Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Dúvidas de atualização do Mio Moov400

Dúvidas de atualização do Mio Moov400 13 Jan 2014 15:22 #212393

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, e estou atualizando meu GPS Mio Moov 400, mas estou com algumas dúvidas referente onde devo colocar os arquivos corretamente, qual pastas eu devo apagar, como fazer isso ou aquilo...

Bom, vamos lá, eu pequei o IGO e copiei a sua pasta Amigo para dentro da raiz do meu GPS, e para subir o sistema do IGO eu alterei a seguinte linha do arquivo ProcessMgr.ini: apcall00 = \My Flash Disk\Amigo\Amigo.exe, ai ele subiu, seguir os procedimentos e ele esta pegando o local onde estou, falta apenas testar as rotas com ele, vou fazer isso na volta pra casa.

O que eu desejo fazer no GPS:
- Vi em muitos vídeos onde você pode ter a opção de rodar o Destinator e o IGO bastandando apenas escolher um deles por um menu, tentei procurar sobre o assunto, mas todos eles são um pouco avançado para quem esta começando agora, por isso quero a ajuda de vocês. Como eu escolho o menu para ele com essas opções. Qual a diferença entre os IGO Amigo, IGO Primo, IGO, qual o melhor para o modelo de GPS que tenho.

- Como saber qual versão do IGO exatamente eu tenho, se é a 8.3 ou a 8.4, tentei procurar nos arquivos mas não achei.

- Notei que pelo IGO eu não tenho mais as orientações das ruas pelo nome, como é feito pelo Destinator, sabe aquela parte onde ele diz, entrar na rua, fulado de tal, no IGO isso não tem né, pelo que vi até agora ele manda você entrar na próxima a direita. Senti falta disso.

- Como atualizar os mapas dele, o meu ainda esta com o de 2012, queria colocar o de 2013 ou de 2014, alguém pode me fornecer esses mapas? Eu queria atualizar todos os mapas disponiveis, navtec, tom tom...

- Ah, fui atualizar o sistema de radar dele, peguei o arquivo no site maparadar.com, e o arquivo veio com o nome maparadar.txt diferente do que os tutos informam que é o speedcam.txt, como fiquei em dúvida sobre renomear o arquivo, não fiz a atualização, então, posso renomear o arquivo e deletar os demais arquivos da pasta e colocar somente ele lá?

Estrutura do Mio Moov 400

Amigo (pasta)
Navigation (pasta)
Program Files (pasta)
device.sig
device.xml
NVM0
NVM1
NVM3
PL_Log.bin
ProcMgrLog_0.log

Bom acho que por enquanto é isso. Se for surgindo novas dúvidas eu vou alimentando o post aqui.

Desde já, agradeço o Forúm que vem me ajudando muito em algumas questões.
  • wesleysampa
  • Intermediário
  • What you do in life echoes in eternity!
  • wesleysampa's Avatar
  • Postagens: 77
  • Agradecimentos: 23
  • Registro em: 13/01/2014
    Ult. Visita: 10/08/2016
*
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Dúvidas de atualização do Mio Moov400 13 Jan 2014 17:44 #212401

Bem-vindo ao fórum Wesley,

Bem, você já se virou e pôs para funcionar o iGO em seu GPS. Muito bom. ;)

Para ter mais de um navegador, você pode instalar um menu personalizado como este aqui:
Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

A instalação do menu é simples, é mais ou menos a mesma coisa que você já fez em relação ao navegador: No seu caso, edite o arquivo ProcessMgr.ini, para que a linha fique assim: apcall00 = \My Flash Disk\menu\menu.exe (Não tenho o Moov400 em mãos, mas se a configuração funciono para o iGO Amigo, funcionará também para o menu).

A linha acima pressupõe o menu instalado numa pasta "menu", na memória interna do aparelho.

Com isso, o menu já funciona (leia o arquivo "leia-me.txt" para configurar a resolução da tela, traa-se de apenas uma linha num arquivo .ini do menu). O que falta a partir daí é configurar os botoes do menu para que cada um chame o navegador desejado, cada um em sua própria pasta. Você pode manter o Amigo na pasta "amigo", por exemplo, e instalar o iGO 8.3 na pasta "iGO8.3", e ajustar os botões do menu para que cada um chame o nevagedor apropriado. O ideal seria instalar os navegadores num cartão de memória, se possível.

O menu citado acima tem instruções detalhadas de como fazer isso. No caso de querer chamar o Destinator, você precisará de uma imagem para servir de ícone para um dos botões. Se for o caso me avise, eu posso ajudar com isso.

Qual a diferença entre os IGO Amigo, IGO Primo, IGO, qual o melhor para o modelo de GPS que tenho.

Há muitos tópicos sobre isso, se fizer uma pesquisa vai ver que o iGO8.3 é o mais antigo, o Amigo é o mais simples e o Primo é o mais moderno. Versões mais incrementadas do Primo podem necessitar um aparelho com mais memória para rodar bem, mas há versões pensadas em otimização de desempenho (vide o Primo versão PE do galonet) que rodam bem mesmo com apenas 64MB de RAM.

Como saber qual versão do IGO exatamente eu tenho

A tela "sobre" dos iGOs dá essa informação. O problema é que em cada variante o caminho para chegar nessa tela muda ligeiramente. Geralmente é alguma variação em torno de Menu > Opções > (seta p/direita) > Sobre, no caso do iGO 8.3, ou Menu > Mais > Ajuda > Sobre, no caso do Primo. Não tenho o Amigo em mãos mas não é muito diferente do Primo.

Notei que pelo IGO eu não tenho mais as orientações das ruas pelo nome

É preciso selecionar nas configurações do iGO uma voz TTS, assim a locução dirá os nomes das ruas. Se a voz selecionada for "voz natural", apenas comandos como "vire à direita" serão ouvidos.

Como atualizar os mapas dele

Siga o link Downloads no topo de nossa página. Lá você vai encontrar um tópico contendo vários mapas. Copie o mapa desejado para a pasta ..\content\map do iGO (faça backup do seu mapa original, antes).

o arquivo veio com o nome maparadar.txt

É assim mesmo, o maparadar alterou o nome default do arquivo. Exclua os arquivos speedcam.txt e speedcam.spdb da pasta ..\content\speedcam, copie o maparadar.txt e reinicie o iGO.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 02/12/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: wesleysampa

Dúvidas de atualização do Mio Moov400 13 Jan 2014 22:42 #212447

Olá BrunoBL,

Primeiramente, obrigado pelas respostas, realmente estão sendo de grande ajuda nesse momento. Vamos lá, nem sei por onde começar rsrsrrss.

Consegui usar o GPS hoje na volta pra casa, cerca de 17km e posso dizer uma coisa, ele é realmente fantástico, muito melhor do que o que veio no GPS, notei também a versão que estou fala os nomes de algumas ruas e avenidas, algumas vezes ele pede para entrar a direita ou esquerda. Uma coisa que não consegui ajustar e também senti falta foi um botão para ajustar o volume dele, o que eu consigo ver na tela me da apenas a opção de desligar.

A versão que tenho instalada é a: 8.4.3.115042.

Ah, outra coisa que acontece com o GPS é que quando clico na opção de Sair ele não sai e efetua um reboot, no aparelho possui um botão com 3 opção, lado direito: reset, meio: off e lado esquerdo: on, depois que coloquei o iGO nele a função desse botão não funciona mais, ou seja, quando coloco o botão na posição de Off, ele não desliga mais. O que devo fazer nesse caso? É algum bug da versão que estou usando?

O menu citado acima tem instruções detalhadas de como fazer isso. No caso de querer chamar o Destinator, você precisará de uma imagem para servir de ícone para um dos botões. Se for o caso me avise, eu posso ajudar com isso.

O menu é muito legal heim parabéns pelo trabalho, mas no meu caso eu usaria apenas 3 dos menus se dê é claro, um para o Destinator, outro para o iGO 8.4 e outro para o Primo. Você faria os ícones desses que citei, ou de outra forma caso não caíba tudo isso no GPS? Eu curto algo simples, do jeito que esse ai tá já tá legal, simples e muito bonito.
Meu GPS não cabe tanta coisa assim, ele só tem 2GB de espaço interno e nesse momento já esta cheio que nem pude colocar o mapa da Tom Tom para testar. Eu não tenho opção de expansão, o que é ruim, e por isso estou pensando em dar uma geral nele, deixar apenas os que vou usar, assim tenho espaço de sobra para colocar os demais arquivos que preciso, como alertas, mapas 3d...

No caso dessa limpeza, eu estava pensando em dar uma geral nele mesmo, notei que nas pastas onde possui os mapas eles são de 2012, porém são melhores do que o que eu tinha atualizado no Mio que era 2013 rsrsrs, to curtindo esse novo sistema heim rsrsrrs. Bom vamos lá, no caso das pastas, o que eu posso deixar e o que eu posso colocar? Segue abaixo algumas perguntas.

No caso dos mapas, o que significa os Q1, Q2... Preciso ter todos eles nas pastas?
No caso dos fonemas, é preciso adicionar de todos os mapas? Eles devem ficar na mesma pasta \phoneme?
No caso dos POI's, na pasta possui 3 arquivos, há necessidade de eu colocar os que achei aqui na sessão?
  • wesleysampa
  • Intermediário
  • wesleysampa's Avatar
*

Dúvidas de atualização do Mio Moov400 13 Jan 2014 23:26 #212455

Wesley, boa noite,

Há um bom tempo não lido com o iGO Amigo. A versão que tenho oferece uma opção de controle de volume em Menu > Mais > Opções > Sons e avisos. Nessa tela aparece um controle vertical de volume que pode ser ajustado. Sua versão do Amigo pode ser diferente.

O GPS não deveria rebootar ao sair do navegador. Pode haver algo corrompido na sua instalação. Experimente renomear a pasta save para algo como save_old (poderia simplesmente excluir, mas é menos invasivo renomear, pode restaurar após o teste se quiser) e inicie novamente o Amigo. Ele criará uma nova pasta save com algumas configurações "zeradas" e lhe pedirá algumas confirmações de idioma, etc. Talvez ajude com o problema. Quanto ao botão: Como a instalação do Amigo é "genérica" ela geralmente ignora botões específicos de hardware do aparelho. Há GPSs com botões de aumentar/diminuir volume, ligar/desligar, marcal local de destino, etc, que funcionam em navegadores "oficiais" mas não nos genéricos. Creio que algumas dessas funcionalidades podem ser restauradas com ajustas em arquivos de configuração do navegador, mas nunca tentei fazer isso.

Posso fazer os ícones, sim. Se você vai usar o Destinator e os iGOs Amigo e Primo, pode continuar usando os ícones destes dois últimos e aí substituiria o do iGO 8.3 pelo do Destinator, que posso fazer para você. Qual é a resolução de sua tela?

A nomenclatura Q1, Q2, etc, é a terminologia da Navteq para identificar a atualização dos mapas: 2013.Q1 = primeiro trimestre de 2013; Q2 = segundo trimestre, etc. Depois do Q4 volta-se ao Q1, já no ano seguinte. Lembre-se de nunca usar mais de um mapa ativo (na pasta ..\content\map com a mesma cobertura geográfica ao mesmo tempo. Você pode ter um mapa do Brasil e outro da Alemanha, e mais outro da Califórnia, e mais outro de NY, etc, mas não deve ter dois mapas do Brasil, nem dois da Flórida, etc. Pode-se ter mais de um mapa da mesma área de cobertura no mesmo navegador apenas como recurso de escolha via mapchanger (eles ficam em pastas separadas e apenas um deles fica na pasta ativa, ..\content\map, a qualquer momento).

Os arquivos de fonemas podem melhorar a pronúncia de certos nomes de locais e são pares casados com determinados mapas. Quando houver um mapa ativo que tenha um par .ph, o ideal é usar este arquivo sim (na pasta ..\content\phoneme, como você já disse).

Há interesses conflitantes no uso de vários arquivos de POIs ao mesmo tempo. Se não usar todos os disponíveis, poderá não ter acesso a algum ponto de interesse, que ficou no outro arquivo. Se usar todos, poderá ter pontos duplicados (dois postos de gasolina no mesmo local, etc), além de consumir recursos desnecessariamente. Só o uso diário dirá de qual lado deste limite você prefere ficar.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Dúvidas de atualização do Mio Moov400 14 Jan 2014 12:05 #212482

BrunoBL, boa tarde

Suas recomendações estão sendo de grande ajuda, muito bem claras para um leigo no assunto como eu.

A opção do volume eu consigo alterar pelas opções que citou sim, o que eu quiz dizer é que faltou uma opção na tela principal onde esta vendo a rota, no Destinator possui essa opção, ele tem um símbolo do volume e quando vc clica nela ele abre te dando a opção de ajustar o volume por ali, sem ter que sair da rota. Mas citei isso apenas porque foi uma das diferenças que notei, mas nada que atrapalhe o uso do sistema.

Fiz o procedimento da pasta save, mas ele ainda reinicia o aparelho quando clico em Sair, dai tenho que usar a opção do botão na posição do reset para desligar ele. Talvez isso seja pelo comentou acima, que ele acaba desabilitando algumas funções dos aparelhos.

No caso do Menu eu estava pensando em deixar apenas os dois iGOs, o Amigo e o Primo (que ainda não testei), como não pretendo mais usar o Destinator por conter vários bugs e erros em algumas rotas, pensei em tirar ele do GPS, assim ganho mais espaço para instalar o iGO Primo.

A especificação do meu aparelho é a seguinte: Tela de 4,3 polegadas, com resolução 480x272. Possui memória de 1GB.

Eu tirei alguns prints das pastas do iGO que estou usando agora, eu baixei a versão que esta aqui no site, por ser mais nova do que a outra que eu estava usando, acho que assim fica mais fácil me orientar no que eu devo ter nas devidas pastas ok.

Eu baixei todos os mapas da sessão de download aqui do site, agora preciso saber qual deles usar corretamente, e onde colocar seus respectivos aquivos, vi que as vezes vem dois arquivos num mesmo link, eles deveria ficar na mesma pasta, como exemplo? \content\map?

Eu não consegui entender muito bem onde colocar os devidos arquivos, se deveria separar ou não, me confundi um pouco com as descrições dos tópicos e conteúdo dos arquivos baixados, esses foram os arquivos que baixei:

- NavTeq 2013.Q2 Brasil (Mapa + Alertas FDA)
www.gpspoint.com.br/...l--mapa--alertas-fda

- NavTeq 2013.Q2 Brasil (POI + Base Extended)
www.gpspoint.com.br/...--poi--base-extended

- NavTeq 2013.Q2 Brasil Phoneme - Esse aqui eu entendi que deve ficar na pasta Phoneme.
www.gpspoint.com.br/...013q2-brasil-phoneme

- Novo Phoneme Brazil TomTom 2013.06 Sampa
www.gpspoint.com.br/...-201306-sampa-130709

- Novo Mapa do Brasil TomTom 2013.06
www.gpspoint.com.br/...tomtom-201306-130828

- Brasil 2013 Q1 Navteq - FJV (Imagem de Junções)
www.gpspoint.com.br/...jv-imagem-de-juncoes

Obs: Não consegui entender porque na pasta map por exemplo possui mapas com extenções fbl, fjv, fda. E no caso dos arquivos acima, como proceder na sua instalação correta.

Na pasta Speedcam eu baixei os arquivos de apertas por esse link aqui - www.gpspoint.com.br/...-igo-primo-igo-amigo, mas vi uma porrada de arquivos para baixar de vários estados, é necessário ter todos eles na pasta? Ou apenas o do seu estado? No pacote das imagens eu coloquei a da minha pasta atual.

Uma coisa que notei da versão anterior (iGO 8.4.3.115042 - Oct de 2009) para essa (iGO 8.4.3.205081 - Sep 6 2011) é que na tela do lado esquerdo inferior onde estou vendo a rota ele mostrava o tempo apróximado para o destino e um relógio ao lado com uma previsão da chegada baseado no trajeto e isso mudava de acordo com o trajeto, achei isso bacana, sabe me dizer onde esta essas informações, será que eu poderia copiar alguma coisa do outro para esse?

Estou colocando os arquivos num serviço de iCloud que possuo porque não consigo abrir determinados links aqui no serviço.

Arquivos: fmd-50589e9e947785-9...?id=1a6109a283ae43ef

Mais uma vez, obrigado pelas informações.
  • wesleysampa
  • Intermediário
  • wesleysampa's Avatar
*

Dúvidas de atualização do Mio Moov400 14 Jan 2014 13:04 #212487

Boa tarde Wesley,

Vamos aos arquivos que você mencionou:

- NavTeq 2013.Q2 Brasil (Mapa + Alertas FDA)
Aqui tem o arquivo .fbl do mapa do Brasil e o arquivo .fda de alertas de direção (placas de curva à direita, etc, em rodovias). Esses arquivos devem ficar em ..\content\map.

- NavTeq 2013.Q2 Brasil (POI + Base Extended)
Esses são os arquivos de POIs e devem ficare na pasta ..\content\poi.

- Novo Phoneme Brazil TomTom 2013.06 Sampa
Arquivo de fonemas (pronuncias). Este em especial deve ser usado se seu mapa do Brasil for o TomTom 2013.06. Este arquivo deve ficar na pasta ..\content\phoneme.

- Novo Mapa do Brasil TomTom 2013.06
Arquivo de mapa, do provedor TomTom (outro provedor famoso é a Navteq, cujo mapa tem a mesma extensão .fbl - escolha o melhor para sua localidade). O arquivo de mapa fica em ..\content\map.

- Brasil 2013 Q1 Navteq - FJV (Imagem de Junções)
Este arquivo contém imagens (que alguns chamam de "fotorrealísticas", o que pode ser um pouco de otimismo) das junções, bifurcações, trevos, etc, nas rodovias. O arquivo fica em ..\content\map.

Os pontos de alerta que você menciona são lombadas, áreas escolares, hospitais, etc, e ficam na pasta ..\content\speedcam. Estão disponíveis por estado ou então num bloco único para todo o território Brasileiro. Se não pretende viajar, pode colocar apenas seu estado e assim economizar espaço no GPS.

Os campos de tempo de chegada, etc, costumam ser configuráveis. Se clicar num desses campos ele pode abrir outras opções para você escolher que outra informação mostrar ali. Mas isso pode depender da skin específica em uso. Não conheço bem o iGO Amigo, não posso ajudar muito nesse quesito.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Dúvidas de atualização do Mio Moov400 14 Jan 2014 13:42 #212490

BrunoBL,

Aqui no link www.gpspoint.com.br/...go-amigo-novos-links o cara mostra outra forma de colocar os mapas, qual a forma correta? Pelo que mencionou abaixo, devo colocar todos os mapas na pasta ..content\map, é isso?
  • wesleysampa
  • Intermediário
  • wesleysampa's Avatar
*
Última Edição: 14 Jan 2014 13:43 por wesleysampa.

Dúvidas de atualização do Mio Moov400 14 Jan 2014 14:53 #212495

Olá Wesley,

O mapa em uso (o que será usado quando o iGO inicia) está sempre na pasta ..\content\map, que é a única pasta de mapa reconhecida pelo navegador.

As demais pastas (..\content\map_ot, ..\content\map_ta, etc) foram acrescentadas por terceiros quando se criou o utilitário MapChanger.

Imagine que você viajou para uma cidade desconhecida e de repente descobre que o mapa que você usava habitualmente é muito precário, com erros muito grandes nessa localidade. O MapChanger permite trocar de mapas sem a necessidade de conectar o GPS num notebook, apenas clicando o botão do mapa desejado. O que o utilitário faz, é renomear as pastas entre "map", "map_ot", etc, de forma que a pasta com o mapa desejado receba o nome de "map", e o navegador é reiniciado, e uma vez rodando, o navegador já está com o mapa desejado (na verdade, a pasta com o mapa desejado foi renomeada para "map") Tudo isso é automático, é preciso apenas clicar no botão do mapa desejado. Por isso a profusão de pastas de mapas no exemplo que você mostrou.

O MapChanger é um assunto à parte (há inúmeros tópicos sobre ele, vale a pesquisa). Sugiro primeiro colocar navegador para funcionar do jeito que você quer, e só então se aventurar nele.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 14 Jan 2014 15:04 por BrunoBL. Razão: erros de digitação

Dúvidas de atualização do Mio Moov400 14 Jan 2014 21:32 #212532

Obrigado mais uma vez, Bruno, com essas informações posso caminhar sozinho por enquanto graças a sua ajuda.

Só mais duas coisinhas, que são mais dúvidas do que problemas.

No iGO no menu: Configurações >> Demo & Tutorial existe uma opção para a Demo, isso seria uma opção de fazer uma demo dentro do próprio GPS? Quando clico nele não vejo nenhum arquivo lá dentro.

Outra coisa é: Quando vou na opção Provedores, eu tenho como selecionar o tipo de mapa, como o TomTom, NavTeq, TeleAtlas ou Outros, mas quando eu seleciono o NavTeq por exemplo, ele reinicia o aparelho, mas volta no mesmo mapa anterior que é o da TomTom.
  • wesleysampa
  • Intermediário
  • wesleysampa's Avatar
*
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.317 seconds