Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS....

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 01 Jun 2013 15:00 #194790

• plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, sete7, Xenon, BOCANNERA

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 01 Jun 2013 22:12 #194809

É meu caro Plaot.....
Que dureza!
Ainda deve demorar um pouco para que os usuários tenham em mente que o GPS é um equipamento indicativo, o planejamento antecipado das rotas, sempre que possivel, é fundamental.
Devido a precariedade dos "nossos" mapas, talvez devesse ser obricatório imprimir na caixa que o mapa é apenas indicativo, com a data da compilação e que está sujeito a alterações nas vias. Parece óbvio mas a maioria dos compradores destes instrumentos acham que é a solução definitiva para sua mobilidade plena.
Fazendo um roteamento "na rua" , já em trânsito, o bom senso e a lógica do que vemos é primordial, principalmente num período em que a base de arruamentos e estradas para confecção dos mapas está sendo formada ainda.
O mais intrigante é a normalidade com que escrevem o texto: "De acordo com a polícia, é comum motoristas serem vítimas de assaltos na região, principalmente durante os finais de semana ..." E NÃO SE FAZ NADA??? Mesmo sabendo deste histórico? E numa cidade que tem grande parte da renda em função de turismo ? Uma das maiores reclamações dos turistas, internos ou extrangeiros é justo a falta de sinalização orientativa e sua manutenção.
Mas a culpa é do gps ....... :(
[ ]s
sete7
  • sete7
  • Usuário Platinum
  • sete7's Avatar
  • Postagens: 621
  • Agradecimentos: 439
  • Registro em: 02/01/2011
    Ult. Visita: 11/04/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xenon

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 01 Jun 2013 22:37 #194810

Eu também acho que isso acontece com muita frequência devido aos usuários de gps não conhecerem as "manhas" de seus navegadores. Já andei de carona com uma advogada que quando o comando dizia: "a 200m vire a esquerda" ela me perguntava: "ah, é para virar a próxima rua ?", sendo que ainda faltavam 3 ruas para a manobra. Nem preciso dizer que ela fazia manobras erradas com frequência. Uma outra conhecida comprou um gps e o guardou na gaveta até o dia em que precisou dele para uma viagem de 300 km. É claro que ela também errou muito, pois não compreendia bem as instruções por voz e não tinha habilidade para dirigir e dar uma olhadinha na tela. Creio que só aficionados por gps como nós têm a paciência de conhecer a fundo os navegadores (ou pelo menos tentar).

Abrçs.
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar
  • Postagens: 769
  • Agradecimentos: 786
  • Registro em: 26/10/2011
    Ult. Visita: 07/11/2015
Última Edição: 02 Jun 2013 17:48 por Xenon.

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 01 Jun 2013 23:27 #194815

Xenon

Me lembra o caso de uma garota - fiquei com dó dela - que foi parar no meio de um córrego com o carro. Fui averiguar o que tinha acontecido... a moça saiu do asfalto, entrou em um terreno baldio e só então foi parar dentro do córrego. A culpa é do GPS? Abraço amigo.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3366
  • Agradecimentos: 1239
  • Registro em: 20/10/2011
    Ult. Visita: 01/12/2016
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 01 Jun 2013 23:28 #194816

O GPS é de fato um equipamento auxiliar para navegarmos com mais segurança (no sentido de não se perder), não é o rei da cocada preta. Além disso, é necessário algum treinamento para usá-lo com eficiência.
Mesmo conhecendo meus caminhos atuais, de vez em quando eu faço o aparelho calcular minhas rotas. Assim eu passo a conhecer melhor como ele atua. De tanto ouvir, por exemplo, 'a 200 metros vire à direita', eu já consigo avaliar com mais precisão que distância é essa, coisa que um usuário de primeira viagem não consegue. Principalmente mulheres, que pesquisas demonstram não terem muita noção de espaço, quando se trata de dirigir um veículo. Em compensação, elas levam vantagem sobre nós homens em muitas outras áreas.
Além disso, cria-se o hábito de olhar de relance para a tela do aparelho, sem perder a via real de vista. Muitas instruções de fato deixam dúvidas, que acabam qdo se olha a rota na telinha.
GPS mandar o motorista entrar em área perigosa (no sentido de ter marginais armados dispostos a atirar em quem passar por perto) não é erro do gps, é erro do sistema, que permitiu o estabelecimento de verdadeiros guetos sem lei em quase todas as nossas cidades.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2016
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 30/11/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 01 Jun 2013 23:30 por luizcarlosrio.

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 02 Jun 2013 00:09 #194817

Olá, pessoal

Há algum tempo afirmei aqui, em resposta a um usuário, que é preferível deixar para seguir as orientações do aparelho próximo do destino almejado, nas imediações, quando, claro, se conhece bem a região, não se sabendo exatamente como chegar ao local (destino). A melhor rota sempre é a traçada pelo motorista (condutor).

Por duas vezes, em ocasiões diferentes, partindo do interior de S. Paulo rumo a Blumenau/SC; a primeira (voltando) em Rio Negrinhos/SC, saí da rota traçada, e, perdido na cidade, o aparelho me conduzia a uma estrada de terra com pedras (uma poeira só). Retornando e perguntando a moradores, me disseram que por ali era mais próximo (rota traçada era a rápida). Próximo era, mas e a estrada? E olha que a distância passava dos cinquenta Km a percorrer naquelas condições.

Doutra feita, novamente rumo a Blumenau, tracei rota, escolhendo mais autopistas. De novo, insistia em me tirar de uma rodovia (um colosso), para, digamos, me colocar numa picada (nem lembrei de tirar foto); parei num posto de combustível e pergunei, ao que me disse o frentista, caminho mais perto (mas por aquela picada, e, mais, por cinquenta e seis Km).

Da próxima vez, estou pensando em pesquisar as cidades do trajeto pelo google e seguir as placas. O que acham?

Algo que poderia prevenir contra a entrada em locais considerados perigosos (difícil é saber onde não é), seria aquele projeto do colega Fidelis, mapeando-se zonas de violência. Uma pena que ainda não foi possível prosseguir.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1834
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
    Ult. Visita: 03/12/2016
Última Edição: 03 Jun 2013 14:55 por NNunes.

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 02 Jun 2013 08:44 #194823

...o aparelho me conduzia a uma estrada de terra com pedras...

Olá NNunes.

Normalmente o Primo só traça rotas obedecendo às configurações de rotas definidas pelo usuário.
Se o usuário define que não quer passar por estradas de terra (ou estradas com pedágio), a rota evitará esse tipo de estrada.
Caso não haja caminho sem passar por esses locais, vai aparecer uma msg na tela dizendo que não é possível traçar rota para o destino desejado.
É apresentada a opção de ignorar essa preferência, clicando no botão OK. No meu arquivo de linguagem eu inseri a informação acima, pois no original o sujeito não sabe que clicando em OK alguma preferência sua será ignorada.

A não ser que haja erro no mapa (estrada de terra constando no mapa como asfaltada), não é normal acontecer esse problema no Primo.

Por outro lado, o Google não apresenta sempre mapas atualizados. Algum tempo atrás eu notei que o aeroporto Santos Dumont, por exemplo, no Rio de Janeiro, é mostrado no Google Maps como era há anos atrás. Ele passou por obras de ampliação que modificaram muito o referido aeroporto. Só se conseguia, nessa ocasião, ver o 'layout' atual no Google Earth, apelando para imagens históricas. Sim, as vezes essas imagens estão invertidas, isto é, as mais antigas na realidade são mais novas. Eu até comuniquei isso ao pessoal do Google, nem sei se consertaram.
Uma estrada de terra no Google pode estar já asfaltada, ou ter o perfil modificado.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 02 Jun 2013 08:58 #194827

...acho que isso acontece com muita frequência devido aos usuários de gps não conhecerem as "manhas" de seus navegadores...

Olá Xenon.

Eu concordo com vc. O gps, como muitos outros equipamentos, necessita de um 'curso' para ser operado com eficiência.
Esse curso pode ser simplesmente o uso do navegador no dia a dia, para ir se acostumando com o jeito dele.
Muitos navegadores do mercado tem vozes guias que falham demais na indicação das manobras.
Nós aqui no fórum já temos vozes confiáveis (Pitaco e Fidelis), vozes essas bem fiéis ao que o navegador está mandando fazer.
Mas a maioria dos usuários comuns simplesmente compram um aparelho e o utilizam do jeito que veio.
Mesmo nós, que vivemos fuçando e melhorando nossos navegadores, estamos sujeitos a passar por situações duvidosas, devido a falhas nos mapas ou no navegador.

Eu anexei uma pequena rota gravada como exemplo. Nela, o condutor com certeza ficará em dúvida sobre onde dobrar à esquerda, se não olhar para a tela do gps.
Experimentem as vozes Pitaco e Fidelis para executar a rota no Primo 2 (não sei se esse dat funciona em outra versão de navegador da família iGo) e vejam o que eu quero dizer.

O arquivo route075.zip deverá ser descompactado e seu conteúdo (route075.dat) copiado para a pasta: \save\profile\01\routes\

Arquivo Anexo:

Nome do Arquivo: route075.zip
Tamanho do Arquivo: 1 KB

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
Última Edição: 02 Jun 2013 09:02 por luizcarlosrio.

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 02 Jun 2013 11:35 #194838

Bom dia Luizcarlos,

realmente as Vozes que vem nos GPS são muito ruins em comparação as que temos aqui no Fórum, agora convenhamos tem muita gente que na verdade não sabe nem como traçar uma rota e nem configurar o navegador, pois do jeito que eles compram o GPS eles usam sem nem aprender como configurar, eu mesmo aprendi muito aqui e agora posso dizer que não da pra usar um GPS sem conhecer o mesmo, por exemplo tipo de rota eu já testei todos os tipos e é lógico em lugares que conheço pra não entrar numa Favela, e hoje o tipo de rota que eu mais uso é a "Fácil" de uma Cidade para outra, pois o navegador não considera o limite da Via que muitas das vezes estão erradas ou não consta no Mapa, considerando somente a Rodovia para o trajeto como mais Fácil, já dentro de São Paulo por exemplo já da pra usar rota "Rápida", agora uma rota que não uso e jamais vou usar é a "Curta" :angry: pois essa é a perigosa pois ela desconsidera tudo só pensa em pegar o caminho mais curto mesmo que entre em uma favela ou estrada de terra, eu uma vez fiz um teste e perdi muito tempo pois segui o GPS só pra ver se ia me levar até o destino de "São Paulo à Suzano" quebrei a cara :ohmy: :duv , me mandou por uma estrada de terra que quando estava quase na metade do caminho a estrada estava impossibilitada de passar por causa de uma chuva que teve uma semana antes, tive que voltar o caminho todo e dar a volta, por isso que digo com certeza jamais vou usar rota Curta novamente. :bye
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
  • Postagens: 2007
  • Agradecimentos: 891
  • Registro em: 03/07/2011
    Ult. Visita: 03/12/2016
GPS Siga-Me Imagem Primo 2.0.1
GPS Airis E350 iGO Amigo
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 02 Jun 2013 12:53 #194845

luizcarlosrio escreveu:
Eu anexei uma pequena rota gravada como exemplo. Nela, o condutor com certeza ficará em dúvida sobre onde dobrar à esquerda, se não olhar para a tela do gps.
Experimentem as vozes Pitaco e Fidelis para executar a rota no Primo 2 (não sei se esse dat funciona em outra versão de navegador da família iGo) e vejam o que eu quero dizer.

Oi luizcarlosrio,

Dei uma olhada, você se refere à contagem errada de ruas? Mas também a primeira é "Primeiro de Abril", acho que ela não conta essa :).

Agora sério, realmente é importante ter em mente que são sempre estimativas, bastante boas, mas aproximações. Por exemplo, uma situação que leva à falsa impressão de precisão é ao passarmos por uma lombada: a 36km/h, para fazer conta redonda, cada segundo representa 10m. Dá para distinguir 1s, ou seja 10m pra lá ou pra cá, à "vista desarmada"? A gente fica sempre com a impressão que a medida na tela coincide perfeitamente com a lombada. Imagina então a 60, 80, 100km/h, e junta isso com as imprecisões do GPS e dos mapas...

OBS: a rota funcionou com o 2.4 também.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3426
  • Agradecimentos: 3196
  • Registro em: 31/01/2012
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 02 Jun 2013 18:27 #194863

luizcarlosrio:

Olá, realmente utilizando o Primo 2.4 com vozes TTS-7 da Gabriela Pitaco e do fidelis creio que o condutor entraria na rua anterior caso não conferisse a rota na tela. Eu também fico esperto quando o comando diz "mantenha a esquerda" ou "mantenha a direita", pois pode significar "não vire a direita" ou "não vire a esquerda", como também pode ser necessário entrar em um entroncamento. É este tipo de macete que todo usuário deveria aprender.

Abrçs.
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar
  • Postagens: 769
  • Agradecimentos: 786
  • Registro em: 26/10/2011
    Ult. Visita: 07/11/2015

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 03 Jun 2013 08:23 #194886

Eles são leigos pois não conhece bem os navegadores é acabam acontecendo isso.
:id Eu tenho medo aqui no Rio de Janeiro Acontecer isso :!
  • machadocampista
  • Colaborador
  • Não hesite em repassar conhecimento.
  • machadocampista's Avatar
  • Postagens: 1251
  • Agradecimentos: 554
  • Registro em: 31/10/2012
    Ult. Visita: 06/11/2016
Os ignorantes que acham que sabem tudo privam-se de um dos melhores prazeres da VIDA, que é APRENDER.
Se minha resposta foi útil a você, clique no botão 'agradecer'.
GPS FOSTON FS707DC:
Download: Menu 320x240 (3.5") 3 Navegadores
Download: Menu 480x272 (4.3" e 5.0") 3 Navegadores
Download: Menu 800x480 (7") 3 Navegadores
Clique Aqui ajudando a manter o GPSPoint no ar

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 03 Jun 2013 10:30 #194899

Xenon escreveu:
luizcarlosrio:

Olá, realmente utilizando o Primo 2.4 com vozes TTS-7 da Gabriela Pitaco e do fidelis creio que o condutor entraria na rua anterior caso não conferisse a rota na tela. Eu também fico esperto quando o comando diz "mantenha a esquerda" ou "mantenha a direita", pois pode significar "não vire a direita" ou "não vire a esquerda", como também pode ser necessário entrar em um entroncamento. É este tipo de macete que todo usuário deveria aprender.

Abrçs.

Oi Xenon,

É isso aí, com a precisão atual os aparelhos que usamos não conseguem distinguir de que lado da pista o condutor está. Dessa forma, expressões como "manter a direita" podem significar o que você comentou como também "vá para o lado direito da pista se não estiver lá, e mantenha. Temos uma curva à direita adiante.". Às vezes "curva" não é a melhor palavra, casos de bifurcação, saída, etc. e gera dúvidas.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3426
  • Agradecimentos: 3196
  • Registro em: 31/01/2012
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 04 Jun 2013 17:02 #194985

Amoriello escreveu:
... uma rota que não uso e jamais vou usar é a "Curta" :angry: pois essa é a perigosa pois ela desconsidera tudo só pensa em pegar o caminho mais curto mesmo que entre em uma favela ou estrada de terra... por isso que digo com certeza jamais vou usar rota Curta novamente. :bye

Amoriello

Estou 100% contigo - rota Curta é a maior roubada, o navegador ignora terreno / limite de velocidade da via / histórico de velocidade no trecho, ou seja, qualquer coisa que se pareça com "bom senso" vai pelo ralo abaixo, tudo em nome da menor distância

Neste caso específico

O lugar não é bem uma favela. É um lugar simples, de moradias simples, tudo simples
Só que é uma região com um índice muito ALTO de assalto à mão armada, principalmente nas vias próximas, que cruzam com a Rodovia dos Imigrantes. Pessoalmente já vi acontecer (mais de uma vez), à luz do dia, com carro parado no cruzamento
A configuração é sempre a mesma: 3 menores de bicicleta, 1 armado (que aborda a vítima) e os outros 2 que dão cobertura
O malandro passa filmando e se vir o que está procurando ele para e assalta. Nem tente reagir

Para o GPS errar a rota, neste caso específico, não acredito que tenha sido por conta do modo selecionado (rápido/curto/etc)
Mesmo no modo "curto", o local não dá para seguir sentido Rodovia dos Imigrantes, porque não existe acesso à rodovia por ali
Meu pitaco no caso é que o problema foi no POI do navegador
POI's antigos ou incorretos podem ter indicado o local como Prefeitura de São Vicente. O Google come essa bola, veja:

E o pior é que a Prefeitura de verdade não é em nenhum desses 3 lugares indicados
O lugar onde a matéria aponta como o da fatalidade tem sim uma Escola
A mulher pode ter parado para perguntar se ali era a Prefeitura e ...

Mais uma para tomar cuidado: POI's

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!

Mais um caso de quem confiou cegamente no GPS.... 26 Jun 2013 13:04 #196372

Falaew galera,
Só para constar, a comunidade da vila aliança e parque união que apareceu ontem em confronto com o BOPE na Av Brasil já consta no arquivo que mandei. Não precisa atualizar.

www.gpspoint.com.br/...as-do-rio-de-janeiro

Att,

marcoslesteves
  • marcoslesteves
  • Intermediário
  • marcoslesteves's Avatar
  • Postagens: 69
  • Agradecimentos: 42
  • Registro em: 31/10/2011
    Ult. Visita: 25/11/2016
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.654 seconds