Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Sobre os complementos de mapa

Sobre os complementos de mapa 07 Jul 2016 11:29 #261760

Pessoal,

recentemente alguém questionou sobre o arquivo FPA, dito "Ponto de endereço" e o Sherlock apresentou seu ponto de vista sobre o assunto. Eu, incomodado com certas traduções para o arquivo de idiomas (lang), deparei com a tradução do FTR: "Informações para caminhões". Isto me incomodou: que ou quais tipos de informações? Se informações estiver correta, então não seria para caminhoneiros? Por que para caminhões? Consultando lang de outros idiomas foi fácil ver (e corrigir) o erro: o certo é "Restrições para caminhões" (impedimentos de vias, etc.).

Aí recaio, também, no caso do "Ponto de endereços" (em inglês, address points). A tradução está correta, mas ela não retrata corretamente o que isso significa, portanto é preciso uma adaptação, para dar maior clareza. Em busca de um entendimento, deparei com um texto da TT falando exatamente sobre os Address Points. Mas não há uma tradução da expressão; o texto é em português, mas address points fica assim ao longo do mesmo.

Em linhas gerais ele diz: a maioria dos navegadores fazem estimativas dos lugares por meio de interpolação de intervalos de endereços. Isto é, no FBL não existe um detalhamento de números das casas, ou seja, casa/edifício por casa/edifício, simplesmente adota-se alguns números e o navegador/software "chuta" os demais números de determinada rua -- a isto se dá o nome de interpolação, um recurso matemático que insere valor(es) entre dois (ou mais) outros conhecidos. É por isso que a numeração das ruas quase sempre estão erradas, mas o erro não chega a comprometer muito, somente quando é preciso traçar uma rota precisa levando-se a um lugar exato e totalmente desconhecido -- aí pode haver problemas mesmo.

Continuando: o address points fornece uma precisão sobre a localização de endereços, ditos "discretos", que são reais (não interpolados), levando o condutor ao lugar exato. No caso da TT, é dito que é elevado o nível de precisão e que ela incorpora dados de endereços obtidos em fontes públicas e privadas. Por exemplo, consultando-se as prefeituras. Assim, praticamente são dados oficiais. Diz mais, tal banco de endereços informam sobre numeração de casas e edifícios, mas também sobre terrenos e até propriedades.

Em suma, o FPA é um modo de obter segurança para localização precisa de endereços durante a navegação. Não usa interpolação (não "chuta"), a informação é precisa (em tese, dependendo no nível de confiabilidade obtido nas fontes consultadas).

Então é preciso um nome melhor para a expressão address point. Aqui, particularmente, estou usando "Posicionamento preciso de endereços". Que outros sugiram o que achar melhor, mas "pontos de endereços" não me diz nada.

[]'s
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 03/12/2016
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: anor, jeffersondoug, akoszt, murilorec@msn.com, Gelson Adriano Schmidt, CameloBranco

Sobre os complementos de mapa 07 Jul 2016 11:49 #261761

Xamanian

Em se tratando de uma cultura tupiniquim, onde aqui quase tudo é atrasado, isso seria a "precisão" e a HERE quase que teria que fazer um
trabalho auditado em cima disso, então o tamanho dele, não deve evoluir muito....:)
  • anor
  • Usuário Platinum
  • anor's Avatar
  • Postagens: 534
  • Agradecimentos: 188
  • Registro em: 28/05/2010
    Ult. Visita: 01/12/2016

Sobre os complementos de mapa 07 Jul 2016 12:07 #261762

Anor,

acho que o problema é muito maior. Veja, pouco se fala sobre a questão de cidades mapeadas e cidades navegáveis. Uma cidade é dita navegável quando é possível traçar rotas indo ao endereço específico (com ou sem FPA). Já uma cidade é dita mapeada quando a mesma está presente no mapa (FBL), mas não é possível traçar uma rota para um dado endereço. Isto significa, neste último caso, que o condutor poderá ser levado (pelo navegador) à cidade ou até à rua, mas nunca à casa/edifício/condomínio/etc.

Ora, como se tem poucas cidades navegáveis em nosso país, o banco de dados presentes no arquivo FPA ficará restrito, quando muito, a tais cidades. Imagine um banco de dados precisos sobre todos os endereços de São Paulo e Rio de Janeiro -- já daria um arquivo bem grandinho. Leve isso às demais capitais; agora leve a todas as cidades navegáveis -- ter-se-ia um FPA bem gordinho.

Porém a questão que me incomoda são as cidades mapeadas, a maioria. Estas recebem pouquíssima atenção dos desenvolvedores, raramente mudam alguma coisa. Nomes de ruas grafados erroneamente, nomes errados; nem vou falar de desalinhamento do mapa. O desagradável é que se passa por muitas cidades assim quando se viaja. Um pouco mais de informação (passá-las de mapeadas para navegáveis) já atenderia muito; neste caso, ainda não faço questão de um FPA para elas. Motivo: muitas destas cidades são pequenas, o método de interpolação já seria razoável, não é preciso, mas leva o condutor a um lugar próximo. Nada de mais perguntar a um pedestre onde fica a casa do fulano ou onde ficar o lugar tal.

Mas entendo que as coisas estão melhorando, ganhando-se recursos que antes nem se pensava ter. Para os mais antigos, basta lembrar dos mapas no período de 2010 a 2013 e comparar com aquilo que se tem hoje em dia -- um salto brutal e em relativamente curto intervalo de tempo. Tenho gostado do que tenho visto nesta rápida evolução. Acredito que tudo isso se deve muito a ajudas de usuários que relatam ao desenvolver as falhas -- trabalho de formiguinha que tem ajudado a todos.

Abraços.
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: JoãoBC, olavovo, jose pedrosa, jeffersondoug, murilorec@msn.com, Gelson Adriano Schmidt

Sobre os complementos de mapa 07 Jul 2016 12:11 #261764

Endereçamento preciso. ;)
  • tttmio
  • Usuário Platinum
  • tttmio's Avatar
  • Postagens: 354
  • Agradecimentos: 129
  • Registro em: 28/07/2011
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Sobre os complementos de mapa 07 Jul 2016 14:31 #261772

Xamanian, fora também que há lugares que é flórida. Ex, na min há terra, Espírito Santo, a cidade "Vila Velha" é mais rica (???) e maior
que a capital, Vitória. Há ruas em que a sequência de números é assim: 2,4,10, 16, 8, 20, 22,26,28, 24...
  • JoãoBC
  • Usuário Platinum
  • Rio de Janeiro - Vitória
  • JoãoBC's Avatar
  • Postagens: 866
  • Agradecimentos: 578
  • Registro em: 07/12/2010

Sobre os complementos de mapa 07 Jul 2016 14:58 #261773

Boa tarde , salve galera.

Grande xamanian como e bom ve lo em plena atividade , e certo que ja faz um tempinho que nao párticipo , mais fico feliz com seus comentarios .

suas colocaçoes sao sempres bem vindas , voce e um mestre.

aquele abraço.

valew brow.
  • olavovo
  • Usuário Platinum
  • olavovo's Avatar
  • Postagens: 380
  • Agradecimentos: 176
  • Registro em: 03/03/2011
    Ult. Visita: 29/11/2016

Sobre os complementos de mapa 07 Jul 2016 17:12 #261780

João,

resolvi escrever aquele primeiro post (aliás, originalmente em outro tópico) após uma conversa com o Akoszt, ao falar sobre o assunto e ele me sugerir que colocasse no fórum. A verdade é que a cada dia percebo que sei menos sobre GPS do que imaginava saber, pois as descobertas ocorrem quase todos os dias.

Mas ainda sobre o FPA resta pelo menos uma dúvida: onde (cidades/lugares) ele está efetivamente fazendo a diferença? Não duvido que ainda esteja restrito a São Paulo e Rio de Janeiro. Mas o que me entristece é o fato de os "fabricantes" (na verdade OEM de chinesinhos) que disponibilizam aparelhos aqui no país não darem suporte para os novos arquivos. Veja, você compra aqueles existentes no mercado e só terá acesso ao FBL, FDA e quando muito um FSP ou FJV (raramente, não tenho aparelho assim); além de POI, PH e os "3D". Os caras podiam vender um cartão com mais opções, cabendo ao usuário de determinado aparelho decidir pela compra. Eu, por exemplo, quero comprar, e portanto pagar, mas não consigo. Vai entender tal lógica ilógica!

Olavo,

meu sumido amigo, quanta honra em poder ler um post seu! Também tinha sumido, andava desgastado, mas GPS é uma (boa) cachaça, é empolgante. A gente se chateia, mas tempos depois tudo some e a vontade de ver o que está rolando de novo surge fortemente. Não tenho disponibilidade como antes, em virtudes de novos horários de compromissos, mas sempre que posso apareço para "ver" os amigos. Apareça também!!! :) :)

Abraços aos dois amigos!
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: jeffersondoug, akoszt, murilorec@msn.com, Gelson Adriano Schmidt

Sobre os complementos de mapa 07 Jul 2016 17:24 #261782

Boa tarde....

Saudações Pantaneiras/MS

E ai galera GPS Point....

Caro colega Xamanian... Quanta honra ver você novamente no grupo e alem disso colocando sua experiencia e sabias palavras sobre o ocorrido em questão...

Parabéns....
  • 4467desouza
  • Usuário Platinum
  • URSO BRANCO/MS
  • 4467desouza's Avatar
  • Postagens: 1103
  • Agradecimentos: 463
  • Registro em: 18/08/2014
:seta Gentileza para não congestionar a página pode somente clicar em :id AGRADECIMENTOS :id que ficarei grato :oks :bye

URSO BRANCO
Campo Grande/MS
Vulgo: Cidade Morena
Saudações Pantaneiras/MS

Tablet TB7990 - 7"- Orange - (Android) - Ultimate 2.4 - 1024x600 do Gran Rafael
Ultimate 2.4 do Gran Rafael no Note II - Gran Prime e Note 10.1 todos Samsung

:seta Sempre realize um backup antes de qualquer substituição de conteúdo de seu programa para se precisar no futuro ter ele guardado em mãos. Fica a dica :oks :id

Sobre os complementos de mapa 09 Jul 2016 16:54 #261884

Pessoal,

ainda estou tentando compreender o papel de cada conteúdo, em particular, do FSP. Este é retratado como "Perfil de velocidade", em inglês "Speed profiles" -- que seria a origem do SP na extensão do arquivo. Desconfio que se trata de outra tradução equivocada...

No lang em língua inglesa usa-se "Smart route profiles", ou seja, "Perfil de rotas inteligentes". Isto me diz muito mais sobre a natureza deste conteúdo. Não confundir com o HNR (comento mais abaixo). Entendo, por perfil de rotas inteligentes, que as rotas são traçadas a partir de cálculos mais precisos e que garantam a segurança do condutor. Por exemplo, não o colocando em um lugar impossível no mundo real. Nada impede que, sem este arquivo, os cálculos realizados sugira que o condutor entre em um cruzamento que não poderia (é isto que está acontecendo com o 2016.Q1 sem FSP).

Não acredito que considere apenas o fluxo de trânsito e a velocidade média das vias, tem algo que já me convenceu que, com a presença deste arquivo, impede-se rotas malucas e equivocadas.

Fiz alguns testes e pude confirmar algumas suspeitas. Tomei duas avenidas praticamente perpendiculares, coloquei como ponto de partida uma delas e ponto de chegada a outra, mas de maneira que poderia existir a possibilidade da rota sugerir passagem por um cruzamento (proibido). Fiz testes com o 2015.Q4, com e sem FSP. Resultado: sem o FSP a rota oferecida dizia para entrar (erroneamente) no cruzamento; com o FSP isto não aconteceu; indicou outro caminho, e correto.

Rota inteligente talvez possa significa exatamente isso: não colocar o condutor em enrascadas. E talvez "perfil" signifique uma espécie de banco de dados pré-processados.

Tudo isso é um grande chute. ;)

Para não dizerem que não falei das flores...

HSP: antes traduzido como "Histórico de velocidades". Agora estou usando "Dados de rotas inteligentes", como na versão em língua inglesa. Note-se que o SP que aparece na extensão do arquivo HSP (também no FSP) pode significar "Smart Profiles". O certo é que ambos estão relacionados às rotas inteligentes.

HNR: novamente preferi seguir a descrição em língua inglesa. Agora estou usando "Rede de rodovias pré-processadas". Só se aplica à rodovias (aqui no Brasil rodovia = estrada com pavimentação; estrada é sempre sem pavimentação), nada nas cidades. Poder-se-ia dizer que também é uma espécie de rota inteligente.

Não posso afirmar, mas parece que HNR são arquivos para rotas inteligente em rodovias e HSP e FSP para rotas inteligentes em áreas urbanas. Lembrando que isto só se aplica em cidades navegáveis, não se aplica em cidades mapeadas. Acredito que o HSP era uma primeira tentativa de rotas inteligentes, mas que foi substituído por um conteúdo mais eficiente, o FSP.

Se o FSP faz falta? Não tenham dúvida. Para o uso cotidiano, desde que se trace rotas, este arquivo tem maior valor do que aquele de exibição de junções, por exemplo. O último é importante e dá certa segurança ao condutor (além de beleza ao navegador), mas o segundo parece fornecer segurança o tempo todo.

Insisto naquela tese: querer comprar e, portanto, pagar, e não ser possível. Que coisa!...

[]'s
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: JoãoBC, akoszt, CameloBranco

Sobre os complementos de mapa 09 Jul 2016 18:18 #261889

Galera,

pelo que tenho observado por aqui, realmente o FSP faz muita falta, pois ele efetivamente otimiza as rotas. Realmente livra-nos de muitas enrascadas!!!
Quanto ao HNR, pelo que percebi em testes, ele tem a função precípua de acelerar o calculo e recalculo das rotas longas. Isto é mais perceptível em dispositivos com hardware mais limitado, especialmente WINCE. No meu guerreiro T500 - que está sempre como reserva lá no porta malas - nota-se isso facilmente. Mas não notei mudanças significativas na rota em si com o uso deste complemento.
Não tinha dado importância ao FPA, mas pelo que foi explicado aqui no fórum passei a considerá-lo relevante.
Por último - me corrijam se estiver errado - parece-me que o HSP está em desuso e foi substituído pelo FSP, haja vista não ter sido mais atualizado pelos provedores de mapas. Parece que os provedores dos mapas preferiram vincular o conteúdo, outrora integrante do HSP, aos seus respectivos mapas, com o uso do FSP.

VALEW!!!
  • SPY/DF
  • Usuário Platinum
  • SPY/DF's Avatar
  • Postagens: 319
  • Agradecimentos: 408
  • Registro em: 05/08/2011
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Gelson Adriano Schmidt

Sobre os complementos de mapa 09 Jul 2016 19:22 #261891

Spy,

tem uma regrinha básica -- e que sempre funciona -- que diz o seguinte: todo arquivo que fica na pasta "map" depende fortemente do FBL e todo arquivo que fica em outra subpasta da "content" não depende do FBL.

Pois bem, o HSP fica na pasta "histspeed"; portanto não depende do FBL (ou seja, pode ser usado com mapas de qualquer desenvolvedor). Ora, em termos de escolha de conteúdo, este recurso é válido para qualquer desenvolvedor, de modo que é equivalente a dizer que é "dar o ouro para o bandido". Se um recurso é destaque, em geral é casado com o mais básico (no caso, o arquivo de mapa) -- e aqui não se fala em venda casada, mas valorização do produto. Em suma: o HSP dava destaque ao mapa da TT, mas era fabricado pela antiga NQ (e que ficava "igual" ao concorrente). Parece que preferiram mudar de estratégia... :laugh: :laugh: :laugh:

Entendo que o FSP é um conteúdo que veio para ficar, assim como será com o FPA. Também será interessante ver a briga entre Here e TT para oferecerem tais conteúdos, um tentando ser melhor do que o outro. Mas fica uma dúvida: será que forçarão navegadores mais novos para que melhores recursos possam ser utilizados? Exemplo: no NextGen o conteúdo de junções usa a extensão FJW e não mais FJV -- e efetivamente são diferentes na prática. Isto é, se alguém quiser usar os benefícios adicionais do FJW, então terá que migrar de navegador. No meu caso isso é complicado, pois simplesmente odeio este tal de NextGen; é feio, tem menu confuso e bem menos recursos do que o Primo. Se não houver opções, então preferirei migrar para outro sistema, nada mais de iGO e NNG.

Mas como comprar os arquivos FSP e FPA sem ter um aparelho vendido no país que tenha licença válida? Impossível! Vou além, por que a NNG não negocia com os caras? Muito louco tentar entender isso.

Abraços.
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: JoãoBC, akoszt, murilorec@msn.com, Gelson Adriano Schmidt, CameloBranco

Sobre os complementos de mapa 09 Jul 2016 20:35 #261892

Pessoal,

para que vocês possam entender (ou tentar) a minha implicância com o NextGen. Procure naquele navegador o que existe no Primo; vejam as gifs a seguir:

Modo diurno

Modo noturno

Pergunto: há comparação entre Primo e NextGen? B) B) B)

[]'s
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Última Edição: 09 Jul 2016 20:52 por Xamanian.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: murilorec@msn.com

Sobre os complementos de mapa 09 Jul 2016 20:57 #261894

Putz! Até lata velha ganha ar mais jovial! Somente no Primo... B) B) B)

Modo diurno

Modo noturno
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: akoszt

Sobre os complementos de mapa 23 Nov 2016 16:11 #267318

Xamanian
Sem sombra de dúvidas que tais traduções ficam devendo e não representam globalmente o que o “arquivo” é de fato.
Tal inconformidade também me causa com algo simples, mas de suma importância para um Feedback aqui no site é a palavra “AGRADECIMENTOS” que deixa a desejar quando apenas queremos concordar com o autor; pois ela cumpre este papel por falta de opção. Talvez o emprego de novas palavras, derivadas ou formadas de outras já existentes, na mesma língua ou não (Neologismo) venha dar melhor atribuição e sentido as traduções. Resta saber que palavra é essa capaz de ser sucinta e ao mesmo tempo abrangente. A língua inglesa neste quesito acredito ser a ideal; desde que não se tenha a sua tradução ao pé da letra, mas sim o seu sentido; que as vezes pode ser muito amplo e não reflita a real ideia. Parece controverso e como tal cabe discussão!
  • CameloBranco
  • Iniciante
  • CameloBranco's Avatar
  • Postagens: 19
  • Agradecimentos: 7
  • Registro em: 08/02/2015
    Ult. Visita: 02/12/2016
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.370 seconds