Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Extintores ABC nos carros podem voltar a ser obrigatórios

Extintores ABC nos carros podem voltar a ser obrigatórios 22 Jun 2017 12:51 #274267

Pode isso Arnaldo? :silly: :bua :duv :duv :duv

Extintores ABC nos carros podem voltar a ser obrigatórios
Proposta foi aprovada na comissão de transportes da Câmara dos Deputados, mas ainda precisa ser aprovada na CCJ

Quase dois anos depois de serem dispensados da lista de itens obrigatórios dos veículos, os extintores de incêndio com carga de pó ABC podem voltar a ser uma exigência aos motoristas brasileiros. Isso porque a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou a sua inclusão entre os equipamentos de segurança.

Para ter validade, a proposta ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se não houver divergências entre as duas comissões ou recurso assinado por 51 deputados, a matéria não precisa ir a Plenário.

Proposto pelo deputado Moses Rodrigues (PMDB - CE), o Projeto de Lei (PL) 3404/15 altera o Código de Trânsito Brasileiro, que contempla apenas o cinto de segurança e airbag como itens obrigatórios. O relator Remídio Molai (PR-RR) concordou com o argumento apresentado por Rodrigues:

— Quantos de nós já não passamos por veículos parados às margens da via, com o pó branco do extintor jogado sobre o motor, resultado do combate eficaz a um foco de incêndio. Cabe destacar que o custo do extintor de incêndio é insignificante em relação ao custo do próprio veículo, ainda mais se considerarmos os benefícios advindos de sua adequada utilização.

O PL tramita em caráter conclusivo e deve ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Relembre a decisão do Contran

No dia 17 de setembro de 2015, membros do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiram que o uso de extintores em automóveis seria optativo no Brasil. A decisão ocorreu duas semanas antes de esgotar o prazo para que o item se tornasse obrigatório.

Fonte: ClicRBS
  • Speed Racer
  • Iniciante
  • Speed Racer's Avatar
  • Postagens: 21
  • Agradecimentos: 82
  • Registro em: 11/10/2016
    Ult. Visita: 29/12/2017
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Astrologico, Fábio M.

Extintores ABC nos carros podem voltar a ser obrigatórios 22 Jun 2017 13:08 #274269

Nossos governantes brincam, se divertem com nossa cara! Lembro-me que na época tive de comprar um extintor e tinha de ser com validade de 05 anos e não aqueles que compramos recarregados com validade de 2 ou 3 anos, foi uma boa grana. Do nada disseram que o item não era mais obrigatório, fiquei com cara de trouxa!
Agora voltam a cogitar o uso, com certeza algum político tem empresa ou amigo dono de empresa de extintor e precisa dar uma turbinada nas vendas.
Lembro-me que na época tudo levava a crer que o uso era incorreto, na maioria das vezes não resolvia o problema e blá blá blá! Agora algum "pensador" resolveu abrir a boca e descobriu a pólvora!

Comentei com alguns amigos enquanto tomávamos um gelada, que no Brasil os vereadores e demais senhores políticos ficam seus 04 anos só coçando e quando estão prestes a tentar se reeleger sentam em uma privada e começam a ter "idéias" pra tentar mostrar e aprovar e assim dizer que trabalharam durante seu mandato.

É um país que em meu modo de ver não tem mais jeito na política, tem sempre um foco de câncer em algum lugar arruinando com tudo.

Não sei como o nosso prefeito de São Paulo ainda não solicitou o retorno da vistoria dos carros, não demora muito e algum ilustríssimo político apresenta a brilhante ideia!
  • Wil01
  • Usuário Platinum
  • Wil01's Avatar
  • Postagens: 618
  • Agradecimentos: 1969
  • Registro em: 21/12/2013
    Ult. Visita: 18/01/2018
Se você teve sua dúvida sanada ou mesmo teve a atenção de um dos usuários do fórum, não se acanhe em agradecer! É simples, é educado e nos motiva cada vez mais a ajudar! Clique em "Agradecimentos"

Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Astrologico, Speed Racer

Extintores ABC nos carros podem voltar a ser obrigatórios 22 Jun 2017 13:24 #274271

Wil01,

Realmente dá a "impressão" que existem interesse escusos por trás dessa medida. :whistle: :whistle:
Se não há interesse, trata-se de projeto para "engordar mandato". :kkkk :kkkk :kkkk :kkkk

E o mais interessante é que a matéria não precisa ir a plenário, ou seja, se a tal comissão decidir já vira lei. Oremos!
  • Speed Racer
  • Iniciante
  • Speed Racer's Avatar

Extintores ABC nos carros podem voltar a ser obrigatórios 22 Jun 2017 14:09 #274273

E os carros novos modelo 2016 que saíram da fábrica sem eles, como que fica?
Além de comprar o extintor, terão que comprar um suporte e mais mão de obra pra adaptar.

Isso é pra gerar empregos, só pode ser ordem do Temer.
  • claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar
  • Postagens: 1398
  • Agradecimentos: 1185
  • Registro em: 09/11/2010
    Ult. Visita: 18/01/2018

Extintores ABC nos carros podem voltar a ser obrigatórios 22 Jun 2017 16:18 #274279

País safado esse nosso!
  • alexandrevbarbosa
  • Iniciante
  • alexandrevbarbosa's Avatar
  • Postagens: 18
  • Agradecimentos: 4
  • Registro em: 30/08/2014
    Ult. Visita: 19/12/2017

Extintores ABC nos carros podem voltar a ser obrigatórios 22 Jun 2017 16:48 #274283

Desculpem-me se o que vou dizer ofende a alguém aqui do fórum, mas a intenção não é essa.

Infelizmente, a grande maioria do nosso povo prefere gastar seu dinheiro com uma gelada do que pagar 100 reais por um extintor que vai durar 5 anos.
Sugiro que vejam a reportagem do terrível acidente que ocorreu um dia desses numa estrada brasileira, onde um caminhão carregando um bloco de granito tombou e provocou a morte de 20 pessoas e ferimentos graves em outro tanto. Houve fogo, e muitas vítimas morreram carbonizadas.
Não estou querendo dizer que extintores pequenos como os que eu carrego nos meus 3 carros iriam apagar o incêndio, mas tenho certeza de que em muitos casos esses extintores servem para combater focos específicos, de modo a dar tempo de retirar alguma vítima das ferragens.
Tenho 70 anos, já vi muita coisa na vida (e nas estradas e ruas brasileiras e até no estrangeiro) e me entristece ler sempre os mesmos comentários sobre tudo que se muda no país.
Claro que não sou bobo, muita coisa muda para beneficiar alguém (fabricantes, vendedores, etc, de algum produto) mas tenho certeza de que muitas mudanças são propostas de boa fé, para benefício nosso.
Sei que vou morrer sem ver mudar essa mentalidade...fazer o que?

Abraços e boa sorte a todos. Que nunca sejamos surpreendidos por um incêndio nos nossos caminhos.

Nota: Vejo muito brasileiro trocando todo ano de celular, por exemplo. Não reclamamos de pagar 1, 2, 3 mil reais por um objeto que pode ser roubado na próxima esquina, ou que vai ficar obsoleto na próxima semana. :duv

g1.globo.com/espirit...1-em-guarapari.ghtml
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2131
  • Agradecimentos: 1088
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 16/01/2018
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 22 Jun 2017 16:50 por luizcarlosrio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Speed Racer

Extintores ABC nos carros podem voltar a ser obrigatórios 22 Jun 2017 18:01 #274286

Boa noite luizcarlosrio,

Na verdade eu acho que o que causa revolta não é o fato de ter que investir no extintor, até porque o valor é pífio se comparado com o benefício que pode trazer em determinadas situações. O que causa revolta são as idas e vindas da lei brasileira. Primeiro o CONTRAN, que é o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador da política nacional de trânsito decide que não é obrigatório e agora o congresso coloca em discussão novamente. Como temos uma classe política desacreditada, aumenta a desconfiança no real interesse.

De qualquer forma, vale aquela máxima de que se tu tiveres consciência e uma educação "de berço" não precisas te preocupar com a lei.

Abraço.
  • Speed Racer
  • Iniciante
  • Speed Racer's Avatar

Extintores ABC nos carros podem voltar a ser obrigatórios 22 Jun 2017 18:57 #274289

Também não querendo contrariar ninguém, mas acho que o extintor é muito útil em um veículo sim. Eu mesmo já apaguei fogo de carro meu e também já apaguei de um carro que estava queimando e o dono não tinha extintor, isso já faz muitos anos, mas ainda lembro muito bem.

Quanto aos sem-noção dos políticos, concordo plenamente com os amigos aí em cima. Eu tenho uma loja de autopeças aqui em Porto Alegre e naquele ano em que entraria a lei do extintor ABC, o tal sumiu do mercado e ninguém tinha para fornecer. Passado quase um ano consegui algumas peças para botar no estoque, pagando cerca R$ 60,00 cada, aí vem os políticos e dizem que não é mais obrigatório. Encalharam os extintores no estoque, fiz promoção e vendi alguns a R$ 20,00 para aqueles que achavam como eu que seria útil, mas ainda tenho alguns em estoque, só que com 2 anos a menos de validade. Eu sou apenas um desses revendedores, bem pequeno por sinal, fico imaginando os grandes distribuidores como ficaram com essa situação.

Isso é revoltante!

E os motoristas que jogaram fora o extintor antigo que com certeza ainda funcionaria e investiram alguns até R$ 200,00 na época da escassez para andar na lei!

Isso também é revoltante!
  • maurocervo
  • Usuário Platinum
  • maurocervo's Avatar
  • Postagens: 202
  • Agradecimentos: 122
  • Registro em: 27/02/2011
    Ult. Visita: 09/01/2018
Ipanema
Porto Alegre - RS
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Astrologico

Extintores ABC nos carros podem voltar a ser obrigatórios 22 Jun 2017 19:02 #274290

Tão importante quanto uma lei de obrigatoriedade de se portar um extintor seria também a obrigatoriedade de se treinar o condutor a utilizá-lo. Quem já participou de brigadas contra incêndio nas empresas sabe o quanto isto é importante.
  • Watson3642
  • Intermediário
  • Watson3642's Avatar
  • Postagens: 64
  • Agradecimentos: 107
  • Registro em: 23/08/2015
    Ult. Visita: 21/11/2017
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.477 seconds