Bem-Vindo, Visitante
Username: Password: Lembrar-me

Pesquisa no Fórum

• Página:
  • 1

TÓPICO: port e baud

port e baud 29 Out 2010 13:19 #23904

Boa tarde pessoal,

Estou com uma duvida em relação a configuração de port e baud,
quando coloco no sys.txt port"auto" e baud"auto" no system.imi
ele aparece port 0 e baud 57600,ai vou no sys.txt e coloco a encontrada que é 0 e 57600.tenho que por tambem no system.imi ou so deixo no sys.txt,
ele ja funcionou tabem com port 1 baud 48800 qual a diferença?

estou fazendo certo? esta funcionando nornal.

att,

marcelorda
  • marcelorda
  • Usuário Platinum
  • marcelorda's Avatar
  • Postagens: 510
  • Agradecimentos: 13
  • Registro em: 21/05/2010
    Ult. Visita: 02/06/2016
Última Edição: 29 Out 2010 13:21 por marcelorda.
O tópico foi trancado.

Re:port e baud 29 Out 2010 13:33 #23907

marcelorda,

A idéia de se colocar "auto" ou mesmo em deixar em branco ("") os valores de port/baud é forçar que o próprio Igo encontre pra vc o par de valores pro seu aparelho.

Uma vez encontrado, esse par é gravado no arquivo system.ini.

Outro ponto: tudo o que está dentro do sys predomina sobre o que está no system. Então, por exemplo, se no system está port 1/baud 48800 e no sys está port 0/ baud 57600, o que vale é o último.
  • plot_aqa
  • Gerente
  • Evite Mensagens Privadas para dúvidas. Pesquise!
  • plot_aqa's Avatar
  • Postagens: 7801
  • Agradecimentos: 4072
  • Registro em: 02/08/2010
    Ult. Visita: 23/04/2015
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

POR FAVOR, DÚVIDAS APENAS NO FORUM!!!

NÃO EXISTE ATENDIMENTO V.I.P., PORTANTO NÃO ENVIEM MP COM DÚVIDAS TÉCNICAS
O tópico foi trancado.

Re:port e baud 29 Out 2010 13:47 #23917

beleza plot,

mas o meu só ta no sys.txt ponho no sistem.imi tabem?

att,

marcelorda
  • marcelorda
  • Usuário Platinum
  • marcelorda's Avatar
O tópico foi trancado.

Re:port e baud 29 Out 2010 13:56 #23923

não precisa... pode deixar do jeito que está
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar
CLIQUE AQUI e Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !

O tópico foi trancado.

Re:port e baud 29 Out 2010 14:38 #23933

valeu,

obrigado!

marcelorda
  • marcelorda
  • Usuário Platinum
  • marcelorda's Avatar
O tópico foi trancado.

Re:port e baud 29 Out 2010 15:05 #23939

marcelorda;

Dê uma lida neste tópico:
www.gpspoint.com.br/...6-bauld-gps-atrasado
  • Benemar
  • Galeria de Honra
  • Benemar's Avatar
  • Postagens: 584
  • Agradecimentos: 46
  • Registro em: 18/06/2010
    Ult. Visita: 03/08/2014
GPS: BAK 7007
Navegador: iGo Primo v2.0

Benemar Tarifa
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o GPSPoint no ar !
O tópico foi trancado.

Re:port e baud 29 Out 2010 15:07 #23940

Plot aqa,

E aí amigo, tudo bem? Minha mente deu um nó sobre o assunto em questão, por um seguinte:

Em tópicos relativos ao sinal de recepção via satélite pede-se para modificar system.ini
gpspoint.com.br/foru...xei-o-programa#21481

port=""
baud=""

ou

port="auto"
baud="auto"

Você disse: " Uma vez encontrado, esse par é gravado no arquivo system.ini" e mais, disse que prevalece o que consta no sys.txt, ok? Porque nos tópicos de recepção de satélite não pede para colocar qdo não tem, e arrumar "port" e "baud" no sys.txt , ao invés do system.ini?

Uma outra questão interessante:

Na memória do meu aparelho roda o navegador IGO 8.3, no arquivo de txt [gps] > port e baud está no sys.txt.

No cartão de memória tenho o navegador IGO AMIGO e o arquivo de txt [gps] > port e baud está no system.ini. Aqui encontrou e não está gravado no sys.txt, pq?

Uma outra coisa interessante:

Na memória do aparelho IGO 8.3, o arquivo [gps] (sys.txt) está assim:

[gps]
port="7"
baud="38400"

No cartão de memória IGO AMIGO, o arquivo [gps] (system.ini) está assim:

[gps]
port="7"
baud="57600"

Porque está com esta diferença (baud)?

Obs: Um ponto interessante é que meu aparelho está encontrando sinal gps no 13º andar. Vc liga o aparelho e já está conectado!!!

Peço desculpas pelo trabalho/dúvidas e agradeço antecipadamente

Abs,
  • Wbjiu
  • Galeria de Honra
  • "Não enviem Mensagens Privadas"
  • Wbjiu's Avatar
  • Postagens: 2239
  • Agradecimentos: 840
  • Registro em: 11/09/2010
    Ult. Visita: 30/11/2016
O tópico foi trancado.

Re:port e baud 29 Out 2010 15:33 #23949

wbjiu,

Boa tarde! Td bem? Como andam as aventuras com o Amigo rsrs?

Nossa, desta vez vc fez umas perguntas cabeludas hein..

1. Porque nos tópicos de recepção de satélite não pede para colocar qdo não tem, e arrumar "port" e "baud" no sys.txt , ao invés do system.ini?

Arrumar o par baud/port no sys ou no system dá na mesma, contanto que seja um par que permita a comunicação do módulo do GPS com os satélites. Como tudo o que se faz pra arrumar o Igo é geralmente feito no SYS.TXT, então criou-se um hábito de mexer ali e "preservar" o system (pensando em termos de [gps]. Pra outros itens, é necessário que esteja realmente no SYS. E tem gente que tem a filosofia de deixar o SYS o mais limpo possível, e carregar no SYSTEM.

2. No cartão de memória tenho o navegador IGO AMIGO e o arquivo de txt [gps] > port e baud está no system.ini. Aqui encontrou e não está gravado no sys.txt, pq?

Justamente pelo fato de o Igo primeiro procurar a configuração no SYS e depois no SYSTEM. Como não encontrou nada sobre [gps] no SYS, ele automaticamente procura no SYSTEM. Caso já tivesse achado no SYS, toda linha sobre [gps] dentro do SYSTEM seria desconsiderada.

3. Porque está com esta diferença (baud)?

Esse ponto preciso pesquisar com calma pra te dar uma resposta mais técnica. Porém, vou já dar minha opinião. Pensando em termos de MODEM, por exemplo, se ele é do tipo 56.6kbps, então ele pode conectar em qualquer velocidade de 1200 bps (baud) até 56600 bps (baud). Ele primeiro tenta se conectar na velocidade mais alta (56600), se não der ele tenta em 38400, depois 19200, 9600, 4800, 2400, 1200.
Fazendo uma analogia com isso, TALVEZ seu GPS naquele dado instante tentou conexão a 57600, não conseguiu, mas deu certo em 38400 e foi esse o valor que ele adotou.
Quer fazer um teste? Acho que todos iriam gostar de saber se seu Amigo tb conecta na velocidade 38400 e o Igo em 56600. Mude manualmente esses valores no SYS (ou SYSTEM) e veja se eles se conectam.

4. Um ponto interessante é que meu aparelho está encontrando sinal gps no 13º andar. Vc liga o aparelho e já está conectado!!!

Poxa, mas vc está mais perto do céu! Daí fica mais fácil rsrs... A essa altura seu GPS não recebe tanta influências de outros sinais que brigam com o do satélite, como redes wifi, antenas de TV, etc, e tb de estruturas físicas que "diminuem a força" do sinal do satélite, como prédios, árvores, estruturas metálicas, o próprio asfalto que reflete os sinais de volta, etc, etc

EDIT:

wbjiu,

Baixe aqui a skin DJ 3.4 com a indicação de proibição de conversão que eu coloquei dentro da skin (original não tem isso)

www.4shared.com/file...DJAmigo_v34_day.html
www.4shared.com/file...Amigo_v34_night.html

Substitua as skins que estão em content\skin
  • plot_aqa
  • Gerente
  • plot_aqa's Avatar

Última Edição: 29 Out 2010 15:53 por plot_aqa.
O tópico foi trancado.

Re:port e baud 29 Out 2010 16:23 #23973

Plot_aqa,

Obrigado pelas explicações, e como solicitado fiz o teste no baud do IGO AMIGO, manualmente mudei baud de 57600 para 38400 e aconteceu o seguinte:

1º ficou muito tempo "procurando sinal gps" e não encontrava (deixei uns 10 minutos). Coincidência ou não, fiz uma simulação e demorou um pouco e encontrou sinal gps;

2º Como demorou demais, fiz o seguinte, retornei para a configuração anterior, ou seja, de baud 38400 voltei para 57600. Para a minha surpresa o GPS está se comportando da seguinte forma: Fica procurando sinal gps > encontrava > perda de sinal gps. Ficou nessa loucura por uns 10 minutos. Desliguei e liguei novamente, e demorou uns dois minutos e encontrou sinal gps. Eu acho que agora ele está normal rsrsrsrs

Muito estranho, será que com a velocidade 38400 está demora mais para encontrar sinal gps? Se sim, será que devo mudar a configuração do navegador manualmente e definitivamente baud 57600.

É muito estranho!!!

Abs,

Edite

Muito obrigado pela Skin dia e noíte, vou substituí-las e depois faço um post. Se já estava bom, imagino o que enriqueceu!!!

Abs,
  • Wbjiu
  • Galeria de Honra
  • "Não enviem Mensagens Privadas"
  • Wbjiu's Avatar
  • Postagens: 2239
  • Agradecimentos: 840
  • Registro em: 11/09/2010
    Ult. Visita: 30/11/2016
Última Edição: 29 Out 2010 16:36 por Wbjiu.
O tópico foi trancado.
  • Página:
  • 1
Time to create page: 0.351 seconds