Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Programa "Ana Maria Braga" faz matéria sobre GPS's

Programa "Ana Maria Braga" faz matéria sobre GPS's 27 Fev 2013 16:46 #187535

Minha esposa - que acha GPS é bobagem - disse que no programa de Ana Maria Braga fez uma experiencia de um turista usar um carro com 4 GPS's no GPS para ir a um determinado destino no Rio de Janeiro.
No Rio, o GPS funciona confuso assim?

tvg.globo.com/progra...-diferentes/2425602/
tvg.globo.com/progra...seu-destino/2425612/
  • albarreto
  • Usuário Gold
  • albarreto's Avatar
  • Postagens: 152
  • Agradecimentos: 66
  • Registro em: 20/09/2011
    Ult. Visita: 05/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Programa "Ana Maria Braga" faz matéria sobre GPS's 27 Fev 2013 17:11 #187538

Albarreto

Eu sou do Rio de Janeiro, tenho vários aparelhos de gps e digo que se pode andar nessa cidade usando um aparelho desses.
Da mesma forma que ninguém vai a 4 médicos ao mesmo tempo qdo sente algum sintoma, ou nenhum time de futebol contrata 4 técnicos, o uso de UM gps de cada vez é o recomendável.
Qdo planeja uma rota, cada navegador tem seu próprio algorítmo (método) para fazer isso. E cada navegador tem seu próprio mapa também.
Mapas não são perfeitos. Navegadores também não.
Ao planejar rotas, pode haver diferenças.
Mesmo se usarmos 4 navegadores iguais, com os mapas também iguais, as rotas podem ser diferentes.
Como existem opções de rota curta, rápida, econômica, etc, se os 4 navegadores não estiverem configurados para fazer um só tipo de rota, a coisa já vai ficar ruim.
No teste (totalmente sem fundamento) feito no programa da Ana Maria, a sorte foi que para ir da rodoviária até a Barra da Tijuca o caminho é quase 'unânime', é saír da rodoviária, pegar uma rua (ali onde houve conflito na orientação da voz guia), seguir pela esquerda e entrar na Linha Vermelha. Roda-se na Linha Vermelha (que tem vários nomes, um para cada trecho da via) e chega-se à Linha Amarela (*eu não entendi o porquê da Ana citar a Avenida Brasil...deve ser saudade da novela de mesmo nome) e essa Linha Amarela desemboca na Airton Senna, chegando até o destino pretendido pela viajante paranaense.

Se a rota fosse outra, para a zona sul, por exemplo, a coisa ia ficar feia, pois existem dezenas de opções.

Então, tentando responder a pergunta, dá sim para confiar num gps, mas não se deve usar mais que um, ou, se usar, eleger um só para seguir. Mesmo assim o motorista pode ficar confuso com duas vozes falando ao mesmo tempo, ele pode ficar na dúvida de qual gps mandou fazer o quê.

Falando agora do iGo e toda sua família, existe possibilidade de a voz dizer uma coisa diferente do que a tela do gps está mostrando. A voz também não é perfeita. Entre a voz e as instruções da tela, a segunda é mais confiável.

Qto ao caso citado pela Ana Maria, de uma pessoa que foi parar em Niterói, essa pessoa deve ser muito desligada, pois Niterói é outra cidade, e qdo se busca por pontos de interesse, por exemplo, aparecem várias opções, e junto dela vem informado o bairro, a cidade, etc.
Aqui onde eu moro, na lha do Governador, se eu procurar um ponto de interesse, por exemplo, aparece uma lista, por distância do ponto onde eu estou e na lista podem aparecer pontos de Niterói ou outra cidade do grande rio. O IGo considera a distância em linha reta, passando pelo mar, por exemplo... Cabe a mim olhar direito onde fica o ponto para onde quero ir, e não mandar brasa e depois dizer que o gps foi o culpado. :p

Quanto ao fato do gps perder o contato com os satélites dentro de um túnel, isso não prejudica em nada a navegação, pois quando se entra num túnel invariavelmente vai-se sair do outro lado. Se o túnel tiver uma bifurcação interna, aí sim pode dar problema do motorista pegar o braço errado.

Editado: * fiz vários testes aqui e cheguei à conclusão de que a Ana Maria Braga não tem culpa sobre a Avenida Brasil. Com o mapa Navteq, o iGo Primo insiste em pegar sempre a Avenida Brasil, ao invés de pegar a Linha Vermelha, caminho mais fácil. Já com o mapa TomTom o iGo planeja a rota pegando a Linha Vermelha.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 10/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 28 Fev 2013 07:54 por luizcarlosrio.

Re: Programa "Ana Maria Braga" faz matéria sobre GPS's 27 Fev 2013 17:27 #187541

O estranho foi ver a Ana maria Braga chamar as conhecidas câmeras GoPro de "procam". Ela é do ramo, não devia pagar um mico desses, KKK

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Re: Programa "Ana Maria Braga" faz matéria sobre GPS's 27 Fev 2013 19:29 #187548

Eu nunca tinha ouvido falar em gopro, e depois de ler o comentário do Bruno, fui ver de que se tratava.
Deparei com um vídeo muito bom...me deu invejinha do cara da bicicleta...e das moças do mergulho com a baleia.
Não se esqueçam de mudar a resolução do vídeo para a mais alta que seu pc ou sua internet suportar. 720 já fica muito bom.
E veja em tela cheia. :p

Desculpem pelo 'off topic', mas não resisti.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 27 Fev 2013 19:35 por luizcarlosrio.

Re: Programa "Ana Maria Braga" faz matéria sobre GPS's 27 Fev 2013 19:32 #187549

Albarreto,

Realmente, é como diz o luizcarlosrio: dá para se confiar no GPS. Concordo quando o colega afirma: "Mesmo se usarmos 4 navegadores iguais, com os mapas também iguais, as rotas podem ser diferentes.
Como existem opções de rota curta, rápida, econômica, etc, se os 4 navegadores não estiverem configurados para fazer um só tipo de rota, a coisa já vai ficar ruim.". Além dessas observações, seria interessante também que os GPS's fossem de um mesmo fabricante, semelhantes, já que coisas semelhantes são possíveis, iguais não.

No caso, partiram da premissa errada, ou seja, se um GPS leva alguém a algum lugar, conclui-se, portanto, que quatro GPS's levam melhor ainda. Constatou-se por "n" motivos que isso não se deu.

Traçando um paralelo, seria o mesmo que alguém satisfeito com a quantidade de sal na comida chegar a conclusão, olha, já está bom de sal com a quantidade posta, então, vou colocar um pouco mais e vai ficar melhor ainda. Ou ainda imaginar o seguinte: se alguém canta e tem boa voz, fatalmente, chegará a fazer sucesso. Será?

Veja:

Igualdade mesmo, só na matemática, onde dois mais 2 são iguais a quatro.

NNunes.
  • NNunes
  • Moderador
  • NNunes's Avatar
  • Postagens: 1840
  • Agradecimentos: 725
  • Registro em: 15/09/2011
    Ult. Visita: 11/12/2016
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.399 seconds