Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Novo Ícone de "Condições da Pista" no iGO !

Novo Ícone de "Condições da Pista" no iGO ! 17 Jul 2014 12:09 #225811

Pessoal

Ontem subindo a rodovia dos Imigrantes notei um aviso no mapa que me pareceu um Alerta de Direção ( pista escorregadia? ), do tipo que nos mapas NavTeq/Here vem junto com o arquivo *.fda. Acontece que eu estava usando o mapa TomTom 2014.03 e o mesmo não tem conteúdo *.fda. Mistério ...

:ohmy:
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Última Edição: 10 Ago 2014 20:51 por Sherlock.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: leopardo, Fábio M., GilbertoL

Here 2013.Q4 - Novidade: Rotas Pré-Processadas - 02/08/2014 06 Ago 2014 21:04 #227121

Boa noite a todos que acompanha este tópico,

fiz uma viagem na ultima semana e apareceu um ícone na tela do GPS mas não sei o que significa este aviso, pois ficou aparecendo e sumindo por um longo tempo, e isto veio aparecer no Mapa HERE_2013.Q4, abaixo segue a screen da tela.
se alguém já viu algo parecido ou sabe o que quer dizer este ícone nos avise.

screen_18_2014-08-06.jpg
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
  • Postagens: 2007
  • Agradecimentos: 891
  • Registro em: 03/07/2011
    Ult. Visita: 02/12/2016
GPS Siga-Me Imagem Primo 2.0.1
GPS Airis E350 iGO Amigo
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock

Here 2013.Q4 - Novidade: Rotas Pré-Processadas - 02/08/2014 07 Ago 2014 09:23 #227146

no meu apareceu um ícone de relógio

alguém sabe oque significa

att

marcelorda
  • marcelorda
  • Usuário Platinum
  • marcelorda's Avatar
  • Postagens: 510
  • Agradecimentos: 13
  • Registro em: 21/05/2010
    Ult. Visita: 02/06/2016

Here 2013.Q4 - Novidade: Rotas Pré-Processadas - 02/08/2014 07 Ago 2014 11:06 #227150

Pessoal,

solução para o mistério dos "novos" ícones:

Este é um arquivo (speedlimit_cond.bmp) presente no data.zip, mas pode ser modificado e inserido em alguma skin, por exemplo.

Trata-se de uma informação relacionada com as condições de pista, como pista escorregadia com chuva, área com alagamento (ou pantanosa), gelo na pista, etc. Não é um aviso "DA", ou seja, não é um alerta de condução (os ícones deste tipo ficam no global_cfg).

Até onde eu entendo, isto é uma informação presente no arquivo de mapa. Entendo também que não é uma informação que varia com o tempo (como eventos de trânsito), mas sim sobre o tipo de via em que se trafega, portanto é uma informação fixa.

Bem, agora deixo que os demais emitam suas opiniões, acho e apenas acho o que escrevi acima.

[]'s

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1159
  • Agradecimentos: 1871
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 26/11/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: cozzi, Sherlock, guiga210, olavovo, Fábio M., BOCANNERA, dscolin

Here 2013.Q4 - Novidade: Rotas Pré-Processadas - 02/08/2014 07 Ago 2014 20:50 #227178

Boa noite Xamanian,

me parece que é isso mesmo que você citou, é mais uma novidade no Primo já que tem mostrado no Mapa TomTom e agora no Here,

Sherlock,

eu me lembrei deste tópico que você havia aberto mas não consegui encontrar para postar no mesmo tópico, por isso que postei aqui no Here_2013.Q4.

Obrigado a todos.
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
  • Postagens: 2007
  • Agradecimentos: 891
  • Registro em: 03/07/2011
GPS Siga-Me Imagem Primo 2.0.1
GPS Airis E350 iGO Amigo

Here 2013.Q4 - Novidade: Rotas Pré-Processadas - 02/08/2014 10 Ago 2014 20:55 #227383

Amoriello

Sem problema !

Eu trouxe as postagens à respeito dessa "novidade" para este tópico, para que possamos concentrar os debates

:seta será que além do Primo, também o Amigo e o iGO 8.3 fornecem esta indicação ?

:seta o TTS-Pro é capaz de alertar estes eventos, se configurado para tal ?

:seta algum skiner conseguiria dar uma pista de como posicionar este ícone em cima, à esquerda (espelhado aos ícones dos DA's) ?

Feliz dia dos pais a todos !

:oks
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar

Here 2013.Q4 - Novidade: Rotas Pré-Processadas - 02/08/2014 10 Ago 2014 21:29 #227389

Sherlock escreveu:
[...]
:seta algum skiner conseguiria dar uma pista de como posicionar este ícone em cima, à esquerda (espelhado aos ícones dos DA's) ?

Estou dedicado a outro projeto mas numa olhada rápida creio que o controle disso fica no templates.css, na classe speedlimitcondition:
DIV.speedlimitcondition {
        x: ((ui_PropLayer.showtripbar ? tripbar_w : 0) + (ui_PropLayer.tripinfoopen ? map_infofield_w : 0));
        y: (screen_h - (ui_PropLayer.tripinfoopen ? ( ((screen_w - (ui_PropLayer.showtripbar ? tripbar_w : 0) + diricon_w - rightmenu_w - (ui_PropLayer.splitscreenopen ? splitscreen_w : 0) - ui_PropLayer.currentstreet_textw)/2 - map_infofield_w - (ui_PropLayer.showlefthousenumbers ? (ui_PropLayer.housenumberswide ? housenumberwide_w : housenumber_w) : speedlimit_tom) - speedlimit_w/2)>0 ? speedlimit_tom : currentstreet_h + speedlimit_toms) : map_infofield_h/2)  - condition_h);
        w:(speedlimit_w/2);
        h:condition_h;
}

O código do posicionamento (x, y) é bem enjoadinho, com muitas condições sobre o que está visível na tela para determinar onde exatamente o ícone vai aparecer, mas creio que é por aí.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3426
  • Agradecimentos: 3195
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 30/11/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Novo Ícone de "Condições da Pista" no iGO ! 10 Ago 2014 22:01 #227391

Este íconezinho está corretamente posicionado nas skins.

O que acontece na foto do Amoriello é que ele está usando a barra inferior que criei. Esta, estando ativa, o menu da esquerda é desativado. O ícone do alerta ocupa então a primeira posição da tela, ou seja, não é arrastado pelo menu da esquerda nem pela placa do limite de velocidade.
Como é uma situação nova (para mim pelo menos), não prevista, ajustarei a posição deste ícone quando estiver presente a barra inferior.

Abraços
  • rafael2san
  • Usuário Platinum
  • rafael2san's Avatar
  • Postagens: 1494
  • Agradecimentos: 3674
  • Registro em: 04/05/2011
Última Edição: 11 Ago 2014 12:40 por rafael2san.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, Amoriello

Novo Ícone de "Condições da Pista" no iGO ! 22 Dez 2014 11:58 #235072

Pessoal,

gostaria de dar um "up" neste tópico, especificamente para comentar um pouco mais sobre aquilo que o SK chamou de "Condições da Pista". O mistério do ícone já foi resolvido, mas os significados em si, até agora não. Acho que consegui avançar um pouco mais, porém longe de ser completo.

O amigo SK notou um ícone diferente na tela de tela de mapa, mas como ele aparece e porque ninguém comentou. Na verdade não se trata de "condições de pista" (até que sim, mas de forma indireta), a questão é trata como "limite de velocidade especial" e que no caso está relacionado a algum tipo de "condição". Esta condição poderá ser temporal (depende do tempo/horário) ou poderá ser situacional (depende de algum tipo de situação. Seja por condição temporal ou situacional, o que importa é que isso implica em uma mudança de velocidade para a via (onde se trafega). Este é o ponto importante a ser notado, estamos falando de mudança de velocidade.

Detalhando um pouco mais: as vias apresentam as velocidades associadas a mesma. Tal velocidade representa a maior velocidade permitida para um segmento (e que pode mudar ao longo de determinada via, como, por exemplo, uma avenida, rua ou estrada). No iGO Primo a indicação é feita por uma placa com um círculo vermelho, com fundo do interior branco e com um número (que indica a velocidade para a via) no centro. Isto é muito comum e acredito que todos aqui já tenham notado (na tela de mapa).

Pois bem, a "novidade" (ao menos pra mim) é que em um mesmo trecho de uma determinada via, a velocidade pode ser alterada. Pelo que pude notar (mas não dá para afirmar) isso ocorre quando há necessidade de diminuir a velocidade. Por exemplo, suponha que a velocidade para um trecho da via seja de 60 km/h (máxima velocidade permitida). Se houver uma chuva forte em uma região onde é sabida a existência de grande risco ou de inundação, então o iGO Primo exibe uma nova velocidade (digamos, 40 km/h, reduzindo em relação a "original") na tela de mapa. Mas não só isso, abaixo daquela placa de velocidade (comentada acima, em formato circular) é exibida uma nova placa contendo um ícone que chama a atenção do condutor, ao mesmo tempo que informa o motivo da redução de velocidade. A figura postada pelo SK, no primeiro post, exibe exatamente essa situação.

A placa poderá conter um destes ícones:

O primeiro ícone (de cima para baixo) representa uma situação temporal (daí o símbolo do reloginho). Dou um exemplo: dependendo do horário, digamos de dia ou de noite, nota-se que a velocidade máxima da via (ou trecho) poderá ser diferente. Neste caso, isto tem que ser oficial; tipo, a prefeitura pode inserir placas (físicas) dizendo que de dia a velocidade máxima é (por exemplo) de 40 km/h, mas de noite, a partir de certo horário, que pode ser aumentada para 70 km/h. Note que este é o único caso em que (eu!) vislumbro a possibilidade de aumento da velocidade da via).

Os demais três ícones representam condições situacionais, ou seja, como se encontra as condições de pistas (@SK) em virtude de algum tipo de condição climática. Para que este tipo de informação surja no iGO Primo (isso é uma opinião, claro!) é necessário saber a priori se tais eventos climáticos ocorrem com frequência naquela região. Seria algo semelhante àquelas placas existentes em determinadas estradas ou rodovias com os dizeres "Pista escorregadia" (com chuvas). Ora, se não houver chuva quando se passa pelo local, a informação não implica em (elevado) risco, no máximo que se tenha cautela, mas se houver chuvas, então o cuidado deve ser redobrado. O mesmo acontece (opinião!) com o iGO Primo, ou seja, se houver, digamos, risco de inundação em determinado local, então uma placa indicando a redução de velocidade para a via surgirá, além de uma segunda indicando a natureza do evento (e claro, a indicação também surgirá mesmo que não exista risco, pois ela estará presente no navegador/conteúdo).

No caso dos três últimos ícones, a minha interpretação é que representam, respectivamente, (risco de) alagamento, (risco de) inundação e (risco de) neve (na pista) e que em todos eles haverá indicação de redução de velocidade (para a via ou trecho). Notem que não se trata de "pista escorregadia" (esta informação existe, mas está no arquivo FDA), mas sim de condições climáticas e que afetam a velocidade máxima para determinada via/região.

Por observação, entendo que esta informação está presente no arquivo FBL (arquivo de mapa), assim como está presente a informação de velocidade da via. Não se trata de informações de alerta de condução (arquivo FDA), até porque tais informações estão relacionadas aos complementos durante a navegação. Exemplo: o arquivo de mapa é responsável por exibir o desenho/gráfico de uma curva (por exemplo) e a velocidade naquele local da via. Já o FDA será responsável por complementar esta informação e indicar (no mesmo exemplo) que a curva é "fechada à direita"). Assim, a nova indicação de velocidade da via (acompanhada de informação sobre a sua natureza) estará presente no FBL.

Bem, isso é o que entendi sobre este assunto, após parar para analisar tais coisas. Que ninguém pense que fiquei dias e dias pensando neste assunto, não mesmo. Acontece que achei os ícones horríveis e pensei em trocar o arquivo bmp por outro "mais elegante", mas para fazer isso seria necessário entender o significado de cada um deles e foi isso que me motivou a entender um pouco tal assunto e compartilhar a minha opinião com todos (e que pode estar errada, claro).

Abraços a todos,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
Última Edição: 22 Dez 2014 12:00 por Xamanian.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, Amoriello

Novo Ícone de "Condições da Pista" no iGO ! 22 Dez 2014 12:36 #235075

Xamanian

Na minha opinião, sua abordagem faz bastante sentido: condições temporais

De fato, o local onde percebi o ícone está num trecho de pista onde com alguma frequência forma um escoamento (principalmente em situação de chuva) do tipo que a gente tem que ficar atento para não aquaplanar

Do mesmo modo, o segundo ícone poderia ser facilmente um indicativo de um trecho com alagamento em determinados momentos ; o último parece claramente indicar uma situação idêntica quanto à neve

Até, pensando um pouco mais nesse último tipo, a primeira vez em que vi uma placa de "Neve na Pista" (no Brasil) foi em Santa Catarina durante o Carnaval ... putz ... jamais haveria de cair neve naquele local naquela data, porém, experimente voltar naquele mesmo local em Julho e você vai ver o que é bom pra tosse ... neste sentido, uma placa como esta última, apresentada apenas nos meses de "alto inverno" faria muito sentido

Só não imagino o que poderia ser o significado do reloginho da primeira placa ...

:duv

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian

Novo Ícone de "Condições da Pista" no iGO ! 22 Dez 2014 13:18 #235077

SK,

como disse naquele (longo) post, divido esta informação em dois blocos:

1) Condições temporais: somente o reloginho.

2) Condições situacionais: os outros três ícones.

O reloginho representa mudança de velocidade da via em função do horário. Por exemplo, uma velocidade xx km/h durante o dia e uma velocidade yy km/h durante a noite. A isso dei o nome de "condição temporal" (ou seja, em função do tempo/horário).

Chamei de condições situacionais aquelas que são consequências da variação climática, como alagamento, inundação ou neve (em determinadas regiões sabidamente conhecidas por apresentar tais restrições nas pistas).

No seu primeiro post (do tópico), você sugeriu aos skiners que separassem aquela plaquinha com os ícones novos e deixasse perto dos alertas de condução. Até dá para fazer isso (é relativamente simples), mas entendo que isso não deveria ser feito. Motivo: a questão é que esta plaquinha é "gêmea" com a placa de velocidade da via (note isso na figura de seu primeiro post), no sentido que haverá a indicação do novo limite de velocidade da via e o novo ícone "justificando" o motivo disso acontecer (ou seja, a natureza do evento que impôs um novo limite).

Abraços,

Xamanian
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar

Novo Ícone de "Condições da Pista" no iGO ! 22 Dez 2014 13:43 #235080

Xamanian

Acabei de me dar conta ... rs

Usei a palavra "tempo" que tu tratastes como "situacional" para me referir ao "clima", como na frase "o tempo não está bom, continuando assim vai chover"

Com seu exemplo entendi melhor o que tu imaginastes no reloginho, pois pensei num exemplo que temos aqui e que talvez se aplicasse de algum em um exemplo prático:

- algumas avenidas de Santos tem faixas bloqueadas a veículos de passeio em determinados horários ; não é rodízio , é faixa exclusiva só que apenas em determinados horários

Taí, condição temporal = reloginho ; condição climática (ou meteorológica, ou sazonal) = os outros 3 ícones ; que são em resumo momentos especiais em que faz sentido alertar o motorista para uma condição atípica na via

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Xamanian
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.375 seconds