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TÓPICO: O que significa cada rota?

O que significa cada rota? 05 Ago 2014 20:10 #227019

Olá pessoal. Sei que pode parecer meio óbvio pelos nomes de cada rota, mas estou percebendo que tem uma pequena diferença entre elas que eu não estou conseguindo entender. Já existe algum tópico aqui falando disso? Gostaria de saber o que realmente significa cada uma das rotas - Rápida, Verde, Curta e Fácil. E se tem alguma que seja mais indicada para as viagens e para achar caminhos nas cidades.
Obrigado,

Luiz Fernando
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O que significa cada rota? 05 Ago 2014 20:18 #227024

Luiz Fernando,

apenas um "gostinho"; com o tempo entenderá. ;)


VEÍCULO: o usuário poderá definir o tipo de veículo que usará para navegar na rota. Os veículos disponíveis para uso no iGO Primo são: carro, pedestre, bicicleta, ambulância, ônibus, táxi e caminhão. Com base nessa configuração, alguns dos tipos de vias podem ser excluídos da rota ou algumas das restrições poderão não ser tidas em conta no cálculo da rota.

Carro:
- As restrições de manobras e as limitações direcionais são levadas em consideração no planejamento de uma rota.
- As vias são usadas apenas se o acesso a carros for permitido.
- As vias privadas e vias apenas para residentes são somente usadas se forem inevitáveis para chegar ao destino.
- As vias para pedestre e as trilhas são excluídas das rotas.

Pedestre:
- Nem as restrições de manobras e nem as limitações direcionais são levadas em consideração no planejamento de uma rota.
- As vias são usadas apenas se o acesso a pedestres for permitido.
- As vias de acesso controlado são excluídas das rotas.
- Uma via privada é usada somente se o destino for nessa via.
- Não são usados limites de velocidade no cálculo de rota e é usada uma velocidade média de caminhada no cálculo da hora de chegada prevista.

Bicicleta:
- As restrições de manobras e as limitações direcionais (se forem aplicadas a bicicletas nos dados do mapa) são levadas em consideração no planejamento de uma rota.
- As vias são usadas apenas se o acesso a bicicletas ou pedestres for permitido.
- As vias de acesso controlado são excluídas das rotas.
- Uma via privada é usada somente se o destino for nessa via.
- Não são usados limites de velocidade no cálculo de rota e é usada uma velocidade média de ciclismo no cálculo da hora de chegada prevista.

Ambulância:
- Todas as manobras estão disponíveis em cruzamentos.
- As limitações direcionais são levadas em consideração, da mesma forma que a direção oposta é permitida com uma velocidade baixa.
- Uma via privada é usada somente se o destino for nessa via.
- As vias para pedestres e as trilhas são excluídas das rotas.

Ônibus:
- As restrições de manobras e as limitações direcionais são levadas em consideração no planejamento de uma rota.
- As vias são usadas somente se o acesso a ônibus for permitido.
- As vias privadas, vias para residentes, vias para pedestres e trilhas são excluídas das rotas.

Táxi:
- As restrições de manobras e as limitações direcionais são levadas em consideração no planejamento de uma rota.
- As vias são usadas somente se o acesso a táxis for permitido.
- As vias privadas, vias para residentes, vias para pedestres e trilhas são excluídas das rotas.

Caminhão:
- As restrições de manobras e as limitações direcionais são levadas em consideração no planejamento de uma rota.
- As vias são usadas somente se o acesso a caminhões for permitido.
- As vias privadas, vias para residentes, vias para pedestres e trilhas são excluídas das rotas.
- Os retornos são excluídos das rotas (voltar por uma via dividida não é considerado como retorno).


MÉTODO DE PLANEJAMENTO DE ROTA: o cálculo da rota pode ser otimizado para diferentes situações e tipos de veículos, alterando o método de planejamento. A descrição de cada método de planejamento de rota encontra-se a seguir:

RÁPIDA: oferece uma rota rápida, caso o condutor possa viajar no limite de velocidade, ou perto dele, em todas as vias. Normalmente é a melhor opção para carros rápidos e comuns.

ECOLÓGICA: oferece uma rota rápida, porém com economia de combustível, com base nos dados de consumo de combustível nas configurações do trajeto da rota ecológica. Os cálculos dos custos de viagem e das emissões de CO2 são estimados, não são precisos. Esses cálculos não consideram as elevações no terreno, curvas e condições de tráfego.

CURTA: oferece uma rota curta para minimizar a distância da viagem. Essa opção é normalmente prática para pedestres, ciclistas ou veículos lentos. Este modo procura por uma rota curta, independentemente da velocidade; esse tipo de rota é raramente escolhido para automóveis. Usando veículos automotivos, deve-se evitar a escolha deste modo em grandes cidades, sob risco de o condutor ser levado a regiões desconhecidas e até perigosas.

FÁCIL: resulta em uma rota com poucas curvas ou manobras difíceis. Com essa opção, o iGO Primo poderá selecionar, no cálculo da rota, por exemplo, uma rodovia em vez de uma série de estradas ou ruas mais curtas. Este modo de planejamento, quando usado nas cidades, permite que o cálculo da rota leve em consideração as principais ruas e avenidas, levando o condutor por caminhos mais comuns e familiares.

DAR PREFERÊNCIA POR RODOVIAS: este modo, quando selecionado, faz com que o cálculo da rota seja forçado a priorizar as rodovias, de maneira que uma série de estradas e ruas seja evitada. Este modo pode ser útil para condutores que, em viagens, prefere não entrar nas cidades, diminuindo o tempo de condução e a distância total do percurso.


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Xamanian
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O que significa cada rota? 05 Ago 2014 20:26 #227025

Muito obrigado, Xamanian. Foi muito útil.
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O que significa cada rota? 05 Ago 2014 20:47 #227027

Luiz Fernando,

você parece um mineiro que conheço... B) :cheer:

Bem, complementando...

Por abuso de linguagem, falamos em "rota curta", "rota isso ou aquilo", o que não é correto. O que recebe estes nomes é o método de planejamento da rota e não a rota em sim. Posto isto, apenas um adendo sobre três entre todos os tipos de planejamento de rotas.

Curta: usa-se um algoritmo onde a menor distância entre dois pontos, por vias trafegáveis, é sugerida ao condutor. Observe que, neste método, eventos de trânsito, online (TMC) ou off-line (arquivo FSP -- estatísticas de trânsito) quase não são considerados, ou seja, a mais curta considera as distâncias presentes no arquivo de mapa mesmo. Isto é, esta seleção poderá levar o condutor por vias congestionadas ou pouco recomendadas ("área perigosa", por exemplo).

Rápida: o arquivo de mapa contém a velocidade (quando disponível, pois depende da cidade, região, etc.) de cada via. Além deste arquivo, existe outro, de extensão HSP ("histórico de velocidade") que contém informações sobre a velocidade média dos veículos em cada via (que depende do dia da semana e do horário do dia). Assim, a expressão "viajar no limite da via" significa que o condutor pode trafegar na máxima velocidade informada (no arquivo de mapa e/ou histórico de velocidade). Claro, se houver eventos de trânsitos (trânsito lento, congestionamentos, vias fechadas, acidentes, etc.), nada será considerado e a tal "mais rápida" poder-se-á tornar mais lenta.

Ecológica: este método de planejamento é um mix dos dois anteriores, ou seja, usa um algoritmo para que a rota sugerida seja rápida e curta, pois, com isso, ter-se-ão economia de combustível e menos emissões de poluentes (CO2). Em nosso país é complicado fazer esta escolha, pois nas grandes cidades...

As outras duas são bem naturais. Dar preferência por rodovias é autoexplicativo. Já o método de planejado "fácil", mesmo não sendo o mais otimizado, é aquele que menos induz o condutor a erros. É, entre todos, o que mais uso (quase o tempo todo). Motivo: leva o condutor por caminhos mais simples, com referências mais comuns (pontos, ruas e avenidas, etc.), principalmente nas grandes cidades e nunca levará o condutor por caminhos estranhos e obscuros (exceto por falhas no arquivo de mapa).

Saber escolher o tipo de veículo e o método de planejamento de rota é uma questão importante nos navegadores da família iGO (todos). A boa escolha, de acordo com a necessidade do usuário, levará à melhor sugestão possível.

E por fim, mas não menos importante, fixado dois pontos, ponto de partida e destino, a rota sugerida pelo navegador nunca será, necessariamente, a mesma. Isto pode depender de vários fatores, entre eles, dia da semana, horário do dia, eventos de trânsito (quando disponível), histórico de velocidade (quando disponível), etc. Sim, o tipo de veículo pode ser o mesmo, o método de planejamento pode ser o mesmo, os pontos inicial e final podem ser os mesmos, etc., mas mesmo assim a rota sugerida poderá ser diferente. Poucos sabem disso. ;)


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Xamanian
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Última Edição: 05 Ago 2014 20:59 por Xamanian.
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O que significa cada rota? 05 Ago 2014 23:10 #227044

Seo Xamanian,

Pra gente poder fixar o tópico: o senhor poderia nos explicar o que são essas Rotas Pré-Processadas ?

:)
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O que significa cada rota? 05 Ago 2014 23:23 #227046

Xamanian,

Apenas um complemento. Você tratou o FSP e o HSP como sendo arquivos diferentes. E eles realmente são, porém possuem basicamente a mesma função (otimizar o planejamento de uma rota baseado em dados históricos). Um se baseia em padrão de velocidade média ao longo do dia e da semana de uma dada via e outro se baseia em histórico de congestionamento. Um é pra ser usado com mapas TT e outro com mapas Here.

www.igonavigation.co...feature-smart-routes
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O que significa cada rota? 05 Ago 2014 23:31 #227050

E talvez,

Não conhece a cidade use a rápida,
Conhece um pouco a cidade use a curta, que parece calcular rotas mais coerentes?

Mas até hoje não cheguei a conclusão nenhuma em Ctba, de qual é a melhor. Mas pude observar que no modo rápido, o mapa Here muitas vezes manda entrar em acessos proibidos, e no modo curto não.
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O que significa cada rota? 05 Ago 2014 23:41 #227052

Grande amigo SK,

férias após três anos, mesmo que curtíssimas, mudam um pouco o comportamento do ser. Ou não! :ohmy: :ohmy: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

As "rotas preprocessadas" (estranho, a correção ortográfica sugeriu este modo de escrita; com a palavra os especialistas!) são informações acrescentadas, a priori, pelo(s) desenvolverdor(es) de conteúdo que contém um algoritmo "pronto" (entre aspas por não garantir o uso de outros dados, online e/ou off-line) visando a sugestão da melhor rota ao usuário, entre as mais usadas na prática.

Grosso modo, o navegador lleva em consideração um banco de dados -- reconhecidos como arquivos HNR --, obtido através de "pesquisas" (isto não é oficial, é um achismo meu), ao invés de cálculos rotineiros do navegador, e que sugere a melhor rota ligando dois (ou mais) pontos: inicial (ponto de partida) e final (destino). Estas sugestões, oriundas de tal banco de dados (HNR), são baseadas em quatro categorias: curta, fácil, rápida e ecológica (ou econômica -- tradução imprecisa).

Quase sempre, os cálculos consideram a extensão da rota, ou seja, percursos curtos (de poucas centenas de quilômetros) não são considerados, logo os dados presentes no HNR não aparecem na prática.

O que poucos usuários sabem/percebem é que estas rotas são sugeridas, nunca impostas. O usuário pode modificar o tipo de veículo, pode modificar o método de planejamento de rota e pode selecionar o algoritmo para calculá-las. Tudo isso influencia na proposta sugerida pelo navegador.

Em linhas gerais:

ROTAS PRÉ-PROCESSADAS (HNR): este arquivo contém informações de uma rede rotas pré-processadas, ou seja, um compêndio com as melhores rotas programadas que ligam dois pontos, um a um. Estes dados são efetivos quando se cria uma rota longa, de maneira que o iGO Primo escolhe, neste arquivo de conteúdo, uma rota que já esteja pronta e que é, em geral, a mais usada e aquela mais otimizada.

O arquivo de rotas pré-processadas (HNR) deve ser da mesma versão do arquivo de mapa, caso contrário, não será usado pelo iGO Primo durante o cálculo das rotas. Na verdade, não existe apenas um arquivo de rotas pré-processadas (HNR), existe um para cada tipo de rota: fácil, rápida, curta e ecológica. Eles são usados a partir do método de planejamento de rota selecionado pelo usuário.

Ajuda aí... Posso estar sendo impreciso, mas acho que tenho ficado perto. :laugh: :laugh:


Forte abraço,

Xamanian
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O que significa cada rota? 05 Ago 2014 23:56 #227054

plot_aqa escreveu:
Xamanian,

Apenas um complemento. Você tratou o FSP e o HSP como sendo arquivos diferentes. E eles realmente são, porém possuem basicamente a mesma função (otimizar o planejamento de uma rota baseado em dados históricos). Um se baseia em padrão de velocidade média ao longo do dia e da semana de uma dada via e outro se baseia em histórico de congestionamento. Um é pra ser usado com mapas TT e outro com mapas Here.

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Amigo Plot,

também achava isso... Ao menos até o último final de semana.

Ambos consideram o dia da semana e o horário do dia. O HSP (histórico de velocidade) está relacionado com a velocidade média para cada tipo de via (rua, estrada, etc.), já o FSP está relacionado com as estatísticas de trânsito. O termo "estatísticas de trânsito" usado por mim é o mesmo que "eventos de trânsito off-line", ou seja, como aqueles do TMC (online por definição), com a diferença de não ser dado em tempo real, daí a escolha pela expressão "estatísticas" (isto é, dados aproximados, não precisos, não em tempo real).

Em essência, o histórico de velocidades (HSP) guarda informações sobre a via, não importando se a mesma será usada no mapa atual, se o sentido será mudado, etc., ou seja, não exige que a versão e revisão deste arquivo coincida com o arquivo de mapa. Já o arquivo responsável pelas estatísticas de trânsito (FSP) depende fortemente do arquivo de mapa, em tudo, desde o sentido da via, da direção, etc. Lógico, o perfil de tráfego muda com o tempo, logo o arquivo de mapa deve acompanhar as estatísticas off-line (assim como os alertas de condução, por exemplo, FDA).

Quanto ao uso em relação ao desenvolvedor: não, não é assim. Na época do NQ (já Here?) 2013.Q1 existiu um FSP da mesma versão e revisão. Quanto a TT, sim, sempre tem um FSP que acompanha o arquivo de mapa, assim como já existe por aí o FSP 2014.03 deste desenvolvedor. Para o Brasil, o FSP tem existido para os dois maiores desenvolvedores, já o HSP só sei da existência do último (2011.Q4), mas que continua funcional.

Mas você é um dos meus mestres (de fato!), corrija-me aí; pois falei de "cabeça" (sem ter certeza absoluta, claro!! Sem contestar).


Forte abraço,

Xamanian
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O que significa cada rota? 06 Ago 2014 07:51 #227065

beharov

Há algum tempo falei com alguém aqui no Fórum (não me lembro bem com quem) sobre uma situação que acontece em Curitiba: o histórico de trânsito tem variações muito INTENSAS em função do horário em que você está traçando a rota e, por causa dessa intensidade de trânsito histórico, as rotas muitas vezes evitam situações que para você na hora podem não estar acontecendo - um trânsito esperado, que não esteja acontecendo
Minha sugestão para Curitiba é : selecione seu modo de rota preferido, seja ele o rápido, econômico ... e desabilite o histórico de trânsito

:)
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O que significa cada rota? 06 Ago 2014 22:08 #227127

Amigo Xamanian,

Obrigado pelas explicações tão didáticas que sempre acompanharam seus posts. Não é fácil escrever com clareza ao mesmo tempo que e escreve com profundidade técnica.

Confesso que nunca fiz grandes testes com estes dois arquivos (FSP e HSP), por isso baseio-me na informação que encontro em sites que considero confiáveis e com elevado grau de discussões técnicas. Por isso citei diretamente a fonte da informação que passei, no caso o site da própria NavNGo.

Pelo que entendi nestes sites, o FSP é o arquivo com o histórico de velocidades e o HSP é o que traz o "padrão de tráfego" (tradução livre de traffic pattern). Ao que me parece vc denominou os arquivos ao contrário deste meu entendimento (ou seja, mencionou HSP como sendo o histórico de velocidades). Cito como exemplo o seguinte post do gpsunderground:

gpsunderground.com/f...ions.html#post159686

(Aliás, é interessante ver que existe um arquivo FJW, ainda não existente por estas bandas, que traz vistas de junção realistas.Imagino que sejam fotos dos locais. Tb existe um FPA, que não consegui entender bem do que se trata).

Independente da denominação FSP ou HSP, entendo que eles produzam o mesmo efeito. Um traz o histórico de velocidades. O outro traz o padrão de tráfego. Oras, se em uma data hora o padrão de tráfego é "engarrafamento", obviamente a velocidade é baixa. E se o padrão é trânsito livre, velocidade alta. Ou seja, o que um retrata tb se retrata no outro.

Com relação a ser de uso exclusivo (ou seja, devem ser usados sempre os pares do mesmo fabricante) creio que concordamos da sua necessidade. Afinal, ao contrário dos arquivos de POI que são intercambiáveis por trazerem apenas registros de coordenadas, estes dois arquivos trazem informações intrínsecas das ruas de um mapa, e como sabemos os mapas não coincidem na localização que nos apresentam.

A informação de que cada desenvolvedor trabalha com um tipo diferente de arquivo consta do site da NNG, mas talvez seja uma informação antiga, apesar de não ter achado nada que indique o contrário.

Mas, repito, neste mundo de FSP e HSP sou apenas um aprendiz...
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O que significa cada rota? 06 Ago 2014 22:54 #227131

Amigo (de fato) Plot,

ou fiz confusão, ou você a fez.

Explico (ou tento):

HSP: H de Historic, S de Speed e P de Pattern, ou seja, ao "pé da letra" é (padrão de) histórico de velocidade.

FSP: F de File, S de Speed e P de Pattern, ou seja, ao pé da letra é (arquivo de) padrão de velocidade.

Este é um dos grandes problemas da NavNGo citado por você, uma empresa oriental que tenta traduzir tudo para o padrão ocidental (leia-se inglês), mas com falta de clareza. Nada do que está escrito, em inglês, é 100% confiável.

HSP é histórico de velocidade, ou seja, guarda (off-line) informações das velocidades médias nas vias ao longo do dia da semana e da hora do dia.

FSP: é traduzido, por muitos, equivocadamente, como "histórico de trânsito", quando na verdade é "estatística de tráfego". Este arquivo é o análogo off-line do TMC, isto é, informações sobre eventos de trânsitos (daí "pattern") que também depende do dia da semana e da hora do dia.

Nas skins diMka, para Primo, só existe uma maneira de habilitar estes dois recursos, que são tratados, da mesma maneira, pela NavNGo como "rotas inteligentes" (comumente traduzido como "histórico de trânsito"). A maneira fácil de testar que este recurso é feito em um único botão é inserir um dos arquivos e retirar o outro, fazendo uma análise por vez. A forma de analisar o efeito, no Primo, é no caminho Minha rota => Botão Mais... => Rotas inteligentes (ou a forma antiga, "Histórico de trânsito").

Você sugere, ou afirma, que o HSP e o FSP fazem as mesmas coisas, ou seja, são arquivos para uso off-line sobre o histórico de velocidade. Isto não é fato! Se fosse, como você me explicaria que há uma versão 2011.Q4 com os dois arquivos? Empresas não desperdiçam tempo e dinheiro para desenvolver conteúdos com a mesma funcionalidade; ou o mundo está realmente mudado!

Velocidade versus tráfego: engana-se mais uma vez!... Velocidade média de uma via não igual a fluxo. Estas coisas andam paralelamente, mas não são iguais. Uma coisa é ter uma velocidade 20 km/h em uma via onde se esperava um valor de 60 km/h; outra coisa é dizer que em uma via passam 100 veículos por minuto andando a 50 km/h e 200 veículos na mesma velocidade (ou seja, o fluxo, isto é, a quantidade de veículos por unidade em determinada distância pré-fixada). Em suma, velocidade média em uma via é uma coisa, fluxo é outra.

Arquivos específicos e desenvolvedores: nada melhor do que testes... Existe um FSP 2014.03 da TT e que não é reconhecido pelo mapa da Here. Existe um FSP 2013.Q3 da Here e que não é reconhecido por nenhuma versão de mapa da TT. Quando ao HSP, não há "reclamação" de ambos os mapas (funcionam!). A regra, pra mim, sempre foi esta (e se comprova, até agora, sempre): tudo aquilo que fica dentro da pasta "map" depende da versão e revisão do arquivo principal, ou seja do mapa; tudo aquilo que fica dentro das subpastas da pasta "content", são considerados normalmente pelo navegador (qualquer um da família iGO), mas sempre sugerindo o uso de versões mais novas possíveis.

Amigo Plot, tudo aquilo que parece ser, por definição, é diferente. Se fossem iguais, não pareceriam. ;)

Por exemplo, posso parecer áspero, ácido e grosseiro, mas a frieza de um post sempre corrompe as coisas. A objetividade e clareza (nomeada por você como "forma didática"), pode sugerir agressividade, mas quase nunca é. A escrita, para conter emoções e singularidades específicas, exigiria linhas e linhas de escritas, mas mesmo assim seria fria e calculista, nunca perfeita. A forma escrita é apenas um registro histórico sobre um pensamento que surge em determinado momento, jamais retrata, ou retrataria, a personalidade do indivíduo. Nem o uso de "emoticons" resolve isso, alguns interpretam mal o uso de uma carinha sorrindo: uns diriam que você ri pra ele, outros diriam que você rir dele e, por fim, outro grupo diria que você rir da situação.

A única coisa que afirmo é que não estou rindo de ninguém.

Entenda que estes meus posts não se traduzem como disputas, em sentido algum. Apenas que estou aproveitando o meu (pouco) tempo livre para comentar, novamente, no Point. Jamais digo a verdade, pois o Absoluto não está em mim. De maneira tal que tenho a mesma facilidade para acertar (em uma opinião, jamais ousar assumir uma verdade) quanto para errar (idem). Não há agressividade de minha parte, apenas opiniões sobre o que entendo sobre as coisas, acertadas ou não. A sagacidade do homem está em tentar ousar, contrapondo, ou não, opiniões postas sobre a mesa -- a isto se dá o nome de "fazer Ciência".

Sou apenas um ousado. ;)


Forte abraço,

Xamanian
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O que significa cada rota? 06 Ago 2014 22:59 #227132

Estou rindo deste post idiota (meu) até agora, mas vou deixá-lo assim mesmo. Plot, caro amigo, entenda-me!!! :kkkk :kkkk :kkkk
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O que significa cada rota? 07 Ago 2014 14:46 #227159

Xamanian,

Vamos por partes que seu post foi bastante completo!

Como disse anteriormente, pouco conheço sobre os arquivos HSP e FSP porque não faço uso deles (minha locomoção se dá quase sempre em cidades de porte pequeno e médio. Além disso, sou totalmente fiel ao Igo8.3 e pouco uso faço do Primo, onde estas funcionalidades estão mais claras e interativas).

Como não tenho disponibilidade para fazer testes práticos com esses arquivos, recorro a sites estrangeiros na busca de informação. Não que eles sejam melhores que os nossos, mas sim porque as novidades sempre chegam lá antes que aqui (em termos de arquivos complementares, não em termos de navegador em si) e portanto possuem um tempo maior de uso e de experiência que nós.

Pois bem, vamos aos fatos. Passei mais de 3 horas buscando informações sobre o que seriam os arquivos HSP e FSP para me fundamentar melhor. A conclusão é que ninguém tem certeza do que se tratam. Procurei em sites americanos, italianos, húngaros e até mesmo orientais. Eis abaixo algumas explicações que encontrei (coloco as mais pertinentes, no meu ponto de vista):

www.sosaw.com/forum....printable&tid=273657
Diz:

FSP - speed profile for a given road for smart routes
HSP - histspeed (maximum car per given road ratio)

Veja que interessante: usa o conceito de "máxima taxa de carros para uma dada via"

Da navitotal, excelente fonte de informações, dois moderadores colocaram duas diferentes opiniões (um deles é o fatboyfun, conhecidíssimo personagem do mundo GPS).

www.navitotal.com/ho...ancements-t3538.html
Diz:

FSP: Smart Route Profile (não usa o conceito de velocidade nem de tráfego)
HSP:This is iGO Primo 1.2's equivalent to Tomtom's IQ Routes, Essentially it contains average speeds of major roads at hourly intervals throughout the day, iGO can compare these average speeds with the normal speed limit, and may plan different routes for the same start and end addresses at different times of the day,

Já o moderador nabi tem outra opinião:

www.navitotal.com/ma...go-primo-t11326.html
Diz:
hsp --> Smart route, allows to avoid traffic on certain hours => only Becker Primo and recent Primo, about same function as fsp (go in map folder)
fsp --> Smart route (about same as hsp files that go in histspeed folder) historical traffic data in relation to time and day of the week. Therefor the route calculation may differ depending on the time of day (to avoid daily traffic jams)

Veja que ele diz "quase o mesmo que os arquivos HSP"

Achei esse outro Forum sobre GPS:

cafe.mobil.hr/archiv...6ddf1a32d24d27d5f2e6
Diz:

HSP - average data for the congestion on the roads in different days of week and time of day. Helps in calculating the route to avoid potential congestion. Do not be confused with TMC (he is in real time)!
FSP - speed profile for a given road for smart routes

Finalmente, pra não ficar chato demais, um Forum alemão (não, não falo esse idioma. Fiz apenas 1 ano e meio de aulas):
www.navitotal.de.com...sp&p=22332#post22332

Com ajuda do google translator:
Na minha opinião, provavelmente não há uma grande diferença entre .HSP (há somente de UNAV, anteriormente Becker) e .FSP da Navteq. Pelo que eu testei até agora, apenas um ou outro arquivo necessário é necessário, e eu prefiro o .HSP de UNAV porque, obviamente, é atualizado a cada mês e o da Navteq a cada 3 meses

Também achei sites que definiam FSP como Fast Speed Profile.

Como pode ver, de forma alguma há consenso sobre o que são e omo funcionam esses arquivos. E muitos moderadores concordam comigo sobre o FSP e o HSP produzirem efeito idêntico, porém com princípios distintos.

Então vamos avaliar sua lógica sobre o que são o FSP e o HSP. Pelo fato de o arquivo HSP ser colocado dentro da pasta HISTSPEED, intuitivamente concluímos que este traz o histórico de velocidades. Mesmo que isso não seja verdade, tendo a ter o mesmo pensamento. Já o FSP vc deve ter concluído que, por ser colocado dentro da pasta MAP, e todos os ali inseridos iniciarem por F, o F deve ser inicial de FIle. Talvez faça sentido já que os demais arquivos ali presentes são FDA (Driver Alert), FPA (Point Address), FJV (Junction View), etc. Então o F deve ser algo relacionado a File. Concordo, apesar de não entender o que significa o FBL.

Sobre o HSP ser análogo a um TMC offline, estou de total acordo. Porém, quais eventos do TMC que seriam úteis para o propósito de rotas inteligentes que não fossem o histórico (padrão, estatística, ou qualquer nome que queira dar) de engarrafamentos? Falar em desvios, em acidentes, trecho em obras, faixa da esquerda interditada, carro quebrado, alagamento, animal na pista, etc., nada disso faz sentido sob o ponto de vista de que são eventos momentâneos e não repetitivos. Aliás, para termos uma visão mais clara de todos os eventos TMC, dar uma olhada aqui:

wiki.openstreetmap.o.../TMC/Event_Code_List

Outro ponto. A informação que eu recolhi sobre cada fornecedor de mapa trabalhar com um único tipo de arquivo, tirada diretamente do site da NNG, é datada de 2010. Como vc relata que houve dois arquivos do mesmo provedor em 2011, então isso se torna factível.

Próximo ponto. Quando eu menciono que, no fringir dos ovos, ambos os arquivos dizem a mesma coisa, é simplesmente porque a indicação de que, em dado dia e horário, certa via fica congestionada (informação presente no FSP), isso automaticamente significa que a velocidade média é inferior à máxima permitida na via. E dizer que a via é livre, significa dizer que ela está próxima à máxima permitida. Não entendi sua colocação sobre fluxo.Obviamente que sua colocação é verdadeira (100 carros a 50 por hora é diferente de 200 carros a 50 por hora). Para uma via com largura fixa e definida, considerando que ela esteja plenamente preenchida com carros distanciados em um certo padrão também fixo e definido (digamos, 4 faixas totalmente preenchidas com carros distanciados a 3m um dos outros na mesma faixa), então se passam 100 carros a 50km/h em 1 minuto, é impossível que passem 200 carros, a não ser que a velocidade média aumente, diminua a distância entre os carros ou se aumente o número de faixas). Oras, se na via está passando a quantidade máxima de carros permitida por unidade de tempo em uma velocidade próxima ao limite da via, isso significa que a via está cheia, porém não engarrafada. Ou seja, para aquele momento, a via está "livre" e o histórico de velocidade indica algo próximo ao limite da via. Quanto mais congestionado, menor a velocidade que se imprime (mesmo que se mantenha o mesmo padrão de distância entre os carros e sua quantidade por metro quadrado). Ou seja, me parece que este raciocínio está de acordo com meu entendimento da semelhança entre o FSP e o HSP. Aliás, o termo fluxo está equivocado. Este se refere a algo medido por unidade de comprimento. Neste raciocínio, o mais indicado seria vazão, cuja base é algo por unidade de tempo.

Em suma, parece-me que seu raciocínio está correto desde que considere-se correta a premissa que você adotou sobre o que guardam os arquivos HSP e FSP. Como o raciocínio foi fundamentado sobre algo onde não existe consenso, fica fragilizada qualquer tentativa de tomá-lo como verdade.

Repito, uma vez mais, que trabalho sob o ponto de vista teórico por nunca ter usado estes recursos, muito menos os estudado.

Ufa.... cansei de digitar! :kkkk :oks
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O que significa cada rota? 07 Ago 2014 19:06 #227169

Plot,

o que me fez voltar a postar neste fórum são pessoas como você (para não ser injusto, cito apenas um, ao menos agora). Não tenho (mais) interesses em pacotes, ux, skins e afins, apesar de legal, não agrega conhecimento específico. Estou na fase de tentar entender a lógica, desde os princípios mais elementares até aquilo que a minha mente conseguir absorver. E neste fórum encontro algumas pessoas que me permitem debates em ótimo nível. Obrigado!

Bem, vou tentar postar por partes, ou seja, em posts separados, para a leitura não ficar muito densa.

Neste primeiro vou tentar introduzir alguns conceitos básicos que podem ajudar na compreensão de certas expressões que usei (e usarei) em meus posts. Não sou engenheiro, mas ousarei dizer algumas coisas (simples, básicas). Quase tudo aquilo que se refere a tráfego (engenharia de trânsito, por exemplo), usa conceitos oriundos da mecânica dos fluidos ("minha praia"), mas adaptados adequadamente.

Os principais conceitos a seguir foram retirados de um pdf disponível na internet (para não ter que falar de cabeça).

Fonte: Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

RESUMO:

1) Densidade (D): distribuição dos veículos em um trecho de via.

Fórmula básica: D = N/L

N = número de veículos
L = extensão ou trecho considerado

2) Espaçamento (E): distância entre as partes dianteiras de dois veículos sucessivos, na mesma faixa.

Fórmula básica: D = 1/E

E = espaçamento médio dos veículos em um trecho da via, em um determinado período de tempo.


3) Intervalo (I): tempo decorrido entre as passagens de dois veículos por uma seção de via, na mesma faixa.


Obs.: densidade, intervalo e espaçamento são variáveis de difícil mensuração.


4) Velocidade (V): "fácil" compreensão. Quando em um determinado intervalo I todos os veículos terão passado pela seção A, então

Fórmula básica: I = L/V (ou V = L/I)

5) Fluxo (F): é a quantidade de veículos que passa em uma seção, em um determinado período de tempo.

Fórmula básica: F = N/I.


6) Dedução:

F = N/I = N/(L/V) = N/L.V = D.V => F = V.D

Esta relação é conhecida como relação fundamental do tráfego, ou seja,

Fluxo = velocidade x densidade (F = V x D = V / E).

Grosso modo, poder-se-á dizer que o fluxo é o volume de veículos por unidade de trecho de via (km?).

Pois bem, apesar de o fluxo estar relacionado com a velocidade, os dois conceitos são bem diferentes. Talvez seja por esta relação matemática entre velocidade e fluxo que várias pessoas (links em seu post) entendam haver pouca diferença entre HSP e FSP.

Ao que parece (um chute, pensei pouco sobre isso), o Primo pode considerar pelo menos duas variáveis adicionais (se presentes) quando realiza o cálculo de uma rota: (a) velocidade média por trechos de via e (b) fluxo no trecho da via.

No meu entendimento a coisa fica assim:

- HSP: histspeed, histórico de velocidades (por trechos de vias).

- FSP: estatísticas/padrões de trânsito = literalmente "fluxo".

Somente parte das informações do TMC estão ligadas ao fluxo (início de congestionamento, tráfego intenso e congestionamento). Todos os outros eventos são esporádicos, tornando-os impossível de ser registrado em um arquivo para uso off-line. Concordamos plenamente quanto a esta parte.

Apesar de os arquivos HSP e FSP terem comportamento análogo, existe um detalhe importante quanto ao uso: o HSP (histspeed) pode ser usado com qualquer versão e revisão do mapa (TT ou Here). Já o FSP tem que obrigatoriamente ser da mesma versão e revisão do mapa -- o que, obviamente, fica impedido, também, o uso de um arquivo de determinado desenvolvedor de mapa com de outro.

Daqui é possível extrapolar nas conjecturas e tentar alguma conclusão adicional. Se uma determinada rua tiver informação sobre a velocidade da mesma (por intervalo e por trecho), ou seja, no HSP, então, se no futuro a mesma tiver o seu sentido alterado, em nada mudará esta informação. Consequentemente, este valor/informação poderá ser usada em versões mais novas de arquivos de mapas. Se a rua deixar de existir, tiver nome alterado, etc., nada será considerado.

Já com o FSP (estatísticas de trânsito, "fluxo"), a situação já fica comprometida. Motivo: se a informação for fluxo (FSP), então é preciso saber a velocidade e a densidade e fazer o produto destas duas variáveis. Como foi dito no resumo acima, densidade é uma variável de ser medida, carece de métodos empíricos, que se traduzem por medições no local.

Tenho a sensação nítida que as informações do FSP são mais precisas do que aquelas do HSP, mesmo que se considere todos na mesma versão e revisão. Do ponto de vista de tráfego, entendo que é mais importante se ter informação sobre o fluxo do que a velocidade.

Argumento: em tese, o HSP considera o trânsito bom/normal se todos os veículos puderem transitar até a maior velocidade prevista para a via. Exemplo: em uma via marcada com velocidade máxima de 50 km/h, supor que todos os veículos trafegam nesta velocidade (50). Porém pode existir a seguinte situação: via livre, mas com veículo andando a 30 km/h. Não sou engenheiro, muito menos de trânsito, mas entendo que o mais importante é saber quantos veículos entram em determinado trecho da via e quantos saem no extremo oposto. Esta contagem dá o fluxo, "entrada-saída". Entendo que o FSP dá esta informação, mas como no caso do HSP, também por dia da semana e por hora do dia (isto eu já confirmei na prática, inserindo e retirando os dois arquivos, um a um, dois a dois).

Resumindo, o Primo consegue considerar estas duas variáveis presentes nos HSP e FSP. Só não sei dizer se, estando ambos presentes, haverá priorização na hora do cálculo ou até descarte de um deles (redundância, sei lá).

Continuo depois...


Abraços grandes,

Xamanian
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O que significa cada rota? 10 Ago 2014 17:42 #227379

Grande mestre Xamanian

É uma satisfação revê-lo aqui no forum!!! Sempre acompanhei suas postagens e suas aulas sobre GPS. Espero que continue a nos brindar com suas postagens.
O melhor de tudo é que o assunto discutido não fica apenas por sua conta, mas grandes mestres do GPS como o SK, Plot, e outros participam da discussão o que permite que possamos aprender muito por aqui!

Um grande abraço!
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O que significa cada rota? 10 Ago 2014 18:51 #227380

Atlan,

caro amigo, obrigado pelas gentis palavras; recíproca mais do que verdadeira! ;)

Penso assim, fórum é um lugar plural, para tratar de assuntos e debater sobre os mesmos, ainda mais na ausência de convergência de opiniões. Por definição, fórum não é um repositório de arquivos e congêneres, é um repositório de conhecimento! Mas pode assim sê-lo, porém entendido como um bônus, não como papel central.

É claro que todos querem tudo pronto, tudo na mão e com passo a passo, seja por vida atribulada, por falta de conhecimento específico, por qual motivo for. Uns não querem aprender, só querem algo para usar e que seja o mais atualizado possível -- não devem ser criticados. Outros, por serem entusiasta do universo GPS, aprendem por paixão, por querem saber mais. Outros, mais avançados, têm mais do que sede de saber, já estão aptos a contribuir com os conhecimentos absorvidos.

Existe um momento de passagem de um grupo para outro, não se trata de tornar-se melhor ou vaidoso por saber, mas ocorre um incômodo generalizado com a "pressa" de alguns, que nem sempre são, de fato, iniciantes neste meio. Irritam-se! Há razão nisso, pois basta um tiquinho de conhecimento para que o aprendiz se rebele contra o mestre.

Ignorando motivos, decidi centrar-me em debates com maior valor agregado, estando ou não capacitado para isso. A intenção é obter o reflexo do que você falou: contar com participação ativa de mestres de fato, como o Sherlock, Plot, Galonet, Luiz Carlos (Rio), Lakota, Ping, Fidelis, Adinis, etc. (*)

Ganho eu, ganha você, ganham todos! ;)


Abraços grandes,

Xamanian

(*) Citação de nomes "de cabeça", sem pretensão, passível de infelicidade por falta de citações adicionais, mas com o uso do "etc." para não ignorar quem quer que seja. E mais, a contribuição do indivíduo que posta uma nova dúvida, um recurso pouco ou nada conhecido, etc. tem tanto ou mais valor do que as explicações -- pois faz a mente pensar.
  • Xamanian
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Última Edição: 10 Ago 2014 19:33 por Xamanian.
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O que significa cada rota? 06 Out 2014 19:33 #230967

Somente a titulo de contribuição para este tópico, hoje conversei com um engenheiro da NNG, Edward, e fiz perguntas relacionadas ao conteúdo FSP e HSP.

Estes aquivos possuem exatamente o mesmo tipo de conteúdo (same data).

As extensões são diferentes pois o HSP contém dados de mais de um fabricante, e o FSP contém dados apenas de um fabricante.

No uso dos dois para a mesma rua prevalece o conteúdo mais atual, e na falta prevalece o único disponível (obviamente respeitando-se o fabricante).

Abraços
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O que significa cada rota? 07 Out 2014 10:41 #230989

rafael2san

a título de entusiasmo, achei este esclarecimento muito bom !!!

consegue consultar com o mesmo engenheiro à respeito da probabilidade da inserção de conteúdos do tipo *.ftr em nosso país ?

mais uma vez: muito obrigado pela notícia !

:oks
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O que significa cada rota? 29 Dez 2014 13:29 #235446

Interessantíssimo este tópico, inclusive, acho que poderia-se deixar as opiniões sobre a melhor escolha das rotas, por exemplo: Qual a melhor rota para viagens em rodovias? E dentro da cidade? E para cidades do interior? pequenas mesmo, tipo menos que 5mil habitantes.
O xamaniam já me deu um toque que considera a rota "Fácil", a melhor escolha para qualquer ocasião.
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O que significa cada rota? 29 Dez 2014 13:39 #235448

Aproveitando, mesmo sem saber se é o lugar mais adequado mas, não percebi diferença visual quando o trajeto é de chão batido (terra) ou asfalto. Existe alguma? Se não, seria bem interessante isto né?
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O que significa cada rota? 29 Dez 2014 14:05 #235451

Beneduzi,

se não lhe entendi mal, você se refere a opção "Estradas não pavimentadas" (lá nas configurações de rota). Se sim, isto tem o seguinte significado: ao habilitar esta opção, o Primo considerará, além das vias pavimentadas, aquelas que não são ao realizar os cálculos da rota.

Exemplo: suponha que existe uma estrada asfaltada ligando uma cidade A até uma cidade B; suponha também que existe outra estrada ligando estas duas cidade, mas que seja "de chão". Se você habilitar a opção "Estradas não pavimentadas", o Primo poderá lhe indicar uma rota que use a estrada de chão. Se a opção estiver desmarcada, ele só indicará a estrada asfaltada (pois irá ignorar estradas de chão).

Do ponto de vista visual, nada mudará, exceto que a cor (usada na scheme) destinada a indicação de estradas não pavimentadas (de chão) irá aparecer na tela de mapa, caracterizando este tipo de via.

A opção "Estradas não pavimentadas" pode ser útil em cidades pequenas ligadas por estradas de chão, mas não só isso. Em geral, a cidade ("sede") é pequena, mas o município pode ser grande. Quando isso acontece, é comum a existência de vários distritos dentro de um mesmo município (seriam uma espécie de "bairros" nas grandes cidades) e que ficam afastados. Dependendo da região tais distritos costumam ser mapeados (estão presentes nos mapas/conteúdos) e quase sempre são ligados por estradas de terra. Caso a opção "Estradas não pavimentadas" não esteja marcada, então o Primo só fará cálculo de rotas considerando as estradas asfaltadas e dois distritos como citados acima poderá ter um percurso muito longo se estradas de chão forem descartadas. Nesse caso, aconselha-se habilitar tal opção.

São exemplos e opiniões, outros podem pensar diferente e todos estarem certos; apenas mencionei o que penso (mas sempre me engano).


[]'s

Xamanian
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O que significa cada rota? 29 Dez 2014 15:04 #235453

Beneduzi.
Só complementando o que o Xamaniam falou.
Existem alguns schemes que não diferenciam estradas asfaltadas de estradas de terra.
O que acontece também é que algumas estradas de terra constam nos mapas como asfaltadas; erro de mapas.
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O que significa cada rota? 30 Dez 2014 18:13 #235533

Xamaniam, eu tenho desabilitada a opção de "Estradas não pavimentadas" mas mesmo assim em alguns trechos, é traçada a rota que pega uma parte de estrada de chão, mas não tem diferença visual nenhuma, no traçado, indicando que é chão. Penso que seria interessante que o traçado visual (a linha vermelha) fosse visualmente diferente, tipo como acontece nos mapas, pontilhada quando é estrada de chão..etc.
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O que significa cada rota? 30 Dez 2014 18:48 #235537

Beneduzi

Já é assim como vc quer...pelo menos com algumas schemes.

Primo2L_0056.jpg


Primo2L_0057.jpg


Primo2L_0059.jpg


Como disseram lá em cima, algumas schemes não fazem isso.

Nota: Para quem não sabe, schemes são os arquivos que determinam o esquema de cores da tela.

Abs
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O que significa cada rota? 30 Dez 2014 19:01 #235538

Opa Luiz. Tu pode me indicar algumas??
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O que significa cada rota? 30 Dez 2014 19:14 #235540

Para quem quiser aprender um pouco mais sobre schemes:

www.gpspoint.com.br/...imagem-do-ceu#189323

Para mudar a cor da via não pavimentada, trocar a cor da via tipo "u".
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O que significa cada rota? 31 Dez 2014 06:46 #235549

Grande Xamanian
como vai amigo?
Pouco entro aqui, mas quando entro fico perplexo com suas explicações.. e o pior que as entendo....rs
feliz ano novo grande mestre
abraço... carloscunha-Piracicaba
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O que significa cada rota? 01 Jan 2015 20:13 #235593

Ainda sobre as rotas, notei que quando coloco na opção de rotas multicoloridas, algumas rotas não correspondem com a cor apresentada, por exemplo, a rota azul claro, é apresentada com a opção de amarelo. Tem como corrigir isso?
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O que significa cada rota? 02 Jan 2015 08:03 #235606

Beneduzi

primeiramente peço desculpas por não ter te respondido lá em cima, quando vc perguntou sobre esquemas. Só agora vi suas postagem.

Como já foi dito, cores na tela dependem das squemes.

Eu uso somente uma, que é a de que eu mais gosto. Ela também tinha esse problema de cores erradas nas rotas, mas eu consegui corrigir.

Anexo a esta msg as duas versões dessa squeme, uma para dia e outra para noite.
Veja se com elas o problema fica resolvido.
Caso não goste delas, diga qual é a sua preferida para vermos o que pode ser feito para corrigir as cores nela.

Abs


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Última Edição: 02 Jan 2015 08:06 por luizcarlosrio.
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O que significa cada rota? 02 Jan 2015 12:10 #235620

Luiz, ficou bem legal. As cores estão corrigidas.
Valeu
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O que significa cada rota? 02 Jan 2015 12:38 #235623

Pessoal,

só uma observação para evitar que algumas pessoas se confundam: não se trata de "cores erradas", cor é cor, logo todas são certas. Mais do que isso, existem schemes diferentes justamente para que o usuário possa adotar aquela que mais lhe agrade aos olhos em relação as cores do mapa.

Porém existe algo diferente: o Primo, usando skins da família diMka, permite habilitar aquilo que é conhecido como "rotas multicoloridas". A rigor as rotas não são multicoloridas (no sentido de usar várias cores), o que ocorre na prática é a associação (feita pelas diMka) entre tipos de rotas e cores (distintas) para indicá-las. Ou seja, a ideia é usar um cor diferente para cada tipo de rota (fácil, rápida, etc.) para que o usuário possa, visualmente, escolher aquela que mais lhe convém. Isto é, o Primo/diMka exige uma tela de mapa em modo 2D contém o ponto de partida e o destino (tendo ou não pontos de referências adicionais ao longo da rota) e mostra todas as rotas possíveis (em seus vários tipos), mas cada uma em uma cor diferente. Mais do que isso, é possível marcar ou desmarcar cada um dos tipos de rota para melhor visualização.

Pois bem, tais cores não tem relação alguma com as cores usadas nas schemes, cores estas que indicam, por exemplo, o tipo de via (estradas, rodovias, estradas não pavimentadas, caminhos -- de acesso -- de chão, ruas, avenidas, etc.). Tais cores não têm que coincidir, necessariamente, com aquelas usadas nas diMka para informar sobre o tipo de cálculo da rota.

Resumindo: uma coisa são as cores usadas nas diMka para indicar o tipo de (cálculo) rota; outra coisa são as cores (da scheme) que indica o tipo de via por onde se trafega.

Por outro lado, existem schemes que são "incompletas", não determinam todas as possibilidades de cores. Outras usam uma mesma cor para indicar vias diferentes. Sem falar de algumas que usam cores que não ajuda muito, ou são muito parecidas, apresentando ligeira diferente na tonalidade. Essas devem ser aperfeiçoadas.

Mas não para aí... Para quem quiser, sugiro um simples teste: escolha uma scheme (qualquer, a que preferir), agora observe bem as cores das vias. Em seguida, troque de mapa (se antes Here, mude para TT; ou vice-versa). Observará que algumas vias ficarão com cores diferentes, isto é, a mesma via em um mapa pode receber uma cor diferente em outro mapa. Motivo: a Here e a TT não usam a mesma classificação de tipos de vias e isso faz com que o Primo/diMka use outra associação de cor presente na scheme.

Resumindo: um ajuste de cores na scheme que fica bom para um tipo de mapa poderá ficar ruim com o uso de outro mapa. Só há uma maneira de "resolver" isso: usar a mesma scheme, modificar as cores para cada tipo de mapa e salvá-la com nome diferente, mas tendo que alterar as cores de mapa (scheme) quando se troca de mapa. Chato sim, mas não tem outra solução simples.


[]'s

Xamanian
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O que significa cada rota? 02 Jan 2015 13:48 #235625

Xamanian

Quando escrevi cores erradas eu me referia ao problema apresentado pelo Beneduzi, onde as várias opções de rotas são exibidas do lado direito da tela, cada uma com uma cor, e no mapa as rotas têm algumas (não me lembro se uma ou duas) cores não correspondentes.
Isso causa confusão.

Abs
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O que significa cada rota? 02 Jan 2015 16:11 #235629

Luiz Carlos,

caro amigo, eu já tinha entendido... A questão estava na escolha das palavras. Nosso amigo Beneduzi disse, logo no início, que tinha um erro, depois você explicou tais erros e por fim ele agradece e disse que foram corrigidos. Pura confusão! :laugh: :laugh:

O meu post foi no sentido de comentar que não se tratava de erro, mas sim de falta de coincidência em algumas cores e ajustes na scheme. Aquelas cores exibidas do lado direito da tela, como você disse, são cores previamente definidas pelas skins diMka, as diferentes cores indicam o tipo da rota (fácil, rápida, etc.), não tem a ver com as cores do mapa (schemes). Só tentei esclarecer as diferenças, até porque não tinha entendido (no início) o que o Benduzi queria de fato.

Mas agora está tudo esclarecido. ;)


Abraços,

Xamanian
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O que significa cada rota? 02 Jan 2015 20:53 #235661

Xamanian, mas acho que eram erros mesmo, por exemplo, acho que eu estava usando uma diMka, só que quando colocava a opção de algoritmo multicolor, ele fazia o seguinte: Facil: Azul; Rapida: Verde Claro; Eco: Azul (TAMBÉM); Curta: Rosa. Então existiam dois tipos de problema, algumas rotas as cores se repetiam e, além disso, no quadro de escolha, por exemplo, aparecia o Rosa, mas quando eu deixava selecionado, a cor indicada para o Rosa, aparecia como azul, não sei se fui claro? Já com estas squemes do Luiz, as cores não se repetem e cada uma é o que aparece nas opções de seleção. Por isso acho que são bugs, em algumas squemes.
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O que significa cada rota? 23 Jan 2015 09:15 #236487

Pessoal, minha versão do igo8.3.2 tela 800x480 não tem esta pasta shemes. Em que local eu coloco esta pasta e alguém tem algumas para esta versão? A propósito, onde eu consigo baixar o colorview o link está indisponível?
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O que significa cada rota? 23 Jan 2015 09:35 #236490

Bruno

A pasta scheme fica na pasta content, ao lado da pastas map, lang., etc

Anexei um zip com a pasta e algumas schemes que funcionam na versão citada por vc.
Acredito que esses arquivos scheme funcionem em várias versões de iGo.

Abs

Arquivo Anexo:

Nome do Arquivo: scheme.zip
Tamanho do Arquivo: 16 KB
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O que significa cada rota? 27 Jan 2015 23:44 #236663

Grande LuizCarlosrio, consegui rodar beleza estas schemes como você orientou.Gostei muito das cores. Tem mais uma coisa: quando eu clico no velocimetro (lado esquerdo inferior da tela) do skin "GJ6.18p_da_800x480" ocorre o seguinte erro: Utility <Speedometer> is not installed. E ao clicar no menu rápido "Ver Rotas" apresenta a mensagem= Multidraw is not installed. O que pode ser?
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