Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

  • Página:
  • 1

TÓPICO: Personalizando seu GPS com IGO 8 através do sys.txt

Personalizando seu GPS com IGO 8 através do sys.txt 10 Nov 2010 16:03 #26809

O arquivo sys.txt está presente na pasta raiz do iGO8. Este arquivo guarda informações de configuração do iGO e a alteração do sys.txt permite levar o comportamento do seu GPS a um nível de personalização bastante interessante.

A estrutura do arquivo sys.txt é a seguinte:

[seção]
Variável_1="valor_1"
;Variável_2="valor_2"

Onde o sinal de ponto-e-vírgula define um comentário. O texto na linha iniciada com o sinal de ponto-e-vírgula não será interpretada pelo GPS como um comando e será ignorada.

Existem várias seções permitidas em um arquivo sys.txt. Entre elas estão
[2d], [3d], [3d_config], [config], [debug], [defaults], [device], [feature], [folders], [gps], [interface], [itiner], [loading], [local], , [msnd], [mydata.tracks], [mydata], [navigation], [other], [phone], [poi], [power], [rawdisplay], [route], [screen], [settings], [smartzoom], [sound], [timezone], [tmc], [tripcomputer] e [warning]. A edição da maioria destas seções não traz muitas vantagens ao usuário médio do Brasil. Entretanto, uma seção possui opções interessantes para melhorar sua navegação: [warning]. Esta seção traz as opções relativas à forma como o GPS lida com radares. La vai um exemplo característico de sys.txt e as seguintes funções na seção [warning]: [warning] approach_beep_distances="8,25,50" warn_distances="120:500;110:400;90:350;70:300;50:250;40:150" speedcam_max_lookahead="300" overspeed_sound="!oasis_alarm1" approach_beep_sound="!ding" Explico: overspeed_sound: o som que é emitido pelo GPS quando se está acima do limite de velocidade ao se aproximar de um radar. O som original é extremamente irritante e estridente. O “!oasis_alarm1” é bem mais agradável. Approach_beep_sound: o som que é emitido pelo GPS para avisar da aproximação de um radar. Novamente o som original é muito irritante. speedcam_max_lookahead: A distância máxima em relação ao radar que o GPS iniciará os bips. approach_beep_distances e warn_distances: Estes parâmetros funcionam em conjunto. O primeiro traz distâncias em metros e o segundo em pares velocidade(km/h):distância(m). Vamos a um exemplo para compreender melhor como estes parâmetros funcionam: Se você está a 45km/h se aproximando de um radar, o GPS irá apitar a 150m do radar pois warn_distances=40:150 diz que a mais de 40km/h o GPS irá avisar a 150m. Depois disso o GPS irá emitir novo bipe quando estiver a 50m do radar (approach_beep_distances=50). Então irá apitar novamente com 25m (approach_beep_distances=25) e, depois, um novo bipe a cada oito metros (approach_beep_distances=8). A propósito, os sons !ding e !oasis_alarm estão dentro da pasta audio do arquivo data.zip. Pode ter certeza de que, com isso, sua navegação próxima aos radares ficará bem mais confortável.[map], [msnd], [mydata.tracks], [mydata], [navigation], [other], [phone], [poi], [power], [rawdisplay], [route], [screen], [settings], [smartzoom], [sound], [timezone], [tmc], [tripcomputer] e [warning].

A edição da maioria destas seções não traz muitas vantagens ao usuário médio do Brasil. Entretanto, uma seção possui opções interessantes para melhorar sua navegação: [warning].

Esta seção traz as opções relativas à forma como o GPS lida com radares.

La vai um exemplo característico de sys.txt e as seguintes funções na seção [warning]:

[warning]
approach_beep_distances="8,25,50"
warn_distances="120:500;110:400;90:350;70:300;50:250;40:150"
speedcam_max_lookahead="300"
overspeed_sound="!oasis_alarm1"
approach_beep_sound="!ding"

Explico:

overspeed_sound: o som que é emitido pelo GPS quando se está acima do limite de velocidade ao se aproximar de um radar. O som original é extremamente irritante e estridente. O “!oasis_alarm1” é bem mais agradável.

Approach_beep_sound: o som que é emitido pelo GPS para avisar da aproximação de um radar. Novamente o som original é muito irritante.
speedcam_max_lookahead: A distância máxima em relação ao radar que o GPS iniciará os bips.

approach_beep_distances e warn_distances: Estes parâmetros funcionam em conjunto. O primeiro traz distâncias em metros e o segundo em pares velocidade(km/h):distância(m). Vamos a um exemplo para compreender melhor como estes parâmetros funcionam:

Se você está a 45km/h se aproximando de um radar, o GPS irá apitar a 150m do radar pois warn_distances=40:150 diz que a mais de 40km/h o GPS irá avisar a 150m. Depois disso o GPS irá emitir novo bipe quando estiver a 50m do radar (approach_beep_distances=50). Então irá apitar novamente com 25m (approach_beep_distances=25) e, depois, um novo bipe a cada oito metros (approach_beep_distances=8).

A propósito, os sons !ding e !oasis_alarm estão dentro da pasta audio do arquivo data.zip.

Pode ter certeza de que, com isso, sua navegação próxima aos radares ficará bem mais confortável.
  • mam
  • Intermediário
  • mam's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 80
  • Agradecimentos: 4
  • Registro em: 28/10/2010
    Ult. Visita: 23/03/2015
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Detto

Re:Personalizando seu GPS com IGO 8 através do sys.txt 10 Nov 2010 16:20 #26813

Valeu mano, isto sim é uma informação de grande valia, pois o sys ainda é um bicho de sete cabeças a muitos usuários, parabens pelo post.
  • xikinsantos
  • Usuário Platinum
  • "É bem melhor serem dois do que um"
  • xikinsantos's Avatar
  • OFFLINE
  • Postagens: 878
  • Agradecimentos: 37
  • Registro em: 27/04/2010
    Ult. Visita: 24/02/2011
Clique aqui e participe do sorteio de um lindo GPS.
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.317 seconds