Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Duvidas Mapas

Duvidas Mapas 15 Nov 2011 09:04 #104934

Pessoal baixei esses 2 arquivos referentes a atualização de mapas,qual deles devo instalar,ou instalo os 2?outra pergunta instalo eles no SD junto com o Primo 1.2.1?

• 20civic04
  • Intermediário
  • 20civic04's Avatar
  • Postagens: 74
  • Agradecimentos: 4
  • Registro em: 14/11/2011
    Ult. Visita: 25/04/2013
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Duvidas Mapas 15 Nov 2011 10:00 #104940

Olá 20civic04,

Nos navegadores iGO, deve-se colocar os mapas na pasta ..\content\map.

A regra é a seguinte: além do arquivo (opcional) basemap.fbl, não se deve ter mais que um arquivo de mapa .fbl com a mesma cobertura geográfica na pasta de mapas mencionada.

Podemos ter, por exemplo:
Brazil.fbl, ou
Brazil_83_TA_9.1_090528.fb + USA_New_York.fbl, ou
USA_New_York.fbl + USA_Florida.fbl + Brazil83NT_2011.Q1_110726.fbl, etc.

Note que no 2o. exemplo acima, mesmo havendo dois mapas dos EUA, eles cobrem localidades diferentes (NY e Flórida), então não há problema.

Mas, não se deve colocar na mesma pasta:

France_83_NQ_2011.Q1_110406.fbl + France83TA_2010.12_110210.fbl, nem
Brazil83NT_2011.Q1_110726.fbl + Brazil Tom Tom TeleAtlas 2011 03.fbl, etc.

Em cada um dos dois últimos exemplos, há mais de um mapa cobrindo a mesma localidade, o que não devemos fazer.

EDIT - Quanto a qual dos dois arquivos de mapas usar: instale um e teste em sua região. Depois de ter uma boa ideia da qualidade do mapa em sua localidade, substitua pelo outro e teste novamente. Nenhum mapa é melhor em todas as regiões ao mesmo tempo, só testando você vai saber qual é melhor.

Faça sempre um backup de seu GPS antes de qualquer alteração.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 06/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 15 Nov 2011 10:04 por BrunoBL.

Re: Duvidas Mapas 15 Nov 2011 10:16 #104945

primeiramente obrigado por responder

bom por enquanto como eu não manjo quase nada de GPS,pretendo somente utilizar o Primo original,então a atualização do mapa eu coloco na memoria interna dele?faço o backup do Primo inteiro ou somente da pasta onde contem os mapas?e como vc falou eu apago o mapa que vai vir originalmente nele?

outra questão,é melhor atualizar no Naviextras ou baixar o arquivo em sites?é pq eu li relatos aqui que um pessoal teve problemas pra atualizar via Naviextras.
  • 20civic04
  • Intermediário
  • 20civic04's Avatar

Re: Duvidas Mapas 15 Nov 2011 10:44 #104952

Ah, OK, seu Primo é original. Suponho que tenha comprado recentemente o GPS novo, e deseja fazer a primeira atualização.

Sugiro, antes de qualquer outra coisa, fazer um backup integral do conteúdo de seu GPS. Não só do Primo, mas de absolutamente tudo que encontrar dentro dele, incluindo, se houver, pastas e arquivos ocultos e de sistema. Essa vai ser sua garantia de voltar seu GPS ao estado original caso venha a ter problemas no futuro. Grave um DVD chamado "GPS Original", ou algo assim, para saber que ali tem o conteúdo de seu GPS antes de qualquer alteração.

O problema é o seguinte: as atualizações originais (Naviextras) são poucas, raras e como você vai perceber em pouco tempo, podem conter erros em diversos locais. O que normalmente fazemos é experimentar diversos mapas diferentes, e usar em determinada localidade aquele que apresenta a melhor qualidade nesse local. Mas como seu Primo é original, muito provavelmente ele só aceitará as atualizações oficiais, não deverá funcionar com os mapas "alternativos" que temos aqui.

Minha sugestão:

1. Faça o backup como mencionado acima;
2. Compre um cartão microSD de pelo menos 4GB (preferencialmente 8GB);
3. Instale, no cartão, o Primo 1.2 disponível aqui no site. Se seu GPS não tiver 128MB de memória RAM, convém instalar ao invés desta, a versão light.

Fazendo a instalação no cartão, seu Primo original no GPS será preservado, não correndo nenhum risco de alteração nem de problemas com a garantia do equipamento. A vantagem é que poderá a qualquer momento executar o Primo original, em sua memória interna, ou o Primo recém-baixado, no cartão. E com este, poderá usar outros mapas. Feito isso:

4. Baixe alguns dos mapas disponíveis aqui no site, usando sempre no Primo baixado daqui, e decida qual é o melhor para sua localidade.

Acredito que este é o caminho mais seguro e com melhores chances de aproveitar ao máximo seu novo GPS. Depois, você ainda poderá baixar mais novidades como menus personalizados, outros navegadores, etc. Prepare-se. A diversão está apenas começando!

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Duvidas Mapas 15 Nov 2011 10:53 #104957

sim eu comprei e to esperando chegar meu T 500,optarei pela sua sugestão de baixar o Primo 1.2.1,e instalar os mapas atuais nele td em um SD.

Lendo os topicos aki surgiu umas duvidas:

-no Primo original vou colocar o Navteq atualizado,eu apago o mapa que ta la dps de fazer o backup e coloco o atual?
-no Primo 1.2 no SD vou colocar o Brazil Tom Tom,é assim que eu devo proceder?
  • 20civic04
  • Intermediário
  • 20civic04's Avatar
Última Edição: 15 Nov 2011 11:36 por 20civic04.

Re: Duvidas Mapas 15 Nov 2011 11:41 #104971

Não é necessário, mas facilita. Os menus personalizados tornam mais ágil a tarefa de alternar rapidamente entre um navegador e outro, especialmente quando temos muitos navegadores instalados. Mas mesmo sem estes menus, os aparelhos modernos como o seu permitem essa troca, bastando para isso ir no menu original do GPS, no item que no seu modelo acredito chamar-se Config.Sis (ou "System"), sub-item Via GPS (ou "GPS Path"), e alterar o caminho para o executável do navegador desejado. O navegador pode estar na memória interna, no cartão, tanto faz. A desvantagem de fazer a alteração desta forma é a necessidade de alterar estas configurações, a cada vez que quiser mudar de navegador.

O que fazemos quando instalamos o menu personalizado, é indicar na configuração acima o caminho para o executável do menu personalizado,ao invés de um navegador. Assim, quando você liga o GPS e clica em "GPS", não é o navegador que é executado, mas sim o menu. Daí, a qualquer momento basta escolher o navegador desejado e clicar o botão correspondente, sem a necessidade de entrar novamente nas configurações do aparelho.

EDIT - Quanto às atualizações: Siga as instruções que receber no GPS para atualizar o Primo original e/ou o mapa. Depois disto, parta para instalar o Primo disponível aqui no cartão SD, e experimente, um por um, alguns dos mapas mais modernos da lista de minha resposta anterior, sempre no navegador instalado no cartão SD. O Tomtom não é necessariamente o melhor mapa, há que experimentar.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 15 Nov 2011 11:50 por BrunoBL.

Re: Duvidas Mapas 15 Nov 2011 11:56 #104978

acho que as coisas estão clareando na minha cabeça agora,me corrija se eu estiver errado:

-vou deixar o Primo 1.1 intacto la na memoria interna
-instalar um menu personalizado

usarei 3 navegadores,com 3 mapas diferentes:

-o Primo 1.2 com o Brazil Tom Tom
-o Amigo com o Navteq
-o IGo 8 com o Imagem Maps

Essa ordem de navegador/mapa,vc poderia alternar pra mim levando em consideração o melhor navegador com o melhor mapa
  • 20civic04
  • Intermediário
  • 20civic04's Avatar
Última Edição: 15 Nov 2011 11:59 por 20civic04.

Re: Duvidas Mapas 15 Nov 2011 12:21 #104983

Sim, deixe o navegador original intacto. Faça apenas as atualizações oficiais orientado pelo fabricante.

É uma boa ideia instalar um menu personalizado, mas não necessário. Veja por que: é perfeitamente possível utilizar apenas UM navegador, com vários mapas diferentes. Claro que o método que você sugere, três navegadores, cada um com um mapa, funciona, mas como você ainda vai aprender a lidar com o GPS e o navegador, sugiro que agora é o momento de escolher apenas um navegador (por exemplo o Primo, já que é o mesmo que vem oficialmente no aparelho), e aprender este a fundo.

Então, como é que se usa apenas um navegador com vários mapas, se poucas mensagens acima eu havia dito que não devemos ter mais de um mapa da mesma área no navegador?? Como você verá em breve, o Primo que vai baixar daqui do GPSPoint tem um recurso chamado MapChanger. Com um clique num botão do naveggador, você troca de mapa. Assim, poderá a qualquer momento escolher qual é o mapa desejado.

Resumo até aqui:

- Backup do GPS assim que recebe-lo;
- Comprar cartão microSD;
- Instalar o Primo no cartão;
- Baixar vários mapas, instalando todos no cartão (há pastas específicas para cada um; veja os tópicos sobre o MapChanger);
- Trocar a Via GPS do seu aparelho para o Primo baixado;

É muita novidade ao mesmo tempo. Me permita sugerir deixar o menu para um segundo momento, quando (e se) quiser baixar um segundo navegador. Dá para fazer tudo que você precisa no momento com o Primo e alguns mapas.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Duvidas Mapas 15 Nov 2011 12:29 #104985

blz Bruno to baixando o 1.2 e tb os 3 mapas e usarei por enquanto somente ele pra dps passar pro outro estagio,novamente obrigado pela ajuda
  • 20civic04
  • Intermediário
  • 20civic04's Avatar
Última Edição: 16 Nov 2011 08:36 por 20civic04.

Re: Duvidas Mapas 16 Nov 2011 08:36 #105169

como troco a Via GPS do meu aparelho para o Primo baixado?
  • 20civic04
  • Intermediário
  • 20civic04's Avatar

Re: Duvidas Mapas 16 Nov 2011 15:28 #105243

20civic04,

Embora meu GPS não seja o T500, pelo que andei vendo ambos têm as mesmas telas de menu. Sendo assim, dê uma olhada nas telas seguintes. Quando você liga o GPS, a tela abaixo é mostrada. É o menu original do aparelho. Para alterar a Origem de navegação (chamada "Via GPS" na terminologia do meu, e talvez do seu modelo), é preciso ir nas configurações de sistema, cujo ícone de acesso está na segunda página do menu. Avance para a página seguinte, clicando no local indicado abaixo.

Na página abaixo, você pode entrar nas configurações de sistema tanto pelo botão maior, do centro, quanto pelo botão inferior:

O acesso à Via GPS se dá na segunda página da configuração de sistema. De novo, clique para avançar para a página seguinte:

Clique em Via GPS...

A seguir você escolhe o dispositivo de memória onde está localizado o programa desejado: Na memória ("NandFlash") ou no cartão SD ("SDMMC"), ambos seguindo a nomenclatura de meu aparelho. Os nomes podem variar no seu caso. Veja abaixo.

No exemplo abaixo, escolhi o cartão, que tem inúmeros navegadores. Todas as pastas de navegadores, além da pasta do menu personalizado, aparecem como opção clicável, para que você escolha o programa desejado:

Como vamos escolher o Primo, cliquei na pasta dele. O resultado é a lista de programas executáveis (e pastas que contenham programas executáveis) dentro da pasta do Primo. Inteligentemente, o sistema filtra as pastas que não contenham programas executáveis, mostrando apenas o que interessa. Por isso, além do executável apenas a pasta "Utility" do Primo é apresentada, e não as diversas outras pastas do navegador. Para escolher o Primo, clique em seu executável. Depois, clique no botão Via GPS. Veja abaixo:

Selecionado o Primo, o seu programa executável fica mostrado em realce:

A seguir, aparece a tela onde é feita a confirmação da troca da Via GPS. Nesta tela, você vê a configuração antiga, que no meu caso era o menu personalizado, e a nova configuração, que mudei para o Primo, para o exemplo. Tanto a antiga quanto a nova configuração são claramente mostradas nesta tela. Clique no "checkmark" para confirmar, ou no "X" para cancelar:

Quando a tela abaixo é mostrada, a mudança já está "valendo", e a nova Via GPS é apresentada:

A partir daí, é só ir clicando nos "X" do canto superior direito de cada tela, sempre voltando para os níveis anteriores do menu, até alcancar o menu priincipal, clicando no carrinho da primeira tela para iniciar o novo navegador. Mas esse caminho inverso não é obrigatório: quando a tela acima for apresentada, com a VIA GPS correta, se preferir já pode desligar o GPS daí mesmo.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 16 Nov 2011 15:49 por BrunoBL.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.314 seconds