Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: OziExplorer e Androzic para Android

OziExplorer e Androzic para Android 17 Set 2012 22:10 #172636

Ola pessoal sou novo na area de GPS, sou piloto de aviao e gostaria da ajuda de voces.
Tenho um Galaxy S 3 e gostaria de utilizar o androzic para navegar com mapas das cartas de voo como WAC(Cartas Visuais de voo).
Gostaria que se possivel voces criassem um mini tutorial ensinando como instalar e configurar cartas no androzic.
Desde já fico grato pela atenção!.
  • leoozim
  • Iniciante
  • leoozim's Avatar
  • Postagens: 4
  • Registro em: 21/11/2011
    Ult. Visita: 29/12/2012
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Re: OziExplorer e Androzic para Android 18 Set 2012 01:00 #172656

Amigo, não sei porque você quer especificamente o Androzic, já utilizei e não vi nada de especial. Caso queira experimentar algum outro, sugiro o Oruxmaps. Na minha opinião é a melhor solução atualmente para Android... bem melhor que o Ozi ou o Androzic. Aceita todos os mapas do Ozi, aceita o gpsmapsupp.img da Garmin, tem opção de mapas online e permite que você selecione mapas de diversas fontes para download e utilização offline.

Há pouco tempo mandei esta sugestão para o jipe clube do qual participo, vou transcrevê-la abaixo para esclarecer um pouco melhor:

Pessoal,

Boas notícias em relação a GPS para nossas trilhas.

Sabemos que um dos melhores aparelhos é o Garmin Map 60 CSX (Zilma e Davison usam, Sandrinho tem um que NUNCA foi usado, Hiran não sabe para que serve...).

Esse aparelho é realmente excelente - salva e restaura trilhas com facilidade, marca waypoints, calcula distâncias, aceita programação de rotas e uma das principais vantagens: trabalha com a base de mapas do projeto Tracksource, de longe a melhor e mais completa base de mapas do Brasil, gratuita mas somente para aparelhos Garmin. Ultimamente também vem oferecendo suporte ao software Navitel, porém ainda com vários bugs. Entretanto, o Map 60 peca na tela, muito pequena. Levando-se em conta que a maioria da turma já venceu a barreira dos 40, quanto menor a tela maior o problema...

A solução foi procurar aparelhos com telas maiores, mas aqui normalmente encontramos apenas o navegadores - mini computadores com Sistema Windows CE rodando algum software como o Igo, Tom Tom ou mesmo o Garmin Mobile. Funcionam bem para a função que foram feitos, ou seja, navegação em áreas urbanas com orientação "curva a curva", mas saindo da estrada apresentam apenas uma tela em branco...

Alfred conseguiu uma solução paleativa: Um aparelho como o descrito acima, porém rodando um software chamado Pocket MV, que tinha a principal vantagem de NÃO ser um navegador, mas sim um GPS e usando mapas feitos para unidades Garmin. Funcionou bem, mas devido a descontinuidade no desenvolvimento do software e na fabricação do aparelho, as atualizações começaram a ficar problemáticas. Isto aliado à tela do aparelho, que apesar do dobro do tamanho do Map 60, ainda é pequena (4,3"), incentivou que continuássemos buscando uma solução melhor.

Nessa busca chegamos a tentar o software navitel, que também funciona com os mapas da Garmin mas apresenta problemas durante zoom nas imagens; tentamos (e conseguimos) instalar o Pocket MV em unidades Foston de 7", porém a atualização dos mapas ainda era problemática.

Eu particularmente abandonei a plataforma Windows e resolvi apostar minhas fichas no Android. Testei vários programas tanto de GPS quanto de navegadores. O Navitel aqui paresenta os mesmos problemas do Windows. Como navegadores, na plataforma Android, posso recomendar o Igo (para celulares) e o Sygic (para celulares e tablets). Mas a grande novidade foi para os programas de GPS.

Dois me chamaram a atenção: o OziExplorer e o OruxMaps

Ambos funcionam muito bem como aparelhos de GPS, a grande questão são os mapas. O procedimento normal é criar os mapas que você vai precisar baseado nos mapas online da google ou microsoft. Esse procedimento, para o Ozi, deve ser feito no computador e posteriormente transferido para o tablet/celular.

No Oruxmaps esse procedimento é feito no próprio aparelho e com uma simplicidade incrível, o que me fez optar pelo Orux. Detalhe: o Orux é gratuito e o Ozi é pago.

Até ai, foi apenas história, sem grandes novidades. A notícia nova é que o Orux, na sua última versão, passou a aceitar diretamente os mapas da Garmin, e o procedimento de instalação/atualização dos mapas é exatamente igual ao do Map 60: basta fazer download de um arquivo (gpsmapsupp.img) e colocá-lo na pasta de mapas do aplicativo.

Temos portanto os melhores mapas num aparelho com tela do tamanho que quiser (tem de 4, 5, 7 8, 9 e 10"), opções de salvar e carregar trilhas, etc... - um verdadeiro GPS

As vantagens vão além, pois aqui podemos usar imagens georreferenciadas como fundo de mapa, ou seja, podemos navegar em cima de imagens do google earth, por exemplo.

Anexei 3 printscreens do software rodando em meu tablet Samsung de 7 polegadas. A primeira é com mapa Tracksource, a segunda com Microsoft Maps (melhor que Google Maps) e a terceira com Google Earth.

Qualquer dúvida é só falar!

Att,

Brandão
  • pfbsouza
  • Iniciante
  • pfbsouza's Avatar
  • Postagens: 5
  • Registro em: 29/07/2011
    Ult. Visita: 17/01/2016

Re: OziExplorer e Androzic para Android 18 Set 2012 20:53 #172763

pfbsouza, obrigado pelas dicas... baixei o oruxmaps e achei muito bom ele... Desculpe pela minha ignorância mais o que eu nao consigo é pegar um mapa de um gps de aviação e abrir ele no oruxmaps ou androzic do galaxy s 3. Já assisti alguns videos em ingles mais nenhum voltado a instalar os mapas de aviação.... Se não for pedir muito, teria como voce me auxiliar a instalar esses mapas?
Caso consiga criarei um tutorial para ajudar os demais companheiros.
Grato.
  • leoozim
  • Iniciante
  • leoozim's Avatar

Re: OziExplorer e Androzic para Android 19 Set 2012 09:19 #172812

Bom dia leozim,

Você já tem as cartas em formato digital (jpg, bmp, etc)? Melhor ainda, tem as cartas já calibradas para o OziExplorer?

O programa usado para a conversão é o OruxMapsDesktop, disponível aqui:

Parte da mensagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

O programa converte automaticamente as cartas previamente calibradas, ou manualmente se tiver apenas as imagens jpg, bmp.

Se você já tem mapas criados para o OziExplorer (pares casados .jpg + .map) a conversão é muito simples, bastando indicar ao programa onde encontrar os arquivos de imagem (.jpg) e de calibração de mapa (.map) existentes, e a pasta de destino onde será criado o mapa (na verdade uma subpasta com um par de arquivos).

Se você tem imagens .jpg de cartas escaneadas mas não tem os mapas calibrados para OziExplorer (pares casados .jpg + .map), então vai precisar indicar manualmente os pontos (em pixeis) na imagem que correspondem a latitudes/longitudes conhecidas. O processo é semelhante à calibração do próprio OziExplorer.

Para gerar o mapa calibrado: escolha o datum (para cartas CAP e WAC brasileiras use "South American 1969 Brazil") e a projeção. Use a projeção mencionada na carta. Se não houver esta incicação, use "latitude/longitude". Escolha a pasta de destino e clique Create Map. O resultado da conversão será uma pasta com dois arquivos: *.db e outro de nome fixo, OruxMapsImages.db. Copie a pasta inteira (contendo os dois arquivos) para dentro da pasta de mapas do OruxMaps em seu celular.

À medida que for convertendo mais cartas, a pasta mapfiles do OruxMaps em seu celular terá um conjunto de pastas (cujos nomes serão os das imagens originais usadas), cada uma com o respectivo par casado OruxMapsImages.db e *.xml.

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar
Última Edição: 19 Set 2012 09:44 por BrunoBL.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: plot_aqa, Fábio M.

Re: OziExplorer e Androzic para Android 19 Set 2012 11:26 #172829

O Bruno está correto, o caminho para utilizar quaisquer mapas que estejam em formato de imagem (jpg ou similares) é fazendo o georreferenciamento da imagem. Usando o Oruxmaps Desktop, vc carrega a imagem, define o Datum e marca nela dois posntos conhecidos, informando suas coordenadas. Apenas isso. O procedimento é o mesmo para o Ozi e se vc já tiver feito para o Ozi não precisa repetir, pode usar direto do Ozi mesmo.

Como são essas cartas que vc quer usar?

Att,

Brandão
  • pfbsouza
  • Iniciante
  • pfbsouza's Avatar

Re: OziExplorer e Androzic para Android 19 Set 2012 12:29 #172835

Eu ainda nao calibrei nenhum mapa, deixa explicar pra vcs como funciona, as cartas WAC elas são em pedaços como nas imagens que anexei aki... teria como emendar todas e fazer um mapa do brasil todo ou é apenas 1 por 1?
Eu tentei calibrar as imagens, as cartas sao em lambert conformal qunado selecionei apareceu uma oputra janela com as opçoes (LATITUDE ORINGIN, Longitude origin lat. paralell 1 e 2 false east e north) O que eu tenho que preencher ai e como preencher ?
Alem disso o programa tem as coordenadas P1, P2 P3 P4 e 4 de latitude e longitude como segue na imagem anexadas...
Gostaria que se possivel voces me ajudassem a calibrar essas cartas e tentar juntar todas formando apenas um mapa... Quanto ao formato das cartas elas vem em PDF mais tenho conhecimento no photoshop entao eu sei salva-las em qualquer formato...
Desculpa o incomodo mais é bastante importante essas cartas para nós ´pilotos e gostaria de te-las no celular para facilitar...
Estou procurando tutoriais ensinando a como calibrar mais nao encontrei nenhum lugar ensinando no oruxmapsdesktop...
Abraço
Anexos:
  • leoozim
  • Iniciante
  • leoozim's Avatar

Re: OziExplorer e Androzic para Android 19 Set 2012 15:52 #172860

Olá leoozim,

Pelo que entendi, você está usando cortes quadrados de 1 por um grau de lado, é isso? Se você se vira bem no Photoshop, poderá colar essas quadrículas umas às outras, fazendo cartas com a cobertura que desejar.

Mas, atenção: se a carta ficar muito grande você vai ter problemas. Dependendo da escala usada, usar uma única carta WAC com a cobertura integral do Brasil é fora de questão! O melhor é georeferenciar cartas isoladas e deixar o próprio navegador decidir qual vai exibir a cada momento em função da sua posição, e à medida que você vai se deslocando, ele faz as trocas das cartas como necessário.

Quanto à projeção: de fato as WAC não detalham os dados de latitude de origem, etc. Nesse caso você pode usar a projeção "latitude/longitude", mesmo, o erro vai ser desprezível (dentro de digamos uns 20m, menor que a resolução de impressão da própria carta WAC).

Para calibrar:

- Para cada carta usada, escolha pontos notáveis que tenham latitude e longitude conhecidas. As cartas WAC de 1 X 1 mencionadas acima, tendo exatamente 1 grau por 1 grau, começam e terminam em linhas de latitude e longitude notáveis. Nesse caso, os quatro cantos das cartas têm coordenadas conhecidas e inteiras, facilitando a operação.

- Clique em Image File e escolha uma das cartas, já convertida para jpg;
- Clique em Datum, e escolha South American 1969: Brazil;
- Clique em Projection e escolha Latitude/Longitude;
- Para cada canto da imagem (pontos 1,2,3,e 4), preencha as coordenadas em píxeis (0,0; 0;1250, etc) e as coordenadas geograficas correspondentes de cada ponto.
- Dê um nome ao mapa;
- Clique em Destiny Directory para escolher a pasta de destino;
- Clique em Create Map.

Há algumas décadas não navego com cartas WAC. No meu tempo de aeroclube havia as excelentes CAP, com muito mais detalhes (1:250.000), mas por isso mesmo elas foram recolhidas em nome da "segurança nacional". Adoraria ver a cara do sujeito que mandou recolher as CAP, diante do Google Earth! :laugh:

BBL
  • BrunoBL
  • Gerente
  • Joinville - SC
  • BrunoBL's Avatar
  • Postagens: 5070
  • Agradecimentos: 1616
  • Registro em: 11/06/2010
    Ult. Visita: 05/12/2016
Toda ajuda é feita via fórum. Não envie pedido de ajuda por mensagem privativa.
Clique aqui para ajudar a manter o GPSPoint no ar

Re: OziExplorer e Androzic para Android 20 Set 2012 17:03 #172988

Bruno vlw mesmo pela explicaçao... só nao intendi como inserir as coordenadas fiquei meio perdido aki tentando
Se nao for incomodo voce poderia me dar uma força dando um exemplo nessa carta aki que vou colocar em anexo?
Anexos:
  • leoozim
  • Iniciante
  • leoozim's Avatar
Última Edição: 20 Set 2012 17:11 por leoozim.

Re: OziExplorer e Androzic para Android 21 Set 2012 14:38 #173124

boa tarde...
interessei-me pelo ORUXMAPS pelo fato dele ser livre e usar imagens de satelites para trilha e pelo mapa tracksource .
instalei em meu cel android, ele abre normal, abre o mapa mundo, e coloquei o mapa do tracksource mas ele nao reconhece o mapa.
sera que tenho de mudar o nome do mapa , baixei o tracsource para garmim direto no cartao sd. desde ja agradeço...
  • martinho_cba
  • Usuário Platinum
  • martinho_cba's Avatar
  • Postagens: 566
  • Agradecimentos: 91
  • Registro em: 03/11/2011
    Ult. Visita: 23/11/2016

Re: OziExplorer e Androzic para Android 21 Set 2012 19:14 #173162

Você deve colocar o arquivo do projeto tracksource, o gpsmapsupp.img, no diretorio maps do oruxmaps. Inicie o programa, vá em mapas offline e vai aparecer a opção gpsmapsupp.

Att,

Brandão
  • pfbsouza
  • Iniciante
  • pfbsouza's Avatar

Re: OziExplorer e Androzic para Android 21 Set 2012 19:54 #173168

ja tentei de varias formas...
seria este o caminho do map/? oruxmaps\mapfiles\maps

assim tbm nao reconheceu...
instalei o MOBAC 1.9 E NAO Aaparece nenhum servidor com imagens de satelite pra criar os mapas...

tentei criar um map com o servidor open street map, mas mesmo da ste erro = atlas is empty please add at least one selection to atlas content - atlas é vazio por favor, adicione pelo menos uma seleção para o conteúdo atlas
  • martinho_cba
  • Usuário Platinum
  • martinho_cba's Avatar
Última Edição: 21 Set 2012 20:16 por martinho_cba.

Re: OziExplorer e Androzic para Android 21 Set 2012 20:34 #173173

tentei de todos os modos, inclusive alterando o nomo do mapa, mas ele nao reconhece o mapa garmin...ok descobri...
somente as duas ultimas versoes do programa que aceita os mapas garmin...baixei ele e funcionou legal...
falta so baixar as imagens e fazer os mapas....
  • martinho_cba
  • Usuário Platinum
  • martinho_cba's Avatar
Última Edição: 21 Set 2012 21:10 por martinho_cba.

Re: OziExplorer e Androzic para Android 22 Set 2012 22:45 #173293

Que bom que funcionou... mas a resposta já estava lá em cima:

...A notícia nova é que o Orux, na sua última versão, passou a aceitar diretamente os mapas da Garmin...

Att,

Brandão
  • pfbsouza
  • Iniciante
  • pfbsouza's Avatar
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.291 seconds