Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Garantia de veículo novo

Garantia de veículo novo 10 Fev 2015 09:01 #237306

Olá pessoal,
O que vou explanar já é de conhecimento amplo, mas resolvi deixar registrado, digamos assim, a minha indignação (o termo não seria esse, mas no momento não lembrei-me de outro). Alguns podem concordar ou outros discordar. E não é porque se trata do primeiro carro novo.

É fato que uma das premissas para não se perder a garantida do veículo novo é realizar as revisões periódicas dentro de prazos, prazos estes vinculados a tempo de uso/quilometragem.
Algumas montadoras exigem que as revisões sejam realizadas dentro de 6 meses ou 10.000Km, o que ocorrer primeiro; daí quem rodar 10.000Km em até 6 meses vai levar o veículo na concessionária para a devida revisão e quem usar pouco o veículo é obrigado a fazer a revisão sob alegação de que o óleo perde suas propriedades de viscosidade/lubrificação acima de 6 meses.
Notei também que há disparidades de preços dos componentes da revisão (óleo, filtro de combustível, filtro de ar. filtro do ar condicionado, etc) entre as concessionárias de uma mesma montadora, em municípios diferentes no mesmo Estado.

Quer dizer que, para a montadora que oferece 3 anos de garantia e revisões obrigatórias a cada 6 meses, terei então de realizar 6 revisões, já que rodo pouco. A cada 6 meses tenho/terei este custo obrigatório e nunca esquecerei deste compromisso, pois a cada 6 meses a última concessionária em que você realizou a revisão entra em contato com você.

Em contrapartida, uma determinada montadora oferece a garantia de 3 anos, porém as revisões obrigatórias são a cada 12 meses ou 10.000Km, o que ocorrer primeiro, Nesta montadora, quem usar pouco o veículo irá realizar somente 1 (uma) revisão a cada ano.
Então quer dizer que o óleo do motor desta montadora é melhor(?) do que o da outra, pois não irá perder o poder de viscosidade/lubrificação durante um ano, ao passo que o óleo da outra montadora tem o poder de viscosidade/lubrificação somente de 6 meses.

Somente um desabafo/crítica.

Abraço.
FRANCISCO
  • fjc
  • Usuário Platinum
  • fjc's Avatar
  • Postagens: 230
  • Agradecimentos: 36
  • Registro em: 09/10/2010
    Ult. Visita: 30/11/2016
Última Edição: 10 Fev 2015 09:15 por fjc. Razão: Correção de frase
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: 4467desouza

Garantia de veículo novo 10 Fev 2015 09:23 #237308

Bom dia....

fjc isso é complicado né. No meu caso eu tenho que fazer a revisão a cada 5 mil km rodados ou 6 meses com o carro parado, mas beleza fazer oque se isso deixa o carro melhor, tendo em vista que a vida de um motor de carro é o Óleo, Filtro de Óleo, Velas, Cabos de Velas e etc...

Mas o primordial seria o Óleo e Filtro de Óleo. Indico a todos que quando trocar o Óleo troque também o Filtro, pois tem gente que faz uma salada de fruta (um mês troca Filtro e Óleo e outro mês somente o Óleo) errado. Digo porque: Se deixar o Filtro vai ficar impureza no Filtro de Óleo e não ira adiantar nada você só trocar o Óleo pois quando você ligar a chave e der partida automaticamente vai passar pelo Filtro e sujar tudo o seu Óleo novo. Então para ajudar o seu motor e componentes dentro dele troque os 02 itens sempre. Uma dica :oks

Agora sobre os óleos uns mais e outros menos, então jfc um amigo que mexe com óleo disse que tem vários fatores que influencia para a troca de óleo. Tipo o tanto que você roda, marca do Óleo, Especificação do Óleo e assim vai. Mas o correto é trocar antes da Quilometragem não deixar totalmente 10 mil km e sim trocar com 9 mil e assim por diante....

Cada montadora faz o motor de seus carros em base de empresas que faz os Óleos para colocar o limite de quilometragem ou tempo para troca. Então tem montadora que faz e vê o percentual de desgaste, fazer testes antes para depois não ter problema deles tirar dinheiro do bolso. Se você ver nas lojas que mexe com óleo tem varias marcas, modelos e etc... Então cada carro tem o seu, chato isso sim né. Pois eu mesmo sai da VW e fui para GM olha a diferença. Na VW era troca com 10.000 km e agora na GM é com 5.000 km. Doi no bolso mas fazer oque...

Abraços..... :bye :bye
  • 4467desouza
  • Usuário Platinum
  • URSO BRANCO/MS
  • 4467desouza's Avatar
  • Postagens: 1103
  • Agradecimentos: 463
  • Registro em: 18/08/2014
    Ult. Visita: 03/12/2016
:seta Gentileza para não congestionar a página pode somente clicar em :id AGRADECIMENTOS :id que ficarei grato :oks :bye

URSO BRANCO
Campo Grande/MS
Vulgo: Cidade Morena
Saudações Pantaneiras/MS

Tablet TB7990 - 7"- Orange - (Android) - Ultimate 2.4 - 1024x600 do Gran Rafael
Ultimate 2.4 do Gran Rafael no Note II - Gran Prime e Note 10.1 todos Samsung

:seta Sempre realize um backup antes de qualquer substituição de conteúdo de seu programa para se precisar no futuro ter ele guardado em mãos. Fica a dica :oks :id
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fjc

Garantia de veículo novo 10 Fev 2015 09:48 #237310

Caro 4467desouza,
Obrigado pelo seu comentário.
Se me permitir, concordo em parte no que vc disse.
Agora, o duro é ter de aceitar a "empurração" de serviços, tais como, limpeza de bico injetor para veículo com 5.000Km, colocação de aditivo para melhorar o rendimento do motor e por aí vai.
Sou filho de mecânico e vivi um pouco de minha vida em oficina; isso que vc relata de trocar o óleo e trocar filtro simultaneamente é a pura verdade.

Abraço.
FRANCISCO
  • fjc
  • Usuário Platinum
  • fjc's Avatar
  • Postagens: 230
  • Agradecimentos: 36
  • Registro em: 09/10/2010

Garantia de veículo novo 10 Fev 2015 10:18 #237314

tem gente que faz uma salada de fruta (um mês troca Filtro e Óleo e outro mês somente o Óleo) errado

Esse pessoal que faz essa salada de frutas simplesmente segue o que diz o manual do proprietário. Pelo menos é o que está escrito no manual dos carros que já tive.

O filtro de óleo existe justamente para reter as partículas prejudiciais ao motor. Ele só vai soltar essas partículas em uma situação especial: se houver entupimento do filtro. Uma válvula se abre e libera tudo que estiver dentro dele. É uma opção melhor do que deixar o motor sem lubrificação.

Eu, especialmente, troco óleo e filtro, mas é porque troco sempre por tempo (não rodo nada), e já que custa barato um filtro, prefiro fazer o serviço completo. Mas quem não quiser fazer isso pode trocar a cada 2 trocas de óleo que estará seguro.
Lembrando: o filtro retém partículas, só isso. Claro que uma pequena parcela de óleo velho fica nele, mas pode-se desprezar isso.

Existe muito terrorismo por aí, principalmente na internet, sobre troca de óleo de motor, caixa de câmbio, direção hidráulica...
Parece que esse pessoal, das duas uma: ou recebem comissão das fábricas de óleo e filtro, ou acham que motor de carro é um bebê, que deve ser tratado da maneira que se trata um bebê. Recomendam óleos caríssimos, sintéticos, etc, que na verdade só servem para esvaziar mais rápido nosso bolso. Basta seguir o manual, nem mais nem menos.
Num dos meus carros não se troca o óleo da caixa nunca, só se completa se o nível baixar. No outro é a cada 100 mil kms. Sobre óleo da direção, o manual do meu carro também diz que não é preciso trocar, só manter o nível.

Sobre garantia, é preciso analisar direito. Um pneu da Michellin, por exemplo, dá uma garantia danada (em quilometragem). Só que vc é obrigado a revisar os pneus, na Michellin, sendo obrigatório o balanceamento, etc. Se for colocado na ponta do lápis qto se gasta com essas revisões, melhor comprar um pneu com menor garantia. Sai mais barato.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2016
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 10 Fev 2015 10:24 por luizcarlosrio.

Garantia de veículo novo 10 Fev 2015 12:21 #237323

Bom dia....

luizcarlosrio

Como se diz o ditado (cada um faz do jeito que achar melhor e viavel) como voce mesmo disse, o Filtro de Oleo é barato e nao tem como uma pessoa dizer que ficou mais pobre por trocar isso. Vai esta ajudando o proprio motor do carro, quando voce diz que fica somente as particulas prejudiciais ao motor eu concordo mas se for possivel realizar a troca melhor ainda, tendo em vista que fica um residuo do oleo antigo (velho e rodado) e ainda mais o residuo. Se for ver isso, certinho vai somando onde vai ficar um acumulo de residuo.

Digo sobre o motor 1.0 ou 1.6 com 16V - Motor esse que qualquer coisa ele comeca a da nojo, tem que limpar a parte de cima, troca de oleo tem que ser correta, se passar fica dando borra na parte de cima, tem que trocar oleo e filtro e assim vai.. Esse motor é complicado, digo isso pois ja tive carro assim com motor 16V e tenho Primo mecanico da GM, primo da VW e tio que é mecanico. Entao eu faco isso. Agora vai da cabeca de cada um, se no manual diz para trocar a cada 2 troca de oleo (eu mesmo peco toda vez na revisao trocar o filtro).

Mas beleza agradeco a sua resposta meu colega.. So disse oque eu acho e penso, nao quis questionar ou criticar alguem tendo em vista que cada um faz do jeito que achar melhor ne. Eu penso assim mas tem gente que nao. hehehehehe....

Abracos e obrigado pelas resposta luizcarlosrio e fjc :oks :oks
  • 4467desouza
  • Usuário Platinum
  • URSO BRANCO/MS
  • 4467desouza's Avatar
  • Postagens: 1103
  • Agradecimentos: 463
  • Registro em: 18/08/2014
:seta Gentileza para não congestionar a página pode somente clicar em :id AGRADECIMENTOS :id que ficarei grato :oks :bye

URSO BRANCO
Campo Grande/MS
Vulgo: Cidade Morena
Saudações Pantaneiras/MS

Tablet TB7990 - 7"- Orange - (Android) - Ultimate 2.4 - 1024x600 do Gran Rafael
Ultimate 2.4 do Gran Rafael no Note II - Gran Prime e Note 10.1 todos Samsung

:seta Sempre realize um backup antes de qualquer substituição de conteúdo de seu programa para se precisar no futuro ter ele guardado em mãos. Fica a dica :oks :id

Garantia de veículo novo 10 Fev 2015 15:03 #237335

Resumindo:
Quanto mais garantia tiver seu carro, por exemplo 5 anos( que coisa boa né?), mas você se lasca devido as revisões obrigatórias.
Um conselho, sempre faça primeiro um orçamento na concessionária e depois autoriza só aquilo que vc achar de mais importante.
-Limpeza de bicos=não
-Aditivo pro reservatório de agua do para brisas=não
-Higienização do ar condicionado=não, apenas trocar o filtro.
-Geometria e balanceamento das rodas=não
só neste itens vai economizar mais de R$ 200,00.
E observem que não é pra tudo que terá 3 ou 5 anos de garantia, por exemplo as palhetas do limpador do para brisas, é somente 90 dias.

Pra mim, o ideal seria garantia de 1 ano apenas, pois acho que é neste período que se tiver algum problema de fabricação ou montagem, vai aparecer neste primeiro ano.

Quanto as trocas do óleo, existe muitas opiniões divergentes, inclusive entre os próprios técnicos da área.
Eu sempre trocava o filtro a cada 2 trocas e nunca tive problemas com o motor, e agora mudei de ideia e comecei a trocar sempre junto com o óleo, acho que deve custar uns R$ 20,00 o filtro.
  • claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar
  • Postagens: 1263
  • Agradecimentos: 1069
  • Registro em: 09/11/2010

Garantia de veículo novo 10 Fev 2015 15:53 #237337

digo isso pois ja tive carro assim com motor 16V e tenho Primo mecanico da GM, primo da VW e tio que é mecanico

Eu não tenho nenhum parente mecânico, falo por iniciativa própria, baseado nos meus conhecimentos profissionais, que se resumem a ter trabalhado quase 30 anos com motores de combustão interna, ultimamente motores turbo hélice e turbo eixo, para avião e helicóptero.
Detesto exibir canudos mas faço isso agora pois sei que muita gente lê os tópicos aqui do fórum e é bom terem esse tipo de informação para tomarem suas conclusões ou decisões.
Em mecânica não existe isso de cada um faz o que quer, existe quem faça certo e quem faça errado. E o certo é o que diz o manual.
Na época do fusca, tinha motorista de táxi que trocava o óleo do motor diariamente. Achava que estava protegendo o motor. Na verdade, estava jogando dinheiro fora e poluindo o planeta (e enriquecendo as empresas produtoras de óleo).

Mas paro por aqui, pois essas discussões nunca chegam a um denominador comum e frequentemente geram inimizades, coisa que eu não quero gerar.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2016
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 10 Fev 2015 16:02 por luizcarlosrio.

Garantia de veículo novo 10 Fev 2015 16:42 #237345

Este negócio de revisões e garantia tem o seu lado estranho. A VW oferece garantia de 3 anos no motor e na caixa de câmbio, neste caso é óbvio que as revisões são exigidas, pois as trocas corretas influenciam diretamente na vida útil destes componentes. Porém, eles também dão garantia por 5 anos na pintura (contra perfurações) e eu não entendo o porquê de se exigir revisões mecânicas para se dar garantia na pintura. Na minha opinião é um modo das montadoras beneficiarem seus comparsas (concessionárias).

Abrçs.
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar
  • Postagens: 769
  • Agradecimentos: 786
  • Registro em: 26/10/2011
    Ult. Visita: 07/11/2015

Garantia de veículo novo 10 Fev 2015 20:04 #237367

"Xenon"

Na minha opinião é um modo das montadoras beneficiarem seus comparsas (concessionárias).

VC falou tudo. Isso não só é a minha opinião como a própria concessionária me disse isto em 2008 já: As montadoras estão se preparando para estender a garantia para 3 anos porque a maioria que compra carro zero só faz a primeira revisão (como Eu) depois abandona a concessionária, estamos estudando seriamente estender a garantia para segurar o cliente na concessionária. Desta maneira fica inclusive mais fácil de vender outro carro zero para mesma pessoa e assim a coisa gira. A pessoa estando na concessionária acaba se deixando levar pelo olho e negocia seu seminovo por outro, e fica preso ali, fazendo com que faturem sempre mais.
Uma coisa é certa, não estenderam a garantia para satisfazer o cliente, mas sim para fisga-lo.

Turnon...
  • Turnon
  • Usuário Platinum
  • Turnon's Avatar
  • Postagens: 464
  • Agradecimentos: 914
  • Registro em: 18/07/2011
    Ult. Visita: 23/11/2016
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.282 seconds