Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Como Fazer Perguntas Inteligentes

Como Fazer Perguntas Inteligentes 02 Ago 2012 23:54 #165208

Como Fazer Perguntas Inteligentes

.
1-Introdução:

No mundo dos hackers (Tecnicos), o tipo de resposta que você obtém as suas perguntas técnicas depende muito mais de como você faz a pergunta do que da dificuldade em preparar a resposta. Este guia ensinará a você como fazer perguntas do jeito mais indicado para conseguir uma resposta satisfatória.
.
Agora que o uso do open source está bastante difundido, é mais comum você encontrar respostas de outros usuários, mais experientes, do que dos hackers. Isto é uma Coisa Boa: usuários tendem a ser um pouco mais tolerantes com os tipos de problemas que os novatos enfrentam. E ainda, tratar estes usuários como hackers, da maneira como recomendamos aqui é, geralmente, a maneira mais efetiva de conseguir respostas úteis deles também.
.
A primeira coisa que você deve saber é que hackers realmente gostam de problemas difíceis e questões boas e intrigantes sobre estes problemas. Senão, nós não estaríamos aqui. Se você nos der uma questão interessante para mastigar nós ficaremos gratos à você; boas perguntas são um estímulo e um presente. Boas perguntas nos ajudam a desenvolver nosso entendimento, e freqüentemente revela problemas que não conhecíamos ou sobre os quais nunca pensamos. Entre hackers, “boa pergunta” é um forte e sincero elogio.

2-Antes de perguntar:

Antes de fazer uma pergunta por email, em um newsgroup ou em um fórum na web, faça o seguinte:
.
Tente achar uma resposta pesquisando na Web.
.
Tente achar uma resposta lendo o manual.
.
Tente achar uma resposta lendo o FAQ.
.
Tente achar uma resposta por tentativa e erro.
Tente achar uma resposta perguntando a um amigo experiente.

3-Quando você perguntar

Escolha cuidadosamente seu fórum
.
Seja cuidadoso ao escolher onde você vai enviar sua pergunta. Você será ignorado ou tachado de idiota se você:
.
enviar sua pergunta em um fórum que não trata do assunto
.
enviar uma questão muito básica em um fórum onde são esperadas questões tecnicamente mais avançadas, ou vice-versa.
.
enviar a mesma pergunta para diversos fóruns ou newsgroups.
.
enviar um email pessoal para alguém que não seja seu conhecido nem responsável direto por resolver seu problema.
.
Hackers detonam questões que estão inapropriadamente direcionadas para evitarem que seus canais de comunicação de se tornem irrelevantes. Você não quer que isso aconteça contigo.
.
O primeiro passo é, portanto, escolher o fórum certo. Novamente, Google e outros mecanismos de pesquisa são seus amigos. Use-os para encontrar os sites dos projetos que estejam mais intimamente relacionados aos softwares ou hardwares que estão lhe causando problemas. Normalmente eles possuem links para um FAQ (Resportas à Perguntas Freqüentes), para listas de discussão e seus respectivos históricos.
.
4-Torne a resposta mais fácil
.
Terminar sua pergunta com “Favor enviar resposta para...” tornará mais difícil conseguir uma resposta. Se você não quer se incomodar em tirar alguns segundos para configurar o “Reply-to” no seu programa de email, nós não vamos nos incomodar em tirar alguns segundos para sequer pensar no seu problema. Se seu programa não permite isso, use um programa melhor.

Se seu sistema operacional não lhe permite usar nenhum outro programa, use um sistema operacional melhor.

Escreva de modo claro, gramatical e sintaticamente correto

5-Seja claro.
.
Descreva os sintomas do seu problema ou bug cuidadosamente e de forma clara.
.
Descreva o ambiente em que isto ocorre (máquina, OS, aplicação etc.). Forneça a distribuição usada e o respectivo release (por exemplo: “Fedora Core 4”, “Slackware 9.1” etc.).
.
Descreva a pesquisa que você fez para tentar entender o problema antes de fazer sua pergunta.
.
Descreva os passos que você deu para diagnosticar e tentar resolver o problema antes de fazer sua pergunta.
.
Descreva qualquer mudança recente no seu sistema possa ser relevante para o problema.
.
Faça o máximo possível para antecipar as perguntas que um hacker lhe faria, e tente respondê-las antecipadamente no seu pedido de ajuda.
.
6-E-mail particular não...
.
Hackers acreditam que a solução de um problema deve ser um processo público e transparente onde desde a primeira tentativa até a resposta final possa ser corrigida caso alguém com mais conhecimento descubra que ela está incompleta ou incorreta. Além disso, eles são recompensados em parte por serem reconhecidos como competentes por seus semelhantes.
.
Quando você pede para responderem de forma particular, você está quebrando tanto o processo quando a recompensa. Não faça isso.

7-Dever de casa não, né?
.
Hackers são bons em descobrir perguntas feitas nos deveres de casa; muitos de nós fizemos os nossos próprios deveres. Estas questões existem para que você faça o trabalho, para que você aprenda com a sua experiência. Tudo bem pedir dicas, mas não a resposta completa.

8-Urgente? É mais caro
.
Isso é problema seu, não nosso. Alegar urgência é normalmente contra-producente: muitos hackers simplesmente apagarão a mensagem por causa do egoísmo na tentativa de atrair atenção especial e imediata.
.
Existe uma “semi-exceção”. Se você estiver com problemas em alguma lugar de alto-nível, onde um hacker se interessaria em ajudar; neste caso, se você estiver com o prazo sob pressão, e se você disser isso educadamente, o pessoal talvez se interesse o suficiente para acelerar a ajuda.

10-Cortesia sempre...
.
Seja cortês. Use “Por favor” e “Obrigado pela atenção”. Deixe claro que você ficou grato pelo tempo que as pessoas gastaram te ajudando gratuitamente.
.
Para ser honesto, isso não é tão importante quanto a correção gramatical, clareza, ser preciso e dar boas descrições, evitar arquivos proprietários etc. (tampouco substituto); Hackers em geral preferem uma descrição rude mas precisa do que uma mensagem educada e vaga. (Se isto confunde você, lembre-se de que damos valor a uma questão de acordo com o que ela nos ensina)

11-Encerre o tópico
.
Envie um resumo da solução a todos que ajudaram você; faça-os saber que a ajuda foi útil e agradeça-os novamente. Se o problema atraiu muito interesse na lista/fórum, envie esta mensagem diretamente para lá.
.
A melhor maneira é responder a própria mensagem, adicionando “RESOLVIDO”, “SOLUÇÃO” ou outra coisa igualmente óbvia no assunto da mensagem. Em listas muito dinâmicas, um participante que lê uma mensagem sobre “Problema X” e logo abaixo “Problema X – RESOLVIDO” pode pular esta questão (a não ser que ele julgue o problema X interessante) e usar seu tempo resolvendo outros problemas.
.
Sua mensagem não precisa ser longa; um simples “Era um problema no cabo de rede! Obrigado a todos!” é melhor do que nada.

>>Não dá pra resumir não...
Como resumir isto?

Exemplo de estúpida e inteligente:

Estúpida: Estou tendo problemas com minha placa-mãe. Alguém pode me ajudar?

O hacker Fulano de Tal normalmente exclama, ao ler uma mensagem assim, “Certo, quer tapinha nas costas e que troque a fraldinha também?”, e logo depois dá um soco na tecla delete.

Inteligente: Eu tentei X, Y e Z na placa-mãe S2464. Não funcionou, então tentei A, B e C. Note o curioso sintoma quanto tentei C. Obviamente o problema está na rebimboca da parafuseta, mas os resultados não são os que eu esperava. Quais são as causas mais comuns para isso acontecer em placas Athlon MP? Alguém tem alguma idéia de como posso resolver o problema?

Esta pessoa, por outro lado, parece ter se esforçado por uma resposta. Ele demonstrou uma lógica de quem está batalhando pela solução e não quer que alguém jogue a resposta no seu colo.

Na última pergunta, atente para a súbita mas importante diferença entre pedir “Me dê uma resposta” e “Por favor me ajude a descobrir que diagnósticos preciso rodar para encontrar uma luz”.

Na verdade, o formato desta última questão é baseada em um incidente real que aconteceu em agosto de 2001 na lista linux-kernel (lkml). Eu (Eric) estava fazendo a pergunta desta vez. Eu estava observando travamentos misteriosos em uma placa-mãe Tyan S2462. Os membros da lista me forneceram informações críticas que eu precisava para resolver o problema.

Fazendo a pergunta do jeito que eu fiz, eu dei as pessoas algo no que fuçar; Eu tornei o problema fácil e atrativo para que eles se envolvessem. Eu demonstrei respeito pela habilidade dos meus companheiros e os convidei a me consultarem como um participante do grupo. Também demonstrei respeito pelo tempo que gastariam comigo, dando informações sobre os becos escuros por onde andei antes de pedir ajuda.

Isto é básico também em nossa profissão: não ter 'preguiça' de ler e aprender.

:seta OBS.: não é crítica direta, é informação.

Boa Sorte e Aprendizado!
:oks

Copyright © Eric S. Raymond
  • Foxtrot
  • Usuário Platinum
  • Pesquise Sempre!
  • Foxtrot's Avatar
  • Postagens: 2054
  • Agradecimentos: 506
  • Registro em: 16/12/2011
    Ult. Visita: 26/03/2013
Antes de Criar Topicos, Por Favor Leia: migre.me/a9whV
Última Edição: 03 Ago 2012 20:10 por Foxtrot.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: GPSPoint, Pragelas, plot_aqa, Adailton Jr., sete7, Do_Mato, MarckPoa, Amoriello, PAROBEFRAN, RubensGielow...

Re: Como Fazer Perguntas Inteligentes 03 Ago 2012 00:17 #165209

Se todos fizessem isso... a vida na "rede" seria mais fácil e divertida!

Resolvi os problemas de meus GPS só lendo os tópicos que tinham assuntos relativos ao que eu precisava. Foi muito fácil, nem precisei perguntar nada. E ainda conseguir aprender coisas que nem eram o "Tópico " de minha pesquisa.
Espero algum dia poder ajudar os colegas por aqui!

Saber perguntar é o que determina a rapidez da resposta!(eu mesmo)

Abraços aos "Mestres"
  • MarckPoa
  • Iniciante
  • MarckPoa's Avatar
  • Postagens: 3
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 24/05/2011
    Ult. Visita: 21/08/2012
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Foxtrot

Re: Como Fazer Perguntas Inteligentes 03 Ago 2012 08:04 #165225

Bom dia Foxtrot,

Ótimo texto!
Todos deveriam lêr logo após se inteirar das regras do Fórum. Sem dúvida o fórum seria mais fluído, mais interessante e todos teríamos a vida facilitada. Seu post está "favoritado" aqui e certamente irei indicar sua leitura quando perceber a necessidade diante de questões já resolvidas ou postagens insistentes.

Bom fim de semana !

[ ]s
sete7
  • sete7
  • Usuário Platinum
  • sete7's Avatar
  • Postagens: 621
  • Agradecimentos: 439
  • Registro em: 02/01/2011
    Ult. Visita: 11/04/2016

Re: Como Fazer Perguntas Inteligentes 03 Ago 2012 08:45 #165229

Excelente texto! Consegui resolver vários problemas apenas pesquisando e lendo os tópicos já existentes mas infelizmente todos os dias vejo perguntas e dúvidas cretinas referentes a assuntos já postados e resolvidos aqui no Forum.

abraço
  • edijaba
  • Iniciante
  • edijaba's Avatar
  • Postagens: 9
  • Agradecimentos: 3
  • Registro em: 21/12/2011
    Ult. Visita: 28/08/2016

Re: Como Fazer Perguntas Inteligentes 28 Out 2012 17:51 #177769

Muito Bom o Texto,espero que todos leiam e entendam,pois tem gente que entra aqui e nem procura nada,e ja vai logo se descabelando e perguntando coisas absurdas,sendo que apenas pesquisando poderia resolver o problema.

Abraço galera
  • massariolles
  • Iniciante
  • massariolles's Avatar
  • Postagens: 3
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 24/10/2012
    Ult. Visita: 28/10/2012
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.386 seconds