Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: O que significa cada rota?

O que significa cada rota? 02 Jan 2015 12:10 #235620

Luiz, ficou bem legal. As cores estão corrigidas.
Valeu
  • beneduzi
  • Usuário Platinum
  • beneduzi's Avatar
  • Postagens: 200
  • Agradecimentos: 19
  • Registro em: 30/01/2012
    Ult. Visita: 03/01/2018
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

O que significa cada rota? 02 Jan 2015 12:38 #235623

Pessoal,

só uma observação para evitar que algumas pessoas se confundam: não se trata de "cores erradas", cor é cor, logo todas são certas. Mais do que isso, existem schemes diferentes justamente para que o usuário possa adotar aquela que mais lhe agrade aos olhos em relação as cores do mapa.

Porém existe algo diferente: o Primo, usando skins da família diMka, permite habilitar aquilo que é conhecido como "rotas multicoloridas". A rigor as rotas não são multicoloridas (no sentido de usar várias cores), o que ocorre na prática é a associação (feita pelas diMka) entre tipos de rotas e cores (distintas) para indicá-las. Ou seja, a ideia é usar um cor diferente para cada tipo de rota (fácil, rápida, etc.) para que o usuário possa, visualmente, escolher aquela que mais lhe convém. Isto é, o Primo/diMka exige uma tela de mapa em modo 2D contém o ponto de partida e o destino (tendo ou não pontos de referências adicionais ao longo da rota) e mostra todas as rotas possíveis (em seus vários tipos), mas cada uma em uma cor diferente. Mais do que isso, é possível marcar ou desmarcar cada um dos tipos de rota para melhor visualização.

Pois bem, tais cores não tem relação alguma com as cores usadas nas schemes, cores estas que indicam, por exemplo, o tipo de via (estradas, rodovias, estradas não pavimentadas, caminhos -- de acesso -- de chão, ruas, avenidas, etc.). Tais cores não têm que coincidir, necessariamente, com aquelas usadas nas diMka para informar sobre o tipo de cálculo da rota.

Resumindo: uma coisa são as cores usadas nas diMka para indicar o tipo de (cálculo) rota; outra coisa são as cores (da scheme) que indica o tipo de via por onde se trafega.

Por outro lado, existem schemes que são "incompletas", não determinam todas as possibilidades de cores. Outras usam uma mesma cor para indicar vias diferentes. Sem falar de algumas que usam cores que não ajuda muito, ou são muito parecidas, apresentando ligeira diferente na tonalidade. Essas devem ser aperfeiçoadas.

Mas não para aí... Para quem quiser, sugiro um simples teste: escolha uma scheme (qualquer, a que preferir), agora observe bem as cores das vias. Em seguida, troque de mapa (se antes Here, mude para TT; ou vice-versa). Observará que algumas vias ficarão com cores diferentes, isto é, a mesma via em um mapa pode receber uma cor diferente em outro mapa. Motivo: a Here e a TT não usam a mesma classificação de tipos de vias e isso faz com que o Primo/diMka use outra associação de cor presente na scheme.

Resumindo: um ajuste de cores na scheme que fica bom para um tipo de mapa poderá ficar ruim com o uso de outro mapa. Só há uma maneira de "resolver" isso: usar a mesma scheme, modificar as cores para cada tipo de mapa e salvá-la com nome diferente, mas tendo que alterar as cores de mapa (scheme) quando se troca de mapa. Chato sim, mas não tem outra solução simples.

[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1395
  • Agradecimentos: 2703
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 20/01/2018
Os seguintes usuários disseram Obrigado: 4467desouza

O que significa cada rota? 02 Jan 2015 13:48 #235625

Xamanian

Quando escrevi cores erradas eu me referia ao problema apresentado pelo Beneduzi, onde as várias opções de rotas são exibidas do lado direito da tela, cada uma com uma cor, e no mapa as rotas têm algumas (não me lembro se uma ou duas) cores não correspondentes.
Isso causa confusão.

Abs
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2139
  • Agradecimentos: 1091
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 19/02/2018
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)
Última Edição: 02 Jan 2015 13:56 por luizcarlosrio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

O que significa cada rota? 02 Jan 2015 16:11 #235629

Luiz Carlos,

caro amigo, eu já tinha entendido... A questão estava na escolha das palavras. Nosso amigo Beneduzi disse, logo no início, que tinha um erro, depois você explicou tais erros e por fim ele agradece e disse que foram corrigidos. Pura confusão! :laugh: :laugh:

O meu post foi no sentido de comentar que não se tratava de erro, mas sim de falta de coincidência em algumas cores e ajustes na scheme. Aquelas cores exibidas do lado direito da tela, como você disse, são cores previamente definidas pelas skins diMka, as diferentes cores indicam o tipo da rota (fácil, rápida, etc.), não tem a ver com as cores do mapa (schemes). Só tentei esclarecer as diferenças, até porque não tinha entendido (no início) o que o Benduzi queria de fato.

Mas agora está tudo esclarecido. ;)

Abraços,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1395
  • Agradecimentos: 2703
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 20/01/2018
Os seguintes usuários disseram Obrigado: beneduzi

O que significa cada rota? 02 Jan 2015 20:53 #235661

Xamanian, mas acho que eram erros mesmo, por exemplo, acho que eu estava usando uma diMka, só que quando colocava a opção de algoritmo multicolor, ele fazia o seguinte: Facil: Azul; Rapida: Verde Claro; Eco: Azul (TAMBÉM); Curta: Rosa. Então existiam dois tipos de problema, algumas rotas as cores se repetiam e, além disso, no quadro de escolha, por exemplo, aparecia o Rosa, mas quando eu deixava selecionado, a cor indicada para o Rosa, aparecia como azul, não sei se fui claro? Já com estas squemes do Luiz, as cores não se repetem e cada uma é o que aparece nas opções de seleção. Por isso acho que são bugs, em algumas squemes.
  • beneduzi
  • Usuário Platinum
  • beneduzi's Avatar
  • Postagens: 200
  • Agradecimentos: 19
  • Registro em: 30/01/2012
    Ult. Visita: 03/01/2018

O que significa cada rota? 23 Jan 2015 09:15 #236487

Pessoal, minha versão do igo8.3.2 tela 800x480 não tem esta pasta shemes. Em que local eu coloco esta pasta e alguém tem algumas para esta versão? A propósito, onde eu consigo baixar o colorview o link está indisponível?
  • brunodefy1
  • Iniciante
  • brunodefy1's Avatar
  • Postagens: 27
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 17/12/2014
    Ult. Visita: 11/08/2015

O que significa cada rota? 23 Jan 2015 09:35 #236490

Bruno

A pasta scheme fica na pasta content, ao lado da pastas map, lang., etc

Anexei um zip com a pasta e algumas schemes que funcionam na versão citada por vc.
Acredito que esses arquivos scheme funcionem em várias versões de iGo.

Abs

Arquivo Anexo:

Nome do Arquivo: scheme.zip
Tamanho do Arquivo: 16 KB
  • luizcarlosrio
  • Moderador
  • luizcarlosrio's Avatar
  • Postagens: 2139
  • Agradecimentos: 1091
  • Registro em: 04/07/2011
    Ult. Visita: 19/02/2018
Por favor, não me envie msg privada pedindo ajuda, pergunte aqui no fórum. Minha resposta lhe foi útil
e você faz questão de agradecer? Não escreva uma msg agradecendo, apenas aperte o botão. :)

O que significa cada rota? 27 Jan 2015 23:44 #236663

Grande LuizCarlosrio, consegui rodar beleza estas schemes como você orientou.Gostei muito das cores. Tem mais uma coisa: quando eu clico no velocimetro (lado esquerdo inferior da tela) do skin "GJ6.18p_da_800x480" ocorre o seguinte erro: Utility <Speedometer> is not installed. E ao clicar no menu rápido "Ver Rotas" apresenta a mensagem= Multidraw is not installed. O que pode ser?
  • brunodefy1
  • Iniciante
  • brunodefy1's Avatar
  • Postagens: 27
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 17/12/2014
    Ult. Visita: 11/08/2015
Última Edição: 28 Jan 2015 21:49 por brunodefy1.
  • Página:
  • 1
  • 2
Time to create page: 1.226 seconds