Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Encerramento do Projeto Track Source

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 10:50 #210474

Pessoal,

Ando ouvindo boatos sobre o encerramento do Projeto Track Source
Alguém mais ouviu algo à respeito, ou são somente boatos mesmo?

:unsure:

Sherlock
  • Sherlock
  • Gerente
  • Sherlock's Avatar
  • Postagens: 5958
  • Agradecimentos: 8098
  • Registro em: 04/09/2010
    Ult. Visita: 28/11/2016
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fidelis.forum, babaloco

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 11:14 #210476

A Track Source continua da mesma forma, porem nao tem mais o apoio
da Garmin para o novo compilador. Estao buscando novos fabricantes
interessados, mas ela continua.
  • Filipe_martins
  • Intermediário
  • Filipe_martins's Avatar
  • Postagens: 53
  • Agradecimentos: 6
  • Registro em: 21/05/2012
    Ult. Visita: 26/09/2016
Verifique se a saída para uma provável fuga está próxima e destrancada, nunca se sabe...

Filipe Martins
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 11:25 #210478

Salve Sherlock,

O que soube é que o dono do programa usado pelo Projeto TrackSource para gerar os mapas compatíveis com Garmin, pôs o mesmo à venda (executável, programas-fonte, tudo) e o pessoal do Projeto TrackSource estava às voltas com a tentativa de comprar o pacote. Não sei qual foi o desenlace dessa história. Certamente alguém com mais detalhes nos dará mais notícias a respeito.

EDIT - Infelizmente não tenho notícias em primeira mão, há tempos não consigo entrar no fórum deles (consigo me logar no site, mas não no fórum). Quando digito usuário e senha no fórum, dá erro de usuário ou senha errados, se uso a opção "esqueci a senha", dá usuário desconhecido. Se tento criar o usuário, dá usuário já existente. Aí fica difícil...

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 08/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 21 Dez 2013 11:51 por BrunoBL.

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 13:21 #210483

Bruno,

Pelo que soube houve problemas internos e cisão entre desenvolvedores e a ADM do Tracksource relacionados com direitos de uso dos dados, interação com OSM, etc. Parece que alguns desejam interação maior e compartilhamento de dados com o projeto OSM, de âmbito bem maior e realmente público, enquanto a ADM prefere que a propriedade dos dados recolhidos junto à comunidade fique restrita à própria ADM do TRC, sendo público apenas o uso dos mapas prontos por eles liberados.

Há um grupo de discussão, alt-tracksource, onde esse assunto, e outros, como a intenção de compra dos fontes do cGPSMapper, o compilador usado pelo TRC, tem sido discutidos.

Com relação à compra do cGPSMapper, pelo que li há pontos de discussão também:
- Vários contribuíram/contribuiriam para a compra do software mas apenas um grupo fechado teria acesso;
- Existe uma opção livre e gratuita, o mkgmap, que compila OSM para Garmin (está na minha lista para testar) e poderia ser uma bela alternativa caso houvesse integração dos dados do TRC com o OSM, o que aparentemente a ADM do TRC não aceita.

Bom, isso é um resumo do que entendi e do que li sobre o assunto e transparece naquele grupo de discussão.

Tenho notícias também que há um movimento de criação de um novo fórum de GPS/Mapas, voltado para mapas realmente livres e gratuitos, baseados no OSM, o que deve ser uma coisa muito boa para a comunidade.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3427
  • Agradecimentos: 3197
  • Registro em: 31/01/2012
    Ult. Visita: 06/12/2016
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 14:13 #210486

Excelente Matéria Sr Sherlock, será uma perca irreparável isto, o grande problema do Tracksource é que eles ficam dentro da caverna, o Alex Rodrigues não mora no Brasil, e os Adms não interagem abertamente com os Colaboradores, apenas em fórum deles mesmos, precisria haver uma interação maior, uma União Maior, a própria evolução da técnologia vai destruir a timidez do Projeto, precisa haver uma injeção de verba, patrocinadores, e haver interação maior, um mapa com a qualidade do TRC, jamais pode se fechar, vejam que nem no Portal do Sr Alex, há mais comentários, as coisas não são feitas no silencio, a primeira coisa que fazemos ao nascer é chorar, o TRC tem que dar seu grito, o Alex e os Adms e Dms do Projeto, precisam se unir, senão é como falei para um ex amigo meu há semanas atraz, voce perdeu minha presiosa amizade em nome do Projeto e se o Projeto não gritar, vai morrer, pior n, não ganhrá nada por todo este enorme esforço pela sua simples atitude de timidez e falta de união, do Alex em injetar grana sua mesma no TRC e dos Adms e Dms, que vivem se desentendendo.
Já havia alertado meu ex amigo disto. agora é esperar pra ver o que vai dar, torço para que eles permaceçam e quebrem a timidez e a desunião, senão, serão engolidos pela Técnologia. isto é certo

Obs: Tanto a Nt, como a Multispectral, A.G se beneficiaram demais com o trabalho do Tracksource e vice-versa, a Multispectral, nem se fala, além de ter o que o TRC tem, já mapearam mais cidades e estão de politica nova, não publicar cidades que foram feitas, eu mesmo ja descobri 03 delas, mas não posso abrir minha bouca pra isto, neste mundo aqui embaixo, qm manda é o dinheiro.

att

abs
  • babaloco
  • Usuário Prata
  • babaloco's Avatar
  • Postagens: 111
  • Agradecimentos: 32
  • Registro em: 19/10/2013
    Ult. Visita: 01/02/2014
Última Edição: 21 Dez 2013 14:20 por babaloco. Razão: reedit = observação

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 14:26 #210487

Boa tarde Sherlock,

espero que não feche o TRC, eles estão fazendo de tudo pra isso não acontecer, até me enviaram um e-mail colocando a possibilidade de adquirirem o (cgpsmapper) e continuarem com o Projeto TRC, vejam o e-mail abaixo, acho que não tem problema publicar o e-mail recebido tem?

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
  • Postagens: 2007
  • Agradecimentos: 891
  • Registro em: 03/07/2011
GPS Siga-Me Imagem Primo 2.0.1
GPS Airis E350 iGO Amigo
Última Edição: 21 Dez 2013 14:27 por Amoriello.

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 14:56 #210490

Amoriello,

Essa mensagem que você publicou confirma então que a intenção é dividir os custos com todos mas entregar a melhor parte dos benefícios a uns poucos. O acesso aos fontes do compilador, no meu modo de ver, é a parte mais importante dessa compra pois é onde está o conhecimento, a tecnologia para fazer os mapas para Garmin. Uma condição assim, que restringe o conhecimento a um grupo fechado é difícil de aceitar no meu modo de ver, joga contra o projeto.

Sem falar que existe uma alternativa gratuita, o mkgmap, gerando mapas para Garmin diretamente do OSM que é um projeto em franca expansão.

Na minha opinião, o melhor para toda a comunidade seria uma integração do conteúdo TRC ao OSM, ficando o TRC como coordenador do OSM Brasil, responsável pela orientação e padronização de conteúdo. Se o TRC não for nessa linha certamente um outro grupo assumirá essa posição na prática.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, Amoriello

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 15:51 #210495

O Fidelis disse tudo,:::

O acesso aos fontes do compilador, no meu modo de ver, é a parte mais importante dessa compra pois é onde está o conhecimento, a tecnologia para fazer os mapas para Garmin. Uma condição assim, que restringe o conhecimento a um grupo fechado é difícil de aceitar no meu modo de ver, joga contra o projeto.

============

Sinceramente , eu não entendo como o TRC esta vivo até hoje, conheço muitos caras bons que ja sairam do Projeto, pra mim é um Milagre esta mapa ainda existir, é uma disputa de Egos sem tamanho la dentro, ja vi Dms não cederem trechos de união da alguns municipios principais pra darem continuidade a uma rota maior pra outro Dm que ja esta há anos cuidando duma cidade la na frente que corta tais "municipios", sugiro que os ADms do Projeto se reunam mais com os Dms e criem espaços abertos na Net, pois o TRC é o melhor mapa que existe se voce souber cortar percursos por coordenadas, o TRC é imbatível
Eu não acredito em nenhum "Projeto" que sobreviva sem $$$$, só se houver muito empenho, amor e dedicação mesmo!!!

Abraços
  • babaloco
  • Usuário Prata
  • babaloco's Avatar
Última Edição: 21 Dez 2013 15:54 por babaloco. Razão: reedit = + informações!!!
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, fidelis.forum

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 16:41 #210499

Amigos,
não participo mais do Tracksource, entretanto continuo acompanhando o seu caminhar.

Até onde sei não é intenção da administração Tracksource encerrar suas atividades. Ela, por meio de doações, levantou nesses ultimos dias recursos (R$ 4.000,00) para adquirir o codigo fonte do cGPSmapper e tentar com seus integrantes técnicos aperfeiçoar essa ferramenta já que ela foi descontinuada por seu desenvolvedor (Stan) em 2011.

Integrar os dados do Tracksource com o OSM tem um complicador que é o emprego de dados oriundos do Google e como a maioria deve saber os dados do Google são regidos por uma licença que restringe o emprego de obras derivadas desse em outros projetos. O OSM é bem claro que não aceita dados oriundos do Google. Infelizmente grande parte do mapa TRC Tracksource foi feito tendo por base o Google.

O Alex do Tracksource, preocupado com o emprego não autorizado dos dados oriundos daquele Projeto, até postou no forum OSM como responsavel pelo Tracksource deixando bem claro ali que não permitia emprego de dados do Tracksource naquele Projeto.

Confesso que não levei em consideração essa postagem do Alex até porque, na minha opinião, o Tracksource começa a ter direito aos seus dados a partir do momento que o desenvolvedor emprega alguma ferramenta por ele fornecida.

Aquele desenvolvedor que desenha mapa empregando o editor Trackmaker, nas minha opinião, é o detentor dos direitos do mapa que desenhou.

Quanto ao OSM fomos recentemente apresentados a ele e como identificamos ser ele um excelente projeto iniciamos um processo de divulgação do mesmo no Brasil. É nossa intenção concentrar todas as informações sobre ele em um ambiente brasileiro (site dedicado).

Estamos empregando em nossos GPS Garmin mapa do Brasil compilado pelo MKGMAP. tendo como base os dados OSM. Estamos muito satisfeitos com os resultados encontrados e para que tenham noção de valor, para Garmin o mapa OSM é o único, até este momento, que retrata com fidelidade a realidade do roteamento no Centro do Rio de Janeiro, em especial na região do Porto.
  • thundercel
  • Iniciante
  • thundercel's Avatar
  • Postagens: 46
  • Agradecimentos: 73
  • Registro em: 26/04/2011
    Ult. Visita: 27/10/2015
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, ET, erickdeoliveiraleal, adinis, Thoth, babaloco

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 16:57 #210500

Algumas pessoas já foram banidas do tracksource por discordarem dessas regras q a administração tenta empurrar baseado em "contratos" q firmaram com cada desenvolvedor. Engraçado q eles já começam ilegais utilizando imagens do google e ate informações de nomes de ruas entre outros.

O openstreetmap tem muito mais chance de crescer do que tracksource. Tracksource já esta ultrapassado. O openstreetmap é aberto. Qualquer um tem acesso aos mapas e pode fazer o que bem entender com ele. Contrário é o tracksource. Onde você só pode contribuir mas não usufruir dos mapas que faz. Se você quiser por exemplo pegar e fazer um mapa particular vc não pode com tracksource.

O osm tem patrocínio de grandes empresas e anda recebendo aportes financeiros de grande valor. Tenho certeza que o projeto vai crescer muito e em varias frentes. Se vc acompanhar o blog oficial da mapbox verá que eles estão contratando muitos profissionais. Já vi TB post dizendo q eles pretender mapear o espaço como o google já faz. Também já vi post dizendo que teremos imagens com intervalo de horas. Por ai da pra ver o quão ambicioso é o projeto.

Burrice é continuar num projeto mantido por dirigentes com interesses particulares somente. Burrice TB foi a administração não somar esforços com o osm. Se fosse dessa maneira os dois poderiam ganhar.
  • erickdeoliveiraleal
  • Iniciante
  • erickdeoliveiraleal's Avatar
  • Postagens: 2
  • Agradecimentos: 2
  • Registro em: 13/07/2011
    Ult. Visita: 29/08/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, babaloco

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 17:49 #210504

Não acredito em um fim do Tracksouce. Fui um dos contribuintes para a aquisição do compilador cGPSMapper na expectativa de podermos melhorar o mapa e acrescentar funcionalidades que hoje não são possíveis. A Garmin não aceita vender o compilador oficial para o Projeto porque prejudicaria sua parceira local a Multispectral (Autoguia). Ao aceitar ser um DM do Projeto, concordei seguir suas regras, portanto não as discuto, gostando ou não. Isso não me impede de colaborar com as diversas bases, gratuitas ou não. Hoje os mapas de minha cidade da TT, NT, TRC, Waze, AG e OSM tem alguma participação minha no seu desenvolvimento. Faço isso porque gosto e porque sempre considerei ter um mapa de qualidade no GPS um "bem público". Se considerarmos os usuários que tem alguma informação mais profunda sobre o mundo do GPS, através dos Fóruns, creio que não chegam a 0,5% da população. Assim, faço minha parte e gosto de acreditar que meu trabalho ajuda e ajudará muitas pessoas (Alguns exemplos são os serviços de emergência, polícias táxis, bombeiros, etc), independente do aparelho ou mapa que usa. :bye
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
  • Postagens: 900
  • Agradecimentos: 279
  • Registro em: 14/01/2011
    Ult. Visita: 21/11/2016
ET.

Garmin zumo 350 LM + CNBR/AG/TRC/COCAR
CM M1 + Primo Android by Xamanian/Navitel/7Ways/Waze
Aquarius 2 Rodas + GMXT/PRIMO
DM do Projeto Tracksource - Interior de Minas Gerais
Última Edição: 21 Dez 2013 17:52 por ET.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, Fábio M., adinis, fidelis.forum

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 18:16 #210506

E.T,
não sou programador e por isso não faço nem ideia do trabalho para se decifrar e melhorar um código fonte, entretanto li a mensagem do Stan (desenvolvedor do cGPSmapper), há 2 anos atrás, quando abandonou o desenvolvimento do cGPSmapper alegando dificuldade de acompanhamento dos upgrades no software da Garmin. Esse software da Garmin é fechado a 7 chaves.

Não tendo mais esperanças em evoluir o cGPSmapper decidiu o Stan colocar seu trabalho, até então realizado, a venda. Assim estabeleceu o preço para venda do codigo fonte do cGPSmapper, ora adquirido pelo Tracksource por R$ 4.000,00.

Infelizmente a Adm Tecnica do Tracksource é formada por um grupo fechado que se comunica entre si reservadamente e não pela lista dos desenvolvedores.

Até acredito que esse grupo "fechado" analise o codigo fonte do cGPSmapper e identifique possibilidades de melhorar o conversor desenvolvido pelo Sergio, mas melhorar o cGPSmapper torço por isso, em que pese que seu proprio desenvolcedor não conseguiu.

Não podemos também deixar de considerar que o cGPSmapper é de tecnologia no-NT.

A Navteq e a Multispectral tem contrato de licença com a Garmin para empregarem o compilador dela e não pagam pouco por isso. Os mapas AutoGuia e Cnbr são compilados em NT.

Ambas empresas estão fazendo de tudo para que a Garmin insira proteção em seu software impedindo esse de reconhecer dados não compilados em NT. Eles de certa forma tem razão já que pagam caro para produzir mapa para utilizadores Garmin no Brasil.

Imagine o que vai ocorrer se a Garmin atender as ponderações deles.
  • thundercel
  • Iniciante
  • thundercel's Avatar
Última Edição: 21 Dez 2013 18:37 por thundercel.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, ET

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 19:04 #210509

Márcio,

Sempre um prazer ler suas postagens. Também acredito que não haverá futuro do mapa TRC ou OSM no Garmin, que sempre se beneficiou deles. Mesmo atualmente, o TRC é o melhor em malha rodoviária do Brasil. Fica devendo nas médias e grandes cidades pela grande dificuldade de um desenvolvedor local, pois como sabemos são apenas 342 DMs para dar conta deste país continental. Um grande exemplo é o que está acontecendo com o RJ depois de sua decisão de não mais colaborar com o Projeto. Se o Tracksource conseguir desenvolver um Navegador próprio, que seja multiplataformas, poderá ser uma alternativa viável no futuro. No presente, acho válida a opção de compra do cGPSMapper. A colaboração que fiz para a aquisição é irrisória diante de todo o benefício que já tive o usar o TRC, inclusive aí no RJ. Na minha visão, no futuro todas as bases serão razoáveis em todos os lugares, aí o que definirá o uso de um Navegador serão as funções "cosméticas" oferecidas. Abraços.

Ps.: Neste ponto o iGO Primo é imbatível. ;)
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
ET.

Última Edição: 21 Dez 2013 19:07 por ET.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, thundercel

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 20:15 #210517

À medida que a comunidade vai tomando maior consciência da importância de sua participação na geração de conteúdo (TRC, OSM) e percebendo que é realmente viável gerar conteúdo de qualidade - o TRC é o grande exemplo nacional na área de mapas, mas temos vários outros: Wikipedia, OSM e muitos outros, muitos mesmo, associados/derivados do OSM - cada vez mais vai reivindicar direitos sobre esse conteúdo. É um movimento natural e a resposta a isso é o surgimento de projetos em que o conteúdo é de fato de todos, como o OSM.

O avanço da tecnologia, permitindo e facilitando a participação de todos, com retorno imediato das contribuições, somado ao custo de mapas comerciais fechados e lentos na atualização tornam esse movimento irreversível. De uma forma ou de outra o OSM vai absorver o TRC e seu conteúdo, acredito que isso não tem volta.

Aproveitando a discussão, gostaria de lembrar que temos um projeto baseado no navegador 7ways, gratuito, já com mapas do Brasil baseados no OSM. Apesar de ter apenas 6 meses, já temos domínio da geração de mapas para 7ways a partir do OSM e fazer o mesmo para Garmin seria questão de decisão/interesse. Certamente o 7ways não é ainda um competidor para um iGO mas temos visto grandes avanços no próprio navegador nos mapas OSM e na skin. Temos também nos esforçado para manter uma skin adaptada de modo a facilitar a experiência dos usuários habituados ao iGO. Essa skin aceita os pontos de alerta do Primo, de forma transparente, o que facilita bem seu uso.

Convido todos a experimentar o 7ways e a participar mais do OSM, é o futuro!

www.gpspoint.com.br/...?limitstart=0#196481

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, ET, Fábio M., adinis

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 20:15 #210518

E.T,.
que fique aqui registrado que minha decisão de não mais colaborar com o Tracksource se deu por motivos que não gostaria de aqui citar e que ela não penaliza usuários de gps Garmin no Rio de Janeiro - Capital.

Recomendo que esses usuários empreguem o mapa OSM em seus GPS porque esse mapa, pelo menos na Cidade do Rio de Janeiro, não vai dar susto. Inúmeros elementos, inclusive eu, estão atualizando esse mapa diariamente.

Acredito que quando o Tracksource designar um desenvolvedor ativo e residente na cidade do o Rio de Janeiro a situação do mapa TRC na cidade vai melhorar. Enquanto isso não ocorre, pelo menos no centro do Rio de Janeiro, está impraticavel o emprego do TRC Brasil.

Para os que não sabem o OSM atualiza de imediato sua base quando alterada e alguns sites compilam esses dados e fornecem o mapa em formato IMG para Garmin diariamente atualizado.

Aqueles que desejarem testar e colaborar com o OSM informo alguns links:

OSM colaborar

OSM mapa Brasil para Mapsource versão de hoje 21/12/2013
mapas.alternativasli...StreetMap_Brazil.exe

OSM mapa Brasil gmapsupp.img versão de hoje 21;12;2013
mapas.alternativasli...=gmapsupp_Brazil.zip

Infelizmente o OSM não foi devidamente propagado em nosso país e por isso ainda conta com poucos brasileiros colaboradores. Acreditamos que podemos alavancar esse Projeto e modificar o cenário atual por simples desconhecimento dele.

Lembro por fim que o OSM é um Projeto gratuito, de todos para todos.
  • thundercel
  • Iniciante
  • thundercel's Avatar
Última Edição: 21 Dez 2013 20:38 por thundercel.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Sherlock, ET, jraful, Amoriello, adinis

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 21:24 #210525

Apesar de, nem de longe, ter o conhecimento do assunto como as feras acimas, gostaria de expressar uma opinião como leigo neste assunto.

Assim como muitos, meu temperamento me leva a usar determinadas coisas levado pela simpatia com uma determinada marca ou equipamento. No meu caso a Garmin nunca me foi simpática e, se me perguntarem a causa, realmente não poderei dar uma resposta lógica.

Creio que, no fundo, nunca fui fã deles pela razão única de ser um equipamento fechado. A mesma coisa ocorre comigo com a Apple e, no sentido oposto, com o Google.

Exatamente por este motivo sempre tive simpatia pelo Projeto Tracksource... exatamente por eles serem o anti-establishment e, se não estiver errado, terem feito mapas para o Brasil antes mesmo dos oficiais da Garmin. E a Garmin continua a ter minha antipatia pois faz de tudo para continuar com sua vidinha fechada e a atazanar o Projeto de todas as maneiras, usando seus $$$ para isso.

Quanto ao Projeto e aos demais fabricantes de mapas, não têm chances, se não se adequarem aos novos tempos, onde o usuário já não perdoa erros grosseiros quando traça uma rota. Ainda mais se ele paga, e bem, por atualizações destes mapas.

A OSM faz um trabalho pioneiro e a Navteq/Nokia também já se tocou que precisa de colaborações on-line para se permitir ter um mapa razoavelmente confiável. O Waze é outro aplicativo que só se destacou pela possibilidade de interação com seus usuários! Essa é a palavra que pode elevar ou derrubar uma idéia/projeto: INTERAÇÂO.

Vejam o que o próprio Márcio escreveu acima: o mapa OSM é o único, até este momento, que retrata com fidelidade a realidade do roteamento no Centro do Rio de Janeiro, em especial na região do Porto. Como um usuário de GPS pode esperar meses ou anos para ter um mapa atualizado com as novas regras do Porto? Como um turista irá do Aeroporto do Galeão para o Hotel Glória com as rotas traçadas pela Perimetral que já não existe, e pela Av. Binário que não existe no mapa?

Apesar de não gostar da ideia, a principio, vejo que terei que experimentar o 7ways que o amigo Fidelis sempre me recomendou, nem que seja uma opção na minha CM para quando precisar me deslocar por caminhos muito desconhecidos dentro de uma grande cidade.

Obrigado pela paciência.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
  • Postagens: 1001
  • Agradecimentos: 1218
  • Registro em: 29/10/2011
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!
Os seguintes usuários disseram Obrigado: ET, fidelis.forum

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 23:22 #210531

Ambas empresas estão fazendo de tudo para que a Garmin insira proteção em seu software impedindo esse de reconhecer dados não compilados em NT. Eles de certa forma tem razão já que pagam caro para produzir mapa para utilizadores Garmin no Brasil.

Imagine o que vai ocorrer se a Garmin atender as ponderações deles????

=======================

É um pensamento de quase um cheque mate pro TRC, alguém saberia informar qtas cidades são contempladas pelo OSM?
  • babaloco
  • Usuário Prata
  • babaloco's Avatar

Encerramento do Projeto Track Source 21 Dez 2013 23:37 #210536

Guto,

Em consideração a quando te conheci a cerca de dois anos e vc foi meu professor em matéria de reportes de mapas vou te responder.

Não importa quantas cidades estão contempladas neste exato momento... o que importa é que o OSM nos permite um mapeamento imediato e, para isso, só depende de pessoas dispostas. Esse número só tende a aumentar quando a pessoa verifica que a modificação, que fez no mapa agora, amanhã, quando passar por lá, ficará agradavelmente surpreso que já foi corrigido!

Hoje com nosso trânsito caótico e "engenheiros" que brincam de jogar Smallville e prefeitos vaidosos que acham graça em derrubar um viaduto feito para durar séculos, não podemos mais esperar atualizações anuais em nossos mapas.

A própria Navteq/Nokia já se tocou desta necessidade e fez um projeto pioneiro na Costa Rica e, se não estiver enganado, agora no Paraguay, onde conta com a colaboração de todos para a melhora de seus mapas.

No Brasil preferiu um caminho não tão direto mas, mesmo assim, convidando colaboradores e universidades para os reportes. Creio que só seja questão de tempo para uma atualização mais "on-time". É o que resta a todas ou a grande maioria do universo que já tem Smartfones irá para o Waze. Lembrando que as CMs com Android já são uma realidade e não precisam mais ficar presas a um iGO ou similar.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar
Numa civilização ideal todos deveríamos ter os mesmos privilégios e regras mas, sabemos, que no dia a dia isto não é assim. Por isto "utopia" passou a ser sinônimo de desejável mas não alcançável. Pena!
Última Edição: 21 Dez 2013 23:44 por adinis.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fidelis.forum

Encerramento do Projeto Track Source 22 Dez 2013 21:40 #210628

Adinis, lembre-se, eu qm sou aluno de vcs Ok, adorei sua observação abaixo..rsss

Hoje com nosso trânsito caótico e "engenheiros" que brincam de jogar Smallville e prefeitos vaidosos que acham graça em derrubar um viaduto feito para durar séculos, não podemos mais esperar atualizações anuais em nossos mapas.

Adinis, esta havendo uma revolução gigante nas rodovias brasileiras, agora a super máquina de pardais pra engordar ainda mais a Mafia das Multas!, deveria ter uma revolução no Brasil, eu iria as ruas tbém!, legal este OSM, pelos e-mails que venho recebendo, será mesmo o Fim do Tracksource???, foram engolidos pela Técnologia, to gostando muito da Nt, hoje verifiquei em campo um local que reportei, e eles ja arrumaram no Q2, eu havia postado pra eles acertarem, e eles ja corrigiram no Nt Q2, a entradas desbloqueada de Indaiatuba, a entrada de subida pra cidade mais acima. queria saber a contemplação deste OSM, visto que temos 5.mil e la vai pedrada de municipíos em constantes avanços, e sem falar da Cópa, será que vamos passar vergonha?, tem todo um conglomerado de vias, rodovias, linhas, instalações que inada não se fecharam em todo o Pais pra 2014!
Ainda creio que o melhor investimento seja nos empenharmos totalmente pra Nt, Eles estão fazendo (apontamentos excelentes) apontando pros gráficos , tanto pro Garmim, como pro NNG, a TT perdeu tbém neste quesito! - Creio que vou ficar no Primo 2.4 até o finale de 2014 e apostar todas as minhas fichas no Nt, qto ao OSM, depois que eu souber a que pé esta o seu desenvolvimento, qm sabe eu me aventure a mais esta maluquisse?, o Triste é que só hoje qdo voltei de viagem, mais 04 caras sairam de serem Dms do Projeto por polemicas que o código fonte esta sendo pressionado pela A.G & Nt pra ofuscarem o Milagrossso Trabalho do Tracksource que muito cresceu no Brasil, mais uma vez o $$$ impõe geral, eu sempre disse isto, a maneira que é conduzida o TRC ele não duraria muito tempo não, não pode haver "panela", a coisa tem que ser aberta, se até a Poderosa NNG é aberta!, não duvido que seja cedido a um único desbloqueador o Programa aberto!
Abraçaumm Adinis e obrigado pelas suas palavras.

Noel Guto manda enfeites pro Pinheiro que vc tem no seu quintal de 7 metros de altura..rs
  • babaloco
  • Usuário Prata
  • babaloco's Avatar
Última Edição: 22 Dez 2013 21:52 por babaloco. Razão: + informações a adicionar!

Encerramento do Projeto Track Source 22 Dez 2013 21:50 #210629

vendo agora no mapa da OSM, aqui em cuiaba ja aparecem as obras de mobilidade para a copa do mundo que ainda nem estao prontas e ja constan no mapa...
  • martinho_cba
  • Usuário Platinum
  • martinho_cba's Avatar
  • Postagens: 566
  • Agradecimentos: 91
  • Registro em: 03/11/2011
    Ult. Visita: 23/11/2016
Os seguintes usuários disseram Obrigado: babaloco

Encerramento do Projeto Track Source 27 Dez 2013 09:56 #210886

Ainda ninguém soube informar o tanto de cidades contempladas pelo OSM,
isto é importante, pois, pelo tamanho do Brasil, as Empresas Comerciais de
Mapeamento que ja estão há anos por aqui, estão bem avançadas, em relação
ao TRC, que tem o melhor mapeamento em Espirito Santo e Minas, Infelizmente
o Brasil teve mais de 40 bilhões de prejuizos com o alagamento do Espirito Santo,
com trechos enormes de estragos da Br40 em Minas e mais de 10 cidades Mineiras em completo
caos , devido as chuvas que ainda nem vieram com força total, pois começam sempre em janeiro!
Agora com as novas instalações para a Copa de 2014, somente em São Paulo, estão sendo duplicadas
mais de 30 rodovias e mais de 120 acessos novos
Ql o mapa que vai predominar?, no Site do Projeto, todos os mapas estão datados em: 13.11
e estamos em 27/12.
A Nt disponibilizou seu ultimo mapa, sem o arquivo de junções e até agora nékas, a TT parou de colocar
apontamentos pros gráficos e nékas de novas ainda.

Pra mim, os dias do Trc estão contados, não creio que ele pare de existir tão cedo, no entanto vem demonstrando
uma precária decadencia, visto que novos recursos são implementados nos mapas numa velocidade sem tamanho.

bom 2014 a tds.
  • babaloco
  • Usuário Prata
  • babaloco's Avatar

Encerramento do Projeto Track Source 27 Dez 2013 19:21 #210917

Curiosidade:

Creio que muitos, como eu, acompanharam o The Voice Brasil! Quem acompanhou deve ter ouvido que o Rubens Daniel nasceu em Campina da Alegria, SC.

Como sou curioso fui pesquisar onde fica isto.

Bem em primeiro lugar devo dizer que Marmelópolis é uma metrópole comparada a ela... e nunca tinha visto uma cidadezinha tão limpa!

Aí me perguntam: como vc sabe que Campina da Alegria é uma cidade limpa?! Pois imaginem que ela já foi visitada pelo Street View!

- Google Maps: Street View e satélite com ótima resolução. Ruas desenhadas mas sem nomes.
- Navteq/Nokia: Impossível ir até lá pesquisando Campina da Alegria, SC. Tive que ir através das coordenadas dadas pelo Google. Ruas desenhadas, sem nomes e imagem de satélite impraticável.
- OSM: Consigo chegar com o nome Campina da Alegria. Sem nenhuma informação e impraticável a atualização devido à péssima imagem de satélite.

Mas acho que nem o danielmotora ainda foi lá.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar

Encerramento do Projeto Track Source 27 Dez 2013 20:04 #210920

adinis

Estas imagens que se refere faz 3 meses que o Google liberou, gde parte do Estado ja tinha sido liberado ano passado,com Imgens de 2011 agora soltaram mais uma remessa, Como vc disse, Municipios micros de 5mil habitantes foram todos mapeados, cada rebimboca. Não sei qual o critério que o Google usa, mas em SC, fizeram um geral mesmo..
  • anor
  • Usuário Platinum
  • anor's Avatar
  • Postagens: 534
  • Agradecimentos: 188
  • Registro em: 28/05/2010
    Ult. Visita: 07/12/2016
Última Edição: 27 Dez 2013 20:05 por anor.

Encerramento do Projeto Track Source 27 Dez 2013 21:58 #210924

É que fiquei alegremente surpreso anor! Até para chegar o carrinho do google lá deve ter sido difícil!

Mas o que me tocou a alma e permitiu que continue acreditando na natureza humana foi o cuidado e limpeza da cidadezinha!

Peço até desculpas pelo off-topic aos moderadores mas, certas coisas, merecem ser comentadas.
  • adinis
  • Usuário Platinum
  • adinis's Avatar

Encerramento do Projeto Track Source 29 Dez 2013 18:35 #211022

Adinis, como o Respeitável Alex Rodrigues, Criador do Projeto TRC escreveu em seu Portal há mais de dois anos atraz isto eih,
fora convidado de honra pra conhecer o Equipamento e a Equipe com mais de 100 corrigindo tudo.. Nókia/NavteQ
aqui em São Paulo, Alex Rodriques disse::: a NavteQ esta há 100 luz anos na frente, eu completo, só ta faltando o pessoal do Nordeste postar os erros de suas respectivas cidades, covenhamos que ele tenha exagerado um pouco, mas pra mim, eles são os melhores!!!

Aqui no Sul, estão em projeto, este pais, cada cidade nossa, da um pequeno pais da europa, não é o caso desta cidadezinha abaixo, mas olha a evolução Nt ai
zip.net/bslX5j
ou

here.com/mapcreator/...7,17,0,0,normal.live

=================================
  • babaloco
  • Usuário Prata
  • babaloco's Avatar
Última Edição: 29 Dez 2013 18:43 por babaloco.

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 00:02 #211573

Galera, qual é a conclusão? O Projeto Tracksource tem futuro ou não?

Desde que comecei a usar os mapas TRC, tenho colaborado com informações. Sou principiante, tenho pouca habilidade com informática, mas minha intenção é passar a ser o DM da minha cidade, porém, diante do risco de encerramento do Projeto, estou hesitante. Além disso, não recebi o e-mail de ativação quando me registrei no site do Tracksource.

A cidade já tem um desenvolvedor, que eu pensava que seria morador daqui, mas ele reside a uns 200 km de distância (não é apenas outro município, é outro Estado). É um grande peso pra alguém que mora tão longe e que só pode vir aqui esporadicamente, acompanhar o que acontece na cidade. Um exemplo: gravei o track log de uma rua que ainda não consta no mapa e mandei pro DM; 2 semanas depois, quando passei por tal rua, vi que ela havia deixado de ser mão dupla e se tornara mão única. É como disse o ET em outro tópico: “Para o correto entendimento do trânsito destes municípios, só com um morador local para auxiliar nos ajustes. Só pela imagem é muito difícil saber os detalhes.”

Moro no interior do RJ e pensei que o desenvolvedor estadual morasse na Capital do Estado, mas pelo que entendi neste tópico, ele mora fora. Trabalho na cidade vizinha e o mapa de lá está sob a responsabilidade dele. Como ele mora longe e ninguém lhe envia contribuições, não há atualizações. Se eu aprender a desenvolver mapas, talvez eu fique com os 2 municípios.

Quero continuar contribuindo, mas ficam as dúvidas diante das desistências de alguns colaboradores; da venda do código-fonte; da cisão entre os administradores do projeto e da mencionada falta de interação deles com os DM’s.

Resumindo: Seguimos em frente com o Tracksource ou não?

Valeu!
  • Perdido Na Estrada
  • Iniciante
  • Perdido Na Estrada's Avatar
  • Postagens: 25
  • Agradecimentos: 4
  • Registro em: 13/05/2013
    Ult. Visita: 15/10/2016
Garmin Nüvi 2565LT
Última Edição: 05 Jan 2014 11:51 por Perdido Na Estrada.

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 00:21 #211576

PnE

Pelo que foi relatado nos posts anteriores, cada um deve decidir se vale ou não empenhar seus esforços no Tracksource. Lembrando que tem muita gente que se dedica ao Tracksource e ao OSM ao mesmo tempo.

Naturalmente cada um tem sua opinião e estamos em um Estado democrático. Minha opinião pessoal bate com a do Fidelis, que muito bem a registrou neste post. Em um primeiro momento, optarei exclusivamente pelo OSM.
  • Fábio M.
  • Moderador
  • Fábio M.'s Avatar
  • Postagens: 3372
  • Agradecimentos: 1242
  • Registro em: 20/10/2011
Pesquise sempre! O fórum tem um acervo enorme com dúvidas respondidas. Evite abrir novos tópicos, utilize os tópicos já existentes.
Não crie uma nova mensagem para agradecer, clique apenas em 'Agradecimento' se a resposta lhe foi útil.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Perdido Na Estrada

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 08:10 #211585

Perdido na Estrada,

Não se preocupe com estes boatos de encerramento do Tracksource. Pessoas que entram e saem de projetos são comuns. O mesmo acontece aqui no fórum. Muitos começaram aqui e migraram para outros. Alguns retornaram. Outros participam de vários. O importante é que enquanto nos sentirmos bem em participar de qualquer projeto, que o façamos da melhor maneira possível, contribuindo para o bem comum. Caso tenha interesse em participar do Tracksource, aconselho fazer seu registro no site do Projeto, baixar as ferramentas Trackmaker e Tsuite e pegar uma pequena cidade sem desenvolvedor (em MG tem muitas). Faça o treinamento com ela e aos poucos vá adquirindo experiência para um dia poder se candidatar a DM do seu município (acho que é Volta Redonda-RJ?). Falo por experiência própria. Hoje sou DM de 30 cidades de MG e ainda tenho muitas dúvidas. Se quiser posso te auxilar no desenvolvimento básico. A medida que for ganhando experiência posso te indicar "professores" que terão o maior prazer de ajudar. Abraços. :oks
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
ET.

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 10:36 #211593

Perdido na Estrada,

Encorajo você a contribuir sim com o TRC, mas também com o OSM como bem lembrou o Fabio. Afinal, o grande trabalho é levantar as informações, uma vez na mão é simples enviar para um e outro.

Repetindo, se não fui claro antes, admiro muito o trabalho do pessoal do TRC, é uma iniciativa vitoriosa. Entretanto, pelas mudanças na conjuntura mundial, facilidades de participação e compartilhamento proporcionadas pela tecnologia e maior consciência sobre a propriedade dos dados contribuídos, e ainda percebendo que o TRC continua mantendo uma estrutura fechada e considerando as colaborações dos usuários como seu conteúdo proprietário, vejo um movimento crescente em direção ao OSM que deve se equiparar ao TRC e eventualmente suplantá-lo pois o escopo do OSM é muito maior.

Independentemente disso, manter e contribuir com o conteúdo do TRC é muito importante. Ainda que não seja um conteúdo livre como o do OSM (e esse é meu único senão), esse conteúdo será aproveitado/reaproveitado de uma forma ou de outra caso o TRC venha a se extinguir. Assim, sua contribuição nunca será perdida. E para reforçar isso, contribua os mesmo dados para o OSM também :)

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 19:04 #211649

Boa noite Fábio M., ET e Fidélis.

Continuarei a contribuir com o Projeto Tracksource. Estou registrado no OSM desde 03/01 e já fiz algumas retificações. Estou aguardando as modificações aparecerem. Chato no OSM é ter que escrever o sentido das vias. Traçar uma trilha como se faz no Trackmaker é muito mais prático!

Como eu disse em outro tópico: estou analisando a possibilidade de me tornar o desenvolvedor da minha cidade. Analisando, pois preciso descobrir se aprenderei o ofício. Concordo que um principiante precisa de atividades simples, mas não pretendo trabalhar com cidades aonde não posso ir. Quero ver os resultados na prática. Se eu aprender o desenvolvimento, posso começar com Porto Real ou Quatis, que ficam perto e estão sem DM, pois posso ir lá pra gravar track logs e verificar o uso do mapa no GPS. Com retorno é mais estimulante trabalhar.

Meses atrás eu li o manual geral e confesso que me assustei! Achei tudo muito complicado e larguei mão. Por isso fiquei apenas como colaborador. Mas diante da necessidade de novos DM’s, estou disposto a tentar. Mas eu preciso de uma apresentação prática, pois apenas ler faz o trabalho parecer muito difícil. O ideal é que alguém me apresente o manuseio dos programas; assim, lendo e lidando com um mapa avaliarei meu desempenho e aceitarei o desenvolvimento ou não.

Valeu!
  • Perdido Na Estrada
  • Iniciante
Garmin Nüvi 2565LT
Os seguintes usuários disseram Obrigado: ET, adinis, fidelis.forum

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 19:23 #211652

Boa noite Perdido Na Estrada,

no Site OpenStreetMap você não precisa só enviar contribuição você mesmo pode fazer as atualizações onde houver, basta se cadastrar e começar a interagir de um olhada no link abaixo é a ferramenta de atualização do OSM, se tiver alguma duvida eles tem Tutoriais de como proceder.

www.openstreetmap.or...13/-23.5471/-46.7049

Clique em Editar, vai aparecer as três opções abaixo eu uso o segundo pois me dei melhor com ele.

Edite com iD (editor no navegador)
Edite com Potlatch 2 (editar no navegador)
Edite com Controle Remoto (JOSM ou Merkaartor)
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
GPS Airis E350 iGO Amigo
Última Edição: 05 Jan 2014 19:30 por Amoriello.

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 19:35 #211655

pega um mapa raster.. faço a vc
att
cahcunha- Piracicaba
  • cahcunha
  • Usuário Platinum
  • cahcunha's Avatar
  • Postagens: 205
  • Agradecimentos: 113
  • Registro em: 25/12/2010
    Ult. Visita: 26/02/2014
Última Edição: 05 Jan 2014 20:44 por Fábio M.. Razão: Correção do post

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 20:03 #211664

amorielo gostei desse mapa, mas tem como eu fazer minhas ediçoes e colocar no meu gps? (foston 700dt)
  • williancwmm
  • Iniciante
  • williancwmm's Avatar
  • Postagens: 13
  • Agradecimentos: 5
  • Registro em: 09/10/2013
    Ult. Visita: 07/12/2014
Última Edição: 05 Jan 2014 20:46 por Fábio M.. Razão: Retirada de citação

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 20:09 #211668

Boa noite williancwmm,

repare que este Mapa é usado no 7ways e Garmin, por enquanto não conheço outro navegador que use este mapa.
de uma lida no (Tópico 7ways) abaixo para entender e poder baixar também é bem leve este Navegador.

www.gpspoint.com.br/...?limitstart=0#196481
  • Amoriello
  • Colaborador
  • Amoriello's Avatar
GPS Airis E350 iGO Amigo
Os seguintes usuários disseram Obrigado: williancwmm

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 20:34 #211676

entao se eu usar o 7ways poderei usar este mapa open street map?
  • williancwmm
  • Iniciante
  • williancwmm's Avatar
  • Postagens: 13
  • Agradecimentos: 5
  • Registro em: 09/10/2013
    Ult. Visita: 07/12/2014

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 20:39 #211679

Perdido Na Estrada escreveu:
Boa noite Fábio M., ET e Fidélis.

Continuarei a contribuir com o Projeto Tracksource. Estou registrado no OSM desde 03/01 e já fiz algumas retificações.

Então elas já estão presentes nos mapas 7ways apontados pelo Amoriello.
Estou aguardando as modificações aparecerem. Chato no OSM é ter que escrever o sentido das vias. Traçar uma trilha como se faz no Trackmaker é muito mais prático!
Não conheço o Trackmaker, mas você pode usar suas trilhas de GPS no formato GPX no OSM. Pode usá-las tanto localmente no seu PC como fazer o upload para que fiquem públicas e possam ser usadas por qualquer pessoa para edições no OSM.

Nessa página aqui tem o passo-a-passo (inglês) desde gravar a trilha, converter para GPX, editar e fazer o upload: wiki.openstreetmap.o...Recording_GPS_tracks

O gpsbabel pode ser usado para converter vários formatos de trilha para GPX, mas se for do iGO Primo (.trk) ele não entende. Nesse caso você pode usar o conversor online em www.gpsvisualizer.com/.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M., Perdido Na Estrada

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 22:14 #211687

Fidelis,

Tenho um banco de tracklogs imenso. Eu mesmo gravei e utilizei para conferências de meus mapas do TRC. Se te interessar posso mandar para você aproveitar no OSM. Abraços.
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
ET.

Os seguintes usuários disseram Obrigado: Fábio M., fidelis.forum

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 22:41 #211690

ET,

Tenho sim muito interesse! Não tenho muito tempo para edições no OSM, meu foco é mais a programação, procedimentos para geração dos mapas, enriquecê-los com informações do IBGE, etc, mas de vez em quando estou lá atualizando uma coisa ou outra. Um banco de tracks assim vai ser fantástico! Colocando ele lá publicamente, muitas pessoas podem também usar para novas inclusões e acertos nos mapas.

Você pode me enviar uma MP sobre isso para a gente acertar os detalhes?

Muito obrigado e um abraço,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 22:55 #211692

Fidelis,

Vou preparar o material e depois te comunico. Abraços.
  • ET
  • Colaborador
  • Juiz de Fora - MG
  • ET's Avatar
ET.

Encerramento do Projeto Track Source 05 Jan 2014 23:47 #211696

Amoriello, eu assisti a um vídeo sobre o OSM postado aqui no fórum e, baseado nele, inseri informações sobre algumas vias e depois cliquei em resolver e, assim, não vi qualquer mudança no mapa. Com sua dica entendi como editar o mapa. Experimentei editar uma rua e funcionou, a modificação apareceu na hora. Agora deu gosto de trabalhar com o OSM! Tanto que nem vou voltar ao site agora, senão esquecerei de ir dormir. Tentarei deixar o mapa em dia!

Fidélis, meu GPS é Garmin e, felizmente, não preciso converter as trilhas em GPX, ele já as grava assim. Dei uma breve olhada no mapa, mas já percebi alguns erros cuja retificação dependerá de track logs, mas não tenho como gravar nada agora, meu carro ainda está hospitalizado e só deve ter alta daqui a 3 semanas.

Cahcunha, não entendi a mensagem. Poderia esclarecê-la, por favor?

Notei que no rodapé das mensagens de alguns aqui no fórum aparece o modelo do GPS, como faço isso?

Valeu!
  • Perdido Na Estrada
  • Iniciante
Garmin Nüvi 2565LT
  • Página:
  • 1
  • 2
Time to create page: 0.436 seconds