as imagens são todas geradas e animadas em tempo real, é natural que a parte gráfica fique muito sobrecarregada.

Para minimizar os problemas, algumas dicas são:

- Faça uma busca por "otimização de memória" na busca do site (na caixa verde, acima). Talvez você consiga, via settings do sys.txt, amenizar os problemas;

- Evite mostrar excesso de POI's. Quando eu usava um GPS de 64MB, deixava mostrar apenas postos de gasolina, e mais nada. Hoje, com um GPS de 128MB de RAM, mostro apenas os postos e as agências do meu banco;

- Se ainda assim der erros ou travamentos, evite usar a locução TTS (text-to-speech). Você perde a locução de nomes de ruas, mas continua com orientação por voz , ("prepare-se para virar à direita a 300m").

- Outros recursos que você pode desativar: longas listas de radares de outros estados (baixe uma atualização apenas com os locais onde você circula), o relevo DEM e o basemap.

Com as dicas acima e outras que certamente virão de mais pessoas, você vai acabar conseguindo encontrar um meio-termo entre recursos instalados e bom desempenho em seu GPS.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 07/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 09 Dez 2010 07:31 por BrunoBL.

Re:Maldita mensagem "OUT OF MEMORY"! 09 Dez 2010 07:46 #34382

Oi Bruno,

Obrigado pelo retorno.

Acredito que o processador dê conta do recado, visto que o GPS possui TV digital que funciona relativamente bem.

Parece que o problema é a memória mesmo. Acho que o iGO em 800x480 exige mais de 64MB. Já fiz muitas coisas como você sugeriu (ex: tirar POIs, radares, TTS, etc) e o erro persiste. É complicado ficar na tentativa e erro...

Não conheço o Windows CE, mas acredito que o iGO deveria gerenciar melhor o uso da memória ou exigir GPS com mais de 64MB.

Será que existe um outro programa que se ajuste melhor em 64 MB? Será que existe um manual eficiente de como otimizar o iGO em 64MB?

abraços
  • fernando_viegas
  • Iniciante

Re:Maldita mensagem "OUT OF MEMORY"! 09 Dez 2010 08:59 #34395

Olá Brunobl e Fernando !

Estive observando os posts acima, e lembrei que tive o mesmo problema, ou seja Out of Memory, e este problema surgiu quase qua ao mesmo tempo em dois GPSs que eu havia atualizado, na ocasião eu havia migrado da Skin Gurjon GJ 6.12 para GJ 6.17, voltando a Skin anterior o problema foi sanado, então caso não se esteja usando o MapChanger, não há a necesidade de usar a GJ 6.17

Coiotte
  • Coiotte
  • Usuário Platinum
  • Coiotte's Avatar
  • Postagens: 582
  • Agradecimentos: 39
  • Registro em: 19/09/2010
    Ult. Visita: 30/03/2011

Re:Maldita mensagem "OUT OF MEMORY"! 09 Dez 2010 09:12 #34399

Fernando,

O caso da TV digital me parece na verdade mais simples. Trata-se de apenas mostrar no LCD o stream de vídeo que vem pronto do receptor. Na navegação, no entanto, além de mostrar conteúdo da tela, como na TV, é preciso antes cria-lo em tempo real. A imagem é toda sintetizada na hora, e quanto maior a tela, pior é o problema.

O problema das experimentações com esses navegadores é que não há documentação técnica a respeito deles. Tudo que se consegue é em fóruns de internet, a partir de experiências de outros usuários. Infelizmente os fabricantes escondem o máximo que podem, e o pouco que acaba "vazando" é utilizado pelos autores das skins, na confecção destas extensões de interface. A dica do Coiotte é valiosa. Diferentes skins exigem variados graus de recursos do GPS, de modo que ao escolher uma skin menos "incrementada" (ou mesmo a interface padrão) você acaba diminuindo a necessidade de memória e/ou velocidade de processamento.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 07/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Re:Maldita mensagem "OUT OF MEMORY"! 09 Dez 2010 10:03 #34411

Oi Bruno e Coiotte,

Percebo que não escaparei de gastar dias para montar uma versão super-pena do navegador. Então precisarei muito da ajuda de vocês com as seguintes questões:

1)Devo usar o iGO Primo? Acredito que esta versão seja mais flexível na configuração e com menos bugs que as versões anteriores. Procede ou há alguma outra versão MUITO mais leve que eu deva considerar?

2)Qual é a skin mais leve? Existe algum "documento" ou conjunto de dicas para configurar ou montar a sua própria skin?

3)Existe algum "documento" ou conjunto de dicas que explique todos os atributos do arquivo SYS.TXT?

4)Existem outros pontos que devo considerar nesta empreitada de montar esta versão super leve mas com bons recursos?

Agradeço muito a atenção que vocês tiveram comigo.

abraços
  • fernando_viegas
  • Iniciante

Re:Maldita mensagem "OUT OF MEMORY"! 09 Dez 2010 10:33 #34420

Olá Fernando !!!

Aí na questão da escolha do navegador, começa a tal da polêmica, porque a escolha de um ou do outro navegador é quase que uma questão de preferência pessoal,

Eu particularmente prefiro o iGO8, inclusive no link abaixo estou disponibilizando uma versâo bem leve e atualizada, ela está configurada para GPS de 4,3", então para facilitar, instale ela no seu gps mas mantenha preservados os arquivos zipados Branding Data e o arquivo texto Sys, faça alguns testes, teste tambèm os navegadores Primo e o Amigo, este iGO que estou disponibilizando, só não tem o DEM que é para modelagem em 3D e os carros em 3D também.

Coiotte
http://dc260.4shared.com/download/g-7tIFjY/GPSPoint_Navigator.rar
  • Coiotte
  • Usuário Platinum
  • Coiotte's Avatar
Última Edição: 09 Dez 2010 10:34 por Coiotte.

Re:Maldita mensagem "OUT OF MEMORY"! 09 Dez 2010 10:50 #34421

Complementando.

A algum tempo, encontrei um post em outro fórum, onde um compaheiro disponibilizava um compêndio de instruções para o Sys.txt do iGO, lá tinha todas as possíveis instruções para este navegador, mas lamentavelmente não anotei o link deste post, tentei procura-lo mais tarde mas não o encontrei, se por ventura você conseguir alguma coisa dê uma postada por aqui, será de grande utilidade para todos.

Coiotte
  • Coiotte
  • Usuário Platinum
  • Coiotte's Avatar

Re:Maldita mensagem "OUT OF MEMORY"! 09 Dez 2010 11:02 #34422

Oi Coiotte,

Eu já tinha testado esta versão que você disponibilizou.

De início não funcionou porque o meu é 800x480, então eu fiz as modificações para funcionar em 800x480. Rodou direito, mas mostrava a tal mensagem "out of memory".

Fique tranquilo. Quando eu conseguir montar uma versão que funcione no meu GPS eu irei disponibilizar todas as informações aqui.

abraços
  • fernando_viegas
  • Iniciante

Re:Maldita mensagem "OUT OF MEMORY"! 16 Dez 2010 22:42 #36413

Dae galera! Tbm tenho o A-GD55. Baixei uma versão feita pra 800x480 aqui no site, mas só da "out of memory". Só funciona com o igo 8 q vem nele, mas é mto desatualizado e não tem nomes das tuas anunciados, q é mto bom. Uso o 8.4 no meu A-GD45 e funciona bem. Entendi o lance da resolução. Tirar os POIs td bem, mas sem o TTS fica feio. hehehe
Se eu conseguir fazer funcionar posto aqui, se alguém conseguiu, por favor.

Abraçooo!
  • jimmyd
  • Iniciante
  • jimmyd's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 21/07/2010
    Ult. Visita: 20/03/2013

Re:Maldita mensagem "OUT OF MEMORY"! 25 Abr 2011 09:06 #65179

realmente funciona sim!!!! estou contente com meu aparelho agora!! abraç! =D
  • sandroforms
  • Intermediário
  • sandroforms's Avatar
  • Postagens: 99
  • Agradecimentos: 14
  • Registro em: 22/01/2011
    Ult. Visita: 25/08/2014

Re:Maldita mensagem "OUT OF MEMORY"! 25 Abr 2011 09:53 #65186

Oi Durao, muito obrigado pela dica!

Oi sandroforms, você colocou o dedo exatamente no maior problema dos aparelhos de GPS. Com o barateamento do hardware de GPS, hoje encontramos modelos de GPS por preços muito baixos. Estes fabricantes, na maioria chineses, visando apenas o lucro, desenvolvem um hardware funcional, colocam qualquer tipo de software e lançam no mercado para ganhar dinheiro.

Como estou muito atarefado com meu trabalho, tive pouco tempo para mexer no meu GPS. O que descobri é que o meu GPS é o primeiro modelo de 5 polegadas da Satellitte e eles mantiveram a mesma quantidade de memória (64 MB) sem ajustar os softwares. Para você ter uma ideia do amadorismo, o GPS veio com 2 iGo's. Um que funciona meia boca e outro que era um teste, mas eles desistiram porque só dava out of memory! Eles nem se preocuparam em remover a versão não funcional.

Após criar este tópico e ser ajudado pela turma deste fórum, fiquei 1 mês ajustando e mesclando as diversas versões do iGo. Cheguei numa versão aparentemente funcional, mas estava nos últimos testes quando, como já disse acima, o trabalho tomou todo o meu tempo.

O Windows CE pode ser otimizado para cada tipo de aparelho e o software de inicialização é apenas um facilitador e embelezador que ocupa muita memória. Tenho muito conhecimento na otimização de Windows para desktop, mas nunca tive tempo para fazer o mesmo no Win CE. A sua contribuição é muito valiosa e irá ajudar a centenas de pessoas que passam pelo problema de falta de memória. Espero ter um tempo logo para aplicar as suas dicas para o GPS funcionar da forma que deveria.

abraços
  • fernando_viegas
  • Iniciante
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.372 seconds