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TÓPICO: Reportagem sobre mapas para GPS da Navteq

Reportagem sobre mapas para GPS da Navteq 22 Mai 2011 08:41 #69746

21/05/2011

Como é feito o mapeamento de ruas para os GPS?

Geógrafos revelam como nascem os mapas dos navegadores

Por Luiz Felipe Orlando // Fotos de Guilber Hidaka
Guilber Hidaka
Geógrafos trabalham em dupla e se revezam ao volante. Chegam a percorrer 2 mil km em uma semana

Você certamente já ouviu do seu GPS o famoso “recalculando a rota” quando erra uma entrada. Mas você alguma vez parou para pensar como são feitos esses mapas? Autoesporte foi descobrir. Tudo começa com uma coleta de dados na rua, feita por geógrafos. “Nesse trimestre rodamos 2 mil km por semana no Paraná”, diz Vitor Iamonti, da Navteq, empresa de localização digital. Eles se dividem em duplas: um dirige e o outro vai marcando os dados no laptop, usando um tablet.

“Coletamos 260 atributos por segmento de via.” Isso engloba o sentido da rua, velocidade e restrições, além de nome e número. Quando estão mapeando uma região pela primeira vez, partem de um mapa em branco, só com o traçado das ruas. As atualizações (quatro por ano) não são muito diferentes: “Temos que coletar tudo de novo”. Assim, evita-se que os clientes se deparem com ruas que não existem mais. O trajeto é feito a 30 km/h, com a dupla passando seis horas por dia no carro e duas horas organizando e conferindo os dados coletados. O veículo traz uma antena que torna a localização extremamente precisa. E, no para-brisa, uma câmera capta todo o percurso para o caso de alguma dúvida.
Guilber Hidaka
(1) - A câmera capta todos os detalhes do caminho, útil para tirar dúvidas na conferência dos dados. (2) - A antena é responsável pela precisão do trabalho de campo. (3) - O geógrafo anota todas as informações da coleta de dados em um pen tablet. (4) - O laptop tem a versão do mapa que será atualizado. (5) - O sinal da antena chega ao laptop através de um receiver. (6) - A equipe pode usar o carro da empresa ou adaptar os equipamentos num carro comum

“Usamos as fotos para checar informações de placas que passam muito rápido, por exemplo”, diz Iamonti. Os geógrafos também relacionam os pontos de interesse: restaurantes, bares, escolas, igrejas, parques e hotéis. “E ainda listamos os pontos turísticos. Por isso, é importante fazer uma pesquisa prévia, além de conversar com os moradores, principalmente em cidades pequenas”, conta Julia Bellacosa, também geógrafa da empresa.

Alguns lugares são mais disputados. “O pessoal quer ir para cidades novas, que não conhece ainda. Centros de cidades grandes e vias com muito movimento, como as Marginais em São Paulo, são menos concorridos. “Não tem onde estacionar e precisamos procurar alternativas de horário. Uma vez fomos a campo às quatro horas da manhã”, explica Julia. Estradas de terra também são complicadas, pois a equipe fica refém do clima. Por fim, os condomínios pedem atenção. “Temos que pedir autorização antes, e dizer que não é lugar de passagem”, afirma a geógrafa. Favelas geram o mesmo problema.

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Guilber Hidaka
A equipe pode usar o carro da empresa ou adaptar os equipamentos num carro comum

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Benemar Tarifa
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Re: Reportagem sobre mapas para GPS da Navteq 22 Mai 2011 09:20 #69754

Bela contribuição, Benemar.
Obrigado por postar a reportagem.

Olha só que interessante:

"As atualizações (quatro por ano) não são muito diferentes: 'Temos que coletar tudo de novo'. Assim, evita-se que os clientes se deparem com ruas que não existem mais. "

Agora entende-se por que um mapa mais atual não é garantia de ser mais preciso em determinado local. No mais atual, a coleta de dados é feita novamente, e mesmo se for feita com algum erro de posicionamento, os dados anteriores são desprezados. O geógrafo pode ter simplificado o processo na reportagem, mas como está dito, não parece haver um método de acréscimos e correções a uma base de dados já previamente depurada. Ao "coletar tudo de novo", despreza-se acertos anteriores, e pode-se inserir novos erros. Temos sempre uma "primeira versão" de um mapa, só que feita mais recentemente.

O consenso geral de que um mapa mais atual não necessariamente é mais preciso num determinado local parece comprovar isso.

Me pergunto se não haverá um método de validar o posicionamento de vias, e uma vez consideradas corretas, não mudar mais suas coordenadas em edições futuras, limitando as modificações a quesitos como POIS, mão de direção, limites de velocidade (ou mesmo revisão de coordenadas nos casos de reclamações de usuários e nos raros casos de obras mudanças de traçado das vias).

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Re: Reportagem sobre mapas para GPS da Navteq 22 Mai 2011 09:41 #69757

Benemar, obrigado pela contribuição!

Veja que interessante: percorrem ATÉ 2mil km por semana. Ou seja, em média é menos que isso. Veja o que diz o site da prefeitura de SP:

"Desde 2005, quase 1.500 quilômetros do sistema viário da cidade receberam asfalto novo. O resultado é superior em 475% à soma de todo o trabalho realizado entre 1989 e 2004 quando foram recapeados 316 quilômetros"

Ou seja, a cidade de SP deve ter MUITO mais que 2mil km de ruas asfaltadas. Ou seja, apenas para SP (sem considerar ABCD), demorariam no mínimo 1 semana (deve ser mais que isso). Se pensarmos em RJ, BH, POA, Ctba, etc, dá pra ver o tamanho da encrenca.

Veja o seguinte dado tirado do estradas.com.br:

"A extensão total da malha rodoviária brasileira (federal, estadual e municipal) é de 1.724.924 km, sendo que apenas 9,5 % da extensão total ou 164.247 km é pavimentada"

Considerando que eles percorram apenas as vias pavimentadas, deveriam percorrem 165mil km a cada 3 meses.

Sinceramente, mesmo que tenham 10 equipes rodando por aí, não dá pra refazer o trajeto todo a cada nova liberação de versão.
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Re: Reportagem sobre mapas para GPS da Navteq 22 Mai 2011 10:11 #69761

plot_aqa,

Veja uma coisa interessante, na minha cidade fui ao orgão responsável pelo trânsito e perguntei se não havia uma versão digital das ruas e sentidos de tráfego disponível para consultas. A informação é que sim, porém não é disponibilizado ao público em geral. Perguntei se no caso de algum fabricante de mapas teria acesso ao mesmo e a resposta foi que sim, mas nunca foram procurados por nenhum deles. É no mínimo um absurdo pois, com base nesses dados poderiam corrigir o mapa de uma cidade sem os gastos do deslocamento de equipes. Se o fabricante já tem os dados das ruas a modificação seria só no sentido delas, o que geralmente são os maiores erros. Concorda?
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Re: Reportagem sobre mapas para GPS da Navteq 22 Mai 2011 10:18 #69763

ET,

Concordo plenamente com vc! Refazer o trajeto é um tanto quanto desnecessário do ponto de vista de traçado das vias. Nas vias já tradicionais e consolidadas, basta rever os limites de velocidade e sentido de direção. Uma obra ou outra que é feita nestas vias. Mesmo os POIs poderiam ser revistos com um maior espaçamento.

E, reforçando o que vc já disse, o Departamento de Obras e Trânsito das cidades possui (ou deveria possuir) a relação das obras e mudanças de vias feitas nos últimos meses na cidade. Uma consulta a estes órgãos faria o trabalho mais rápido e preciso.
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Re: Reportagem sobre mapas para GPS da Navteq 22 Mai 2011 13:15 #69812

Amigos

Tá certo que minha cidade não é de muita importancia no contexto rodoviário nacional, mas fazem mais de vinte anos que foram construídas 8 pontes sobre o rio principal daqui e ambos os mapas disponibilizados insistem em só localizar a última das pontes construídas.
Esse negócio de fazer dois mil Km por semana é balela pra dizer que existe precisão no levantamento dos mapas, é puro blábláblá

Abrs

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Re: Reportagem sobre mapas para GPS da Navteq 22 Mai 2011 18:20 #69861

Boa noite ERF,

Em Blumenau, uma das maiores cidades de SC, foi só recentemente que uma importante ponte (que já deve ter seus 15 anos) sobre o rio que cruza a cidade apareceu nos mapas de nossos GPS's automotivos. Até então, o GPS mandava dar um passeio por toda a cidade, desnecessariamente.

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Re: Reportagem sobre mapas para GPS da Navteq 22 Mai 2011 20:45 #69917

Boa noite concordo com vcs é pura balela aqui em cascavel foi feito uma duplicação de uma br no teleatlas não aparece mas há uma avenida pista dupla que chega até a br, no navteq a br é duplicada mas a avenida não.
não existe algo bem errado ai?
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Re: Reportagem sobre mapas para GPS da Navteq 23 Mai 2011 11:01 #70022

A PREGUIÇA MATA !!!!
PQ NÃO TRABALHA CERTO , POVO BRASILEIRO É FODA
TA EMPREGADO E NÃO PRESTA NEM PRA FAZER A PORRA DO MAPA DIREITO
CUSTA A CADE LIBERAÇÃO DE MAPAS ATUALIZADOS MAS COM CORREÇÃO DE ERROS JA EXISTENTES VELHOS
NÃO
CADA ATUALIZAÇÃO NOVAS RUAS MAS OS ERROS PERSISTEM
POR ISSO SOU A FAVOR DA PIRATARIA COMO EM FORUM QUE DISPONIBILIZA ESSES MAPAS
PORRA MEU
VC COMPRA UMA MAPA , PAGA ABSURDA-MENTE CARO PRA TER OU CONTER OS ERROS DO PASSADO
ABSURDO ISSO
NÃO MELHOR É RIDÍCULO !!!
PAGAR NUM PRODUTO QUE PASSA ANOS E ANOS E OS ERROS SÃO GROTESCOS COMO POR EXEMPLO O CONCORRENTE DA NAVTEQ É MAIS RIDÍCULO AINDA POIS CONTEM ERROS GROTESCOS
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Última Edição: 23 Mai 2011 11:10 por plot_aqa. Razão: retirado um trecho de exaltação rsrs
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Re: Reportagem sobre mapas para GPS da Navteq 23 Mai 2011 11:25 #70025

mnoveli,

Entendemos a sua indignação! No entanto, gostaria de pedir a gentileza para que não escreva palavrões. Nosso fórum é visitado por homens e mulheres diariamente e não é nada agradável ler posts com palavras pesadas e, principalmente com palavrões!!!
Obs: Não escreva com letras maiúsculas "Caps Lock", pois é contra as regras do fórum!!!

Obrigado pela compreensão,

Wbjiu
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