Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

  • Página:
  • 1

TÓPICO: ATENÇÃO! MAPA NAVTEQ 2010.Q2 DE OUTUBRO

BaseMap: Faz diferença? 13 Nov 2010 15:36 #27682

Olá Kuragato,

O basemap pode estar apenas na pasta principal "map", pois quando vc alterna de mapas, ela acaba ficando na pasta do mapa que está sendo utilizado, como já pude observar. Eu utilizo em apenas uma pasta e está funcionando corretamente, e processando as trocas de mapas normalmente.

Nos testes que fiz (iGO 8.3) não foi isso que observei.

Suponha 2 pastas: A pasta map com TelaAtlas + Basmap e a pasta map_NT com NavTeq. Após a troca de TA para NT com o MapChanger, o resultado é uma pasta map, ativa, com Navteq e outra, map_TA com TeleAtlas + BaseMap. Em minhas experiências, o BaseMap nunca foi transferido de pasta, ficando sempre junto com o mapa de quem era "vizinho" na pasta original. O que ocorre é o rename das pastas, apenas, e aí o BaseMap pode acabar numa das pastas renomeadas (map_TA, map_MT, map_OT, map_US) inativas.

Isso se confirma ao rever a tela "maps". Numa situação o iGO reporta como mapas ativos o TeleAtlas e o BaseMap, e na outra apenas o mapa Navteq (sem BaseMap). Este comportamento está coerente com o método conhecido de funcionamento do Mapchanger, de renomear as pastas sem cópia de arquivos.

Na tentativa de entender o relacionamento do mapa com o BasMap, resolvi experimentar e excluí de vez o BaseMap do cartão SD, e executei o iGO sem este arquivo. Na maioria das regiões, nada mudou, os rios e recortes do litoral parecem normais, as áreas urbanas e de coberturas de matas continuam com as mesmas indicações, com ou sem o BaseMap. Isto explica o funcionamento normal do MapChanger mesmo que instalemos o BaseMap apenas na pasta map, sem repeti-lo nas demais pastas de mapa.

Para investigar mais a fundo, visualizei a mesma área (Ipanema/Copacabana, no Rio de Janeiro) de três formas diferentes: do jeito "normal" com os mapas Teleatlas 2010.06 e BAseMap ativos na pasta map, apenas com o map aBrazil.fbl (sem o BaseMap), e apenas com o BaseMap (sem o mapa Teleatlasl). Eis os resultados:

Mapas Teleatlas e BaseMap na pasta map:
[img size=(01-499)]www.pbase.com/brunobl/image/130298429.jpg[/img]

Apenas mapa Teleatlas na pasta map. O BaseMap foi excluído do SD card:
[img size=(01-499)]www.pbase.com/brunobl/image/130298430.jpg[/img]

Apenas o BaseMap está na pasta map:
[img size=(01-499)]www.pbase.com/brunobl/image/130298428.jpg[/img]

Vemos que os detalhes como a lagoa, canal e recortes do litoral estão AUSENTES do BAseMap. A impressão que dá é que o baseMap é neste caso uma especie de "rascunho" do mapa, sendo suplantado em detalhes pelos mapas Brazil.fbl.

Mas isso foi com os mapas Teleatlas. Vejamos um exemplo da mesma região, sem o BasMap, com mapa NavTeq:

[img size=(01-499)]www.pbase.com/image/130299392.jpg[/img]

Qual é a conclusão? Que ao menos na região mostrada, ao se usar os mapas Teleatlas o BaseMap é dispensável, não fazendo a menor diferença na visualização dos mapas. E ao se usar NaavTeq, o baseMap pode contribuir com detalhes do terreno (não fazendo, entretanto, diferença lá muito significativa).

Sendo assim, minha conclusão é que o ideal é manter uma cópia do baseMap em cada uma das pastas onde haja mapa NavTeq, e excluí-lo das pastas com papa Teleatlas. Qual é o custo/benefício disto? Você gastará 4.6MB de armazenamento no SD card para cada versão de mapa NavTeq que usar no MapChanger (para guardar ali uma cópia do BaseMap), e economizará alguma RAM ao não carregar desnecessariamente o BaseMap quando utilizar mapas Teleatlas.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
O tópico foi trancado.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: ssuave, CLAUDIO L, ismacc

  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.256 seconds