Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

Assuntos Diversos
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS

Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 16 Abr 2012 00:45 #141009

Healthcare.jpg

Algum de vocês alguma vez já se perguntou quantos MB de RAM determinado Navegador consome do GPS ?

Instintivamente temos a tendência a achar que atualmente o maior consumidor de memória da categoria é o Primo. Para a maioria das pessoas que têm essa opinião o motivo mais provável está no fato de já terem se deparado com a tenebrosa janela de "Out of Memory". Pessoalmente, já fui agraciado com este presente de grego em um punhado de navegadores além do iGO 8.5 , mas admito : na maioria das vezes, fiz por merecer. O lado bom da história é que finalmente depois de muito tempo, resolvi bolar um roteiro para tentar descobrir qual o consumo de memória que cada Navegador de GPS consome ao ser executado em um aparelho

Preparativos
Baixei o máximo de navegadores possíveis dentre os disponíveis. No total foram nove, sendo que um não consegui rodar : Navigon. Também não consegui encontrar alguns (que portanto nem entraram na prova dos nove) como NDrive , MioMap, PolNav, Mireo, Navitel - como falamos pouco sobre eles aqui no Fórum, quero acreditar que pouca gente há de se sentir discriminado por não incluí-los no script. Se alguém fizer questão, me passe um link com instruções que programo uma segunda bateria

Resinfo.jpg

Oito navegadores e dois Menus
A ideia foi a seguinte, lançar mão de um programa chamado "ResInfo.exe" para medir a memória utilizada com o Navegador funcionando, carregado na memória. Sair do Navegador e medir a memória utilizada sem o mesmo estar carregado. A diferença entre uma leitura e outra é igual à memória ocupada pelo navegador enquanto estava carregado. Para agilizar o processo, utilizei o Menu do cahcunha e depois refiz algumas medidas com o Menu do BrunoBL

Passo a passo
- Execute o aplicativo Menu
- Selecione o Navegador
- Pressione o botão do Power do GPS (Midi) para minimiza-lo
- Selecione o ResInfo
- Anote a memória utilizada
- Saia do Navegador
- Anote a memória utilizada
- Repita o processo até obter três leituras

Reset o GPS para efetuar os testes com o próximo navegador
Ao longo das medidas, notei um fato interessante: a memória do GPS após o carregamento seguido do navegador tende a ir se deteriorando. Aconteceu isso com os iGO's. Eu explico: parece que toda vez que você sai do iGO, a memória disponível no sistema é menor. Engraçado que foi só com os iGO's (8.3 / 8.4 / 8.5) da primeira geração. Com o iGO Primo 2.0 isso não aconteceu. Passei um tempo avaliando a questão e o parâmetro que resolveu no Primo 1.2 foi adicionar a chave abaixo no sys.txt:

[debug]
no_file_cache=1

Minha interpretação foi que depois do carregamento do software, o WinCE não conseguia se livrar de alguma informação armazenada em cache temporário criado com o uso do Navegador. Numericamente falando a "degradação" em termos de memória disponível a cada uso foi em média de cerca de 2 MB / ciclo. Ou seja, após carregar o iGO 1.2 pela quinta vez, a memória disponível no sistema caia para uma valor cerca de 10 MB a menos que a memória disponível inicial, lida após o RESET do aparelho. Após a introdução do parâmetro, a memória passou a voltar inteira. Mesmo assim, mantive o hábito do RESET para testar o próximo navegador

Grafico.jpg

O imagem acima mostra graficamente o resultado dos trabalhos de medição
Os valores no topo de cada coluna estão expressos em MB e foram obtidos com cada um dos oito navegadores rodando num GPS Midi de 4,3" com WinCE 5.0 e 64 MB de Ram, instalados em um chip de memória de 8GB. iGO Primo refere-se ao Primo 1.2 do último pacote que disponibilizei no Fórum. GoCruise refere-se ao pacote para 5" do Primo 2.0 do Galonet. Amigo e iGO MyWay são os últimos releases do Capulleto e Plot. As leituras de memória foram feitas após o carregamento, com o Mapa na tela, após o GPS estar sincronizado

WinCE 6.0 e 128 MB
Testes com os iGO's acionados pelo Menu do Bruno no GPS Siga-me Imagem (hardware mais potente) indicaram consumo de memória semelhantes. Por este motivo, concluí por amostragem que não seria necessário estender o processo para todos os 8 Navegadores experimentados, pois que seriam obtidos os mesmos consumos de memória vistos no aparelho com 64 MB

Memória usada pelo Menu Original do GPS
Outro detalhe interessante que notei durante os testes foi a memória utilizada pelo Menu Original do fabricante. Vejam que a diferença entre a leitura do ResInfo com o Menu do Fabricante no Midi e a leitura sem o Menu do Fabricante no Siga-me (diretamente no WinCE) foi de 3,3 MB. É um valor pequeno se comparado à memória total do aparelho, mas se pensar que o Midi rodando o Primo 1.2 imediatamente após o RESET do aparelho fica com apenas 5,2 MB livres aí o valor passa a ser significativo. Dá até para pensar duas vezes antes de usar um Menu Personalizado num caso desses já que, apenas como curiosidade, o do BrunoBL que tem muito pouco código e é bastante enxuto, ainda assim ocupou 1,3 MB da memória do dispositivo

64MB.jpg

128_MB.jpg

Minha opinião sobre os testes
Mais uma vez, o objetivo deste tipo de teste é apurar as diferenças, desta vez entre os navegadores. Minha maior surpresa, sinceramente foi com relação ao Destinator e ao Sygic Fleet. Espero que os números ajudem os colegas a sentirem o impacto que a diferença na quantidade de memória entre um e outro aparelho podem ter sobre o desempenho de seus navegadores. Se conseguir fazer um teste semelhante com os navegadores que rodam no iPhone trarei aqui para o Fórum

A planilha com os números completos do teste está no link abaixo
Clique aqui! [ Click to expand ]

Sherlock
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Última Edição: 16 Abr 2012 08:04 por Sherlock.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: svieira, leopardo, plot_aqa, Adailton Jr., Appollo_01, makhiw, Sier, Fábio M., Xenon

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 16 Abr 2012 11:59 #141047

SK,

Aproveitando que vc ja esta com a mao na massa, acho que seria bastante enriquecedor (e ate mesmo elucidativo) se vc puder estender o estudo feito para algumas variantes de um dado pacote. Partindo de um dos pacotes que vc usou no teste, vc poderia fazer comparativos de uso de memoria como estes:

1. Qto consome a mais uma voz TTS comparada com uma voz padrao?
2. Idem para alguns schemes
3. Idem para uso do DEM
4. Idem para branding simples ou com icones dedicados para cada banco, posto, etc.
5. Idem para POIs

E por ai vai... ajudaria a criarmos pacotes realmente light
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS
Os seguintes usuários disseram Obrigado: glucas

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 28 Abr 2012 19:01 #144414

Super Plot !

Atendendo ao seu pedido, aprofundei um pouco mais os testes de Consumo de Memória dos Navegadores de GPS
Peguei o equipamento que havia usado anteriormente para testar o consumo por navegador e foquei na leitura específica das variações obtidas usando um único iGO, o último Primo 9.6.5 que postei recentemente - adicionado o máximo de conteúdo disponível. Ao final dos testes, concluí que podemos dividir os resultados em três importantes leituras:

1. - Consumo por demanda
Parte dos recursos do iGO não provoca alteração no consumo de memória do navegador a menos que seja efetivamente utilizado. Exemplos: relevo DEM, mapas Raster, Edifícios 3D, Marcos, etc. Neste grupo de recursos, a leitura do consumo de memória do navegador com o recurso desligado foi a mesma obtida tanto com o recurso ligado quanto com o conteúdo removido do cartão de memória. Nesta família, não consegui definir um patamar de consumo individual máximo por causa deste ser dinâmico (variar de acordo com a quantidade processada) sendo que o limite fatalmente implicaria em Out of Memory. Conclui que, por um lado, não faz sentido desligar de cara o recurso já que isto não aumenta a memória do navegador no lançamento; por outro lado, uma vez que se note que no momento em que seu uso intenso provoca o fechamento do navegador, a capacidade de desativa-lo é sim uma vantagem (pelo preço de se deixar de usar o recurso)
Esse grupo pode levar ao Out of Memory, mas não encontrei uma métrica capaz de estabelecer limites ao uso, ou seja, é assim: se der pau, desligue e pronto !

2. - Consumo proporcional ao conteúdo
Poucos recursos tiveram um pequeno impacto no consumo de memória do navegador. Exemplos: POI's, TTS's, Speedcam's, etc. Cada qual a seu modo, este grupo me pareceu um pouco complicado de avaliar, mas minha impressão final foi a seguinte:
- conteúdo indispensável (variação definida na escolha do conteúdo): POI's, speedcam, Mapas, etc, causam um acréscimo de consumo de memória que variam entre 0,5 e 1,0 MB cada se ativos (por exemplo, o mapa da Argentina na pasta \map\ não fez variar a memória consumida pelo navegador)
Como estes itens são imprescindíveis à navegação, falar em economia aqui seria um desatino
- conteúdo personalizável (variação pelo conteúdo + demanda): vozes TTS, ao substituir as vozes normais provocam imediatamente um aumento de consumo de memória de 0,5 a 1,0 MB apenas por estarem selecionadas, mais o consumo incorrido no uso do recurso, que da mesma forma que os recursos do Grupo 1, podem levar ao Out of Memory. Este foi o tipo mais complexo de todos porque o número de customizações possíveis é muito grande (o usuário pode customizar todo um sys.txt, modificar todos os parâmetros de leitura do TTS Pro e Oxalá nos proteja)
Como no caso da bebida alcoólica, estes são itens em que o "uso moderado" é meu ver uma boa prática, a menos que você tenha um fígado com 128 MB de RAM

3. - Consumo de memória por recurso não reconhecido
Acredite, este resultado valeu o experimento
Você acabou de baixar o pacote do galonet, descompactou no cartão SDMMC, carregou o navegador e achou que ficou "meio lento". Daí deu uma otimizada na memória, apagou o \histspeed\, apagou alguns POI's e no geral melhorou um pouco a velocidade do bicho. Acontece que, por algum motivo, o bicho parece fazer uma reserva de memória (cache ?) para aquele conteúdo que ele encontrou na primeira vez em que veio à luz e quando o conteúdo não está presente (por ter sido apagado) os números podem piorar ! Detectei isso durante os procedimentos quando para "retirar" algum conteúdo, ao invés de apagar eu apenas renomeei a pasta (ao fazer o carregamento do navegador, em diversos casos, o consumo de memória aumentou)
Não vou dizer que sempre que atualizar POI's / Mapas / outros você sempre deva limpar a pasta \save\ e vir configurando o navegador "do zero" tudo novamente. Mas vou dizer sim que, se algum dia numa mudança de conteúdo, um efeito colateral da mudança for a sensação de lentidão, neste dia, eliminar a pasta \save\ pode ser uma boa pedida, não para ganhar memória, mas para eliminar possíveis "caches" desnecessários que por ventura a estejam comprometendo

Resumindo
Pegue a imagem do meu primeiro post que mostra a memória livre do GPS de 64 MB e subtraia o valor do gráfico de consumo do Primo 1.2. O resultado são 5,2 MB de memória livre que tanto TTS quanto Relevo cuidam de devorar num instante. A escolha de conteúdos "enxutos" podem dar uma força na situação aumentando 2 ou 3 megas na memória não consumida, mas se não controlar a fome dos recursos "sob demanda", não só é certo que não vai conseguir se livrar do famigerado Out of Memory como de nada vai adiantar navegar com os parâmetros no mínimo. Bom senso e noção de onde estão os problemas, nessa hora, são fundamentais

Espero que curtam

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: svieira, Xenon

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 28 Abr 2012 23:33 #144471

Sherlock,

É, você sempre me surpreende com as sua análises bem ponderadas, parabéns !!. :oks
Justamente hoje eu estava acionando o ResInfo no Primo 2.0 através daquele recurso de executar programas externos, mas só fiz por curiosidade e nem cheguei a compará-lo com o navegador fechado. No entanto, naquele momento me veio uma ideia: se conseguíssemos associar o botão de captura de imagens para acionar o ResInfo ao invés do screenshot poderíamos ter uma medida bem próxima do real, caso o navegador estivesse em simulação (ou navegando) com rota, TTS, poi's, dem, etc. Você acha que isto seria tecnicamente viável ou tudo é só fruto de minha imaginação ?? :duv

Abrçs.
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar
  • Postagens: 769
  • Agradecimentos: 786
  • Registro em: 26/10/2011
    Ult. Visita: 07/11/2015
Última Edição: 30 Abr 2012 21:02 por Xenon.

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 30 Abr 2012 00:42 #144691

Xenon

Viável é , só não deve ser simples (associar com a função de captura de tela)
Talvez mais simples fosse tentar utilizar uma skin com recurso de acesso a programas externos (external programs) e usar um atalho para o Resinfo através desta funcionalidade

;)
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xenon

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 30 Abr 2012 19:42 #144843

Mestre Sherlock,
Grato pelos dados. Os gráficos de consumo de memoria confirmam o que sentimos na "vida real": O Primo 2.0 monoresolução com todos os seus recursos exclusivos da versão pode ser muito "light" e por isto roda tão bem mesmo em maquinas modestas!

Abçs
  • galonet
  • Galeria de Honra
  • galonet's Avatar
  • Postagens: 1213
  • Agradecimentos: 1952
  • Registro em: 19/11/2010
    Ult. Visita: 27/11/2016
:seta Mapas OSM/KGM para CityGuide, GeoNET, Garmin, Navikey e Navitel: Topico dedicado aqui!
:seta Use o Forum (Não as MPs) para dúvidas técnicas! Poste no tópico adequado, relacionado ao seu problema! Tentarei responder ASAP!
Última Edição: 30 Abr 2012 19:43 por galonet.

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 30 Abr 2012 20:29 #144857

por isso mesmo quando for comprar um gps se preocupar com a memoria ram e a velocidade
do processador , no minimo 128 de ram e 500 mhz de processamento .....................
claro que as vezes temos que se contetar com o que temos . kkkkkkkkkkkkk
valeu gente ................
.
  • 1415477
  • Intermediário
  • 1415477's Avatar
  • Postagens: 73
  • Agradecimentos: 12
  • Registro em: 17/03/2011
    Ult. Visita: 03/03/2013

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 30 Abr 2012 20:41 #144860

Xenon, é possivel associar o a função "programas externos" ao menu rápido...só acho que não dá para acionar o "menu rápido"..rsss...to tentando aqui...

Abraços
  • svieira
  • Usuário Gold
  • Compartilhe...ajude...aprenda
  • svieira's Avatar
  • Postagens: 192
  • Agradecimentos: 25
  • Registro em: 14/04/2010
    Ult. Visita: 10/11/2016
Apontador T501 - 550 Mhz- 128 Mb de ram
Aquarius Discovery Channel 4,3" - 600 Mhz - mod. MTC3653 - 128 Mb de ram
Cartão Kingston sdhc - classe 4 - 16 gb......:) - manutenção de computadores

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 30 Abr 2012 20:58 #144869

Consegui....

Adicionei o "programas externos" ao menu que fica do lado direito..substituí o ícone de "procurar"..no T501, com 128 mb de ram e rodando o P2PE, restaram 15,9 mb de memória durande a simulação de rota. Espero que seja útil para vcs. Abraços

PS.: O consumo de memória varia durante a simulação.
  • svieira
  • Usuário Gold
  • Compartilhe...ajude...aprenda
  • svieira's Avatar
  • Postagens: 192
  • Agradecimentos: 25
  • Registro em: 14/04/2010
    Ult. Visita: 10/11/2016
Apontador T501 - 550 Mhz- 128 Mb de ram
Aquarius Discovery Channel 4,3" - 600 Mhz - mod. MTC3653 - 128 Mb de ram
Cartão Kingston sdhc - classe 4 - 16 gb......:) - manutenção de computadores
Última Edição: 30 Abr 2012 21:01 por svieira.

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 18 Mai 2012 17:01 #148570

Pude constatar a informação do mestre Sherlock: um menu personalizado, por mais simples que seja, consome 1 Mb de memória. Desta forma, em um gps com 64Mb de RAM (do meu sobrinho) inseri o comando QuitOnExecute = yes após cada opção de escolha do navegador, o que faz com que o menu seja fechado e depois o navegador seja aberto. Ao encerrar o navegador ele volta ao menu do gps e não ao menu personalizado. Creio que seja um bom procedimento para quem usa menus personalizados em aparelhos com pouca memória.

Abrçs.
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 18 Mai 2012 21:30 #148623

Xenon e demais interessados,
Sobre otimização de recursos. Tenho usado um menu personalizado desde que comprei meu gps e executo o menu e os navegadores com scripts do mortscript onde o proprio script que roda o menu e os scripts que ativam os navegadores ao fazer isto tbem encerram o proprio menu e o re-iniciam ao fechar o navegador, automaticamente!

Ou seja, o navegador sempre está rodando sozinho, sem menu!

Alem disto configurei o primeiro script, o que carrega o proprio menu, para encerrar o menu nativo do gps e outros programas que rodam em segundo plano no gps, mas que são desneessários para a navegação!

Abçs
  • galonet
  • Galeria de Honra
  • galonet's Avatar
:seta Mapas OSM/KGM para CityGuide, GeoNET, Garmin, Navikey e Navitel: Topico dedicado aqui!
:seta Use o Forum (Não as MPs) para dúvidas técnicas! Poste no tópico adequado, relacionado ao seu problema! Tentarei responder ASAP!

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 23 Mai 2012 20:03 #149656

Galonet:

Muito interessante esta opção de encerrar o menu nativo do gps, porque reparei que ele consome bastante memória. Você teria estes scripts para disponibilizar para nós testarmos ?? Se não me engano os scripts são específicos para cada modelo de gps, de modo que acho que terei que pesquisar os nomes dos arquivos que disparam o menu, o transmissor FM, etc, estou certo ?
Se puderes upar para nós, agradecemos.

Abrçs.
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 23 Mai 2012 21:11 #149684

Plot:

Muito obrigado pelo link. Já vi que tem muita leitura e pesquisa a ser feita. Vamos à luta !!

Abrçs.
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 18 Jun 2012 20:35 #155630

Xenon,

Sim, o scrip é especifico para cada modelo de GPS uma vez que os sistemas variam e com eles os executaveis que rodam em segundo plano e que podem ser encerrados sem prejuizo de navegação. Sugiro usar um task manager para wince e, por metodo de tentativas, descobrir quais são os programas residentes que podem ser fechados! Geralmente os programas cujo path seja dentro da pasta Windows não devem ser fechados!

Aqui o exemplo do script que roda o meu menu personalizado:

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

e aqui o menu que roda o Primo2PE:

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Abç
  • galonet
  • Galeria de Honra
  • galonet's Avatar
Última Edição: 18 Jun 2012 20:40 por galonet.

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 18 Jun 2012 23:03 #155691

Galonet:

Muito obrigado pelas orientações. É que eu havia instalado o Amigo em um Apontador Slimway 3.5 e, como observou bem o Sherlock, a memória foi se degradando e após várias utilizações surgiu o temido erro de "out of memory" justamente quando o rapaz dirigia por uma região que ele não conhecia e ele deu muitas cabeçadas para voltar para casa. Instalei o P2PE para ver se resolve, mas mesmo assim achei interessante o assunto, mesmo para gps de 128Mb, pois me parece que quanto mais memória disponível melhor será o desempenho no processamento.

Abrçs.
  • Xenon
  • Colaborador
  • Xenon's Avatar

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 19 Jun 2012 09:18 #155733

Excelente análise, Sherlock!

É muito interessante ter um ranking de navegadores por consumo de memória basado em medições reais. Até aqui tínhamos ideia, mais ou menos no "sentimento", do consumo de cada navegador, mas seu belo experimento não só deu nomes aos bois, como mostrou algumas surpresas, como o posicionamento do Destinator em relação aos demais.

Com relação aos menus personalizados: com raras exceções (aqueles baseados no WolfNCU, por exemplo), a maioria esmagadora dos menus disponíveis aqui no fórum baseia-se no SystemInformation do Daniel Schumann. Isso quer dizer que o executável (o programa em si) é sempre o mesmo (ainda que tenhamos todos renomeado o SyetemInformation.exe para Menu.exe, para fazer mais sentido para os usuários brasileiros), e o "código" que fornecemos é apenas um arquivo de configuração num formato definido pelo próprio Schumann, permitindo determinar o posicionamento de imagens e botões.

Assim, no que se refere à RAM, todos os menus, dos mais enxutos aos mais pesados, têm um "piso" de consumo determinado pelo próprio executável, comum a todos (systemInformation.exe). A partir daí, quanto mais floreado e complexo o menu, maior o consumo.

A boa notícia é que o próprio SystemInformation provê um meio simples de economizar memória quando necessário ou desejado, bastando para isso modificar a diretiva QuitOnExecute=no para yes na respectiva chamada, para "matar" o menu antes de iniciar um determinado navegador.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 07/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: plot_aqa

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 30 Out 2012 13:09 #177977

Olá!

Tenho um navcity way 40, 64MB RAM com iGo 8.3 instalado.

Já estou lendo tópicos deste fórum há algum tempo, e estou aprendendo bastante.
Estou procurando uma maneira de fazer meu gps parar de aparecer "out of memory". Fiz as duas alterações no sys.txt sugeridas no inicío do tópico e nenhuma das duas funcionou.

Não tenho nenhum POI no meu GPS.

Estou tentando fazer funcionar o negócio aqui, mas tá difícil.
Por mim, até troco de navegador... Mas qual seria o mais adequado para 64MB de RAM?

Ah, o link para o "mini tutorial para turbunar seu gps" não tá funcionando...

Abraços e obrigado!
  • matosdn
  • Iniciante
  • matosdn's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 26/10/2012
    Ult. Visita: 28/03/2014

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 30 Out 2012 19:28 #178026

matosdn escreveu:
Olá!

Por mim, até troco de navegador... Mas qual seria o mais adequado para 64MB de RAM?

!

Cara, eu também sou leigo nisso. Precisei viajar e tive de atualizar meu Igo 8 que tava com mapa de 2009 ainda!
Tenho tbm um gps com 64 mb de ram. Tentei o Igo amigo, mas sempre dava out of memory! Tentei então um Igo Primo 2.0 (achei na net com menos de 300 mb de tamanho!! *outros como o amigo tem mais de 800 mb). E o resultado foi ótimo. Ainda nao testei nas estradas, maaas rodou uma blz no meu gps.
Só uma dica aê! valewww
boa sorte
  • neto_sjp
  • Iniciante
  • neto_sjp's Avatar
  • Postagens: 3
  • Registro em: 28/10/2012
    Ult. Visita: 30/10/2012

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 01 Nov 2012 08:54 #178132

matosdn,

A resposta à sua pergunta está no gráfico que postei acima

Grafico.jpg

Quanto mais à direita mais adequado a um aparelho com menos recursos, ou seja, entre os testados o mais leve é o Sygic

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fernandodvdt

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 08 Nov 2012 13:34 #178858

Iae pessoal, tudo bem?

Resolvi o problema!

Fiz o seguinte: Abri o sys.txt apaguei tudo e salvei. Desconectei o GPS e quando liguei ele tinha mudado várias configurações que eu já tinha feito, layout e tal mas funcionou 100%.

Fui viajar, fiz mais de 1200KM no ultimo feriadao com ele ligado. Funcionou certinho sem "out of memory"!

Inclusive baixei um pacote de outro navegador que vinha com POI, e retirei somente os POI deste pacote e botei no meu GPS <content/poi>.
Funcionou legal. Sem travar!

Abraços!
  • matosdn
  • Iniciante
  • matosdn's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 26/10/2012
    Ult. Visita: 28/03/2014

Re: Consumo de Memória dos Navegadores de GPS 18 Jan 2013 14:27 #184772

matosdn escreveu:
Iae pessoal, tudo bem?

Resolvi o problema!

Fiz o seguinte: Abri o sys.txt apaguei tudo e salvei. Desconectei o GPS e quando liguei ele tinha mudado várias configurações que eu já tinha feito, layout e tal mas funcionou 100%.

Fui viajar, fiz mais de 1200KM no ultimo feriadao com ele ligado. Funcionou certinho sem "out of memory"!

Inclusive baixei um pacote de outro navegador que vinha com POI, e retirei somente os POI deste pacote e botei no meu GPS <content/poi>.
Funcionou legal. Sem travar!

Abraços!

PERFEITO!!!!!!!!

Estava com o mesmo problema... Apaguei e Funcionou Normalmente!! Parabéns
  • iepn
  • Iniciante
  • iepn's Avatar
  • Postagens: 31
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 03/10/2011
    Ult. Visita: 03/06/2015
Os seguintes usuários disseram Obrigado: jarstec
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.384 seconds