Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: Inserir um som quando o menu personalizado inicia

Inserir um som quando o menu personalizado inicia 17 Nov 2011 17:30 #105517

Oi a todos !!!

Gostaria de saber como se faz para meter um ficheiro (.wav), no initio du menu personalizado ?

Ja tentei procurar na internet propriedades de tipo StartupSound, etc etc, mas não encontrei nada... :s

Obrigada pela ajuda. :)

Michael
  • Lepro_254
  • Iniciante
  • Lepro_254's Avatar
  • Postagens: 4
  • Registro em: 17/11/2011
    Ult. Visita: 24/08/2012
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 17 Nov 2011 19:45 #105539

Vamos aguardar um parecer do BrunoBL ele é esperct em menus. ;)
  • Sier
  • Galeria de Honra
  • Leia, Pense, Tente...
  • Sier's Avatar
  • Postagens: 1802
  • Agradecimentos: 375
  • Registro em: 20/05/2011
    Ult. Visita: 12/08/2016

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 17 Nov 2011 20:20 #105544

Ok, obrigada Sier pela resposta.
  • Lepro_254
  • Iniciante
  • Lepro_254's Avatar

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 18 Nov 2011 09:39 #105682

Lepro_254, bom dia,

Acabei conseguindo, mas por um caminho um pouco tortuoso. Espero que alguém consiga lhe indicar um método mais simples.

Primeiro, a razão da dificuldade: para fazer esses menus, usamos um tipo de arquivo de configuração (.INI) que não é uma linguagem de programação. Estes arquivos simplesmente determinam, dentro de limites, como o programa de menu propriamente dito (menu.exe) se comporta. Na verdade o menu já foi programado e o autor original o fez muito configurável com o artifício dos arquivos .INI. Quando dizemos "fiz um novo menu", estamos dizendo, na verdade: usei um arquivo de configuração para modificar o aspecto e comportamento de um menu pré-programado. Isso vale para TODOS os menus personalizados para GPS de que tenho notícia.

Sua solicitação me levou a pesquisar, mas não encontrei uma forma de diretamente fazer o menu tocar um som quando é inicializado. Se encontrar uma forma simples de fazer isso, atualizo o tópico. Enquanto isso, aqui vai o jeito "enrolado":

Baixei o utilitário MortScript, e com ele consigo rodar um script de programação que toca um som. O script é um arquivo-texto simples, que deve ter extensão ".mscr". No caso, chamei este do exemplo de "play.mscr", gravei na pasta do menu, e seu conteúdo é o seguinte:

PlaySound ("SDMMC\menu\qualquerSom.wav")

Quando este script é executado, o arquivo de áudio chamado "qualquerSom.wav", localizado em \SDMMC\menu é tocado. Claro que trocando o nome e/ou a pasta do som no script, pode-se tocar qualquer som presente no GPS.

Feito isso, testado e funcionando, adicionei mais uma linha ao script: Quero que ele não apenas toque um som, mas execute o menu personalizado. O conteúdo do script agora ficou assim:

PlaySound ("SDMMC\menu\apagar.wav")
Run ("SDMMC\menu\menu.exe")

Se formos diretamente na pasta do menu no Windows CE do GPS e dermos um duplo-clique no script, veremos que ele já funciona como pretendido: O menu é executado, com o som logo no início (na verdade o WinCE toca o som primeiro e depois apresenta o menu, mas a coisa acontece bem rápido, parece ser tudo ao mesmo tempo).

A ideia seria então alterar a Origem de navegação do GPS, para que ao invés de mostrar o menu, o script seja executado. O script, então, tocaria o som e mostraria o menu, como pretendido. O probleminha é que o script não é um programa executável (.EXE), e por isso não pode ser usado como Origem de navegação nos GPSs. A solução é usar outro utilitário, o VipMSCRexe. Este programa "engana" o GPS, com um truque muito legal: copiamos o programa para o GPS, e o renomeamos para o nome igual ao do script, mas mantendo a extensão .exe. Teremos, portanto, na mesma pasta, tanto o script (play.mscr) quanto o executável (play.exe). Ele (o utilitário) se encarrega, então, de executar o script, e como trata-se de um .EXE, podemos configurar a origem de navegação para ele.

Resumindo:
1. Baixei o MortScript e o VipMSCRexe.exe. Instalei o MortScript no GPS e guardei o VipMSCRexe.exe numa pasta do GPS;
2. Fiz um script, chamado play.mscr, que toca o som e executa o menu, guardando o script na mesma pasta da acima;
3. Renomeei o VipMSCRexe.exe para play.exe, mantendo o play.mscr, também, na mesma pasta;
4. Alterei a Origem de navegação do GPS para o play.exe.

Pronto. O GPS toca o som na chamada do menu. B)

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: plot_aqa

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 18 Nov 2011 10:32 #105690

Bruno, parabéns pelo tutorial!

Mais do que nunca tenho certeza que vc é o cara em termos de Menu por aqui... Por isso que eu uso o seu! :p
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 18 Nov 2011 11:37 #105700

Bruno

Seria interessante disponibilizar um menu com som de abertura na inicial.

Que tal incrementar com isto os menus mais baixados aqui, tais como: Menu 1.0 e 2.0 do Jair (versão 5" e 7"), o T-500 do Capulleto, entre outros igualmente bem elaborados.

Creio que a maioria dos foreiros tem dificuldade de interpretar o seu tutorial, por falta de experiência anterior.

Se possível é claro, começando pelo 1.0 do Jair que foi amplamente baixado por nossos foreiros.

Abraços
  • tonzap
  • Colaborador
  • "Apontador T-500 The Best"
  • tonzap's Avatar
  • Postagens: 621
  • Agradecimentos: 142
  • Registro em: 26/05/2010

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 18 Nov 2011 15:04 #105740

Oi Bruno,

Obrigado pela tua ajuda, mas não compreendo quando dizes "alterar a Origem de navegação do GPS, para que ao invés de mostrar o menu, o script seja executado.".

é preciso mudar alguma coisa no registro ??

Abraços
  • Lepro_254
  • Iniciante
  • Lepro_254's Avatar

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 18 Nov 2011 18:05 #105778

Bruno...
Vc pode fazer algum script ou linha de comando para os ícones do menú fazerem um som, tipo "tick", quando forem acionados?

[]s.
  • Helio32
  • Iniciante
  • Helio32's Avatar
  • Postagens: 26
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 23/06/2011
    Ult. Visita: 25/10/2014

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 18 Nov 2011 19:23 #105795

Oi pessoal,

Plot - Que nada. Só passei um bom tempo com o com o Google hoje de manhã. :)

tonzap - Na verdade, não é o caso de disponibilizar menus: como podemos ver no exemplo, para iniciar o menu com som não houve mudança alguma no menu ,que continuou rigorosamente intacto. Quem quiser fazer esta experiência não precisa alterar absolutamente nada nos seu s menus existentes. O que é preciso é lidar com arquivos alheios ao menu, instalar utilitários no GPS e alterar a Origem de navegação. Além, naturalmente, de já ter um som escolhido para ser disparado no início do menu.

Lepro_254 - Quando me refiro à Origem de navegação, quero dizer aquela configuração do GPS que determina qual é o programa executável que vai ser chamado quando clicamos no botão "GPS" do menu de fábrica do aparelho. Nos GPSs mais modernos, essa configuração é feita no próprio menu de fábrica, num dos itens de configuração do sistema. Veja aqui um exemplo desta mudança (é no meu aparelho, mas dá para ter uma ideia geral).

Helio32 - O problema de emitir um som de "click" ao pressionar uma tecla não é muito diferente daquele de emitir um som no início do menu. Mas no caso, já estamos falando de alterar o próprio menu.

Precisamos alterar um pouco, também, o script do exemplo anterior, para que ele agora faça o seguinte:

1. Tocar um som do tipo "click" (que você deverá já ter em seu GPS); e
2. Executar o navegador desejado, por exemplo o iGO 8.3.

O script, que vou chamar de RuniGO.mscr, ficaria então assim:

PlaySound(\SDMMC\menu\click.wav)
Run(\SDMMC\iGO8\iGO8.exe)

A seguir, como já comentado, é preciso copiar o executável VipMSCRexe.exe para a mesma pasta do script, e depois renomeá-lo para RuniGO.exe (o mesmo nome do script, mas com extensão .exe).

Feito isso, altere a chamada ao iGO no seu menu. Veja abaixo.

Trecho original:
#**********************************************
# Botão iGO 8.3.5
BITMAPBUTTON
x=89
y=101
Command = \SDMMC\iGO8.3.5\iGO8.exe
BitmapNormal= ..\bmp\common\BtIgo8.3.5.bmp
BitmapPushed= ..\bmp\common\btIgo8.3.5_P.bmp
QuitOnExecute=no

Trecho modificado:
# Botão iGO 8.3.5
BITMAPBUTTON
x=89
y=101
Command = \SDMMC\menu\RuniGO.exe
BitmapNormal= ..\bmp\common\BtIgo8.3.5.bmp
BitmapPushed= ..\bmp\common\btIgo8.3.5_P.bmp
QuitOnExecute=no

Percebe o que vai acontecer?
Seu menu vai executar o RuniGO.exe, que executa um script com o mesmo nome (no caso, RuniGO.mscr), que toca um som e depois executa o iGO.

Para "sonorizar" outras teclas, crie outros scripts (runPrimo.mscr, runAmigo.mscr, etc), faça outras cópias do VipMSCRexe.exe (para runPrimo.exe, runAmigo.exe, etc, e associe cada botão do menu a um desses exe's:

#Botão Amigo:
Command = \SDMMC\menu\RunAmigo.exe
...
...
...
#Botão Primo:
Command = \SDMMC\menu\RunPrimo.exe

E assim seu menu tem som nas teclas :)

O método não é lá muito eficiente nem muito elegante, pela duplicação do VipMSCRexe.exe (se bem que ele é bem pequeno, não chegando a causar impacto), mas até que se encontre um jeito de modificar a chamada para o script (passando parâmetros), é o jeito, por enquanto.

Finalmente (UFA!), lembre-se que:

- Precisa instalar (não apenas copiar) o MortScript em, seu GPS;
- As pastas mencionadas aqui (\SDMMC\menu, \SDMMC\iGO8, etc) são fictícias. Para funcionar, é claro que os nomes de dispositivos de memória e de pastas deverão representar os que de fato existem em seu GPS.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 18 Nov 2011 19:29 por BrunoBL.

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 19 Nov 2011 07:24 #105870

Bruno

O que parece fácil para você pode ser muito difícil para muitos. E porque não dizer para a maioria.

Na minha opinião não basta dar uma receita para quem não conhece os ingredientes.

Muita gente aqui gostaria de ver o seu menu tocando um som ao se iniciar, porém não tem habilidade para fazer as inclusões/alterações em arquivos INI. Não possuem conhecimentos suficientes.

O que sugeri vem de encontro a isto. Disponibilizar os mais populares menus aqui do site com os sons iniciais.

Não vejo problema algum nisto, uma vez que os menus continuariam intactos como você mesmo disse.

É muito difícil para leigos entender até a terminologia usada por pessoas que possuem conhecimento de programação.

Quando chefiei uma área administrativa de Banco, havia o setor de informática. Para mim os caras eram todos estrangeiros. Falavam e eu não entendia nada.

Comprei um computador e livros passo a passo. No começo, eu passava noites em claro. Aos poucos fui aprendendo e comecei a falar a língua deles.

Por último, bem tempo depois, eu já entendia o suficiente para commpreender e dialogar com eles. Somente depois desta caminhada, consegui efetivamente chefiar esta equipe.

É desta dificuldade que estou falando. Vemos todo dia aqui o foreiro perguntando o óbvio: 'Meu GPS não abre o Amigo, como faço pra ele achar o caminho do navegador".

Cara isto está escrito e repetido inúmeras vezes em nosso site.

Mas é assim que funciona. A praticidade do mundo de hoje é que estimula o consumismo mundial nesta globalização louca em que vivemos.

Já pensou se todo aquele que compra um ipad tivesse que saber antes como ele funciona, o que pode fazer e o que ele tem dentro.

Por certo jamais seria um campeão de venda.

Abraços
  • tonzap
  • Colaborador
  • tonzap's Avatar

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 19 Nov 2011 07:52 #105874

Valeu...Bruno...

Vou tentar fazer isso, mas como disse o tonzap, é meio complicado para os iniciantes.

Grato.
[]s.
  • Helio32
  • Iniciante
  • Helio32's Avatar

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 19 Nov 2011 12:35 #105929

tonzap,

É claro que o que parece fácil para um pode parecer difícil para outros. Esta é a própria razão da existência deste site, e mais: este é o motivo que me leva a querer passar horas aqui tentando ajudar aqueles que têm dificuldades com seus GPSs. Se não fosse assim, não estaríamos agora falando sobre GPS num fórum na internet.

Quando eu disse que não faria versões específicas dos menus para tocar um som quando inicia, quis dizer que não há absolutamente nada a fazer nos menus para que toquem estes sons. As alterações são no próprio GPS do usuário: instalar o Mortscript, copiar um arquivo-texto que servirá de script para a chamada do som e alteração da Origem de navegação do aparelho. Por mais que essas tarefas possam apresentar certo grau de dificuldade, há um limite para o que é prático de se automatizar para o usuário: não vemos, por exemplo, instaladores para mapas e radares (cada um tem que copiar os seus para as pastas correspondentes em seus aparelhos), nem instalações automatizadas de navegadores: cada um tem que copiar os arquivos, descobrir como alterar a Origem de navegação, etc. De forma análoga, o som inicial para menu envolve alguma manipulação de arquivos externos ao menu, além de reconfiguração da Origem de navegação. Se alguém realmente se interessar no som inicial para os menus e tiver necessidade de mais auxílio, ficarei feliz em fornece-lo.

Baseado neste assunto e no pedido do helio32 (click nos botões), tive a ideia de um pacote para menus que dispara uma locução com o nome do navegador quando este é clicado. Fiz então um pacote com os sons, os scripts de chamada e exemplos de alteração nas linhas dos menus (semelhantes às alterações que os usuários de qualquer forma já têm mesmo de fazer em seus menus, para ajustar os nomes dos dispositivos de memória e pastas à realidade de seus GPS, por exemplo). Este pacote está disponível na central de download (peço que concentremos as discussões sobre o mesmo, se houver, no tópico próprio).

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 19 Nov 2011 14:24 #105952

Bruno...

Fui no seu tópico "Sons para menu Personalizado", baixei o arquivo, seguí as suas intruções e voilá:

Funcionou q é uma beleza.

Brigadão, vc é D+.

[]s.
  • Helio32
  • Iniciante
  • Helio32's Avatar

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 19 Nov 2011 16:21 #105986

Bruno

Sobre ângulos diferentes, estamos falando sobre as mesmas coisas.

Tenho por hábito questionar pontos de vistas, a fim de estimular a criatividade das pessoas.

Imediatamente você teve a ideia de construir arquivos para anunciar por voz os navegadores. Isto significa que surtiu efeito o meu questionamento e todos ganharam com isto, principalmente os que possuem maiores dificuldades.

O seu post com os arquivos ficou excelente. O seu tutorial ficou bem esclarecedor.

Já visitei o post, baixei, instalei, configurei e nota 1000 pra você como sempre.

O resultado ficou belíssimo.

Parabéns e muito obrigado.
  • tonzap
  • Colaborador
  • tonzap's Avatar

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 19 Nov 2011 17:12 #106004

tonzap,

Obrigado pelo comentário.

Sem querer estender o assunto, foi quando o Helio32 perguntou sobre o "click" nos botões que me ocorreu implementar uma possibilidade de transformar os menus em menus "falantes". O som no início do menu é diferente, de fato não há nada a fazer no próprio menu, mas na Origem de navegação do GPS.

Sei que seu objetivo é promover a discussão saudável, estimulando a nós todos a pensarmos mais sobre estas maquininhas tão legais. Suas sugestões são sempre muito bem-vindas!

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: Inserir um som quando o menu personalizado inicia 19 Nov 2011 18:55 #106021

Ok. Bruno

Fico feliz por saber que você me entendeu.

Abraços e conte sempre comigo.

Tonzap
  • tonzap
  • Colaborador
  • tonzap's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.500 seconds