Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 23 Jan 2011 10:41 #44956

Brunobl.

Parabéns pelo excelente tutorial.

Marolla
  • Marolla
  • Usuário Prata
  • Marolla's Avatar
  • Postagens: 149
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 19/01/2011
    Ult. Visita: 26/04/2011
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 13 Jun 2011 14:57 #74219

Parabens pelo tutorial, simples e objetivo. Porem nao consigo inserir as coordenadas exatas. Ocorre que no meu gps tenho as coordenadas de diversos pontos e aparece assim ex: Lat -15.590758 Long -56.101208 em graus, mas sempre negativo . Quando vou fazer a revisao da calibragem do mapa essas coordenadas nao aparecem como digitei. Onde posso estar errando? Grato
  • pineto
  • Usuário Prata
  • pineto's Avatar
  • Postagens: 133
  • Agradecimentos: 16
  • Registro em: 13/10/2010
    Ult. Visita: 23/09/2016

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 13 Jun 2011 20:53 #74274

Olá pineto,

Os graus estão negativos por seguirem a seguinte convenção: a origem das latitudes é a linha do equador, com latitudes norte sendo positivas e sul negativas, e a origem das longitudes é o meridiano de Greenwich, com longitudes a leste deste sendo positivas e oeste negativas. Assim, todas as longitudes e a maioria das latitudes em território brasileiro são negativas.

No mais, cuide para que o OziExplorer esteja configurado para lidar com latitudes e longitudes no formato que você esteja trabalhando. Se você estiver digitando num formato e o Ozi estiver configurado para o outro, o resultado será diferente do que você digitou. Por exemplo 28 graus, 30 minutos e 45 segundos pode se escrito como:

Graus, min, seg: 28 30 45
Graus com minutos decimais: 28 30.75 = 28 graus e 30 min + 0.75 min (=45/60)
Graus decimais: 28.5125 = 28 graus + 0.5 grau (=30/60) + 0.0125 grau (= 45/60/60)

No OziExplorer para PC, onde você calibrará os mapas, é possível escolher entre os três formatos. Para isso vá em FILE -> CONFIGURATION -> MAPS e escolha na lista de opções Lat/Long Display o formato desejado dentre Degrees (graus decimais), Deg, Min (graus com minutos decimais) e Deg, Min, Sec (graus, minutos e segundos).

É interessante configurar o OziExplorer para poder digitar as coordenadas sem precisar fazer as conversões acima, digitando diretamente as coordenadas no formato desejado.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 08/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 14 Jun 2011 09:13 por BrunoBL.

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 14 Jun 2011 11:59 #74380

Perfeito BrunoBL. Me parece que agora consegui, mas foi preciso fazer a recalibraçao do mapa. Apesar de selecionar S e W, quando coloco o mouse na imagem para ver a coordenada elas nao aparecem negativas. Ainda nao testei o mapa, assim que fizer te reporto, mas será que tenho que digitar a lat e lon negativas? Muito grato pela sua atençao amigo. A proposito eu uso o seu menu, apenas editei os botoes e acrescentei novos, ficou show. Grato Pineto
  • pineto
  • Usuário Prata
  • pineto's Avatar

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 14 Jun 2011 12:33 #74383

Ola BrunoBl, acabei de testar o mapa, funcionou perfeitamente. Gostei muito do OziExplorer. O unico navegador que nao testei mas gostaria é o Mobile Navigator, so achei versao para WINCE 6, o meu gps tem WinCe 5. Muito obrigado mais uma vez. Pineto
  • pineto
  • Usuário Prata
  • pineto's Avatar

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 14 Jun 2011 15:29 #74403

Que bom que deu certo, Pineto,

O OziExplorer é mesmo muito interessante, especialmente para as situações onde fazemos nossos próprios mapas e onde não seja o caso de orientação curva-a-curva típica dos navegadores automotivos.

A versão XT do Mobile Navigator, para WinCE, é um pouco mais espartana do que os navegadores que habitualmente vemos nos GPS's (como iGO 8.3, Primo, etc, que têm uma interface e recursos mais sofisticados).

Sei que há uma versão para WinCE 5.0 circulando na net, com um pouco de pesquisa não deve ser difícil consegui-la.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 15 Jun 2011 16:02 #74600

Ola BrunoBL, obrigado sempre pela força. O Mobile Navigator que me referi é o Navigon MN 7, aqui no forum tem uma versao para WinCE 6. Ja pesquisei um bocado na net mas nao encontrei uma versao para o 5.0. De qualquer agradeço sempre o seu contato. Abraço
  • pineto
  • Usuário Prata
  • pineto's Avatar

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 15 Jul 2011 15:33 #80210

Muito bom Bruno!!!!

Há tempos procuro um programa para rodar cartas wac em gps automotivo. Vou experimentar e se der certo, talvês até valha a pena instalar em um gps de 7.

Ah, para quem se interessar, descobri um site que tem as wac prontinhas para uso; o saco vai ser salvar uma a uma e depois inserir no programa, mas no fim acho que vai valer a pena! :cheer:

www.ieav.cta.br/geoi...I_S/download_wac.htm

Abs!
  • Leo Jordao
  • Iniciante
  • Leo Jordao's Avatar
  • Postagens: 47
  • Agradecimentos: 3
  • Registro em: 14/12/2010
    Ult. Visita: 04/12/2016

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 16 Jul 2011 00:29 #80367

Salve, Leo,

Há tempos fiz um pacote com todas as cartas WAC (são 800 arquivos JPG, cada um cobrindo uma área de 1 por 1 grau, ou ~= 60X60 NM), já georeferenciadas para o OziExplorer PC, cada uma tem seu próprio arquivo .MAP.

No momento estou convertendo todas para o OziExplorer CE (.OZFX3), e assim que terminar vou postar no MegaUpload e volto aqui para disponibilizar o link.

EDIT - Já estão subindo para o MegaUpload. Mas minha internet precisa colaborar. :laugh:

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 16 Jul 2011 10:45 por BrunoBL.

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 18 Jul 2011 10:34 #80762

Bom dia Leo,

Aqui estão - finalmente - os arquivos. Para facilitar, separei em quatro grupos distintos. Baixe todos, ou apenas os que precisar. Se baixar mais que um, eles podem ser descompactados, todos, numa mesma pasta. Este pacote é referente aos arquivos exclusivos para a versão WinCE do OziExplorer. Cada carta é composta por um par de arquivos: .ozfx3 (imagem) e .map (dados de calibração). ambos devem residir na pasta de mapas do OziExplorer.

Os grupos estão separados por latitude.

EDIT - links atualizados para as cartas, separados por grupos para as versões CE e PC do OziExplorer, estão disponíveis no final da primeira mensagem deste tópico.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 09 Fev 2012 09:37 por BrunoBL.

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 18 Jul 2011 11:53 #80772

Bruno vc é demais, sempre facilitando o nosso trabalho. Parabens pela sua disposicao em ajudar e disponibilizar arquivos alem do seu conhecimento. Grato
  • pineto
  • Usuário Prata
  • pineto's Avatar

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 19 Jul 2011 07:46 #80997

Bruno, mais uma vez,sem palavras para agradecer!
Se fosse fazer a copia de cada wac do link que postei acima e o pós processamento, talvês daquia 1 ano eu postava os resultados! :D
Vou instalar e fazer uma navegação e te digo como foi o resultado.

Abração Comando!!!!!!
  • Leo Jordao
  • Iniciante
  • Leo Jordao's Avatar

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 19 Jul 2011 09:10 #81001

Bom dia pessoal,

Aqui estão os arquivos para a versão PC do OziExplorer. Como os anteriores, estão separados por latitude e são compostos por pares de arquivos: as imagem (desta vez .JPG) e os correspondentes .map de calibração. Ambos devem ir para a pasta de mapas do OziExplorer em seu PC.

EDIT - links atualizados para as cartas, separados por grupos para as versões CE e PC do OziExplorer, estão disponíveis no final da primeira mensagem deste tópico.

Pineto - Obrigado pelas palavras. Eu tinha isso aqui já ha um tempo, não havia por que não compartilhar.

Leo - Só não demorei um ano :D para fazer os 800 arquivos .map porque acabei fazendo o processo automaticamente: como o próprio nome de cada arquivo menciona as coordenadas iniciais e finais da área coberta, fiz um programa que lê estes dados do nome de cada arquivo e grava um .map correspondente, cujo conteúdo são os dados de calibragem do mesmo. Fiz isso há alguns anos, quando ainda tinha cabeça para programar essas coisas. Se fosse tentar fazer isso hoje, provavelmente seria mais rápido calibrar individualmente cada mapa! :D :D :D

Muito importante - Esses dados de calibração foram exaustivamente testados, e até onde pude verificar, estão corretos. Naturalmente, use com cuidado. Recomendo verificar cada grupo no OziExplorer PC antes de iniciar seu uso. Para isso, verifique, na janela de coordenadas acima do mapa, se as coordenadas da posição do mouse sobre o mapa estão coerentes. Pode-se usar pontos notáveis ou a escala de lat/long impressa ao longo das bordas da carta. Como ninguém vai usar os 800 mapas de uma vez, apenas uns poucos mapas num passeio ou viagem, nunca se deve deixar de confirmar a calibração.

Um grande abraço, Comando!!

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 09 Fev 2012 09:38 por BrunoBL.

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 19 Jul 2011 15:40 #81102

Bruno, o programa tá pedindo codigo de registro. Onde posso encontra-lo? Ah, mais uma dica, não manjo muito Win-ce, não tô conseguindo criar um atalho do executavel na tela inicial do Ce. O programa que veio no gps é um tal de win ce total comander.

tank's!
  • Leo Jordao
  • Iniciante
  • Leo Jordao's Avatar

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 19 Jul 2011 19:04 #81161

Oi Leo,

O problema de criar atalhos no WinCE é que mesmo conseguindo, eles serão apagados ao reiniciar o aparelho. Tem sido assim em todos os GPS's que já vi. Uma solução melhor é usar um dos menus disponíveis aqui no fórum. Se quiser experimentar um menu simples e leve, que eu mesmo fiz, está aqui. Com ele você pode iniciar vários navegadores (incluindo o OziExplorer, basta trocar a imagem de um dos botões) e/ou o WinCE.

Se por acaso for instalar e surgir alguma dúvida, peço que a poste no próprio tópico do menu (para manter a coisa organizada), OK?

A solução do outro problema está aqui. B) B)

Abraços,
Bruno
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 19 Jul 2011 20:25 #81189

Vaaaaaleu mais uma vez Comando!!

Abs!
  • Leo Jordao
  • Iniciante
  • Leo Jordao's Avatar

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 20 Jul 2011 10:53 #81332

Bruno, testamos o ozi com os arquivos wac que disponibilizou, funciona bem. Fizemos um voo de instrucao com um gps foston 470dc. Dados como altitude foram imprecisos, no mais funcionou bem! Parabens! Quanto ao menu que recomendou ao Leo, quero te dizer que uso o seu menu, fiz algumas modificacoes no posicionamento, tamanho e visual dos botoes. Acrescentei uma agenda, um conversor e calculadora. Ficou show, eu recomendo seu menu. Adaptei para 8 navegadores ehehehehe exagero né, uso mais o amigo by capulleto e atualizei o 8.3.4.14 pelo 8.3.5 do sherlock e agora fazendo experiencias com o ozi! Grato. Abracao! Pineto

obs: Ah, nao sou piloto mas um paraquedista fora de atividade ehehehe
  • pineto
  • Usuário Prata
  • pineto's Avatar
Última Edição: 20 Jul 2011 10:56 por pineto.

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 21 Jul 2011 00:41 #81517

Pineto,

Fiz o menu para isso mesmo: cada um modificar, usar como preferir, criar sua versão personalizada.

...Oito navegadores, é?! Deve ter tudo aí, de A a Z! :D

O erro de posicionamento vertical dos GPS's é, em condições ideais, de mais ou menos 150% do erro de posição horizontal. Como estamos normalmente na faixa entre 10 e 15 metros de erro horizontal, um erro vertical da ordem de 15 a 20 metros é normal. Isso dá algo entre 50 e 65 pés. Foi esse o erro que encontrou? Se o GPS não tiver um aboa visão do céu, este erro pode aumentar. Infelizmente é o caso quando usamos o prático suporte de manche para o GPS. A posição é muito cômoda, mas a visão do GPS para o céu não é das melhores.

Quanto ao paraquedismo: avião, ultraleve, paraquedas, asa delta, é tudo relacionado. Como dizia um antigo provérbio chinês: voar é ter um pouco de ar entre os pés e o chão!

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 02 Ago 2011 09:03 #83867

Oi Bruno. Parabéns pelo tópico e pelo esforço dispendido em nos ajudar!
Baixei as WAC que foram disponibilizadas para oziCE e não consegui rodar no gps. Baixei então as para PC que funcionaram bem no mesmo, converti para ozfx3 e coloquei no gps. Porém o oziCE do gps não roda os arquivos. A mensagem dada é que a imagem não foi encontrada ou não pode ser carregada (image file not found or could not be loaded). Tentei achar a causa mas ainda não descobri. Se alguém no forum puder ajudar agradeço! Abraço!
  • Luciano.Alves
  • Iniciante
  • Luciano.Alves's Avatar
  • Postagens: 2
  • Registro em: 02/08/2011
    Ult. Visita: 11/05/2012

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 02 Ago 2011 10:06 #83897

Perfeito Bruno! É exatamente como explicou. Estou em viagem, assim que chegar em casa vou postar uma foto de como ficou o menu. Grato mais uma vez! Pineto
  • pineto
  • Usuário Prata
  • pineto's Avatar

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 02 Ago 2011 10:12 #83899

Luciano, mais acima verifique que o Bruno disponibilizou os arquivos prontos para o oze ce separados por latitude etc, o detalhe que acho que esta faltando é colocar os 2 arquivos, map e o ozfx3 que vem no pacote do Bruno. No meu gps funciona bem!
  • pineto
  • Usuário Prata
  • pineto's Avatar

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 02 Ago 2011 23:04 #84037

Obrigado Pineto. Mas o problema deve ser outro. Coloquei os dois arquivos lá e não roda. No PC funcionou direitinho. Deve ser algum problema com a configuração do programa no gps. Abraço!
  • Luciano.Alves
  • Iniciante
  • Luciano.Alves's Avatar
  • Registro em: 02/08/2011
    Ult. Visita: 11/05/2012

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 12 Ago 2011 10:43 #85766

Muito interessante esse programa, valeu ai.

Fiquei com algumas duvidas?

Tem como criar pontos com icones tipo Aeroportos, NDBs e VORs? Tem função GO TO?? Um fazer tipo um plano de voo?? No meu etrexVista fiz isso.

O mapa aparece só o atual 1° se diminuir o zoom fica branco ao redor tem como configurar para aparecer os mapas ao redor quando diminui o zoom??

Tem como mudar a visualizaçao dos mapas tipo quero ver as cartas wac depois mudar para cartas de rota, tipo ir trocando os mapas de fundo, imagem de satélite etc? Como no site plano de voo . net

Grato
  • Bedin
  • Iniciante
  • Bedin's Avatar
  • Registro em: 11/08/2011
    Ult. Visita: 21/01/2013

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 15 Ago 2011 08:44 #86180

Bem-vindo ao fórum Bedin,

Tem como criar pontos com icones tipo Aeroportos, NDBs e VORs?
Você pode criar waypoints para aeroportos, NDBs, VORs, fixos de entrada e saída de terminais, etc. Não acho que possa atribuir ícones específicos aos waypoints, mas pode escolher cores para os mesmos. Você poderia criar um codigo de cores,como vermelho para aeroportos, azul para NDBs, amarelo para VORs, etc.

Tem função GO TO??
Sim. Você pode ativar a função GO TO para qualquer waypoint, ou criar uma rota.

Um fazer tipo um plano de voo??
Sim, você pode criar uma rota que passe por uma lista de waypoints. Durante a navegação, terá rumos, distâncias e tempos estimados para cada um.

O mapa aparece só o atual 1° se diminuir o zoom fica branco ao redor

Por default, o OziExplorer mostra o mapa mais detalhado que cubra a região onde se está. Se quiser mudar o mapa, pode ir em MAP -> FIND MAPS. Aí, terá opções como Find Maps at Cursor, onde é possível escolher dentre uma lista de mapas que cobrem sua posição atual, ou More Detailed e Less detailed Map, que permitem escolher, respectivamente, mapas de resolução progressivamente maior ou menor, que cubram a área navegada. Naturalmente, todas essas mudanças pressupõem a existência dos diversos mapas, já escaneados e geo-referenciados, na pasta de mapas do OziExplorer.

Tem como mudar a visualizaçao dos mapas tipo quero ver as cartas wac depois mudar para cartas de rota, tipo ir trocando os mapas de fundo, imagem de satélite etc?
Sim. Fiz isso há muitos anos para o OziExplorer PC, com arquivos .bat. Eu tinha pastas específicas para cartas de rota, de área, WAC e até rodoviárias, e com programinhas .bat, carregava cada grupo para a pasta de mapas do Ozi, num processo bem parecido com o MapChanger dos iGO. Desta maneira, apenas o conjunto desejado de cartas residia, a qualquer momento, na pasta de mapas do Ozi, forçando a troca automática de cartas, durante a nevegação, a ficar restrita à categoria desejada de cartas. Acho que para fazer isso hoje em dia, no ambiente WinCE dos GPS's automotivos, o jeito mais fácil é com scripts MortScript.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 15 Ago 2011 08:51 por BrunoBL.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: mazzeopilot

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 21 Ago 2011 18:16 #87549

Bom saber,
mais uma duvida. As imagens das cartas não são 100% retas, não formam um quadrado, tu ageita elas no photoshop pra prencher todos os cantos, ou tu deixa os cantos em branco mesmo pq devido as projeção os paralelos vão curvando.

As cartas de rotas foram divididas e por isso ficaram menores, tu acha que fica muito pesado calibrar uma carta inteira?? Tem que deixar a carta reta? Apontando para o norte?

Obrigadão
  • Bedin
  • Iniciante
  • Bedin's Avatar
  • Registro em: 11/08/2011
    Ult. Visita: 21/01/2013

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 08 Fev 2012 09:42 #124794

bom dia BrunoBL.

Amigo vc tem outro link dos mapas. Não consigo baxar, o megaupload esta fechado.
Obrigado
  • scarraro
  • Iniciante
  • scarraro's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 18/11/2011
    Ult. Visita: 11/06/2014

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 08 Fev 2012 12:33 #124822

Bedin,

Quanto a calibrar a carta inteira: Sim, dependendo do tamanho, é quase certo que fique pesada demais para mostrar toda a carta com os reduzidos recursos de memória dos GPSs portáteis. O melhor é "cortar" a carta em seções e deixar o OziExplorer mostrar a seção apropriada, em função da posição atual. Isso é feito automaticamente pelo Ozi.

A origem dos paralelos curvas é, como você disse, devido às distorções da projeção. Mas não é necessário corrigir: o próprio processo de geo-referenciar a carta cuida disso, fazendo os ajustes necessários nas correspondências coordenadas gráficas na imagem <==> coordenadas geográficas no mapa. Pelo mesmo motivo, não há necessidade de o norte apontar exatamente para cima na carta (embora, por comodidade, seja desejável).

A carta de rota abaixo, contendo as terminais do Rio, SP, BH e Uberaba, é um exemplo desse último caso. A carta foi originalmente impressa pelo DEPV com o norte bem deslocado. Quando escaneei, optei por deixar assim mesmo para otimizar espaço, e o processo de geo-referenciamento ("calibração" no OziExplorer) faz os ajustes necessários. O programa "sabe" a direção do norte correta, mesmo que não esteja na vertical.

EDIT - scarraro... Estou subindo os arquivos para outro servidor. O processo é meio lento, assim que estiver pronto atualizo os links.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 08 Fev 2012 14:10 por BrunoBL.

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 09 Fev 2012 09:40 #125032

Bom dia scarraro,

As cartas WAC, tanto para versão CE quanto PC do OziExplorer, estão em novo servidor. Os links estão no final da primeira mensagem deste tópico.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 15 Abr 2012 19:12 #140941

boa noite
alguem tem o ozi para gps em portugues?

um abraço
  • martinho_cba
  • Usuário Platinum
  • martinho_cba's Avatar
  • Postagens: 566
  • Agradecimentos: 91
  • Registro em: 03/11/2011
    Ult. Visita: 23/11/2016
Última Edição: 15 Abr 2012 20:11 por martinho_cba.

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 24 Abr 2012 06:36 #143100

O link dos mapas WAC está quebrado no jumbofiles, teria outro link?
Obrigado BrunoBL pelo seu trabalho!
  • roquebrt
  • Iniciante
  • roquebrt's Avatar
  • Registro em: 24/04/2012
    Ult. Visita: 24/04/2012

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 30 Mai 2012 15:40 #151143

BrunoBL escreveu:
Oi Leo,

O problema de criar atalhos no WinCE é que mesmo conseguindo, eles serão apagados ao reiniciar o aparelho. Tem sido assim em todos os GPS's que já vi. Uma solução melhor é usar um dos menus disponíveis aqui no fórum. Se quiser experimentar um menu simples e leve, que eu mesmo fiz, está aqui. Com ele você pode iniciar vários navegadores (incluindo o OziExplorer, basta trocar a imagem de um dos botões) e/ou o WinCE.

Se por acaso for instalar e surgir alguma dúvida, peço que a poste no próprio tópico do menu (para manter a coisa organizada), OK?

Abraços,
Bruno

Boa tarde Bruno, antes de mais nada parabens pelas dicas e pelo programa, estou tentando usa-lo para navegação maritima (com planos de comprar um veleiro ate o fim do ano ...se der).

Bom, consegui colocar o Ozi no PC sem problemas assim como no GPS e ainda mais, consegui colocar cartas da marinha.

Aparentemente tudo funciona OK, pois ainda nçai testei. Tambem tenho que aprender a usar o programa que não parece complicado.

-Gostaria de saber com posso conetar o GPS no PC para ele enviar as informações de posição e Moving em tempo real para o Ozi instalado no PC.

-Tenho visto outro programa parecido com o OziE que se chama SeaClear (é gratis e esta disponivel no site da marinha) mas outra vez não consigo conetar o GPS para mandar informações ao mesmo.

Voce sabe me dizer como resolver este problema de conexão ? O GPS deveria enviar NMEA protocolo para o programa mas não ha comunicação entre eles e o programa no PC diz nao COM port ou erro COM port, agora desde que o GPS esta conetado no PC atraves de USB como é feita a comunicação entre eles desde que não se tem opção de USB.

Bom agradeço muito pelas dicas e fico no aguardo de alguma solução.

Obrigado
  • mazzeopilot
  • Iniciante
  • mazzeopilot's Avatar
  • Postagens: 5
  • Registro em: 25/07/2011
    Ult. Visita: 29/04/2016

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 30 Mai 2012 15:42 #151144

BrunoBL escreveu:
Oi Leo,

Abraços,
Bruno

Esqueci de perguntar mas a solução do segundo "problema " não funciona mais. Teria outra ?
Obrigado
  • mazzeopilot
  • Iniciante
  • mazzeopilot's Avatar
  • Postagens: 5
  • Registro em: 25/07/2011
    Ult. Visita: 29/04/2016

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 25 Jun 2012 23:41 #157407

Olá Bruno

Parabéns pelo seu conhecimento e pela sua disponibilidade em ajudar.
Gostaria de baixar o pacotão das cartas WAC , porém o site reporta link inexistente. Existe outro link?

Desde já muito obrigado !
Abraço !
  • drarmandoramos
  • Iniciante
  • drarmandoramos's Avatar
  • Registro em: 12/01/2011
    Ult. Visita: 07/01/2013

Re: OZiExplorerCE - Tutorial para converter mapas 16 Mai 2013 09:55 #193499

Bom dia, Bruno.
Desculpe o desconhecimento do iniciante aqui, mas não tenho conseguido achar a o seu tutorial e arquivos para download que vc tem comentado em auxílio aos outros participantes. Também estou interessado em utilizar meu Foston com navegador para rotas aéreas. Como este assunto é antigo aqui no forum, o Ozi ainda é a melhor solução?
Grato Mauro
  • maurocorrea
  • Iniciante
  • maurocorrea's Avatar
  • Registro em: 16/05/2013
    Ult. Visita: 18/05/2013
Última Edição: 16 Mai 2013 12:01 por maurocorrea. Razão: correção de português
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.399 seconds