Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos

TÓPICO: Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 15 Ago 2016 19:29 #263395

Pessoal, não só é possível, como já está pronto e em testes finais :oks

Abraços
  • rafael2san
  • Usuário Platinum
  • rafael2san's Avatar
  • Postagens: 1536
  • Agradecimentos: 4148
  • Registro em: 04/05/2011
    Ult. Visita: 08/01/2018
Última Edição: 16 Ago 2016 19:14 por rafael2san.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan, Sherlock, Fabio Kuester, fidelis.forum, golfy, AnderSart, Tenentebirula

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 15 Ago 2016 19:34 #263396

Vc e fera Rafael obrigado.
  • Tenentebirula
  • Usuário Prata
  • Tenentebirula's Avatar
  • Postagens: 108
  • Agradecimentos: 57
  • Registro em: 11/08/2015
    Ult. Visita: 16/01/2018

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 15 Ago 2016 19:54 #263397

Rafael,

o vídeo disponibilizado mostra o aviso, mas com rota traçada. Pergunto: o recurso funciona sem rota traçada como na ux Wiman? Se sim, parabéns; se não, então continua sem serventia prática.

Outra coisa: em várias cidades no Brasil, partes de rodovias passaram a receber nomes de ruas e/ou avenidas. Os mapas da Here e TT continuam tratando-as como rodovias --, isto é, em perímetro urbano --, mesmo não sendo mais. Como o usuário lidaria com a situação de receber um aviso de acendimento de faróis dentro de cidades? Não sei, mas você é bom e deve ter encontrado uma solução isso também.

Outra coisa e que você já deve ter analisado: em alguns países é proibido o uso de alertas de radar em dispositivos GPS, o que não ocorre em nosso país. No nosso caso, é obrigatório um aviso antes do radar, por isso não se pode proibir o uso de alertas via GPS. Até onde eu fiquei sabendo, não é necessário informar ao condutor sobre a necessidade de acendimento de faróis em rodovias. Assim sendo, não há impedimento, formal, para que avisos e alertas via dispositivos GPS sejam proibidos. De outra maneira: se isto ocorrer, ficará o motorista sujeito a uma das duas: (a) ser multado pelo esquecimento de não acender os faróis ou (b) ser multado por usar recursos proibidos.

Insisto: não estou dizendo que é proibido, temo que seja.

Abraços.
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1394
  • Agradecimentos: 2697
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 15/01/2018

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 15 Ago 2016 20:15 #263399

Xamanian, tudo será explicado no momento do lançamento, e todas as dúvidas serão sanadas com o post explicativo.

Funciona sem rota traçada sim, tranquilamente. Não foi mostrada pois não é possível reproduzir pelo emulador.

Sim, os perímetros urbanos foram considerados, porém como a informação do que é cidade ou não está no mapa, este recurso deve ser usado ainda com cautela. Mesmo assim, melhor excesso de zelo até isto ser melhor regulamentado.

Quanto ao fato legal, tudo é muito novo, e a própria letra da lei é confusa. A ideia é segurança, quanto mais aviso, mais seguro é. O próprio DRL é ligado automaticamente ao se acionar o veículo, o motorista não tem como apagar. Vale o excesso de zelo. Na dúvida, deixa aceso.

Abraços
  • rafael2san
  • Usuário Platinum
  • rafael2san's Avatar
Última Edição: 15 Ago 2016 20:21 por rafael2san.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan, Fabio Kuester, alceuschneiker, golfy

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 15 Ago 2016 20:55 #263401

Rafael,

apesar das rusgas do passado, sei que você sabe que tenho admiração e respeito por você, principalmente por sua dedicação às pessoas deste fórum. Assim, fico feliz que tenha encontrado uma solução para o problema do aviso de acendimento de faróis. Parabéns!

Agora aos fatos:

1) Uma lei só existe quando não há adoção de práticas óbvias. A obrigatoriedade de acendimento dos faróis em rodovias é um destes casos. Idem em relação a lei do uso obrigatório de cintos de segurança. Ora, desde que me entendo por gente os carros já tinham cintos disponíveis.

2) Dirijo, com habilitação, desde meus 18 anos (caminho para 50) e sempre usei cintos de segurança. Recordo-me de ir morar na cidade do Rio de Janeiro na década de 1990, quando esta cidade (pioneira) exigiu obrigatoriedade de cinto de segurança dentro do município. Não me incomodou em nada, pois se é para segurança, então já o usa desde todo sempre.

3) Acendimento de faróis: estranho a preocupação de alguns com esta lei. Em MG, ainda durante o governo Itamar (como governador, não presidente) houve tal exigência dentro do estado, mas a medida caiu porque não poderia exigir tal coisa em rodovias federais. De lá para cá sempre dirijo com os faróis acessos em rodovias. Cabe lembrar, também, que para motos é obrigatório, em todo o país, já faz um tempão.

4) Entendo a preocupação de alguns em ter que lembrar de acender os faróis, ok para não receber multa. Mas o que está em jogo, ser motorista de fato ou não receber multas? Note que estes dois casos citados não tem a ver com radares, por exemplo, que claramente é uma medida para tomar dinheiro do motorista, visto que os mesmos são, quase sempre, inseridos em lugares escolhidos a dedo. Se fosse realmente para impedir velocidade elevada, vá lá...

Em suma, não preciso de aviso para colocar cinto de segurança porque sempre os usei. Não preciso de aviso para acender faróis porque deve ter uns 15 anos que tenho esta prática. E quando os motoristas brasileiros serão verdadeiramente motoristas? Não há ux que resolva este problema. Essa é a verdade.

Outro inferno nas rodovias, com duas ou mais faixas, por exemplo, é conviver com um infeliz que quer andar o tempo todo naquela mais à esquerda. Como assim? A lei é clara, com duas faixas, a da esquerda é para ultrapassagem, mas o tráfego deve ser feito na direita, ou seja, deve-se retornar para aquela mais a direita após ultrapassagem (observe, não falo em pista dupla, mas em pistas com várias faixas). Será preciso uma ux para dizer ao infeliz condutor (sim, porque motorista não é) voltar para a faixa da direita? Francamente...

Assim sendo, caro Rafael, o correto não é apresentar uma solução para quem dirige mal e precisa ser avisado que se deve acender faróis e/ou colocar os cintos e/ou ligar o carro e/ou engrenar marchar, etc. O correto é deixar que se leve multas até que se aprenda que as regras -- leia-se leis -- são criadas porque o cidadão teima em seguir com práticas que colocam em riscos a vida das pessoas em risco, inclusive a própria.

Entenda-me, não há crítica de minha parte a sua iniciativa, no máximo que você ajuda quem verdadeiramente não deveria receber esse tipo de ajuda. Avisar sobre pedágios, radares, lombadas, etc. é justo, correto mesmo. Mas aviso para acendimento de faróis encontra-se na mesma categoria de aviso de hospitais, só serve para ouvir-se "Área hospitalar, favor não buzinar" -- isto é de uma serventia sem igual, acho que ninguém consegue viver sem este recurso.

Forte abraço.
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 15 Ago 2016 21:38 #263402

Na minha simples opinião (sem discussão), certamente terá um comando no menu para habilitar esse aviso de ligar os faróis, então, use quem quiser.

Enviado de meu SM-G360BT usando Tapatalk
  • claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar
  • Postagens: 1398
  • Agradecimentos: 1185
  • Registro em: 09/11/2010
    Ult. Visita: 17/01/2018

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 15 Ago 2016 21:56 #263403

Xamanian, calma o coração homem!

Eu nem lancei o troço e você já está caindo de pau? Pelo menos espera o lançamento, tchê! :silly:

Brincadeiras à parte, a UX é bem simples e funcional, com um raciocínio (algoritmo) básico do iGO. Foi tão fácil de fazer que nem vale à pena esquentar (também) com ela.

O foco principal desta UX é a segurança (a mesma justificativa da própria Lei), e se vai ser útil para os usuários na maioria dos casos. Ainda vai rolar muito tempo até que todos os carros tenham DRL. E sempre é bom lembrar: é uma UX, instala quem achar útil.

Cláudio,
sim, foram colocadas várias opções para ligar / desligar a placa e o audio.

Abraços!
  • rafael2san
  • Usuário Platinum
  • rafael2san's Avatar
Última Edição: 15 Ago 2016 21:59 por rafael2san.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan, claudiotrg, Fabio Kuester, Xamanian

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 15 Ago 2016 22:15 #263404

Cláudio,

sem "dedos", caro amigo, não há discussão, apenas opiniões. Está tudo em casa entre nós, ora pois pois. :laugh: :laugh:

E nem precisa de botão, basta não usar a ux; só se o Rafa inseriu o recurso como um bônus em outra existente.

Rafael,

estou calmo, meu amigo. Como lhe disse posts atrás, é mais uma demonstração de incômodo de minha parte em relação aos péssimos motoristas de nosso país do que outra coisa! Mania de brasileiro de dar jeitinho para tudo. As minhas críticas não se devem ao seu trabalho, em hipótese alguma, apenas sou defensor de acabar com certos problemas culturais em nosso país -- problemas culturas crônicos, não a verdadeira cultura. :laugh: :laugh: ;) ;)

Quanto a ux: continue com seu trabalho, siga sua intuição. Você deve se recordar, não concordei com várias delas (lembra-se do botão 2D/3D?), mas mesmo assim elas são ótimas -- opinião de um é tão válida quanto de outro, haverá sempre um (na verdade, mais de um) que gostará. Insista, continue, talvez um dia veja utilidade -- talvez porque o precipitado de sempre sou eu. Veja o caso da ux dos pedágios, até hoje não vejo utilidade nela, mas desde o início a uso e não abro mão e atualizo-a sempre. Dá para entender? Impossível!!! Este é o Xamanian...

Grande abraço aos dois amigos.
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Última Edição: 15 Ago 2016 22:19 por Xamanian.

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 15 Ago 2016 22:57 #263405

Olá Rafael,

Achei a ideia da "ux" criativa.
É só uma sugestão, pensa melhor a frase do aviso, já pensou ao entrar na rodovia a noite com farol alto, não vem ninguém na outra mão e "o trem" pede "farol baixo" rsrsrs

Andar com os faróis acesos durante o dia realmente proporciona maior segurança, principalmente em grandes retas, a percepção da distância do veículo que vem ao seu encontro é muito maior, maior visibilidade em dias de chuva e neblina, mas na real, a obrigatoriedade vem com o outro intuito, arrecadar, se o objetivo é segurança, os carros novos deveriam sair de fábrica com esse sistema de luz diurna, assim como foram com os freios ABS.

T+ :oks :oks
  • Sandrowb
  • Usuário Platinum
  • Sandrowb's Avatar
  • Postagens: 207
  • Agradecimentos: 105
  • Registro em: 06/10/2012
    Ult. Visita: 31/12/2017

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 15 Ago 2016 22:59 #263406

Sandro, a UX não é ativa durante a noite. Os avisos somente são dados no modo diurno.

Abraços
  • rafael2san
  • Usuário Platinum
  • rafael2san's Avatar
Última Edição: 15 Ago 2016 23:00 por rafael2san.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Turnon, Sandrowb

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 15 Ago 2016 23:21 #263407

Boa Rafael, não tinha visto essa informação :oks
  • Sandrowb
  • Usuário Platinum
  • Sandrowb's Avatar
  • Postagens: 207
  • Agradecimentos: 105
  • Registro em: 06/10/2012
    Ult. Visita: 31/12/2017

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 16 Ago 2016 09:39 #263412

Rafael

Estamos ansiosos para ver isto funcionando...

Grato, Turnon...
  • Turnon
  • Usuário Platinum
  • Turnon's Avatar
  • Postagens: 484
  • Agradecimentos: 971
  • Registro em: 18/07/2011
    Ult. Visita: 08/07/2017

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 16 Ago 2016 09:50 #263413

Acabo de fazer uma viagem de 2000 km por varias estradas. Eu sempre usei farol na estrada, antes da lei usava o de milha, agora uso o baixo.
Na minha opinião farol aceso melhorou muito a percepção de veículos na estrada, tanto na ajuda em ultrapassagens quanto na percepção dos veículos que se aproximam pela sua traseira. Nos primeiros 1000km só vi 02 veículos com farol apagado e meia dúzia usando lanterna; exceto em Goiás, o povo não acende farol em rodovia.
Segundo os "dados oficiais" o índice de colisões frontais diminuiu 36% só nos primeiros 30 dias.
Na verdade o povo gosta é de fazer mimimi com as coisas novas, sou um pouco mais velho que o Xamanian, mas me lembro de varios mimimis:
Carro de 04 portas: as crianças vão abrir a porta e cair na estrada;
Cinto de 03 pontos: As pessoas vão ficar presas no carro em um acidente; vendia-se até um cortador de cinto;
Freio a disco: o freio tambor não para um carro, esse disquinho de merda não vai parar mesmo;
Injeção eletrônica: O distribuidor já dá defeito, imagina essa m.... toda eletrônica;

O mimimi da vez é o farol baixo.
  • tttmio
  • Usuário Platinum
  • tttmio's Avatar
  • Postagens: 378
  • Agradecimentos: 157
  • Registro em: 28/07/2011

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 16 Ago 2016 11:21 #263415

Outro inferno nas rodovias, com duas ou mais faixas, por exemplo, é conviver com um infeliz que quer andar o tempo todo naquela mais à esquerda. Como assim? A lei é clara, com duas faixas, a da esquerda é para ultrapassagem, mas o tráfego deve ser feito na direita, ou seja, deve-se retornar para aquela mais a direita após ultrapassagem

Xamanian

Acredito que você esteja se referindo aos murrinhas que tomam conta da faixa da esquerda. Na minha leitura do inciso IV do artigo 29 do CTB, quem transita pela esquerda na velocidade máxima permitida não está errado.

Eu mesmo uso muito a faixa da esquerda, principalmente nas vias expressas aqui do Rio de Janeiro. Faço isso porque pago impostos e me acho no direito de desfrutar da velocidade máxima permitida nessas vias. Claro que se houver uma faixa mais à direita desimpedida eu vou imediatamente para ela. Mas geralmente não há, pelo menos nas vias onde eu costumo andar.
Na Linha Amarela, por exemplo, onde a velocidade máxima é de 100 Km/h, só se consegue transitar a essa velocidade na faixa da esquerda (quando não tem nela um motorista que não conhece as regras de trânsito - este sim um infeliz- e anda na referida faixa a uma velocidade menor), pois nas outras faixas vou perder muito tempo. Ah, nessa via estou pagando pedágio, e isso me dá mais direito ainda de trafegar a 100, sem ter de me sujeitar a quem queira andar a 200, coisa comum aqui. Quer andar a 200? tudo bem! Quer andar a 200, mas isso vai me obrigar a andar a 50? Aí vai se fu...., pois não vou dar passagem. Só dou se houver um 'slot' na pista ligeiramente à direita, que permita que eu continue andando rápido. Ah, aqui existe um agravante, as motos (não vou dizer 'malditas motos' porque sei que muitos aqui são pilotos de motos e não iriam gostar :) ). Uma mudança de faixa, mesmo olhando nos 3 espelhos retrovisores, pode nos reservar uma surpresa. No mínimo um gesto de um dedo esticado na nossa direção.

Para corroborar o que eu escrevi: Capítulo III - DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA
Art. 29
IV - quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;
Eu entendo como veículos de maior velocidade os que estiverem trafegando na velocidade máxima permitida na via ou próximo dela. Se estiverem abaixo da máxima permitida, pela lei, deverão ceder passagem. Já se estiverem na velocidade máxima, aí começam as controvérsias :). Os que estão andando a mais do que isso são infratores... quero mais é que se fod.....!
Não vou atrasar minha viagem por causa de motoristas que não respeitam as normas legais.
Só que existe um efeito colateral desse meu procedimento: o carro atrás de mim pode ser o de um bandido em fuga, e pode sobrar alguma coisa ruim pra mim, tipo uma azeitona quente. :(

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2131
  • Agradecimentos: 1088
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 16 Ago 2016 11:51 por luizcarlosrio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 16 Ago 2016 14:39 #263419

luizcarlosrio,

Concordo, em parte, com a sua colocação. Odeio os "esquerdistas em baixa velocidade" que atravancam as rodovias, principalmente os carros populares carregados que insistem em seguir ladeira acima em velocidade bem abaixo do limite da rodovia e tendo espaço "de sobra" na pista da direita...

Mas não concordo que a sua permanência na pista da esquerda possa ser "eterna", a não ser que esteja realmente ultrapassando os outros veículos da faixa da direita, isto é, esteja trafegando em velocidade superior aos outros veículos da faixa a direita.

Trafegar na velocidade máxima permitida na via não lhe dá exclusividade de uso!

E tem mais, se alguém quiser te ultrapassar, ele tem este direito mesmo que você esteja na velocidade máxima da via!
Se você negar, é uma infração média prevista no Art. 198 (Capítulo XV) que transcrevo a seguir:

"Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado:
Infração - média;
Penalidade - multa."

Ernesto
  • ernesto.rodrigues
  • Intermediário
  • ernesto.rodrigues's Avatar
  • Postagens: 63
  • Agradecimentos: 23
  • Registro em: 06/03/2011
    Ult. Visita: 08/12/2017
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 16 Ago 2016 15:15 #263420

luizcarlosrio,

Todo motorista pode transitar na faixa esquerda. Até aí, nenhuma novidade. Mas o que muitos não sabem é que ela deve ser usada apenas quando há intenção de se efetuar uma ultrapassagem. Feito isso, o condutor deve voltar para a pista da direita. Essa e outras dúvidas foram enviadas ao G1 por internautas após a publicação do tira-dúvidas sobre o Código de Trânsito .

Confira abaixo as respostas para dúvidas que envolvem leis de trânsito.

Se eu estiver no limite da velocidade permitida sou obrigado a dar passagem aos mais apressadinhos que transitam acima dela?
Jean Rodrigues, Marilia Gonçalves e Suzete Silveira

Primeiramente, todo veículo, seja de carga ou não, deve transitar pela direita. A faixa da esquerda é exclusiva para ultrapassagens. Se todos tivessem essa consciência, o trânsito seria mais disciplinado e menos hostil como é hoje. Todo motorista pode transitar pela esquerda, mas apenas com a finalidade de efetuar uma ultrapassagem. Feito isso, deve voltar para a pista da direita.

O artigo 30 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que todo condutor, ao perceber que outro motorista que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá, se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha. O parágrafo único complementa: os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

Infração
De acordo com artigo 198, deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitada é uma infração média, penalizada com multa. O artigo 219 completa: transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via, retardando ou obstruindo o trânsito, a menos que as condições de tráfego e meteorológicas não o permitam, salvo se estiver na faixa da direita, é infração média.

Em resumo, se um carro aproxima do seu e pede passagem, pode ser que ele seja um apressadinho, sim, que apenas quer chegar mais rápido ao seu destino. No entanto, não cabe ao motorista da frente decidir a velocidade que o outro deve trafegar, mesmo que esteja cometendo um excesso de velocidade. Isso deve ser considerado pelo simples fato de, quando um veículo pedir passagem, você não pode julgar se ele estará certo ou errado. Pode ser uma situação de emergência. O automóvel em alta velocidade pode estar deslocando algum ferido, uma gestante, enfim, alguém com necessidades urgentes.

Kadao
  • Kadao107
  • Usuário Platinum
  • Kadao107's Avatar
  • Postagens: 211
  • Agradecimentos: 335
  • Registro em: 18/05/2010
    Ult. Visita: 09/01/2018
"As pessoas que se beneficiam com o sistema...não são as que vão mudá-lo"
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 16 Ago 2016 18:31 #263423

ernesto.rodrigues

Amigo discordo completamente com sua opinião. Se voce esta na velocidade máxima da via, mesmo que seja na esquerda não tem como alguém te passar sem cometer uma infração (andar acima do permitido). Se os dois estiverem dentro da lei (na mesma velocidade) não haverá porque ultrapassar. O grande problema do nosso transito é que existe uma síndrome, sabe qual é? A síndrome de que eu tenho sempre que passar o carro que esta na minha frente. Eu não posso andar atras de carro nenhum. Eu vou acelerar só para passar o carro na minha frente e depois vou diminuir de novo, afinal não posso andar atras de carro nenhum
.Abs.
  • caionelson
  • Iniciante
  • caionelson's Avatar
  • Postagens: 13
  • Agradecimentos: 13
  • Registro em: 07/07/2011
    Ult. Visita: 12/10/2017
Última Edição: 20 Out 2016 20:04 por Fábio M.. Razão: Retirada de citação

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 16 Ago 2016 18:46 #263425

Realmente, acho que os colegas que postaram antes de mim tem toda razão. A faixa da esquerda é de ultrapassagem. Hoje mesmo retornei de uma viagem até o litoral de SP e a gente sente na pele este problema. Eu ando pela faixa da esquerda sim, dentro da velocidade máxima permitida, mas se percebo que vem alguem mais rápido do que eu, e tenho a pista direita desimpedida eu dou passagem ao que vem atrás sem problemas. Mas se a pista da direita está ocupada, não me preocupo em andar acima da velocidade apenas para dar logo passagem ao "apressadinho"... Ele vai ter que esperar até ter condições, assim como eu também espero quando tem alguem na minha frente nesta situação. Muitos motoristas agem desse modo e assim que percebem que voce quer ultrapassar vão para a direita liberando a via.

Mas o duro são aqueles que se acham os donos da estrada, andam na faixa da esquerda e não dão passagem para quem vem mais rápido que ele e ainda acham que todos devem andar na mesma velocidade que ele ou até mesmo mais devagar. Se quem vem atras quer andar a 300 km por hora problema dele. Eu saio da frente e deixo que ele faça o quem bem entender. Não tenho o direito de estipular a que velocidade ele deve dirigir. Ele tem o direito de usar a rodovia assim com eu, e quem vai pagar as pagar multas é ele e não eu....Também como disse o Kadao, não sou vidente para saber se no outro veículo tem alguem em situação grave que precisa de pronto atendimento ou alguma outra emergência.
  • atlan
  • Usuário Gold
  • atlan's Avatar
  • Postagens: 184
  • Agradecimentos: 188
  • Registro em: 20/03/2010
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Kadao107

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 16 Ago 2016 18:47 #263426

luizcarlosrio, concordo plenamente com você porque faço a mesma coisa na BR101 que também é 100 KM e na linha vermelha que é 90KM e a única pista que presta é a da esquerda (sem buraco), só ando na direita quando diminuo a velocidade, e são poucos os que pedem para eu sair da frente (porque sabem que estão errados andando acima da velocidade máxima). E não saio mesmo, quando ando na direita é maior furada (carros entrando de qualquer maneira na estrada, ônibus parado, bicicletas se arriscando no acostamento, ambulantes e etc..)

Amigo acho que voce esta invertendo os valores, quem se acha dono da estrada é quem quer andar a 300km por hora arriscando a vida dos outros.
  • caionelson
  • Iniciante
  • caionelson's Avatar
  • Postagens: 13
  • Agradecimentos: 13
  • Registro em: 07/07/2011
    Ult. Visita: 12/10/2017
Última Edição: 20 Out 2016 20:12 por Fábio M.. Razão: Junção de 2 posts

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 16 Ago 2016 19:36 #263428

Como eu escrevi na minha postagem sobre o assunto faixa da esquerda, há controvérsias. :laugh:

O Kadao, por exemplo, disse que a faixa da esquerda é só para ultrapassagens, e que isso foi discutido?!. Eu acho que não há o que discutir sobre a finalidade da faixa da esquerda, isso já está definido em bom português no código de trânsito, como eu mostrei. Quem achar diferente está inventando.
Sobre eu não ter o poder de definir a qual velocidade o sujeito que está atrás de mim babando na gravata para ultrapassar pode andar, menos ainda um motorista que está transgredindo o código de trânsito tem o poder de me fazer passar para uma faixa onde transitam os veículos de baixa velocidade, ou seja, definir a velocidade em que EU posso trafegar.
Se leram com atenção o que eu escrevi, eu disse o que eu faço, e disse também que não nego ultrapassagem, desde que eu não seja prejudicado por isso. Não disse que os outros devem fazer como eu.
Um outro fator pouco discutido aqui é que se as faixas da esquerda forem reservadas somente para ultrapassagens, isso implicará automaticamente na perda de uma faixa de rolamento na via. Uma via com duas faixas passará a contar somente com 1, uma com 3 passará a contar com duas. Não sei nas pequenas cidades, mas no Rio de Janeiro isso iria provocar um caos sem tamanho no trânsito.
Finalizando, EU dirijo assim. Não atravanco a faixa da esquerda andando devagar, mas exerço sempre que posso o meu direito de dirigir um veículo rápido, procurando não prejudicar os outros, mas principalmente não deixando que os outros me prejudiquem.
É isso. :evil:

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2131
  • Agradecimentos: 1088
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 16 Ago 2016 20:02 #263431

A discussão está rendendo... :)

Vejo tudo o que acontece no nosso caótico e selvagem trânsito como uma falta de aprendizado do CTB. Quantos leram, entenderam e sabem o que ali está? É um mero código de leis e posturas citados várias vezes nas aulas de direção, leia-se auto escolas(pelo menos foi assim comigo). Não é algo que foi "ensinado" como portugues ou matemática na escola. A coisa passa voando, voce fica sabendo que aquilo é assim e pronto. Pronto nada.
Saio na rua e vejo a cada esquina: motoristas fazendo curvas ao celular, digitando e olhando o "vazio do modernismo", nas rodovias o cara da frente trafegando a 40 quando deveria estar no minimo a 80 na faixa da esquerda, pessoal jogando lixo janela fora, bêbados tem aos montes, etc. Ai a convivência fica dificil, o stress dos impacientes aumenta e o resto acontecendo. Há muita falta de respeito, com tudo e com todos e estamos longe de sermos mais civilizados como pessoas decentes.
  • AnderSart
  • Usuário Platinum
  • AnderSart's Avatar
  • Postagens: 234
  • Agradecimentos: 194
  • Registro em: 15/08/2014

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 16 Ago 2016 20:15 #263432

luizcarlosrio,

É curioso como no nosso país a legislação vale quando ela está "de acordo" com o que que queremos.
A justificativa sua para permanecer na via esquerda "eternamente" se vale do Art. 29 item IV em uma precipitada interpretação do texto "e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade".

Perceba, e por favor não me leve a mal, que este mesmo item favorece os motoristas que se deslocam em maior velocidade em relação aos demais veículos, não é? Isto ocorre em duas situações possíveis:
- Estando na pista da direita ao deparar com um veículo a frente em velocidade inferior a minha, posso utilizar a faixa da esquerda para ultrapassagem e não posso ser impedido por ninguém a fazer isto desde que sinalize com antecedência e a segurança necessárias;
- Se ao ultrapassar, perceber que há mais veículos em velocidade inferior a minha, posso permanecer na pista da esquerda pelo tempo que permanecer em velocidade superior aos demais (por isso o texto diz "deslocamento dos veículos de maior velocidade")

Agora, mesmo que decida permanecer eternamente na faixa esquerda na velocidade máxima permitida na via, eu devo ceder ultrapassagem a um veículo que queira passar, independentemente dele cometer a infração de trafegar em velocidade acima da permitida. Se não ceder, cometo infração de trânsito conforme Art. 198 já citado.

Ernesto

--
tttmio escreveu:
Acabo de fazer uma viagem de 2000 km por varias estradas. Eu sempre usei farol na estrada, antes da lei usava o de milha, agora uso o baixo.
Na minha opinião farol aceso melhorou muito a percepção de veículos na estrada, tanto na ajuda em ultrapassagens quanto na percepção dos veículos que se aproximam pela sua traseira. Nos primeiros 1000km só vi 02 veículos com farol apagado e meia dúzia usando lanterna; exceto em Goiás, o povo não acende farol em rodovia.
Segundo os "dados oficiais" o índice de colisões frontais diminuiu 36% só nos primeiros 30 dias.
Na verdade o povo gosta é de fazer mimimi com as coisas novas, sou um pouco mais velho que o Xamanian, mas me lembro de varios mimimis:
Carro de 04 portas: as crianças vão abrir a porta e cair na estrada;
Cinto de 03 pontos: As pessoas vão ficar presas no carro em um acidente; vendia-se até um cortador de cinto;
Freio a disco: o freio tambor não para um carro, esse disquinho de merda não vai parar mesmo;
Injeção eletrônica: O distribuidor já dá defeito, imagina essa m.... toda eletrônica;

O mimimi da vez é o farol baixo.

Permita-me, talvez, lançar uma dúvida. Canso de ver o uso indiscriminado da estatística para justificar as coisas sem o mínimo cuidado.
Houve, ao que parece, uma redução de 36% em colisões frontais.
Mas por que ocorre uma colisão frontal?
Por várias razões: uso de bebida alcoólica, motorista sem habilitação ou com habilitação suspensa, direção perigosa, alta velocidade etc.
Pois bem. O que aconteceu nas rodovias quando começou a aplicação da lei? FISCALIZAÇÃO!
Eu sempre pego rodovia toda semana e nunca vi fiscalização intensiva (nem esporádica até) ANTES da publicação da lei.
Hoje a fiscalização é intensa. Agradeço por isso, pois evita que "delinquentes do transito" trafeguem.

Será que esta redução (36%) não é devida, em grande parte, à fiscalização??

Fica a dúvida...

Ernesto
  • ernesto.rodrigues
  • Intermediário
Última Edição: 20 Out 2016 20:19 por Fábio M.. Razão: Junção de 2 posts

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 16 Ago 2016 20:54 #263434

Pessoal vcs estão esquecendo o básico , se alguém não consegue ver outro veiculo vindo no sentido contrario ligar os faróis não vai resolver , essa pessoa deveria estar consultando um oculista e não atrás de um volante , no final das contas trata-se apenas de arrecadar mais , se alguém acredita em boas intenções deveria procurar no inferno , pois e la que os políticos moram.
  • Tenentebirula
  • Usuário Prata
  • Tenentebirula's Avatar
  • Postagens: 108
  • Agradecimentos: 57
  • Registro em: 11/08/2015

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 16 Ago 2016 21:18 #263436

Luiz Carlos,

ainda tenho uns dias de férias. Assim, ontem, curtindo um vinho, resolvi polemizar. O Rafael que me conhece, ficou na dele e deve ter gargalhado muito em relação ao Xamanian. A ideia de polemizar era só para agitar o fórum, meio paradão, digamos, porém nada além disso. Mas não se pode negar que o assunto, polêmico ou não, deve ser debatido -- defendo.

Leis são redigidas por técnicos da área e com acompanhamento de (ótimos) advogados. Os caras realmente são bons, entendem do "riscado", mas não são matemáticos, muito menos logicistas/lógicos. Logo haverá falha ou margem para dupla interpretação. Note esta parte do artigo que você citou: "...destinadas à ultrapassagem E ao deslocamento dos veículos de maior velocidade". O "E" (destaque meu) realmente foi infeliz, deveria ser "OU" (mas quem sou eu para dizer o que deveria ser).

O conectivo de ligação "e" implica afirmar "as duas coisas ao mesmo tempo", ou ainda, ambas são válidas -- atendidas simultaneamente. Já o "ou" significa "ou uma coisa ou outra", não se exige simultaneidade. O uso do "ou" evitaria dúvidas, pois o mesmo artigo diz que o condutor de veículos lentos deve trafegar na faixa mais à direita, ou seja, permitindo que veículos com maior velocidade possa usar faixas mais à esquerda. Claramente esta é a ideia original do texto do CBT, mas tem um "e" escrito lá...

Em lógica, particularmente em teoria de conjuntos, usa-se o "e" para interseção de conjuntos e "ou" para união (também de conjuntos). Como foi adotado o "e", então pressupõe-se que fale a duas coisas: ultrapassagem e ocupação (da faixa mais à esquerda) por veículos de maior velocidade. Mas não tem como duas coisas deste tipo ocorrer simultaneamente, pois, se fosse o caso, poderia haver um comboio de veículos na faixa da esquerda, todos na velocidade máxima permitida na via, gerando o mesmo problema relatado por você em relação a faixa mais à direita.

No fundo o CBT, nesta parte, foi mal redigido; acredito que desejassem afirmar que faixas mais à esquerda são destinadas somente a ultrapassagem, no sentido que o motorista deveria voltar rapidamente para a direta tão logo a ultrapassagem fosse concluída. Mas resolveram, em um único artigo, dizer que veículos trafegando em velocidade inferior a máxima permitida (lembrando que a mínima é a metade da máxima) deveriam manter-se ou deslocar-se para a direita. Aí, nestas horas, surge um Jênio (os caras da lei), que conclui e sugere que: está "lógico" que se pode ocupar faixas mais à esquerda se o veículo estiver em velocidade maior. Ora bolas, se o veículo na faixa à esquerda tem maior velocidade do que aquele da direita, então ele está em "modo de ultrapassagem", ou seja, quer dizer exatamente isso, faixa da esquerda só serve para ultrapassagem.

O problema de se manter em faixas mais à esquerda é impedir que outros façam ultrapassagens. Desconheço uma lei que diga que é possível ultrapassar pela direita (mas posso estar enganado) -- mas conheço bem a prática. Se (eu) estiver certo, supondo que todos os motoristas seja legalistas, então, geraria-se um comboio de veículos no lado esquerdo, já que um impediu que todos fizessem ultrapassagem -- todos andando na velocidade máxima!

Outro detalhe importante: não há restrição formal para se transitar com velocidades acima daquela indicada, desde que momentaneamente. Explico: aceita-se que a velocidade seja maior em ultrapassagem, para manter a segurança no processo. Claro, se alguém ousar ultrapassar em um ponto de fiscalização, que não reclame, será multado. Caso similar nas ultrapassagens com faixas contínuas pintadas no chão em ambos os lados de pista.

Ocorre que em nosso país não há regulamentação sobre velocidades diferenciadas por faixa como existe em outros lugares, como na Autoban alemã. Lá cada faixa determina a velocidade máxima (e mínima) de tráfego. Aqui não, a velocidade é a mesma para todas elas; um erro bobo, mas que faria a diferença na prática. Seria simples! Imagine-se uma via com três faixas: a máxima de 110 km/h seria aquela mais à esquerda, uma intermediária com máxima de 90 km/h seria a central e outra com máxima de 70 km/h seria aquela mais à direita. Nem precisa desenhar!...

Como a lei (CBT) não prevê máxima e mínima (velocidade de tráfego) por faixa, então cada um faz o que quer. Não dá para falar que está ERRADO, mas é possível afirmar que é necessário algum bom-senso -- e este deveria vir da própria lei.

Como disse antes, deveria haver conscientização, bom-senso e regulamentação, mas quando isso não funciona opta-se por leis, que sempre serão punitivas. De outra maneira: ou se aprende pela lógica ou se sofre pelo bolso. Foi a "provocação" que fiz ao Rafa ontem: ou se permite que aquele do mimimi (@ tttmio) leve multa até aprender, ou que se faça ux dos faróis acesos, do uso do cinto de segurança, do... Até do lembrete do uso de Viagra.

Coitado do amigo Rafael!... :laugh: :laugh: :laugh:

Grande abraço!
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 17 Ago 2016 07:13 #263438

Xamanian,

Não vejo nenhum equívoco de interpretação na frase "...destinadas à ultrapassagem E ao deslocamento dos veículos de maior velocidade" como coloquei em resposta anterior.
Nós, da área de informática ou matemática, temos a mania de não diferenciar a linguagem formal da linguagem natural que é a base dos textos jurídicos.
Não sou advogado, mas por trabalhar em um órgão que lida com a aplicação de leis, muito se aprende com os nossos colegas jurídicos.
No caso, o "E" retrata as finalidades pela qual se destina o uso da faixa através da enumeração de uma lista de casos possíveis.
Por exemplo, se eu digo a uma criança: "Aqui é o parquinho, você pode brincar, correr e pular a vontade." A criança pode escolher o que quer fazer e não necessariamente vai fazer todas estas coisas...
Quando usa "OU" se estabelece uma escolha a ser feita: "Você pode assinar ou rasgar a carta"
Tudo depende rigorosamente dos verbos que estão sendo utilizados e seu contexto.

Claro que isto está longe de ser uma interpretação definitiva :-)
  • ernesto.rodrigues
  • Intermediário

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 17 Ago 2016 09:20 #263445

Luiz Carlos....

Concordo com seu ponto de vista. Eu também penso assim em alguns pontos. Procuro andar na velocidade permitida para a rodovia, e sempre que possível trafego pela direita para não atrapalhar quem tem mais pressa do que eu. Claro que não me prejudico por isso.
Como disse em minha postagem, se estou na faixa da esquerda e vem alguem mais rápido do que eu, eu dou passagem, mas somente se isso não me atrapalhar, como por exemplo, ter que andar mais rápido do que estava e acima da velocidade máxima da estrada, entrar no meio uma fila de de caminhões, e por ai vai. Caso contrário dou passagem de bom grado, pois não quero um cara colado atras de mim, me arriscando a uma colisão traseira em uma possível frenagem repentina. Ele está certo andar muito acima da velocidade máxima? Evidentemente não, mas não sou eu que vou julgá-lo por isso. E quem vai ser multado é ele. O que não faço é não dar passagem apenas para "sacanear" quem vem atrás.
  • atlan
  • Usuário Gold
  • atlan's Avatar
  • Postagens: 184
  • Agradecimentos: 188
  • Registro em: 20/03/2010
Última Edição: 17 Ago 2016 09:21 por atlan.

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 17 Ago 2016 09:42 #263446

Resumindo o assunto, aprendo cada vez mais com as diversas opiniões, divergências ou interpretações, mas no geral o que realmente está certo é respeite o limite de velocidade, respeite o motorista que divide o espaço com você e siga as regras de trânsito para que não pague pelas infrações!

A lei está ai e ponto final, cabe a nós agora obedecê-la e acreditar que se pelo menos uma vida for poupada por conta do farol aceso já será uma vitória.

Para aqueles que realmente entendem de outra maneira, cabe buscar um advogado e encontrar na lei uma falha para que se derrube o que está ai ou a complemente de forma que a torne melhor para todos!

Critiquei no início, tudo que é novo gera desconfiança, insegurança, tira a gente da mesmice e acaba causando o tal do "mimimi", mas no final o que tiver de ficar vai ficar e o que não pegar logo todos verão que acabará como por exemplo o tal dos kits médico...

Para quem viaja admirando a paisagem como eu, entende a frase que diz: "o importante não é a chegada e sim a caminhada", então deixe os "apressadinhos" e/ou casos urgentes passarem e curta a viagem! Não ando a 80Km/h onde a máxima é 120Km/h, mas também não quero apressar minha passagem aqui nesse mundão rsrsrs!

Participo de mais três fóruns, mas esse aqui é onde mais me identifico e o melhor, onde mais aprendo e passo o pouco que sei. Ao Xamanian, JoãoBC, Sherlock, Rafael2san, Claudiotrg, Kadao107, Atlan, Ernesto, Andersart, luizcarlosrio, caionelson, e tantos outros que participaram desta discussão e deram suas conclusões, o meu muito obrigado!

Se beber não dirija, se for dirigir não beba! O trânsito é para todos e o que realmente precisa mudar são as atitudes, até mesmo na fórmula 1 os pilotos precisam seguir regras ou matariam e seriam mortos por se acharem muito habilidosos e muito confiantes no que fazem.

Abraços! :silly:
  • Wil01
  • Usuário Platinum
  • Wil01's Avatar
  • Postagens: 615
  • Agradecimentos: 1968
  • Registro em: 21/12/2013
Se você teve sua dúvida sanada ou mesmo teve a atenção de um dos usuários do fórum, não se acanhe em agradecer! É simples, é educado e nos motiva cada vez mais a ajudar! Clique em "Agradecimentos"

Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Última Edição: 17 Ago 2016 10:13 por Wil01.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Kadao107, ernesto.rodrigues, Xamanian

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 17 Ago 2016 12:25 #263450

Bom, o que considero como correto é que faixa da esquerda é para ultrapassagem, não importado se o outro veículo esteja acima da máxima permitida ou não. Esse "e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade" aí é na verdade uma redundância semântica, com a qual o CTB reforça a ideia de ultrapassagem (não sei como alguém poderia fazê-la estando em menor velocidade!!! :kkkk ).
Neste entendimento então, quem permanece na faixa da esquerda é que estaria cometendo infração de trânsito - a não ser por justo motivo, como por exemplo, condições precárias da(s) faixa(s) mais à direita.

Corrobora com este entendimento:
G1
Motorshow
Outras matérias interessantes a respeito:
Direção defensiva
Flatout
Flatout

Também entendo que como infração de trânsito é punível com sanção administrativa, somente o agente de trânsito tem poder de polícia (no sentido jurídico) para poder aplicar as penalidades cabíveis.

Por outro lado, infelizmente sabemos que a faixa da direita geralmente está um lixo por causa da falta de manutenção, "pinhada" de carros, etc, ficando difícil permanecer nela. Em vias assim geralmente fico na esquerda e saio quando alguém se aproxima (se as condições permitirem), voltando logo após ser ultrapassado. Não vou ficar na direita "moendo" meu carro à toa. Se a faixa da direita estiver boa e livre, transito por ela sem problemas.

E finalizando, um pouco de educação no trânsito não faz mal a ninguém, embora seja quase impossível presenciá-la hoje em dia...

VALEW!!!
  • SPY/DF
  • Usuário Platinum
  • SPY/DF's Avatar
  • Postagens: 358
  • Agradecimentos: 469
  • Registro em: 05/08/2011
    Ult. Visita: 01/01/2018

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 17 Ago 2016 12:38 #263451

SPY/DF escreveu:
Neste entendimento então, quem permanece na faixa da esquerda é que estaria cometendo infração de trânsito - a não ser por justo motivo, como por exemplo, condições precárias da(s) faixa(s) mais à direita.

Corrobora com este entendimento:
G1
Motorshow
Outras matérias interessantes a respeito:
Direção defensiva
Flatout
Flatout

SPY/DF,

Concordo contigo (e isto eu anteriormente já havia defendido) que a interpretação da lei leva a compreensão de que a faixa da esquerda é para carros "mais rápidos" que os demais, ou seja, em situação de ultrapassagens sucessivas e não uma pista exclusiva para determinado tipo de carro.

Mas não há nenhuma infração de trânsito que possa ser aplicada a um veículo que esteja permanentemente na faixa da esquerda no Capítulo XV que trata das infrações. Somente se ele negar ultrapassagem de outro veículo (Art. 198)

Se não há previsão legal, não há infração...
  • ernesto.rodrigues
  • Intermediário

Obrigatório o uso de farol baixo nas rodovias a partir de hoje 08/07/2016 17 Ago 2016 14:20 #263454

LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.
Institui o Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

IV - quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;

XI - todo condutor ao efetuar a ultrapassagem deverá:

a) indicar com antecedência a manobra pretendida, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou por meio de gesto convencional de braço;

b) afastar-se do usuário ou usuários aos quais ultrapassa, de tal forma que deixe livre uma distância lateral de segurança;

c) retomar, após a efetivação da manobra, a faixa de trânsito de origem, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou fazendo gesto convencional de braço, adotando os cuidados necessários para não pôr em perigo ou obstruir o trânsito dos veículos que ultrapassou;

Eu já fui multado por ultrapassar um veículo na Via anhanguera, e, na expectativa de ultrapassar outro, que ia à frente à uma certa distância, não retomei de imediato à faixa da direita.

abçs

Kadao
  • Kadao107
  • Usuário Platinum
  • Kadao107's Avatar
  • Postagens: 211
  • Agradecimentos: 335
  • Registro em: 18/05/2010
    Ult. Visita: 09/01/2018
"As pessoas que se beneficiam com o sistema...não são as que vão mudá-lo"
Time to create page: 0.550 seconds