Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: como chamar o menu a partir do botao de navegação?

como chamar o menu a partir do botao de navegação? 05 Jan 2012 01:20 #116834

Ola boa noite galera...sou iniciante no forum!
Possuo gps NDRIVE Dynamic tela 4.3. Diante da dificuldade de atualização para este modelo, resolvi mudar para igo. Baixei o IGO amigo. Estive olhando nos foruns a parte de desbloqueio e personalização de menus (ja ate sei que modelo de menu eu quero), agora preciso da ajuda de voces para juntar tudo e instalar o IGO e o Menu:

1) Como acesso o windows ce pelo gps? O jeito que eu se é so colocar o explorer.exe no cartao de memoria e ligar. É por esse mesmo?

2) Para o menu personalizado postado anteriormente pelo BrunoBL, como chamar ele do GPS? Gostaria de chamar este menu a partir do menu principal apos clicar em 'Navegação'. O que é necessário? Vi que para isto alguns aparelhos nao precisam e outros precisam do arquivo shell.ini. Como sei se o meu precisa e onde obter caso precise?

No aguardo,
Grato
  • vitrick
  • Iniciante
  • vitrick's Avatar
  • Postagens: 7
  • Registro em: 19/12/2011
    Ult. Visita: 01/10/2015
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: como chamar o menu a partir do botao de navegação? 05 Jan 2012 07:26 #116840

vitrick,
O Menu do Capuletto é mais fácil de iniciantes usarem por ser mais simples e de fácil manuseio. Coloque o Menu e o navegador num cartão de memoria e depois va no menu e ache o caminho da navegação, esse caminho pode ser SDMMC, NANDFLASH ,..., feito isso vai ter que indicar no windows ce de seu gps o caminho da navegação que é por onde ele irá mostrar o caminho para o Menu Personalizado.
Qualquer dúvida, grite.
  • Caio Junior
  • Galeria de Honra
  • Não mande MP, vamos resolver no forum
  • Caio Junior's Avatar
  • Postagens: 1092
  • Agradecimentos: 913
  • Registro em: 04/04/2011
    Ult. Visita: 27/03/2013
Não mande mp para resolver suas dúvidas

Autorizado pelo autor.

Re: como chamar o menu a partir do botao de navegação? 05 Jan 2012 08:23 #116846

Bom dia vitrick,

Qualquer que seja o menu (ou navegador, ou outro programa qualquer) que você queira iniciar ao invés do navegador original de seu GPS ao clicar em "Navegação", o requisito é o mesmo: alterar a Origem de navegação de seu GPS para que aponte para o novo programa (menu, novo navegador, etc) ao invés do original de fábrica.

Dependendo de seu GPS, essa alteração pode ser mais simples, mais "enrolada" ou talvez você precise "enganar" seu aparelho. A mudança mais fácil é feita quando o próprio menu de configuração do GPS oferece a possibilidade dessa mudança. No caso, a opção geralmente está no item de menu "ajustes" (ou "config", etc). O item de menu a procurar é "Origem de navegação", "Caminho de navegação", "Navipath" ou outros nomes parecidos. Encontrando o item, deve ser possível, dentro deste item do menu, navegar pelas pastas do GPS até encontrar o programa (.exe) desejado, e deixa-lo selecionado. A partir daí, sempre que ligar seu GPS e clicar em "Navegação", o programa indicado será executado, seja um navegador qualquer, um menu qualquer, etc.

Se o GPS não oferecer a possibilidade acima, pode ser que no modelo específico possa alterar a Origem de navegação através de um arquivo de configuração. Dependendo do aparelho, este pode ser o shell.ini, gps.ini, etc. O problema é que o conteúdo específico do arquivo muda em função de seu tipo (shell.ini, etc) e do modelo de seu GPS. Se seu aparelho precisar de um destes arquivos ele já existirá no mesmo. Faça uma cópia de segurança deste arquivo num local seguro, e depois edite o arquivo indicando manualmente, o caminho para o executável (.exe) do programa desejado. Se seu GPS originalmente não tem este arquivo, simplesmente adicioná-lo não deve adiantar, pois o aparelho provavelmente o ignorará.

Alguns aparelhos não oferecem nenhuma possibilidade de alteração da Origem de navegação, e neste caso, ao clicar em "navegação" no menu do GPS estaremos presos a executar sempre o programa fixo, numa pasta específica. Quando este é o caso, a saída é renomear a pasta e o programa desejado, para que fiquem com os nomes originais do navegador de fábrica do aparelho. Assim, o GPS "pensa" que está executando o programa original, mas está na verdade rodando seu navegador (ou menu, etc) preferido, que por acaso tem o nome específico que o GPS está esperando. Essa técnica envolve renomear ou excluir o navegador original do aparelho, então o backup completo (incluindo pastas e arquivos ocultos e de sistema).

Com isso esclarecido, suas respostas:

1. Para entrar no Windows CE, você pode copiar o explore.exe para o cartão do GPS e alterar a Origem de navegação para este programa. Assim, quando clicar em "Navegação" terá acesso ao WinCE. A outra possibilidade (muito mais interessante) é instalar um dos menus que têm um botão "Windows CE", e bastará clicar o botão.

2. Para chamar o menu, basta alterar a Origem de navegação para o menu.exe, ou então renomear a pasta e executável do menu, como descrito acima.

PS - Evite fazer a mesma pergunta em múltiplos tópicos.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Re: como chamar o menu a partir do botao de navegação? 10 Jan 2012 22:35 #118148

Ok...tive uma ideia geral. Porem, ficaram algumas duvidas:
Para estas questoes, considerar o modelo de GPS: Dynamic 430. O Meu GPS é muito parecido com o modelo deste video e o que quero fazer eh q tem no video:

Com relação o texto anterior - separei por paragrafos e referenciando os mesmos para ficar mais direta a pergunta:

1) Para o 1º paragrafo:
"Qualquer que seja o menu (ou navegador, ou outro programa qualquer) que você queira iniciar ao invés do navegador original de seu GPS ao clicar em "Navegação", o requisito é o mesmo: alterar a Origem de navegação de seu GPS para que aponte para o novo programa (menu, novo navegador, etc) ao invés do original de fábrica."

Pergunto: Onde eu vejo ou faço para alterar a origem de navegação?

2) Para o 2º paragrafo:
"Dependendo de seu GPS, essa alteração pode ser mais simples, mais "enrolada" ou talvez você precise "enganar" seu aparelho. A mudança mais fácil é feita quando o próprio menu de configuração do GPS oferece a possibilidade dessa mudança. No caso, a opção geralmente está no item de menu "ajustes" (ou "config", etc). O item de menu a procurar é "Origem de navegação", "Caminho de navegação", "Navipath" ou outros nomes parecidos. Encontrando o item, deve ser possível, dentro deste item do menu, navegar pelas pastas do GPS até encontrar o programa (.exe) desejado, e deixa-lo selecionado. A partir daí, sempre que ligar seu GPS e clicar em "Navegação", o programa indicado será executado, seja um navegador qualquer, um menu qualquer, etc."

Pergunto: Alguem sabe me dizer qual onde vejo e qual é o 'caminho' (mudar path, alterar arquivo shell ou enganar) que vou ter que seguir para fazer essa mudança no meu gps (Modelo Dynamic 430)?

3) e para este outro:
"Se o GPS não oferecer a possibilidade acima, pode ser que no modelo específico possa alterar a Origem de navegação através de um arquivo de configuração. Dependendo do aparelho, este pode ser o shell.ini, gps.ini, etc. O problema é que o conteúdo específico do arquivo muda em função de seu tipo (shell.ini, etc) e do modelo de seu GPS. Se seu aparelho precisar de um destes arquivos ele já existirá no mesmo. Faça uma cópia de segurança deste arquivo num local seguro, e depois edite o arquivo indicando manualmente, o caminho para o executável (.exe) do programa desejado. Se seu GPS originalmente não tem este arquivo, simplesmente adicioná-lo não deve adiantar, pois o aparelho provavelmente o ignorará."

Pergunto: Como vejo se o meu tem arquivo shell? onde costuma ficar este arquivo nos gps que possuem?

Agora para os procedimentos que fiz:

a) Coloquei a pasta Menu obtida do topico do BrunoBL, o arquivo explorer e a pasta com navegador(igo 'Pacote amigo' obtido aqui no forum mesmo) no cartao de memoria do meu gps.
b) Coloquei o mesmo no gps e liguei
c) Ao ligar, apareceu a tela do windows ce.

Estou olhando para a tela do windows CE.
4) Qual o proximo passo para chamar o menu personalizado? E por aqui mesmo? Precisa editar o registro?

Grato,
  • vitrick
  • Iniciante
  • vitrick's Avatar
Última Edição: 10 Jan 2012 22:42 por vitrick. Razão: Texto ficou mais organizado

Re: como chamar o menu a partir do botao de navegação? 11 Jan 2012 07:56 #118189

Bom dia, vitrick,

Vamos lá:

1. Se seu modelo é o Dynamic G430, esta alteração é por intermédio do arquivo shell.ini, cujo conteúdo, de uma única linha, é o caminho desejado para o menu: \SDMMC\menu\menu.exe.

2. Mesma resposta anterior: se seu modelo for o Dynamic G430, altere o arquivo shell.ini como indicado em [1], acima.

3. Se seu GPS originalmente veio sem o cartão e com o navegador instalado na memória interna, procure o shell.ini na raiz da memória interna. Neste caso, e se quiser instalar o menu e navegadores no cartão (recomendável), então renomeie o shell.ini original (se houver) para shell.ini.old, e crie um novo shell.ini na raiz do cartão, como indicado em [1].

4. Não é necessário alterar o registro do Windows (*), é pelo conteúdo do arquivo shell.ini que se dá a chamada do menu, como indicado em [1]. Não é necessário nem conveniente ter o Explorer.exe na raiz do cartão, a não ser que você queira o efeito que você descreveu: ir diretamente para o Windows CE cada vez que ligar o GPS (nem todos os aparelhos respondem assim pela simples presença do Explorer.exe na raiz do cartão).

----
(*) - A não ser que você queira "pular" o menu inicial (de fábrica) do aparelho, como foi feito no vídeo que você mostrou. Mas nesse caso, você perde o acesso às configurações do GPS e às outras funções, como multimídia, calculadora e outras que o GPS ofereça. Além disso, se ocorrer algum erro durante a alteração do registro, você pode dar um "nó" no GPS , muito difícil ou impossível de desfazer. Por isso, não recomendo o procedimento.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: como chamar o menu a partir do botao de navegação? 11 Jan 2012 09:55 #118217

BrunoBL escreveu:
Bom dia vitrick,

Qualquer que seja o menu (ou navegador, ou outro programa qualquer) que você queira iniciar ao invés do navegador original de seu GPS ao clicar em "Navegação", o requisito é o mesmo: alterar a Origem de navegação de seu GPS para que aponte para o novo programa (menu, novo navegador, etc) ao invés do original de fábrica.

Dependendo de seu GPS, essa alteração pode ser mais simples, mais "enrolada" ou talvez você precise "enganar" seu aparelho. A mudança mais fácil é feita quando o próprio menu de configuração do GPS oferece a possibilidade dessa mudança. No caso, a opção geralmente está no item de menu "ajustes" (ou "config", etc). O item de menu a procurar é "Origem de navegação", "Caminho de navegação", "Navipath" ou outros nomes parecidos. Encontrando o item, deve ser possível, dentro deste item do menu, navegar pelas pastas do GPS até encontrar o programa (.exe) desejado, e deixa-lo selecionado. A partir daí, sempre que ligar seu GPS e clicar em "Navegação", o programa indicado será executado, seja um navegador qualquer, um menu qualquer, etc.

Se o GPS não oferecer a possibilidade acima, pode ser que no modelo específico possa alterar a Origem de navegação através de um arquivo de configuração. Dependendo do aparelho, este pode ser o shell.ini, gps.ini, etc. O problema é que o conteúdo específico do arquivo muda em função de seu tipo (shell.ini, etc) e do modelo de seu GPS. Se seu aparelho precisar de um destes arquivos ele já existirá no mesmo. Faça uma cópia de segurança deste arquivo num local seguro, e depois edite o arquivo indicando manualmente, o caminho para o executável (.exe) do programa desejado. Se seu GPS originalmente não tem este arquivo, simplesmente adicioná-lo não deve adiantar, pois o aparelho provavelmente o ignorará.

Alguns aparelhos não oferecem nenhuma possibilidade de alteração da Origem de navegação, e neste caso, ao clicar em "navegação" no menu do GPS estaremos presos a executar sempre o programa fixo, numa pasta específica. Quando este é o caso, a saída é renomear a pasta e o programa desejado, para que fiquem com os nomes originais do navegador de fábrica do aparelho. Assim, o GPS "pensa" que está executando o programa original, mas está na verdade rodando seu navegador (ou menu, etc) preferido, que por acaso tem o nome específico que o GPS está esperando. Essa técnica envolve renomear ou excluir o navegador original do aparelho, então o backup completo (incluindo pastas e arquivos ocultos e de sistema).

Com isso esclarecido, suas respostas:

1. Para entrar no Windows CE, você pode copiar o explore.exe para o cartão do GPS e alterar a Origem de navegação para este programa. Assim, quando clicar em "Navegação" terá acesso ao WinCE. A outra possibilidade (muito mais interessante) é instalar um dos menus que têm um botão "Windows CE", e bastará clicar o botão.

2. Para chamar o menu, basta alterar a Origem de navegação para o menu.exe, ou então renomear a pasta e executável do menu, como descrito acima.

PS - Evite fazer a mesma pergunta em múltiplos tópicos.

BBL

Bruno,

Baseado nessas dicas eu instalei o menu seu e o do Capuletto em meu gps orbiter 350 air de 3,5 polegadas.

Não consegui achar a shell para modificar e usei a opção de enganar o gps colocando na raiz e renomeando o menu como MobileNavigator.

O problema foi que o menu esta maior que a tela do gps. Tem alguma versão do menu com resolução 320x240? Fiz alguma coisa errada?
  • mmbbsa
  • Iniciante
  • mmbbsa's Avatar
  • Postagens: 10
  • Registro em: 04/01/2012
    Ult. Visita: 04/12/2013

Re: como chamar o menu a partir do botao de navegação? 11 Jan 2012 10:19 #118220

mmbbsa,

Cada menu é feito para uma resolução (tamanho) de tela. Há menus multirresolução (o meu é um exemplo), sendo configuráveis para praticamente qualquer tamanho de tela. Se a versão específica de menu que você está usando não for assim, você tem em princípio a opção de editar o(s) arquivo(s) de imagem e os .ini para ajustar o menu à sua resolução. Se partir para uma empreitada dessas, no entanto, terá praticamente o mesmo trabalho de fazer o menu "do zero" (com a vantagem de já ter uma ideia do resultado final desejado).

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 11 Jan 2012 10:23 por BrunoBL.

Re: como chamar o menu a partir do botao de navegação? 29 Jan 2012 20:03 #122589

Arquivo Anexo:

Nome do Arquivo: Dynamic.ini
Tamanho do Arquivo: 9 KB

Boa noite :cheer: :cheer:

Desculpa a demora...rs...mas a correria do dia a dia nao me deixou entrar aqui.

Bom, nao gostaria de perder o menu original. Entendido, sem mexer no registro.

Nao, o meu modelo eh o GPS Dynamic 430 (nao ha a letra G) e pelo que parece deve haver alguma diferença para este que vc citou o G430 para o meu, pois eu vasculhei aqui e nao um arquivo Shell.ini. O unico arquivo .ini que encontrei foi o Dynamic.ini (que anexei aqui), que esta na paiz Dynamic, e o unico 'caminho' .exe que ha eh para executar tipo um video demonstrativo. Qual seria o objetivo dele? O significa estes 'codigos' no arquivo? E esses arquivos gpspara0.bin na raiz juntamente com a pasta 'Mobile Navigator' e 'Dynamic', o que seriam?

Grato,
  • vitrick
  • Iniciante
  • vitrick's Avatar

Re: como chamar o menu a partir do botao de navegação? 30 Jan 2012 07:00 #122644

vitrick,

Chegou a ver se o menu de confiuração do aparelho não tem a opção de mudar a Origem de navegação como descrito acima? Esta é sempre a primeira opção para a mudança.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: como chamar o menu a partir do botao de navegação? 30 Jan 2012 22:35 #122868

Ola
Estive revirando os menus aqui do meu GPS e acho q encontrei o que voce esta falando :id . Em configuração -> sobre -> navi path existem alguns caminhos para o executavel. O que voce fala por mudar a origem de navegação seria isso entao neh? :)

Abs,
  • vitrick
  • Iniciante
  • vitrick's Avatar
Última Edição: 30 Jan 2012 22:36 por vitrick.

Re: como chamar o menu a partir do botao de navegação? 04 Fev 2012 19:56 #124054

Ola,
Obrigado pelos esclarecimentos. Esta funcionando (porem existem alguns ajustes que farei). Coloquei os navegadores no cartao de memoria e configurei o config da pasta do menu com o caminho para os respectivos executaveis dos navegadores. Consegui chamar o menu com 3 navegadores a partir do menu principal ao clicar em 'navegação'. Ao clicar nos navegadores correspondetes o mesmo carrega-se no gps.

Valeu!

Como eu vejo onde o menu principal (aquele que possui o botao 'navegacao') é carregado? Se o menu com os 3 navegadores possui um path, o menu principal também existe algum lugar onde o possui?
  • vitrick
  • Iniciante
  • vitrick's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.307 seconds