Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: OziExplorer CE

OziExplorer CE 05 Nov 2010 12:23 #25424

Se você quer usar seu GPS em caminhadas ou no barco, off-road, avião, trem, mountain-biking, ou em camping, trilhas, alpinismo ou qualquer outra atividade que não seja presa a ruas, avenidas e estradas, continue lendo. :)

Há muitos anos uso o OziExplorer, um software que se tornou referência em programas de mapeamento usando mapas escaneados. Com este tipo de programa, tradicionalmente usa-se um notebook acoplado a um GPS que transmita os dados de posicionamento pela porta serial ou USB. Assim, pode-se usar o GPS em telas muito grandes.

Há tempos foi lançado o OziExplorer CE , que roda diretamente nos GPS's automotivos, mas nunca levei muito a sério a possibilidade de usa-lo em meu GPS de 3.5" em função do pequeno tamanho de sua tela. Há poucos dias resolvi experimentar este programa num Foston de 7" e ficou MUITO bom. Em telas de 4.3" ou 5" deve ser também bastante utilizável.

A vantagem de se usar mapas escaneados pelo próprio usuário é que a imensa gama de possibilidade de utilização. Você pode usar:

- mapas de cartografia;
- cartas náuticas;
- cartas aeronáuticas;
- mapas do Guia 4 Rodas;
- fotos aéreas;
- fotos de satélites;
- etc.

Para dar uma idéia de como ficou o Foston 700DT com um aspecto inteiramente diferente do tradicional uso automotivo, veja as fotos a seguir.

Carta aeronáutica para voo visual - região de Blumenau e Itajaí/Navegntes:

Carta aeronáutica para voo por instrumentos - Terminal de Porto Alegre:

Imagem do Google Earth - trilhas no Parque Estadual do Ibitipoca - MG:

Com programas deste tipo, seu GPS se transforma num instrumento multi-uso, útil em muito mais situações do que apenas no carro. Quem é adepto de alguma das atividades citadas não deve perder a chance de fazer um teste.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 06/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 09 Fev 2015 14:11 por BrunoBL. Razão: Atualização de links
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: jorenatos, ronnye guedes, Fábio M.

Re: OziExplorer CE 05 Nov 2010 12:34 #25430

Bruno, legal isso meu velho confesso que não conhecia o OZIEXPLORER, mas é interessante
pela funcionalidade dele, uma pergunta qual o tamanho ou o formato dessa digitalização que é possivel fazer. Wordfish
  • WORDFISH
  • Galeria de Honra
  • WORDFISH's Avatar
  • Postagens: 496
  • Agradecimentos: 57
  • Registro em: 29/03/2010
    Ult. Visita: 31/12/2015
Clique aqui e participe do sorteio de um lindo GPS.

Re: OziExplorer CE 05 Nov 2010 12:48 #25435

Oi, Wordfish,

O tamanho é limitado só pela memória. O formato é normalmente JPG, e mais um arquivo-texto bem pequeno, criado quando quando o mapá é ajustado, com as informações de geo-referenciamento da imagem no mapa.

O programa tem um esquema bem esperto de troca automática de mapas para o mapa imediatamente vizinho, para que não seja necessário criar mapas tão grandes que não coubessem em memória. Assim, você vai navegando e a troca se dá automaticamente.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: OziExplorer CE 05 Nov 2010 19:24 #25520

Bruno,

Devo dizer que quase falei um palavrão quando executei o Ozi pela primeira vez em que pediu a senha. Primeiro por que eu não havia visto nada de senha - que depois fui encontrar no pacote "zip". Depois por que vi que a senha teria que ser digitada e fiquei pensando: como é que vou digitar esse treco - quando então suspeitei que o botão "KB" tivesse o significado de keyboard. Bingo! Rodou "redondo" ... ;)

Valeu Bruno!!!

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Última Edição: 08 Dez 2010 16:43 por Sherlock.

Re: OziExplorer CE 06 Nov 2010 07:39 #25556

Faltou mencionar que os mapas podem ser feitos com a versão shareware do OziExplorer para PC. Ao escanear um mapa qualquer, tome nota de referências de coordenadas geográficas conhecidas (como interseções das grades de lat/long), ou se for usar imagens do Google Earth guarde antes as coordenadas de alguns pontos notáveis (o Google mostra as coordenadas dos locais ao se percorre-los com o mouse).

Aí, de posse das imagens, entre no OziExplorer para PC e escolha FILE - LOAD AND CALIBRATE MAP IMAGE. Aí é só marcar no mapa os pontos notáveis mencionados acima, preenchendo as respectivas coordenadas. Salve e pronto. Quando copiar para o GPS, lembre de levar ambos: a imagem jpg e o arquivo .map, resultante da calibragem acima. Copie estes arquivos para a pasta maps do OziExplorer CE.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 06 Nov 2010 07:46 por BrunoBL.

Re: OziExplorer CE 06 Nov 2010 12:07 #25624

Bruno,

No pacote que baixei havia um arquivo com uma informação esquisita
Não sei pra que serve então vou deixar aqui para o pessoal olhar

:whistle:

User Name : Rob Coppock
Key# : $F1AC8C8D

Sk
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar

Re: OziExplorer CE 06 Nov 2010 12:39 #25630

Esquisito mesmo, Sherlock.

Aparenta ser um nome próprio, seguido de uma estranha sequência de caracteres.

É melhor mesmo que todos os interessados dêem uma boa olhada. Não se sabe do que se trata, mas é bom deixar essa informação guardada junto com o programa!

:laugh:

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: OziExplorer CE 29 Nov 2010 07:34 #31949

Existem mapas marítimos prontos para que se possa baixar e instalar nele?
Seria realmente um sonho conseguir agregar às imagens do google maps, além das informações das coordenadas - para que se faça navegação orientada por GPS - também informações de profundidade.
Para navegação marítima isso seria show! Mas não sei se há essa possibilidade...
Pergunto então aos colegas com experiência nesse software, o que há de possibilidade mais específica para uso marítimo?
Desde já meus parabéns pelo post!
  • dougboy
  • Iniciante
  • dougboy's Avatar
  • Postagens: 6
  • Agradecimentos: 1
  • Registro em: 27/11/2010
    Ult. Visita: 24/03/2014
Última Edição: 29 Nov 2010 07:35 por dougboy.

Re: OziExplorer CE 30 Nov 2010 08:51 #32249

Grande post, parabéns!
Tens sugestão de como fazer download das imagens do google maps?
Tentei vários softwares mas nenhum funcionou adequadamente....
  • dougboy
  • Iniciante
  • dougboy's Avatar
  • Postagens: 6
  • Registro em: 27/11/2010
    Ult. Visita: 24/03/2014

Re: OziExplorer CE 30 Nov 2010 09:17 #32264

dougboy,

Nunca usei imagens de mapa do Google Maps. O arcaico e trabalhoso ALT-PRTSCREEN funciona, mas é... arcaico e trabalhoso. O Google Earth, ao menos, provê a opção de salvar a imagem diretamente em jpeg.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re:OziExplorer CE 22 Dez 2010 06:13 #37727

brunobl,

Será que você poderia fazer o favor de disponibilizar os sitemas completos em outro link que não seja 4share ou megauploads ?

Grato,
  • rafael_mota
  • Iniciante
  • rafael_mota's Avatar
  • Postagens: 3
  • Registro em: 22/12/2010
    Ult. Visita: 07/01/2011

Re:OziExplorer CE 22 Jan 2011 02:19 #44631

Amigo você poderia me add no msn: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ficaria muito grato preciso de sua orientação
  • valter.fabricio
  • Iniciante
  • valter.fabricio's Avatar
  • Postagens: 11
  • Registro em: 13/12/2010
    Ult. Visita: 14/05/2016

Re:OziExplorer CE 22 Jan 2011 08:36 #44682

valter.fabricio ,

além do brunobl muitas outras pessoas que participam deste fórum são usuários do Ozi; quando você sugere o uso do MSN para esclarecimento de dúvidas está indo na contra-mão do perfil de uma comunidade que é o compartilhamento de resoluções

tenha consciência disso

Sherlock
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar

Re:OziExplorer CE 22 Jan 2011 08:41 #44685

Sherlock... certíssimo!

Aliás... anos atrás eu instalei o MSN, e... simplesmente não suportei a inundação de mensagens instantâneas de conhecidos, amigos, parentes, agregados. A coisa durou uma semana. :X

Desinstalei, para nunca mais!

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re:OziExplorer CE 22 Jan 2011 23:36 #44883

Não foi essa a intenção, mas é que preciso transformar meu gps automotivo em aeronáutico rapido, esta quase pronto um ultraleve que está saindo do forno e como ja foi muita grana para construilo, não há grana no momento de um investimento maior em um GPS aeronautido da Garmin que serio o ideal por isso, preciso de um curso intensivo sobre esse Ozi para poder adaptar no painel do avião com isso posso passar a experiência para vocês!!!! valeu!!! MSN é uma ferramento muito util só saber usa-la!!!

Link muito bom que achei em uma pesquisa vai ajudar à aprender a usar o programa:
landlousa.wordpress....maps-no-oziexplorer/
  • valter.fabricio
  • Iniciante
  • valter.fabricio's Avatar
  • Postagens: 11
  • Registro em: 13/12/2010
    Ult. Visita: 14/05/2016
Última Edição: 04 Dez 2013 23:11 por Fábio M.. Razão: Junção de posts

Re:OziExplorer CE 23 Jan 2011 06:33 #44895

Valter,

O link é mesmo muito interessante, mas trata especificamente de como utilizar uma nova ferramenta (interfaceamento com Google Earth) existente nas novas versões do Ozixoplorer. Neste mesmo blog, pelo que vi, há outras matérias mais gerais sobre o OziExplorer. Vale a pena dar uma vasculhda ali.

Abraços
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re:OziExplorer CE 23 Jan 2011 14:10 #45044

Valter,

Fiz um tutorial sobre a construção de mapas para o OziExplorerCE, assim você poderá usa-lo em seu ultraleve. Veja aqui.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re:OziExplorer CE 01 Mar 2011 14:23 #53677

Oi pessoal. Sou novato em GPS, e acabo de comprar um Mio R403 (que não possui cartão interno). Gostaria de saber se é possível instalar esse programa (oziexplorer) diretamente nele, e como fazer. Esse OziExplorer é compatível com vários modelos de GPS? Desde já agradeço a colaboração.
  • Tom_RO
  • Iniciante
  • Tom_RO's Avatar
  • Postagens: 1
  • Registro em: 26/02/2011
    Ult. Visita: 12/03/2011

O Serial funciona mais ou menos 05 Abr 2011 08:05 #61405

Pessoal,

O serial está funcionando, mas toda vez que eu abro o programa ele pede novamente. Será que não está ficando gravado no windows ?

Alguem sabe?
  • jorgealmerio
  • Iniciante
  • jorgealmerio's Avatar
  • Postagens: 40
  • Registro em: 24/01/2011
    Ult. Visita: 22/06/2016

Re:OziExplorer CE 12 Mai 2011 16:10 #67780

Bruno, onde posso baixar o OziExplorer CE? Gostaria muito de testa-lo. Costumo fazer alguns passeios de barco pelos rios de MT. Grato. Pineto
  • pineto
  • Usuário Prata
  • pineto's Avatar
  • Postagens: 133
  • Agradecimentos: 16
  • Registro em: 13/10/2010
    Ult. Visita: 23/09/2016

Re: OziExplorer CE 20 Ago 2011 18:57 #87387

Boa noite,
Caro amigo Bruno, tive olhando seu post e fiquei apaixonado pelo programa, eu faço trilha de moto e acho q ele iria me ajudar muito no meio das estradas de terra da minha região, mas qdo fui baixar o programa o link do megaupload esta indisponivel, ai meu castelinho desmoronou, então venho te pedir por favor se da pra vc me arrumar um link valido pra eu poder baixar e instalar o Ozi no meu gps, moço eu ficaria extremamente agradecido pelo favor. Desde ja muito obrigado.

Abraços
Beto
  • betopessa
  • Iniciante
  • betopessa's Avatar
  • Postagens: 14
  • Registro em: 21/03/2011
    Ult. Visita: 04/12/2016
Última Edição: 23 Ago 2011 07:37 por betopessa.

Re: OziExplorer CE 20 Ago 2011 20:10 #87398

Boa noite...
Moço, achei o link valido do mega, ja baixei, instalei e converti os mapas, ta tudo maravilhoso, a unica coisa é o seguinte:
coloquei 20 arquivos, ou seja, 10.jpg e 10.map na pasta "maps" do oziexplorer, ai sai dar uma volta pela cidade pra ver se os mapas iriam carregar um apos o outro, só q isso não aconteceu, ficou só um mapa la tela o proximo mapa não carregou, o mapa foi suimindo conforme eu andava e o outro não entrou, por favor me da uma ajuda, onde sera q esta o erro? sera alguma configuração q precisa ser feita? caro amigo Bruno, vi que se tem resolvido muitos pepinos ai do pessoal do forun, por favor me ajude tambem, desde ja muito obrigado pela atenção.

Abraços
Beto
  • betopessa
  • Iniciante
  • betopessa's Avatar

Re: OziExplorer CE 20 Ago 2011 21:01 #87407

Olá Beto,

Talvez os mapas não estejam indexados. Para configurar o OziExplorer para que faça a indexação, marque a seguinte opção:
FILE -> CONFIGURATION -> GENERAL SETTINGS -> OTHER -> Auto Index Maps

Além disso, eu deixo ativa a opção de sempre procurar mapas mais detalhados se disponíveis:
FILE -> CONFIGURATION -> MOVING MAP -> DETAILE MAP -> Load Detailed Map

Se os passos acima não resolverem o problema, desconfie da calibração dos mapas. Abra os mesmos no OziExplorer para PC (pode ser a versão demo, mesmo), passeie com o cursor pelo mapa e recheque as coordenadas de pontos notáveis dos mapas. Este é o motivo mais comum de problemas com o OziExplorer. Se quiser refazer a calibragem de algum papa, carregue o mesmo (Ozi para PC) e vá em FILE -> CHECK CALIBRATION OF MAP. A seguir, refaça a calibração.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: OziExplorer CE 21 Ago 2011 08:28 #87440

Bom dia,
Caro amigo deu certo, na vdd foi marcação minha, vou te explicar o motivo, eu tenho instalado no meu gps outro programa parecido com esse, não sei se vc conhece "NoniGPSPlot", no Noni os mapas abrem varios de cada vez, então na tela do gps não fica nenhuma area em branco, entendeu... ai ontem qdo eu sai testar o Ozi e logo pra frente de casa ja apareceu uma area sem mapa, eu pensei, puxa não deu certo, mas agora cedo eu sai de novo pra testar e funcionou, qdo eu entrei na area do proximo mapa, apareceu uma ampulheta na tela e o mapa carregou, aproveitando q estou falando em mapas, não teria algum recurso de ele abrir mais mapas para não ficar as areas em branco na tela do gps?
Por favor, me da outra dica, veja só: o Noni salva os traços de um percurso em formato "KML" assim qdo eu chego em casa consigo ver pelo Google Earth onde eu andei, isso é muito legal, o Ozi salvou em "PLT" tem como converter esse formato em KML ou sei la, salvar em algum outro formato q eu possa converter pra KML ou em algum outro formato aceito pelo Google Earth?
Me desculpe pelo tamanho da carta, meu motivo de trocar de programa é q o Noni esta dando um erro, q eu não consigui descobrir, o defeito é aleatório, tem hora q acontece 5 minutos depois q comecei a andar ou as vezes ando 2 horas pra acontecer, sai uma janela na tela do gps escrito assim: ERROR SYNC - PaintSetWait.1 qdo sai essa mensagem é só desligando pra voltar, mas numa dessa eu perco tudo q ele ja resgistrou, por isso meu interesse em aprender a usar o OziExplorer. Muito obrigado pela sua atenção.

Abraços
Beto
  • betopessa
  • Iniciante
  • betopessa's Avatar

Re: OziExplorer CE 21 Ago 2011 09:58 #87451

Bom dia, Beto,

Que bom que deu certo! :)

O problema da área em branco é que o Ozi só carrega o próximo mapa quando você chega à borda do mapa atual. Há uma maneira de contornar isso, mas gastará espaço na memória do GPS: ao criar e calibrar um mapa, você pode estabelecer uma "borda virtual" (ou neat line na terminologia de mapeamento e do OziExplorer) de forma a forçar uma "sobra" de mapa visível ao redor do mapa utilizável. A origem do problema está no fato de ao calibrarmos um mapa sem determinar uma neat line, o default do OziExplorer é igualar a mesma à própria borda física do mapa, e aí ficamos sem margem alguma.

Se o mapa tiver esta borda definida, o OziExplorer já comandará a troca de mapa ao chegar à mesma, não chegando a mostrar a área branca. A desvantagem, já mencionada, é que cada mapa deverá ter cobertura um pouco maior que a sua área útil, e este espaço é de certa forma desperdiçado. Um pouco de experimentação determinará qual é o tamanho necessário de "sobra", ou "margem" a ser deixado no mapa. Este tamanho será função da escala do mapa, da resolução da tela de seu GPS e do zoom utilizado. Acho que o mais recomendado é fazer alguma experimentação na base de tentativa e erro, (sempre considerando o zoom de 100% no Ozi, no GPS) e ao encontrar um valor aceitável, usar sempre o mesmo.

Para determinar o posicionamento desta "borda virtual", você deve clicar o botão cujo ícone é uma aresta em vermelho (entre os botões Options e Lupa) na tela de calibração de mapas. Com o botão clicado, as bordas virtuais (ou neat lines) poderão ser arrastadas. Ao fazer isso, cuide para que as regiões úteis "dentro das margens) tenham cobertura contínua entre os diversos mapas, para não acabar sem cobertura perto das bordas. Pode ser necessário escanear/capturar novamente as imagens, levando em conta esse "overlap" de mapas.

Para converter tracks do OziExplorer para o Google Earth, use o freeware GPSBabel.

Aponte o campo input para o arquivo PLT do Ozi, especificando o formato OziExplorer, e o campo Output para um novo arquivo com formato Google Earth Keyhole Markup Language. Clique Apply e o arquivo será convertido, podendo ser lido pelo Google Earth.

Ainda não conheço o Noni, e temo que não poderei ajuda-lo com o erro.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: OziExplorer CE 21 Ago 2011 11:16 #87465

Bom dia,
Muito obrigado pelas dicas, tou brigando com ele aqui, tudo é uma questão de se familiarizar com o programa, ele tem muitas funções q eu não sei pra q serve, mas devagar eu acho q chego la. O babel eu ja usei, mas nem lembrava mais dele, usei pra converter rotas do google para o iGO, depois da sua dica, ressucitei ele aqui. Caro amigo, me desculpe por tantas perguntas consecutivas, mês que vem tou pensando em ir fazer uma trilha de moto na Serra da Canastra e com esse sistema funcionando legal, tenho certeza q podera ser muito util pra mim, por isso essa ansiedade em ver o Ozi funcionar corretamente, entendeu... mais uma vez te agradeço pela atenção.

Abraços
Beto
  • betopessa
  • Iniciante
  • betopessa's Avatar

Re: OziExplorer CE 21 Ago 2011 20:23 #87586

Boa noite,
Tou eu aqui te amolando de novo, sai dar uma volta com o Ozi e notei q ele não fica sempre alinhado pra frente, ora a seta esta um pouco pra direita ora um pouco pra esquerda, pois bem, procurei nas configurações algum lugar pra tentar deixar ele sempre alinhado pra frente mas não achei ou não existe, por isso tou aqui de novo te perguntando, espero que vc tenha me compreendido.

Abraços
Beto
  • betopessa
  • Iniciante
  • betopessa's Avatar
Última Edição: 21 Ago 2011 20:24 por betopessa.

Re: OziExplorer CE 24 Ago 2011 06:59 #88095

Bom dia,
Caro amigo Bruno, tou fazendo uns testes aqui e tou adorando o Ozi, ele tem muitas funções interessantes, sabado vou dar uma volta com ele acoplado na moto, ja montei um percurso pra mim rodar, algo em torno de 200km ai sim vou ver como ele vai se sai, hehe, espero q funcione bem é muito importante pra mim, voltando nas perguntas a unica coisa q ta pegando é o fato de ele não estar sempre direcionado pra frente, como eu te perguntei anteriormente, não tem algum ajuste pra ele ficar sempre apontado rumo a direção q estou andando, a seta sempre fica ou um pouco pra esquerda ou um pouco pra direita, é raro as vezes q ele esta exatamente apontada no sentido q estou indo, por favor tem como ajustar isso? desde ja muito obrigado e me desculpe pelo excesso de perguntas.

Abraços
Beto
  • betopessa
  • Iniciante
  • betopessa's Avatar

Re: OziExplorer CE 24 Ago 2011 10:41 #88134

Salve, Beto!

Esta é uma característica do OziExplorer. Se a opção VIEW -> MAP DISPLAY -> COURSE UP já está selecionada, então a princípio o Ozi tenta manter o mapa orientado de forma a deixar o cursor apontado "para cima". No entanto, dada a limitada capacidade de processamento e de memória da maioria dos GPS's com WinCE, se isso fosse levado à risca, o desempenho gráfico do Ozi seria muito ruim.

Esta limitação se deve em grande parte à natureza raster (bitmap) dos mapas utilizados. Quaisquer operações como girar e mover estas imagens demandam grande necessidade de processamento, e ocorreriam constantemente se o mapa fosse girado em tempo real para manter o cursor na vertical. Veja o caso da recente implementação de mapas raster (como fotos de satélite, etc) para o iGO Primo: os trechos mapeados e o tamanho dos arquivos é muito limitado, para evitar uma queda brusca de desempenho exatamente por esse motivo.

No Ozi, decidiu-se então pelo seguinte: para variações de direção dentro de 45 graus para cada lado, é o cursor de navegação que gira de um lado para outro. Quando a diferença entre o rumo atual e a direção "para cima" do mapa for maior que isso, o mapa é girado em 90 graus e o cursor volta (aproximadamente) à vertical. Com isso:

- O cursor está sempre dentro de 45 graus da vertical, e
- Quaisquer mudanças de orientação de mapa ocorrem somente de 90 em 90 graus, evitando o constante redesenho do mapa.

Não hesite em perguntar mais. Se eu souber, vou respondendo! :)

Aproveite o passeio, e nos diga como o Ozi se comportou!

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: OziExplorer CE 24 Ago 2011 15:30 #88169

Boa tarde,
Muito obrigado pela excelente explicação, desse jeito vou ficar um perito em gps, hehehe... caro amigo, vc disse que ta usando o Ozi num foston de 7 pol. eu tou usando num "gps navegador quatro rodas" tai o link caso queria conhecer (www.navegadorguiaqua...-alerta-de-radar.php), minha pergunta, alias, se ainda eu tenho direito a mais perguntas, qual é ou qual foi a maior quantidade de mapas que vc ja colocou dentro da pasta "maps" do Ozi e qual o tamanho dos mapas q vc faz? em (largura/altura e em tamanho Kbytes ou Mbytes sei la) aqui as areas q eu ja mapiei é em torno de 50km por 30km, fiz 100 mapas a media de tamanho é em torno de 500kb, fiz mapa das seguintes regiões: Brotas/SP ate Charqueada/SP - Brotas/SP ate Jau/SP - São João Batista do Gloria/MG ate São Roque de Minas/MG são esse de MG é que fiz 256 mapas, pois é uma região maior, mais os mapas tambem estão com + ou - 500Kb cada. Fico aguardando sua resposta, mais uma vez muito obrigado pela atenção.

Abraços
Beto
  • betopessa
  • Iniciante
  • betopessa's Avatar

Re: OziExplorer CE 25 Ago 2011 08:17 #88305

Bom dia, Beto,

Quando fiz aquele primeiro post sobre o Ozi, estava testando um GPS de 7" (Foston700DT) para um amigo. Hoje em dia uso um X3 WF99 com tela de 5", com resolução de 480 X 272.

Hoje em dia tenho, mais para efeito de testes, o seguinte na pasta maps do Ozi:

- Os mapas originais (demo e world) do Ozi na raiz da pasta;
- uma pasta com 4 mapas de imagens extraídas do Google Earth;
- Uma pasta com 800 cartas de navegação aérea (WAC).

Esta última pasta contém todas as cartas WAC editadas para o Brasil, o que é um exagero. Numa situação típica, copiaria para o GPS apenas um punhado de cartas, com a cobertura do passeio planejado. Não há razão de levar cartas do Acre se a viagem é entre Blumenau e Porto Alegre! :) Mas como o negócio é testar, as cartas estão todas lá. A cobertura de cada carta é de 1 "grau quadrado", ou 60 X 60 milhas náuticas (uns 111 X 111km). Este não é o tamanho ideal para navegação rodoviária. O tamanho que você está usando (de 30 a 50km) é bem mais utilizável de carro ou moto.

Cada uma destas cartas WAC tem 1250 X 1250 pixels e em torno de 500 a 600KB de tamanho, e sua carga se dá em menos de um segundo após aparecer a ampulheta do Windows (estou usando o formato otimizado *.OZFX3. Ao que parece, a operação de seleção da carta apropriada e sua carga se dá em segundo plano, e a demora mencionada é relativa à atualização da tela somente.

A operação manual é mais demorada. Com essa quantidade absurda de cartas, em meu GPS o Ozi demora uns 10 segundos para abrir a pasta onde estão estas cartas, na operação FILE -> OPEN MAP FILE. Uma vez clicada a carta desejada ele é aberta em uns 5 segundos. Numa operação "de verdade", não levaria 800 mapas na pasta Maps. Poderia até ter os 800 mapas no GPS, mas arquivados numa pasta separada, onde o Ozi não procurasse por eles, o que acelera muito o processo, copiando para a pasta Maps apenas os mapas relevantes.

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: OziExplorer CE 26 Ago 2011 16:07 #88510

Boa tarde
Caro amigo, tou aqui te amolando de novo, por favor se vc souber queria q me fala-se sobre uns detalhes no Ozi: FILE...CONFIGURATION...TRACKS, veja só, na aba TAIL tem: Track Tail Log Dist (250) o que é isso?
Track Tail Lenght (250) o que é isso? e na aba TRACK LOGGING tem: File Log Dist (500) o que é isso? esses numeros são quilometros, metros, milhas? e pra q serve esses dados? Ficaria muito satisfeito em saber sobre esses valores.
Bruno eu adorei seu gps, assim q eu vender uns dos meus vou comprar um X3 WF99, ele é quase um IPAD, tem o wince desbloqueado achei isso fantastico, amanhã cedo vou por o Ozi pra rodar, depois te falo como ele se saiu, tou torcendo pra dar tudo certo, mais uma vez muito obrigado pela atenção.

Abraços
Beto
  • betopessa
  • Iniciante
  • betopessa's Avatar
Última Edição: 26 Ago 2011 16:09 por betopessa.

Re: OziExplorer CE 29 Ago 2011 06:50 #88907

Bom dia,
Caro amigo, as noticias não são muito boas depois de usar o Ozi pela 1ª vez em um percurso mais longo (204km) o q aconteceu eu tenho quase certeza q é problema de configuração, mas eu não sei onde mexer corretamente pra acertar, veja só, sai de Brotas/SP sentido Ipeuna/SP (66km) ate ai tudo bem, fiz lanchinho e voltei a rodar, agora rumo a Santana/SP, o Ozi continuava a riscar o percurso mas ele estava apagando o começo do traçado, só pude reparar nisso, pois na volta eu cruzei o caminho q eu ja havia passado, mas o traço não estava mais na tela do gps, parei dei uma olhada mas como eu não sabia onde mexer deixei quieto, fui exportando pra eu não perder o resto do traçado, puxa fiquei muito triste com isso. Olhei pelo forun todo e não achei nada a respeito dessas configurações, ai fui no site do fabricante do Ozi, li o manual (help) mas pouco intendi, eu acho q esta tudo relacionado com a janela "track" do Ozi, então te peço por favor se vc souber onde eu devo mexer pra o Ozi traçar um percurso maior, sem perder parte dele. Tou te mando o trajeto q rodei no sabado, mas tive q adicionar partes de outros arquivos q eu tinha pra poder completar o percurso todo. Aguardo anciso por alguma noticia sobre a configuração do Ozi. Desde ja te agradeço e peço desculpas pelo excesso perguntas.

Abraços
Beto
Anexos:
  • betopessa
  • Iniciante
  • betopessa's Avatar

Re: OziExplorer CE 29 Ago 2011 14:50 #88981

Olá, Beto,

Track Tail Log Dist é a distância (m ou pés) entre pontos do track mostrado na tela. A distância padrão sugerida é de 500m, mas pontos adicionais de track são automaticamente inseridos sempre que houer variação no rumo em mais de 7.5 graus ou variação na velocidade, de 15% (ou de pelo menos 5km/h). Como se vê, de fato não há muita razão para estabelecer Track Points muito frequentes, para uma trajetória retilínea e com velocidade constante: o próprio Ozi se encarrega de adicionar os pontos necessários quando o trajeto mudar. O File Log Dist é semelhante e segue as mesmas regras, mas se aplica ao Track Log gravado em arquivo.

Track Tail Length é a quantidade de pontos de track mostrados na tela, à medida que o cursor de posição se desloca no mapa. Não interfere no Track gravado em arquivo, que tem tamanho ilimitado. O Track Tail, que é o Track visível na tela, é limitado a 1000 pontos, e tem armazenamento "circular": quando os 1000 pontos são esgotados, os pontos mais antigos vão sendo desprezados para que novos possam ser mostrados. O efeito visual disso é que uma vez atingido o limite de 1000 pontos de track, este passa a ter um comprimento fixo, sempre com os 1000 pontos mais recentes, e à primeira vista poderá parecer que o Ozi "perdeu" os pontos mais antigos. Na verdade, o track integral será gravado em arquivo sem esta limitação.

Para evitar o problema de o Track Tail "sumir" em viagens longas, a dica é então aumentar a Track Tail Log Dist, sabendo que será feita enorme economia de pontos nas retas com velocidade relativamente constante, e a gravação durante as variações de direção e velocidade será feita sempre que necessário, de forma automática.

...Belo passeio! B)

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: OziExplorer CE 01 Set 2011 19:39 #89729

Boa noite,
Caro amigo Bruno, suas explicações são perfeitas só tenho que te pedir obrigado, mas mesmo assim eu não entendi direito sobre como configurar os devidos campos, te peço um grande favor pra vc analizar o que eu fiz, coloquei nos 3 campos: track tail log dist, file log dist e track tail lenght o valor de "999" sera que com esse valor eu vou conseguir rodar uns 200km sem perder o traço na tela do gps? se eu tiver muito errado, te peço a gentileza se vc pode me passar os valores para eu posso colocar aqui no meu Ozi, sabado vou fazer o mesmo percurso que andei na semana passada (204km) para conferir se esta tudo certo, se caso vc não ler essa mensagem para me orientar, sabado cedo vou rodar com 999 nos campos e seja o que Deus quiser, preciso deixar o Ozi afiadinho para eu marcar minha ida pra Serra da Canastra, rsrs. Se der tempo de vc ler por favor me diga o que fazer, quais valores preciso colocar nos campos indicados para que eu consiga andar pelo menos uns 200km sem preder o visual do traço na tela, desde muito obrigado pela atenção.

Abraços
Beto
  • betopessa
  • Iniciante
  • betopessa's Avatar

Re: OziExplorer CE 01 Set 2011 20:52 #89740

Oi Beto,

O caso é que o track tail, que é o componente visível do track na tela, não é mesmo feito para mostrar todo o trajeto,mas apenas os 1000 pontos mais recentes. O trajeto inteiro pode ser gravado em memória, e seu track estará salvo na íntegra, mesmo que apenas os 1000 pontos mais recentes aparecam na tela do GPS. Posteriormente, você pode visualizar o track inteiro no OziExplorer PC, Google Earth, etc.

Mas não custa tentar aumentar os valores dos campos. Com os números que você sugeriu, de fato um novo ponto de track vai ser adicionado somente a cada km (ou durante curvas e mudanças de velocidade). Assim, é o tipo do trajeto que vai definir se 999 são ou não suficientes para um passeio de digamos 200km: se for predominantemente reto, deve sobrar "pontos disponíveis", mas se houver muitas curvas ou muitos obstáculos que exijam mudança contínua de velocidade, talvez não seja possível.

Agora fiquei curioso: não deixe de postar o resultado da experiência do próximo sábado!

Abraços,
BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar

Re: OziExplorer CE 03 Set 2011 14:51 #90008

Boa tarde,
Caro amigo Bruno, as noticias não são boas e o mais triste é que acho que meu problema não tem solução, vou tentar te explicar o mais detalhado possivel. Sai de Brotas/SP rumo a Santana/SP (uma vilinha perto de Piracicaba/SP), qdo cheguei em Santana eu ja tinha percorrido 85km esse trajeto todo é por estrada de terra, pois bem, arrastei o mapa ate Brotas e o começo do traço estava tudo ok, com isso o Ozi ja tinha riscado 85km sem perder nada, sai de Santana rumo a Ipeuna/SP, mas pra chegar em Ipeuna passo por uma outra vila chamado Recreio, parei e fui de novo olhar o traço, neste ponto eu ja tinha percorrido 99km, e qdo arrastei o mapa ate o ponto inicial, o traço ja não estava mais la, fui arrastando a tela para encontrar o traço, o começo estava logo a frente, nessa hora meu castelinho desmanchou, fiquei muito chateado, pois minha meta era de andar uns 200km, mas com 99km o traço ja estava sumindo, continuei a rodar, pois lembrei q vc tinha falado que mesmo eu não tendo o traço na tela ele esta sendo salvo na intrega. Cheguei em Ipeuna, para fazer um lanche, em frente a padaria eu exportei o traço, mas não apaguei ele, sai de Ipeuna rumo a Brotas, mas com atenção voltado pro gps, pois eu sabia q iria alcançar a ponta do traço pois ela estava sendo comida e eu tava no mesmo caminho da ida, diminui o zoon da tela e não demorou muito vi o fim do traço, fui mais devagar ate chegar exatamente na ponto onde as pontas se encontrarão, nesse exato local eu liguei o odometro2 e o odometro 1 marcava 141km, pensei assim, qdo eu chegar no ponto de partida em Brotas, vou fazer as contas pra ver o tamanho do traço, pronto cheguei em Brotas, o odometro2 tava com 47km, então 141km - 47km = 94km, essa era o tamanho do traço no momento que as pontas ficaram juntas, exportei de novo, com a ideia q eu estaria com o percurso todo salvo, mas que nada, chegando em casa e descarregando tudo no pc, o mesmo traço q tava na tela do gps é o q foi exportado, tou te mandando os 2 arquivos exportados, um foi em Ipeuna e o outro em Brotas qdo cheguei, observe q eles tem praticamente o mesmo tamanho do calculo que fiz (94km). Caro amigo, andei com os valores de 999 nos 3 campos da aba track, mas pelo q pude concluir o tamanho do traçado visivel é bem curto para o modo de eu usar o Ozi, ando em trajetos sinuosos e com varios obstaculos, por favor, se tiver algo que se possa fazer me da um toque, ficarei esperando ancioso por uma resposta, desde ja muito obrigado pela atenção. Caso vc não entendeu me pergunte que tento explicar de novo.

Abraços
Beto
  • betopessa
  • Iniciante
  • betopessa's Avatar

Re: OziExplorer CE 08 Set 2011 18:32 #91084

Oi Beto,

Me parece que o problema está no método que você está usando: Como sabemos, o track tail tem limite de tamanho, enquanto nosso interesse está no arquivo gravado, que é limitado apenas pela memória disponível. O que está me parecendo é que ao exportar o track tail para arquivo, a limitação de tamanho foi mantida.

A solução, acho, é não exportar o track tail, mas deixar marcada a opção FILE -> TRACK LOG -> LOG TRACK TO FILE durante o trajeto. Esta opção deve gravar o track diretamente para arquivo à medida que o GPS se desloca (sem a necessidade de exportar coisa alguma ou sequer lidar com o track tail, e aí sim ficar livre da limitação de tamanho.

De qualquer forma, o track mostrado na tela durante o trajeto - que é, afinal, o track tail - será truncado, e será visível na íntegra ao ser descarregado para o PC.

Aí está uma boa desculpa para mais um passeio pelo belo interior paulista... B)

Abraços,
Bruno.
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
Última Edição: 08 Set 2011 18:36 por BrunoBL.

Re: OziExplorer CE 08 Set 2011 18:45 #91089

Boa noite,
Vou fazer isso então, sabado vou andar com o "log track" marcado", ai qdo eu chegar de volta, vou exportar e ver se o percurso esta na integra. Depois te falo o que aconteceu, um forte abraço.

Beto
  • betopessa
  • Iniciante
  • betopessa's Avatar

Re:OziExplorer CE 09 Set 2011 11:01 #91215

olá bruno,vc poderia me diz um gps para trilhas? e o nosso gps de carro tem como deixar off-road?
  • luys.sal
  • Iniciante
  • luys.sal's Avatar
  • Postagens: 41
  • Registro em: 17/02/2011
    Ult. Visita: 31/05/2016
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Time to create page: 0.463 seconds