Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Tem como instalar software aeronáutico no GPS automotivo?

Tem como instalar software aeronáutico no GPS automotivo? 22 Set 2013 13:33 #203611

Glr
gostaria de saber como se CHAMA e se tem como INSTALAR software de gps aeronautico em um gps automotivo...

Obgd
  • leandrinhocambui
  • Iniciante
  • leandrinhocambui's Avatar
  • Postagens: 31
  • Agradecimentos: 5
  • Registro em: 18/05/2013
    Ult. Visita: 08/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Tem como instalar software aeronáutico no GPS automotivo? 22 Set 2013 18:55 #203628

Bem-vindo ao fórum, leandrinhocambui,

Não conheço nenhum software feito especificamente para navegação aérea que rode em GPS automotivo. Se/quando você usar algum aparelho com iOS ou Android, não deixe de dar uma olhada no sensacional Air Navigation. Veja versões para os sistemas mencionados aqui e aqui. É um arraso, feito especificamente para quem voa, e tem moving-map com carta aeronáutica, instrumentos avançados como HSI, visão sintética do mundo externo em 3D, etc. Mas não há nada parecido para nossos navegadorers WinCE.

Dito isso, Há uma variação do OziExplorer, Chamado OziExplorerCE, que é voltado à navegação fora-de-estrada mas também se presta ao uso em barcos e aeronaves, uma vez que admite o uso de cartas marítimas e aeronáuticas. Veja detalhes aqui.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M.

Tem como instalar software aeronáutico no GPS automotivo? 22 Set 2013 20:37 #203640

Leandrinho,

complemento as (ótimas) informações apresentadas pelo Bruno, acrescentando que, tecnicamente falando, seria impossível ter-se um software dedicado à dispositivos gps para uso aeronáutico em um dispositivo gps de uso automotivo. O motivo é simples, apesar de não o ser para muitos: a precisão de um dispositivo gps para uso aeronáutico é muito maior do que em um dispositivo automotivo; isto deve à diferença (brutal) de velocidade dos meios. Um gps de uso automotivo não consegue atualizar os dados, em tempo real, como consegue um para uso aeronáutico.

Um automóvel consegue manter velocidade média (eu disse média) de 90 km/h, enquanto um jato comercial mantém média, aproximadamente, de 900 km/h. Um jato de combate pode atingir velocidades (não necessariamente mantidas) de até 2500 km/h. Se um gps automotivo conseguir a proeza de apresentar um erro de 50 m, em altas velocidades isto poderá gerar um erro brutal. Motivo: a precisão exigida por um avião é dada em ângulos (grosseiramente falando) e não em metros, como no caso dos automóveis.

Assim sendo, é fácil compreender porque o preço de equipamentos de uso aeronáutico, mesmo que não seja de uso militar, são caríssimos. No caso de uso militar, os preços vão à estratosfera; imagine lançar um armamento guiado por posicionamento (gps, glonass, etc.) e errar por apenas alguns metros... hehehehe Em um gps de uso militar o erro cometido é alguns centímetros; se um gps automotivo fosse usado com o mesmo fim, o erro cometido poderia ser de alguns quilômetros (sendo otimista).

[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1872
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 06/12/2016
Última Edição: 22 Set 2013 20:37 por Xamanian.

Tem como instalar software aeronáutico no GPS automotivo? 22 Set 2013 23:45 #203656

otmo as respostas,estou muito esclarecido...apesar que,se estivesse como, eu keria instalar no meu gps apenas para treinamentos,pois possuo um simulador de voo,e gostaria de instalar no meu gps pra que eu pudesse apenas entender melhor o sistema, e pra voar com ele seria impossivel,ja que tenho amor a minha vida heheh...

muito grato
  • leandrinhocambui
  • Iniciante
Última Edição: 22 Set 2013 23:45 por leandrinhocambui.

Tem como instalar software aeronáutico no GPS automotivo? 23 Set 2013 07:27 #203666

leandrinhocambui

Eu passei alguns anos da minha vida voando só com bússola magnética, e não morri. :whistle:

Então, se o equipamento aeronáutico citado por vc for um ultraleve ou algo parecido, acredito que um gps de uso automotivo seja para vc de muita utilidade.
Vc só precisaria de precisão se fosse pousar por instrumentos, coisa que certamente não será o caso se voar de ultraleve.

Eu não voo mais, mas acredito que mesmo um iGo em modo fora de estrada já seria interessante.

O Bruno deu uma aula a respeito (como sempre), e acho que vale a pena investir no que ele mostrou.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 07/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 23 Set 2013 07:34 por luizcarlosrio.

Tem como instalar software aeronáutico no GPS automotivo? 23 Set 2013 08:54 #203667

Amigos, bom dia,

Xamanian
Me permita complementar suas informações. Embora haja grande diferença de qualidade, não há diferença real de precisão entre os GPSs aeronáuticos de uso civil e os automotivos. Na verdade o alto custo dos GPSs aeronáuticos nem está tanto na precisão, mas no processo de certificação. Durante a certificação esses aparelhos são aquecidos, congelados, submetidos a vibrações, choques, interferências e precisam demonstrar que continuam funcionando. É um processo lento e caro, e invariavelmente o custo acaba repassado para o preço do equipamento. Tenho um GPS aeronáutico Garmin com o qual já voei muitas e muitas vezes, que tem processador e memória até bem modestos e demonstra a mesma precisão de nossos aparelhos WinCE. Esta mesma precisão ocorre tanto parado quanto em voo, mesmo para o cálculo de direções (uma vez que o GPS não sabe, a rigor, a direção para a qual está voando, a não ser por inferência a partir de repetidas tomadas de posição (LAT/LON). A título de curiosidade - há sim limitações impostas a todos os GPSs civis, incluindo os aeronáuticos. Não me lembro dos valores exatos, não deve ser difícil descobrir no Google, mas é algo como uns 1850 km/h de velocidade, 20km de altitude e uns 10G de aceleração, além da limitação da quantidade de leituras de posição por segundo. O objetivo, claro, é impedir seu uso em aplicações bélicas.

leandrinhocambui
pra voar com ele seria impossivel,ja que tenho amor a minha vida heheh...

Muitas pessoas voam (principalmente ultraleves) com GPS automotivo ou celulares rodando programas como o OziExplorer, que provê o "moving map". A chave para a segurança é utilizar este recurso apenas por comodidade e para aumentar o "alerta situacional", confrontando a posição mostrada no visor com aquela calculada por outros meios, nunca como mecanismo primário de navegação. Seguindo à risca esta regra, o GPS, mesmo sendo automotivo, contribui para aumentar, não diminuir a segurança.

EDIT - Aliás, o mesmo se aplica ao automóvel. Quando confiamos a navegação exclusivamente ao GPS, passamos a correr o rissco de entrar na contramão, etc. O mesmo cuidado com o uso deve existir em voo e no automóvel.

Mesmo voando com um GPS aeronáutico, nunca deixei de ter as cartas (mapas) em papel, sempre confrontando os dados obtidos do GPS com aqueles dos instrumentos de navegação do avião (ADF, VOR, DME). Para mim, o GPS sempre foi um recurso de comodidade, além de um bom "backup" para os instrumentos de navegação do avião e um excelente meio de prever instantaneamente o tempo de voo até os próximos pontos da rota, ótimo para quando o controlador nos pergunta o tempo estimado para a posição "X" e podermos responder "na lata", ao invés do tradicional "aguarde..." para fazer as contas.

Note ainda que mesmo quando os GPSs automotivos estão sob condições desfavoráveis gerando precisão aquém da ideal, ainda assim esta é superior àquela dos instrumentos tradicionais de uso aeronáutico (me refiro à navegação em rota, não de aproximação e pouso). Os VORs e NDBs, por exemplo, que definem as aerovias de nosso espaço aéreo, tipicamente apresentam erro de posicionamento ao menos 10 vezes maior que qualquer GPS automotivo.

Quanto ao simulador - Qual você usa? Há tempos, quando eu lidava com isso, conectava um notebook ao simulador e rodava o OziExplorer no notebook. O programa "pensava" que recebia dados de um GPS quando na verdade os recebia do simulador, mostrando o posicionamento gerado por este. Assim, tinha um "moving map" com cartas de navegação aérea (de rota, de área, etc) no notebook, enquanto voava no simulador. Já experimentou isso?

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 23 Set 2013 12:55 por BrunoBL.

Tem como instalar software aeronáutico no GPS automotivo? 23 Set 2013 13:13 #203697

olá Bruno
Eu uso um simulador instalado no meu notbook mesmo, eu uso o Flight Simulator X (nao sei se é este que vc se refere) e vejo nas aeronaves instaladas um gps aerounautico onde possuo ar rotas,vejos as pistas,os pontos ILS,,NDB,VOR entre outros,mas esse gps ja vem no proprio programa simulador instalado.... eu nao pratico voos, e nunca cheguei perto de um aviao rsrs...eu ainda nao consegui achar o download do oziexplorer CE, parece ser bem interessante,vou ver se acho o download pra fins de apenas de conhecimentos
  • leandrinhocambui
  • Iniciante
Última Edição: 23 Set 2013 13:15 por leandrinhocambui.

Tem como instalar software aeronáutico no GPS automotivo? 23 Set 2013 13:47 #203699

Note ainda que mesmo quando os GPSs automotivos estão sob condições desfavoráveis gerando precisão aquém da ideal, ainda assim esta é superior àquela dos instrumentos tradicionais de uso aeronáutico (me refiro à navegação em rota, não de aproximação e pouso). Os VORs e NDBs, por exemplo, que definem as aerovias de nosso espaço aéreo, tipicamente apresentam erro de posicionamento ao menos 10 vezes maior que qualquer GPS automotivo.
Aeronáutico amigo BBL!

Tudo neste mundo tem seus prós e contras!

Concordas comigo que se os pilotos do Legacy e da Gol estivessem sem gps aquele feio acidente aéreo na região amazônica não teria acontecido?

Só gps para criar uma "estrada" aérea tão precisa que os dois se encontraram nela. Ou estou errado?
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
  • Postagens: 1001
  • Agradecimentos: 1218
  • Registro em: 29/10/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!

Tem como instalar software aeronáutico no GPS automotivo? 23 Set 2013 14:29 #203701

Boa tarde amigos,

leandrinhocambui

O próprio Flight Simulator X pode ter a função a que me referia (mas creio que precisaria rodar o simulador num PC desktop, não num notebook).

O mecanismo é seguinte: no PC, você roda o Flight Simulator. Além dele, você instala no PC um programinha chamado FSUIPC. Esse programa faz uma "interface" entre o Flight Simulator e programas externos, muita gente faz painéis e um monte de acessórios para o Flight Simulator utilizando esse recurso. Com o FSUIPC instalado, você passa a ter a opção de enviar para a porta serial do PC os dados de GPS no padrão NMEA, exatamente igual ao que qualquer GPS gera. Ou seja, a porta serial de seu PC passa a se comportar como a porta serial de um GPS, e os dados que estão saindo por ela reproduzem fielmente o voo que está ocorrendo no simulador. Se você conectar um notebook a esta porta serial, e rodar no notebook um programa de mapeamento por GPS (como o OziExplorer, por exemplo), o programa será levado a "pensar" que está ligado a um GPS de verdade (pois verá dados válidos no protocolo usado pelos GPSs), e mostrará esses dados (latitude, longitude, velocidade, altitude) oriundos do Flight Simulator. Observe que nesse caso não é a versão WinCE do OziExplorer que você deve usar, mas a versão PC, mesmo (afinal, nesse caso ele rodará no notebook).

Já o GPS do Flight Simulator que você mencionou representa um aparelho verdadeiro da Garmin, o GPS500, com muitas de suas funções implementadas. Observe que com o programa FSUIPC instalado, o Flight Simulator não depende do funcionamento do GPS500 do avião para funcionar. Basta que o Flight Simulator esteja ligado, os dados serão enviados à porta serial e ao notebook que estiver conectado nela.

Uma variação interessante disso é mostrar num GPS de verdade (e não num notebook + OziExplorer) a posição do voo gerado pelo Flight Simulator. Como meu GPS Garmin tem a opção de ser um "repetidor" de GPS externo, posso conecta-lo operando nesse modo ao Flight Simulator e ver no GPS aeronáutico verdadeiro as informações do voo simulado. Durante certo tempo fiz isso, para treinar, no chão, o uso das diversas funções do meu GPS Garmin.

adinis

Você está certíssimo, e este é um paradoxo muito importante e com consequências potencialmente desastrosas, como vimos no caso Gol/Legacy. Hoje em dia é possível voar no eixo das aerovias com precisão de poucos metros. Se alguém se enganar e voar onde não deve e não forem tomadas medidas que corrijam o erro, é mais ou menos certo que atingirá outra aeronave. Até pouco tempo, quando não se usava o GPS e se navegava exclusivamente com os auxílios-rádio citados anteriormente (NDB, VOR e DME), isso seria muito mais difícil.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 23 Set 2013 14:35 por BrunoBL. Razão: erros de digitação

Tem como instalar software aeronáutico no GPS automotivo? 08 Out 2013 21:06 #205035

Senhores, boa noite

A título de curiosidade, imagens do comportamento de nossos GPS a bordo.

Esta sobre oceano, próximo de São Paulo

Esta sobre continente, próximo de Goiás
  • pasquato
  • Iniciante
  • pasquato's Avatar
  • Postagens: 45
  • Agradecimentos: 46
  • Registro em: 16/08/2013
    Ult. Visita: 07/12/2016
Última Edição: 08 Out 2013 21:08 por pasquato.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: BrunoBL

Tem como instalar software aeronáutico no GPS automotivo? 09 Out 2013 08:27 #205057

Bom dia pasquato,

Obrigado pelas imagens.

Não se esqueça de optar pelo modo "fora de estrada", para que o GPS não tente "colar" a posição atual às ruas e estradas. Outra ideia é visualizar o mapa em 2D, visto de cima. A visualização em 3D mostra o símbolo do carro subindo e descendo as ondulações do terreno, como se estivesse no solo, dificultando a visualização.

...E cuidado com os comissários, eles adoram brigar com quem usa GPS, mas os pilotos usam seus GPSs, câmeras GoPro para filmar seus pousos, notebooks e todo tipo de eletrônicos. Até câmera presa à cabeça eles usam. Só quem não pode é o passageiro, KKK.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.364 seconds