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TÓPICO: Converter .BMP em .SPR

Converter .BMP em .SPR 10 Fev 2017 14:10 #270713

Boa tarde pessoal...
Será que alguem tem algum link ou conhece um programa para extrair spr de um BMP?
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Converter .BMP em .SPR 10 Fev 2017 14:34 #270715

Encontrei uma indicação deste programa:

Act Editor 1.0.3
herc.ws/board/files/file/170-act-editor/
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Converter .BMP em .SPR 10 Fev 2017 16:57 #270720

O que é "SPR" ?
  • JoãoBC
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Converter .BMP em .SPR 10 Fev 2017 22:40 #270733

joão BC
quando se cria um icone para utilizar no branding do IF....este icone tem que estar no formato bmp....porem tem que se extrair um arquivo de banco de dados com extensão spr.....se não vc não consegue fazer com que o icone apareça no seu navegador....

--


fabio
o link não está funcionando....mas valeu
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Converter .BMP em .SPR 11 Fev 2017 00:03 #270738

Cara, tente o gimp ou o inkscape.
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Converter .BMP em .SPR 11 Fev 2017 07:45 #270740

Adilson

É só ler um pouco, amigo. O link está lá e disponível.
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Converter .BMP em .SPR 11 Fev 2017 08:36 #270743

Pessoal,

vou tentar ajudar, sendo o mais simplista possível para não complicar. Começo assim: os arquivos .spr, na família de navegadores iGO, é um simples arquivo de texto (com extensão. txt) que é modificado para dar informações específica de posicionamento de ícones, tipicamente os arquivos em "tripa" (aqueles que têm vários ícones na vertical).

Dou um exemplo a partir de um dos bmp's famosos no Primo, o arquivo de pontos de alertas nomeado "speedwarn.bmp". Este arquivo precisa ser acompanhado do respectivo .spr, isto é, do arquivo "speedwarn.spr". Motivo: o bmp citado tem uma lista vertical de 32 ícones, ou seja, 32 posições disponíveis (entre presentes ou ausentes; ausentes aqui significa transparente).

Pergunta: como o Primo (ou um iGO qualquer) saberia exatamente qual ícone usar? De antemão, é preciso saber previamente quantos ícones estão presentes em determinado tipo de arquivo (não pode ter mais e nem menos), o tamanho (todos em um bmp "tripa" devem ter tamanhos idênticos), além de outras informações, como tipo de transparência, onde ou como posicionar o ícone, etc. Este é o papel dos arquivos de extensão spr.

Vou usar, novamente, como exemplo, o speedwarn. Como foi dito, este arquivo tem 32 posições, numeradas pelo Primo/iGO de 0 até 31, isto é, o primeiro ícone, de cima para baixo, ocupa a posição 0, o segundo ícone a posição 1, até chegar no último deles, lá embaixo, que é a posição ou numeração 31.

Abrindo o respectivo spr (isto é, speedwarn.spr) com um editor de texto (tipo Bloco de Notas) é possível ver algo semelhante a estas linhas:

BmpFlags = 0
DefFlags = ALPHA_PIXEL | GRAB_BOTTOM | GRAB_HCENTER
DefPhase = 0
Stripes = 82

Para este arquivo o mais importante é entender as segunda e última linhas. Aqui "Flags" equivalem a ícones, não necessariamente bandeira. "Def" são as definições do que há nos ícones do respectivo bmp. "Alpha" é um canal de cores de figuras, que significa ter transparência, que pode ser em nível de pixel e/ou de camada (PIXEL e LAYER, resp.). "GRAB", ao pé da letra significa agarrar, melhor entender como o lugar onde o bmp estará posicionado. BOTTOM significa que o ícone estará preso a partir da base, isto é, posicionado de baixo para cima (em determinado lugar, tela de navegação e/ou botão de menu). HCENTER é indicativo de outro posicionamento, no caso, o ícone ficará centralizado horizontalmente.

Na última linha aparece "Stripes", ou seja, um arquivo em listras, ou em formato "tripa" (pois são compridos na vertical). O valor setado é 82, que indica a altura vertical de cada espaçamento reservado, sempre em pixel, isto é, no exemplo cada espaçamento tem altura de 82 pixels. Note-se que o ícone não tem obrigação de ter esta altura, pode ser menor, porém ele não pode ultrapassar altura igual a 82 pixels, caso contrário aparecerá cortado no navegador GPS.

Como será a dimensão final do bmp do exemplo citado? Simples: sabe-se que este bmp deve, obrigatoriamente, ter 32 posições e que o mesmo foi feito com cada uma com altura 82 px. Basta multiplicar 32 por 82 para obter 2624 (pixels). A informação sobre a largura não importa muito, mas recomenda-se que a mesma seja igual a altura, pois o alinhamento de ícones no iGO foi pensado para trabalhar com ícones quadrados. Mas é possível, de acordo com o caso, lidar com largura diferente. Bem, então as dimensões para este bmp será de 2624x82, isto é, um arquivo com altura 2624 e largura 82.

Em programas como o Phoshop e Gimp é possível criar um arquivo png (tem que ser deste tipo, pois jpeg, gif e bmp padrão não aceitam transparência, mas existe um bmp, dito abmp ("a" de alpha, transparência) que aceitam. Então, basta criar um png com altura 2624 e largura 82. Feito isso, nos menus destes programas é possível "pedir" para fazer marcação no png, indicando o espaçamento desejado. No caso, basta setar 82 e pedir para mostrar o grids/grades, que facilita a visualização e inclusão das figuras (que, no caso, devem ser ajustadas para tamanho máximo de 82x82 px).

A seguir, em cada grade se insere a figura/ícone desejado, reposicionando se for o caso. Como os programas citados trabalham com camadas, o arquivo assim preparado terá várias camadas. Mas o que se pretende é um arquivo único, com uma sem camada. Então basta "pedir" ao programa para juntar as camadas em uma só.

Terminada esta etapa, a pessoa terá um png idêntico ao bmp pretendido, mas png não é uma extensão reconhecida pelo Primo, por exemplo. Para gerar o bmp necessário usa-se o programa "iPAQ 31x Image Explorer". Tendo o bmp assim preparado e o correspondente spr contendo as informações necessárias e corretas, basta inserir os dois arquivos na(s) skin(s) ou data.zip. E está tudo pronto.

Observa-se, por fim, que caso "stripes" esteja setado com valor diferente da altura do bmp, então haverá um desalinhamento do ícone na tela de navegação e/ou botões nos menus. Aliás, este é um erro muito comum, onde alguns usuários modificam o bmp, mas esquecem-se de ajustar o correspondente spr.

Espero ter ajudado um pouco na discussão. ;)


[]'s
  • Xamanian
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Converter .BMP em .SPR 11 Fev 2017 09:48 #270747

Eu como não sou um expert como o mestre Xamanian, uso o jeitinho brasileiro mesmo, hehehe, pego um ícone já pronto com seu devido ".spr" e edito ou troco de figura(imagem) e salvo e converto novamente pro padrão.

resposta enviada pelo Galaxy Win2 utilizando o Tapatalk.
  • claudiotrg
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Converter .BMP em .SPR 11 Fev 2017 10:21 #270748

Quequeéisso Claudio?

Qual programa usa para editar?
Qual é o padrão?

;)
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Converter .BMP em .SPR 11 Fev 2017 11:18 #270751

Fabio

Converto pra .bmp com o iPAQ 31 e edito com o GIMP, depois faço ao contrário, converto novamente com o iPAQ 31.
Quando crio um ícone novo, basta então renomer o .bmp e .spr.
Kkkk

Padrão iPAQ 31x/igo
shot0000_2017-02-11.JPG
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Converter .BMP em .SPR 11 Fev 2017 12:21 #270755

Pessoal,

vira e mexe aparece alguém no fórum querendo modificar seus arquivos de imagem nos navegadores iGO. Justo e correto, visto que a melhor aparência é aquela que mais agrada o indivíduo, não necessariamente a oferecida. O que farei não é bem um tutorial, mas apenas alguns macetinhos que podem ser úteis, facilitando certas coisas.

Eu uso o Gimp, mas não estou diante do meu computador, então usei telas capturadas a partir do Photoshop, mas é suficiente para dar uma ideia geral.

Após abrir o editor de imagens, ele terá uma aparência como a da figura a seguir:



Retire o bmp desejado de seu navegador iGO, converta-o para png e abra-o com o editor de imagens:



Clique em "Image" no menu do programa:



Escolha "Image Size"; será exibida a seguinte tela:



Assim será possível saber as dimensões do arquivo que se pretende modificar. Observe-se, na figura acima, que a mesma tem altura 372 (pixels). Como são 3 ícones na figura, então divide-se a altura 372 por 3, obtendo a altura para cada espaçamento onde será introduzido um ícone/figura; no caso, 124 px.

Agora siga para o menu do software e escolha o caminho "Edit => Preference => Guides, Grid & Slices...", como na figura a seguir:



Na tela que abre será possível editar o campo da tela a seguir:



Na figura acima, no campo "Gridline Every", insere-se o valor da altura de cada espaçamento da figura que se está editando. No caso de nosso exemplo o valor é 124. Clique ok, o que fará voltar para a tela de edição.

Agora, no menu do editor de imagens, escolha "View => Show => Grid", como na figura a seguir:



Feito isso, você terá uma tela como a seguir:



Observe-se na figura acima que foi inserida uma grade na figura original que se edita. Esta grade separa três regiões, cada uma delas de altura exata de 124 px. É em cada bloco deste que se trabalha individualmente.

Agora, olhando-se para a barra de ferramentas à esquerda, é possível ver e usar a opção em destaque na figura a seguir: um retângulo pontilhado que significa "selecionar". Na figura a seguir foi selecionado o primeiro bloco do arquivo original; note que ela fica pontilhada. Isto significa que apenas esta região da figura será tratada.



Usando a ferramenta "borracha" (ela está em destaque na barra à esquerda) é possível apagar a figura. Mas observe-se que esta borracha só tem efeito sobre a parte selecionada, não correndo-se riscos de apagar mais do que o necessário.



Agora se está com o arquivo original com o primeiro campo apagado, mas note-se que o mesmo continua selecionado.



Agora, abra uma figura ou ícone que se deseja usar no lugar do anterior. Será algo similar a tela a seguir. Se necessário, mude o tamanho da figura como foi dito anteriormente, lembrando que, no caso do exemplo, a altura não poderá superar 124 px. Clique nas duas teclas control e A ao mesmo tempo (isto selecionará toda a figura).



Em seguida, após seleção completa, clique nas duas teclas control e C ao mesmo tempo (isto copiará a figura anterior para a memória). Agora volte à figura original e, naquele campo selecionado, aperte nas teclas control e V (para colar a figura anterior).

Observe que o novo ícone ficará exatamente sobre o campo selecionado anteriormente. Se necessário, clique na ferramenta com uma setinha na barra de ferramenta à esquerda (a primeira) e use as setinhas do teclado para mover o novo ícone para cima, para abaixo ou para esquerda/direita.



O mesmo procedimento acima pode ser usado para inserir o segundo ícone, basta selecionar o campo, apagá-lo e, em seguida, colar a nova figura, ajustando a posição se necessário.

Para o terceiro ícone é preciso alguns passos a mais. Note-se que o mesmo é transparente e para isso é preciso preparar a nova figura para deixá-la de acordo.

Assim, escolha a ferramenta "borracha" na barra à esquerda e aumente seu tamanho na barrinha deslizante (veja-se a figura a seguir). Não há um tamanho recomendado, pois depende do tamanho da figura. Sugere-se um tamanho suficientemente grande para que a borracha encubra toda a figura.



Agora, clique na ferramenta "borracha" e em "Opacity" escolha um valor inferior a 100% (sem opacidade). Uso o valor 25% em geral.



Após um único clique é possível ver algum nível de transparência:



Dê mais três cliques (em um total de 4) para obter o aspecto da próxima tela:



Este é o padrão de transparência que eu uso, mas cada um poderá ajustar de acordo com suas preferências, seja dando menos cliques ou modificando o valor sugerido para opacidade (no caso, 25%).

O próximo passo consiste em selecionar toda a figura alterada (control + A), copiar (control + C) e colar (control +V) no corresponde bloco selecionado na figura que se está editando (no caso, o último bloco).

Em alguns tipos de ícones é necessário que o mesmo não seja transparente e colorido, mas sim transparente e em escala de cinza. Este não é o caso da figura tomada como exemplo. Caso precise-se um um ícone em tons de cinza, basta continuar com os dois próximos passos.

No menu do editor de imagens, escolha "Image => Mode => Grayscale".



Isto deixará sua figura em tons de cinza, como na figura a seguir.



O restante não muda, basta selecionar, copiar e colar a figura assim preparada naquela original.

Observa-se que a figura original, com os procedimentos anteriores, ficou com três camadas, uma para cada bloco. O passo seguinte e final consiste em "juntar" tudo. Para isso siga pelo caminho "Laayer => Merge Visible", como na figura a seguir.



Pronto! Seu arquivo está finalizado, bastando salvá-lo e depois convertê-lo para bmp no padrão iGO (use o programa iPAQ para isso). Em seguida, é só inserir seu novo arquivo em sua skin, ou data.zip, ou branding.zip, etc.

Para arquivos de abertura (loading.bmp) e saída (exiting.bmp) não é preciso todos estes passos. Em geral estes arquivos não têm transparência, então podem ser usados bmp comum, mas na resolução exata (por exemplo, 480x272 ou 800x480). Mas tem um probleminha: arquivo bmp padrão possue tamanho grande geralmente. Um macete para "enganar" seu navegador iGO é preparar um arquivo idêntico, porém convertido para Jpeg (extensão jpg). Em seguida, toma-se este arquivo Jpeg e o renomeia para ficar com a extensão bmp.

Sim, é isso mesmo! O arquivo é originalmente um Jpeg, bem menor em tamanho, mas com a extensão bmp o iGO entenderá que é um Bitmap autêntico e o interpretará como tal, não dando erro. Com esta solução o arquivo fica menor, gasta menos memória e, no final, funciona do mesmo jeito.

Bem, é isso, espero ter ajudado um pouco, ao menos os iniciantes.


[]'s
  • Xamanian
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