Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Mistério do Radar Invisível!

Mistério do Radar Invisível! 18 Set 2012 21:59 #172776

Senhores, boa noite!
Uso GPS a mais de 5 anos e vou narrar um fato inusitado. Tem uma coordenada (S 22.45576, O 47.39896) Na Rodovia Anhanguera próximo ao Graal entre Araras e Cordeirópolis, na pista Sul (sentido São Paulo) onde tinha um radas sob uma daquelas placas sobre a pista que foi substituído por um modemo novinho em folha de poste, no canteiro central, portanto fixo.
No meu GPS (iGO My Way 8.3.5) num aparelho Ching Ling "Titan" 4306 eu fiz até macumba pra colocar adicionar este radar. Adicionava o ícone, velocidade, sentido, o arquivo ficava com a coordenada arquivada, etc, mas não acusa na aproximação nem se colocar para acusar em todos os sentidos.

Amanhã vou passar com o iGO Amigo instalado no mesmo GPS depois de algumas consultas no site e instalação de um menu que me permite alterar o navegador, pra ver se ele, por ser AMIGO, me avisa na aproximação.... :kkkk

Agora comprei um novo Ching Ling com tecnologia semelhante ao outro que tive de trocar devido à porblemas, acontece a mesma coisa. cadastro o radar, como sempre fiz, e faço inclusive com outros alertas, mas este ponto não acusa na aproximação...será força do além....hehehe

Algém passa ou passou por caso semelhante? É muito curioso isso!!!
  • MAUBACH
  • Iniciante
  • MAUBACH's Avatar
  • Postagens: 5
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 28/06/2012
    Ult. Visita: 26/12/2015
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Mistério do Radar Invisível! 18 Set 2012 22:24 #172783

Há quanto tempo esse radar foi instalado?

Há quanto tempo não atualiza sua base de radares?

Dei uma olhada no MapaRadar e parece-me que já existe tal radar cadastrado (e há muito tempo!!!!!!!). Seria esse da imagem abaixo?

• plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M.

Re: Mistério do Radar Invisível! 18 Set 2012 23:10 #172796

Foi reposicionado na via, confere agora pra ver se alerta...
  • anor
  • Usuário Platinum
  • anor's Avatar
  • Postagens: 534
  • Agradecimentos: 188
  • Registro em: 28/05/2010
    Ult. Visita: 09/12/2016

Re: Mistério do Radar Invisível! 19 Set 2012 00:18 #172805

Existe um radar de avanço de semáforo aqui perto de casa, onde eu já levei uma multa de quase 200 reais, e depois que comprei o primeiro gps vi que o aparelho não me avisava do danado.
Alguns anos (e 5 gps) depois o problema continua.
O radar está na via, eu vejo o mesmo no mapa, mas não tem aviso. Já apaguei o radar do maparadar e coloquei manualmente, no lugar certinho, e continua não avisando.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2017
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 10/12/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

Re: Mistério do Radar Invisível! 19 Set 2012 09:00 #172810

Bom dia amigos do GPSpoint

apenas para contribuir com o tópico, pois eu também tenho este tipo de problema nas coordenadas abaixo, aparece o radar 60/km no site Maparadar mas não aparece em meu GSP e olha que eu atualizo semanalmente.

Pais: Brasil
Estado: SP
Velocidade: 60 km\h
Coordenadas: (-23.541114, -46.578139) - Radial Leste
Direção: 248 - Sentido: Único

abraços a todos

Victor
  • victorbodini
  • Usuário Platinum
  • victorbodini's Avatar
  • Postagens: 276
  • Agradecimentos: 99
  • Registro em: 21/02/2011

Re: Mistério do Radar Invisível! 19 Set 2012 20:36 #172899

victorbodini...
Se vc atualiza semanalmente,os outros radares dão certo...Neste caso espcifico há um pequeno desalinhamento de mapa pelo
GE, tenta trocar de mapa o teu GPS e ve se os radares MOVEIS teus estão habilitados pra mostrar....
  • anor
  • Usuário Platinum
  • anor's Avatar
  • Postagens: 534
  • Agradecimentos: 188
  • Registro em: 28/05/2010

Re: Mistério do Radar Invisível! 19 Set 2012 20:42 #172900

Victor

Conheço bem ali e acredito que o radar fixo tenha sido retirado. Chequei as imagens do Street View e nem sinal do radar.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3372
  • Agradecimentos: 1247
  • Registro em: 20/10/2011
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.

Mistério do Radar Invisível! 28 Abr 2013 10:24 #192257

Tenho o mesmo problema nessa coordenada (S 22.45576, O 47.39896). Já configurei, mudei mapa e testei com o igo Amigo também.

Não fala mesmo. O ícone aparece na tela, mas nada de voz.

É muito raro, mas acontece em alguns outros locais também, por exemplo: (-23.608238, -46.579568) / São Caetano do Sul.
Nesse local, fiz um teste com o famoso mapa Teleatlas 9.1 / igo 8.3.5.193799 e o mesmo funciona, sem qualquer outro tipo de mudança no navegador.
Ao voltar para o mapa Navteq 2012.Q2, deixa de funcionar.

Abraços a todos.
  • vital 1607
  • Iniciante
  • vital 1607's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 16/10/2010
    Ult. Visita: 09/08/2014

Mistério do Radar Invisível! 28 Abr 2013 14:07 #192274

boa tarde pessoal......tive alguns problemas em relação ao que vçs relatão....aqui em guarulhos....tem uma via especifica....que tem o radar, aparece no mapa, mais não recebo o aviso, mais percebi nesse caso que apos esse uns 200 metros tem uma lombada a qual recebo o aviso....nesse caso acho que o gps acaba dando prioridade a avisar a lombada (penso eu)....ja em outras ocasiões que ocorrem ja percebi que o ponto que mostra a posição real do gps esta fora da via, talvez nesses casos especificos de falta de precisão ou o mapa estar desalinhado talvez o programa não reconheçe o radar por estar fora do angulo de captura que nos Igo é na instrução "apeedcam_maxdistance_from_road" ou a "speedcam_max_angle", ou "speedcam_max_lookahead" ou ainda na "speedcam_snap_distance , pode ser alguma dessas instruções (ou todas heheheh)....que podem provocar o não reconhecimento do radar....bom deixo aqui para os expert aqui do forum, sim falo isso em relação ao igo que tem esses comandos no .txt, ja relativo ao igo amigo ou igo primo não sei se tem esses comandos...e se tem como são chamados ou configurados no .txt ou em outra parte....bom espero ter aberto uma ideia boa que venha tentar esclarecer esses radares que tem....mais são fantasmas......kkkkkkkk...bom abraços a todos.
  • websterccp
  • Intermediário
  • websterccp's Avatar
  • Postagens: 82
  • Agradecimentos: 48
  • Registro em: 21/12/2011
    Ult. Visita: 08/12/2016

Mistério do Radar Invisível! 29 Abr 2013 08:11 #192319

Bom dia pessoal,

Creio que o websterccp acertou na mosca.

Tenho impressão que os radares do maparadar são alinhados pelo Google Earth, o que às vezes resulta em pequenos erros de posicionamento que, dependendo das configurações citadas no sys.txt, podem acabar inibindo o alerta, muito embora o radar apareça no mapa. Há pouco mais de um ano, tive esse problema antes num radar específico, e resolvi justamente aumentando um pouco o speedcam_maxdistance_from_road na seção [warning] do sys.txt.

Na época comentei com o pessoal do MapaRadar sobre o erro de posicionamento desse radar específico, e me foi respondido que o erro era do meu mapa em uso, não do radar. Porém, todos os mapas testados à época apresentavam o mesmo erro. Resta saber se a proximidade é obtida comparando a posição informada do radar com a real posição do carro ou com sua posição "colada" às vias. Se for esta última, erros do mapa podem de fato influenciar no cálculo de proximidade. De qualquer forma, o acerto no speedcam_maxdistance_from_road resolveu o problema no meu caso.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Mistério do Radar Invisível! 29 Abr 2013 09:59 #192326

Bruno

Salvo qualquer mudança, os radares do MapaRadar são alinhados pelos serviços de mapas da Google (Earth, Maps).
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.

Mistério do Radar Invisível! 29 Abr 2013 10:02 #192327

Já tomei duas multas por excesso de velocidade na Anhanguera km 234, pois o gps não me avisou do radar.
  • tttmio
  • Usuário Platinum
  • tttmio's Avatar
  • Postagens: 355
  • Agradecimentos: 130
  • Registro em: 28/07/2011

Mistério do Radar Invisível! 29 Abr 2013 12:22 #192335

obrigado pessoal pelo apoio, espero estar no caminho certo.....pelo que eu escrevi e pelas respostas da pra se resolver esses casos pelo .txt no igo, mais a questão é aonde e quais são os comandos que precisamos alterar no caso dos igos primos tipo 2.0....2.0PE ou 2.4......sim....uma outra questão que eu gostaria tambem de ter nesses ultimos navegadores e ja peguntei em outros posts...é a opção de se ter de alguma forma a navegação tipo off road (o carro ficar na posição real do gps). pela questão que ando em alguns lugares tipo sitios trilhas etc....para quem sabe assim tambem resolver o problemas citados tambem bom abraços a todos....fico no aguardo dos experts darem sua opinião e orientações.....
  • websterccp
  • Intermediário
  • websterccp's Avatar

Mistério do Radar Invisível! 29 Abr 2013 23:57 #192388

O Marcio do MapaRadar acaba de dar uma importante contribuição:

Amigos,
se me permitem tentarei dar um contibuição ao debate para que esses excelentes pontos de alerta colhidos e fornecidos pelo Helio se aproximem mais ainda da excelência.

Como a maioria deve saber o algoritmo do iGO tem como referência a via desenhada no mapa e não o real traçado dessa via.

Uma via é desenhada em um mapa por meio de segmentos de reta e quando da existência de uma curva cada desenvolvedor de mapa emprega um tipo de união desses segmentos de forma a representar a curva. Uns são tão econômicos que acabam fazendo a curva meio quadrada, não bem definida. Já vi curva de 180 graus desenhada em mapa como um U com somente 3 segmentos de reta.

Compreendido isso vamos ao ponto de alerta.

Um ponto de alerta é um ponto de coordenadas conhecidas que é identificado pelo iGO tendo como relação o posicionamento com a via nele desenhada no mapa empregado. Para complicar o raciocínio, do segmento de reta empregado e mais próximo ao ponto.

Para que aquele ponto seja reconhecido se faz necessário que o mesmo esteja dentro de 3 parâmetros configuráveis pelo utilizador no arquivo sys.txt e dentre os 3 existem dois importantíssimos que vem a ser o max_angle e o maxdistance_from_road.

Se o ponto de alerta, em referência ao segmento de reta mais proximo no desenho da via desenhada no mapa, não estiver dentro das tolerâncias desses dois parâmetros ele não vai ativar o alerta.

Sem dúvida a qualidade do iGO de reconhecimento de direção de ponto de alerta é excelente, entretanto teremos que ter cuidado na sua aplicação porque a direção da via nem sempre é aquela que extraimos nos mapas google e tampouco no próprio GPS (SPUD). No spud extrairemos uma direção vinculada ao segmento de reta onde estamos no momento da extração enxertado com os erros de posicionamento naturais a um gps de não precisão como os nossos.

O que anula esses erros de direção? Dirtype = 0

O ponto configurado com dirtype=0 diz ao iGO que desconsidere sua direção, se existir. Isso faz com que aquele ponto ative o alerta para todas as direções.

Mas aí perdemos a excelência do iGO de reconhecer direção? Sim e não.

Um ponto de alerta só deve ser configurado com dirtype = 0 quando não existirem vias próximas onde existirá um falso alerta dele.

Na existência de uma rodovia, onde o ponto de alerta deve ativar o alerta para ambos os sentidos (dirtype=2) e não existindo cruzamentos ou entroncamentos próximos ao ponto, é recomendável que se aplique o Dirtype-0 naquele ponto.

Existindo cruzamento ou entroncamento próximo se aplica o dirtype=2 empregando-se então a facilidade do iGO de reconhecer direção.

Se entenderam o citado poderão deduzir que a ativação do alerta de um ponto depende do mapa empregado no GPS.

Não existem mapas iguais. Para iGO conheço o TT/TA e o Navteq.

A aplicação do DirType=0 cancela a restrição contida no parametro max_angle ficando tão somente a do maxdistance_from_road.

Cancelando o max_angle reduz os erros provenientes do valor do direction e também dos ângulos empregados no segmento do desenho do mapa mais perto ao ponto.

Espero ter contribuido.
[]s
Marcio

Post original: www.gpspoint.com.br/...ui?start=1800#192387
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
Última Edição: 30 Abr 2013 00:05 por Fábio M..

Mistério do Radar Invisível! 30 Abr 2013 11:41 #192419

Rapaz.....ai sim......por isso que eu digo que os experts do forum sempre são bem vindos....conseguiu expressar coisas que eu presumia mais com toda clareza e dominio das palavras pra conseguir explicar de forma simples....a unica coisa que gostaria de saber (acho que outros tambem tiverão a duvida) é que quando diz "igo" incluem a familia inteira (Amigo e Primo), se sim aonde deveremos configurar e ou incluir esses comandos que no igo sabemos aonde fica no txt, mais nas minha fuçadas não consegui encontrar no primo, bom abraços....e o novamente obrigadão pelo seu esclarecimento, abraços.
  • websterccp
  • Intermediário
  • websterccp's Avatar

Mistério do Radar Invisível! 30 Abr 2013 12:29 #192423

Só um pequeno adendo:

Família iGO - iGO My Way (8.3), iGO Amigo (8.4) e iGO Primo.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar

Mistério do Radar Invisível! 30 Abr 2013 13:22 #192426

Complementando o post do Fábio M., as instruções mencionadas ficam debaixo de [warning] no seu sys.txt. O Primo é um pouco melindroso nessa parte, pois ele individualiza as instruções por cada TYPE de radar/alerta. Procure aqui no Forum que existem inúmeros exemplos de sys.txt do Primo devidamente configurados.
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

Mistério do Radar Invisível! 30 Abr 2013 19:29 #192444

Eu tb tenho um caso desses aqui em São José dos Campos/SP, um determinado radar sempre foi mostrado e avisado, depois de uma certa atualização de navegador e mapa ele continuava sendo mostrado mas não era avisado!
Passei a usar o 8.3.5 com os últimos NAVTEQ 2012 Q2 FIX e voltou ao normal.
Agora estou com um Primo em testes com o mesmo NAVTEQ 2012 Q2 FIX e o maldito de novo está lá mas não é falado!
Detalhe, nessa avenida tem dois radares no canteiro central, separados por 2 metros um do outro, um olhando para cada lado da pista, mas é só um deles que tem esse problema, o que está no sentido SUL (180º). As coordenadas são essas.
X,Y,TYPE,SPEED,DirType,Direction
-45.900860,-23.215574,1,80,1,2
-45.901020,-23.215571,1,80,1,180
Já experimentei incluir manualmente, com sentido, sem sentido, no canteiro central à esquerda e na guia à direita, mas ele é simplesmente ignorado para falar!
Um certo dia fiquei dando retorno de viaduto a viaduto, indo e voltando,para fazer esses testes e não consegui resolver, e então desisiti!
Com radar fantasma eu não lido bem!
Quem sabe um dia ele volta.
:-(
  • helder1965
  • Usuário Prata
  • Legender, half-nerd, half-geek, full-engineer!
  • helder1965's Avatar
  • Postagens: 112
  • Agradecimentos: 14
  • Registro em: 05/11/2010
    Ult. Visita: 26/03/2015
===========
@helder1965
Última Edição: 05 Mai 2013 09:10 por helder1965.

Mistério do Radar Invisível! 09 Mai 2013 08:17 #192948

Pessoal, consegui enfim resolver o meu problema de radar fantasma, no meu Primo as configurações finais no SYS.TXT ficaram assim:

[warning]
speedcam_max_angle=40
speedcam_max_lookahead=600
speedcam_maxdistance_from_road=45

PS: Se ainda persisitr em algum caso, experimente na última linha mudar para 50, embora 45 pareça ser suficiente!
:bye
  • helder1965
  • Usuário Prata
  • helder1965's Avatar
===========
@helder1965

Mistério do Radar Invisível! 09 Mai 2013 09:19 #192951

helder1965

Tem que tomar cuidado com essa linha que vc mexeu. Ela regula a distância máxima da rua que o radar pode estar posicionado para ser considerado pelo navegador. Suponha que vc esteja na marginal pinheiros, via principal, e existe um radar colocado na via local, ou seja a 20m da sua localização. Apesar de estar em outra via, esse radar será avisado pra você.
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

Mistério do Radar Invisível! 09 Mai 2013 13:43 #192959

Estou ciente, plot. Só estou partilhando a minha solução.
Esse valor não foi arbitrado!
O default no meu PRIMO era 40. Comecei com 50 e vi que resolveu, então reduzi paulatinamente até 45 que foi quando o sinal fantasma ainda era acusado!
Com 44 ele não é avisado!
Ou resolve com 45 ou com menos que isso continua o sinal fantasma!

Em tempo, as outras duas linhas acima desta são valores default do meu PRIMO, nem precisei mexer nelas, só coloquei no texto para deixar a "santíssima trindade" completa!!
  • helder1965
  • Usuário Prata
  • helder1965's Avatar
===========
@helder1965
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.343 seconds