Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

TÓPICO: Pontos de Alerta - Informe aqui

Pontos de Alerta - Informe aqui 10 Dez 2017 20:21 #275362

Pessoal,

não quero polemizar, mas não vou ficar quieto, pois ingênuo (como muitos estão sendo), não sou.

(1) Eu não quero saber deste tal de OSM e não tenho, sequer, obrigação de respeitar quem goste. A pesar da desobrigação, ainda respeito -- fique claro.

(2) O bloco de pontos de alerta do Sr. Hélio, que depois passou a ser "administrado" pelo Fidelis, é um banco de dados da comunidade do fórum GPS Point. Se isso mudou, é preciso que haja aviso formal, caso contrário (falta de informação) é apropriação indevida.

(3) Este bloco de pontos de alerta nasceu para navegadores da família iGO, ou seja, iGO8/Amigo e Primo/NextGen. Agora estes navegadores passam a ser reféns de um "trambolho" de nome OSM? É isso? Quem autorizou isso, foi o proprietário, o Alan? Sinto-me enganado neste caso.

(4) Leio posts acima que os pontos de alerta para a família iGO "terá que esperar", pois a prioridade é a "bagaça" de nome OSM. Isto é sério ou é safadeza mesmo? Existem outros compromissos e/ou impossibilidades, que se passe o (honroso e penoso) trabalho a quem se habilitar.

Só vi uma "meia dúzia de três ou quatro" neste fórum que se interessaram por este tal OSM. O banco de dados deste fórum está sendo usado para alavancar projetos e interesses pessoais? Deixo na forma de pergunta, pois não acuso ninguém

(5) Li também que as pessoas que contribuírem terão que colocar um texto assumindo que as contribuições (pontos de alerta) são voluntárias e passam a ser de uso (exclusivo?) daquele que os gerencia. Intimidação ou má fé??? Usar de expedientes jurídicos para garantir que contribuições voluntárias sejam pertencentes a terceiros é muito maquiavélico, talvez perverso mesmo? Claro, se um dia alguém "cobrar" por isso, ninguém poderá reclamar -- terá sido feito de otário -- é isso ou entendi errado? Afirmo: não estou dizendo que isto acontecerá, mas não é de bom tom -- daí a forma de perguntas.

(6) Pergunto se é legítimo que alguém se aproprie de determinada coisa "livre" e possa dizer que "daqui para a frente é minha". Se sim, qualquer um poderá tomar o banco de dados de pontos de alerta do Sr. Hélio e dizer que é seu. É por aí???

(7) Que esclarecimentos sejam urgentemente prestados pelo proprietário do fórum e que manifestações sejam feitas por demais gerentes e moderadores. Recentemente pedi que uma conta fosse cancelada em outro fórum, visto que certas práticas eram condenatórias; preciso saber se devo ou não continuar neste ambiente.

Obs.: não quero explicação daqueles envolvidos, quero sim do staff do fórum. ;)
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1394
  • Agradecimentos: 2697
  • Registro em: 05/02/2013
    Ult. Visita: 15/01/2018
O administrador desabilitou o acesso público de escrita.

Pontos de Alerta - Informe aqui 11 Dez 2017 03:20 #275364

Eu concordo plenamente com o Xamanian, este tópico esta uma confusão só!
Mauricioea
  • mauricioea
  • Usuário Prata
  • mauricioea's Avatar
  • Postagens: 101
  • Agradecimentos: 29
  • Registro em: 21/03/2012
    Ult. Visita: 19/01/2018

Pontos de Alerta - Informe aqui 11 Dez 2017 08:11 #275365

Xamanian,

Vc está muito mal informado ou não compreendeu nada da nova forma de fazer as contribuições de alertas.

1. O texto das contribuições mudou para:
"O Colaborador declara que estes dados são livres para uso e redistribuição sem qualquer
; restrição de licença. São fornecidos gratuitamente, "no estado", e, embora tenham sido
; colhidos com o maior cuidado possível, não há qualquer espécie de garantia ou responsabilidade."

Ou seja, esses alertas ficam livres para serem reutilizados em qq banco de dados, como OSM, Maparadar, SCDB, Gpsinfo,...

2. Não foi feita nenhuma apropriação indevida.
Qualquer pessoa poderia ter pego o bloco de alertas (do Gpspoint) e importado todos os alertas para o OSM.
Assim, de um dia para outro, teríamos todos os alertas resolvidos.
O OSM só pode usar dados livres e como vc mesmo disse, os alertas são da comunidade GPSPoint.
Ou seja, não podemos reutilizar os dados antigos, que foram fornecidos sob outra condição.

3. Foi devidamente registrado nos post's deste tópico, que a forma de contribuição dos alertas iria mudar.

3. Que falou em "esperar"? Essa migração já esta acontecendo. Existe um trabalho duro pra resolver os problemas que surgiram para ter algo que será duradouro e em benefício da comunidade.

Lembremos que os alertas da Gpspoint são dela, podendo serem cobrados pelo uso qdo assim for decidido.
O OSM é um projeto livre, de licença livre. Sempre serão livres.

Quando houve o apagão do Gpspoint todos perderam a possibilidade de atualizar seus alertas.
O que está se desenvolvendo, é a possibilidade de todos terem alertas atualizados a hora que desejar, podendo serem gerados diariamente na sua própria casa.

Ainda, a possibilidade de utilizar 4 milhões de mapeadores do mundo, para ter alertas atualizados.
E se somar com outros mapeadores que já fazem isso para outros aplicativos de gps como o Osmand.
Se vc prefere ter apenas os 4 ou 5 heróis que se habilitam a fazer contribuições de alertas, paciência.

Um apena vc não ler essas explicações e compreender que todas as suas colocações são infundadas.
Prefere que o staff diga isso.
Ok. Sem ressentimentos, pq se tratam de mal entendidos e mal compreendidos.
  • hctomio
  • Usuário Platinum
  • hctomio's Avatar
  • Postagens: 547
  • Agradecimentos: 281
  • Registro em: 18/08/2013
    Ult. Visita: 18/01/2018
Mapeador OpenStreetMap (OSM) www.openstreetmap.org/user/Tomio
OpenStreetMap Brasil / Canal Youtube: goo.gl/FlX6al
Telegram: telegram.me/hctomio

Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago, Maparadar, DailyRoads, Gps Logger (BasicAirData)

Retribua a ajuda, colaborando na manutenção do Fórum, fazendo uma doação.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: jorgeultra, fidelis.forum, ROP, Xamanian

Pontos de Alerta - Informe aqui 11 Dez 2017 09:23 #275367

caro Hectomio
vc outra piada.... o Xamaniam... é outro dos papas aqui.... como eu!!!!
ele entende tudo e sou grato a ele!!!!!
peça perdão a ele
cahcunha-Piracicaba
  • cacunha
  • Intermediário
  • cacunha's Avatar
  • Postagens: 93
  • Agradecimentos: 57
  • Registro em: 27/02/2014
    Ult. Visita: 11/12/2017

Pontos de Alerta - Informe aqui 11 Dez 2017 09:35 #275369

Kkkkk, acho que a "caninha de Piracicaba" está fazendo mau a esse tal de calcanhar empresário ou sei lá o que.
Não fala coisa com coisa, se contradiz em tudo que escreve.
Ofende o Fidelis dizendo pra ele aprender a ler e que ele só fez porcaria e depois tenta amenizar o assunto, jogando a culpa para os outros.
"A inveja mata"...

FB_IMG_1476699797455.jpg
  • claudiotrg
  • Colaborador
  • claudiotrg's Avatar
  • Postagens: 1398
  • Agradecimentos: 1185
  • Registro em: 09/11/2010
Última Edição: 11 Dez 2017 09:37 por claudiotrg.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: tttmio

Pontos de Alerta - Informe aqui 11 Dez 2017 11:03 #275374

Já faço parte deste fórum faz algum tempo, alguns usuários até chamo de amigo (Xamanian é um deles), mas é a primeira vez que vejo uma discussão a respeito de alertas chegar a um nível tão baixo! A pessoa perder a linha e sair disparando pra todos os lados, usando palavras de baixo calão, ofendendo usuários que só quiseram ajudar, etc... Muito triste isso! Não se trata de defender um e denegrir outro, todos juntos fazemos melhor e esse fórum é o que é por conta da união, essa falta de respeito não levará a lugar algum!
Quem quiser dizer que eu sou dispensável no fórum que o diga, mas seja homem, tenha caráter, vergonha na cara, mas acima de tudo educação e uma gramática no mínimo razoável para que possamos entender o por que estamos sendo criticados.

Desculpe citar seu nick Xamanian, pode até não me considerar de forma recíproca e tem todo o direito, mas tem meu respeito assim como o Fidélis, hctomio, Sherlock, Claudio e tantos outros. Espero que possamos juntos tornar o OSM um local igual ou melhor que o Point e assim melhorar a questão de alertas do GPS!

Abraço á todos, com respeito!

Wilson.
Ah, tenho 42 anos, não sou moleque, e acredito que a grande maioria aqui também não! Não se trata de puxa-sacos, mas sim de confiança no trabalho e nas pessoas que aqui depositam boa parte de seu tempo!
  • Wil01
  • Usuário Platinum
  • Wil01's Avatar
  • Postagens: 618
  • Agradecimentos: 1969
  • Registro em: 21/12/2013
Se você teve sua dúvida sanada ou mesmo teve a atenção de um dos usuários do fórum, não se acanhe em agradecer! É simples, é educado e nos motiva cada vez mais a ajudar! Clique em "Agradecimentos"

Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar!
Última Edição: 15 Dez 2017 13:43 por Wil01.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: jorgeultra, fidelis.forum, Xamanian, hctomio

Pontos de Alerta - Informe aqui 11 Dez 2017 11:04 #275375

Pessoal,

Obrigado a todos que manifestaram seu apoio!

Alguns não entenderam a proposta de migração para o OSM, não vou ficar repetindo os detalhes. Por favor leiam a proposta original e os esclarecimentos anteriores.

Apenas dois pontos principais:

1- O próprio usuário que colhe os pontos com seu GPS cadastra diretamente no OSM (gerando o GPX auziliar com o conversor de SPUDs);
2- O próprio usuário passa a ter a possibilidade de gerar seus pontos para uso no GPS a qualquer tempo, com o compilador que publiquei.

Alternativamente, um usuário que não desejar ou não puder gerar seus pontos, poderá baixar os txts gerados por outro com o compilador e disponibilizados.

O processo fica independente de sites sujeitos a apagões ou de uma pessoa, como eu atualmente (afinal também posso sofrer um apagão...), para manter e publicar a base atualizada.

Para acelerar a migração é necessária a participação de mais mapeadores. Como só podemos mapear no OSM aquilo que colhemos ou que foi autorizado pelo "dono" original (aquele que colheu os pontos com seu GPS), peço àqueles que enviaram contribuições anteriormente que enviem agora uma mensagem curta autorizando qualquer pessoa a mapear seus pontos no OSM. Dessa forma, poderei gerar os GPX auxiliares e publicá-los, os quais facilitarão bastante o trabalho dos mapeadores.

Renovo meu pedido de colaboração nesse grande esforço para termos uma base de alertas sólida, abrangente e disponível para TODOS no OSM!

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
  • Postagens: 3560
  • Agradecimentos: 3629
  • Registro em: 31/01/2012
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
Última Edição: 11 Dez 2017 11:12 por fidelis.forum.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: guiga210, jorgeultra, tttmio, ROP, Xamanian, hctomio, Estreante

Pontos de Alerta - Informe aqui 11 Dez 2017 11:20 #275376

Ola Fidelis como vai, fica aqui autorizado o uso por qualquer pessoa dos pontos por minha pessoa colhidos podendo fazer qualquer uso sem nenhuma restrição , qto a novos pontos estou cadastrando diretamente no OSM , parabéns pelo trabalho continuado
  • Tenentebirula
  • Usuário Prata
  • Tenentebirula's Avatar
  • Postagens: 108
  • Registro em: 11/08/2015
    Ult. Visita: 16/01/2018
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fidelis.forum, hctomio

Pontos de Alerta - Informe aqui 11 Dez 2017 11:22 #275377

Pessoal;

Participo deste fórum a um bom tempo, sendo este tópico o que mais contribuo.
Respeito e admiro o trabalho que o Fidelis tem feito com os pontos de alertas. Hoje os pontos de alertas estão muito mais organizados, em comparação a outubro de 2013, que foi quando comecei a mexer com isto (Caso alguém queira comparar ainda tenho o .kMZ todo cinza out/2013). Sem que ninguém neste fórum possa dizer que o conjunto de alertas esteja pior hoje do que naquela data.

Xamaniam:

Não uso o OSM, mas faço varias correções lá para que outros possam usar. O Fidelis, quando pede que se tornem públicos os dados enviados, não é para o seu uso pessoal e sim para uso no OSM. quando você edita no osm você concor da que os pontos foram colhidos por você, quando você posta aqui os pontos, você tem de dar autorização para que alguém corrija estes pontos no OSM; no caso o Fidelis.

Pessoal:
Não se esqueçam que o usuário que começou esta polemica, já criou muitas outras polemicas aqui, com vários usuários. Alguns até se desligaram deste fórum; devido a este individuo acreditar que por ser do tempo do oskot , sherlock etc, dá a ele o direito de criticar de forma ofensiva o trabalho dos outros, é só verem as postagens passadas.

Meu TOTAL APOIO ao trabalho do Fidelis

Gratos: tttmio/Telmo
  • tttmio
  • Usuário Platinum
  • tttmio's Avatar
  • Postagens: 379
  • Agradecimentos: 158
  • Registro em: 28/07/2011
Os seguintes usuários disseram Obrigado: guiga210, Xamanian, hctomio, Wil01

Pontos de Alerta - Informe aqui 11 Dez 2017 15:19 #275381

abismado aqui!!!!!
DJ... fui seu pai e até mandei um gps!!!!
Sherlock.... só disse que eramos amigos..... naquilo do Igo Primo... imagens de satelites.... e vc fez zom 19 de Santos..... não sei como....rs
Plot.... um dia brigamos pq sem saber usei seus arquivos..... mas resolvemos
E hoje chegam esses idiotas a me cobrar!!!!!! sem mais
amigo Capuletto... nos fizemos o amigo... foi duro... eu dei as vozes.... que Deus o tenha!!!
att
cahcunha-Piracicaba
  • cacunha
  • Intermediário
  • cacunha's Avatar
  • Postagens: 93
  • Registro em: 27/02/2014
    Ult. Visita: 11/12/2017
Última Edição: 11 Dez 2017 15:28 por cacunha.

Pontos de Alerta - Informe aqui 11 Dez 2017 15:40 #275383

Senhores, venho acompanhando estes itens neste tópico, e faço aqui algumas observações!!
Parabéns Fidelis pelo excelente trabalho, Will e demais pessoas que aqui contribuem com seus conhecimentos, independentemente de alguns pessoas, em especial uma pessoa de piracicaba.
Por falar nesta pessoa para todos saberem, fiz uma pergunta em outro fórum e esta pessoa maravilhosa de piracicaba ao invés de responder decentemente ou mesmo solicitar mais informações (caso não entendesse a pergunta ou não respondesse) veio com as mesmas zombarias e chacotas dirigidas ao Fidelis e ao Will, evidentemente não aceitei as zombarias e rospondi educadamente em nível superior ao individuo, então o moderador entrou no tópico e inclusive o dono do forum e ele continuou com as mesmas zombarias dirigidas agora ao Moderador e ao Dono do Forum. A solução para eles foi simplesmente após algumas postagens e mantendo o mesmo comportamento foi excluir esta pessoa maravilhosa do forum!! Ele entrou com outro nickname, e também foi excluído!! Problema resolvido!!
  • Astrologico
  • Usuário Gold
  • Astrologico's Avatar
  • Postagens: 180
  • Agradecimentos: 78
  • Registro em: 08/08/2011
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fidelis.forum

Pontos de Alerta - Informe aqui 11 Dez 2017 15:46 #275385

Tenentebirula escreveu:
Ola Fidelis como vai, fica aqui autorizado o uso por qualquer pessoa dos pontos por minha pessoa colhidos podendo fazer qualquer uso sem nenhuma restrição , qto a novos pontos estou cadastrando diretamente no OSM , parabéns pelo trabalho continuado

Tenentebirula,

Obrigado por disponibilzar suas contribuições para o OSM! Sei que vocè já é um grande e antigo colaborador no OSM mas temos muitos outros aqui no fórum os quais espero sigam seu exemplo permitindo que seus pontos possam ser migrados para o OSM.

Só para dar uma ideia, listo apenas os com mais de 100 pontos enviados nos últimos anos, totalizando mais
de 17.000 pontos que poderiam ser migrados para o OSM com a devida autorização dos mesmos:
4467desouza:                  5761
JLMARIN:                      1697
Amoriello:                    1676
JoãoBC:                       1080
tttmio:                        857
RubensGielow:                  853
luisresende1961:               571
jorgeultra:                    469
victorcs2d:                    462
recruta_1672:                  398
AFelippe:                      362
micoleaodourado:               359
albarreto:                     305
f4068199@gmail.com:            266
marciojs:                      259
cbaker:                        259
foxmaster:                     209
alceuschneiker:                204
claudiotrg:                    202
renato.campelo:                195
guiga210:                      175
LEANDRO_36:                    147
Cerberus:                      108
ricardospinoza:                107
akoszt:                        107
Xamanian:                      102
antoniokra:                    101

Naturalmente ainda há muitos outros mas a lista ficaria muito grande aqui.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Antes de enviar seus pontos de alerta CONSULTE O FORMATO PADRÃO! Contribuições fora do padrão não serão reconhecidas pelo sistema. Obrigado.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: jorgeultra, hctomio, 4467desouza

Pontos de Alerta - Informe aqui 11 Dez 2017 15:55 #275386

Fidelis,

estive com muito trabalho no último mês e não pude acompanhar em detalhes os assuntos do fórum. Ontem, ao logar para ler e talvez comentar alguns posts, me deparo com a polêmica. Apesar de você ser sempre preciso em seus escritos, confesso que não entendi na íntegra o que estava se passando, ainda mais com comentários e práticas estranhas (não suas).

Independentemente de não estar bem no dia de ontem, entendo que meu post foi inadequado; pior, parece que estimou ataques adicionais. Assim sendo, me desculpo publicamente com você e com os colegas e amigos que se ofenderam. Não vou editar o post de ontem para que o mesmo sirva de lição (a mim), um registro do equívoco. Mas sem querer polemizar mais, realmente não gosto do OSM, mas entendo a necessidade e importância, então é um projeto que deve ir adiante.

Por fim, mas nem por isso desimportante: você tem todo o direito de fazer com o bloco de alertas o que bem entender. É um trabalho muito árduo e que é distribuído gratuitamente. Não se questiona trabalho de ordem alguma, ainda mais quando é gratuito. Novamente me desculpo.

Wil,

você é meu amigo também! Mais, pode me citar quando quiser, até mesmo para chamar atenção sobre meus excessos, falhas e erros. Críticas devem existir. Isto vale para todos aqui, não apenas ao amigo Wil.

Abraços "desculposos".
  • Xamanian
  • Usuário Platinum
  • Xamanian's Avatar
  • Postagens: 1394
  • Agradecimentos: 2697
  • Registro em: 05/02/2013
Os seguintes usuários disseram Obrigado: JoãoBC, pirika, jorgeultra, fidelis.forum, ROP, victorcs2d, hctomio, Wil01, Estreante

Pontos de Alerta - Informe aqui 11 Dez 2017 21:42 #275392

"Venho por meio desta postagem, autorizar TODO e QUALQUER usuário deste fórum a usar as postagens por mim realizadas, para atualizar/modificar o site e o banco de dados da OSM a partir dos pontos de alerta por mim enviados"

Atenciosamente,

João (JoãoBC)

OBS: Apesar da "universalidade" do OSM, sou fã incondicional do banco de dados do GPSPOINT.
Na minha opinião, além de bem mais organizado e preciso (menos gente metendo a mão), é bem menos discrepante por haver
uma centralização, e uma só pessoa (Fidélis) para "resolver" eventuais ambiguidades, como por exemplo, transformar duas lombadas de
sentidos opostos em uma só de dois sentidos, transformar 3 lombadas próximas em apenas uma ou duas, e decidir com mais
qualificação qual (ou quais) permanecem, e em que posição. Duas pessoas com opiniões diferentes cada uma defendendo seu ponto de vista, daria confusão. Por ex, duas lombadas próximas a um radar, como ocorre na BR101, em Casemiro de Abreu, uma pessoa querendo uma única a lombada ANTES do radar, outra querendo duas, outra querendo uma em cima do radar, outra querendo após o radar, e ninguém se entendendo. Daí, um vai, apaga a do outro e começa a confusão.
  • JoãoBC
  • Usuário Platinum
  • Rio de Janeiro - Vitória
  • JoãoBC's Avatar
  • Postagens: 1027
  • Agradecimentos: 754
  • Registro em: 07/12/2010
Última Edição: 11 Dez 2017 21:47 por JoãoBC. Razão: Melhoria do texto.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fidelis.forum, ROP, hctomio

Pontos de Alerta - Informe aqui 11 Dez 2017 22:12 #275393

Autorizo a utilização de todas as minhas postagens e colaborações.
PS: Também sou colaborador no OSM, apesar de não usar, ainda.

Paz e Bem
  • victorcs2d
  • Iniciante
  • victorcs2d's Avatar
  • Postagens: 47
  • Agradecimentos: 16
  • Registro em: 23/01/2013

Pontos de Alerta - Informe aqui 12 Dez 2017 08:33 #275396

Fidelis;

Ficam todos autorizados a usarem os pontos de alertas por mim coletados, para uso no OSM ou em qualquer outra plataforma ou mapa, postados até hoje ou que venham a ser postados aqui no GPSpoint.

Grato: tttmio/Telmo
  • tttmio
  • Usuário Platinum
  • tttmio's Avatar
Última Edição: 12 Dez 2017 08:38 por tttmio.

Pontos de Alerta - Informe aqui 12 Dez 2017 08:37 #275397

JoãoBC escreveu:

João (JoãoBC)

OBS: Apesar da "universalidade" do OSM, sou fã incondicional do banco de dados do GPSPOINT.
Na minha opinião, além de bem mais organizado e preciso (menos gente metendo a mão), é bem menos discrepante por haver
uma centralização, e uma só pessoa (Fidélis) para "resolver" eventuais ambiguidades, como por exemplo, transformar duas lombadas de
sentidos opostos em uma só de dois sentidos, transformar 3 lombadas próximas em apenas uma ou duas, e decidir com mais
qualificação qual (ou quais) permanecem, e em que posição. Duas pessoas com opiniões diferentes cada uma defendendo seu ponto de vista, daria confusão. Por ex, duas lombadas próximas a um radar, como ocorre na BR101, em Casemiro de Abreu, uma pessoa querendo uma única a lombada ANTES do radar, outra querendo duas, outra querendo uma em cima do radar, outra querendo após o radar, e ninguém se entendendo. Daí, um vai, apaga a do outro e começa a confusão.

Concordo plenamente com o João, já vi isto acontecer, não com os pontos de alerta; ainda.
  • tttmio
  • Usuário Platinum
  • tttmio's Avatar
Última Edição: 12 Dez 2017 08:45 por tttmio.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: fidelis.forum

Pontos de Alerta - Informe aqui 12 Dez 2017 11:35 #275398

É pra conversar ou incluir ?

[Primo Incluir]
-48.178276,-21.796077,18,40,1,164 Lombada
-48.176263,-21.802201,18,40,1,164 Lombada
-48.177288,-21.802787,18,40,1,72 Lombada

"O Colaborador declara que estes dados são livres para uso e redistribuição sem qualquer ; restrição de licença. São fornecidos gratuitamente, "no estado", e, embora tenham sido ; colhidos com o maior cuidado possível, não há qualquer espécie de garantia ou responsabilidade."
  • nelsonriggs
  • Intermediário
  • nelsonriggs's Avatar
  • Postagens: 64
  • Agradecimentos: 32
  • Registro em: 01/01/2011
    Ult. Visita: 05/01/2018
Última Edição: 13 Dez 2017 07:31 por nelsonriggs.

Pontos de Alerta - Informe aqui 12 Dez 2017 13:03 #275399

fidelis.forum escreveu

Tenentebirula,

Obrigado por disponibilzar suas contribuições para o OSM! Sei que vocè já é um grande e antigo colaborador no OSM mas temos muitos outros aqui no fórum os quais espero sigam seu exemplo permitindo que seus pontos possam ser migrados para o OSM.

Como e de seu conhecimento Fidelis, sempre troco de nick e deleto contas ao longo dos anos foram muitas e com varias contribuições , algumas passadas diretamente ao Helio e a vc também , os nick principais que usei foram Esmerilho e Micoleaodourado , se puderem ser usados fica autorizado o uso sem restrições alguma para todos os fins
  • Tenentebirula
  • Usuário Prata
  • Tenentebirula's Avatar
  • Postagens: 108
  • Registro em: 11/08/2015

Pontos de Alerta - Informe aqui 12 Dez 2017 13:15 #275400

[Primo Incluir]
-48.181700,-21.804041,18,40,1,73 Lombada
-48.176263,-21.802201,18,40,1,164 Lombada
-48.175463,-21.804667,18,40,1,162 Lombada
-48.175600,-21.806742,18,40,1,190 Lombada
-48.175739,-21.807521,18,40,1,191 Lombada
-48.175088,-21.810315,18,40,1,139 Lombada
-48.173836,-21.811599,18,40,1,138 Lombada
-48.170802,-21.804214,18,50,1,167 Lombada
-48.170556,-21.804841,18,40,1,147 Lombada

"O Colaborador declara que estes dados são livres para uso e redistribuição sem qualquer ; restrição de licença. São fornecidos gratuitamente, "no estado", e, embora tenham sido ; colhidos com o maior cuidado possível, não há qualquer espécie de garantia ou responsabilidade."
  • nelsonriggs
  • Intermediário
  • nelsonriggs's Avatar
Última Edição: 13 Dez 2017 07:34 por nelsonriggs.

Pontos de Alerta - Informe aqui 12 Dez 2017 14:47 #275404

Amigos,

Agradeço a todos que postaram a autorização, vai ajudar muito!

JoãoBC,

O que você mencionou é resultado da otimização que aplico aos pontos, é o que combina pontos próximos em um único quando viável. Ela não será perdida pois poderá sempre ser aplicada ao conjunto publicado. No momento, entretanto, meu foco é fazer funcionar, termos uma base razoável derivada do OSM, o que já temos mas ainda precisa ser melhorada seja em termos de quantidade como de qualidade.

Uma das grandes dificuldades da qualidade na base antiga era cadastrar corretamente o sentido do ponto (muitos eram cadastrados indevidamente como omnidirecionais, gerando alertas falsos). Agora, tanto o sentido como a direção são derivados automaticamente do próprio mapa OSM, a partir dos dados do ponto e da via onde está, sem maiores preocupações do mapeador na grande maioria dos casos. O fato de termos acesso ao mapa, ao traçado e características das vias no OSM é uma grande vantagem na extração dos dados do ponto de alerta.

Existem ainda situações críticas em que estou trabalhando para melhorar, seja no mapeamento seja no algoritmo de identificação da direção, do sentido e da velocidade máxima quando aplicável. Ex. muitos pontos de via preferencial estão mapeados exatamente no ponto onde duas ou mais vias se encontram, o que é errado pois não dá para saber qual é a preferencial. O correto é colocar um pouco antes do ponto de encontro, nas vias não preferenciais. Esse é apenas um exemplo, são coisas que a gente vai aprendendo com o tempo.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar
Os seguintes usuários disseram Obrigado: JoãoBC, jorgeultra, ROP, hctomio

Pontos de Alerta - Informe aqui 12 Dez 2017 16:55 #275405

fidelis.forum escreveu:
Amigos,

Agradeço a todos que postaram a autorização, vai ajudar muito!

JoãoBC,

O que você mencionou é resultado da otimização que aplico aos pontos, é o que combina pontos próximos em um único quando viável. Ela não será perdida pois poderá sempre ser aplicada ao conjunto publicado.

... Ex. muitos pontos de via preferencial estão mapeados exatamente no ponto onde duas ou mais vias se encontram, o que é errado pois não dá para saber qual é a preferencial. O correto é colocar um pouco antes do ponto de encontro, nas vias não preferenciais. Esse é apenas um exemplo, são coisas que a gente vai aprendendo com o tempo.

Abraços,
-- Fidelis

Sim, e é esta a minha preocupação. Você entende do babado, e faz a coisa funcionar corretamente. Porém, quem não entende, vai ajustar, verá o ponto de alerta de via preferencial em local antes do cruzamento e vai mudar para cima do cruzamento. Daí, todo o trabalho vai por água abaixo. Seria necessário uma espécie de proibição, uma pessoa não poder mudar o que outro fez, porém perderia o sentido da palavra "colaborativo".

Mas também há outras opções, como você falou. seria necessário uma automação para consertar eventuais discrepâncias de outros usuários.

Eu, por exemplo, quando cadastro área escolar, nunca coloco com direção, sempre em volta (360º) justamente para alertar qualquer que seja a via, o sentido, a velocidade, etc.

Já no caso de lombadas, você já deve ter reaparado que nunca coloco velocidade. Lombada é para passar BEM devagar e pronto. Se é 5,19,15,20,25 ou 30 Km/h depende muito do carro e da altura da lombada. daí vem um, joga 20 Km/h. Outro, 30. Outro, zero. Vira o samba do criolo doido.
  • JoãoBC
  • Usuário Platinum
  • Rio de Janeiro - Vitória
  • JoãoBC's Avatar
  • Postagens: 1027
  • Agradecimentos: 754
  • Registro em: 07/12/2010
Última Edição: 12 Dez 2017 16:59 por JoãoBC.

Pontos de Alerta - Informe aqui 12 Dez 2017 17:49 #275409

[Primo Incluir]

-48.192929,-21.802699,18,40,1,253 Lombada
-48.195050,-21.803273,18,40,1,254 Lombada
-48.195582,-21.803425,18,40,1,73 Lombada
-48.193501,-21.802855,18,40,1,75 Lombada
-48.168644,-21.800529,18,40,0,319 Lombada, sentido?

• nelsonriggs
  • Intermediário
  • nelsonriggs's Avatar
Última Edição: 13 Dez 2017 07:36 por nelsonriggs.

Pontos de Alerta - Informe aqui 12 Dez 2017 18:36 #275410

JoãoBC escreveu:

[...]

Já no caso de lombadas, você já deve ter reaparado que nunca coloco velocidade. Lombada é para passar BEM devagar e pronto. Se é 5,19,15,20,25 ou 30 Km/h depende muito do carro e da altura da lombada. daí vem um, joga 20 Km/h. Outro, 30. Outro, zero. Vira o samba do criolo doido.

No caso de lombadas, há regulamentação da velocidade máxima. A resolução 39/98 do CONTRAN define 2 tipos:

Tipo I: 1,5 m, com velocidade máxima de 20 km/h
Tipo II: 5 m, com velocidade máxima de 30 km/h.

A resolução 495/2014 regulamenta ainda a "Faixa elevada", com 4 a 7m e velocidade máxima definida com um valor não superior a 40 km/h.

Pense na lombada como um radar de fiscalização de velocidade onde a multa não é em dinheiro, mas prejuízos/danos ao veículo e/ou seus ocupantes.

O editor iD lista os nomes "Lombada (até 1,5 m de largura)" para o Tipo I, "Lombada (de 1,5 a 5m de largura)" para o Tipo II, "Redutor de velocidade elevado", para Faixa elevada, e ainda "Redutor de velocidade", para os casos em que não se sabe o tipo exato.

Nas etiquetas (tags) isso corresponde a: traffic_calming=bump, traffic_calming=hump, traffic_caming=table e, para os casos genéricos usamos a primeira (traffic_calming=bump).

Agora, o importante mesmo é cadastrar, na dúvida use "Redutor de velocidade" (traffic_calming=bump). Os refinamentos de tipo vão sendo feitos com o tempo.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Pontos de Alerta - Informe aqui 12 Dez 2017 18:38 #275411

nelsonriggs escreveu:
[Primo Incluir]

...

nelsonriggs,

Obrigado pelo envio mas sem a autorização não podemos cadastrar. Por favor veja as orientações e exemplos nas mensagens anteriores.

Abraços,
-- Fidelis
  • fidelis.forum
  • Moderador
  • fidelis.forum's Avatar

Pontos de Alerta - Informe aqui 12 Dez 2017 18:39 #275412

Boa noite Fidélis,

"Declaro que os dados coletados por mim são livres para uso e redistribuição sem qualquer restrição de licença. São fornecidos gratuitamente, "no estado", e, embora tenham sido colhidos com o maior cuidado possível, não há qualquer espécie de garantia ou responsabilidade."

Siga em frente com esse belo projeto.
Abraço,
Jorge
  • jorgeultra
  • Usuário Platinum
  • jorgeultra's Avatar
  • Postagens: 538
  • Agradecimentos: 843
  • Registro em: 02/06/2011
    Ult. Visita: 17/01/2018
Foston FS-3D717DC (800x480) - Fast Ultimate
Samsung Galaxy Note (1280x720) - Android 4.0.3 - Fast Ultimate, Gift Pongo e Waze

Pontos de Alerta - Informe aqui 13 Dez 2017 03:40 #275419

Fidelis,

Sei que colaborei pouco e já tem um tempo que não envio alertas, situação que pretendo reparar em breve, mas deixo aqui meu apoio e total cessão de direitos sobre os dados por mim informados.

E, me baseando no texto fornecido por você como modelo, declaro:

"Que todos os dados fornecidos por mim são livres para uso e redistribuição sem qualquer restrição de licença; que são fornecidos gratuitamente, "no estado", e, embora tenham sido colhidos com o maior cuidado possível, não há qualquer espécie de garantia ou responsabilidade".

Infelizmente não tenho mais os dados para passar novamente, seguidos da declaração. Espero que esta postagem permita com que você utilize das informações que já enviei.

Abraços e obrigado,

Thoth
  • Thoth
  • Usuário Platinum
  • Thoth's Avatar
  • Postagens: 346
  • Agradecimentos: 332
  • Registro em: 26/09/2012

Pontos de Alerta - Informe aqui 13 Dez 2017 07:50 #275420

Eu que agradeço Fidelis, as autorizações já foram adicionadas aos pedidos, grande abraço...
  • nelsonriggs
  • Intermediário
  • nelsonriggs's Avatar

Pontos de Alerta - Informe aqui 13 Dez 2017 08:16 #275421

Apenas um feedback para a Comunidade:

Ao inserir essas lombadas do Nelson no OSM (em Araraquara):
[Primo Incluir]

-48.195050,-21.803273,18,40,1,254 Lombada
-48.195582,-21.803425,18,40,1,73 Lombada
-48.193501,-21.802855,18,40,1,75 Lombada
-48.168644,-21.800529,18,40,0,319 Lombada, sentido?

Constatei que todas já estavam cadastradas no OSM. Lombadas cadastradas há 04 anos, 02 anos,...
Essa é uma das vantagens de usar uma única base de dados, outras pessoas estão mapeando e indiretamente nos beneficiando nos alertas do iGO.
A recíproca também é verdadeira.

Uma imagem das lombadas daquela cidade, que já tem 277 lombadas cadastradas no OSM:

• hctomio
  • Usuário Platinum
  • hctomio's Avatar

Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago, Maparadar, DailyRoads, Gps Logger (BasicAirData)

Os seguintes usuários disseram Obrigado: fidelis.forum, Wil01

Pontos de Alerta - Informe aqui 13 Dez 2017 08:20 #275422

Isso mostra como é importante as contribuições de alertas de vcs.

Sem elas, não existe a atualização dos alertas. Seja para alterar, adicionar ou excluir.
  • hctomio
  • Usuário Platinum
  • hctomio's Avatar

Os seguintes usuários disseram Obrigado: Wil01
Time to create page: 0.973 seconds