Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 30 Set 2013 23:24 #204381

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana (SP)

Eduardo Schiavoni
Do UOL, em Campinas (SP) 30/09/201313h28 > Atualizada 30/09/201321h22

Filho do ex-candidato a prefeitura Omar Najar, Omarzinho foi detido após fugir para empresa da família

O empresário Abdo Omar Najar Neto, 38, foi preso em flagrante na tarde de domingo (29) suspeito de atirar com uma espingarda em um radar de velocidade na avenida Nossa Senhora de Fátima, em Americana, interior de São Paulo. Ele foi liberado no final da tarde desta segunda-feira (30).

Indiciado por porte ilegal de arma, disparo de arma de fogo em via pública e dano contra o patrimônio, ele passou a madrugada desta segunda-feira (30) na cadeia de Sumaré. A pena pode chegar a oito anos e seis meses de prisão.

Conhecido na cidade como Omarzinho, ele é filho do também empresário Omar Najar, candidato do PMDB derrotado nas eleições de 2012 para a Prefeitura de Americana, e que pode assumir o comando da cidade, já que o prefeito Diego De Nadai (PSDB) teve o registro de candidatura cassado na semana passada.

Fuga e perseguição
De acordo com o registro da Gama (Guarda Armada Municipal de Americana), um carro em patrulhamento recebeu a denúncia, na tarde de ontem, de que um homem estaria efetuando disparos com uma arma de fogo. Os guardas foram ao local e avistaram um carro modelo Tuareg, que tentou fugir do local quando avistou a viatura.

Houve perseguição e o carro entrou na Têxteis Najar, empresa de Omar Najar. Mesmo dentro do local, houve nova tentativa de fuga, com mais perseguição. Depois que o veículo parou, o carro foi revistado e uma espingarda de calibre 12 foi localizada.

A arma está registrada no nome de Omar, mas o registro, para colecionadores, está vencido desde maio.

No interior do carro, os guardas também acharam quatro cartuchos de munição deflagrados. Omarzinho foi levado então ao plantão policial, onde foi preso em flagrante.

O delegado Robson Gonçalves de Oliveira, que registrou o caso, informou que já pediu ao IC (Instituto de Criminalística) a perícia residuográfica nas duas mãos do acusado, para checar se há vestígios de pólvora, bem como perícia na arma de fogo, na munição e no radar para determinar se a arma encontrada no carro foi a mesma utilizada para os disparos.

Outro lado

O advogado de Omarzinho, Alex Niuri, afirmou que o empresário estava somente transportando a arma e negou que ele tenha efetuado qualquer disparo.

Ainda segundo Niuri, o empresário nega que tenha atirado e informou que apenas transportava a arma para a empresa do pai dele. "Ele não atirou, apenas transportava a arma. Ele nega totalmente que tenha atirado contra o radar", declarou.

A reportagem tentou contato com Omar Najar, mas ele não atendeu às ligações.

Link: noticias.uol.com.br/...-em-americana-sp.htm
  • Thoth
  • Usuário Platinum
  • Thoth's Avatar
  • Postagens: 316
  • Agradecimentos: 280
  • Registro em: 26/09/2012
    Ult. Visita: 06/12/2016
Última Edição: 30 Set 2013 23:25 por Thoth.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: BrunoBL, plot_aqa, adinis, machadocampista

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 01:38 #204390

Thoth

Pacifista convicto, sou totalmente contra essa violência de armas de fogo.

Porque não colocar uns pneus velhos na base e atear fogo ou jogar um balde de água salgada na "gaiola"?

Pense neste slogan: :evil: Vc já destruiu um radar hoje? :evil:

Pelo menos vc, se preso, vai responder a menos delitos.

B) :whistle:
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
  • Postagens: 1001
  • Agradecimentos: 1218
  • Registro em: 29/10/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Thoth

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 03:50 #204393

Lamento pela atual situação de Americana (SP).

O atual prefeito teve o registro de candidatura cassado e quem provavelmente vai assumir é o pai de um delinquente, que ao ser flagrado destruindo um radar fugiu para a empresa do pai. Isto parece mais aquelas histórias do antigo "coronelismo" nordestino das novelas de TV (mas que ainda existe) do que SP em pleno século XXI.

Pessoalmente, a única coisa que tenho contra radares é que só flagram os excessos ali onde estão colocados. Por mim, haveria um radar a cada esquina nas cidades, e a cada km nas rodovias. Como isso é impossível, sou a favor de outra coisa ainda melhor, e de implementação muito mais barata: que os veículos tenham GPS de fábrica, cujo log seja lido anualmente no momento da renovação da licença. A multa anual seria função do número de vezes que o carro tenha ultrapassado os limites de velocidade em qualquer local, com ou sem radares. Talvez assim houvesse uma diminuição do absurdo número de acidentes e mortes no nosso trânsito.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 08:32 #204397

BrunoBL

Em 99,9% das vezes concordo com vc, esta vai ser a 0,01% que não.

Por este Brasil de meu Deus existem radares e radares. Vou dar alguns exemplos:

1- Ayrton Senna 120km/h perfeito! Nada a reclamar.
2- Dutra alguns de 110 no lado de São Paulo e outros de 100km/h no lado do Rio. Será que 10km/h fará alguma diferença?
3- BR-101 trecho entre Paraty e Rio de Janeiro: 100, 60 e 40km/h
4- Rodovia D. Pedro I entre Jacareí e Campinas: outra salada... vc nunca sabe de quanto é o radar.

Como sua solução de gps incluso faria nos itens 3 e 4 por exemplo? Ele teria um banco de dados onde teríamos cada km atrelado a uma velocidade?

Eu viajo cerca de 20.000 km ao ano. Na hora da vistoria teríamos um computador que leria estes dados rapidamente?

Resumindo: as prefeituras para disfarçar sua incompetência em dar segurança a pedestres com a construção de passarelas em rodovias ou investir em anéis rodoviários que passem por fora de cidades, preferem a solução de duplo sentido de colocar radares de 40km/h (!) em determinados pontos (muitas vezes escondidos).

Porque, num exemplo com a Ayrton Senna, não colocar um radar de seção onde no primeiro sua placa é fotografada e muitos km depois a segunda registra sua passagem e faz a média do trecho? Eu digo porque... porque cada radar é de um terceirizado que ganha porcentagem nas multas aplicadas. Então neste mesmo trecho onde colocaríamos apenas um radar de seção existem quatro ou cinco convencionais, que nada resolvem, pois os motoristas como vc mesmo disse, só baixam a velocidade nestes pontos.

O que vai diminuir o absurdo número de acidentes é uma fiscalização eficaz (e não de faz de conta) que prenda, realmente, um motorista infrator que tenha bebido, seu carro não está em condições de trafegar e todas as regras tenham sido seguidas.

Ainda a dias atrás li a reportagem de um motorista que atropelou 6 pessoas e matou 4, analfabeto e que dirigia a 20 anos sem carteira.

g1.globo.com/jornal-...-interior-de-sp.html

Os governos também têm que fazer sua parte e construir rodovias seguras, bem sinalizadas e fiscalizadas.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!
Última Edição: 01 Out 2013 09:36 por adinis.

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 08:40 #204399

Estou em Americana hoje...
Acho q vou pedir a espingarda emprestada. rsrs

att
GPSPoint
  • GPSPoint
  • Administrador
  • Feliz aquele que transfere o que sabe
  • GPSPoint's Avatar
  • Postagens: 3920
  • Agradecimentos: 1655
  • Registro em: 31/12/2009
    Ult. Visita: 20/10/2016
Links mais procurados do Fórum :
- iGO 8.3.5 (My Way) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 8.4.3 ( Amigo ) Pacote 2012 : clique aqui para acessar
- iGO 9.6.13 (Primo) Pacote 2013 : clique aqui para acessar
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar !:woohoo:

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 08:51 #204401

Boa GPSPoint ai vai ficar show cuidado para não te prender :kkkk :kkkk :kkkk .

Att.:
MC
  • machadocampista
  • Colaborador
  • Não hesite em repassar conhecimento.
  • machadocampista's Avatar
  • Postagens: 1251
  • Agradecimentos: 554
  • Registro em: 31/10/2012
    Ult. Visita: 06/11/2016
Os ignorantes que acham que sabem tudo privam-se de um dos melhores prazeres da VIDA, que é APRENDER.
Se minha resposta foi útil a você, clique no botão 'agradecer'.
GPS FOSTON FS707DC:
Download: Menu 320x240 (3.5") 3 Navegadores
Download: Menu 480x272 (4.3" e 5.0") 3 Navegadores
Download: Menu 800x480 (7") 3 Navegadores
Clique Aqui ajudando a manter o GPSPoint no ar

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 09:19 #204402

Clique aqui! [ Click to expand ]

Pessoal,

Vejam na reportagem acima quando uma cidade está comprometida com a segurança do cidadão. Aqui, o estado brasileiro na realidade quer mesmo é se livrar do preso (lavar as mãos). Vejam, por exemplo, aquelas saídas pra dias das mães, natal, ano novo, ou melhor, para qualquer dia, em que grande número de presos jamais voltam. Por que se quer livrar do preso? Porque para custeá-lo fica caro e precisa de investimentos maciços na área, coisa que políticos evitam fazer a qualquer custo.

Quanto aos radares continuo com a ideia de sempre: não se busca evitar acidentes coisa nenhuma, na realidade o carro-chefe é arrecadação, diminuição de acidentes é pano de fundo.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1839
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
Os seguintes usuários disseram Obrigado: adinis, Thoth

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 11:07 #204424

Amigos,

Está claro que sou minoria no tópico. :laugh:

adinis

A solução para os problemas 2, 3 e 4 não é difícil, e pode ser bastante parecida com a que já usamos em nossos GPSs. Basta ter um banco, mas ao contrário de ser caso-a-caso para todos os radares conhecidos como o que usamos nos nossos navegadores, seria por trecho de rodovia ou de grupos de ruas em centros urbanos. A leitura do log para o licenciamento anual tem várias possibilidades de solução. Uma que me ocorre é que cada evento de excesso de velocidade seja transmitido por GPRS para um servidor centralizado. No caso de nesse momento o carro estar fora de cobertura, o evento ficaria armazenado em memória até que haja cobertura. Esse esquema funciona muito bem em diversos ambientes industriais e comerciais com quantidade de movimentos muito maior do que a quantidade esperada de multas para um único carro.

Quanto à incompetência das prefeituras ela existe sim, mas isso não implica em não haver controle severo da velocidade no trânsito e estradas. Quanto aos radares de seção, me lembro de ter lido em algum lugar que estão começando a ser implantados. Já é um progresso.

Nnunes

Todos os países do mundo multam por excesso de velocidade. O intuito não é arrecadar, mas punir quem expõe a si próprio (e principalmente terceiros) a perigo desnecessário e incentiva-los a obedecer os limites mexendo onde mais dói - o bolso. O argumento da arrecadação desaparece se o motorista fizer algo impensável para muitos: obedecer as regras de trânsito. Eu, por exemplo já dirigi quase meio milhão de km em 30 anos, com dezenas ou centenas de viagens em todo tipo de rodovia e devo ter sido multado no máximo meia-dúzia de vezes, no total. Em cada uma delas, estava ciente que havia cometido algum deslize e que a multa foi merecida. Desculpem, amigos, mas não acredito na teoria da arrecadação. Se fosse isso, depois de uma vida dirigindo, eu já estaria pobre de tanto pagar multas.

Mas entendo o posicionamento da maioria: a idade média no fórum gira em torno ou abaixo dos 30 anos, a turma gosta de pisar no acelerador e ainda assim adoraria não ser multada: é próprio da idade. Entendo, mas não concordo. :)

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: adinis

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 11:22 #204426

Bruno,

Entendo perfeitamente seus pontos de vista e até concordo com alguns...

Mas não queira comparar a educadíssima e européia cidade de Pomerode com o Rio de Janeiro, cidade onde já levei muita multa estando a 65/70km/h numa subida de serra (Grota Funda) onde o pessoal colocava um radar móvel de 60km no meio do nada... nada de um lado, nada do outro...

Em estradas raríssimas vezes. Uma destas foi exatamente na Dutra onde estava a 110 em zona de 100.

Quanto à sua utopia de gerenciamento on-line de milhares de gps ao mesmo tempo, leia, com atenção, este artigo:

oglobo.globo.com/rio...or-do-detran-9635964

E quanto a idade: sou 8 anos mais velho que vc! rsrsrsrs.

Grande abraço.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Última Edição: 01 Out 2013 11:26 por adinis.

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 11:30 #204427

Amigos,

Todos nós excedemos os limites de velocidade, lógico que não devemos nos vangloriar disso, mas é praticamente impossível respeitar durante todo o trajeto os limites máximos de velocidade.

Devo dizer que aos 36 anos e dirigindo desde os 18, rodando boa quilometragem anual (bem acima da média), principalmente em rodovias, fui multado em apenas 2 oportunidades, nenhuma delas por excesso de velocidade.

Feito essa ressalva, para que não se transmita a impressão de ser eu um motorista imprudente, lembro aos amigos que há rodovias cujo limite de velocidade é baixo, há avenidas que se transitarmos a 40km por hora somos atropelados, isso sem contar as abruptas mudanças de velocidade nas rodovias.

Tem algumas coisas que parecem boas na teoria, mas na prática não funcionam, infelizmente.

Me parece que tem um projeto que visa verificar a velocidade média através de passagem em pedágios... alguém sabe se isso foi pra frente?
  • Thoth
  • Usuário Platinum
  • Thoth's Avatar

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 11:41 #204431

adinis,

Me referi à idade média no fórum, não à sua especificamente. Mas aos 62, você está na flor da idade! :) Já já, chego lá também.

Morei em Pomerode apenas durante dois anos, não estava pensando naquela cidade ao escrever as respostas anteriores (mas curiosamente o trânsito em Pomerode tem excesso de acidentes, muitos fatais, para seus poucos 27000 habitantes). Sou natural do Rio, onde vivi a maior parte de minha vida, e onde recebi a maioria das multas citadas. Outras poucas foram em rodovias.

É claro que a alternativa do GPS em cada carro é utopia - no Brasil nem arco e flecha funciona bem, que dirá sistema centralizado de coleta de dados de GPS pelo DETRAN. Nos resta ter ainda mais radares. Como disse, por mim pode ter um em cada esquina, um a cada km de rodovia - ou radares de seção.

...Estamos diante de um legítimo caso de "agree to disagree". :)

Abraços, amigo,
BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 01 Out 2013 11:42 por BrunoBL. Razão: erros de digitação

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 11:49 #204433

"adinis"

Pense neste slogan: :evil: Vc já destruiu um radar hoje? :evil:

Não resisti fui obrigado a rir... :kkkk

Olha colega lembrei que anos atrás um radar de semáforo me multou passando no amarelo, fui até o orgão competente questionar pois era injusto, sabe o que me falaram? não tiramos a multa, se VC quiser procure um advogado e entre com uma ação.
E o que me deixou mais puto é que na multa tinha a foto e se via perfeitamente que o sinal estava amarelo ainda quando passei.
Aquele dia não deu vontade de destruir só um radar mas sim todos.

Tem um ditado que diz, cada um colhe o que planta, já que o povo que não respeita, radar e multa neles. Mas que se faça com justiça, quando a coisa é injusta sou totalmente contra.

Turnon !!!
  • Turnon
  • Usuário Platinum
  • Turnon's Avatar
  • Postagens: 465
  • Agradecimentos: 923
  • Registro em: 18/07/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 12:38 #204439

Thoth escreveu:
Me parece que tem um projeto que visa verificar a velocidade média através de passagem em pedágios... alguém sabe se isso foi pra frente?

Já dirigi bastante em auto-estradas portuguesas onde isto existe... e onde existe outra coisa interessante: ao entrar na autovia vc retira um ticket da máquina onde está o lugar de entrada, hora e placa.

Aí vc entra e só vai pagar o pedágio na sua saída, com valor proporcional à distância percorrida e onde as contas de velocidade média serão feitas e vc será multado ou não. Não existem pedágios no meio da rodovia.

O que os meus patrícios fazem? (coisa de português mesmo!) Eles passam com seus BMWs e Mercedes ao seu lado como foguetes e vc, no seu carrinho, a 130, 140 por hora... velocidade plenamente segura neste tipo de auto-estradas.

Aí para abaixar a velocidade média, todos param num auto-serviço para tomar uma "bica" (café expresso), ir ao banheiro e pronto! Resolvido!
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 14:16 #204443

adinis escreveu:
ao entrar na autovia vc retira um ticket da máquina onde está o lugar de entrada, hora e placa.

Aí vc entra e só vai pagar o pedágio na sua saída, com valor proporcional à distância percorrida

Esse é o justo, cada usuário paga pelo que de fato utilizou.
Já fiz grandes passeios pelo Velho Continente (não estive em Portugal) e que me lembre, a França foi o único país por onde passei que adotou esse sistema. Mas isso já faz um certo tempo.

Bons tempos... "Vacas gordas"... KKK

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 14:23 #204444

Turnon escreveu:
Mas que se faça com justiça, quando a coisa é injusta sou totalmente contra.

Turnon,

Falando em injustiça me lembrei de um caso acontecido comigo. Sabemos que na Castelo Branco, sentido interior/capital, mais se parece com a migração de gnus na África, onde os animais seguem a chuva em busca de boas pastagens. Assim, os motoristas passam por trechos completamente secos ou completamente molhados. Pois bem, certa feita, o meu carro aquaplanou e parou em cima da grama no canteiro lateral. Achei por bem parar um guarda rodoviário para registrar o ocorrido. Ele inclusive fez um croqui mostrando que escorria água sobre a pista (motivo da aquaplanagem). Qual não foi a minha surpresa, depois de alguns dias, ao receber uma multa por infração ao art. 220, inciso VIII: deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito: VIII - sob chuva, neblina, cerração ou ventos fortes.

Recorri da infração, mas não obtive êxito (já era esperado). O enquadramento da infração, ao meu sentir, está incorreto. Quando a norma é restritiva de direitos, o fato típico tem que se enquadrar exatamente como descrito na norma, ou seja, no momento do acidente deveria estar chovendo, o que não acontecia. Explicando melhor, no caso de neblina, o acidente tem que se dá sob essa condição; no de ventos fortes, na mesma condição (ventos fortes).

Retomando o caso chuva, o acidente se deu não por causa da chuva, mas por estar escorrendo água na pista. Aí alguém pode argumentar, mas a água escorria por causa das chuvas, portanto, é a mesma coisa. Não é. A interpretação da regra não permite esta elasticidade para contemplar isso.

Há algum tempo, num Centro para Formação de Condutores em São Paulo, uma mulher de origem árabe fazia prova, ao que foi impedida pelo responsável do lugar, sob o argumento que não era permitido fazer prova usando véu, por causa de um regulamento que impedia bermudas, boné etc. Ela foi à delegacia e registrou um boletim. Razão lhe assiste, porque quando a norma diz boné, não se pode alargar o entendimento para véu, chapéu etc.

Voltando aos radares. Normalmente a empresa encarregada da aplicação de multas e instalação dos aparelhos, não o faz naqueles locais conhecidos como de grande incidência de acidentes, mas naqueles locais previamente conhecidos onde os condutores excedem a velocidade. Conclusão: fica a dúvida; o poder público quer realmente diminuir os acidentes ou aumentar a arrecadação.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
Última Edição: 01 Out 2013 14:26 por NNunes.

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 19:28 #204462

A ideia de se guiar por GPS de fabrica nos carros seria boa se não houvessem problemas técnicos nos equipamentos e tentativas de burlar o sistema... haveriam empresas especializadas em "apagar" as informações assim como existem hoje as que configuram os velocímetros com a quilometragem escolhida.
A solução é tentar andar na linha e contar com a ajuda de nossos aparelhos atualizados, pois com o Detran não tem conversa...
Levei uma multa em 2012 em uma lombada eletrônica em Goiânia com velocidade de 60km/h indicando que eu passei a 140km/h, multa gravíssima de 500 reais e 7 pontos na carteira.. um absurdo visto que passava no mesmo lugar todos os dias e tenho consciência de que não cometi tal delito, um claro e evidente erro do equipamento... entrei com ação e perdi em "todas" as instancias possíveis... não teve conversa, era a palavra deles contra a minha.
Um amigo que dirige o carro da empresa com Tacógrafo e GPS tudo controlado tomou a mesma multa no mesmo lugar, anexou a documentação da empresa, do tacógrafo, do GPS e tudo, entrou com ação no Detran e também perdeu em "todas" as instancias, sempre indeferido. Entrou com ação na justiça comum, apresentou a documentação, ganhou na primeira instancia e adivinhem, o Detran recorreu e vai recorrer até o fim, hoje ele preferia ter deixado quieto pois as inúmeras audiências e comparecimentos e horas de espera não pagam o prejuízo....
  • IZIDROMARTINS
  • Iniciante
  • IZIDROMARTINS's Avatar
  • Postagens: 5
  • Registro em: 24/09/2013
    Ult. Visita: 04/06/2016

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 20:26 #204464

NNunes escreveu:
Turnon escreveu:
Mas que se faça com justiça, quando a coisa é injusta sou totalmente contra.

Turnon,

Retomando o caso chuva, o acidente se deu não por causa da chuva, mas por estar escorrendo água na pista. Aí alguém pode argumentar, mas a água escorria por causa das chuvas, portanto, é a mesma coisa. Não é. A interpretação da regra não permite esta elasticidade para contemplar isso.

Há algum tempo, num Centro para Formação de Condutores em São Paulo, uma mulher de origem árabe fazia prova, ao que foi impedida pelo responsável do lugar, sob o argumento que não era permitido fazer prova usando véu, por causa de um regulamento que impedia bermudas, boné etc. Ela foi à delegacia e registrou um boletim. Razão lhe assiste, porque quando a norma diz boné, não se pode alargar o entendimento para véu, chapéu etc.
NNunes.

NNunes, permita-me discordar,

O acidente que você sofreu ocorreu em razão da chuva, o fato de esta já ter cessado no momento em que você aquaplanou, não retira o efeito da chuva. O acumulo de água na pista foi provocado pela chuva e, se você tivesse sido prudente, reduzido a velocidade a um limite compatível com a condição da pista, não teria sofrido este acidente.

Quanto ao véu, o rol de impedimentos provavelmente é taxativo e não exemplificativo, não posso afirmar porque desconheço qual é o dispositivo legal que foi citado.

Eu entendo que a aplicação de multa é abusiva quanto totalmente contrária ao que dispõe a legislação. Um bom exemplo é esse:
Clique aqui! [ Click to expand ]

Abs
  • Thoth
  • Usuário Platinum
  • Thoth's Avatar
Última Edição: 02 Out 2013 01:21 por NNunes. Razão: Acréscimo de spoiler

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 20:33 #204465

Permitam-me pitacar sobre o assunto justiça. Não sou da área, mas é um assunto cativante que sempre me atraiu.

A lei é feita pelo legislador em um determinado momento. Mesmo que ele tivesse capacidade, interesse em fazer a coisa perfeita (sabemos que quase nunca é assim), haveria lacunas.
No caso do véu, para permitir ou proibir seu uso seria necessário entrar no 'espírito da lei', isto é, procurar saber o motivo da proibição de boné no exame de direção. Boné não pode. E chapéu, pode?
Já dizia Aristóteles, milhares de anos atrás , em tradução não totalmente confiável:

"Por conseguinte, quando a lei dispõe de uma maneira geral e posteriormente se verifica um caso particular que escapa a esta regra geral, é legítimo - na medida em que a disposição do legislador é insuficiente e errônea dado o seu caráter absoluto - corrigi-la e suprir o seu silêncio, estatuindo como o faria o próprio legislador se estivesse presente e como ele teria prescrito na lei se tivesse podido conhecer o caso em questão".

Resta esperar que um guarda rodoviário tenha a sensibilidade para seguir esse raciocínio. :evil:

Voltando ao assunto radar, eu, particularmente, acredito que radares de velocidade média seriam uma solução para evitar o aumenta/diminui que se vê nas vias que têm radares de velocidade. O motorista sabe onde o radar está, se não sabe o maparadar.com ensina, ele diminui e depois, para compensar, vai a velocidades muitas vezes absurdas.
Desse jeito, os radares acabam aumentando o perigo nas vias, ao invés de fazer o contrário, o que seria de se esperar.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 02 Out 2013 08:47 por luizcarlosrio.

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 01 Out 2013 20:45 #204466

adinis escreveu:
ao entrar na autovia vc retira um ticket da máquina onde está o lugar de entrada, hora e placa.
Aí vc entra e só vai pagar o pedágio na sua saída, com valor proporcional à distância percorrida

Estive na Itália em 2011, alugamos um carro para se locomover mais a vontade, e as auto estradas italianas que passei o pedágio é cobrado como descrito pelo nosso colega "adinis", e tem mais existe um limite de KM que VC pode andar na auto estrada sair e não paga nada.

Turnon
  • Turnon
  • Usuário Platinum
  • Turnon's Avatar
  • Postagens: 465
  • Agradecimentos: 923
  • Registro em: 18/07/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016

Empresário é preso após atirar em radar com espingarda em Americana/SP 02 Out 2013 01:07 #204479

Thoth escreveu:
NNunes, permita-me discordar,
O acidente que você sofreu ocorreu em razão da chuva, o fato de esta já ter cessado no momento em que você aquaplanou, não retira o efeito da chuva. O acumulo de água na pista foi provocado pela chuva e, se você tivesse sido prudente, reduzido a velocidade a um limite compatível com a condição da pista, não teria sofrido este acidente.

Thoth,

Entendo perfeitamente sua interpretação, bem porque o Direito não é uma ciência exata. Eis os meus porquês de não concordar com o enquadramento dado:

a) a norma diz que sob chuva o condutor deve diminuir a velocidade de forma compatível com a segurança de trânsito. É de se imaginar que o legislador teve em mente punir quem nessa condição (sem visibilidade) não a diminuísse (velocidade);

b) também teve em mente que em piso molhado a frenagem torna-se difícil, portanto, necessária a adequação da velocidade às condições da pista, para o caso de precisar diminuir;

c) no caso específico, o acidente não se deu por acúmulo de água na pista, mas, porque, num determinado ponto ela escorria do canteiro central cruzando a pista. Isso é mais problema (defeito) na construção da calha do que propriamente imprudência;

Isto se deu em janeiro, num daqueles meses em que chove e faz sol, ou seja, conforme já dito, a pista estava seca num lugar e molhada em outro.

Resumindo: acredito que o legislador pensou na pouca visibilidade, espaço necessário para frenagem, água empoçada na pista de rolamento, mas, sinceramente, tenho dúvida se o caso concreto aqui narrado se enquadra naquilo que o legislador teve em mente. Ah, com as explicações não espero convencê-lo, apenas defender um ponto de vista.

Abraços.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
Última Edição: 02 Out 2013 01:17 por NNunes.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.414 seconds