Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Diferenças de rotas em mapas Here e TT

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 24 Ago 2014 09:00 #228526

Amigos...

Alguem saberia me dizer porque há diferenças no traçado de rotas entre mapas Here e TT no mesmo tipo de rota (opção "Rápida")

Um estudo de caso:

Tracei uma rota que passa por Piracicaba - Tietê - Porto Feliz - Sorocaba - Piedade. Utilizei os mapas Here Q4 e TT 2014 - 3 completos (com FPS e HNR). Navegador Ultimate Platinum do grande Rafael; GPs Foston FS 3D710DT. Tracei a rota utilizando o mapa Here e depois apenas mudei os mapas; não alterei nada na rota!

No trecho urbano em Piracicaba e Sorocaba há algumas diferenças de rota entre os mapas: um mapa utiliza umas ruas, outro mapa outras.

Mas uma diferença gritante ocorreu em um trecho perto de Porto Feliz (imagem anexa) A rota dada pelo mapa HERE é a vermelha e a TT é a verde.

Venho de Tietê pela SP 300 e tenho que pegar a SP 097 em direção a Sorocaba. A rota indicada pelo mapa HERE manda sair da rodovia e pegar uma rua antes do trevo entre as rodovias SP300 e SP097. Achei estranho essa opção e utilizei o Street View do Google maps para "ver" este trecho. É uma rua estreita, esquisita, com pavimentação apenas em um pequeno trecho..... Muito estranho essa indicação. De maneira alguma irei mais rápido do que se fosse pela rodovia, como me indica a rota utilizando o mapa TT... (verde)

Vejam a imagem desta rua pelo street view:

Alguem saberia me explicar o motivo disso???

Obrigado!!!
  • atlan
  • Usuário Gold
  • atlan's Avatar
  • Postagens: 155
  • Agradecimentos: 138
  • Registro em: 20/03/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
Última Edição: 24 Ago 2014 09:16 por atlan.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 24 Ago 2014 10:04 #228527

Já havia feito alguns comentários parecidos meses atrás. Aqui na região de Curitiba o TT tbém traça rotas mais coerentes. Agora o fsp do Here ajudou um pouco, mas não muito. Vale observar que o Citynavigator da Garmin, traça as mesmas rotas que o Here.

Resumindo, consigo usar o Here com rotas "curtas" que fica mais lógica, e o TT com rotas "rápidas".
  • beharov
  • Usuário Gold
  • beharov's Avatar
  • Postagens: 183
  • Agradecimentos: 91
  • Registro em: 23/09/2011

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 24 Ago 2014 14:45 #228545

Bom dia atlan,

veja que pelo seu relato é estranho a rota traçada pelo Here, mas vejamos por outro lado e que vou mostrar a baixo, nas imagens anexas repare que o Here está apontando a velocidade da via que é de 40km/h depis 30km/h e volta a ser 40km/h e o TomTom não indica o limite da via, então ao traçar uma rota "Rápida" o Primo vai considerar o limite da via apontado pelo mapa e que no caso citado a via com trecho de terra seria mais rápida pois não aponta o limite da via, enquanto o TomTom não aponta o limite da via em nenhuma das duas opções, ai nesse caso o Primo considerou a via Pavimentada como melhor opção, eu particularmente sempre uso a opção Rota Fácil com Here pois ele vai desconsiderar o limite da via fazendo uma rota mais coerente, agora fazendo o teste em simulação acabei descobrindo que o Mapa TomTom está com um grave erro no mapa, não constando a Rodovia SP-300 nesse trecho, traçando a rota pelo Rotatória que seria incoerente se fosse pra seguir em frente pela rodovia SP-300, abaixo segue as imagens para verificação, eu considero um erro grave pois é um Mapa PAGO e não ter uma Rodovia Estadual.

MAPA HERE
ROTA FÁCIL:
screen_16.jpg

screen_17_2014-08-24.jpg

screen_18_2014-08-24.jpg

screen_19_2014-08-24.jpg

ROTA RÁPIDA:
screen_25.jpg

screen_26_2014-08-24.jpg

screen_28_2014-08-24.jpg

MAPA TOTOM
ROTA RÁPIDA:

screen_29.jpg

screen_30.jpg

screen_31.jpg
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
  • Postagens: 2007
  • Agradecimentos: 891
  • Registro em: 03/07/2011
GPS Siga-Me Imagem Primo 2.0.1
GPS Airis E350 iGO Amigo
Última Edição: 24 Ago 2014 14:49 por Amoriello.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 25 Ago 2014 08:19 #228569

Bom dia Amoriello!

Obrigado pela explicação :) Bem completa mesmo. Pode ser que realmente seja isso o que tenha acontecido.

Mas achei estranho essa escolha, pois está assinalado como parâmetro de vias para não se utilizar as vias não-pavimentadas, portanto, este tipo de via não deveria ser utilizada ao se traçar as rotas, não concorda?

Uma situação semelhante aconteceu comigo ano passado. Tracei uma rota para Maria da Fé (MG) via Itajubá, também com mapa da então Naviteq, e quando vi estava sendo direcionado para uma estrada super esquisita, de terra, em péssimo estado, passando por locais "meio suspeitos" dentro da cidade :bua rsrsrs . Confesso que não me lembro qual a opção utilizada (rápida, curta, etc...). Li em um artigo do mestre Xamanian sobre as rotas utilizadas, que estas rotas curtas dentro de cidades são meio problemáticas, mas achava que mesmo em uma situação de rota curta, uma via não-pavimentada seria excluída do traçado da rota.

A partir de então, ao traçar alguma rota, sempre dou uma conferida entre a rota proposta e um mapa e também o google maps, pois perdi um pouco a confiança nas rotas traçadas pelo GPS. Claro que não devemos seguir cegamente o GPS, mas erros assim nos torna mais desconfiados que o normal!!!

Abraços e obrigado!!
  • atlan
  • Usuário Gold
  • atlan's Avatar

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 25 Ago 2014 09:41 #228573

atlan,

Antecipando a resposta do Amoriello, que se encontra offline agora, você está coberto de razão na sua argumentação.

O grande problema é a qualidade/fidelidade dos mapas que usamos. Sua opção de não usar estradas não pavimentadas realmente funciona! O que está errado, neste caso, é que o mapa indica que aquela estrada É pavimentada. Ou seja, o Igo/Primo traça a rota baseado nas informações que o mapa disponibiliza. Se o mapa está errado, a rota sai errada...

Eu tenho sérias dúvidas quanto a estes desenvolvedores terem realmente percorrido todas as vias do Brasil pra checar essas informações. Eles se baseiam em dados fornecidos pelo IBGE, prefeituras municipais, etc. Quando passarem por aquela via, perceberão que ela não é asfaltada. Mas até chegar essa data, o melhor mesmo é se precaver como vc tem feito...
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan, Amoriello, tttmio

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 25 Ago 2014 11:51 #228588

Me senti obrigado a responder este tópico e concordar 100% com o colega "plot_aqa".
Existem rodovias que nunca passaram, o mapa foi feito baseado nas informações colhidas do IBGE, prefeituras e etc...
Já tive 3 problemas gravíssimos em que tanto o primo como o iGo8 me mandaram por estrada de terra, justamente porque a informação contida no mapa é de que aquela estrada é pavimentada.
Um caso interessante está entre Ponta Grossa e Ipiranga no pr. quando indo para Ipiranga de repente no mapa me aparece uma rodovia cortando a rodovia em que Eu estava trafegando, o fato é que não existia nem estrada de chão no local. Perguntei para meu irmão que mora na região que rodovia era aquela que não existe, segundo ele fazia 10 anos que prometeram aquela rodovia mas nunca saiu do papel, mas estava lá no mapa do meu PNA/GPS. Hoje já descobriram o furo e felizmente apagaram ela do mapa.
Outro caso é na BR470 p/ BR116 em SC. Se VC fizer uma rota de Pouso Redondo a Santa Cecília, ele te manda para Taió e depois para Santa Cecília que fica as margens da BR116, até Taió existe asfalto mas depois é tudo estrada de chão. A minha sorte que Eu vinha de Santa Cecília para Pouso Redondo aí dei de cara com a estrada de chão e segui pela 116 até cruzar com a 470 mas se fosse ao contrário tinha me ferrado.
Outro caso é de Brusque SC a Vidal Ramos SC, outro trecho enorme de estrada de chão, e rota é feita por ali, quem não conhece o lugar se ferra.

À anos atrás li em um fórum o comentário de uma pessoa que trabalhava na fabricação destes mapas para GPS, e ele relatou em uma postagem sobre a grande dificuldade de construir um mapa pois as informações fornecidas por prefeituras não batem com a realidade das vias.
Uma coisa é certa muitas vias mas muitas mesmo ninguém nunca passou para verificar se tem asfalto ou não, estão ali nos nossos mapas baseadas apenas em informações colhidas de órgãos públicos. Nem no Google Earth verificaram, pois ali já se vê que a via é de chão.
O fato é que onde não conhecemos nada devemos tomar cuidado para não comer poeira, muita poeira.

Turnon....
  • Turnon
  • Usuário Platinum
  • Turnon's Avatar
  • Postagens: 465
  • Agradecimentos: 922
  • Registro em: 18/07/2011
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan, plot_aqa, Amoriello

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 25 Ago 2014 14:37 #228605

Obrigado aos amigos pelas respostas!! Bem esclarecedoras!!

Agosto do ano passado fui para Curitiba (através dessa rota que eu comentei aqui), passando dentro de várias cidades, grandes e pequenas e o navegador se comportou muito bem. Não tive nenhum problema nos trechos urbanos e nem nas estradas.

Interessante que esta situação não apareceu no mapa que utilizei na época. Como vou viajar novamente para o sul fim do ano, estou refazendo a rota e então notei esse problema.

Isso só reforça mais ainda o fato de verificar as rotas antes de viajarmos, devido às incoerências dos mapas. Não há algorítimo de rota que consiga sobreviver a essa confusão! kkkkkkk :kkkk

Como diz o ditado "Cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém...."

Abraços a todos!
  • atlan
  • Usuário Gold
  • atlan's Avatar
Última Edição: 25 Ago 2014 14:39 por atlan.

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 25 Ago 2014 16:09 #228612

Amigos,

Eu como Desenvolvedor Municipal do Projeto Tracksource me deparo diariamente com estes tipos de erros nos mapas da NT e TT. Muitas das quase 100 cidades que desenhei para p TRC, no mapa NT aparecem exatamente como no mapa do IBGE. Com isso ocorre o problema de haver estradas de terra que são consideradas asfaltadas. Existem casos graves de estradas desenhadas passando por dentro de barragens :woohoo: . Como sou também autorizado a editar os mapas da NT, aos poucos tenho corrigido alguns casos.

Um pequeno exemplo: Cascalho Rico-MG - Grupiara-MG

https://docs.google.com/file/d/0B6nJVUsAtgtPQjEyNnQ0bU1TRXM/edit

Obs.: Não consegui postar a imagem!
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
  • Postagens: 900
  • Agradecimentos: 279
  • Registro em: 14/01/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
ET.

Garmin zumo 350 LM + CNBR/AG/TRC/COCAR
CM M1 + Primo Android by Xamanian/Navitel/7Ways/Waze
Aquarius 2 Rodas + GMXT/PRIMO
DM do Projeto Tracksource - Interior de Minas Gerais
Última Edição: 25 Ago 2014 16:20 por ET.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: atlan

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 25 Ago 2014 20:46 #228621

por favor,vou viajar agora em setembro ,DE PENAPOLIS A OSASCO,DE OSASCO A SERRANA E DE SERRANA VOLTO PARA PENAPOLIS , qual mapa e melhor pra essa viagem?qual rota devo usar? sao todas cidades aqui do interior sp. no meu gps tenho os mapas tom tom atualizado e o navitec atualizado.desde ja obrigado pelas dicas.
  • sejo de paula
  • Iniciante
  • sejo de paula's Avatar
  • Postagens: 35
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 18/06/2011
    Ult. Visita: 27/09/2016

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 25 Ago 2014 20:54 #228624

Sejo, acredito que seus mapas estão atualizados, então tudo bem. Os problemas que apresentei aqui são pontuais, e não deve preocupar.

Gosto mais de usar o mapa Here - (antigo navteq) apesar de tudo.

Sobre qual tipo de rota usar (rápida, fácil, etc...) veja o tópico:

www.gpspoint.com.br/...-significa-cada-rota

Abraços
  • atlan
  • Usuário Gold
  • atlan's Avatar
Última Edição: 25 Ago 2014 20:55 por atlan.

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 25 Ago 2014 21:00 #228626

blza amigo atlan,obrigado por responder
  • sejo de paula
  • Iniciante
  • sejo de paula's Avatar
  • Postagens: 35
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 18/06/2011
    Ult. Visita: 27/09/2016

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 25 Ago 2014 23:46 #228641

Agora sei porque os mapas estão cheios de erros. :evil:
Vejam o pessoal da Navteq trabalhando:
npossibilidades.com.br/w/?p=5730

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2016
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 30/11/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 26 Ago 2014 08:45 #228645

Imaginem fazer esse levantamento em um país europeu, com uma área diversas vezes menor do que o Brasil.... É muito mais fácil e interessante - e lucrativo!!!!

Alem do mais, a cobrança em cima das empresas pela precisão dos mapas lá é muito maior do que aqui. Acredito que lá a maioria dos usuários pagam pelos mapas. Já aqui, creio que a maioria do pessoal que tem GPS com navegador iGo não paga pelos mapas (eu incluído... rsrsr) e sem dúvida isso deve influenciar de algum modo as empresas que fazem estes mapas. Afinal para elas o lucro é muito importante!

Como vamos exigir qualidade se não pagamos??? Imagine se todos os usuários aqui do point resolvessem reclamar da qualidade dos mapas e a empresa pedisse para incluir na reclamação a nota fiscal da compra do mapa? Quantos a teriam para mostrar???? :duv

Acho que a herança maldita da Lei de Gerson (gosto de levar vantagem em tudo, certo !? ) atrapalha muito a moralidade de nosso Brazil. Vejam que uns meses atrás foi feita uma pesquisa (divulgada em várias revistas e jornais) onde perguntaram (entre outras questões) para os entrevistados (brasileiros mesmo... ): se o Brasil fosse uma pessoa, qual as características que ele daria a ela. Uma das mais citadas foi "desonesta...."

Até mesmo o trabalho dos amigos aqui do point (e outros fóruns....) são pirateados. Uns dias após serem disponibilizados de graça para todos, aparecem pacotes com eles à venda no ML pelos "dezemvolvedores esspertoss"

Evidentemente que, alem da malandragem, o baixo poder aquisitivo do brasileiro pesa muito nisso. Quem pagaria (ou poderia pagar) 400 a 600 reais em um cópia do Windows 8 se pode baixá-la de graça na internet? O mesmo vale para os mapas para GPS.... E não acontece apenas com nós, pobres mortais ... Os órgãos públicos são os primeiros a usarem copias piratas... Trabalho em um órgão público com inumeros PCs rodando Windows XP, Office, etc e todos eles piratas!!

Assim caros amigos, acredito que dificilmente algo irá funcionar a contento em nosso país em um curto ou médio prazo. Não vejam nisso crítica ou qualquer outro tipo de recriminação a ninguém. É apenas uma constatação da cultura reinante em nosso pais, e claro, não sou exceção à regra. E desculpem o longo tópico!!

Abraços!
  • atlan
  • Usuário Gold
  • atlan's Avatar

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 26 Ago 2014 09:19 #228647

Já aqui, creio que a maioria do pessoal que tem GPS com navegador iGo não paga pelos mapas

Atlan

Eu sou um dos que atualmente atualizam os mapas de seus gps 'digrátis', mas...

Possuo 9 aparelhos gps.
Claro que não uso todos, pelo menos 7 deles estão encostados, e só pego neles para estudar algum detalhe de algum navegador.
Embora eu não use mais de 1 aparelho, paguei, ao comprar os aparelhos, licença para navegadores e mapas de todos eles.
Então, as empresas produtoras de navegadores, comigo, com certeza estão no lucro.
Se prestarmos atenção aos perfis aqui no Gpspoint, muitos usuários tem 2, 3 ou mais aparelhos. Cada um deles veio originalmente com um programa e um mapa, que foram devidamente incluídos no preço pago pelo comprador final.
Claro que se todo usuário brasileiro pagasse pelas atualizações de seus mapas, talvez os provedores voltassem mais a atenção para nós, providenciando atualizações em tempo razoável, coisa que não acontece. A cidade do Rio de Janeiro sofreu e sofre mudanças importantes na sua malha viária, e não vemos essas mudanças serem feitas nos mapas, mesmo os que foram colocados à venda recentemente.
Sem essas atualizações, um gps passa a ser, ao invés de auxilio importante, uma armadilha que pode até ser fatal (se vc entrar onde não deve com seu carro).

Nota: Na Europa já saiu a edição 2014.Q1 dos mapas da HERE. E esses mapas já podem ser baixados gratuitamente por qualquer pessoa, sem pagar por isso. E quem postou os links deles foi gente da Europa. Então, não são os brasileiros os únicos que não gostam de pagar por mapas ou navegadores.
Navegadores desbloqueados não são desbloqueados por brasileiros, fazem isso na Europa.

Quando a América foi descoberta, a Europa já possuía alguns bons séculos de malandragem. :evil:

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2016
  • Agradecimentos: 926
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 30/11/2016
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 26 Ago 2014 09:26 por luizcarlosrio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Amoriello, Fábio M.

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 26 Mar 2015 19:41 #240142

Boa noite gente,
primeiro agradecer mais uma vez ao trabalho maravilho do Cozzi, e depois perguntar a alguem que possa dizer qual é o melhor mapa para o Infinity e qual diferença entre eles.
Obrigado
  • Arismar
  • Iniciante
  • Arismar's Avatar
  • Postagens: 43
  • Agradecimentos: 5
  • Registro em: 05/09/2012
    Ult. Visita: 14/09/2016
Última Edição: 26 Mar 2015 20:57 por Fábio M.. Razão: Tópico movido

Diferenças de rotas em mapas Here e TT 26 Mar 2015 21:03 #240149

Arismar

Não há uma resposta objetiva para a sua pergunta. O melhor mapa é aquele que melhor atende a sua região naquele momento.

Movi o seu tópico para este com mais informações.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3366
  • Agradecimentos: 1239
  • Registro em: 20/10/2011
    Ult. Visita: 01/12/2016
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.365 seconds