Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: SiRFatlasV

SiRFatlasV 09 Mai 2012 17:05 #146678

Olá. Sou novato total, tenho lido as mensagens aqui nos últimos dias e pude ontem escolher e comprar meu primeiro GPS. Uma dúvida é sobre o SiRFatlasV.
Ele aparece com CPU de 500MHz no T501, 533MHz dual-core no Imagem, 600MHz no G757 etc. Na página oficial a CPU é o ARM11 de 500 ou 664MHz e não há menção que pude encontrar de compatibilidade com o MPCore. Não encontro nada online sobre dual-core, mpcore e SiRFatlasV que não esteja em páginas de fórum ou vendedor de GPS na China e no Brasil e parece-me suficientemente importante para ser informada na página da CSR. Como é isso, estamos confiando apenas na propaganda dos vendedores ou essas especificações podem ser verificadas pelo usuário do GPS ou alguém mais capacitado que se dispõe a fazer e publicar uma análise, como pessoal de fórum e revistas etc?

Outra coisa é a sensibilidade de recepção: -161dBm informada na página oficial. Isso no Imagem da Siga-Me seria a maior sensibilidade do mercado, é diferente dos outros aparelhos que também usam o Atlas V?

Li isto que me parece sensato e bem fundamentado, sobre a maior capacidade do Atlas V em relação ao IV proveniente do uso opcional de DDR2, CPU e Flash mais rápidos e, por último, gostaria de deixar postado, porque fala-se em SiRFatlasV, CPU de tantos MHz mas nada relevante sobre esses outros componentes importantes.
  • o770
  • Iniciante
  • o770's Avatar
  • Postagens: 7
  • Registro em: 02/05/2012
    Ult. Visita: 22/05/2012
Última Edição: 09 Mai 2012 19:06 por o770. Razão: Correção ortográfica
O tópico foi trancado.

Re: Todo SirfatlasV é Dual Core ? 17 Mai 2012 18:21 #148398

boa tarde meu amigo

o assunto é tecnicamente bem interessante - permita-me duas considerações

Há quatro famílias de processadores ARM11 entre single core e multicore
www.arm.com/products...ssic/arm11/index.php

O DSP é apenas uma extensão do Processador e, você tem razão, todos da família ARM11 tem esta extensão em comum
www.arm.com/products...ologies/dsp-simd.php

O que nem todos da família tem é um Co-Processador ou VFP (vector floating-point) processor
infocenter.arm.com/h....ddi0211k/index.html

Observe no link acima a nota que diz que alguns modelos tem apenas suporte e não o processador em si :

Clique aqui! [ Click to expand ]

Para não ficar na dúvida, rodei o resinfo no aparelho
IMG_0875.jpg

agora a segunda consideração

aqui entre nós : será que se o T501 fosse dual-core o fabricante iria dar uma bobeira dessas de informá-lo como single ?

;)
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
O tópico foi trancado.

Re: Todo SirfatlasV é Dual Core ? 17 Mai 2012 22:48 #148475

Sherlock, aqui entre nós para responder a sua última consideração.

Fabricante, fabricante mesmo são os chineses... Quem de nós sabe quem se põe entre os chineses fabricantes e as marcas vendidas no Brasil?
Devemos também considerar o escopo dessa discussão que encerra marcas presentes apenas no Brasil. TomTom, Mio, Garmin etc não divulgam pormenores técnicos do hardware.
Então de fato quem chama esse ou aquele GPS de single ou dual-core?
Se você vir a tabela na última página do manual do Siga-Me Imagem, que eu acho é copiada de algum documento técnico proveniente do verdadeiro fabricante do aparelho, a linha do Processador está assim escrita - ipsis litteris:
SIRF Atlas- V, dual-core. CPU: ARM11, 533MHz
  • o770
  • Iniciante
  • o770's Avatar
  • Postagens: 7
  • Registro em: 02/05/2012
    Ult. Visita: 22/05/2012
Última Edição: 17 Jun 2012 21:53 por Fábio M.. Razão: Correção do post
O tópico foi trancado.

Re: Todo SirfatlasV é Dual Core ? 19 Mai 2012 20:47 #148815

o770

Belas considerações, o assunto é realmente polêmico, já que é indefinido por não ter um parecer técnico e oficial do fabricante..

Por exemplo no screen do GPS Siga-me Imagem Sherlock, o processador informado é exatamente igual ao do T501 (ARM1136JF-S AT550) que pelo pouco que pude entender pelo site do fabricante é que não é dual-core, então como o processador poderia ser superior ao do T501?

www.gpspoint.com.br/...78-sirfatlasv#148398
  • alexnet
  • Usuário Platinum
  • Um entusiasta do Mundo GPS
  • alexnet's Avatar
  • Postagens: 230
  • Agradecimentos: 37
  • Registro em: 26/08/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016
Se nascessemos com um "GPS" para guiar nossa vida, certamente criaríamos caminhos que ainda não estão no mapa.

;) Apontador T501 | SiRF Atlas V 500MHz | 128MB SDRAM | 2GB Nand Flash + MicroSDHC 4gb Classe 10
Última Edição: 20 Mai 2012 03:16 por Fábio M.. Razão: Edição do Assunto
O tópico foi trancado.

Re: SiRFatlasV 21 Mai 2012 09:22 #149039

Bom dia,

Gostaria de prestar alguns esclarecimentos :

1) Atlas V
Os datasheets são protegidos por acordos de confidencialidade (NDA).. somente clientes e parceiros da SiRF/CSR tem acesso... irei reproduzir aqui somente uma parte para esclarecer a questão do Dual Core:

A5_1.jpg

Como podem ver, o Atlas V possui dual core (Core do DSP + Core do ARM 11) e não o Processador ARM11

Ainda no Atlas V, questionamos a CSR porque a velocidade aparece como 500MHz e não mais 533MHz (OverSpeed) e eles enviaram a seguinte carta :

CSR_Letter.JPG

Dizendo que desde Abril de 2011, existe somente um Atlas V em produção em massa, e ele é de 500MHz....

Além disso, tenho conhecimento que um grande cliente da SiRF/CSR já está testando a nova versão de 664MHz, porém segundo testes preliminares, não foi observado diferença significativa na performance.

Mas em vista disso, iremos atualizar nossa especificação técnica para mostrar o valor correto de 500MHz.

2) Sensibilidade
O Atlas V possui um front end do SiRF Star III (receptor de RF) com sensibilidade de -159dBm, habilitando-o portanto para ser conectado diretamente à uma antena patch.
Porém, nada impede que o fabricante queira colocar um amplificador externo entre a antena e o Atlas V para melhorar a sensilibidade... isso pode ser feito, desde que se observe duas regras:

a) A "figura de ruído" do amplificador - NF (noise figure) precisa ser menor do que a figura de ruído da entrada de RF do Atlas V, caso contrário, o amplificador irá aumentar sim o sinal, mais irá gerar tanto ruído próprio junto, que seria melhor não ter amplificador nenhum !
Por exemplo : a figura de ruído do SiRF Star III é cerca de 4 NF.... se colocarmos um LNA (low noise amplifier) amplificador de baixo ruído de 3NF e ganho de 3dB, já teremos um "real" aumento de sensibilidade para -161dBm (considerando perda de 1dB)
b) O aumento no ganho não pode ser maior do que o AGC (controle automático de ganho) da entrada do Atlas V pode suportar... pois ele diminui o ganho de entrada automaticamente em regiões onde o sinal é forte demais ou há muita interferência externa.

No que tange à parte do processador, não há muito que fazer... a SiRF fornece um Reference Design (projeto semi pronto) e não há necessidade de reiventar a roda... porém na parte de RF, como no projeto do LNA, a experiência de cada fabricante conta e muito.... pois em RF, a prática pode ser muito diferente da teoria.

Espero ter contribuído para dirimir todas as dúvidas.

Abraço a todos,

Jefferson Sousa
Suporte GPS Siga-me
  • jdesousa
  • Iniciante
  • jdesousa's Avatar
  • Postagens: 5
  • Agradecimentos: 4
  • Registro em: 15/11/2011
    Ult. Visita: 21/02/2013
Última Edição: 21 Mai 2012 09:31 por jdesousa.
O tópico foi trancado.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.309 seconds